Blog do Bruno Voloch

Jairzinho, furacão da Copa de 70, não perdoa Botafogo: “Ferreti morreu esquecido”

Bruno Voloch

Jairzinho, um dos maiores ídolos da história do Botafogo, sentiu muito a perda do ex-companheiro, Ferreti.

Via Twitter, o furacão da Copa de 70, atacou os atuais dirigentes:

''Ferreti morreu esquecido em Araruama/RJ esquecido pelo Botafogo e sem recursos financeiros. Se jogasse atualmente, seria milionário''.

Ferreti morreu ontem vítima de câncer. Ele foi campeão da Taça Brasil em 1968, bicampeão carioca 67/68 e fez 85 gols com a camisa do Botafogo.

  1. Marcio Soares Barbosa

    16/11/2012 21:37:41

    Lamentavel a postura dos nossos dirigentes com relação ao falecimento do nosso FERRETI, em fim descanse em paz.Gostaria de ressaltar que meu maior ídolo chama se JAIRZINHO e que fico triste quando vejo meu ídolo esquecido pela atual diretoria, acho que este sim deveria simbolizar nossa gloriosa camisa.Em fim Jair voce está acima dessas picuinhas que rola por lá.

  2. Paulo Cezar

    12/03/2012 02:11:52

    De vez em quando aparece um crente tapado falando em jesus pra cá, jesus pra lá...Pô cara, presta atenção no assunto...O assunto em questão é o nosso querido Ferreti...Mas, o fanatismo é uma M.

  3. Jose Claudio "Careca"

    05/02/2012 19:37:22

    Toda a nação Azulina, o glorioso CSA das Alagoas, está em luto; eu era das equipes de base do CSA na década de 70 e ví o nosso artilheiro FERRETTI fazer muitos gols, ser bi-campeão alagoano e no ano seguinte representar bem o nosso estado na série A do Brasileirão; os times do sul e sudeste, perdiam todas aqui em Maceió, o Grêmio foi um deles. Saudades pela perda do nosso artilheiro, extensivo a seus familiares. Maestro Nei Conceição, como posso ajudá-lo? o pouco que tenho quero dividir com você, tudo como gratidão pela felicidade que vocês transmitiram na minha juventude. Abraços.

  4. ari de paula evangelista

    11/10/2011 10:49:01

    é isso ai amigo jair os clubes so querem espremer os jogadores até sair todo caldo igual a uma laranja depois de espremido para que serve, não é so o botafogo é todos os clubes alias a sociedade é assim espreme os seres humanos depois que fica velho joga na rua, alias acho també que a clase de voces é totalmente desunida em um caso desde deveriam ter um orgão para ajudar e apoiar os ex jogadores não acha? cade os jogadores poiliticos do brasil.abraço

  5. Paulo Sérgio Iório

    03/09/2011 15:00:44

    Ferreti, Que Deus te de o descanso em paz.Rubro negro vai procurar sua turma!

  6. Marcio Romero

    02/09/2011 14:35:40

    Lamentavelmente o Jairzinho, fala mais uma bobagem. Por que ele não levantou a questão quando foi homenageado pelo Botafogo? O pior disto tudo é orepórter retransmitir uma notícia do twiter do Jair . Quem le? Aliás quem corrige os erros de português do Jair? Falar que esta diretoria não está fzazendo nada (Emilson acima escreveu), das duas uma ; elae não acompanha o Botafogo ou deve ser da Chapa que é oposição.

  7. edson s.j.m.

    01/09/2011 18:06:16

    OLA PESSOAL CONCORDO EM TUDO QUE FALARAM ,A DIRETORIA ESTA HOMENAGENDO MUITOS QUE ESTÃO SEMPRE NA MUDIA ,NÃO QUE ELES NÃO MEREÇA, MAIS TEM QUE HOMENAGEAR QUEM ESTA ESQUECIDO, MEU FALECIDO PAI ,UM DIA ME MOSTROU UM TAL DE NEI CONCEIÇÃO , NA PAVUNA PERTO DE ONDE MORO ELE DISSE PRA MIM QUE FOI UM DOIS MAIORES JOGADORES DO BOTAFOGO TINHA UM DOMINIO DE BOLA MELHOR QUE PELE HOJE EM DIA ESTA QUE NEM UM MENDINGO , QUEM E MAIS VELHO QUE EU PODE DIZER SE ELE NÃO JOGAVA PRA CARANBA. UM ABRAÇO E SAUDAÇÕES BOTAFOGUENSE

  8. Sebastião Queiroz

    01/09/2011 16:48:41

    Tenho um pouco menos de idade que o já saudoso Ferretti, fiz 54 no 31 de agosto. Acredito que não é mais hora de se lamentar ou tentar se recuperar seja lá do jeito que for. Agora é hora de referendarmos com nossas memórias essa passagem do Ferreti pela vida de cada um. Na minha será inesquecível. Foi lá pelos idos de 68\70 ou alguns poucos anos mais não lembro exatamente a época, mas me lembro bem da primeira vez em que ví Ferreti de perto era um garotão correndo pelos gramados do campo da Fábrica Nova América em Del Castilho. Por ali muitos meninos passariam antes de chegar ao estrelato com a camisa alvinegra ou mesmo por outras de outras cores. Ali naquele campinho da fábrica de tecidos funcionava a Poderosa Escolinha do Néca. Joguei muito ali naquele campinho e nos das fábricas GE e Eletromar bem como no do Everest em Inhauma, que era um outro espaço muito utilizado para disputas e treinos de futebol. Naquela região conheci além de Ferretti seu irmão Tuca e mais o Puruca, Rogério e muitos outros que frequentavam aqueles campos.Esteja onde estiver Ferretti, receba meu abraço fraterno e fique com a certeza de que um dia estaremos todos juntos novamente. Fique com Deus!

  9. carlos alberto

    31/08/2011 20:46:39

    Faço minhas as tuas palavras, depois do Leão morto todo mundo tem parte, mais em vida nem mesmo ele deu o grito o estado do ferreti, para falar a verdade jogador tem que fazer o pe de meia pois alem de jogar bola eles nunca sabem fazer nada.

  10. Francisco

    31/08/2011 19:59:30

    Concordo, falar depois de morto não adianta nada. Temos que ter atitude. Se o Jair sabia do problema do Ferreti, por que não alertou os botafoguenses???Agora é tarde. Tive a oportunidade de ver a seleção do Botafogo naquela época, era espetacular. Me lembro do Ferreti fazendo seus gols, é uma pena que seu fim fosse esse, ficar abandonado na hora da partida.Á família meus sinceros sentimentos.

  11. Alcides Muniz Falcão Júnior

    31/08/2011 18:58:21

    Era garoto e ví várias vêzes o Ferretti jogar com a camisa do CSA. Era um tremendo atacante, com um senso de colocação extraordinário e um faro fora do comum para fazer gols decisivos. Seguramente foi o maior centroavante a vestir a camisa azul e branca do CSA. Jogou aqui em Alagoas com outro gênio revelado no meu Botafogo: o extra classe Nei Conceição! Conheci pessoalmente o Ferretti e a sua família, já que eles frequentavam a casa de um tio, que à época era dirigente do CSA. Os seus irmãos Bruno e Tuca também jogaram por aqui. Meus pêsames para toda a família. Fiquei abalado com a notícia e guardarei para sempre na memória e no coração as grandes recordações e alegrias que me proporcionaram Fernando Ferretti, o meu ídolo de infância. Um extraordinário homem e um jogador maravilhoso. Obrigado Ferretti! Saudades...

  12. nell

    31/08/2011 18:39:23

    vc falou td ,é mt fácil pisar no rabo dos outros....Jair vc perdeu uma bela chance de ficar calado...

  13. jarbas ferreira da silva filho

    31/08/2011 18:03:10

    Sempre me lembrava do Ferreti quando passava por uma Agência de Automóveis com o nome Ferreti Automóveis, na Avenida das Américas, que pensava pertencer ao mesmo. Mas agora fico em dúvida com a informação do Jair. Não critico o verdadeiro Imperador que, talvez, em função do fator emotivo tenha feito tal declaração. Entretanto, devemos levar em consideração que nenhuma agremiação esportiva tem demonstrado tanto apreço aos seus eternos ídolos quanto o Botafogo e, ademais, o Ferreti jogou também em outros clubes, por exemplo, o Santos de Pelé. Será que igual acusação deveria, também, ser dirigida ao clube da Vila Belmiro? Acho que não.Descanse em paz Ferreti!

  14. alen serrao

    31/08/2011 17:36:28

    Que DEUS o tenha Todos temos memoria curta.Diretoria de clube muinto menos.O túmulo de Garrincha nem existe mais.

  15. aldefran barroso de oliveira

    31/08/2011 17:32:08

    muito coisa qui vc vao ver hogem qui tudo vai sai bem o botafogo vai si dar muito bem o hogem qui cai junho vai ser o primeiro campiao brasileiro jovem

  16. aldefran barroso de oliveira

    31/08/2011 17:29:49

    vc estao choando muito eu sei qui ferreite foi um grande jogado mas a vida sequi diga para a cbf estao querendo prejuticar o botafogo mas iso nao vai aconterser qui deus e poderroso vai ajuda o botafogo a sai desa de forma bem forte qui deus os ajude comtra o palmeira

  17. THIAGO

    31/08/2011 17:02:32

    pode crer,muito bom!

  18. REINALDO

    31/08/2011 16:09:52

    O MEU NEGÓCIO HOJE ÉCOM JESUS.ELE É QUEM MORREU POR MIM.HOJE SOU FELIZ

  19. argonauta

    31/08/2011 13:15:04

    A PERGUNTA AO BRUNO VOLOCH É: QUAL A RAZÃO DE UMA "NOTICIA" DESSA, NESSA HORA, QDO O BOTAFOGO TENTA JOGAR UM BOM FUTEBOL E ENGRENAR NO BRASILEIRÃO? DESCULPE, O QUE VC PRETENDE? NO INTERESSE DE QUEM VC DIVULGA ESSE TIPO "NOTÍCIA"? DO FLAMENGO, DO VASCO, DO CORINTHIANS? PARECE ALGO "FINANCIADO" POR ALGUÉM! NÃO VEJO ESSE TIPO DE "NOTÍCIA" EM RELAÇÃO AOS OUTROS CLUBES, NESSE MOMENTO! É EMUITO ESTRANHO ISSO! "DIRETORIA" DO BOTAFOGO, FIQUE ATENTA!!!!!!!!!!!!!!

  20. Marcus

    31/08/2011 13:07:44

    Grande Ferreti. Estou com 51 anos. Sou um grande admirador desse jogador, tendo inclusive presenciado ele fazer um gol na história goleada de 6 X 0 imposta ao nefasto. Gostava tanto dele que me chamavam de filho do Ferreti, o que ouvia com grande satisfação e honra. Sou certa feita que ele estava aqui em Brasília, trabalhando na portaria de um órgão. Não se é verdade, mas o fato é que eu jamais o esqueci. Fiquei muito triste com a notícia, contando a sua história para os meus filhos. Que Deus o tenha em bom lugar, pois no coração dos alvinegros que o viram jogar ele já ocupa lugar de destaque. Dilma pra sempre!.

  21. almir ferreira da silva

    31/08/2011 13:02:07

    jairzinho estar errado ele poderia ajudar o ferreti a jairzinho estar sempre com diretores .do botafogo adeus ferreti .

  22. almir ferreira da silva

    31/08/2011 12:52:34

    ferreti era um jogador que salvou muita fezes o botafogo e obotafogo estar errado deija o ferreti nesta meseria os diretores ajudar este jogadores como Nei dias .

  23. Raymundo Carvalho

    31/08/2011 12:27:05

    Igual ao jogador Jarzinho temos muito, e sobretudo essa turma de jogadores endieirados cheio de fama, tatuagfem,brincos,argolas, correntes, vícios e outros. O que nós observamos hoje em dia é a gula pelo materialismo e esquecendo o amigo próximo, mas é muito fácil resolver esta equação Jairzinho!!!! Só basta apenas fazer a nossa parte e depois do ocorrido atribuir a culpa ao inocente,e que Deus lhe proteja Jairzinho , porque o nosso amigo Ferreti que já se foi, o nosso pai está protejendo ele, eu acredito porque o futebol naquela época era decente, limpo, familiar, participativo, simpático, educando e mim trazia muito felicidade porque abalava a minha emoção, Carvalhão

  24. EMILSON RAMOS DE CARVALHO

    31/08/2011 12:18:10

    B. TARDE:MAIS UMA VEZ, O BOTAFOGO, SE DEPARA COM COISAS TRISTES:DIRETORIA É DE UMA INCOMPETENCIA DANADA COM OS NOSSOS IDOLOS, QUE MUITAS ALEGRIA NOS DERAM:.VEJAMOS SE SABEM ONDE ANDAS:MOREIRA - LAT. DIREITOFERRETI, ABANDONADOCAUCARLOS ROBERONEI CONCEIÇÃOADEMIRMANGAJOELE ETC.VAMOS DIRETORIA CRIAR NO SITE UMA PAGINA COM NOSSO IDOLOS DO APSSADO.EU QUE ACOMPANHO DESDE 60, SINTO FALTA DESTAS INFORMAÇÕES.ABRAÇOSEMILSON RAMOS DE CARVALHO

  25. Luiz Carlos dos Santos

    31/08/2011 11:55:11

    Conheço o Jair de Botafogo no bloco Estrela de Botafogo e dos juvenis do Botafogo.Somos e sere mos eternamente gratos a ele, mas acho que êle extrapolou,nunca aparece em momentos de ajuda ou de solidariedade.deveria ter se pronunciado antes já que conta com livre transito na imprensa.Apareceu na morte do Quarentinha,do Garrincha,Didi,tem visitado o Nilton Santos,apareceu na homenagem ao Roberto Miranda? A diretoria atual está homenageando nossos ídolos e o Jair já tem uma estátua no Engenhão

  26. tarafogo

    31/08/2011 11:26:48

    É com muito pesar que recebo essa notícia do falecimento desse jogador que tantas alegrias deu à nossa torcida. Ferreti era meio desajeitado, um pouco lento pelo seu tamanho, mas imbativel nas bolas altas e com muita presença na área. Era artilheiro nato. Vi muitos gols dele mas não sabia que ele estava nessa situação. Só mesmo um Deus do futebol como o nosso Jairzinho para denunciar a situação dele. Valeu Jair!! E, mais ainda, valeu Ferreti, pois você foi um jogador que hoje em dia não existe mais no futebol brasileiro. Descanse em paz amigo!!

  27. Carlos Alberto Souza

    31/08/2011 11:06:34

    Obigado, Jairzinho, por lembrar para esta diretoria que o passado continua vivo e bem vivo, eu era garoto mais mim lembro bem do Ferreti.Carlos

  28. FERNANDO CONCEIÇÃO

    31/08/2011 11:04:50

    VOCÊ ESTÁ DE PARABENS JOSÉ HOLANDA, É TUDO ISSO QUE VOCÊ FALOU E MAIS ALGUMA COISA,ESSES CARAS ENCHE O RABO DE DINHEIRO E NAÕ AJUDA NINGUEM E DEPOIS ACHA QUE O CLUBE TEM QUE FICAR TOMANDO CONTA DE EX FUNCIONÁRIO SI O CARA NÃO SOUBE ADMINISTRAR O SEU DINHEIRO O QUE O BOTAFOGO TEM HAVER.SI ÊLE ESTAVA TÃO PREOCUPADO COM FERRETI,PORQUE NÃO O AJUDOU OU COMENTOU ANTES DO CARA MORRER.JAIRZINHO,ESTÁ AFIM DE APARECER

  29. Ramon Gidalte

    31/08/2011 10:54:58

    Ao visitar um familiar internado em Araruama, tive a oportunidade de conhecer Ferreti, que também se encontrava internado no Hospital Regional.Fiquei muito alegre e emocionado, pois Ferreti foi um dos meus ídolos quando comecei a torcer pelo Botafogo no início dos anos 70.Perguntei aos familiares que o acompanhavam se o Botafogo estava dando algum apoio ao seu ex-jogador, sendo que a resposta foi negativa. Infelizmente!!!Que os Clubes de Futebol, as Federações e a CBF possam criar um Fundo de Apoio aos ex-jogadores que necessitarem de apoio quando preciso.

  30. Fernando Duarte Santos

    31/08/2011 10:50:03

    Olha, o Jairzinho é o meu maior ídolo do Botafogo pois não vi Garrincha jogar. Mas meu primeiro ídolo foi o Ferreti. Enquanto os garotos usavam camisas de diversos números às costas, de acordo com seus ídolos à época, eu usava a camisa 15 do Ferreti. Eu comprei a camisa e minha mãe costurou o número às costas do manto sagrado.Estou com o Jairzinho, que tbem é um injustiçado pois ele foi sem dúvida o maior jogador da maior Copa. Eu duvido que se le não jogasse o Brasil voltaria com o tri. Mesmo com o Pelé.O Ferreti era um matador nato e tinha uma coisa com o Flamengo... Era ele jogar contra a mulambada e pronto. Saía um gol dele.Parabéns ao Jair que mais uma vez não se omitiu nem dentro e nem fora dos gramados, por isso ele é uma das estrelas do futebol que briham mais intensamente.Fernando SantosBotafoguense sadio

  31. J.Pinto

    31/08/2011 10:42:43

    O Jairzinho tinha que ter feito algo para ajudar o Ferreti enquanto o goleador estivesse vivo, agora já era. Furacão Vacilão.

  32. GILBERTO SIMÃO

    31/08/2011 10:31:28

    Fala nação alvinegra...Juro que nunca ouvi falar deste Ferreti, tenho 30 anos e torço pelo botafogo que me lembro desde os 7 anos, com isso o Jair foi infeliz em falar dele das forma que falou pq nem ele mesmo quando recebeu sua omenagem falou do cara e outra coisa esta DIRETORIA já tem lembrado de varias pessoas e as OUTRAS SIM não fizeram nada pelos que no FOGÃO passaram...Ferreti mesmo sem te conhecer DESEJO que descance em PAZ.

  33. alexandre alves

    31/08/2011 10:00:27

    Como a jairzinho disse , mais um ex jogador que foi esquecido e morreu .acho que os governantes poderiam rever sobre a lei ,que dariam uma aposentadoria aos ex jogadores pois a maioria dos jogadores no brasil recebem muito pouco ,e depois que encerram a carreira nao contam com nenhum beneficio .Deveriam avaliar melhor e esses ex jogadotres comprovassem um tempo de trabalho para poder ter essa aposentadoria , para poder viver u pouco melhor .

  34. alexandre alves

    31/08/2011 09:54:28

    Como jairzinho disse mais um ex jogador que morreu esq

  35. GIBO

    31/08/2011 09:48:01

    Vai com deus Ferretti, eu me lembro de você no Botafogo e no Atlético-PR. Porém, tenho que discordar do Jairzinho e concordo com o Charles. O Botafogo é um dos poucos clubes que dão valor aos seus ídolos. Onde está a Associação dos Atletas Profissionais, que só sabe arrecadar? Será que o próprio JAIRZNIHO se lembrava do Ferretti? Não como agora, mas no tempo do Ferretti os jogadores já ganhavam MUITO DINHEIRO. Outra coisa, o Ferretti não jogou só no Botafogo, mas sim em muitos outros Clubes. Sem comparações, pois nunca soube nada a respeito da vida do Ferretti, mas daqui a 30 anos todo mundo vai dizer que o Botafogo esqueceu o Jobson.

  36. Everaldo costa / Maceió

    31/08/2011 09:19:49

    Obrigado Ferreti pelo que vc fez pelo meu CSA. Tive o prazer de ver o Ferreti jogar no meu Clube de coração, o CSA. Onde fomos bi-campeão com um gol feito por ele. Centroavante igual a ele jamais passou por aqui.Ferreti deu muitas alegrias a maior torcida de Alagoas com seus belos gols e era uma pessoa querida entre todos nós. Em uma capa de Revista Placar ele afirmou; a maior saudade, Alagoas. Então Ferreti era mais torcedor do CSA do que dos outros clubes.Vai com Deus amigo, Alagoas vai sentir muito sua falta. Descanse em paz.

  37. JOSE HOLANDA

    31/08/2011 09:01:53

    O jair está falando bobagem, porque ele mesmo não ajudou, até mesmo com o funeral, ficou esperando pelços outros, vc é muito é traíra, fica calado ai. vc é igualzinho ao pelé, quando o GARRINCHA morreu, nem no enterro aquele imbecil foi. voces dois formam o par perfeito.

  38. jose.rodrigues cardoso

    31/08/2011 08:58:46

    É uma vergonha esse adiamento do jogo do bota com o santos, eles não vão poder contar com o Ganso, Neymar, Danilo, porque vão servi a seleção, e os contudidos que também não jogam são o Arouca, Ibison, Elano isso é uma vergonha. Só o Botafogo sai prejudicado. Passa isto para a diretória, para ela reverter isso, afinal o Botafogo briga pelo título.

  39. joao kreka

    31/08/2011 08:56:00

    ola jairzinho vc foi um grande jogador, pq voce nao deu atençao tambem para o ferretecom a sua fama poderia falar de sua doença ai assim muitos de nos botafoguense sa-beria e ajudaria onosso goleador . da proxima vez faço vc primeiro depois critica os outros ok

  40. clovis junior

    31/08/2011 08:50:32

    Vi o Ferreti jogar varias vezes, bom jogador.

  41. deofra

    31/08/2011 08:45:40

    Concordo com voce,Jair.Ferreti nos deu muitas alegrias.Merecia maior reconhecimento

  42. Luiz Fernando

    31/08/2011 08:43:49

    Uma péssima nóticia para uma excelente lembrança. Embora entenda a dor de Jairzinho, nosso eterno ídolo, temos que dar a mão a palmatória, todos nós esquecemos de Ferreti. Vou dedicar uma parte do dia de hoje a lembrança deste jogador.

  43. Charles

    31/08/2011 08:37:59

    Lamento a morte do Ferreti...............e que ele tenha morrido abandonado.Mas o Jairzinho tem que tomar cuidado com o que diz......................essa diretoria atual tem um monte de defeitos , mas estava tentando ajudar todos os ex-jogadores.Jairzinho acho que não precisa de ajuda financeira..................mas mesmo assim a diretoria não esqueceu e fez uma estatua prá ele.Pq o Jairzinho não colocou a boca no trombone , quando o cara ainda estava vivo???Aposto que ele só se lembrou do Ferreti agora , quando leu que ele tinha falecido.

  44. helvio

    31/08/2011 08:18:04

    sou torcedor do flamengo mas o furacão tem toda razão ferreti foi um grande jogadorqueDeus o tenha

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso