Blog do Bruno Voloch

Eliminado, Macaé ‘morreu’ abraçado à sua filosofia e com Camila Adão em quadra

Bruno Voloch

O confronto entre Vôlei Futuro e Macaé tinha um favorito: Vôlei Futuro.

Mas o time de Macaé poderia ter ido além na superliga. Macaé se perdeu justamente quando venceu o próprio Vôlei Futuro na reta final do returno por 3 a 2.

A vitória histórica contou com a audácia do treinador Alexandre Ferrante que mexeu com propriedade no time e foi premiado com a bela atuação da levantadora Luíza.

Barrada, Camila Adão não pensou assim. A história é conhecida e não faço a mínima questão de perder tempo falando de quem não merece mais do que uma linha.

Após esse lamentável episódio de anti-profissionalismo, curiosamente Macaé não venceu mais. Foram 4 jogfos e 4 derrotas, duas delas já nas semifinais para o Vôlei Futuro.

Culpar Camila Adão somente seria injusto, até porque ela não tem bola para ganhar jogo sozinha. Mas ajudou a perder, colaborou muito para a eliminação de Macaé, isso é óbvio.

Alexandre Ferrante, que novamente mostrou ser um bom treinador na despedida do time na superliga, também tem sua responsabilidade. Alexandre deveria simplesmente ter exigido que Camila Adão fosse dispensada após a jogadora ficar fora do jogo contra Osasco. Não fez e pagou caro pela omissão.

Alexandre perdeu Camila e por tabela Luíza.

Ele mesmo confessou ter sido pressionado pela torcida para escalar Camila. Talvez receoso com seu futuro, Alexandre aceitou a imposição e escalou Camila como titular nas duas partidas.

O esporte em pleno ano de 2011 não permite mais esse tipo de amadorismo. O preço é alto demais.

Esse triste episódio de quebra de hierarquia, não vai tirar o brilho da boa campanha de Macaé na superliga, mas deixa uma interrogação no ar quanto ao futuro de Camila e de Alexandre.

Pode ser que após a eliminação, Alexandre tenha coragem de falar, até porque não deve permanecer em Macaé para a próxima temporada. Camila deve explicações a ela mesma e as companheiras. Camila pode ficar em paz e tranquila, porque é querida na cidade e tem o apoio da torcida e do presidente.

O mais triste é que Macaé deixa a superliga jogando bem e encarando de igual para igual o Vôlei Futuro. Gabriela é uma revelação, Fernanda Ísis  cresceu nas finais e Luiza mostrou novamente seu valor quando solicitada na derrota por 3 a 1.

Dizer que Macaé perdeu para ele mesmo seria uma tremenda injustiça com o Vôlei Futuro, mas que as brigas internas e vaidades ajudaram, não tenho dúvidas em afirmar.

Por essas e outras, Macaé não pode reclamar da eliminação e não merecia sorte melhor. O time morreu abraçado a sua filosofia de trabalho.

  1. teresa

    08/04/2011 12:47:23

    Há !! Me esqueci de falar de mais dois baixinhos sensacionais MURILO E Takeshita, levantadora do Japão com 1,59 m a melhor, pra mostrar que baixinhas tbm jogam volei . Vamos valorizar atletas que ealmente jogam volei!

  2. Bebel

    05/04/2011 12:22:33

    Sinceramente da s duas equipes fica até dificil falar qdo se tem Carol Albuquerque levantando,Sassá com aqueles ataques feios q naum sei como caem e jaque estourando bloqueio qdo consegue!!!!!rsrsrsrs...,não bloqueianão passa tá fazendo o q lá só nome néh!!!!!Do outo lado Paula Pequeno e Fernanda Gritz!!!!Qm é essa aí???Saiu de ond ai tem um banco horrível com Leca e Vivi as anãs do volei!!!!kkkk, acorda esse duelo vai er horrível

  3. TERESA

    04/04/2011 14:25:00

    Olá Regina!Você se esqueceu que Fofão com seus 1.73cm ainda é uma das melhores levantadora, e que tem muita gente grande que não joga nada só faz presença mas continua nos melhores time sei lá o que acontece.E quero saber quem inventou essa história que atleta de volei tem que ter 2 metros no fim quem joga mesmo são os menores que tem muito mais agillidade. EX. GIBA, SERGINHO, FOFÃO, ANA CRISTINA , FERNANDINHA, GIAN FELIPE, SASSÁ, FABI, THAÍS, THIAGO ALVES E OUTROS, quer mais . Em um pais de baixa estatura deveriamos ter uma Liga para os considerados pequenos afinal todo gostamos de praticar esporte e competir.

  4. Filipe

    04/04/2011 09:43:50

    concordo plenamente Lia....KKKKKKK

  5. Francesco

    04/04/2011 01:33:42

    Concordo plenamente! PP eh uma jogadora que causa muito inveja. Nao pode errar uma bola, que todos caem em cima dela. Agora, Jaqueline com certeza amarela nas decisoes. Ja cansei de assistir jogos do Brasil x China, em que ela ia pro banco com olhos cheio de lagrimas. Mas eh ver para crer. Bora VF, vamo mata Osasco!!! Forca Paula e Cia!!!

  6. Bruno Guimarães

    03/04/2011 14:08:45

    Fabíola muito melhor que Dani.

  7. joao

    02/04/2011 14:56:56

    Concordo que ela nao estava bem naquele jogo, mas estava bem na superliga inteira e acho que quando o jogador nao esta bem no jogo tem que ser substituido, mas no outro jogo tem que voltar como titular...o tecnico do macae fez a mesma coisa que o ze roberto na seleçao no mundial a dani vinha melhor ai por um jogo que nada dava certo pra seleçao ele culpou a dani e colocou a fabiola, em fez dele voltar com a dani no proximo jogo nao ele continuou com a fabiola e acabou perdendo uma boa levantadora, pois a dani nao voltou mais em jogo nenhum ...

  8. jhonny

    02/04/2011 07:57:07

    gente a paula errou 4 passes, e jogou bem! parem d falar besteira. o saque sim esteve mau, mas qdo entra tb ajuda mto. quem jogar certo entre osasco e v futuro ganhara a vaga!

  9. Bruno

    02/04/2011 01:02:59

    Concordo que vao caçar a paula na recepçao e ela vai tremer na base , como eu acho que a jaque tambem vai tremer na base , pois a jaque nao vai conseguir virar bolas que normalmente ela vira e agora que esta sem ritmo de jogo nao vai conseguir virar bolas com frequencia e vai abalar osasco...Quanto ao saque o osasco vai fazer um estrago thaissa ta sacando muito e o resto do time tambem, ja no volei futuro acho que deveriao treimar mais saque, principalmente a paula pequeno, pois ela errou 8 saques contra macae e quando acerta vai uma balaozinho que da pra recepcionar na mao ...o jogo vai ser bom e o duelo de opostas que se enfrentarao na ultima final joyce x natalia vai sair fogo pancada pra todos os lados ...

  10. joao

    02/04/2011 01:02:14

    Concordo que vao caçar a paula na recepçao e ela vai tremer na base , como eu acho que a jaque tambem vai tremer na base , pois a jaque nao vai conseguir virar bolas que normalmente ela vira e agora que esta sem ritmo de jogo nao vai conseguir virar bolas com frequencia e vai abalar osasco...Quanto ao saque o osasco vai fazer um estrago thaissa ta sacando muito e o resto do time tambem, ja no volei futuro acho que deveriao treimar mais saque, principalmente a paula pequeno, pois ela errou 8 saques contra macae e quando acerta vai uma balaozinho que da pra recepcionar na mao ...o jogo vai ser bom e o duelo de opostas que se enfrentarao na ultima final joyce x natalia vai sair fogo pancada pra todos os lados ...

  11. João

    02/04/2011 00:51:31

    Eles tem tanto medo de enfrentar a unilever que sonhao com uma final entre osasco x volei futuro ...Se o osasco e o volei futuro se classificasse melhor na 1° fase talvez poderia ter uma final entre osasco x volei futuro. Mas nao, como em todos os anos a unilever se classificou em primeiro, e de novo mostrou o seu valor, diferente de outras equipes que ate agora nao mostrarao porque estao na fase final da superliga...Todos tem time para chegar a uma final mais so vai chegar quem jogar melhor e agora nao tem mais time pequeno, agora e time grande eliminando time grande...

  12. reol

    01/04/2011 20:59:11

    voloch.quem foi que levou macaé a tantas vitórias...camila adão e aí porque ele fez um jogo ruim querem tirar o mérito dela? aqui no brasil é assim esquecem rápido .....camila merece ser titular............e o resto é conversa fiada!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Edu campos

    01/04/2011 19:56:23

    Parabéns ao time do Macaé, ótimo trabalho, belíssima campanha...Time com pouco investimento, sem estrelas, mas com jogadoras de qualidade e time muito bem montado. Não houve problema nenhum com a Camila Adão.. e se houve, isso acontece em todo lugar... não precisa de sensacionalismo... mais q normal, o tecnico resolveu da melhor forma. Facil falar de fora!

  14. Rayporteirinha

    01/04/2011 19:02:03

    Bairrismo. O Bruno ignora as equipes mineiras por completo.Vai acabar com um movimento como o do Galvão...

  15. Ana Luíza

    01/04/2011 18:05:44

    É, Voloch... Esta coluna é o maior elogio que você já fez ao Bernandinho! Anti-profissionalismo, quebra de hierarquia, amadorismo, omissão, vaidades... essas palavras ,usadas em seu texto para justificar seu raciocínio, não fazem parte do dicionário do técnico mais vencedor dos esportes coletivos da história da humanidade!

  16. Tulio-Criciuma

    01/04/2011 18:00:04

    E por que não vão fazer a final? Faltou competência? O campeonato, em toda sua primeira fase, deu condições iguais a todos os clubes.Esse pessoal delira. Eita bairrismo!!

  17. Lia

    01/04/2011 17:48:18

    isso se ñ existisse o time do Rio de Janeiro né!

  18. Alysson

    01/04/2011 17:47:13

    Cadê o texto sobre a vitória do Minas sobre o Sesi?

  19. joao

    01/04/2011 17:45:31

    fui no estadio assistir macae x vfuturo e vi um jogasso, macae esta de parabens por ser uma equipe de menor investimento e jogar de igual pra igual com equipes q investiram milhoes. Ana cristina passou uma arrogancia impressionante na partida, pedia o tempo todo para enxugarem a quadra ate q a menina q enxuga se estressou e foi falar com o juiz q ela pedia pra enxugar, mas n'ao tinha nada molhado.ana critina .... nao [e assim q vc vai chegar a sele;ao

  20. Luciana

    01/04/2011 17:21:46

    Cláudio, já que ninguém fala nada vamos comentar ... torço pro Sesi, mas acho o fim da picada esse time perder tanto no próprio ginásio ... parece uma urucubaca ... rsrs ... o time começa arrebentando e toma a virada ... desse jeito não adianta nada ser o primeiro de toda a fase classificatória ...

  21. Luciana

    01/04/2011 17:14:48

    Que Deus te ouça quanto ao Sesi ganhar aki em SP ... pq o histórico do time jogando em casa não tem sido nada bom ...

  22. jackson

    01/04/2011 17:09:54

    Estão falando de Jaque, PP, bloqueio!Mas se esqueceram que tudo começa no saque e no passe adversário...Osasco tem o melhor saque da superliga e o melhor passe, ja o VF tem um passe lastimavel!

  23. Vic

    01/04/2011 16:35:14

    Paula não vai para a Jac não e sabe porque? Ambas são ponteiras e nunca se bloqueiam. Quem terá a função (nada difícil, pois eu concordo com os que falam que ela adora tomar um toco) é a Joycinha.

  24. Flavio Obayashi

    01/04/2011 16:30:57

    Jaquetoco, hey! Jaquetoco, hey! E viva a lontrinha jaqueira....

  25. Fernando Adilio

    01/04/2011 15:44:25

    Até concordo que ela vai ser caçada no saque.Mas acontece o seguinte, PP é o fomoso tipo de jogador, chamado de decisão.Quando estava 30x30, e joycinha e tandara começaram a atacar pra fora, quem foi que decidiu o foguete? PP4 com um ponto de bloqueio e um de ataque.Agora se o Osasco vai procurar ela, o VF vai procurar Jaque, que não é e nunca foi jogadora de decisão.E se isso acontecer, já sabemos o resultado.Jaque no bloqueio, Jaque largando, Jaque com a cara emburrada abalando todo o emocional do Osasco, o que não é dificil de abalar.E digo mais, quem mais vai bloquar a Jaque vai ser PP, igual na vitória do VF por Unilever em que ela simplesmente parou a Sheila, que começou a dar balão pra fugir do bloqueio

  26. marcelo

    01/04/2011 15:33:40

    Concordo com vc: Osasco x Araçatuba merecia ser a final

  27. Magno

    01/04/2011 14:39:11

    Cara, esquece... com Camila Adão ou sem Camila Adão, não ia dar mesmo...

  28. muciolo(recife)

    01/04/2011 14:28:02

    Voloch, a Camila Adão fez muma boa partida. Ela não teve culpa se as ponteiras não viraravam as bolas. Aliás, esse foi o grande problema do Macaé na temporada. Defendeu bem, mas pecou nos contra ataque. Mas essa jovem equipe está de parabéns pelo o que apresentou, apesar das limitações no ataque. E a classificação do Vôlei Futuro para as semifinais não foi nenhuma surpresa, tendo em vista o alto investimento com as contratações milionárias. Agora, tenho um recado para a Paula Pequeno: Te cuida, Paula! Porque você será caçada pela turma do Osasco na hora de receber o saque dirigido. Voloch, a Paula Pequeno teve ontem uma das suas piores atuações durante a Super Liga, tanto na recepção como no saque. Um fiasco.

  29. marcia

    01/04/2011 14:15:20

    E O MINAS BRUNO? NEM UMA PALAVRA ?

  30. Vilmar

    01/04/2011 13:55:58

    Brilhante colocação. No jogo de ontem, os sets só ficavam equilibrados com era feita a inversão 5X1. Qdo a Camila deixava a quadra. E mesmo assim, o técnico do Macaé não teve personalidade de deixar a Luíza em quadra ou até mesmo iniciar um set jogando. Uma pena.

  31. Vic

    01/04/2011 13:44:36

    Pobre Camila Adão. Agora virou a responsável pela derrota do Macaé.E não o é. O Macaé perdeu porque o VF investiu mais, contratou jogadoras melhores e mais experientes.O único jogo que pode dar qualquer dos times, é o entre Minas e Pinheiros. E eu acho que o Minas tinha que fechar aqui. Não fechou e tem poucas chances de fazê-lo lá. A mesma coisa vale para o masculino. Ganhou lá, mas se não passar a régua aqui, já era. Não ganha de novo do Sesi em SP.

  32. Evandro

    01/04/2011 13:41:29

    Quebra de hierarquia nunca dá certo. O Bernardinho já enfrentou detratores e amadores, que não entendem nada de bola e exigiam a volta do Ricardinho, por sinal, o melhor levantador do país. Ele não atendeu e continuou campeão. O grupo tambem.Quem é Camila Adão?

  33. Fernando

    01/04/2011 13:13:08

    O esporte realmente acontece coisas incríveis!!Concordo em partes, pois acredito que o problema é simplesmente de ética, da forma mais ampla que possamos avaliar.1) A CBV pode ser a organizadora da Superliga pra sempre?Pois apesar de ser independente o evento superliga da CBV ela detém essa concessão dos clube de maneira imperialista.2) Os dirigentes dos clubes devem tirar proveito pessoal da função exercida ou trabalha sempre em prol do clube?Existem episódios de deixar pessoas de cabelos brancos ou até mesmo sem cabelos.Não gostaria de fazê-lo aqui.Cada macaco no seu galho!

  34. Renato Pinto - São Luís - MA

    01/04/2011 13:00:11

    Fico imaginando, um encontro entre o Alexandre Ferrante e o Andrade (ex- técnico de Futebol do Flamengo). Creio ouviríamos algumas "pérolas" tipo propaganda de cigarros dos Anos 80 : "CADA UM NA SUA, MAS COM ALGUMA COISA EM COMUM"

  35. Regina

    01/04/2011 12:38:39

    Gabriela ate q joga direitinho, mas ficar investindo em uma ponteira de 1,75 e perder tempo. So se for pra jogar a superliga . Ai tudo bem. Mas selecao brasileira nem pensar. Gostei de ver a Andressa do volei futuro jogar. Ela fez 6 pontos de bloqueio nesse jogo, foi um bloqueio dela em Fernada Isis q ajudou o volei futuro vencer o terceiro set, tem apenas 21 anos e tem mostrado crescimento.A selecao esta precisando de outra meio de rede com mais de 1,90. Tandara esta otima e se continuar crescendo no passe sera uma das melhores ponteiras do Brasil. Joyce tb esta mto bem.

  36. VF

    01/04/2011 12:38:37

    Oi bruno será que a globo vai tirar o mando de quadra do volei futuro feminino tb, e colocar o jogo de osasco e volei futuro em barueri tb? sabe alguma coisa

  37. Alcides Xavier

    01/04/2011 12:34:54

    Discordo. Não é tudo isso, Vôlei Futuro tem seus méritos e de fato começou a jogar o que se era esperado. O psicológico das jpgadoras do Macaé pode ter sido um pouco abalado, mas tem profissionais neste time rodadas e experiêntes, neste momento elas teriam que segurar as pontas e virar as bolas.Totalmente diferente com o Vôlei Futuro que na hora das selecionaveis conseguem decidir o jogo.Agora a semi entre Sollys X Vôlei Futuro merecia ser final.

  38. Rogerio Freire

    01/04/2011 12:31:39

    Macaé chegou aonde poderia; é um time com bom volume, guerreiro, com jogadoras talentosas e um técnico muito qualificado, capaz, que merece recursos para montar uma grande equipe.Todas estão de parabéns, inclusive Camila Adão que, na minha opinião, jogou o dela, jogou certo...Em momentos decisivos as atacantes não viraram e o VF aproveitou. No 3o set, quando a história do jogo poderia ter sido outra, o Macaé mostrou que não tem jogadoras com poder de decisão no nível de Paula Pequeno, Fabiana, Tandara, Joycinha...e isto fez falta!!Não é hora de crucificar ninguém, até porque, pela campanha, a Camila Adão também foi uma das responsáveis pelo desempenho do time, e isto ninguém tirará!Gabriela é precoce, tem personalidade, mas para mim é jogadora de seleção juvenil e clube, somente. Ontem levou inúuumeros tocos, com bolas no pé, inclusive em momentos cruciais da partida. Ponteira de 1,74 m, só se for excepcional, do tipo Mireya!Parabéns Macaé!!!

  39. octavio cesar

    01/04/2011 12:30:44

    quando o volei futuro perde, é porque é volei sem futuro, mas quando ganha é porque o outro time esta em crise, vai entender, acho que deveria criar o futebol futuro, da mais renda, e porcaria por porcaria vamos escolher o que é mais popular

  40. Andre

    01/04/2011 12:07:42

    Os extremos! Camila Adao q sempre foi sombra da Dani Lins no Rio, mesmo segurando a barra quando a outra entrava em pane, sai do time pra ser titular numa equipe menor! Quando exige a titularidade e extremamente criticada! Do outro lado a ate então com potencial Ana Tieme, sossegada ate o ultimo, no banco do Osasco poderia ter no minimo 50% dessa atitude de Camila e deixar de ser sombra da Carol!

  41. muciolo(recife)

    01/04/2011 11:47:00

    Voloch, quem assistiu ao jogo de ontem nem precisa ser um especialista no assunto para culpar as ponteiras que não viravam a bola, principalmente nos contra ataques. Camila Adão esteve bem e sozinha não ganharia o jogo. A Michelle também não decepcionou e conseguiu fazer um bom saque. Fato é que se o Macaé fosse efetivo e regular no ataque como foi na defesa, a história poderia ser outra. Mas fica para a próxima temporada, porque o time é bom e honrou seus 10 anos de participação na Super Liga. Um abraço ao jovem time do litoral norte fluminense. Com relação ao Vôlei Futuro, lá vai o meu recado: : Alô Paula! Vê se melhora na recepção e erra menos no saque, porque você esteve numa das suas piores e sofríveis atuações nesses dois fundamentos. Porque o Osasco vai te caçar em quadra.E com tantos investimentos de contratações milionárias, era obrigação do Vôlei Futuro passar às semifinais. Não fez mais do que sua obrigação.

  42. José Geraldo

    01/04/2011 11:42:44

    Estranho!?!? Não houve comentário por parte deste blog sobre a vitória do Minas diante do SESI. Alguém sabe explicar o motivo?

  43. Cláudio

    01/04/2011 11:29:47

    Só uma coisa sobre o post: A Camila Adão começou o primeiro jogo contra o Vôlei Futuro no BANCO.

  44. Cláudio

    01/04/2011 11:25:33

    Engraçado, desde ontem entro no blog para ler uma linha, que seja, sobre a vitória do Minas contra o favorito Sesi, e NADA! Talvez se fosse o contrário teria análises e mais análises sobre o jogo, né?

  45. sebastiao

    01/04/2011 11:21:48

    nenhum comentario sobre a vitoria do minas no primeiro jogo contra o sesi?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso