Blog do Bruno Voloch

Adriana Pinheiro, do Praia Clube, se defende de favorecimento aos times mineiros na superliga feminina

Bruno Voloch

Como manda a ética e o jornalismo, e o blog não agiria de outra maneira, segue na íntegra e-mail enviado por Fernando Henrique Pinheiro.

''Bruno Voloch, bom dia!

Meu nome é Fernando Henrique Pinheiro, nascido em 12/jan/1961 na cidade de Uberlândia – MG . Sou  portador de CPF nº 399.030.876-91 e carteira de Identidade nº M-1.275.004, expedida pelo serviço de segurança pública do estado de Minas Gerais.Sou casado com Adriana Quagliatto Santos Pinheiro, umas das profissionais citadas nesta polêmica e desqualificada matéria. Ela é líder de equipes no Praia Clube, cargo que ocupa  em regime CLT e que tem como função acompanhar equipes e atletas em competições externas. Tem pós graduação, foi professora universitária , concursada, na Universidade Federal de Uberlândia e coordenadora de esportes do município de Uberlândia por vários anos, tendo vasto conhecimento, experiência além de ter curriculum vitae esportivo invejável ( que deve ser este mesmo o motivo que leva uma pessoa a incluir o nome dela numa denúncia descabida , anônima e covarde). Por 16 anos tem prestado serviços á comunidade Uberlandense, mineira e brasileira e também para a Federação Mineira e Confederação Brasileira de Voleibol. O denunciante ou a denunciante “anônimo(a)” demonstra conhecer muito bem a estrutura esportiva do Praia Clube citando o cargo que a Adriana ocupa atualmente sendo que este cargo foi criado há apenas dois anos, porém a baixeza e inveja desta pessoa não levou em consideração o fato de que por tanto tempo de luta, estudo e apesar de toda competência , seriedade e conhecimento adquirido e atestado em provas promovidas pela FMB e CBV em Campeonatos Nacionais e Internacionais , a Adriana está no patamar de apontadora e não mais que isto. Mas o suficiente para causar inveja nesta pessoa. Por todas as citações do(a) anônimo(a) demonstra que conhece bem as pessoas e cargos que ocupam em Uberlândia e usa o nome de uma pessoa de Belo Horizonte como pano de fundo e que o tempo como árbitra permite sim a ascensão ao posto de aspirante á árbitra nacional sim, sem necessitar de favorecimentos. Não conheço a pessoa citada e nem vou entrar nesta questão. Mas é só mais um fato  para se desenhar o perfil desta pessoa e o cunho do seu caráter ou acredito que seja falta de caráter e comportamento doentio Acredito que seja alguma pessoa frustrada e certamente é um(a) covarde além de incompetente que resolveu jogar merda no ventilador e que deverá pagar o preço pelo seu ato.Assim sendo , depois de tantos esclarecimentos, acredito que para você e  leitores do seu Blog, não há nenhuma dúvida de quem sou  e mesmo assim se quiserem confirmar, me coloco á v. disposição. Basta me retornar por e-mail que lhe informo meus telefones e endereços,  apesar que pela Internet e todos os dados informados, não haverá nenhuma dificuldade  em me localizar/encontrar em comunidades sociais tais como LinkedIn(profissional comercial) e Facebook(pessoal e profissional esportivo . Pela credibilidade que sua pessoa e seu blog têm junto á comunidade esportiva ( especialmente a do voleibol) com direito á espaço num portal como o UOL , muito me surpreende este seu ato pois não esperava tal negligência de sua parte quanto á seleção do material a ser  publicado no espaço do seu blog.Não quero entrar no mérito esportivo da causa que lhe questiona Voloch o porque de você publicar uma denúncia caluniadora e difamatória exatamente quando clubes mineiros citados conseguem vitórias expressivas na Superliga Feminina de Voleibol , estando você também sob risco de ser acionado pelos clubes citados, incoerentemente inclusive com matéria sua publicada em favor do trabalho desenvolvido pelo técnico do Praia Clube (Spencer Lee), uma das equipes de MG citadas. Não há outro caminho: Você deverá divulgar o nome e dados pessoais da pessoa que ofereceu a denúncia  e que você assumiu a responsabilidade de publicação, para que providências cabíveis sejam tomadas, com ações civis e criminais  e com abertura de inquérito policial em favor da apuração dos fatos citados pelo(a) cidadão(ã), para que as pessoas citadas sejam punidas por algum ilícito que hajam cometido e que sejam comprovados. Ou caso contrário,  tenham o seu direito de defesa asseguradas, conforme a Constituição Brasileira e Código de Processo Civil Brasileiro e não sendo nada provado, este(a) cidadão(ã) seja processado(a) e venha a responder processo e cumprir pena por calúnia e difamação, sendo que  tem ele(a) agora a obrigação de provar o que relatou. É muito fácil oferecer denúncia e acredito que até devemos fazê-la pelo bem da democracia, por direito  e liberdade de expressão , na defesa do bem público sobre os interesses pessoais, além de buscar  fortalecer  os interesses sociais e comunitários brasileiros sobre os pessoais, mas sempre com bases bem fundamentadas em provas e conforme a justiça brasileira requer. Este(a) cidadão(ã) constatará que junto á denúncia vem o peso das provas que já deveriam estar acompanhadas para se ter o mínimo de credibilidade e ganhar espaço na imprensa. Você Voloch, para ser imparcial como atesta em seu Blog, deveria ter exigido identificação para ter publicado uma denúncia desta natureza. Ele(a) também concluirá  que existem profissionais de bem, trabalhando pelo sucesso do esporte brasileiro e que antes de tudo são pessoas que tem princípios universais bem vivenciados no labor do seu trabalho, tanto como na educação de seus filhos e convivência familiar,com valores pessoais e espirituais positivos e muito bem definidos, exemplificados no dia a dia do seu trabalho inclusive profissional esportivo e que vivem em sociedade  e numa comunidade onde também constituem famílias e estas foram envolvidas e também foram ofendidas. Este(a) cidadão(ã) deve saber da integridade exemplificada em todos os atos das Adriana e que deve também conhecer e invejá-la pela sua competência e honestidade nas suas atuações cotidianas. Pelo direito de resposta e de apuração de todos os fatos , solicito aqui que você Voloch ,informe  de público a quem interessar, quem é o(a) cidadão(ã), assim como publicou a denúncia da mesmo forma :pública e sem restrição! Vamos resolver isto  de forma civilizada e legalmente. Se a intenção era obter ganho de publicidade e notoriedade e não sei a quem interessa mais este tipo de atitude, vamos tornar este caso exemplar: um caso de polícia para punir culpados! E que seja(m) punido(s)(a) (as) quem de fato merecer de acordo com fatos apurados e não por divagações de um(a) anônima(a) covarde e sem moral. Tenho consciência de que á partir deste momento, mesmo estando editando uma mensagem  eletrônica / digital , estando protegido momentaneamente pelo “pressuposto de liberdade de expressão anônima e inatingível “, por me encontrar  por detrás de uma tela de computador, passo a ser responsável por qualquer informação que eu lhe transmita, inclusive sabedor que sou do ônus de responder civil e criminalmente por citação de pessoas e fatos ligados às mesmas , seja qualquer  cidadão brasileiro ou não,  por lícito ou ilícito, previsto em constituição, por manifestação pública ou privada que venha a difamar, caluniar e denegrir a imagem de qualquer outro ser humano. Voloch, alguém resolve enviar á você , por e-mail, uma denúncia que “parece ser anônima” e você a publica integralmente. Surpreendente a sua conduta de divulgação Voloch, que colaborou para incriminação pública, em atos ilícitos não comprovados e nem sequer apurados das pessoas citadas. Isto extrapola o campo esportivo e profissional. Por isto sugiro que não dê abertura para este tipo de ação, ou mesmo , caso resolva assim proceder, que esteja respaldado para que não seja também incriminado  além de correr riscos de perder a credibilidade perante seus admiradores e leitores por comentários desta natureza e sem identificação de origem. Alguém em algum comentário anterior já citou e vou só reescrever: Voloch, por caso foi efetuada alguma apuração da denúncia antes da publicação no seu blog? Existe alguma prova que dê credibilidade ás informações enviadas e publicadas por alguém que você ( Voloch ) concordou em não citar nome nem CPF?? como por exemplo: fulano de tal, no jogo tal , fez isto ou aquilo em favor do clube tal. Desta forma, você está assumindo a função de co-autor da denúncia ao publicá-la sem restrição e/ou apuração?……………………continua para conclusão!!!!  Fernando Henrique Pinheiro Professor Educação Física Empresário Comercial Uberlândia MG CPF: 399.030.876-91 RG: M-1.275.004 – SSP-MG''

Caro Fernando, acho justa e válida sua defesa, e seu e-mail, conforme solicitado, foi exibido na íntegra. Nada mais correto como citei acima. Agora, da maneira como conduzir a reportagem, o jornalista em questão agradece os adjetivos usados e conselhos, mas sabe exatamente como proceder. O blog se sente no direito de preservar suas fontes, assim como revela as mesmas quando se faz necessário, caso da Adriana Pinheiro.

Vale ressaltar que o uso de palavrões e demais expressões ofensivas estão proibidos. Os usuários que querem fazer críticas construtivas vão entender, mas aqueles que tentarem denegrir a imagem de a, b ou c darão razão à necessidade da restrição.

E aí Federação Mineira ?

Laerte de Souza ?

CBV ? Nada a declarar ?

Algumas questões seguem sem respostas. Será que somente a corajosa Adriana Pinheiro vai aparecer ?

 

 

 

  1. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    29/12/2012 15:41:51

    No mesmo instante que li a publicação inicial elaborei e enviei resposta sem o conhecimento dela, assim como estou procedendo neste momento, quando estou te respondendo sem que ela saiba. Se já leu tudo sobre, sabe que confirmei o que era verídico ( vínculo empregatício ) e passei a questionar sobre o pior da publicação: provas de que este vínculo gerou "favorecimento aos times mineiros na superliga feminina" como se pode confirmar na manchete. Nossos pais são vivos, assim como filhos, netos, irmãos, sobrinhos além de um grupo bastante extenso de amigos no campo esportivo, profissional e pessoal-social. Imagina o quanto isto gerou de "alegria e satisfação" neste final de ano de 2012. Foi um presente e tanto.

  2. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    29/12/2012 15:34:20

    quando vi a publicação inicial com o nome dela sendo citado me senti tão ofendido quanto. Assim como estou lhe respondendo agora sem que ela saiba e possa opinar a respeito se concorda ou não, nada comentei e tomei a iniciativa de elaborar e enviar a primeira resposta , bem extensa por sinal , para esclarecer todos os pontos levantados. Enviei sem o conhecimento dela ( Adriana). Temos ainda vivos nossos pais, filhos, irmãos, cunhados(as), sobrinhos(as) , neto e netas, além de um número muito grande de pessoas amigas no meio esportivo, profissional e pessoal. Quando o nome dela foi estampado depois como manchete na página da UOL , imagina o quanto isto nos "encheu de alegria e contentamento"? Ninguém se manifestou (e acredito que nem se manifestarão) porque a matéria é vazia e não apresenta fatos nem provas do que acusa. para que fiq

  3. David Denis Lobão

    28/12/2012 11:15:45

    Uma dúvida: pq não foi a própria Adriana quem respondeu e assinou o direito de resposta? Pq foi o marido dela?

  4. David Denis Lobão

    28/12/2012 11:00:04

    Parei de ler quando vi a baixa expressão "jogar merda no ventilador"

  5. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    27/12/2012 14:24:00

    Me perdoe Juliana Audi, porém não posso concordar com a sua afirmativa que utilizei palavras de baixo calão. Afirmo que a vontade era esta mesma: publicar todos os xingamentos que me vieram á cabeça quando soube da matéria e citação da Adriana como possível "favorecedora á clubes mineiros"! Putz a revolta ainda é enorme. Imagina no calor do primeiro momento, no auge do choque e da indignação com tal injustiça..Aguardei horas para buscar expressar-me sem ultrapassar um limite. Pessoas postaram que se enjoaram e se enojaram por textos enormes. Concordo com elas. Como não desabafei como queria e gostaria, de devolver na mesma moeda, pelo menos houve um desabafo em termos de volume de palavras. Penso que não utilizei palavras de baixo calão e se você encontrou alguma, em algum texto meu, me surpreenderei por isto. Vou revisá-los apesar de serem todos bem extensos ( como disse foram desabafos e também extensos na tentativa de ser bem detalhista e minucioso, para não deixar margem de dúvidas).

  6. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    27/12/2012 14:07:41

    Pensei em me calar por uns dias pra ver que rumo toma este assunto. Mas não pode e nem vai cair no esquecimento não. Outras pessoas já cobraram uma manifestação do nobre jornalista que simplesmente jogou merda no ventilador e agora silencia. Poderoso não? Será que está reunindo provas do tal "favorecimento"?

  7. Robson

    27/12/2012 08:47:02

    Caro Bruno Voloch,Como você mesmo disse: "o blog se sente no direito de preservar suas fontes..." Todavia faltou a você apurar as informações do denunciante antes de simplesmente publicar um e-mail com as denúncias. Ao simplesmente receber uma missiva e publicar sem nenhum critério, você pode ter cometido uma grande injustiça contra pessoas citadas pelo missivista e cujos nomes você publicou no blog. Será que as pessoas alvos da denúncia realmente são culpadas ou estão envolvidas em esquemas que sua fonte denunciou? Você como jornalista reuniu as provas para depois publicar? Onde fica a imparcialidade jornalística necessária quando o assunto é uma denúncia séria contra pessoas, sem que houvesse, por parte do denunciante as provas reais de favorecimento? Gostaria você que outro jornalista publicasse uma missiva acusando-o de favorecimento a alguém sem antes se preocupar de comprovar a veracidade dos fatos?

  8. Juliana Audi

    26/12/2012 22:48:17

    Entre todas as agressões verbais e morais aqui veiculadas, finalmente alguém com inabalável sensatez. Itens perfeitamente colocados pelo Ulisses. Concordo com cada ponto exposto, visto que os questionamentos são pertinentes e não banhados por uma raiva desmedida como a demonstrada no e-mail enviado pelo Sr. Fernando, esposo da Sra. Adriana Pinheiro. Não houve no e-mail nenhuma argumentação comprobatória da lisura das promoções aplicadas (como a que o próprio cobrou do Sr. Bruno Voloch), apenas ofensas e palavras de baixo calão contra a outra parte e elogios à carreira daqueles a quem tentou defender. De qualquer modo, é válido o direito de defesa do qual se utilizou o Sr. Fernando. Embora aquele que, de fato, desejamos ouvir é o Sr. Laerte. Att

  9. Madonna

    26/12/2012 18:56:10

    Queridos fãs, me desculpem por não estar mais comentando os posts desse blog, todavia, há uma explicação razoável para isto; eu estou com preguiça de ler esses e-mail gigantes, parece até minha conta bancária. Não estou com conhecimento sobre esses assuntos, quando ele voltar a comentar a Superliga, certamente, voltarei também. Beijinhos da diva.

  10. Renato

    26/12/2012 15:43:26

    Sim amor, mas o Minas não é mais. Já foi. Já contribuiu, já foi potencia. Hoje luta pra ficar entre os 8 primeiros. O mesmo acontece com Pinheiros. O que é discutido é aí é atual. Cada um já contribuiu com a sua parte. Se há favorecimento de alguma forma, não vai favorecer times como esses, que atualmente, pouco fazem na SL. Minha opinião é que PC e Minas são fogo de palha, vou continuar a achar isso até o fim. Play off é só pros grandes! E eu só torço pra time grande, beeeem grande!

  11. Carlos moreno

    26/12/2012 15:20:42

    A ética parte de cada um, não é pq alguem diz q não tem problema nenhum que vc vai la e faz com a consciencia limpa. Não duvido da sua honestidade e da sua mulher, mas ñ deveria aceitar o convite quando fosse escalada nos jogos do Praia, é porisso que o Brasil ñ pode ser considerado um país sério. Acho que no seu lugar tb ficaria indignado com acusações sem provas e tb iria queria saber quem aponta o dedo e acusa. Mas tb ñ concordo em funcionario de um time trabalhar no jogo do time, se todos fazem isso, TODOS ESTÃO ERRADOS.

  12. Felipe Lima

    26/12/2012 13:13:39

    O post está na 2ª página do blog.Segue link:http://blogdobrunovoloch.blogosfera.uol.com.br/2012/12/22/denuncias-de-apadrinhamento-e-possivel-favorecimento-aos-times-mineiros-na-superliga-feminina/

  13. TITANIC 100 ANOS

    26/12/2012 11:20:56

    TODAS~AS ATENÇÕES VOLTADAS PARA DO DIA 11/01 . RIO DE JANEIRO E OSASCO. VAMOS VER QUEM VAI SE DAR BEM. A DIVA REGIS DEVE TA TREMENDO DE MEDO DAS OSASQUENSES QUE POR SINAL LEVAM VANTAGEM. EU ESTAREI DE PRONTIDÃO E VOU RESSURGIR DO FUNDO DO ATLANTICO ESPECIALMENTE PARA AFUNDAR A DIVA REGIS PELOS CABELOS VOCES VERÃO KKKKKKKKKKKKK, MAS TO PENSANDO EM LEVAR A LOGAM TOM TB. O QUE VCS ACHAM? SERÁ QUE A DANI SUCO VAI SUPORTAR A PRESSÃO. E O RUINZOMAR?

  14. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    26/12/2012 10:40:00

    Sr. João, bom dia!Vou responder com parte do texto já publicado para que não estiquemos mais este assunto."Se o cara se limita a dizer que fulano e beltrano não poderiam ou deveriam atuar nas partidas das equipes A e B por questão de regulamento, tudo certo. Agora atrelar atuações com favorecimentos tem um espaço grande aí! "

  15. Fabio Alexandre

    26/12/2012 09:41:07

    Bom, acho esse assunto técnico demais pra opniar e tals...mas como é um blog posso comentar o q me chama atenção na matéria.O posicionamento do Bruno me causa nojo em várias matérias do blog e esse Jogar no ar coisas é terrível tbm....deveria ter sido mais claro nessa postagem de favorecimentos e tal...Mas o marido ficar aqui defendendo a mulher me irrita do mesmo jeito. Parece mãe que compra a briga do filho. Sei lá se fosse advogado vá lá... mas enfim, como eu disse não posso falar tecnicamente das denúncias... só não aceitaria Eticamente ser auxiliar numa partida de meu time, mesmo que a confederação me escalasse....tenho esse direito.

  16. Felipe Reis

    26/12/2012 09:04:42

    A denúncia anônima deve ser apurada, e a arbitragem nacional realmente precisa de uma maior atenção (apesar que, quando comparada à arbitragem internacional, acredito que está anos luz à frente). Agora, dizer que equipes mineiras estão sendo beneficiadas? Há anos sofremos aqui em MG com o favorecimento de equipes paulistas e cariocas, seja na arbitragem, ou mesmo no trabalho de narradores e comentaristas do SporTV (o que posso dizer que melhorou bastante desde a saída da Dulce Thompson, mas ainda há resquícios fortes). Vamos valorizar o trabalho feito por essas equipes mesmo com investimentos infinitamente inferiores, e torcer pra que um dia voltemos a ter equipes com plantel para disputa do título.

  17. alexandre mota

    26/12/2012 08:53:18

    Falô MÃE DINÁH.

  18. alexandre mota

    26/12/2012 08:50:59

    O SESI tem um monte de jogadoras e só.Quem é o treinador?

  19. João

    26/12/2012 08:27:10

    Sr. Fernando, não entendi sua resposta. Sua esposa é funcionária do Praia e apontadora, correto? Então porque a indignação? Não foi a verdade que o sujeito do email falou? Ninguém disse se isso é correto ou incorreto, mas não deveria acontecer, acredito em conflito de interesses nesse caso sim. O que você acha?

  20. Vic-BH

    26/12/2012 08:22:40

    Quanta ignorância! Primeiro: seus tios são os irmãos de seu pai e de sua mãe. Não tenho parentesco com nenhum dos dois (graças a Deus).Segundo: somos, sim, parte importante da história desse pais. Na SL temos 5 títulos, sendo 4 masculino e 1 feminino. Além dos anteriores que vc citou.Seja grato a Minas, Pinheiros, entre outros que vc citou e que dão grandes contribuições ao volei brasileiro.A propósito: qual é o time da sua cidade e há quantos anos ele contribui para o esporte do nosso país?

  21. Vic-BH

    26/12/2012 08:18:09

    Seus tios são os irmãos de sua mãe e de seu pai. Não sou parente em nenhum grau dos dois (graças a Deus).Realmente, os times mineiros têm hostória. Fornecem craques para as seleções masculina e feminina há décadas. Aliás, qual o time para o qual vc torce? Não deve ter um. Vc além de não saber de volei, não sabe como um clube ou país se tornam uma potência esportiva. Vc deveria ser grato a clubes como Minas e Pinheiros, Os projetos deles não vão acabar, pois não vivem de patrocinadores. São entidades fortes e que sobrevivem, mesmo que com equipes de base, há mais de 50 anos. Aprenda isso e aplique na sua cidade.

  22. Marcelo Bari

    26/12/2012 08:15:24

    Voloch, Alguma vez você se deu ao trabalho de pesquisar, historicamente, o favorecimento da CBF aos clubes de futebol do Rio e São Paulo. Você já parou para pensar nisso?! Não, então o faça!!!!

  23. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    26/12/2012 01:55:41

    Sandra, já consultei um jurista!O Sr. Bruno Voloch pode e tem mesmo o direito de manter em sigilo a sua "fonte de informações".Porém ele mesmo pode vir a responder em juízo pelas publicações.Simples assim.Não acredito que nesta altura dos acontecimentos o "tal cara que enviou e-mail a ele" vá dar as caras.Também pode acontecer de os clubes(Minas TC e Praia Clube), a FMV, a CBV , além dos outros profissionais citados, passarem a exigir esclarecimentos quanto á "denúncia de possível favorecimentos a clubes mineiros na Superliga Feminina de Voleibol", matérias amplamente divulgadas neste blog, com direito a manchetes.Penso que o tiro pode sair pela culatra e o caldo pode engrossar.Antecipo á você que se não houver uma reparação pública, com esclarecimentos sobre a diferença de ser escalada para atuar em jogo(s) do Praia Clube( ato que fere ou pode ferir o regulamento da Superliga), sendo funcionária do referido clube e "afirmativa de favorecimentos a clubes mineiros"( afirmativa de ação de má fé, dolo, ilícito ) podemos sim chegar até o Supremo , por que não?Vamos aguardar os posicionamentos de cada um ou de todos.

  24. ROBINSON

    26/12/2012 01:36:48

    BOA NOITE! A FEDERAÇÃO DE CADA ESTADO JUNTO A CBV, ESCALA ÁRBITROS DA REGIÃO MESMO, E CONCORDO COM ESSA CONDUTA, NÃO TEM CABIMENTO UM ÁRBITRO SAIR DE SP PARA ARBITRAR LÁ NO SUL, POR QUESTÃO DE ÁRBITROS ESTAREM AGINDO SEM ÉTICA, NÃO ACREDITO QUE ISSO OCORREU. JÁ PRESENCIEI ÁRBITROS DA FEDERAÇÃO ARBITRAREM JOGOS DA REGIÃO AQUI DE SÃO PAULO E NÃO VEJO NENHUMA POSTURA ANTI ÉTICA . OS RESULTADOS EXPRESSIVOS OCORRENDO NAS EQUIPES MINEIRAS DIANTE DE GRANDES EQUIPES, NÃO VEM DE ATITUDES ANTI ÉTICAS DE ÁRBITROS E SIM DO TRABALHO QUE OS MESMO VEM REALIZANDO COM COMPETÊNCIA. NÃO É DE HOJE QUE COISAS COMO ESSAS AQUI NESTE BLOG ACONTECE. E NÃO SEI PORQUE ALGUMAS COISAS QUE POSTO NESTE BLOG, NÃO SÃO PUBLICADAS, O ADMINISTRADOR NÃO PUBLICA. ENGRAÇADO PESSOAS PUBLICAM O QUE QUEREM E NÃO QUEREM OUVIR AS OPINIÕES DOS OUTROS.ATTROBINSON

  25. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    26/12/2012 01:29:43

    Repetindo Leonardo,Prezado Leonardo, boa tarde e feliz natal!Eu não acho ético. Ela (Adriana, minha mulher ) e nenhuma pessoa ligada ao Praia Clube assim como também nenhuma outra pessoa ligada a outros clubes também( não pode ser aplicada esta regra exclusivamente à Adriana e ao Praia Clube) não deveriam ser escaladas para se evitar este tipo de polêmica, mesmo que não aconteça (como nunca aconteceu) de receber crítica por algum erro crasso de apontamento ou de alguém citá-la como favorecedora do clube A ou do clube B.A escala não é ela quem elabora. Ela cumpre eticamente e com total responsabilidade,.lisura, imparcialidade e competência tudo o que se espera de uma apontadora, com total domínio e conhecimento de suas atribuições enquanto apontadora. Tanto que a própria CBV a convoca para jogos internacionais por exercer a função há mais de 16 anos.Não sei a sua idade mas digo-lhe uma coisa pelos meus mais de 40 anos no meio esportivo: não só a incompetência gera conflitos; a competência gera conflitos porque se diferencia dos incompetentes que acabam por se sentirem injustiçados,perseguidos.Sofremos discriminação por competência e na sua vida você encontrará este tipo de preconceito muitas vezes e em diversas atividades. Isto não é raro não, porque causa inveja em quem quer derrubar pessoas por serem competentes , dedicadas, trabalhadoras , etc.Vou além. Existe preconceito até de honestidade. Os desonestos não gostam dos honestos por perto pois podem colocar os seus atos ilícitos em risco. Pense aí!

  26. Renato

    25/12/2012 22:39:18

    Não fio. Minas não ganha um titulo feminino há 10 anos e masculino há 6 anos. A história está escrita mas pertence ao passado. Praia Clube, Minas fem. e Minas masc. são fogo de palha sim. Se chegaram as semifinais, não chegaram a final, oras. Se fossem tão bons a ponto de serem favorecidos ( como se discute aqui), chegariam a todas as finais e ganhariam tudo. Isso é tudo conversa furada. Esses times são fogo de palha sim. Assim como ja tiveram tantos, VF, Brusque, São Caetano, Pinheiros SKY, e Campinas será o próximo. Quero ver esse projeto existir daqui a 2 ou 3 anos. Vai acabar, como sempre. Graças a Deus não sou torcedor desses times fogo de palha. Minas pode ter história, mas ela está lá no passado. Na Biografia da Superliga, com os titulos que eles ganharam nos anos 90 e mais uns poucos nos anos 2000. Favorecimento seria era se existisse pra times de RJ e SP. Favorecer pra times mineiros é uma verdadeira piada. E isso porque o Praia Clube é o mesmo time da temporada passada. Só porque a Herrera fez 150 pontos , os torcedorezinhos do Praia já estão em polvorosa. Vão se catar, eliminados nas quartas pelo Sesi-SP. Aguardem!

  27. rogerio de alvarenga

    25/12/2012 21:01:35

    Mesmo que o jornalista tenha recebido o tal e-mail anônimo, ele tinha a origem. Na verdade, ele quis fazer fofoca e prejudicar os mineiros que entram sempre pra atrapalhar as combinações e articulações. Com a inauguração das novas sedes da copa, a hegemonia do eixo vai ser desmitificada. O Brasil é muito grande pra ficar somente nessa periferia. Segura essa!!!

  28. Beatriz

    25/12/2012 20:54:48

    Ta... vc falou, falou e não respondeu ao que eu perguntei, e outra o Cruzeiro não deixa de ser mineiro

  29. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 19:59:02

    valeu aí....Ulisses Alves Maciel Neto...colocando os pingos nos "is" com a maior naturalidade e sem estardalhaços!

  30. Luiz Fernando

    25/12/2012 19:29:12

    Rio, São Paulo, Sta. Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco, outros estados, e, até Minas Gerais, são unidades da federação que têm tido relativo sucesso no volei brasileiro. Com a globalização nos esportes (e o volei não é exceção) acredito que o clube, entidade, associação, patrocinador, o que seja, que despenda dinheiro e esforço para ver sua equipe de volei se destacar, tem mérito (veja a miscelânea de origem dos(as) jodadores(as) que compõe nossas equipes de volei. O que importa é que continuemos lutando para que este esporte permaneça sendo, pelo menos, o segundo mais aprecidado no país. Quanto aos títulos conquistados, parabéns às equipes de Minas, do Rio, de São Paulo e de outros estados que possuem vitórias significantes. Que importa que o Solys, campeão do mundo em 2012 seja de Osasco, SP? O que vale é que é um time brasileiro. PS. Torço para o novo Amil, que montou uma estrutura invejável para a prática do volei que poucas entidades possuem, contratou o melhor técnico do mundo (não sou eu quem diz) e mesmo assim perdeu recentemente por 3 a 0 do Praia Clube (Banana Boat) em casa e nem por isso se pode apontar culpa em arbitragem o qualquer outra coisa. Vamos apreciar o esporte como ele é, sem chegar ao ponto da paixão bairrista que só faz mal. Paixão é pelo time, pelo esporte, pelo volei bem jogado. Vamos deixar fofoca e diz-que-diz para o futebol. Vamos manter-nos um pouco mais puros. Faz bem à alma.

  31. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 17:46:59

    Prezado Leonardo, boa tarde e feliz natal!Eu não acho ético. Ela (Adriana, minha mulher ) e nenhuma pessoa ligada ao Praia Clube assim como também nenhuma outra pessoa ligada a outros clubes também( não pode ser aplicada esta regra exclusivamente à Adriana e ao Praia Clube) não deveriam ser escaladas para se evitar este tipo de polêmica, mesmo que não aconteça (como nunca aconteceu) de receber crítica por algum erro crasso de apontamento ou de alguém citá-la como favorecedora do clube A ou do clube B.A escala não é ela quem elabora. Ela cumpre eticamente e com total responsabilidade,.lisura, imparcialidade e competência tudo o que se espera de uma apontadora, com total domínio e conhecimento de suas atribuições enquanto apontadora. Tanto que a própria CBV a convoca para jogos internacionais por exercer a função há mais de 16 anos. Não sei a sua idade mas digo-lhe uma coisa pelos meus mais de 40 anos no meio esportivo: não só a incompetência gera conflitos; a competência gera conflitos porque se diferencia dos incompetentes que acabam por se sentirem injustiçados,perseguidos. Sofremos discriminação por competência e na sua vida você encontrará este tipo de preconceito muitas vezes e em diversas atividades. Isto não é raro não, porque causa inveja em quem quer derrubar pessoas por serem competentes , dedicadas, trabalhadoras , etc. Vou além. Existe preconceito até de honestidade. Os desonestos não gostam dos honestos por perto pois podem colocar os seus atos ilícitos em risco. Pense aí!

  32. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 17:28:14

    Walter, pessoas de Minas têm falhas e cometem deslizes todos os dias sim e apresente-me quem não seja de Minas e não tenha suas falhas e não cometa deslizes. Está falando de que natureza de deslizes? Erros pessoais que cometemos á toda hora? Não meu amigo, infelizmente o que foi citado é "ação de má fé" para "favorecimento a determinados clubes em prejuízos de outros". Consegue enxergar que há uma grande diferença?Isto tem nome: falta de caráter. Quem aceita ou se planeja para "cometer erros pensados para garantir vantagens a uns em prejuízos de outros é desonesto". Esta questão é mais em baixo, ou para você tanto faz? Não foi isto que meus pais e meus sogros nos ensinaram. E não é isto que ensinamos aos nossos 4 filhos. E nossos filhos ensinam aos nossos 3 netos os mesmos princípios e valores aprendidos em casa.

  33. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 17:17:36

    Mateus, boa tarde e feliz natal!Quando vc diz relaxa e ninguém vai dar bola pra denúncias, eu concordo com você . Quando vc diz que os times mineiros não vão ganhar nem com 15 árbitros, isto parece colaborar para a celeuma de que há favorecimento pela boa campanha (principalmente do Praia Clube) dos times mineiros, por parte de equipes de arbitragem. O que não posso aceitar e fico indignado aponto de ainda dar resposta para algumas outras pessoas (não você) que postam um monte de coisas que nada têm a ver com o cerne da questão. O melhor mesmo de tudo é procurar aproveitar o fim de ano com minha mulher e esquecer este episódio porém não é muito meu estilo. Eu ajo dentro de uma postura tal que para não ser questionado sobre qualquer fala, então primeiro me garanto de que quando eu vá falar algo eu possa provar, ou seja, o que eu fale seja a expressão da verdade. Tenho compromisso com a verdade e assim agimos em família desta mesma forma, dentro deste padrão. Daí a dificuldade de relaxar e deixar rolar falas estranhas colocando em dúvidas valores de pessoas de bem. Se o cara se limita a dizer que fulano e beltrano não poderiam ou deveriam atuar nas partidas das equipes A e B por questão de regulamento, tudo certo. Agora atrelar atuações com favorecimentos tem um espaço grande aí! Obrigado por suas sugestões que admito, são as melhores; relaxar e ainda me divertir lendo absurdos de leigos no assunto e ignorantes na vida!

  34. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 16:48:43

    Ulisses Alves Maciel Neto.Não agradeço por concordância pessoal porém agradeço por compreender diferenças de casos, situações, o que podemos atribuir de favorecimentos como condutas de má fé e o que é Ética no sentido de cumprir-se o regulamento, de quem é a responsabilidade e etc.. Estou preocupado porque não estou conseguindo visualizar mais o post que continha a tal denúncia no Blog do Sr. Bruno Voloch. Alguém ainda está conseguindo visualizá-la? Vou continuar a procura. Alguém posta algo e de repente a coisa não está mais disponível? Estou estranhando.

  35. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 16:35:43

    Renato Tricolor, UUUffffaaa. Até que enfim "pessoas do ramo" estão se inteirando e se manifestando.Gostei que você compreendeu a situação toda. Existe uma enorme distância entre apadrinhamento, falta de ética, falta de competência e "ilícitos para favorecimentos". Mas tudo isto foi jogado dentro do mesmo contexto. Conforme publicação do Sr. Bruno Voloch estas acusações ( nada claras e totalmente desconexas com as manchetes escolhidas e publicadas de favorecimentos) foram recebidas por ele na caixa postal dele. Acusações pessoais contra profissionais foram postadas com nomes completos e cargos. Agora para que se faça justiça de provar o que se está acusando , o jornalista não informa quem é a pessoa, por direito de preservar a fonte. Consultei um jurista no dia de hoje e ele diz que quando é utilizado este direito previsto na constituição (de preservação da fonte de informação) a pessoa que acusa (no caso o Sr. Bruno Voloch) é quem responde pela publicação. vamos aguardar os acontecimentos.É bom e muito mais fácil responder a quem entende do que está escrevendo. Feliz natal!

  36. Ulisses Alves Maciel Neto

    25/12/2012 15:35:29

    Como esse assunto rendeu uma outra postagem aqui no blog, gostaria de tomar a liberdade de escrever algo que já escrevi na primeira em resposta a algumas observações feitas pelo marido da sra. Adriana Pinheiro. Não sou ligado à área do Direito, mas sei que a Justiça deve-se preocupar, a todo momento, com a abertura de precedentes. Então, gostaria de fazer algumas colocações e questionamentos.(1) As pessoas acima citadas (que foram escaladas ou receberam promoções) não são aquelas de quem nós, que acompanhamos o voleibol e somos apaixonados por esse esporte, queremos ouvir quaisquer manifestações. É admirável a atitude do sr. Fernando Henrique Pinheiro em vir prestar esclarecimentos, visto que sua esposa é citada na matéria, mas é o sr. Laerte quem queremos ouvir.(2) A reclamação do sr. Fernando Henrique Pinheiro, sobre a falta de identificação do denunciante, é procedente. De outra maneira, fica difícil diferenciar denúncia de fofoca e qualquer pessoa que nutra antipatia por alguém pode veicular informações inventadas para denegrir a imagem deste, utilizando-se de veículos de comunicação de credibilidade.(3) As escalações de pessoas ligadas a algum clube deveriam ser proibidas em qualquer jogo da Superliga, visto que os resultados indiretos também têm influência sobre os clubes.(3) Sobre o currículo do sr. Laerte e das pessoas que receberam promoções, não há dúvida de que são do mais alto gabarito. Mesmo assim, isso talvez não outorgue ao sr. Laerte (e a qualquer outra pessoa) o direito de promover a meritocracia baseando-se em critérios subjetivos. O que queremos saber é: QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELA FEDERAÇÃO PARA A EVOLUÇÃO NA CARREIRA? Se é o currículo do candidato à promoção, quais são os pontos que são avaliados, como isso é documentado e quem avalia esse currículo?Uma pessoa que está ingressando nesta carreira, tem o direito de saber por quais critérios e por quem ela será avaliada.Como ditado: à mulher de César não basta ser honesta, tem que parecer honesta. http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/mulher-cesar-nao-basta-ser-honesta-tem-parecer-honesta-433389.shtmlNão deve haver espaço para a dúvida e essa dúvida que gerou toda essa discussão (apesar do teor agressivo das denúncias). Procedimentos simples como os citados acima sobre as escalações e um bem fundamentado plano de carreira dentro das federações acabariam com tudo isso.O coronelismo não deve ter espaço num espaço onde impera a ética.

  37. Ulisses Alves Maciel Neto

    25/12/2012 15:20:08

    PrezadosComo esse assunto rendeu uma outra postagem aqui no blog, gostaria de tomar a liberdade de escrever algo que já escrevi na primeira em resposta a algumas observações feitas pelo marido da sra. Adriana Pinheiro. Não sou ligado à área do Direito, mas sei que a Justiça deve-se preocupar, a todo momento, com a abertura de precedentes. Então, gostaria de fazer algumas colocações e questionamentos.(1) As pessoas acima citadas (que foram escaladas ou receberam promoções) não são aquelas de quem nós, que acompanhamos o voleibol e somos apaixonados por esse esporte, queremos ouvir quaisquer manifestações. É admirável a atitude do sr. Fernando Henrique Pinheiro em vir prestar esclarecimentos, visto que sua esposa é citada na matéria, mas é o sr. Laerte quem queremos ouvir.(2) A reclamação do sr. Fernando Henrique Pinheiro, sobre a falta de identificação do denunciante, é procedente. De outra maneira, fica difícil diferenciar denúncia de fofoca e qualquer pessoa que nutra antipatia por alguém pode veicular informações inventadas para denegrir a imagem deste, utilizando-se de veículos de comunicação de credibilidade.(3) As escalações de pessoas ligadas a algum clube deveria ser proibida (3) Sobre o currículo do sr. Laerte e das pessoas que receberam promoções, não há dúvida de que são do mais alto gabarito. Mesmo assim, isso talvez não outorgue ao sr. Laerte (e a qualquer outra pessoa) o direito de promover a meritocracia baseando-se em critérios subjetivos. O que queremos saber é: QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS UTILIZADOS PELA FEDERAÇÃO PARA A EVOLUÇÃO NA CARREIRA? Se é o currículo do candidato à promoção, quais são os pontos que são avaliados, como isso é documentado e quem avalia esse currículo?Uma pessoa que está ingressando nesta carreira, tem o direito de saber por quais critérios e por quem ela será avaliada.

  38. Saulo Silva

    25/12/2012 13:08:29

    concordo com a opinão do Professor, esse cara precisa e umas aulas de português, escreveu muita bobagem, puro solecismo.

  39. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 12:07:49

    Mateus, desculpe-me mas acredito que ainda não há a compreensão dos fatos citados. Minha esposa poderia ter "culpa no cartório" por ser funcionária do Praia Clube e ter sido escalada para atuar como apontadora na(s) partida(s) do Praia Clube? Ela deveria ser punida por que? Mas conforme você mesmo sugeriu todo ilícito é passível de punição. Onde há o ilícito cometido pela Adriana? É tão simples e foi sendo complicado para confundir a opinião pública e manter a polêmica alimentada.

  40. FERNANDO HENRIQUE PINHEIRO

    25/12/2012 11:50:54

    Prezados leitores, bom dia e feliz natal a todos!Este assunto está ganhando notoriedade e espaço por demais e isto deve estar interessando a alguém.Vamos tentar simplificar tudo. Ficará mais compreensível e menos cansativo (sempre lembrando que a questão de não colocar árbitros da cidade e apontadoras com vínculos empregatícios com clubes deve ser compreendida como um erro de escalação que fere o regulamento e só. Se atuação de qualquer árbitro ou apontadora tivesse sido questionada, se alguma apuração comprovasse que os mesmos erraram em favor dos clubes da cidade aí sim poderíamos classificar de "favorecimento". Caso contrário a apuração é de natureza ética e não de "favorecimento" que pressupõe atuação ilícita).Vamos lá então! Um(a) cara envia um e-mail ao Bruno Voloch ( segundo palavras dele Voloch) que o publica na sua íntegra.O teor do e-mail diz:1)Fulana de tal de BH foi favorecida pelo diretor de arbitragem da FMV , ganha promoções meteóricas ( esta fulana de tal não atua como árbitra na superliga feminina ou masculina de voleibol então não há "favorecimento" associado. Pode ter acontecido aos olhos do denunciante um "apadrinhamento". Onde isto está ligado com favorecimento de clubes mineiros na superliga?);2) o árbitro André é irmão do Amorival, que é assistente técnico do Praia Clube . Onde há aí denúncia de favorecimento? Há citação de que no jogo tal e tal, o árbitro citado favoreceu a equipe do Praia Clube pelo fato de ser irmão do assistente técnico? Mais uma vez não há nenhuma relação do ponto de vista técnico. Existe alguma denúncia/ reclamação de algum clube adversário de que ele (André) teria favorecido o Praia Clube em alguma partida local em que ele arbitrou?Eticamente não deveria arbitrar nenhum jogo do Praia Clube, mas daí associar a atuação do árbitro á favorecimento ? Não vi na publicação inicial da matéria nenhuma acusação ou citação pontual a este respeito, que por sinal , parece que sumiu do Blog do Voloch. Cadê a publicação inicial Sr. Voloch, com o e-mail que o Sr. disse ter recebido na sua caixa postal? Por que ela foi tirada do ar? ;3) O(a) denunciante alega que o diretor de arbitragem da FMV deu de presente de casamento , promoção á apontadora Míriam. Onde este fato está relacionado com "favorecimentos" á clubes mineiros na superliga feminina de voleibol? ( terceira situação apresentada e terceira mancada seguida ). Para conhecimento público, a apontadora citada é da cidade de Patos de Minas e não tem vínculo empregatício nenhum com nenhuma das equipes mineiras citadas ( Minas TC e Praia Clube). Quem conhece o trabalho desta profissional, sabe da competência e lisura de caráter desta pessoa que não precisaria receber "presente como promoção". Mas volto a frisar que este fato acusatório também não tem nenhum vinculo com as manchetes publicadas no Blog do Sr. Voloch de "favorecimento aos clubes mineiros". Só na cabeça de um invejoso , um caluniador e na(s) cabeça(s) de sensacionalista(s)m polêmico(s) para ligar um fato deste à "favorecimentos" 4) a Sra. Adriana Quagliatto Santos Pinheiro é funcionária sim do Praia Clube (como já esclarecido) em regime CLT. Isto implica que ela "favoreceu" os clubes mineiros em suas atuações como apontadora? Os leitores sabem qual é afunção das apontadoras numa partida de voleibol. Acredito que sim e saibam da diferença entre arbitrar uma partida e ser apontador de uma partida? O(a) próprio(a) denunciante citou muito rapidamente o nome dela(Adriana) apenas como sendo funcionária (o que deveria ser coibido por questões de regulamento da CBV) e nada mais citou a não ser o vínculo empregatício. Onde há denúncia de "favorecimento" conforme manchetes do Sr. Bruno Voloch? Onde há na "denúncia" alguma citação de apadrinhamento dela na progressão de carreira dela(16 anos) como apontadora da FMV e CBV?Para quem conhece o voleibol e para quem sabe a diferença entre escala indevida e ato ilícito visando favorecimento entende bem a diferença enorme das situações. Não estou aqui postando para leigos nem para curiosos que querem opinar sem conhecimento de causa. Mas a manchete escolhida pelo nobre jornalista e atribuída á matéria e defesa não poderia ser mais infeliz ( Adriana Pinheiro, do Praia Clube, se defende de favorecimento aos times mineiros na superliga feminina) cada vez menos esclarecedora e mais implicadora e caluniadora.Sr. Bruno Voloch ficou muito pior a emenda. Está me parecendo que o Sr. Voloch está complicando cada vez mais e se satisfazendo com esta situação e a está alimentando. Somos pessoas simples e não estamos acostumados a este tipo de exposição e ter nosso nome estampado em manchetes de portais e blogs. Isto é para o sr. que deve ter algum interesse na divulgação de seu Blog.Por favor Sr. Bruno Voloch, reveja seus conceitos! Tente melhorar suas manchetes e que estas estejam ligadas com a essência das matérias em questão, por favor!

  41. chicogalodoido

    25/12/2012 11:32:57

    Beber agua de fonte suja, faz mal pra saúde. Seu blog, Voloch, é só para pessoas que sabem escrever?

  42. Ray Porteirinha

    25/12/2012 09:59:18

    Também sou mineiro e fiquei meio que indignado com aquele e-mail divulgado. Polêmica levantada e opiniões conflitantes aos montes, como sempre, atendendo ao sagrado direito de cada um de ter a sua própria. Mas uma coisa me intriga: QUANDO foi dito que o e-mail era apócrifo? QUEM disse que um jornalista deve divulgar a sua fonte? PORQUE a celeuma? Todos sabem os meios legais para se obter o nome do denunciante, caso necessário e não há motivos para a divulgação pública por meio do blog, apesar de esclarecer, por oportuno, que eu não concordo com o que foi escrito, achando que se trata de pura dor de cotovelo, isso, antes de provado, claro, se houve favorecimento.

  43. Professor

    25/12/2012 09:43:29

    Esse cara que escreveu precisa de uma aula de português urgente sobre o uso da crase. Quantos erros!!! E ainda continua errando na resposta. Amigo, conselho: NÃO EXISTE ACENTO AGUDO (') NA LETRA "A" COMO PREPOSIÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA. Sabendo bem nossa língua, fica mais fácil reivindicar. E causa melhor imagem de quem escreve. #ficaadica.

  44. Antônio Carlos

    25/12/2012 08:42:32

    Prezado Amaro, obrigado pela sua atenção.A resposta à sua primeira pergunta é SIM.Como ex-árbitro, que atuou em 4 campeonatos brasileiros de seleções (três fora de MG), 5 Ligas Mundiais e mais de 10 Superligas Nacionais, posso lhe dizer ser medo de errar: ser árbitro não é para qualquer um, assim como ser médico não é para qualquer um, como ser bombeiro não é para qualquer um e por aí vai. Em todas as áreas encontramos excelentes e péssimos profissionais. O simples fato de alguém estar a muitos anos em uma função não faz dele um excelente profissional, assim como cursar uma faculdade de Direito não coloca matematicamente no mercado um grande advogado. É necessário um algo a mais - a busca, a pesquisa, o interesse e é claro, a queda da pessoa para aquela função. É isto que difere um profissional do outro. Quantos árbitros de ponta tem o futebol brasileiro? Você acha sinceramente que todos têm a mesma competência ou na sua análise, este é melhor do que aquele? Conheço a professora Andrezza. Assim que concluiu seu curso, ela investiu na sua carreira. Procura assistir ao máximo possível de jogos, está presente às reuniões da equipe de arbitragem, estuda com afinco as regras, pergunta, tira dúvidas, enfim, busca a excelência na profissão, ao contrário de muitos colegas dela, que apenas aguardam o dia da escala, para ver se vão ou não trabalhar. Não sei qual é a sua profissão, companheiro, mas se você demonstra dedicação e competência naquilo que faz, acha honestamente que seus colegas incompetentes e preguiçosos devem ter prioridade na promoção só porque têm mais tempo de casa que você?Um abraço.

  45. Mariano Amaral

    25/12/2012 08:38:15

    Bom dia. Isto é o que a internet está nos trazendo de bom: dois otários, que não leem nada, mas acham bonitinho postar... tipico comportamento de bobo; quanto à questão do vôlei, é a mesma coisa em todos os esportes. Eixo Rio-São Paulo e pronto. Dias atrás, fiz um comentário de que a Super Liga não é uma competição a nível nacional. Deveria se chamar Super RJ-SP. Só para dar um exemplo, aquele Senhor, técnico da Unilever, um fanfarrão de marca maior, que adora dar showzinho para as câmeras, peitou o regulamento da Super RJ-SP e não permitiu que o Sportv colocasse o microfone e a câmera para transmitir os seus pedidos de tempo, COMO ESTÁ PREVISTO NO REGULAMENTO!!! E sabe o que o banana do delegado da partida fez? NADA! O Praia está dando calor nestes times e eles não aceitam.

  46. cesar

    25/12/2012 08:32:02

    Trata-se, realmente, apenas de voley. Não é pra ninguém ficar bravo. Porém, será que não está na hora de pensar em quantos milhões de pessoas sofrem por causa de nossas "transigências", "flexibilidades", "jeitinho"? É só um campeonato de vôlei. Nada tem a ver com valores. No outro post disse não concordar com malandragem. Daí, fui chamado de "babaca". Pois é. Num campeonato de vôlei pode haver malandros e babacas. Como em tudo na vida. Mas se quem reclama de "erros" de arbitragem num simples campeonato de vôlei é "babaca", não será também "babaca" quem, por exemplo, vai à Justiça procurar os seus direitos? Bobagem. Direito pra quê? O negócio é curtir as praias no final de ano. Boas Festas!

  47. Leonardo

    25/12/2012 04:19:08

    Me desculpe, mesmo que ela não tenha cometido nenhum erro nessas partidas em que foi apontadora, não é nem um pouco ético ela auxiliar numa partida em que seu clube está jogando. Querendo ou não, a ética ai passou longe!!!

  48. Leonardo

    25/12/2012 04:13:04

    Agora me diz uma coisa Fernando Henrique Pinheiro: o senhor acha ético uma funcionária do Praia Clube trabalhar como apontadora nos jogos em que o seu clube joga? Ela pode não cometer nenhum erro, mas isso não é nem um pouco ÉTICO!!!

  49. Penélope

    25/12/2012 04:03:12

    Cansei dessa mer** toda. MIMIMIMIMI pra lá e pra cá. É pseudo isso, pseudo aquilo. E toda santa vez, essas "pessoas" se atacam pessoalmente, ao invés de atacarem os argumentos aos quais são colocadas de frente.Me sinto na quinta série. SÉRIO.

  50. Pentelha

    25/12/2012 01:50:28

    Vou com você Davidson. Chega de falar de bobagens! Pra quem foi o agasalho da seleção?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso