Futebol carioca vive ‘crise’ nas arquibancadas; Engenhão e preços são considerados vilões
Bruno Voloch
Os dirigentes do futebo carioca não se entendem. E não é de hoje.
O torcedor realmente ficou em segundo plano.
Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco deveriam ter o mesmo peso pela tradição e representatividade. Mas não funciona bem assim.
Ninguém consegue explicar porque os preços dos ingressos da primeira semifinal entre Vasco e Fluminense custavam entre R$ 30 e R$ 60 e no dia seguinte para Botafogo e Flamengo estavam valendo R$ 40 e R$ 80.
Como assim ?
A decisão de manter os preços usados no jogo entre Botafogo e Flamengo para a decisão mostra apenas que nínguém está preocupado com a presença de público e sim com a cota da televisão.
As duas semifinais levaram pouco mais de 30 mil pessoas ao Engenhão.
Existe algo de errado nessa relação.
Quando poderia se imaginar dois clássicos tão tradicionais com 15 e 17 mil torcedores ?
Será mesmo que só Engenhão pode ser culpado ?
É bem verdade que o estádio não pegou e é de certa maneira discriminado pela localização.
Fato é que a Copa do Nordeste e a final do primeiro turno do campeonato paraense deram de goleada nas semifinais da Taça Guanabara.
-
Renan
26/04/2013 12:52:02
É uma inverdade falar que o Engenhão é mal localizado. A estação de trem em frente ao estádio é tão importante que Jorge Benjor compôs "Engenho de Dentro/quem não soltar agora/só em Realengo". O trem direto que sai da Central para obrigatoriamente no Engenhão. O que ha é uma profunda discriminação com o subúrbio. Para os formadores de opinião, o Rio se limita a Tijuca, Lapa, Barra e Zona Sul. O ponto referencial de distâncias da cidade é a Praça XV. A distância desta para o Engenhão é a mesma da Praça pro Jardim do Alah. Alguém já ouviu falar que o Leblon é "difícil acesso"? O Cristo Redentor fica no topo de uma montanha. O Pão de Açúcar fica num bairro que só tem uma entrada e saída (Urca). Alguém já ouviu críticas aos dois locais? Se o Engenhão fosse mal localizado, o Norte Shopping (colado ao estádio) não seria o mais frequentado do Rio.
-
Dcancio
11/03/2013 20:21:52
Espero que a diretoria do Flamengo repense os valores cobrado na semi-final, foi a primeira bola fora, afinalfoi pregado que o moior patrimonio do Flamengo é a sua torcida, e 60,e 80 é querer afastar esse patrimonio do estadio, é preciso ser revisto esse assunto.
-
MARCO VECCHI
11/03/2013 09:43:45
CARO SALDANHA : ISSO É O RETRATO DA INCOMPETÊNCIA, DA INCOERÊNCIA E DE INTENÇÕES POUCO RECOMENDÁVEIS DE QUEM SE DIZ AMANTE DO FUTEBOL. SE TODOS OS CLUBES DO RJ(GRANDES E PEQUENOS) SE UNISSEM EM PROL DA CAUSA CHAMADA MARACANÃ, FORMATANDO UM PLANO DE MARKETING BEM ELABORADO, PODER-SE-IA ALIAR AO FUTEBOL, GRANDES OUTROS ESPETACULOS. PARA ISSO É PRECISO TER GENTE SÉRIA E QUE SE DISPONHA A ANTENDER OS INTERESSES DA SOCIEDADE. OLHA AQUI O EXEMPLO DO MAR - MUSEU DE ARTES DO RIO, QUE ESTÁ DANDO OUTRA MOLDURA À PRAÇA MAUÁ E EM TODO O SEU ENTORNO. É ASSIM QUE SE ADMINISTRA E QUE SE FAZ DO SUCESSO UMA CONSTANTE.
-
MARCO VECCHI
11/03/2013 09:34:55
TENHO CERTEZA QUE CONHEÇO BEM MAIS QUE VC, O SEU TIME E O SEU PRINCIPAL ADVERSÁRIO; AFINAL FORAM 15 ANOS DE BH, DENTRO DOS CLUBES. SE O CAMPEONATO DO RJ RJ É UM CARIOQUINHA, O DE MINAS NÃO PASSA DE UM MINEIRINHO. ESSAS M........QUE VC ESCREVE SÃO TOTALMENTE SEM FUNDAMENTO; DE QUEM NÃO SABE DE ONDE VEIO, ONDE ESTÁ NEM PARA ONDE VAI. É O TIPO DO CORNETEIRO DE 5ª CATEGORIA QUE OUVE O GALO (VERDADEIRO) CANTAR E NÃO SABE ONDE. SE MANCA E PENSE ANTES DE SE EXPOR AO RIDICULO !!!
-
SALDANHA DA GAMA
09/03/2013 09:54:04
CARA NENHUM DOS DOIS TEM CONDICOES DE ARCAR SOZINHO COM O MARACA!! ALIAS O MARACA PERTENCE A TODOS OS TIMES DO RIO SEM EXCESSAO,POIS, FOI CONSTRUIDO E ESTA SENDO REFORMADO COM O DINHIERO DOS IMPOSTOS!!COMO ISTO NAO VAI SE APLICAR GRACAS AO PODEROSO AMIGO DO GOVERNADOR SR EIKE QUE GANHARA DE GRACA O MARACA! O IDEAL É QUE O FLAXFLU DEIXASSEM A RIVALIDADE PARA DENTRO DO CAMPO SOMENTE E ADMINISTRASSEM O MARACA DE FORMA CONJUNTA COM UMA/S GRANDE/S EMPRESA/S. SENAO O MARACA SERVIRA PARA TUDO MENOS ESPETACULOS DE FUTEBOL, POIS, TERA UMA TAXA ALTISSIMA E QUE INVIABILIZARA OS INGRESSOS ALEM DE UM CUSTO DE SERVICOS ASTRONOMICOS LA DENTRO, VAO COBRAR POR UM REFRI CHOCO UNS 10,00 REAIS!! O MARACA VAI VIRAR UMA CASA DE SHOWS E ESPETACULO. ADEUS FUTEBOL!!
-
Hugo
06/03/2013 02:33:15
Minha tática para ir de Copacabana até o Engenhão: pegar o 455 (Copacabana/Méier), soltar no ponto final, atravessar a passarela da linha de trem e ir andando pela Arquias Cordeiro até o Engenhão. Ou então pegar o 457 e soltar no jardim do Méier e ir andando pela Arquias Cordeiro até o Engenhão.O grande problema é a volta pra casa.Fora que os arredores do Engenhão são um terror. Sujeira, obras inacabadas, além da má conservação do estádio. É bom lembrar que o Botafogo apenas arrendou. O Botafogo não é dono do Engenhão, foi 'emprestado' pelo botafoguense César Maia.
-
João Marcelo Ramos Pires
05/03/2013 23:07:18
Gol contra da nova diretoria do Flamengo. Ingressos de até R$ 80,00 só têm sentido numa perspectiva de elitização do futebol. Parece que não querem o povo nas arquibancadas, que dá colorido especial inclusive a transmissão pela televisão.
-
ALPINIANO DO PRADO LOPES
05/03/2013 20:10:47
Moro em Goiânia e fui ao Rio de Janeiro apenas para assistir o Flamengo x Botafogo (lógico que o preço do ingresso não teve repercussão nesse caso na medida em que esse gasto era de menor importância). Entretanto, constato duas coisas principais: 1) o acesso ao Engenhão é ruim, falta transporte, o que nos leva a gastar muito com taxi; 2) os preços precisariam ser menores, pois o torcedor, em geral, tem dificuldade para ir todos os finais de semana ao estádio. Seria bom vermos novamente os estádios cheios, mas no engenhão isso será impossível devido o acesso. Esperamos pela volta do Maracanã e também que o programa sócio-torcedor dê incetivo ao torcedor voltar a frequentar os estádios. Aliás, uma sugestão que faria ao Flamengo é transferir algumas partidas onde tiver o mando de campo para Brasília (Estádio Nacional - Mané Garrincha), pois ele tem uma grande torcida, juntamente com Goiânia e é garantia de casa cheia. Lógico que poderia ser jogos com adversários menos tradicionais, onde o torcedor do Rio não lotaria o Maracanã, pois a presença do Mengão aqui no centro-oeste (assim como no nordeste) é motivo de festa! Assim, com certeza poderia voltar a ter recorde de torcedor. Aliás, outra constatação é o grande número de pessoas que entram sem pagar no Rio de Janeiro, pois os pagantes eram pouco mais de 17.000, mas o público presente era de mais de 21.0000 o que é um absurdo!
-
Geraldo
05/03/2013 19:10:55
Os clubes cariocas com relação a Torcedores não respeitam,o dinheiro fala alto,e uma sacanagem das boas,25 e 50 tá justo,mas eles querem assim então convivem com arquibancadas vazias,não tem mais limite.
-
DIEGO SIMOES
05/03/2013 17:54:42
PRIMEIRAMENTE SOU FLAMENGUISTA E FARIA 5 MUDANÇAS Q IRIAM ACABAR COM ISSO BEM RAPIDO.1- JOGARIA TODOS OS JOGOS DO CARIOCA COM O MANDO DO FLA EM VOLTA REDONDA COM PREÇO A R$ 10,00(SEM MEIA ENTRADA)TODOS PAGARIAM 10 REAIS DA CRIANÇA AO IDOSO).DUVIDO Q ESSES JOGOS NAO FICARIAM LOTADOS.2- NEGOCIARIA COM OS TIMES GRANDE EM CLASSICOS COM PREÇO A R$ 20,00(COM MEIA-ENTRADA).3- DIZEM POR AI QUE FLA E FLU FICARIAM RESPONSAVEIS PELO MARACANA COM ISSO EU NAO ACEITARIA,PQ PREFIRO ADMINISTRAR O ESTADIO SOZINHO,POIS COM ISSO POSSO FAZER ALTERAÇOES Q QUIZER E JA OS 2 NAO,CASO CONTRARIO Q O FLU FIQUE ENTAO COM O MARACANA,ACHO Q CADA CLUBE DEVE TER 1 ESTADIO E NAO 2 ADMINISTRAREM 1 ESTADIO.4-NAO COLOCARIA MAIS O MEU TIME(FLA) COM O TIME TITULAR NO CARIOCA,FARIA UM CAMPEONATO COM OS TIMES DO NORDESTE COMO(CEARA,SPORT,BAHIA,SANTACRUZ,FORTALEZA,NAUTICO.)FARIA UM TORNEIO E JOGARIA QUARTAS E DOMINGOS NO ESTADIO DE CADA UM DELES, OS DOIS PRIMEIROS FARIAM A FINAL DO TORNEIO, Q O PUBLICO SERIA CHEIO EM TODOS OS JOGOS,E COMBINARIA COM OS DIRIGENTES LOCAIS 50 POR CENTO DA RENDA PRA CADA.5- NAO ABAIXAR AS CALÇAR PARA A REDE GLOBO,NA DECADA DE 90 OS CLASSICO POR EXEMPLO ERAM AS 5 DA TARDE(DOMINGO) E NAO TINHA ESSE NEGOCIO DE PAY-PER-VIEW,SE QUIZER VER O JOGO VA AO ESTADIO.
-
Júlio Pereira
05/03/2013 16:37:29
Trem lotado em jogos do Botafogo é uma simplória ironia. Ainda que todos os torcedores do Botafogo, da cidade do Rio, decidissem ir ao Engenhao, não tomariam a Terça parte dos lugares naquele estádio.
-
Ademir
05/03/2013 16:10:22
Velodromo de 14 milhoes condenado para olimpiadas outro custara 144 milhoes sendo assim pelo k ouço falarem do éngenhao pois nunca fui assistir um jogo ai planejamento e lenmda ´mais gastar kz 200 reais para ver um mesmo sendo úm classico ńao ´da (familia em primeiro lugar) jogo a gente ve pela tv mesmo em hd com pipoca ´banheiro ćerveja e um potrono do ´papai e ćlaro ..............
-
Carlos Nogueira
05/03/2013 15:33:27
Os clubes, tão precisados de grana, deveriam também se importar com as condições de segurança e conforto dos seus torcedores. Torna-se claro que isso não é da competência deles, eles não ligam para isso. Ajudam a montar campeonato deficitário, sofrem com isso e não se importam.O campeonato carioca já foi espelho em todo país e hoje por culpa, totalmente, de dirigentes, é conhecido como o campeonato do "Me engana que eu gosto". Isso para quem ama seu clube e o futebol é uma tristeza sem igual. Os dirigentes, por falta de profissionalismo, ainda não conseguiram destruir o futebol, mas continuam tentando.Cero sábio disse: " O Caos não é obra do acaso, é conseguido com muito esforço". Eles continuam tentando.
-
MARCO VECCHI
05/03/2013 15:23:14
1° - Ter esses 5 em campo só se for permitido 3 times no mesmo jogo.2° - Mais que R$ 60,00 a rapaziada torra numa só tarde de sol no Rio de Janeiro. Eu sou da área e sei disso.3° - Menos que R$ 60,00 dá margem a invasão de vandalos como aconteceu naquele jogo do Coritiba x Fluminense.4° - Falta sim é qualidade e só quem já esteve "lá dentro" sabe disso.
-
Carlos Nogueira
05/03/2013 15:19:56
O uso do Engenhão é temporário e o problema de público nos estádios vem de muito antes do Maracanã chegar para reforma, assim, o Engenhão não é o culpado pela falta de público.Estão certos os blogueiros que reclamam de toda sorte de desconforto e falta de segurança, isso realmente acontece, então onde está a solução?Primeiramente acho que é um problema com várias causas, senão vejamos:1. O futebol é ou não um negócio? Se for considerado negócio, é mal cobrado, fica dificil para os clubes, sejam de Estado for, ter lucro com o volume de custos envolvidos no aluguel de estádio para realização de uma partida.2. Falta bons gerentes, admistradores e presidentes de clubes. São eles que concorreram diretamente para o futebol chegar ao estado que está.3. Na CBF, entra e sai presidente, e a instituição continua mau administrada, é um verdadeiro "clube do Bolinha". Quando o Ricardo Teixxeira assumiu a CBF, nossa seleção era disparada a melhor do mundo, seja em pontos e em qualidade técnica. Pois bem, a partir da administração dele, qualquer jogador pode vestir a camisa da seleção, jogamos até com timeco de uma ilha escondida da Africa e conseguimos perder, temos jogadores até esnobando a camisa da seleção na Copa do Mundo. Sim, isso é triste.4. Há a omissão do Estado, seja a que nível for, que deixa a bagunça admistrativa perpetuar no futebol, e os clubes só acumulando dividas, mas quando acontece um acidente, um desastre, eles aparecem como xerifes donos da verdade.Eu poderia continuar desfiando uma série de erros que enfraquecem o nosso futebol, seria enfadonho, assim prefiro, infelizmente, ver os jogos pela televisão.
-
ANDRE - MG
05/03/2013 14:26:34
Se eu fosse alguém de mando no Flamengo jogaria o segundo turno com os reservas e jogadores inativos. Usaria apenas os Estádios do Volta Redonda e Macaé, como citado no comentário acima, exceto clássicos.Faria o que já foi dito acima, pois o time titular iria jogar uma excursão nas capitais nordestinas contra os times de lá, já que a arrecadação é certa.O campeonato carioca hoje, como qualquer estadual vale muito pouco.O flamengo só precisa do Engenhão enquanto o Maracanã não for inaugurado, já que após a reinauguração do maracanã apenas irá jogar lá no Engenhão em ocasiões excepcionais. Acho que também vai ser o destino do Flu, e assim por tanto o Botafogo terá que realizar pelo menos dois shows por mes senão não conseguirá dar contas das despesas, pois todos sabem que a torcida do Botafogo é pequena e só comparece aos jogos nas finais.
-
Vólghis
05/03/2013 14:07:53
Amigo, a situação do futebol do rj é de falência absoluta. Os grandes se revezam na liderança de endividamento. Por enquanto o único que tem sólido suporte pra enfrentar encargos financeiros milionários é o Flu em razão da Unimed,considerando-se que o serviço de medicina oferecido à sociedade brasileira é elitizado. Em relação ao esvaziamento dos estádios nesse campeonato varzeano exclusivo dos grandes são 3 os fatores determinantes. transmissão direta das partidas pela internet, transmissão direta pelos canais sportv(canais pagos que a maioria tem,inclusive os botecos) e preço do ingresso extorsivo(a maioria dos torcedores é de baixo poder aquisitivo). Enquanto os dirigentes da Federação de Futebol do Rio não tomarem vergonha na cara além dos dirigentes dos grandes que são omissos, essa situação se eternizará e o torcedor continuará sendo tratado como gado. A melhor estrutura de futebol do mundo em todos os aspectos é a européia. brasil continua sendo 5o. mundo.
-
Botafoguense Guarujá
05/03/2013 14:00:13
Sou torcedora do Botafogo e nunca fui a um estádio de futebol.Gostaria muito de assistir um jogo do Botafogo no Engenhão ou no Maracanã.Vamos ganhar domingo Fogão!
-
Botafoguense de Guarujá
05/03/2013 13:57:20
Sou torcedora do Botafogo e nunca fui a um estádio de futebol.Não conheço o Engenhão, mas gostaria muito de assistir um jogo do meu fogão, não importando se fosse no Engenhão ou no Maracanã.Vamos ganhar domingo Fogão!
-
Coutinho
05/03/2013 13:55:07
Galera não me leve a mal, mais dizer que o engenhão é mal localizado não é uma boa desculpa,pois o Maracanã fica ao lado de uma estação de trem, e se não estou enganado o Engenhão tambem,pois a maioria dos torcedores que frequentão o maracanã utilizão este tipo de transporte e nunca acharam ruim,quanto ao conforto,só depende das torcidas adversarias não depedrarem o mesmo.assim todos vão poder desfrutar de um dos melhores estadios do Rio de Janeiro.pois naõ se esquecam se não fosse o engenhão teriamos que jogas nos estadios da Gavea,Laranjeira e São Januario, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr.
-
Fernando Galvão
05/03/2013 13:54:06
Ingresso: R$80,00.............estacionamento: R$30,00...............pedágio:10,00 ............. comida e bebida:R$20,00........TOTAL: R$140,00.Preciso dizer mais alguma coisa???
-
nemer
05/03/2013 13:29:07
fora que vc corre o risoc de gastar toda essa grana e ainda ser vítima da violência maluca de certos falsos torcedores.
-
Jefferson Telles
05/03/2013 13:22:01
No meu último post citei diversos problemas que afastam o o público do futebol. Agora vou citar como resolver cada um deles: (i) vagas para estacionar - fazer igual fizeram os organizadores do Rock in Rio. (ii) banheiros infrequentáveis - colocar fiscalização. (iii) bares cheios - implantar sistema de ticket com compra antecipada. (iv) venda de ingressos - somente via internet ou pontos de vendas autorizados, como hotéis, por exemplo. (v) policiamento insuficiente - aumentar o efetivo e instalar câmeras por todo o estádio. (vi) falta de respeito entre os torcedores - educação. Facil, não?
-
Ricardo
05/03/2013 13:17:27
Desculpa discordar de você, Jair, mas se o torcedor gosta e vai a diversos jogos, por que não se tornar sócio torcedor? Eu sou sócio torcedor do Botafogo, pago menos de R$60 por mês e posso ir a todos os jogos do Fogão no Engenhão. É uma conta simples: R$60<R$80, e ainda posso ir em diversos jogos além de ajudar o clube. A distância do Engenhão também não é desculpa. Os trens que saem da Central param na porta do estádio e se peguei ele lotado por duas vezes foi muito.
-
Jefferson Telles
05/03/2013 13:11:09
Futebol é entretenimento e isso vale dinheiro. Infelizmente como as autoridades não conseguem resolver o problema da violência nos estádios, o jeito é elitizar. Eu, por exemplo, não tenho coragem de levar minha família a um jogo decisivo entre dois clubes grandes. A gente paga e sofre todo o tipo de humilhação e falta de respeito: Não há vagas para estacionar, os banheiros são infrequentáveis, os bares são cheios, a venda de ingressos é uma bagunça, os meios de transporte não funcionam e o policiamento é insuficiente. Não bastasse isso, não há respeito entre os torcedores, que furam fila, mexem com você e seus familiares, jogam xixi, objetos e rojões em cima de você, urinam nas escadas, nos acessos e na arquibancada. Tudo isso se passa como se fosse a coisa mais normal do mundo. Sou capaz de pagar até R$500,00 em um ingresso, desde que eu seja tratado com respeito e civilidade, como ocorre no Camp Nou, Santiago Bernabeu e outros estádios da Europa. Assim, minha opinião é: melhor afastar os maus torcedores e tentar trazer de volta aqueles que consomem a marca de seus clubes e o palco de futebol como entretenimento e que vão aos estádios unicamente para torcer, do que manter a coisa do jeito que está. Pode até ser um pensamento elitista, mas infelizmente não há outro caminho.
-
Jorge
05/03/2013 12:46:44
Concordo com o Jair Tomaz: colocar a culpa da falta de torcida na localização do Engenhão, é uma constatação pouco ou nada inteligente além de soar como "fascista" e "pequeno-burguesa". Se fosse na Barra, por exemplo, seria mt pior de chegar. O problema é mesmo o transporte deficiente e a carestia dos ingressos. A propósito, tb sou vascaíno (com mtt orgulho), e gostaria de poder assistir à final com preços justos.
-
Querubino
05/03/2013 12:43:26
FICA MUITO DIFICIL , PRIMEIRO PORQUE PAREI DE SER SOCIO TORCEDOR , EU E MINHA FAMILIA , AGORA PARA EU IR ETE O ENGENHÃO GASTO 320 DE INGRESSO MAIS 60 DE TAXI MAIS O LANCHINHO , PREFIRO VER O JOGO EM CASA , E TEM MAIS PARA ESPERAR DO LADO DE FORA DO CAMPO ATE OS PORTÕES ABRIREM , NÃO EXISTE UM BOTEQUIM OU UMA BITACA OU UM PIPI MOVEL PARA SER USADO . E VIVA A ADIMINISTRAÇÃO DO DENTISTA
-
Filse Carvalho
05/03/2013 12:42:06
Mas isso não está acontecendo só no futebol do Rio, jogos com pouco público também estão acontecendo aqui no campeonato paulista, vários fatores contribuem para a baixa frequência de público aqui em São Paulo, transportes deficientes, trânsito caótico, violência crecente, brigas entre torcidas, times fracos, jogos ruins, enfim este é o momento do futebol brasileiro, fraco dentro e fora do campo.
-
Claudio - MG - Dá-lhe Galo !
05/03/2013 12:30:57
O CAMPEONATO CARIOCA ESTÁ FALIDO E NÃO ATRAI MAIS A ATENÇÃO DO GRANDE PÚBLICO.HOJE O FRACO CARIOQUINHA É UM CERTAME DE POUCA CREDIBILIDADE, FACE A ESSE MONTE DE ARMAÇÕES, INCLUSIVE NAS ARBITRAGENS.O IMPORTANTE HOJE SÃO OS CAMPEONATOS NACIONAIS COMO O BRASILEIRÃO E A COPA DO BRASIL E OS INTERNACIONAIS LIBERTADORES E SULAMERICANA.SE EU FOSSE DIRIGENTE DO FLAMENGO DETERMINARIA IMEDIATAMENTE AO TREINADOR DORIVAL ESCALAR NO CARIOCA DO SEGUNDO TURNO UM TIME DE RESERVAS SOMADO A JOGADORES EM INATIVIDADE, E COM O TIME TITULAR VIAJARIA PARA FAZER UMA EXCURÇÃO NOS ESTADOS DO NORDESTE PARA JOGAR AMISTOSOS NAS QUARTAS E DOMINGOS CONTRA O CEARÁ, FORTALEZA, NÁUTICO, SPORT, SANTA CRUZ, BAHIA, VITÓRIA, ABC, ETC, BEM COMO PROLONGARIA A TEMPORADA DE AMISTOSOS FAZENDO DOIS OU TRES JOGOS CONTRA OS PRINCIPAIS TIMES DE BRASÍLIA.PODEM TER CERTEZA QUE TEREMOS ESTÁDIO CHEIO E LUCRO NA CERTA COM A BILHETERIA A R$ 60,00 REAIS A ARQUIBANCADA.SERIA UMA VANTAGEM E TANTO E BEM DIFERENTE DO FRACO E CORROMPIDO CAMPEONATO CARIOQUINHA QUE NÃO VALE ABSOLUTAMENTE NADA.
-
marconi vieria chaves
05/03/2013 12:29:24
se o engenhao e tao ruim porque o flamengo nao joga na gavea e o fluminense nas larangeiras sao estadios se e que pode ser chamado assim super bem localizados. o vasco joga em sao januario e lotava e agora nao porque o problema e o campeonato mal organizado preço do ingresso segurança.coloca um jogo no maracana com preço de rs 80,00 e ve se vai lotar o salario minimo e pouco mais de 600,00 com um preço desse e mai de 10./. do salario e tem mais transporte e para quem gosta cerveja e comida. ja deu para perceber.
-
CARLOS - rj
05/03/2013 12:16:13
O PREÇO DOS JOGOS DE FUTEBOL ENTRE OS GRANDES, DIGO CLÁSSICOS , TEM QUE SER CARO MESMO, POIS SÓ ASSIM SE EVITA A ENTRADA DE BADERNEIROS, BRIGÕES, E VIGARISTAS DAS TORCIDAS ORGANIZADAS.O PREÇO DE R$ 80,00 É JUSTO ENQUANTO HOUVEREM MEIA ENTRADA PARA ESTUDANTES, QUE ENTRAM INCLUSIVE COM CARTEIRAS ESCOLARES FALSIFICADAS.
-
nemer
05/03/2013 12:03:35
A questão do rio acho que tem haver com o maraca sim. Não adianta construir outros estádios, o maraca tem tradição e é dele que as pessoas gostam. Agora, o futebol ta ficando cansativo por causa do numero exagerado de jogos. Tudo que é demais cansa. A questão do preço dos ingressos tem haver com os progamas de sócio torcedor que acaba penalizando o torcedor mais humilde, que é a maioria que frequenta os estádios.
-
Geribá
05/03/2013 11:24:27
joao paulo, concordo com vc. A baixa frequência o Engenhão advém da falta de organização voltada para a comodidade do torcedor: ingresso caro e logística de transporte publico deficitária. Na volta para casa / saída do Engenhão, tem uma estação ferroviária na porta, porem não tem esquema especial de horários e frequência de trens. Enquanto os ônibus desaparecem. Para quem mora na Zona Sul, onde se concentra a população com maior renda (consequentemente, que pode pagar o ingresso caro) é pior ainda: só existem 2 linhas de ônibus (456 e 457) de uma mesma empresa. Alem de não terem itinerários especiais para dias de jogo: na ida para o estadio, gasta-se 1:20 horas de Copacabana ao Engenhão, que poderiam ser 45 - 50 minutos se o ônibus não fizesse um "Meier Tour", atrapalhando o transito do bairro e roubando nosso tempo. Na volta, gastamos 3 horas, pois os ônibus passam apagados para não pegarem passageiros na saída do estadio. Ou seja: é sabotagem, para que o Engenhão não dê certo.
-
Jair Tomaz
05/03/2013 11:13:02
Caro Voloch,Acho o seguinte: a cidade cresceu. Colocar a culpa no Engenhão seria como dizer que as pessoas que lotavam o Maracanã iam todas da longínqua Zona Sul. É difícil ter acesso de carro ao Engenhão porque NÃO se deve ir de carro aos estádios. Ora, o transporte público é uma porcaria? Então a culpa é dele, não do estádio nem do amistoso bairro do Engenho de Dentro. O preço dos ingressos, na minha opinião é determinante para o fracasso. Sou vascaíno e acho os preços muito caros. Torcedor gosta de ir a muitos jogos, com esse preço não dá. Ninguém faz uma pacotão, uma promoção... Os dirigentes estão cagando na nossa cabeça.
-
Telha
05/03/2013 11:11:19
Marciano, diretoria sempre foi amadora desde do ínicio do futebol. Já tivemos piores dirigentes, principalmente na década de 80, e nem por isso os estádios ficavam vazios. Eu acho que o seu problema e do El Lobo é psicológico.
-
LM_RJ
05/03/2013 11:07:29
Por falar em estadio de futebol no RJ, o que dizer do escandalo da concessao do maracana? Repercute aí no seu blog Bruno pq isso é escandalo: uma empresa do sr Eike realizou o estudo financeiro que estabelece as regras da licitação (valor minimo de outorga, etc) Mas esse estudo hoje de posse do governo do estado, nao foi divulgado, comprometendo a isonomia da licitação bem como sua credibilidade. http://oglobo.globo.com/rio/concessao-do-maracana-esta-na-mira-do-mp-federal-7707967 brasil 1 país de tolos Abs e parabens pelo blog
-
robert langdon
05/03/2013 11:02:42
Será que se o Engenhão fosse do flamengo também haveria essa "discriminação" por parte da mídia e dos torcedores??? E também é absurdo o preço dos ingressos, não pelo valor em si, mas pela contrapartida oferecida pelos clubes, não existe conforto, não existe segurança entre outros quesitos
-
alexandre - floripa
05/03/2013 10:55:31
Lamento, mas discordo. Os dois jogos foram muitos bons, muito melhor que por exemplo santos x corinthians. Se voce tem Dedé, Fred, W.Nem, Jeferson, Seedof entre outros em campo, nao pode dizer quie o nivel é baixo, me desculpe. O que nao pode é cobrar 60,80 reais, isso é valor da Suiça nao do Brasil.
-
Higor
05/03/2013 10:53:38
O preço não condiz com o serviço oferecido.Viajei já varias vezes do ES para ir ver os jogos do meu Glorioso..Haja paixão!Mas o Engenhão eh nossa casa.. independente de localizaçãoEh ruim.. mas não eh das piores..VAMOS BOTAFOGO ..
-
ladeira abaixo
05/03/2013 10:52:05
Que o acesso ao Engenhão é ruim, não se tem dúvida.Algo que precisará ser corrigido para as Olimpíadas. Mas não é pior do que beirar a barreira do Vasco e já vimos São Januário muito mais cheio...
-
wacm
05/03/2013 10:47:29
Cruzeiro x Tombenses (!) no Mineirão, não é semi-final nem mata-mata. 21 mil pagantes e 6 mil que não entraram por desorganização da venda de ingressos. Ou seja, a queda de público no Rio, não tem nada a ver com sua manifestação, não no grau em que está havendo.
-
Eeke
05/03/2013 10:41:32
Cara, de onde você tirou que os torcedores que vão ao estádio são em maioria moradores da Barra e Recreio????? Tá doido???
-
Eeke
05/03/2013 10:37:37
Não me leve a mal, caro amigo botafoguense, mas o Engenhão é muito mal localizado, apesar de ser um estádio bonito. O maior vilão da baixa média de público do campeonato é sim o Engenhão. Bota os jogos no Maraca que você vai ver a diferença!!!
-
Eeke
05/03/2013 10:33:23
João Paulo, não sei se você é do Rio, se conhece o bairro Engenho de Dentro e os acessos ao Engenhão, mas acho que não, pois se fosse saberia o porquê do público relutar em ir aos jogos. No dia que o Maracanã voltar, você vai ver que o público voltará. O Maraca é nosso!!!!
-
Marcos
05/03/2013 10:27:53
Waldemir, todos os jogos da Copa do Nordeste são transmitidos pelo Esporte Interativo, inclusive para as cidades onde são jogados, e passam ao vivo em telões por bares, restaurantes e clubes, sim!Ocorre que os times do Nordeste não recebem as cotas da Globo que os times cariocas recebem, e as suas torcidas sabem disso, por isso o Santa Cruz disputa com o Corinthians o título de clube com maior média de público do Brasil, mesmo disputando a terceira divisão. A Globo ainda vai acabar com o futebol brasileiro, e nenhum dirigente vai chorar por isso. Já os torcedores...
-
serio
05/03/2013 10:20:16
a manipulaçao nos ultimos anos ,(de resultados,),as absurdas diferenças de contratos que a globo pratica(principalmente )corinthians e fla), e a politica de ter ápenas 2 clubes fortes no brasil, feita pela globo, esta tirando a credibilidade do futebol, é so ver , as pesquiisas ,mostram 1 queda acentuada do futebol,na preferencia dos esportes.Decadas e decadas , de roubos e manipulaçoes,c parte da midia conivente e sem denunciar,finalmente estao dando resultado
-
MARCO VECCHI
05/03/2013 10:18:36
NÃO É SÓ ENGENHÃO E PREÇOS NÃO ! É A PÉSSIMA QUALIDADE DOS JOGOS; OS LIMITADISSIMOS RECURSOS DOS TECNICOS (SALVA O DORIVAL JR) E PRINCIPALMENTE DOS JOGADORES. PARA QUEM JÁ VIU ZICO, ANDRADE ADILIO, JUNIOR, RIVELINO, ROBERTO DINAMITE, ROMARIO, CONCA, R. GAUCHO, FRED, DIRCEU LOPES, TOSTÃO, FALCÃO, CACÁ, RIVALDO, SOCRATES, RAÍ E TANTOS OUTROS, TER QUE VER ESSAS BABAS QUE AÍ ESTÃO, CONVENHAMOS, É DE LASCAR. MUITO MELHOR É FICAR EM CASA VENDO FILME OU CURTINDO UMA BOA PRAIA. ISSO QUE ESTÁ AÍ, NÃO DÁ !!!
-
BoleiroRJ
05/03/2013 10:17:47
Do povo para o Povo...As casas BAHIAS vendem muito por quê??...Tem seu público-alvo e seus administradores sabem que dependem deles pra sobreviver...SIMPLES...abç
-
joao paulo
05/03/2013 10:17:15
O Brasil é engraçado , acho que é o unico lugar do mundo que se o estadio ta vazio é culpa do estadio e do público , nunca de quem organiza....só rindo mesmo !
-
Cesar
05/03/2013 10:00:24
Excelente só na tua cabeça de torcedor de bota mil no estádio né amigão?Passou de 20mil pessoas é muito ruim de entrar e sair sim..fora o espaço entre as cadeiras que é reduzido..o estadio por fora é até bonito mas por dentro parece o maracana da década de 50. surgindo o novo maracanã vai ficar às traças de vez.
Leia os termos de uso