Blog do Bruno Voloch

Itália apresenta gigante Valentina Diouf; jogadora é destaque no mundo do vôlei

Bruno Voloch

O Brasil sofre com a perda do título mundial juvenil e a Itália comemora.

Pela primeira vez na história, as italianas conquistaram o mundial da categoria.

Os sites e jornais italianos destacaram a vitória histórica e enalteceram a ótima atuação da oposta Diouf de apenas 18 anos.

Valentina Diouf joga no Bergamo e tem 2,02 de altura. A jogadora foi a maior pontuadora na semifinal contra a China e repetiu a dose na decisão contra o Brasil.

Assim como acontece no futebol, o mundial foi acompanhado por diversos empresários e treinadores de seleções adultas.

Versátil, Diouf parece ser a jóia do momento.

A nova safra de jogadoras italianas conta ainda com a talentosa Caterina Bosetti, irmã de Lucia Bosetti, da seleção adulta, e Scarabelli, capitã do time. Contundida, Scarebelli não atuou na final.

  1. Ajsilva

    10/05/2012 00:17:28

    Realmente é incrível como nem sempre quem tem o perfil de jogador, tem a devida oportunidade. Falta estrutura, competições nacionais etc....Exemplo aquela garota da Paraiba que tem 2,06cm de altura aos 16 anos e que continua crescendo. Pergunte se ela quer praticar o voleibol, prefere ser modelo. Por que só algum tempo ela apareceu na mídia, será que ninguém viu potecial nela? Dúvido com uma essa altura seria possível ela passar desapercebida .

  2. JACKELINE

    06/08/2011 17:08:03

    a LÍBERO ACABOU COM AS JOGADAS. pÉSSIMA!

  3. Vic

    03/08/2011 14:27:10

    Eu nunca disse que ela não bloqueia. Disse que é pouco para uma jogadora de 2.02. E é mesmo. Ser maior bloqueadora num torneio não credencia ninguém. Se assim o fosse, A tal da Hage seria titular na nossa seleção, pois o foi na SL passada. Sem contar a Adenizia, que rebentou no fundamento há uns dois anos e nunca mais mostrou serviço nesse fundamento. Portanto, acho que vcs enchem demais a bola da Gigante e ela tem o meríto por atacar sobre o bloqueio e não por bloquear.

  4. Alex Heller

    02/08/2011 23:52:47

    Não conheço esaas jogadoras de basquete, mas com exceção da Alessandra - que tem 2,00, todas as outras brasileiras altas do basquetes foram songas-mongas...que não consegiam sair 20 cm solo..talvez o peso da bunda..rs

  5. josé dirson

    02/08/2011 20:16:57

    GENTE O BRASIL JÁ GANHOU OUTRAS EDIÇOES DO MUNDIAL JUVENIL, DESTA VEZ FOI VICE, ONDE ESTÃO ESTAS JOGADORAS/ A PANELA NÃO MUDA DESDE A ÉPOCA DO MARCO AURÉLIO É A MESMA SELEÇÃO ESSE ZE ROBERTO É UM C...NÃO RENOVA A ANA TIEMI MERECIA UMA CHANCE JUNTO COM OUTRAS MAIS JOVENS, COISA QUE OUTROS PAISES FAZEM...O BRASIL COM SASSÁ E CIA VAI TOMAR PAU...PAULA JÁ ERA FABIOLA BRANCA ...FABIZONA FICANDO VELHA TÁ NA HORA DE RENOVAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Flavio

    02/08/2011 18:31:45

    Concordo com vcs em tudo que foi dito!!! tem que renovar a seleção mesmo,Paula na ponta ja era ... a Mari ainda tem potência no ataque ,apesar que na minha opinião ela ataca melhor do fundo .. mais nao tem o passe tão bom mesma coisa e a Natalia ... mais a renovação tem que ser para as olimpiadas de londres na minha opinião...BOA SORTE BRASIL!!!!

  7. Ernesto

    02/08/2011 18:27:56

    Olá Godoy, a Malu, que vc mencionou, tem, se não me engano, 1,98. Portanto, beira sim os 2,00m de altura. O problema é que ela é fraquinha... Quanto a esta jogadora italiana, honestamente, não vi nada demais. Ela pode ter muita altura, mas jamais será uma Gamova, quando muito uma Haneef, que tem a mesma altura mas está longe de ter a classe da gigante russa.

  8. Tchubum

    02/08/2011 17:48:53

    A única brasileira com mais de dois metros a jogar vôlei que tenho notícia se cansou do esporte e foi para o basquete e hoje está em Araçatuba, a Ísis Nascimento.Aliás, o basquete tem Danila Fabbri, de 2,04 que atualmente joga na Italia, Fabiana Caetano de 1,94; Cristiane Lima de 1,95; Thaís Pinto de 1,97 e mais uma turba de meninas com mais de 1,90.Só queria saber porque essas meninas todas vão para o basquete feminino, com muito menos espaço do que o vôlei? Falta de aptidão para o esporte? Ou falta de oportunidades no vôlei?

  9. Diego Arnone

    02/08/2011 13:30:43

    Gamova é só ataque??????????Ridiculo ela foi melhor bloquiadora do Grand Prix 2000 competidno com REGLA TORRES, e melhor bloqueio de Atenas 2004.A Itália ainda tem a Baggi, ponteira alta de 1.91, a levantadora Camera de 1.74 que lembra demais a Lo Bianco tanto na altura como qualidade no levantamento, e a libero Carrara que tambem ve da escola da fantastica Cardullo

  10. valentina douf

    02/08/2011 12:12:46

    Tiago, sportv tv transmite, e o site europeu (laola )tambem, o fromsports, e o isport24, costumam tambem trasnmitir.. e vamos apoiar o juvenil masculino no Rio, ta passando no from spots, e no laola, pena que moro longe do Rio. senão , já estaria de plantão nos portões de entrada ekekekekekek abraços

  11. Lauro

    02/08/2011 09:38:26

    Humm,,, mais um girafa para atormentar o Brasil, já não bastava Gamovão, agora essa, olho nela Zé Roberto!!

  12. Godoy

    02/08/2011 08:45:39

    ola galera,Definitivamente nao da para ignorar altura no mundo do volei, 2,02 'e algo que incomoda e favorece e muito.Nossas principais atacantes tem em m'edia 1.85, o que ate da para jogar de igual para igual, porem em uma decisao de tie-break, vai pesar, ser alta, da mais confianca ao bloqueio, pula mais solta, da pra "gingar" os bracos no ar.No Brasil, temos a fernanda Davis e a Carla do Sanca, mas as duas deveriam ser trabalhadas pelo Bernardo para pegar velocidade. Temos tambem a Malu do VL, mas tambem tem que ser muito trabalhada.Nao me lembro de nenhuma jogadora brasileira beirando os 2,00 de altura, precisariamos pelo menos uma que atacasse alto, e bloqueasse tambem.Mas enfim, vamos ver no que da. As vezes apenas o tamanho nao decide mas que ajuda, isso sim.Bom sorte a todos,Godoy

  13. dono da verdade

    02/08/2011 02:33:03

    Em relação ao que foi comentado sobre a jogadora Ana Flaiva, saibam que ela foi e será uma das meios mais talentosas do volei , passava , defendia e bloqueava e muito, antes de operar o ombro quando estava no Mappim / Pinheiros tinha um ataque potente.Foi até saída da seleção em alguns jogos. Ana Flavia ainda ao lado de Fernanda Venturini jogaram na extinta Nossa Caixa Nosso Banco de Ribeirão Preto ondo o Chico dos Santos era tecnico e a Estefania surgia no volei. Arlene também já jogava nesta época pelo Lacqua di Fiori e Fofão pelo Colgate ao lado de Ana Moser. Ana Flavia era precisa nos passes e defendia muito, tem um jogo nas Olimpiadas de Atlanta que ela defendu e muito. Hoje fica uma pergunta. Quantas bolas a FABI, ADENIZIA , THAISA já defenderam ? Juntas nem 20 e na época os ataques nada mais eram de: MIREYA , MAGALI CARVAJAL, AGUERO, SOKOLOVA , GODINA,TARA CROSS, OBAYASHI, REGLA BEL, COSTA, BATUKTINA, KAREN CRAMMER , GABRIELA PEREZ, E TANTAS OUTRAS e hoje que a Godina passa por cima delas e ninguém no fundo defende nem a libero FABI. QUE SELEÇÃO E FUTURO O NOSSO. vergonhoso.

  14. tiago

    01/08/2011 23:44:10

    Quem vai transmitir os jogos do gran prix?

  15. Ney

    01/08/2011 23:39:52

    Como tem gente descontente com essa seleção juva do Brasil, realmente perderam para Itália de forma amarelona. Que tal todos aqui enviar mensagens para a Confederação do Ary mostrando nossa insatisfação e falta de jogadoras que decidissem nessa final?? Eu já enviei meu protesto mostrando toda minha indignação.

  16. ricardo ricci

    01/08/2011 23:24:10

    Assisti o jogo o Brasil perdeu pois nâo conseguia passar bem, as jogadas eram lentas e previsíveis e as atacantes italianas deitaram e rolaram pois as jogadoras do Brasil nâo conseguiam bloquear; Com a infraestrutura do Brasil em volei, nâo faltou treinamento? Digo treinamento de qualidade?Porque nâo está alguém ligado ao Zé, para escalar e treinar as jogadoras?Com esta safra nâo vamos chegar a lugar nenhum...Acho estranho que nâo exista um acompanhamento desde o time principal até as categorias de base ,seria mais fácil e bem mas produtivo pois todos falariam a mesma "língua" .E falando em língua acho o técnico do Brasil, o Sr Luizomar, bem limitado.

  17. mauricia caciatore

    01/08/2011 21:24:26

    Esse time da Italia veio treinar aqui no Brasil, se não me engano..., Pelo menos nisso podemos nos orgulhar, Outra :Regiane já tem sua sucessora , digo Stefane (ataca sem abrir os olhos, errou tudo que tinha direito ontem) A Italia deu aula de como usar o saque, a seu favor, as Italianas como Os Estados Unidos, aprenderam, qual é a hora de ganhar o jogo, ou seja na final...

  18. Roberto

    01/08/2011 20:36:20

    Esperar o que dessa seleção onde a melhor jogadora é praticamente uma anã pro vôlei , e essa tal de Samara é mesmo a cara do time dela, amarelona igual o Osasco, Stéphanie só tem tamanho, Ana Beatriz é a mãos de pantufa ll a missão, não bloqueia nada e tem um ataque bem fraco, a líbero é até bonitinha; mas não deixa de estudar não guria porque o vôlei definitivamente não é pra ti, e o técnico, bem esse é um caso aparte, mais um vice pro curriculo, vexame do Brasil na final, se essas jogadoras são o futuro da seleção, teremos emoções fortes por vir, já estou vendo os Peruanos esfregando as mãos.

  19. Roberto Gomes

    01/08/2011 20:15:05

    Incrivel os comentários aqui.Será que se precisar a Ju Nogueira vai passar e defender???Se a Fabizinha se contundir quem pode fazer a função de líbero???Tem que pensar no TIME e não em jogadoras individualmente.

  20. Cleide Cardoso

    01/08/2011 19:46:32

    Não é porque essa Diuof tem 2,02m que quer dizer que ela é a nova Gamova! Gamova só tem uma! Quando foi Campeã Mundial Juvenil (tal qual essa Diouf) ela foi eleita a MVP do Campeonato! Essa dai nem isso conseguiu, perdeu para a baxinha Bossetti...Pra mim, a Diouf tá mais pra Haneef do que Gamova!!!!

  21. Henrique

    01/08/2011 18:48:54

    Assisti o jogo e foi RIDICULO. O Brasil entrou de salto alto contra os EUA e a Itália. Deixou para trás adversários bem mais perigosos e ficou em segundo.O problema do Brasil foi o passe e o mal posicionamento no bloqueio. Elas abusaram do erro e deu no que deu...

  22. J. Antonio

    01/08/2011 17:55:24

    Concordo plenamente com vc Alex, infelizmente nenhuma dessas jogadoras alcançarao a sel. adulta, diferente de outros paises como vc ja citou. Nao temos levantadoras, nem ponteiras altas e potentes, libero nem pensar, a oposto é fraca, e o principal pelo q eu vi nao temos banco, pois o tecnico praticamente nao fez alteraçoes. A melhor a Gabriella mas com 1,75 mt nao da.

  23. Vic

    01/08/2011 16:45:37

    Pois é Leo! Quase todas as meios eram excelentes passadoras. Ana Flávia, já quase aposentada, foi convidada pelo Bernardo para ser a líbero da seleção, após a saída da Sandra (que também foi meio e virou líbero, como a Volponi). Mas ela recusou. Hoje, ainda temos Valeskinha e Wal, que são meios e passam muito. Elas deveriam dar aula de passe e defesa para as líberos atuais.

  24. Maximo Barbolini

    01/08/2011 14:14:29

    Lucia Bosetti e não "Silivia" Bosetti

  25. paulão

    01/08/2011 13:30:29

    Se só tamanho fosse suficiente para ser bom jogador, o Vissoto seria o melhor do mundo. Mas ...

  26. gustavo

    01/08/2011 13:20:00

    Esse time da Itália é altíssimo, pois além da Diouf tb há tb a Bertone que tem os mesmos 202 e outras com 189 -192 . Parece o time principal da Rússia!! E o time que vai disputar o Mundial da Juventude, mais tarde, tb é o mais alto da competição, com meninas de 15-16 anos com 1,95!! Como já comentaram aqui no blog, a Itália normalmente não possui equipes altas ( nem no masculino) mas isso vai mudar!! Se elas conseguirem manter o volume de jogo tradicional, acredito que, com toda essa altura, será difícil derrotá-las.

  27. Léo

    01/08/2011 12:06:46

    Vic você falando isso acabei me lembrando dessa época , onde a nossa "meio-de-rede"com quase seus 1,90 m de altura era a responsável pelo passe e defesa da seleção, em alguns vídeos da pra perceber que a Ana Flávia participava da recepção mesmo quando estava na rede.Para se jogar volei tinha que ter habilidade mesmo!E hoje pedir pra meio passar é uma missão quase impossível.rss

  28. ....

    01/08/2011 11:59:07

    "talentosa Caterina Bosetti, irmã de Siliva Bosetti, da seleção adulta."Quem joga na seleção adulta, nao é a Lucia Bosetti? Fiquei em duvida!É isso mesmo Bruno?

  29. Alex Heller

    01/08/2011 11:58:18

    A seleção brasileira mostrou um bom conjunto e mereceu a medalha de prata, mas não vejo nessa seleção juvenil nenhum talento a ser aproveitado na seleção principal nos próximos anos. Ao contrário da itália (Diouf e ouras), EUA (Eckerman e outras), Dominicana (A oposto, a líbero já é realidade), e até mesmo Peru (Uribe e outras).A nossa melhor jogadora é a Gabriela, mas com 1.75m difícil emplacar na seleção principal. A Samara, apesar da voa estaura, ficou devendo. Não tem potência de ataque.As meio-se-rede até que são razoáveis para se tornarem titulares em times mediano da superliga, mas seleção acho difícil...A nossa líbero fraquíssima!!! gente, que líbero era essa???? Não passa e nem defende.......

  30. MONTANHA

    01/08/2011 11:47:06

    Apesar de todo o sucesso MERECIDO de Diouf, vale lembrar que a Itália jogou com "duas" juvenis de 2,02 de altuta. Estão chegando pra disputar espaço no mundo com as Garays e Sassás da vida, em termos de estatura.

  31. Jose Roberto

    01/08/2011 11:30:32

    O problema não a base de jogadoras e sim de técnico, olha esse que está como atual técnico ele tem um padrinho muito forte dentro da cbv, por que o mesmo é muito incompetente, oras temos técnicos competente, cadê o Hélio Grimer heim, muito melhor do que esse ruizomar de moura.

  32. Paulo

    01/08/2011 11:15:18

    Pra variar seu luizomar perdeu mais uma vez ,isto me preocupa muito pois enquanto o Brasil ganhava na base em outros países estes atletas estavam estudando ,alem disso já estão ganhando! Quer dizer que o Brasil esta caindo ,não vejo nenhuma jogadora na selecao principal daqui a 5ou6anos ,nossos treinadores só pensam em resultados tem técnico de pre mirim querendo ser campeao e joga 5x1 com libero específicando cada vez mais cedo as jogadoras ,acredito tristemente que logo acaba esta hegemonia do nosso voleibol !

  33. Paulo Carioca

    01/08/2011 10:56:56

    Acho que a seleção brasileira "virou o fio" no final da competção, isto é, vinha muito bem antes e no início do torneio e caiu de produção nas fases finais. O contrário aconteceu com a Itália - que perdeu vários amistosos e um jogo do campeonato para o Brasil, mas cresceu na competição e ganhou a final. Agora tem uma coisa: a seleção da Itália está fazendo o jogo russo: bola alta nas pontas para as "gigantes" cortarem, um jogo eficiente, mas feio e quadrado. O pior é que em breve, essas gigantes italianas estarão na sua seleção adulta. O Brasil vai ter que enfrentar novas "Gamovas"...

  34. desportista

    01/08/2011 10:34:18

    O BRASIL JÁ TEM O TIME FORMADO PARA 2014.a NOSSA SELEÇÃO PRINCIPAL COM CERTEZA BRILHARÁ ATÉ 2016.

  35. givanildo

    01/08/2011 09:52:09

    Os tecnicos brasileiros preferem os (as) atelas baixinos (as) Zé Roberto nem convocou a Frenada Berti de 1,92 que atuou nos jogos militares nesse grad prix pode ter certeza só vai da gamova Juciele vai bloquear Gamova como so com 1,85 de altura akela outra do Osasco que so faz gritrar adenizia so com 1,90 de altura Thaysa não consegue bloquera Gamova com 1,96 imagine um central com 1,90 de altura coitado do Zé sempre escolhe mal ele e o Bernadinho não tem coragem de inovar, A italia ja preparou uma atleta pra olimpiadas do Brasil em 2016 essa com 2,02 de altura mas a CBV coitada prefere as baixinha que fica no primeiro blokeio alto que aparece na frente delas, vão amarelar novamente jogando em casa. Não esqueçam do Panamericano do Rio de Janeiro foi uma decepção perderam pras cubanas. O problema do Brasil é falta de ousadia de inovar invevstir em novos talentos aposentar de vez as baixinhas, como paula pekeno, sassa, adenizia...

  36. Ana

    01/08/2011 09:45:27

    Muito boa essa geração da Itália.

  37. MANÚ- EDUCAÇAO FISICA.

    01/08/2011 09:29:12

    CARA VC CITOU A FLO HYMAN...........BOM SABER QUE ALGUEM CONHECEU ESTA JOGADORA QUE FOI UM MONSTRO EM SUA EPOCA, GRAÇAS A ELA O BRASIL NAO GANHOU AQUELE JOGO SOFRIDO EM LOS ANGELES EM 84...E ELA TINHA NA EPÓCA 1,97 E FAZIA MISERIA... BOM POR OUTRO LADO O ZE PREFER DAR MANTER A SASSÁ COM 1,79 E DEIXA JU NOGUEIRA FORA COM 1,90 E PROMETE SER BOA SURPRESA PRA SELEÇAO !!

  38. Luis

    01/08/2011 08:32:14

    Essa safra nova da Itália é de boas jogadoras. Elas vem forte pro Mundial de 2014, que vai ser lá!!!

  39. ////

    01/08/2011 08:13:18

    Ja' bastava a Gamova, agora tem uma italiana que, por coincidencia, tem os mesmos 2.02m de altura da Gamova, que pode dar muito trabalho pra nos. E' bom lembrar que as italianas nao sao tao altas assim no voleibol (inclusive a media de altura da Italia chega a ser inferior que o Brasil). Isso mostra que o Brasil precisa investir mais na renovaçao do volei feminino e buscar jogadoras mais altas para assumir o ataque e bloqueio. Sera' que a Diouf vai ser a nova Gamova daqui uns 5 a 10 anos??? So' o futuro dira'.

  40. Vic

    01/08/2011 08:12:25

    O Brasil teve Janina, que foi quem, ao lado de Ana Flávia, marcou o surgimento de "gigantes" no volei brasileiro, principalmente no meio de rede. Depois de Ida (1.77), Tina (1.77), Volponi, Angela Moraes e Ana Paula (1.80), isso parecia a solução principalmente para o nosso bloqueio. No entanto, a altura dela nunca a fez uma grande jogadora, mas apenas uma jogadora grande. Ida, com seus 1.77m foi por anos a maior blolqueadora do país. Então, se tamanho fosse documento, Haneef seria a maior jogadora hoje. Mas existe Gamova, diriam. Tudo bem, mas convenhamos: ela é muito ataque...e só. Nem o bloqueio dela é tão eficiente assim, considerando a altura.

  41. Uziel Rodrigues da Silva

    01/08/2011 07:56:38

    Bruno,Não sei o que você acha eu acompanhei o mundial pelo site da FIVB e vi a Valentina Diouf jogando me lembrou muito o estilo esguio e o braço sempre esticado da atacante americana Flo hyman infelizmente já falecida. Deslumbrante mesmo!!! torço por ela.Acho que o Brasil também deu um mole na semifinal levando o jogo para o 5º set sem necessidade porque a equipe americana e bem limitada.absUziel

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso