Blog do Bruno Voloch

Brasil cai na decisão e perde título mundial juvenil para a Itália

Bruno Voloch

De nada adiantou a campanha invicta até a decisão.

A seleção brasileira feminina juvenil tinha vencido as sete partidas disputadas na competição, mas acabou perdendo exatamente quando não poderia e caiu para a Itália na final. Curiosamente, a Itália foi derrotada pela seleção na fase de classificação por 3 sets a 1.

A final do mundial foi jogada em Lima no Peru.

O Brasil abriu 1 a 0 com 25/21 e foi só. A Itália, que já tinha dominado o primeiro set apesar da derrota, ganhou com autoridade os 3 sets seguintes com 25/13, 25/20 e 25/22 e fechou a partida com 3 a 1.

A Itália conquistou o mundial da categoria pela primeira vez na história. O melhor resultado das italianas tinha sido o segundo lugar no mundial de 1997.

A evolução das italianas é impressionante. Vale ressaltar que a seleção dirigida por Marco Mencarelli não conseguiu se classificar e ficou fora do mundial de 2009.   

A China ficou em terceiro lugar e os Estados Unidos na quarta posição. 

A italiana Caterina Bosseti foi eleita a MVP do mundial. O Brasil ficou sem representante entre as melhores da competição.

  1. Enzo

    04/08/2011 12:36:08

    engraçado, quando o Brasil ganha é porquê jogou muito bem, ou os outros paises são uma porcaria, quando perde nunca porquê o outro time foi melhor, ma o Brasil é que atuou malisso sim que é modéstia e humildade

  2. Ernesto

    02/08/2011 18:42:49

    Concordo com os que disseram que faltou levantadora. Essa Priscila é péssima. Em edições anteriores, o Brasil levou levantadoras baixinhas para o mundial, perdendo assim a chance de formar atletas altas para nossa seleção principal, mas elas pelo menos sabiam levantar. Estou falando de levantadoras como Ana Cristina e Camilla Adão, ambas campeãs mundiais em suas épocas.Essa Priscila jamais será aproveitada na seleção principal, mas também não fez o mínimo que se espera de uma levantadora baixa: saber levantar. Não teria sido melhor levar uma jogadora alta, ainda que tecnicamente imatura? De qualquer maneira, não teríamos ganhado o campeonato, mas pelo menos teríamos treinado uma futura levantadora aproveitável na seleção.

  3. Claudio

    02/08/2011 17:48:00

    A levantadora uma lastima...nao existiu bloqueio...somente uma jogada das centrais...recepcao inexistente...a libero pulava como um gato mas nao pegava nada...sofrivel.

  4. Advogado do Diabo

    02/08/2011 17:34:51

    O pessoal cai de pau no Luizomar, mas cabe perguntar: o que presta nessa seleção juvenil, tirando as centrais e olhe lá? O time praticamente não tem valores individuais, se comparados com a Itália. Pode se dizer que foi um milagre uma equipe de jogadoras medianas chegar onde chegou. Tirando uma ou duas, não vejo nenhuma dessas jogadoras como futuras estrelas da Superliga.

  5. Coines

    01/08/2011 23:46:10

    As sucessoras da Mari já estão seguindo o exemplo dela: AMARELANDOOOOOOOOOOOO!!!Dá-lhe Itália!!!

  6. Deivid

    01/08/2011 23:40:11

    Meu querido para começar ela só na foi convocada por pedir dispensa e realmente vai ser bom para ela até porque está voltando de lesão agora no juvenil Jaqueline era oposta e foi a melhor jogadora do mundo e ´só piorou seu ataque porque depois de tantas lesões ninguém fica igual antes ainda mais no joelho no caso dela pior ainda e assim depois me conta se na próxima não será convocada!nossa a única que fez alguma coisa no Grand Prix do ano passado o povo que só fala abobrinha!

  7. Cleiton

    01/08/2011 22:48:35

    Ficaram nervosas na final. Só isso. O vôlei é o esporte que traz mais conquistas para o Brasil. Vamos deixar de bobeira!Fico estarrecido com certos comentários aqui... inclusive esse "de nada adiantou a campanha invicta". Poxa, vamos pensar melhor no que escrever?

  8. Fabio Carvalho

    01/08/2011 21:15:07

    Amarelou. Tal como acontecia a seleção adulta nas semifinais e finais ocorria uma queda de rendimento. Uma oposta não pode pontuar tão pouco como foi contra os EUA... Mas tudo muda...Ja tivemos levantadoras(Lirinha) e bloqueadores(Lirão e Sforzin) que foram melhores em juvenis e hj nem se fala mais neles.

  9. luis

    01/08/2011 20:11:37

    acredito que faltou levantadora pois ela so levantava bola alta parecendo mirim fraldinha nas laterais achei que deveria ter colocado mais bolas pra meio de rede, a levantadora e muito baixa e nao achei que atuou bem como levantadora acredito que tem levantadoras melhores no pais, e o pior capita eu preferia que tivesse colocado a faixa de capita pra gabriela que e pequena ponteira deu o nome a samara jogou bem tmbm mais faltou um pouco mais de equilibrio da parte dela. espero mesmo que o tecnico luis omar tome alguma providencia em relaçao a priscila ela nem subia no bloqueio bom eu como levantador de independete do passe de qlq time acho que da sim para ser o melhor na minha posiçao foi o que faltou muito

  10. Almir

    01/08/2011 20:02:11

    Faltou pulso firme com as meninas...eu assisti a final pela internet e li tudo sobre o mundial. As meninas estavam preocupadas em jogar de coque, porque a mulher do técnico era bailarina...ah...faça-me o favor. As "infelizes" não conseguem sacar duas vezes seguidas...o bloqueio vai lá na antena...faltou o mínimo de fundamento...

  11. Marcos

    01/08/2011 17:40:20

    Quem era o técnico?OOOO EEEOOO EEEOOO VICE DE NOVOOOOOOOOOOORuimzomar, não podemos esperar nada além disso

  12. marcos monteiro

    01/08/2011 17:12:44

    Os times altos e com alguma tecnica ,e organização tática ,são quase imbatíveis no volei atual.Vide a Rússia no Mundial feminino,na Liga Mundial , e agora a Italia no juvenil feminino.Corremos contra o tempo no feminino, pois o masculino ja percebeu ,e ja tem uma nova geração bem mais alta.O Bernardinho ja vem alertando para a questão fisica ha muito tempo.

  13. alexandre camilo

    01/08/2011 16:27:47

    o nosso vôlei é o melhor do mundo realment, o problema é que na hora h trememos a base literalmnt, isso vem acontecendo desd a época de cuba (da fantástica mireya )...agora temos est msmo problema contra china, rússia, itália...que estão nos provocando, mexendo com o nosso psicológico e o brasil insiste na tecla de ñ devolver os insultos...sou favoravél que devolvam os insultos, apesar de acreditar que ñ abalará européias e orientais. mas, o propósito é que o brasil se sentirá mais confiant...aí, vôlei mundial ninguém segura nois. O PROBLEMA DO VÔLEI FEMININO É O PSICOLÓGICO...tá na hora de dar 1 basta nisso e pra ontem...

  14. Guilherme

    01/08/2011 14:31:26

    Concordo com a Ana Paula...Acho que o brasil pecou demais no levantamento nessa final...é uma pena

  15. Beto

    01/08/2011 14:06:09

    o técnico era o Luizomar? vixe.... Já dava pra esperar a 2ª colocação...Luizomar, meu amigo... tenho um ótimo endereço de um pai-de-santo... ele é ótimo pra tirar "exu".... vai ser pé-frio assim lá na china...mas, vamos falar sério... para ajudar, de verdade, existe uma "arte" chamada psicologia.. vale a pena dar uma olhada... mas tem que ser um trabalho sério...No geral, falta confiança aos atletas brasileiros... na hora do vamos ver, todos "temem na base".... diferentemente dos países de primeiro mundo,que, na hora H, eu acho que eles pensam: "nós somos bons... o resto é resto...", daí eles ganham tudo... na hora do "vamos ver" o Brasil sempre amarela... por quê? isso tem que ser estudado e revisto...Alguns exemplos: Adriana Behar e Shelda, nas olimpíadas, perdendo pra Austrália a final; volei feminino perdendo pra Russia a semifinal; volei de praia feminino e masculino (EUA sempre estão medianos, mas na final "papam" tudo); volei masculino na final das olimpíadas, perdendo para os americanos; etc, etc, etc....

  16. Miguel

    01/08/2011 14:00:11

    Como é possível, uma jogadora receber 25 bolas e virar 3?Além da ineficiência da atacante, a levantadora tem que ter noção!12% de aproveitamento!E o pior é o técnico! Como pode, não tem orientação nenhuma. Não pode cozinhar no banho maria, tem que substituir. Não foi o dia dela.Luizomar fazendo na S. Juvenil o mesmo que em Osasco.Acorda Luizomar, acorda!

  17. Lauro

    01/08/2011 13:43:06

    Pelo menos não perdemos para a russia, poderia ser pior, mas de qualquer forma ser vice campeão é um excelente resultado, e elas não teriam chegado ao vice campeonato sem as 7 vitórias no mundial,,o que aconteceu é que o Brasil nunca aprende a lição,,não vale a pena exibir todo nosso jogo na fase de classificação, o melhor tem que ser escondido para a final, as vezes em competições niveladas por cima é preciso haver estratégia! não falo de entregar jogos, mas sim de não mostrar o nosso melhor quando não é necessário!! é simplesmente esperteza!! Aprende a lição Brasil!!

  18. RobertoRJ

    01/08/2011 12:44:44

    Com o Ruinzomar de tecnico...nao da p esperar mais q o VICE...Parabens as meninas q jogaram bem mas precisam de mais apoio psicologico para aprenderem a ser decisivas...em muitos momentos nao se via garra em seus rostos...e sim uma busca de orientaçao...q nao veio...pena.

  19. Robert

    01/08/2011 12:44:11

    Eu acompanhei alguns jogos e sentia aquilo que se fala no futebol... essas meninas venciam, mas não convenciam.... e a falta de premiação individual? isso tá se tornando uma rotina em todas as categorias nas seleções do Brasil. Outra coisa que não pude deixar de notar: Samara, não sai 05 cm do chão.... Bia, tá mais gorda do que a Sassá, isso porque ela só tem 19 anos.... e a levantadora, não dá nem pra comentar pra não humilhar... fazer o que, né!!!

  20. nunes

    01/08/2011 12:34:03

    Esse time tem algumas promessas, mas o Brasil ainda tem dificuldade em contra-ataques, isso também se dá em outras categorias como a seleção princial., não temos atacantes altas e fortes.

  21. bob

    01/08/2011 12:05:27

    Luizomar e' uma boa pessoa, mas como tecnico 'e um perdedor..

  22. MONTANHA

    01/08/2011 11:40:31

    Assim como foi destacada a evolução italiana de 2009 pra cá, façamos o mesmo com o Brasil: saímos do Bronze daquele Mundial pra uma Prata agora em 2011. Dá licença! Agora...nossa liberozinha...será que ela não estava nervosa demais? Apesar de sua boa parcela de culpa, a Itália estava infernal! Detesto perder, mas tenho que reconhecer essa verdade.

  23. Jose Roberto

    01/08/2011 11:21:55

    Bom para começar o time tinha como treinador o ruimzomar de moura que prova novamente que é um tremendo de um incompetente, o time do sollis/osasco vai sofrer novamente, foi por isso que algumas jogadoras sairam do time por que elas não conseguem lidar com um cara que não conhece nada de volei e o pior ele tem um padrinho muito forte dentro da cbv isso sim, coitado do time de Osasco vai ficar mais um ano na fila se não demitir esse INCOMPETENTE.

  24. marcos monteiro

    01/08/2011 11:02:49

    Mais um vice para a ja extensa coleção do Ruinzomar.Para categoria de base essa turma nao esta ruim,mas para o adulto vai ter problemas.Até quando vão insistir em jogadoras baixas?

  25. desportista

    01/08/2011 10:30:40

    Vale lembrar que em todos os campeonatos da categoria o Brasil revela novas jogadoras e sempre chega ao pódio, ao contrário dos outros países que de vez em quando chegam lá. Podemos ver que a Alemanha ganhou o mundial passado e este ano nem participou.Em anos anteriores vimos Sérvia, Bulgária e a própria China chegarem a final. Assim, NÃO ADIANTA UM PAÍS GANHAR O CAMPEONATO EM UM ANO E SEQUER PARTICIPAR DE OUTROS.o QUE VALE MESMO É A NOSSA REGULARIDADE, FORMANDO SEMPRE NOVAS JOGADORAS.

  26. washington

    01/08/2011 10:05:46

    É verdade, assisti ao jogo de ontem e essa líbero do Brasil é horrível, ela não acertava um passe nas mãos da levantadora, obrigando o time a jogar com bolas altas nas pontas, ou seja, com o bloqueio Italiano plantado e só marcando pontos. Foi triste de ver. Precisam comer muito feijão com arroz ainda.

  27. Santos

    01/08/2011 10:02:27

    Vamos pensar!A Jaqueline já foi a melhor juvenil do mundo. Hoje ela nem convocada é! E o Brasil ta no topo.Os campeonatos juvenis são de 2 em 2 anos. Entao, muitas jogadoras campeãs juvenis iria jogar contra outras jogadoras....Isso é bom pra sabermos quais as deficiencias e trabalhar para se ter peças de reposição.

  28. Rose

    01/08/2011 09:42:13

    Foi uma pena que ficaram muito nervosas, mas valeu.Parabens a todas meninas e comissão tecnica.

  29. tati

    01/08/2011 09:40:52

    Brasil cai conquista a prata!!!!

  30. Francisco Carlos Squarcini

    01/08/2011 09:37:44

    Como é difícil acompanhar os jogos de Volei. As nossas emissoras não se preocupam com o que vai despontar amanhã. Parabens as juvenis e ao seu técnico pelo resultado conseguido. Pergunto: esta equipe técnica tem o mesmo aparato tecnológico das seleções adultas? É hora de usar os recursos de mídia ,estudar os adversários e corrigir os erros. A medalha de PRATA é muito honrosa, precisamos valorizar os pódioscoseguidos, as derrotas são para nos mostrar que estamos no caminho certo, que detalhes devem ser cuidados para novas vitórias.

  31. Alex

    01/08/2011 09:34:47

    Como assim "De nada adiantou a campanha invicta até a decisão"??? Não acho que essa seja a melhor colocação. A derrota certamente não é desejada por ninguém, porém não podemos deixar de enaltecer o trabalho que foi realizado para estar na final. Engraçado como o segundo lugar tem um gostinho ruim, mas esquecem que não é umdos piores. Ou seria melhor ter ficado com os 3º, 4º e até no 5º lugar??? Penso eu que não. Vamos parabenizar as nossas meninas por ter nos representado no PÓDIO, isso mesmo, elas estavam no pódio e acreditar que estamos bem amparados com uma safra de novas para quando for necessários as substituições na seleção principal.

  32. eu

    01/08/2011 09:15:45

    Eu assisti o jogo, e vi um Brasil MUITO MAL ARMADO, mal posicionado, as meios do brasil só sabem atacar a jogada china(tempo na frente NÃO EXISTE), e bloquear então nem se fala, muito fraco o time do brasil. A levantadora é boa, mas levanta só bolas extremamente altas nas pontas. Bom, mas quem tem RUIMZOMAR como técnico, até acho que o Brasil foi longe demais, pois deveria ter perdido pros EUA na semifinal.

  33. Ana Paula

    01/08/2011 08:25:39

    tive a oportunidade de assistir aos jogos e...futuramente brasil estara sem uma levantadora de nivel internacional....formar levantadores? levantadores nao se formam, ser levantador e um dom. A libero, raçuda mas ficou devendo em tecnica...faltou bagage eu acho. Passe

  34. Vic

    01/08/2011 08:04:08

    De nada adiantou? O Brasil foi finalista em mais uma competição. Considerando que é categoria de base, nossa renovação tá garantida. Escolas tradicionais como: China, Russia e Japão ficaram em posição inferior. Portanto, essa prata é muito boa e mostra que estamos no caminho certo. Parabéns às meninas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso