Blog do Bruno Voloch

Mundial juvenil é um fracasso: Brasil prepara a festa, não participa, público não prestigia e Rússia comemora

Bruno Voloch

Deu tudo errado.

O Brasil organizou o mundial juvenil masculino com a certeza de que venceria a competição pela quinta vez.

Nada deu certo.

O evento foi mal divulgado, não atraiu o público e o Maracanãzinho esteve às moscas.

150 pessoas assisitiram a despedida do Brasil diante do Irã; vitória por 3 a 2.

Um pouco mais tarde, a Rússia venceria a Argentina no tie-break e conquistaria o mundial pela quarta vez, igualando a marca do Brasil.

 Se contar os títulos da extinta União Soviética, a Rússia passaria a somar 8 conquistas, o dobro do Brasil. 

Ficar fora da semifinal foi vergonhoso para o vôlei brasileiro.

Nossa categoria de base passa a ser questionada a partir desse momento. O que era uma certeza, virou incógnita.

Será temos o melhor vôlei do mundo ?

Que geração que irá nos representar na olimpíada de 2016 em casa ?

Nas premiações individuais tivemos mais uma demonstração de que decepcionamos no mundial. Nenhum brasileiro no pódio e a Rússia dominando as posições.

Dos 8 prêmios, a Rússia ficou com 4. Leonid Shchadilov foi eleito mehor atacante e MVP do mundial.

  1. Brasil

    13/11/2011 19:51:05

    Não se preocupem porque tenho quase certeza que no ciclo 2016 serão preparas para esse ciclo as jogadoras - promessas(agora) e talentosas:Levantadoras: Roberta Ratzke(Unilever) - tem 1,85 de altura e a Claudinha(Minas) e Ana TiemeLíberos:Camila Brait e nem seise Fabi ainda estará jogando na seleção.Centrais:Thaísa,Andressa Picussa,Ntasha Azavedo e Adenizia(Mara)atacantes: Natália,Tandara,Suelle Oliveira,Priscila Daroit,Ivna,Fenanda Garay(talvez) e a proveitar algumas garotas das categorias de base e investir mais nas atletas e categoria.Agora como dizem: Aguenta Coração!!!OBS: observem se não há uma certa má vontade em releção a Dani Lins tanto das jogadoras quanto nos bastidores. E colocar a Camila Brait como titular uma vez para ver como fica o andamento do jogo.Dizer que o Bruninho só joga porque é filho do técnico é uma sacanem tremenda das pessoas.Agora é regras você tem muito talento e não pode jogar na seleção porque é filho do técnico.Que palhaçada! Quem ditou essa regra ? Concerteza os tacanhas que acham que entendem muito de volei.Vai um ditado para vocês que acha que sabe tudo não sabe nada.Se fosse verdade... Vocês ja viram o novo tie promissor da Argentino tudo filhos de ex-jogadores da seleção, filhos de craques. Jogam na seleção e ninguem diz nada e por que raios os brasileiros fazem tanto isso.Falam dos americanos e estam pior que eles - parem de se achar e tenham mais serenidade,humildade,objetivo e o óbvio e principal força de vontade.Falta vontade para os brasileiros acham que podem ganhar a hora que querem. Tenho uma má notícia: Vocês estam a fundando a vocês mesmo e evergonhando pessoas que realmente não merecem isso.Revejam uns conceitos nunca é tarde mas, uma hora cansa - Sejam mais parciais.

  2. *

    13/08/2011 19:00:01

    Acho engraçado ler tantas críticas sobre o trabalho de outras pessoas. Enquanto vocês comparecem apenas para falar mal de um jogo, um time todo e sua equipe técnica estão trabalhando para a evolução do vôlei brasileiro. Quem não está no meio do esporte do qual tanto reclamam não tem o direito e nem a capacidade de falar algo sobre o ocorrido. Antes de qualquer coisa, nem sempre se ganha jogos ou campeonatos e, claro, o objetivo nunca é decepcionar o público. Então, parem com essa visão pequena do mundo, de meros espectadores e passem a ler, ou então procurar saber sobre o trabalho que é realizado nas seleções de bases brasileiras. Foi um campeonato mundial de base, uma procura por novos jogadores, um teste. é agora onde novos jogadores são testados e tem a chande de aparecer. Jogadores baixos tem sim seu potencial e tem SIM que ter uma chance no time principal. Quem diz que estatura é impedimento para que um jogadore está muito enganado, no vôlei de hoje todos tem lugar e como os outros, os gigantes, tem que ter a chance de mostrar para que vieram.É desmotivante ter um público como esse, que só sabe criticar sem ver pontos positivos em um trabalho tão demorado como este. Para que o esporte brasileiro comece a crescer de fato, as críticas deveriam ser feitas com mais informações certas sobre o assunto, ao invés de se falar erros que são repetidos em vários posts.Obrigada

  3. sonia?pr

    12/08/2011 01:09:44

    Puxa eu estava torcendo pros argentinos, que raça eles mostraram!!! não se intimidaram em nenhum momento, enfrentaram a rússia de igual pra igual. Podem esperar uma Argentina fortíssima daqui a pouco tempo, parabéns pra eles! O que foi triste mesmo é ver as arquibancadas vazias, que coisa mais sem graça! pra um país que diz q o voleibol é o segundo esporte na preferência não foi o que pareceu.

  4. Me

    12/08/2011 00:05:40

    Aguardem a seleção infanto juvenil que começa semana que vem na Argentina o mundial da categoria. Muitas boas surpresas! E a seleção pré infanto (nascidos até 1996) já vem sendo trabalhada. Se formos contar, por geração surgem em média 2 jogadores com potencial para defender uma seleção adulta. Ainda tem muita gente boa pra chegar!

  5. carlos oliveira

    11/08/2011 21:10:45

    Brunovi pelo site quase todos os jogos; achei mesmo os meninos meio apáticos, embora o oposto e um ponteiro pelo menos me tenham agradado; no time das meninas achei algumas boas jogadoras, mas me preocupa o ESTILO DE JOGO QUE VI.........PARECIA UM TIME BÚLGARO, BOLÃO SEMPRE NAS PONTAS...............; nem parece que esse time treinou em Saquarema............estou vendo errado?

  6. lletaif/ES

    11/08/2011 19:55:44

    Krika... Menos.... Ser bem informada faz "bem à saúde". A Rússia ficou com a miserável 10ª colocação no Mundial Juvenil Feminino. No Infanto, que começa amanhã na Turquia, nem se classificou, ficando abaixo da 16ª posição no Campeonato Europeu. Então, se for olhar as futuras gerações por essa base, o vôlei feminino da Rússia será medíocre....

  7. Claudio

    11/08/2011 18:49:53

    Essa mesma geração que ficou em quinto lugar no mundial juvenil foi nono lugar há dois anos no mundial infanto. É uma geração que apresenta problemas e não se pode culpar a estrutura do voleibol brasileiro por isso. Muito menos questionar o treinador.A Russia, que venceu o torneio, foi quinta colocada no mundial juvenil de 2009 e agora acaba de triunfar nesse ano.A seleção é limitada de talentos, mas não se pode culpar os garotos por isso. Quinto lugar é uma posição fantástica e mostrou evolução dessa geração em 2 anos, nono lugar no infanto em 2009. O Leonardo assumiu a seleção pouco antes do mundial, não tendo tido a chance de trabalhar com esses jovens por muito tempo.Me recordo quando a seleção feminina perdeu o Pan em casa em 2007, tido por todos como uma tragédia também. Qual a resposta dada no ano seguinte ???

  8. Nilson

    11/08/2011 17:54:06

    Se este campeonato tivesse sido em MONTES CLAROS, com certeza não teria esse publico decpcionante.

  9. Eduardo

    11/08/2011 17:35:37

    O Brasil foi 6º lugar no mundial juvenil de 87 e cinco anos depois foi campeão olimpico.Drama mesmo questionar qual seleção que teremos em 2016...

  10. Guilherme Sattamini

    11/08/2011 17:10:40

    Infelizmente, o campeonato não teve divulgação alguma. Não vi nenhuma notícia nos programas esportivos das tvs abertas ou por assinatura. O Sportv só transmitiu a partir das semifinais. Fui ao Maracanazinho assistir os jogos contra a Sérvia e Argentina. O time do Brasil é muito instável psicologicamente. Faz sets fantásticos e, em seguida, atua desastrosamente. Parece que querem se livrar da bola o mais rápido possível.Achei o levantador principal limitado, só sabia fazer um tipo de jogada, e o reserva teve o azar de se contundir no aquecimento contra a Argentina.Mas, faço fé que vão se desenvolver e amadurecer. Também, não podemos ganhar sempre. Infelizmente, nos torneios disputados no Brasil perdemos quase todos.

  11. muciolo

    11/08/2011 16:33:04

    concordo e ainda assino em baixo o que a Vic escreveu. Melhor comentário e observação técnica de quem entende e conhece muito de vôlei. Campeonato naõ se ganha apenas com altura.

  12. Fernando

    11/08/2011 15:52:21

    Henrique, pelo que escuto do pessoal, a molecada do infanto deste ano está num nível muito bom. Vamos ver no próximo Sul-Americano se eles recuperam o título, que no último campeonato foi pra Argentina...

  13. Brasileiro com Orgulho

    11/08/2011 14:43:22

    Não podemos esquecer que o Brasil foi campeão mundial da categoria em 2007 e 2009, ou seja, recentemente, então não vejo motivo de preocupação. O trabalho desenvolvido no voleibol brasileiro, desde as categorias de base, é muito qualificado e serve como referência e modelo para os demais países do mundo na modalidade. Nenhum país do mundo tem a capacidade de revelar tantos talentos e de ser um celeiro de craques como Brasil e Rússia, os dois países sempre disputando títulos, ganhando-os, entre os primeiros colocados e sempre nos pódiuns. É só olharmos os últimos 30 anos, década de 80 aquela geração talentosíssima, a "geração de prata", em seguida anos 90 também uma grande geração que ganhou alguns títulos e pódiuns, principalmente o título olímpico em 92. E a Era Bernardinho, que dispensa comentários, só títulos e mais títulos. Além das categorias de base, que estão sempre disputando títulos e ganhando-os, com exceção deste ano, que foi um acaso e que faz parte também. Então, acredito e muito no Brasil, que ainda é o melhor voleibol do mundo e também tem muitos garotos de valor que precisam só ser lapidados para entrarem no time principal e darem conta do recado.

  14. Daniela

    11/08/2011 14:38:30

    Quem mandou fazer o Mundial no Rio. Tenho certeza de que haveria muito mais publico em Sao Paulo e ainda por cima fazem a final em uma quarta feira no meio da tarde. Quem trabalha, como eu, nem na tv pode ver. Que organizacao lamentavel!! E depois querem que a Copa e as Olimpiadas sejam um sucesso, so se for um sucesso de desvio de verba... Pobre país....

  15. Ernesto

    11/08/2011 14:08:23

    Falou e disse, Jota. O fim do Banespa pode ter sido o fim de nossas seleções de base competitivas. Se formos listar todos os jogadores campeões nas categorias de base e depois na seleção adulta (fora os que não são aproveitados na seleção, mas elevam o nível da Superliga) que foram formados ou passaram pelas categorias de base do Banespa, vai faltar espaço aqui neste Blog. Quando o comprador do Banespa decidiu acabar com o time, a CBV fez vistas grossas, usando o velho discurso de que "patrocinadores vêm e vão, fecha-se uma equipe e abre-se outra". Agora, eles estão colhendo os resultados de gerações podadas lá atrás. Podem vir novos patrocinadores, como Sky e agora esse time do Rio, mas não estão nem um pouco interessados em desenvolver o esporte; só querem capitalizar em cima daquilo que outros plantaram.

  16. Vic

    11/08/2011 13:58:54

    Existem coisas nesse blog que é da ordem das paranormalidades. Primeiro, a gente envia um comentário, ele é publicado e depois desaparece misteriosamente. Segundo, quando a gente fala que sempre existiu jogadores baixos e altos no volei e tanto um quanto o outro pode fazer a diferença, as pessoas respondem citando jogadores de 1.73m. Uma coisa é jogador baixo, outra coisa é jogador baixinho. Não estamos falando do segundo caso. Baixos hoje, são as meninas na média de 1.80 e o meninos de 190. A única jogadora do Brasil com menos de 1.80 é Sassá, que tem só um cm a menos. Já decidiu partidas como a contra o Japão no Mundial. No masculino Giba e Murilo são os eternos ídolos de 1.91. Mas ambos sempre fizeram a diferença em momentos diferentes de nossa seleção. Portanto...

  17. Biasoli

    11/08/2011 13:57:38

    O que me mais me entristece é ver como o povo brasileiro não valoriza o trabalho feito por essa equipe como um todo, desde a equipe técnica até os atletas. Eu sou ex-jogador e assisti alguns jogos, e quero dizer que as seleções de categorias de base tem outros fatores envolvidos que impossibilita comparações com a seleção adulta. Quinto lugar é honroso sim, acho um absurdo eles terem obrigação de sempre conquistarem medalhas, a única obrigação que eles tem, a meu ver, é lutarem pelos melhores resultados, se esse for o título, parabéns, se não for tenho certeza que trabalharam para isso, mas provavelmente outra equipe disputou com uma seleção mais talentosa, como o caso da Russia nesse torneio disputado no Rio. Nem sempre uma geração é cheia de atletas talentosos, mas isso não significa que não se dedicaram para brigar pelo título. Vergonha é não haver uma divulgação nem mídia apoiando o torneio desde o início. Parabéns para toda a aquipe que trabalhou e disputou esse torneio e tenham orgulho do quinto lugar conquistado. Fernando.

  18. Mauro Mendes

    11/08/2011 13:46:16

    Realmente foi um fracasso muito grande este campeonato mundial juv no Rio.Muito pouca divulgação na midia,Maracanãzinho as moscas,sem nenhuma campanha nas escolas para levar crianças e adolescentes para assistir os jogos e tomar gosto pelo esporte,teve jogo que o público era menor que o pessoal da organização.E para o país organizador que vinha de 2 títulos consecutivos(2007/09) o 5º lugar obitdo é muito pouco embora para a maioria dessa geração que ficou em 9º no mundial infanto/2007 pelo menos melhoraram na classisficação geral,oproblema é que chegamos ao 5º lugar jogando muito mal a exceção o jogo Brasil xServia que fizemos 3x0,contra a India que havia perdido da mesma Servia,perdemos por 3x2 e ficamos fora das semi,fracasso. Mas o campeonato mostrou bons valores surgindo para um futuro proximo,o sensacional oposto servio Antanavisevic,o ponteiro,Chadilov e o central Filipov,ambos russos,os argentinos Ramonda,ponteiro e Ramos,central,o ponteiro Sander,norte americano,os levantadores Bruque,espanhol e Finoli,argentino.Pelo Brasil a destacar apenas o ponteiroLucarelli,o mais regular e o libero Kachel,que disputou o titulo de melhor libero com o russo até a ultima rodada,mesmo tendo se contundido no1º jogo da 1ª fase e só voltou a partir do 1º jogo da 2º fase.

  19. Débora Freitas

    11/08/2011 13:44:34

    Quem vai nos representar em 2016 é uma mistura da seleção de agora com os juvenis que ganharam o mundial em 2007 e talvez alguém de 2009...calma...calma...nao nos desesperemos com o vôlei...podemos no futuro nao ganhar tudo mas seremos sempre competitivos!

  20. Matheus

    11/08/2011 13:11:17

    Nossa que drama Bruno , o Brasil tem uma geração com potencial de alguns jogadores e não do time inteiro .Eles podem evoluir ainda ,

  21. Lauro

    11/08/2011 13:08:51

    Bernardinho, olho na Argentina!! esses meninos da Argentina podem aprontar uma arte para o Brasil em 2016! Provavelmente essa é a olimpíada que eles estão visando, em Londres eles não tem pretenção de pódium, mas no Rio sim, e eles querem vencer o Brasil aqui dentro, portanto não vamos subestimar esse time argentino, e olho na Russia também, tanto no masculino como no feminino, o Brasil deve estudar os pontos fracos de Gamova e Sokolova e explorar isso ao máximo em Londres, preparar um saque forçado em cima da Gamova para tira ela do ataque, talvez fosse um caminho!Boa sorte geração futura do Brasil, a pressão em cima deles é muito maior, a Rússia não tem o ouro nem no masculino e nem no feminino depois do fim da URSS, vamos explorar a ansiedade deles, voleibol é psicológico!Abraços!

  22. jota

    11/08/2011 13:04:10

    A preocupação tem que ser com a formação, antes tinhamos o Banespa que tinha uma peneira e um time de base que formava dezenas de jogadores. Acho que apenas o Minas mantem uma boa categoria de base, Agora os outros times nao investem na base ja pegam jogadores formados, e nao é papel da CBV formar jogadores em saquarema, e sim dos clubes. No feminino é a mesma coisa, Osasco e Minas formam anualmente jogadoras, só ver a seleção de hoje onde foram formadas as jogadoras. Sheila, Fabiana... no Minas, Paula, Mari, Jaqueline, Adenizia... Osasco. Tem que criar bases nos times, se nao nao haverá renovação mesmo

  23. Viúva Porcina

    11/08/2011 12:24:29

    Depois de longas férias estou de volta, inclusive vcs podem me ver no canal VIVA todos os dias às 00:15h. Vamos falar sério, primeiramente quero parabenizar a globo (QUE SÓ DÁ VALOR AO FUTEBOL!!!) por ter passado o jogo de BRASILxALEMANHA, onde mais uma vez a seleção de futebol (QUE GANHA TÃO POUCO) foi um fiasco! E o apoio ao voleibol, quero dizer, nas transmissões, divulgações, etc....(esporte que nos dá tanta alegria), néca! E depois vem a própria mídia bater o pau em cima da seleção juvenil. Para quem assistiu a final entre RUSSIAXARGENTINA, não vi nada demais, as duas seleções erraram demais. Não vejo muito futuro nesses dois times não! Achei o nível desse mundial muito fraco. Sinceramente não me preocupo com essa geração, pois nós temos jogadores que sustentarão o nome do BRASIL por muitos anos!Ademais, um abraço a todos! E relaxem galera! MINAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!

  24. Eduardo

    11/08/2011 12:12:13

    em 2016, quem nos representará é a base da atual seleção, e não os juvenis de hoje.

  25. Rayporteirinha

    11/08/2011 11:49:01

    Fiquei estarrecido com o seu comentário às avessas. Foi a maneira mais clara que já vi de demonstrar que apenas criticar é fácil. Se você entendesse mesmo de volei teria notado que a seleção juvenil masculina é exatamente o que você queria: formada de jogadores altos. Isso foi a ruína da equipe. Jogadores lentos, apáticos, com ataque fraco. Faltou o que a seleção adulta sempre teve: jogadores veloses e habilidosos: Giba, murilo, Nalbert, Maurício, Anderson e muitos outros que carregaram a seleção nas costas por muito tempo. O seu comentário é muito contraditório.

  26. Cleo

    11/08/2011 11:42:19

    Estão culpando muito os jogadores, estão lá porque alguém os escolher... E esse técnico tem hitórico na formação de base e comando de times de base do voleibol? Achei o levantador fraco, alguns jogadores mal treinado e afobados, etc.O problema não é simplesmente dizer que altura não é tudo, de fato não é como tb não adianta mais uma atacante de 1,73m por melhor que ela seja, é investimento com poucas chances de futuro, nem Cuba de Mireya e Ruiz faz mais isso.O voleibol bras precisa sim investir mais em meninos e meninas altas, quando digo mais é proporcionar treinamentos de qualidade e muitos jogos com comissão técnica de alto nível. O que estamos presenciando tb, na minha opinião, é uma falta de bons técnicos formadores que de fato saibam trabalhar na base.Centenas de CLubes espalhados pelo Brasil ensinam voleibol, só meia dúzia revela grandes jogadores/as, porque será??

  27. krika Lual

    11/08/2011 11:13:40

    Quem entende, quem conhece, quem gosta de voleibol, e quem gosta de assistir um voleibol de alto nivel, sabe que hoje a Russia domina, tanto no masculino quanto no femnino, e em todas as categorias. Por isso que nao é pagar pau pra gringo quando temos a honra de receber em nosso pais esses atletas russos. Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия, Давай Россия! ДАВАЙ ГАМОВА!!!

  28. rodrigo

    11/08/2011 11:11:51

    A CBV e os dirigentes, técnicos e próprios atletas e patrocinadores, precisam deixar as vaidades de lado, as políticas, o próprio excesso de dinheiro. A ganância e as brigas tomam conta do volei brasileiro. É vergonhoso isso. Nós torcedores que amamos tanto o volei!!! Fico triste. Infelizmente temos é que aceitar a superioridade de países que realmente investem no volei com garra para ser campeão.

  29. Luciano Taveira

    11/08/2011 11:09:12

    Viva CCCP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  30. Carlos E

    11/08/2011 10:56:24

    Concordo que deve haver uma atenção para o que está acontecendo, tem que ligar o alerta, mas não é motivo para esse extremismo. Nunca houve uma geração juvenil que foi totalmente aproveitada no adulto, isso é ilusório. Numa caminhada de trabalho, gerações piores, gerações melhores vão aparecer. Uma geração antes dessa é novíssima e taí se preparando, logo depois dessa agora já tem outra pronta pra entrar e por aí vai. O fato dessa não ter conseguido sucesso, não quer dizer que está tudo acabado pro voleibol brasileiro. Até porque um trabalho é feito e isso que é importante. Tem que detectar sim alguns problemas e servir de lição, o pq desses meninos terem sido tão irregulares, pq eles tinham um emocional tão fraco. Era técnico que não dava confiança? Era a comissão? São esses trabalhos que precisam ser melhorados, pois achei que essa seleção se perdeu muito aí. Mesmo com esse vexame que tanto se fala, tenho certeza que uns 3 jogadores dessa seleção vão estourar e chegar no adulto. E é relativamente uma boa marca pra uma seleção considerada fracassada. Nunca esperem se aproveitar 12 jogadores de uma seleção juvenil, pq isso não existe , é só puxar um histórico e ver que isso não acontece sempre. Sobre ninguém prestigiar, infelizmente público geral não é adivinha. Pouquíssima mídia, pouquíssima. E esperei, esperei e esperei pelos seus posts das belas vitória dessa seleção sobre EUA e Sérvia e eles não vieram.

  31. Vic

    11/08/2011 10:48:10

    Também acho preocupante o resultado, mas acho que tem aí um certo exagero. Precisamos perguntar sim: qual o futuro do nosso volei? Mas 2016 não tá tão longe e concordo com os que dizem que ainda temos atletas para disputar o título. Sobre a altura dos atletas, sempre houve atletas altas e craques (Gabriela Perez do Peru, por ex) num momento em que os grandões eram só europeus e atletas baixas que se superavam (Mireya em cuba e Fofão no Brasil). Se altura por si só resolvesse jogo, a Rússia não tinha sido, nas duas categorias, o fiasco que foi na última olimpíada. Afinal, o time que estava lá é, praticamente, o mesmo que venceu o mundial no feminino. E temos no nosso masculino o exemplo que técnica e velocidade superam a altura. Não estamos no topo porque temos o time mais alto do mundo. Assim, os dirigentes precisam pensar nisso e começar a investir. Se nada der certo, lembremos que quase todas as equipes tiveram seu auge e que para algumas isso durou anos (Cuba no feminino e Brasil no Masculino), mas uma hora as coisas mudam e outros times crescem.

  32. Helena

    11/08/2011 10:42:31

    Assisti o vt do jogo Brasil (na grade da rede transmissora estava ao "vivo"), por acaso, realmente pouca divulgação de campetição tão importante para os jogos. A Argentina está montando um bom time, Russia sempre na seriedade e competência. PS: na grade da trasmissão quando li, estava ao "vivo", essa emissora gosta de enganar, mesmo.Que está acontecendo com o COB, DR. EDUARDO DE ROSE, está defendo com unhas e dentes os casos de dopping, mesmo dando contraprova, "jogador de volei de praia Solberg",a FIVB aceita a cartinha do Dr. Eduardo para novas conbtraprovas de doping, Muito estranhoalguns devolvem (atletismo precisa devolver as medalhas), outros ficam com as medalhas,Que será que está acontecendo com as instituições, já não estou acreditando em mais ninguém dos esportes (nacionais há muito tempo) e agora internacionais.Boa semana para todos

  33. jose roberto

    11/08/2011 10:30:20

    Sei não heim estou meio desconfiado de que o presidente da cbv vai chegar junto das categorias de base principalmente em seus respectivos treinadores heim, e deve chegar no sr paneleiro e dar um ultimato nele e ou começa a renovação de imediato na seleção adulta ou cai fora junto com giba, gustavo, rodrigão, marlon e o libero escadinha já deu o que tinha que dar fora ele e suas panelas.

  34. newton carvalho

    11/08/2011 10:27:56

    Então cara, você começou a descrever bem a sua tese mas creio que se atrapalhou no final. Altura certamente faz muita diferença no vôlei atual. Diria que é "quase" imprescindivel. Veja o caminho que a CBV trilhou para a seleção juvenil masculina. São garotos bem altos, porém não são habilidosos. Não são jogueiros. Esse é um time que não consegue ter volume de jogo, tenta vencer exclusivamente na base da força física. Bem, o que eu quero defender como tese? É muito simples. Nós não podemos fugir às nossas características. Se pudermos garimpar jogadoras super-altas e habilidosas, EXCELENTE! Entretanto, na base, se tivermos de escolher entre uma menina muita alta (sem boa condição técnica para jogar na entrada) e uma meniina de estatura média e com alta capacidade técnica, o mais prudente é a segunda opção, SEMPRE! Essa seleção juvenil é a prova cabal da tese que tento defender.Gamova, Sokolova, e as meninas italianas que você citou são altas sim! Mas jogam muita bola também! Sem habilidade não altura que salve!

  35. Henrique

    11/08/2011 10:26:53

    Concordo e me preocupo ao mesmo tempo. Pq depois deles quem vem???

  36. washington

    11/08/2011 09:51:35

    nossa! quem é essa louca? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  37. Michel Piroutek

    11/08/2011 09:44:37

    Olhando todos os blogs fico com uma certeza, o brasileiro não gosta do Brasil, pois não leio uma crítica construtiva, apenas pessimismo e derrotismo. Os esportes não estão uma maravilha? Não, não estão! Mas excetuando-se o futebol que é a bagunça e cartolagem de sempre, os outros se mexem (basket com o NBB, Volei nas bases, nem sempre existem gênios chegando, Judô, Natação, Atletismo, Futsal e outros).Até o Basket americano teve um período de baixas.

  38. Bruno Silva

    11/08/2011 09:28:47

    Continuando a análise da seleção feminina vice campeã mundial juvenil. Pq jogadoras como Ana Beatriz de 1,88 e Stefanie 1,90 não são melhor lapidadas desde a categoria infanto. Se já sabemos que nossa dificuldade hoje é na formação de ponteiras passadoras, pq não aproveitar nossos potenciais. A Ana Beatriz participou do primeiro campeonato em 2007 naquela seleção que formou ( Roberta Ratzke, Ivna, Glauciele, etc) tinha 14 anos e o técnico Rizola descobriu seu potencial. Porque não investir nesse jogadora em outra posição? Defendo muito a idéia de que na base o sistema de jogo tem que ser o 4x2. Deixando claro que somente na base, pois esse sistema forma jogadoras mais completas e dinâmicas. Levantadoras que passam e atacam, Opostas que levantam. Enfim o potencial de cada atleta pode ser melhor explorado.

  39. deise

    11/08/2011 09:20:44

    Estamos no lugar que merecemos.Não gosto do bernardinho e de suas atitudes e de sua arrogancia.Detesto certos jogadores que estão ainda na ativa por serem mau carateres ne mercenarios.Torci pela Russia,que pra mim esta voltando ao cenario esportivo e não é so no volley.Isto mostra a evolução de um pais.Os brasileiros pareciam que não estavam nem ai pra hora do Brasi.Jogaram mais pra cumprir tabela.Viva leonid!Viva os camaradas!

  40. Bruno Silva

    11/08/2011 09:13:21

    Não sei se vão concordar comigo. Acompanho a história do vôlei brasileiro desde os anos 90 e acredito que entenda um pouco do que tem acontecido. Falando da seleção feminina: O Boom do Vice campeonato do Mundial do Brasil em 94 e o Bronze das Olimpíadas de Atlanta fez nos abrir os olhos para o esporte e entender que precisávamos gerar nas categorias de base meios de rede mais altas( substituindo Ida 1,77 Ana Paula 1,83 Ana Flávia 1,87) Asssim o fizemos (Walewska 1,90 ; Fabiana 1,93; Thaisa 1,96... foram campeãs olimpicas) Após a questão da saída de Fernanda e Fofão veio o problema das levantadoras. Vieram (Dani Lins, Fabíola, Ana Tiemi, Cláudinha). Agora o que tem acontecido no feminino e tbm serve como exemplo no masculino é que os técnicos brasileiros das categorias de base não se preocupam com a formação de ponteiros passadores altos. Pq uma jogadora de 1,75 (Gabriela) pode jogar um mundial juvenil como ponteira passadora??? Nada com o desempenho da atleta até mesmo pq tem boa impulsão e um ataque pesado. Mas sabemos q para o padrão mundial é uma jogadora limitada. Do lado da Itália tinha uma ponteira de 16 anos 1,80m Caterina Boseti(impulsão incrível e domina todos os fundamentos de fundo de quadra, nova promessa italiana) e duas jogadoras de 2,02 m. O problema que vivemos no CM de 2010 contra a Rússia (Sokolova 1,92m e Gamova 2,02 m) começa nas categorias de base. Os times europeus investem pesado em jogadoras altas em todas as posiçoes e nós teimamos em formar times jogueiros desde a categorias de base.Como uma jogadora como Sassá pode permanecer numa seleção brasileira??? Uma jogadora que só tem passe e defesa tem q ser líbero e não ponteira...

  41. Luis

    11/08/2011 08:48:00

    Que bom. Não precisamos revelar talentos, pelo menos até 2016, pois estaremos representados por estes mesmos jogadores que hoje fazem parte da seleção. Bernardinho, com o aval da CBV, não deixará de convocar sua panela.

  42. paul

    11/08/2011 08:40:11

    Houve por acaso divulgação pela imprensa nacional e local do evento pois não fiquei sabendo

  43. Fernando

    11/08/2011 07:52:21

    Calma, Bruno ! Eu também achei que esse Mundial foi um fracasso, mas não esqueça que a seleção adulta tem jogadores de, digamos, 24 a 34 anos, e como temos um Mundial Juvenil a cada 2 anos, no time adulto temos 5 gerações ! Na geração atual, temos o Lucareli com grande futuro e só. Na anterior, tem o Renan, oposto canhoto de 2,16m e o Isac, central de 2,06 m. Na próxima, tenho certeza de que teremos outros grandes jogadores, e por aí vai...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso