O Vasco e o futebol às avessas
Bruno Voloch
O Vasco está aprendendo a jogar a Libertadores.
Escalar um time parece simples, mas não é. Cristóvão Borges teve a melhor das intenções ao colocar o Vasco com 3 atacantes diante do Libertad.
No papel, o trio formado por Eder Luis, Alecsandro e Willian Barbio deixaria o Vasco ofensivo. Na prática, não funcionou.
O Vasco teve mais posse de bola no primeiro tempo, porém o Libertad assustava quando atacava.
Cristóvão enxergou e teve a humildade de trocar o esquema que não estava dando certo.
As entradas de Alan e Juninho tornaram o Vasco equilibrado em campo. Eduardo Costa deixava o time 'pesado' e Eder Luis ainda está distante da forma física ideal.
A idéia de Cristóvão não era ruim e foi corajosa. O antigo 4-3-3 estava de volta. O Vasco sabia que não poderia deixar escapar os 3 pontos.
O esquema do segundo tempo foi mais eficaz.
Juninho e Felipe jogaram juntos mais de 30 minutos e quebraram o estranho tabu de que não podem atuar na mesma equipe. O Vasco não ficou mais fragilizado por causa disso, até porque Felipe Bastos entrou na vaga de Felipe nos minutos finais da partida.
Podem e devem, dependendo das circunstâncias, é óbvio.
O Vasco deixou a vaga bem encaminhada e o mais importante é que depende apenas de seus resultados para se classificar. O time foi maduro, esqueceu as provocações e os insultos da semana passada e jogou futebol. Por isso venceu.
-
otaner maiobâo
23/03/2012 18:51:14
AMIGOS,o vasco já entrou no desespero pela escalaçâo colocou o barbio e o eder nas pontas e o alecsandro no meio e`só o felipe na armaçao ai ficou fácil para os paraguaios marcar,pois um meio com romulo sem ritmo de jogo e eduardo costa é brincadeira esse último nâo sabe dar passes e é muito lento.amigos treinadores o futebol de hoje se vence no meio de campo com toque de bola, um exemplo è o barcelona-esp, por isso sou a favor da escalação do meio do vasco com:romulo,allan,felipe e juninho e mo ataque eder luis em forma e o alecsandro.não tem misterio abraços atodos....
-
alício
22/03/2012 21:22:29
Quando Diego Souza voltar a jogar futebol tudo será diferente.
-
Carlos Roberto
22/03/2012 20:47:04
Enquanto o Vasco está aprendendo a disputar a Libertadores, alguns comentaristas ainda não aprenderam a comentar futebol...
-
EDSON BENTO
22/03/2012 20:42:51
O Botafogo é um time que só vive do passado, é o único dosquatro "grandes" que não tem Copa do Brasil, não conseguiuclassificação para a Libertadores e è freguês dos outros Três grandes. Viva Garrincha !!!!,Nilton Santos!!!,essaé a História do torcedor sofrido do Botafogo.
-
Luiz Carlos Ramos
22/03/2012 20:41:33
Só espero que o senhor Cristovão não mi venha com invensão de moda, é este o time que ele deve manter de agora em diante com umas duas ou três peças para reposição no decorre da partida em caso de uma mudança tática. Com o elenco que o vasco tem não precisa imventar o time escala por si.
-
Renan
22/03/2012 18:08:22
Não percamos nosso tempo discutindo com botafoguense né?! Quem se gaba por ganhar de time reserva dos outros, não merece resposta ahuhauuhahua... eles estão esperando o jogo bônus com o santos até hoje
-
Cauê
22/03/2012 17:50:28
Discordo da analise, se o Vasco entrasse com a formação do segundo tempo desde o início, os jogadores do libertad teriam marcado melhor o juninho e o allan, pois não estariam cansados e poderíamos ter que correr atrás da vitória sem poder contar com o talento do juninho e do felipe 100% fisicamente. A correria do primeiro tempo serviu pra tornar o segundo tempo mais fácil pro vasco. gostei da postura do time de não se desarrumar em momento nenhum, mesmo com a pressao da torcida pra atacar.Com mais cinco jogadores de nível? foi esse grupo do Vasco mesmo que disputou todos os campeonatos ano passado, o nive do brasil é baixo mesmo. Quem fez muita falta nos outros jogos da libertadores foi o romulo, ele sim jogador fundamental do meio campo. Carlos alberto de volta só serve pra roubar a vaga de um meia dos juniores (marlone, jonh clay, guilherme, artur) que poderia ganhar experiencia. Um jogador de 27 anos que não se firmou em lugar nenhum e que é desagregador vai fazer o grupo desandar. Anote...
-
Carlos jose
22/03/2012 17:05:17
Com certeza que toda essa imprensa medíocre é contra o VASCO DA GAMA e esses comentaristaszinhos de butiquim ficam aí soltando piada com nosso time que vai evoluindo na competição pois começa a poder escalar novamente aquele grande time de 2011, e engulam sim o GIGANTE DA COLINA pois vamos dar muito trabalho esse ano.Pra cima deles Vascoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!
-
Antonio lourenço
22/03/2012 15:26:46
Este comentarista é simplesmente flamenguista.
-
Pedro
22/03/2012 13:52:13
Realmente não entendi tb dizer que o vasco está apredendo a jogar a libertadores,como se o Vasco não tivesse conquistado algum torneio sulamericano.
-
Elber
22/03/2012 13:44:21
Fiquei impressionado com a análise do Cristóvão na volta do vestiário quando justificou as alterações. Falou com propriedade e domínio sobre o que estava fazendo. Que continue evoluindo!
-
Cleber Lima Costa
22/03/2012 13:38:41
O Bostafogo ganhou do Vasco porque o Dedé não jogou. Se o Vasco tivesse jogado com o Botafogo com o time do 2º tempo contra o Libertad, não teria graça nenhuma, pois o Botafogo teria tomado um grande surra. Mas, vamos esperar a próxima oportunidade.
-
orlando
22/03/2012 13:35:07
QUE ME CONSTA O VASCO É CAMPEÃO DA LIBERTADORES E FOI O 1° CAMPEÃO SUL AMERICANO.
-
José
22/03/2012 13:14:19
Esse cara é funcionário de uma empresa paulista, sabe muito bem se manter no emprego. Parece que entende bem o capitalismo.Ridículo esse título!Depois dizem que os caras dessa profissão não têm time...Quando eu vir um título como esse sobre o Corinthians, o time com menos experiência do Brasil nesse competição e que só tem torcida em São Paulo, eu volto a clicar num link de vocês pra dar "audiência".
-
emancipado
22/03/2012 12:53:52
Quem estava precisando aprender a jogar a Libertadores é o Sr. cristóvão, pois até agora foi o único jogo que demonstrou coragem em fazer substituições, coisa que até agora só vinha demonstrando insegurança.Quem não pode jogar junto é Nilton e Eduardo Costa, dois pesadões, lentos na marcação e não sabem dar passe . romulo voltou e com Alan teremos saída d bola decente.
-
Adalberto Ferreira da Silva
22/03/2012 12:48:13
Na minha opinião o Cristovão errou na escalação e sistema tática empregado no primeiro tempo. Era esperado que o Libertad entraria na retranca, e por isso jogar com um jogador lento como o Eduardo Costa, e dois ponteiros, facilitaria a marcação pela lentidão na saída da defesa para o ataque, e posicionamento fixo dos pontas. Era prevesível que jogando no sistema tático empregado, devido a marcação cerrada do Libertad em seu campo de defesa, não sobrariam espaços, como ficou demonstrado. Para abrir a retranca do Libertad o Vasco necessitaria rapidez no meio campo e qualificar o toque de bola e passes, usando o apoio dos laterais Fagner e Feltri, a velocidade de Bárbio ou Eder Luis, as finalizações do Alecsandro, e chutes de fora da área do Juninho e Felipe, nas bolas atrasadas pelos laterais e atacantes, tabelas armadas entre meio campo e ataque, e bolas paradas, o que só foi feito no segundo tempo e deu certo. O Vasco poderia ter liquidado o jogo logo no primeiro tempo se tivesse entrado jogando como no segundo, e venceria por um placar mais elástico, colocando vantagem no saldo de gols sobre o Libertad, se isolando na liderança do grupo 5 da LIbertadores. Todos sabemos das contusões e dificuldades para escalar o time do Vasco, mas daqui para a frente espero que a ficha do Cristovão Borges tenha caído, e ele percebido qual é o melhor sistema de jogo e jogadores que devem entrar jogando no time, apesar de certas lacunas do elenco que deve ser supridas: um parceiro para jogar com o Dedé, reservas para as duas laterais, um volante que se encaixe no sistema tático de futebol rápido, para jogar ao lado do Rômulo, visto que Eduardo e Costa e Nilton são lentos e a meu ver ultrapassados para a atual conjuntura do futebol brasileiro e mundial; reintegrar o Carlos Alberto, e contratar mais um centroavante. Ou seja: com mais cinco jogadores de nível, e a reintegração do Carlos Alberto, o Vasco tranformar-se-á numa forte equipe, em condições de disputar qualquer competição no Brasil e Continente com êxito.
-
souzaelizeu@yahoo.com.br
22/03/2012 12:05:02
Seu comentário não é soh maldoso, sobretudo preconceituoso com o Vasco da Gama.
-
souzaelizeu@yahoo.com.br
22/03/2012 11:57:04
O Vasco não estah aprendendo a joggar a libertadores, pois é um dos clubes mais experientes em libertadores.O Vasco jah foi campeão da Libertadores... Entendo que esse comentário é maldoso.
-
Vasco da Gama Campeão Copa do Brasil 2011 e Bi-Campeão Libertadores
22/03/2012 11:50:08
Cristovão acertou na mosca!!!Parabéns cristovão tem que ter ousadia mesmo!!!Quem não arrisca não petisca!!!Aula dentro e fora de Campo no Libertad Vascão 2x0 Libertad!!!
-
Eldio Lima Lelis
22/03/2012 11:26:15
Espero que após essa vitoria Cristóvão Borges tenha percebido que Diego Sousa está prejudicando o VASCAO,ele não tá jogando nada,e não se esforça pra ajudar o time. É um sanguessuga!!!
-
Felipe
22/03/2012 11:11:37
Domingo passado quando o botafogo ganhou do vasco a torcida ficou toda alegrinha aqui , desfazendo do vasco. Ontem deu pra ver o que eu falei: o botafogo é o menor dos 4 grandes do Rio, não tem torcida fora do Rio, o Vasco tem 4 títulos brasileiros, 3 sul americanos, estádio próprio, mas as vezes time pequeno ganha de grande né.
-
Paulo Cesar Reis Carvalho
22/03/2012 11:06:14
Ate que enfim o Cristovão agiu como agiria o Ricardo Gomes. Parece que ele está aprendendo a dirigir um team. E enfim acertou a melhor equipe para o Vasco jogar. O Romulo ( é jogador de seleção) e o Alan( também é), cobrem bem Felipe e Juninho que desta forma podem jogar juntos, sem deixar o meio de campo desprotegido. Esta é a melhor formação para o momento. Mas ainda temos certas deficiencias. Principalmente um centro avante mais tecnico para fazer sombra para o Alecssandro e a volta do Diego Souza revezando com Juninho ou Felipe. Estes dois não vão jogar todos os jogos juntos porque não tem mais folego para isto.
-
Montalvao
22/03/2012 11:03:50
O esquema realmente era muito bom , mas na pratica não deu certo, e acredito que o Vasco tenha encontrao a ponta do fio, e lembrando que ainda temos o Diego Souza para reforçar o gruppo. Creio que com inteligência, dá para o Vasco melhorar dentro de campo, afinal, com jogadores de tamnaha representativivadae, não é possível fazer uma campanha pífia, como estava acontecendo... Vamos lá vascão....
-
j
22/03/2012 10:30:02
Não se ganha Libertadores com NILTON. Nem EDUARDO COSTA.
-
Jose
22/03/2012 10:08:04
Com o Diego Souza fora temos chance até de ser campeão, Precisamos urgente de um grande atacante e com a saida do Bernardo urgencia em um meia também. Estou cansado também de todos brigando pela base, a grande verdade é que não temos uma revelação de alto nivel a muito tempo, o que está realmente acontencendo, não é possivel ninguem competente para assumir a Presidencia??? É tão simples de uma estrutura e pague os salarios em dia, então cobre os resultados dos jogadores e revele bons jogadores na base. até o analfabeto do Andres fez isso.
-
Carlos Vasconcellos
22/03/2012 09:43:17
Acho que o Cristóvão acertou na escalação, do início ao fim. Tenho dúvidas se o Juninho teria as mesmas excelentes condições apresentadas no segundo tempo, fase decisiva do jogo, se estivesse jogando desde o início. Não se deve usar todas as armas principais no primeiro combate, foi uma boa estratégia.Além disso, Rômulo e Alan são um indiscutível ganho técnico ao meio de campo.Com a volta do Diego Souza, penso que o time deverá manter a estratégia de revezamento entre ele, Juninho e Felipe, conforme as circunstâncias.Outro que é digno de elogios, o que não é frequente porque ele não aparece muito, é o Tiago Feltri, A meu ver, fez a melhor partida até agora pelo Vasco e justificou sua contratação.
-
odilon
22/03/2012 09:28:26
Técnico decide jogo? com certesa o técnico que escala o time sempre decide jogo o esquema tático decide a forma que o time vai jogar, no caso do vasco é obvio que o time com Juninho e Alan dá mais rapidez e agilidade no time pois o que joga e corre esse Alan n é brincadeira. Já o juninho a qualidade dos passes, lançamentos e bolas paradas deixa o time muito mais agressivo.
-
Thiago Dias
22/03/2012 09:21:35
oo Eduardo Costa deixa o time mto pesado, creio q achamos o time ideal ontem, talvez o Eder Luiz em forma no lugar do Barbio, e tambem o Diego Souza em forma e mais focado no futebol pois ele anda relaxado e esse ano ainda não apresentou um bom futebol....o Barbio é mto bom só q lhe falta experiência,..
-
JoFlavio
22/03/2012 09:21:14
Bruno.Oswaldo de Oliveira exagerou na dose ao pedir que o Botafogo fosse um time calmo contra o Treze, mesmo em pleno Engenhão. A tal calma se transformou em lentidão e passividade. O time paraibano não sofreu marcação adiantada como era de se esperar. Ao contrário, teve muitos espaços para manter a posse de bola e ganhar quase todos os rebotes. Não fossem os cariocas mais qualificados individualmente, o resultado poderia ser outro. O Botafogo teve em Loco Abreu a única alternativa efetiva de ataque, não apenas nas bolas aéreas. O uruguaio fez também boas assistências e foi quem mais concluiu na partida. O técnico alvinegro deve ter saído do jogo consciente de que errou em sua estratégia. O Treze, por sua vez, não merecia a classificação. Fez dezenas de faltas táticas e abusou ao parar sempre o jogo para ganhar tempo, embora tenha conseguido, sob a anuência do árbitro, que poderia até dar 10 minutos de acréscimo.
-
Almir
22/03/2012 08:55:53
Eu gostaria de saber o motivo de todos os jornalistas baterem na tecla "aprender jogar a Libertadores". Na Libertadores a bola é oval ou as regras são diferentes ?
-
Marcus
22/03/2012 08:06:01
Eu posso até entender a campanha da imprensa carioca e nacional contra o Loco Abreu, pois ele é inteligente e irreverente, mas não consigo entender o porquê da torcida do Botafogo, ou pelo menos a parte menos inteligente dela, estar entrando nessa. Essa torcidinha sempre surpreendendo negativamente.
-
rafael soares
22/03/2012 07:57:03
bruno time do botafogo com loco fica lento e previsivel, osvaldo tem que jogar no esquema com 3 meias e um atacante veloz no ataque!!! Agora ta na cara que sao muitos jogadores de idade avançada nesse time, nao estamos mantendo o nivel nas apresentaçoes devido a isso tbm, nosso meio campo tem que ser elkson maicossuel e felipe gabriel, pois andrezinho nao aguenta ser titular ta todo mundo vendo, nao tem preparo fisico pra isso e deixa time lento no meio onde preciso velocidade para sair pro ataque. Nosso time faz jogo dificil contra qualquer time do pais hoje, nao foi apenas contra o treze, vai ser assim por diante, estamos carentes na defesa fabio ferreira nao pode ser titular sem falar que nao temos reserva para lateral direita e marcio azevedo até hoje nao sei pq meu botafogo nao vendeu ele, sempre fica uma avenida pelo lado esquerdo, o adversario se jogar em cima do marcio azevedo nos vençe!!! diretoria do fogao precisa contratar urgente jogadores para essas funçoes, se quiser tentar chegar a final da copa do brasil, com esses problemas que temos na defesa, vai ser impossivel vencer copa do brasil!!! Ta na cara que nao podemos jogar com 2 atacantes como foi herrera e loco ou jobson e loco ou herrera e jobson isso porque nosso meio campo é envelhecido com renato e marcelo matos que nao marcam, ficando muitos espaços para o adversario atacar, é preciso osvaldo manter esse esquema com os 3 meias que possam ajudar no combate no meio
-
LUIZ FERNANDO LINERO
22/03/2012 07:44:23
Sim, mas cadê o assunto da chamada, que falava de Oswaldo de Oliveira e Loco Abreu?
-
walter luiz alves
22/03/2012 07:00:26
Discordo totalmente. Acho que voce não acompanha o Botafogo de perto.O elenco é bem melhor do que o de 2011, joga originalmente no 4-5-1 .Ontem, por causa dos desfalques, voltamos ao esquema antigo.Voce precisa assistir mais jogos do Botafogo e aprender um pouco mais sobre táticas de futebol, meu caro.Comparar O Oswaldo de Oliveira com o Cai jr. é no mínimo ridículo.
Leia os termos de uso