Blog do Bruno Voloch

Superliga se rende ao campeonato italiano, copia parte da fórmula do sucesso, mas está bem distante do ideal

Bruno Voloch

Mesmo faltando ainda 6 rodadas para o encerramento do segundo turno, a superliga masculina já conhece mais da metade dos times que disputarão o título da temporada 2011/12.

Sesi, Vôlei Futuro, Cimed, Cruzeiro e Minas não perdem mais a vaga. O time do Rio de Janeiro, de Dante e Lucão, está virtualmente classificado e depende apenas de mais uma vitória em 6 jogos. São Bernardo e Campinas estão com a classificação bem encaminhada.

 Os paulistas abriram 7 pontos de diferença em cima de Montes Claros, nono colocado. Volta Redonda, que dentro das limitações faz uma boa campanha, soma 14 pontos e depende de uma combinação de resultados para estar no playoff. Não estará.

Se a Cimed, de Bruno Rezende, levantador titular da seleção, pensa em terminar a fase de classificação em primeiro lugar, terá que derrotar o Vôlei Futuro na quinta-feira em casa. No turno, deu Cimed 3 a 2 em Araçatuba. Será novamente a oportunidade de ver cara a cara os levantadores Bruno e Ricardinho.

Uma derrota em casa, praticamente tira a Cimed da briga pela ponta da tabela e pode colocar o time até na quarta posição, desde que o Cruzeiro derrote Montes Claros, algo provável. Se vencer porém, o time catarinense assume a segunda posição e deixa o Vôlei Futuro em terceiro, isso claro se o Sesi derrotar Campinas fora de casa.

O novo regulamento, interessante por sinal, é que coloca o Sesi na liderança. Sesi, Vôlei Futuro e Cimed perderam 4 jogos, mas a diferença é que o atual campeão brasileiro venceu apenas uma de suas partidas no tie-break. Vôlei Futuro e Cimed precisaram duas vezes do quinto set e ganharam 2 pontos.

O Minas poderia estar no bolo, mas ganhou 4 dos 11 jogos no tie-break. Se por acaso tivesse feito 3 a 1 em todos os 4 jogos, estaria somando hoje 34 pontos. Mas a diferença no número de vitórias entre o tradicional Minas e os 4 primeiros mostra o equilibrio do campeonato. Sesi, Vôlei Futuro e Cimed somam 12 vitórias cada.

O Cruzeiro é outro exemplo. Seria líder se não tivesse usado 3 vezes o tie-break para vencer. Hoje soma 34 pontos e com mais 3 chegaria aos 37.

O Rio tem 9 vitórias contra 8 de São Bernardo. Acontece que perder dois jogos no tie-break ajudou o Rio a abrir vantagem em cima de São Bernardo, hoje de 6 pontos. O mesmo caso pode ser aplicado a situação de São Bernardo e Campinas.

A superliga demorou a ceder, mas encontrou na fórmula dos campeonatos europeus e asiáticos o caminho para tornar a competição mais atrativa.

A final em partida única ainda desagrada a maioria. Porém, essa batalha está perdida. A TV Globo, exige a decisão num jogo só. Apenas dessa maneira admite transmitir as partidas. Reféns, os 12 times nada podem fazer.

Na Itália, a decisão do feminino é jogada em melhor de 5 jogos. Com tantas críticas aos italianos e aos modelos de patrocínio, foi copiando o regulamento deles, que estamos perto de chegar a fórmula ideal. Perto. Na Itália, os jogos não são paralisados por causa de goteria na quadra, a arbitragem é mais profissional, os times se respeitam, não prejudicam os visitantes em horários de treinos e times que atrasam salários podem ser eliminados da competição.

Exatamente igual aconteceu em Londrina e em Montes Claros recentemente. E ainda existem aqueles que insistem que temos o melhor campeonato do mundo …

  1. João

    20/02/2012 18:40:57

    Pior q é verdade......o Bruninho não é nem o melhor brasileiro, quem dirá um dos melhores do mundo!! é bom jogador sim, mas não passa nem perto do talento do próprio Ricardinho (e olha q eu nem sou fã dele)!! Essa temporada pude ver in loco, quase todos os times, e realmenteo o Bruninho não joga nem metade do q ele e as meninas da arquibancada pensam q ele joga!! o próprio Marlon do RJX é melhor q ele, o Ricardinho é melhor

  2. ede

    15/02/2012 19:55:50

    Chupa Ricardetes!

  3. Paulo

    15/02/2012 12:06:20

    Aconteceu em Araçatuba jogo entre Volei Futuro Masc x Montes Claros, o camarada reporter sai para trabalhar em um evento e nem se preocupa em pegar a escalação dos times, é o fim de tudo.

  4. Ana Paula

    15/02/2012 09:45:49

    Meu Deus do céu! Quanto analfabetismo!! Nuca vi tanto erro de português junto!

  5. Claudia

    14/02/2012 23:07:14

    O pior foi ter que escutar o Nalbert dizer que o Bruninho está entre os 5 melhores levantadores do mundo!! Na minha opinião, não está nem entre os 5 melhores do Brasil!

  6. sou unilever

    14/02/2012 19:38:10

    Rio canpeão no feminino com show de venturine que ta jogando de mais etambem canpeão no masculino com o marlon arasando geral.realmente no BRASIL so tem esses dois times por que os outros são lamentaveis.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk seremos canpões chupa tm de sp mg sc aaaaaaaaaaaaaa de todo o BRASIL

  7. sou unilever

    14/02/2012 19:15:07

    Essa superliga so é boa por causa do unilever. Mais osasco nem chega aos pés do rio até o praia é melhor do que o osasco.Ja o SM é muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito chato eo carlão ninguem aguenta gosto muito de volei mais quando os dois começa a falar sai debaixo.NEI voce torce para o unilever ou para o timiho feio do osasco.FALA AI.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. Fabiano

    14/02/2012 15:07:38

    Mil vezes record!!!!!!

  9. Admiradora de volei

    14/02/2012 12:26:53

    Realmente a supremacia e o controle da Globo e seus canais derivados, no esporte brasileiro, é demais. Ficar refém do SporTv para assistir aos jogos de volei, seja em qualquer evento nacional e internacional, é ter de aturar a mesmice, a idiotice, a falta de conhecimento pois os narradores e os comentaristas repetem mil vezes os mesmos detalhes sobre os(as) jogadores(as), como se os telespectadores fossem bobos ou nunca tivessem assistido a um jogo do volei em suas vidas. Sem contar o puxa-saquismo em favor de certos clubes e de certos jogadores(as), o que torna as transmissões irritantes mas como só dispomos dessa via para apreciar o esporte que adoramos, temos de "educar" os ouvidos, se desejarmos assistir aos jogos. Agora, ainda temos também de "conviver" com os árbitros que estão tendo "julgamentos" errôneos em jogadas óbvias. Mas reclamar a quem??Para a CBV, que sabe de tudo e nada faz??Se desejarmos continuar apreciando o volei, quando o SporTv não tem programação melhor para apresentar em sua grade, vamos continuar a ter paciência para aturar tantas falhas e tantas ignorâncias...Mas VIVA O VOLEI!!!!

  10. gustavo

    14/02/2012 01:36:07

    Vcs reclamam tanto da transmissão da Globo!?!?..pelo visto estão preferindo a transmissão da Record..com narração dakele...(Mauricio alguma coisa) , uma voz chata do cacete...e comentários da Virna..(Que parece que tem um ovo na boca)....e a cada tempo técnico...entra um comercial...PARA né...no momento o melhor que temos é a Globo...

  11. Sandra

    14/02/2012 00:09:58

    Disse pouco, mas disse TUDO!

  12. Nei

    13/02/2012 21:01:03

    Não sei por que não tem vôlei pela tarde. Acho que sábado à tarde seria um horário perfeito para pelo menos duas partidas.

  13. Nei

    13/02/2012 20:57:58

    Eu não aguento quando dizem que a superliga feminina é a melhor do mundo. Acho que não deve haver uma menos competitiva que a nossa e com mais jogadoras desequilibradas emocionalmente.Outra coisa que me irrita é quando Sérgio Maurício chama os jogos entre RJX e outros times de um dos maiores clássicos do voleibol brasileiro. Um time que não tem nem um ano de existência e que não ganhou caralho nenhum, como pode fazer clássicos com alguém. Eventos demoram para tornarem-se clássicos e vários fatores determinam isso. Clássico é Unilever x Sollys.

  14. Liz

    13/02/2012 17:19:24

    Ricardinho não é mesmo entre os 10 levantadores do Brasil ... descobri o melhor!

  15. Lucas

    13/02/2012 17:16:52

    kkkk. ... referência a Bruno em cada post. Viúva relaxe!

  16. tiago

    13/02/2012 16:34:36

    Esse povo da globo e do sportv acabam com o campeonato.A dupla sergio mauricio e marco freitas ao inves de narrar ficam babando ovo dos jogadores,erram nome de jogadores e ficam torcendo pra cimed e pro unilever.Qualquer jogada que o Bruno faz ele narra "espetacular""sensacional",sendo q a bola vai la na antena ou fica baixa,mas eles tem q babar o ovo por causa do bernardinho ne.Por isso q torço pro volleyball europeu e fiquei muito feliz quando o trentino da italia ganhou do sesi com os jogadores reservas e foram tri mundiais.

  17. Eg Volley

    13/02/2012 13:46:43

    Até quando vamos aturar o melhor levantador do Brasil fora da Seleção por questões pessoais entre o técnico e ele? Ricardinho é um dos melhores do mundo e jamais deveria perder a última oportunidade de uma Olimpiada.Já vimos este tipo de conflito, várias vezes no futebol, e mesmo com conflitos internos, times foram campeões.Até quando os jornalistas vão fechar os olhos para isto??? Está na hora de alguém começar uma campanha urgente para o Ricardinho estar na Olimpíada.Tanto Ricardinho como Bernadinho devem deixar os egos e lado e colocar o Volley do Brasil acima de tudo!!!!

  18. Sandra

    13/02/2012 10:44:46

    Essa história de não falar o nome do Patrocinador é simplesmente ridícula. Se a emissora estivesse, de fato, interessada em fomentar o esporte, veria que falar o nome do patrocinado não é fazer propaganda de graça, e sim aumentar o interesse no patrocínio. Adoooooro quando os técnicos e atletas esfregam o nome correto da equipe na cara do repórter ao final das partidas.

  19. Márcyah FUtrikeyra

    13/02/2012 10:17:28

    _BOLA DE XEQUE EXPLICADA A EXAUSTÃO....DERIVADA DO XEQUE MATE DO XADREZ.....DAÃÃÃÃÃÃÃÃÃHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!_JOGADORA QUE QUE ENTROU E NÃO VIRAM E ELE CONTINUA FALANDO O NOME DA OUTRA....._FAÇA UM FAVOR PRA TITIA FUTRIKEYRA.....ESCREVE NUM PAPEL OS NRS - JUNTA OS NOMES E A C O R D A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!SEREI EUZINHA OBRIGADA A SAIR DE CASA COM MINHA BOA TV, MEU BOM HENNÊ E MEU BOM CHINELINHO??????????AFFFFFFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Rui Costa

    13/02/2012 09:56:05

    Ola Bruno, acho que vc tb faz idéia que nao é somente a Globo exigir que a final seja em 1 jogo só, tem algo a mais por baixo dos panos...né CBV!!! Bastava fecharem um acordo com outros canais e já era...jogadores jogando as 9 da noite,etc é uma palhaçada...sem contar o calendário que é ridículo.Na Itália se joga 1 vez por semana...Sem tv aberta o voleibol nao irá a lugar nenhum.

  21. walisson Soares

    12/02/2012 23:55:55

    Preferia quando era pela Band.........

  22. Phillipe

    12/02/2012 20:35:30

    Você não mora em Montes Claros, né? Não esteve no treino da seleção em 2009, quando teve problema de goteira, né? Sem comentários...

  23. Phillipe

    12/02/2012 20:33:13

    Bruno, a respeito dos problemas em Montes Claros, te digo que quando a seleção esteve aqui, antes de começar a temporada 09/10, já havia problema de goteira no ginásio. Obviamente, nada foi feito pela prefeitura. Aliás, considerando o enorme caráter político do time de Montes Claros, não se surpreenda se houver troca de prefeito aqui e, então, o time não voltar para a temporada 12/13...

  24. comentarista

    12/02/2012 19:17:21

    Os times estão assim porque querem. Posso apostar que, se fizerem a tal concorrência sem preferência, a ESPN leva as Superligas e as profissionaliza ainda mais. Enquanto isso não acontece, além da final em jogo único, o torcedor tem que se acostumar a ouvir Santa Catarina, Minas, Rio de Janeiro, Osasco, Joinville...

  25. Rose

    12/02/2012 19:12:59

    Melhor profissional está dificil, narradores que eram os nomes dos jogadores e e não prestam atenção no jogo, informando a jogada errada. E o pior foi o reporter no jogo da Cimedy e Montes Claros falar que não sabe o nome de quem entra por não ter o nome na camisa........a tendencia é piorar.

  26. Renata

    12/02/2012 19:06:30

    Concordo plenamente, ainda pq na Itália o q tem menos jogando lá são italianos...

  27. andré L.

    12/02/2012 18:43:45

    Voloch, lindo, uma saudade de você por aqui! (:A superliga masculina caminha fantástica! Equilibradíssima e imprevisível. Fico na torcida pelo SESI, mas o RJX também tem a minha simpatia.Discordo de você quando deixa subentendido que a culpa da final em partida única é da Globo. A Globo exige, correto. Mais eu tenho certeza de que você, mais do que ninguém aqui, sabe que a CBV aceita "c'as perna aberta" o que a Globo requer.Adorei a Leila soltando, ao vivo, um "Cimed" na transmissão da partida entre o time do Bruno (que é um ótimo levantador, mas muito caricato e escandaloso - mas com um pandeiro que eu fico louco) e o MOC. Excelente!Ei, não fica muito tempo sem postar!

  28. ???

    12/02/2012 16:49:00

    Eu estou é com medo da Arbitragem. Todo time que joga contra a Cimed sai prejudicado. Úma vergonha o que o árbitro fez com o time do vivo Minas. Só quero ver se vão fazer isto contra o Vôlei Futuro na quinta-feira. Vai dar porrada! Já vejo Bruno e Ricardinho rolando no chão; Camejo arrancando a cabeça do João Paulo; Dentinho mordendo a canela do Rivaldo. Isto não vai acabar bem.

  29. jhonny

    12/02/2012 14:56:48

    Bruno concordo, o volei deveria dar um basta na globo. falta patrocinadores descente e um maior publico nos ginasios. mas quem sai 18h30 e corre pra um ginasio numa segunda, ou entao em um jogo as 21h q acaba as vzs qse meia noite. sky em vez de investir em sanca, sbc, pinheiros, macae, rio sul e etc. foi investir no unilever q ja eh grande. feminino somente 3 times ao titulo, isso se v.futuro e osasco nao pipocar pro rio. porem na italia o nivel so forte pq 90% dos jogadores sao estrangeiros, enquanto no brasil nao temos nem 10% e o nivel eh o msm.

  30. klaus

    12/02/2012 14:40:43

    Em estrutura , é óbvio que ainda falta muito se compararmos ao italiano, mas em qualidade e equivalência entre os times , não deixamos nada a desejar.

  31. Marcos

    12/02/2012 14:12:44

    Somente a liga feminina na Itália é melhor de 5 jogos. A masculina foi em jogo único, pelo menos no ano passado.

  32. katia

    12/02/2012 13:36:53

    Post fantástico!! Falou tudo!

  33. Lilika

    12/02/2012 12:50:42

    Tadinhos né, Voloch...só assistem a Globo (e seus canais derivados), claro vão se render aos comentários da equipe de narradores (e claro a máfia da CBV)...fazer o que né...por falar nos clubes europeus, lembram da surra que a cimed e o sesi levaram no mundial de clubes?No feminino Osasco pouco pode fazer ano passado, fez bonito com o que tinha de jogadoras no elenco onde as principais estavam na seleção mas também pastou rsrsrs - engraçado que absolutamente ninguém desse narradores lembra hehe, é bom enaltecer o esporte que vem crescendo bastante na mídia, ganhando mais espaço, de modo geral, mas tapar o sol com a peneira não adianta a realidade é bem diferente não é mesmo?Nosso campeonato vem melhorando, é bom, mas existem pelo menos 6 campeonatos mundo afora melhores e mais organizados que a SL, CBV abriu um pouco os olhos, tomara que continue abrindo...

  34. Nilson

    12/02/2012 12:34:13

    Queria ver qual ginasio iria aguentar uma chuva igual a que caiu em Montes Claros, Quando aconteceu isso em outros ginasios, ninguem veio aqui no blog falar.Não é mesmo CIMED.

  35. SandrãoFLA

    12/02/2012 12:03:42

    Bom,é só terem coragem e entregarem o campeonato pra outra emissora.Antes,quem transmitia volei na sua grade era a Band.Liga mundial,campeonatos nacionais,etc.Se a globo endurece d um lado,a cbv tem como endurecer d outro,pois temos ESPN,apensar do BOICOTE INICIAL,com certeza teremos firme e forte a FOXSPORTS,etc.Não pode o esporte brasileiro ficar refém de uma emissora,embora sabemos q é a maior emissora,com maior audiência,melhor profissionais,etc.Mas nunca é tarde pra mudar.Duvido q se a CBV endurecesse e fechasse com outra emissora,se eles não iam fazer alguma coisa.A globo está passando por um momento q não mais a poderosa.Seus canais fechados perderam a libertadores,e perder um evento de qualidade como a SUPER LIGA,seria prejuizo.Como a maioria dos jogos passa na tv fechada,teria bastante canais pra passar.Já os jogos na tv aberta,temos band,q sempre passou volei,temos record,q poderia montar uma equipe,etc.E podiam atender oq mais deixa patrocinadores revoltados:FALAR O NOME DO PATROCINADOR COMO NOME DO TIME.

  36. Observador

    12/02/2012 11:43:08

    Os únicos que acham que temos o melhor campeonato do mundo são os comentaristas do Sportv. Aliás, até no feminino eles dizem isso. fazer o que né? Quem gosta de volei tem que assistir e fingir que está gostando...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso