Blog do Bruno Voloch

Não dá para reclamar da sorte

Bruno Voloch

Não tem essa de 'grupo da morte'.

Nenhuma das seleções consideradas favoritas ao título mundial pode reclamar do sorteio.

O regulamento é uma mãe.

Na primeira fase da competição 4 das 6 seleções se classificam para a fase seguinte, ou seja, Brasil, Itália, Rússia, China, Japão, Alemanha, Sérvia e Estados Unidos estarão nas oitavas de final. Fato.

As segundas forças dos continentes europeu e asiático seguem o mesmo raciocínio. República Dominicana e Cuba idem. Africanas e parte da Norceca sobram.

A Itália terá a Alemanha como grande concorrente no grupo A. A imprevisível República Dominicana é a terceira força e Argentina e Croácia brigam pela quarta vaga. A Tunísia não ganha de ninguém.

No grupo B, o Brasil deve ter trabalho apenas contra a Sérvia. Normalmente passa fácil pela Turquia e pode encontrar algumas dificuldades contra o alto time da Bulgária. Canadá e Camarões não assustam.

O grupo C terá Estados Unidos e Rússia. Sem dúvida o mais equilibrado e interessante. A Tailândia costuma dar trabalho e a Holanda se pega com o Cazaquistão pelo quarto lugar.

Japão e China, um dos dois será o primeiro do D. Porto Rico deve ser o Norceca 3. Cuba pode aparecer como Norceca 4, além da boa Bélgica e Azerbaijão. Em tese é o grupo mais equilibrado.

No geral porém ninguém, incluindo o Brasil, pode falar em falta de sorte.