Blog do Bruno Voloch

Cuba descobre plano de fuga e afasta jogadores da seleção; Raul Diago fica preso

Bruno Voloch

Crise no vôlei de Cuba.

A polícia cubana descobriu que 3 dos principais jogadores da seleção masculina tinham idéia de deixar o país durante a Liga Mundial.

Roberlandy Símon, de 23 anos, foi um dos destaques do último campeonato mundial jogado na Itália em 2010. Simon se casou com uma italiana e iria fugir de Cuba.

O levantador Raydel Hierrezuelo e o atacante Hidalgo Leal também foram descobertos. Os dois tinham planos de deixar Cuba.

Os jogadores já estão afastados da disputa da Liga Mundial e serão interrogados pelas autoridades locais.

Após dura investigação, Rachel Sanchez e Ana Yílian Cleger, ambas integrantes da seleção feminina, acabaram sendo cortadas pela federação. A suspeita era de que Sanchez e Cleger aproveitassem o primeiro torneio fora do país para não voltar mais.

O presidente da federação de Cuba, Raul Diago, foi preso e liberado. Ele está sendo acusado de ter desviado parte da premiação conquistada no mundial da Itália.

Diago está afastado temporariamente do cargo.

  1. Rodrigo

    02/06/2011 21:23:53

    Cuba e um engodo. A maioria da população vive na miseria. Quem é rico em Cuba?São os Neo Imperadores Comunistas que ja assassinaram muita gente.

  2. Pedro

    24/05/2011 21:51:36

    Vamos pedir ao ex presidente LULA, amigo de Fidel para que o governo cubano adote novas posturas, especialmente, com os jagadores de volei cubano. Muita gente no mundo e no Brasil torcem por eles no volei. E, ficamos tristes por saber que os atletas do volei sao obrigados a seguir condiçoes exageradas para poder jogar fora de Cuba e ainda assim nao podem mais jogar pelo Patria. vamos enviar e-mails para LULA falar com Fidel e Raul Castro.Que absurdo 3 tituloares de cuba fora dda seleção masculina.E o que aconteceu com outro ex titular Michael Sanches?

  3. Protestar por Protestar

    17/05/2011 15:12:28

    Protestem sim . Mas proteste com as coisas certas .Protestem contra a roubalheira do Governo , Proteste pela mas condições de ensino no Brasil , pela pessima assistencia a Saúde ao povo brasileiro . Proteste contra a PALHAÇADA que é o Congresso Nacional .Proteste conta a submissão e omissão do Povo Brasileiro .Proteste contra a roubalheira que se dará nas obras da Copa e das Olimpiadas.Proteste contra o LULANTA que se acha que é muita coisa , mas é uma enganação ...E como sempre , nós vamos esquecer tudo e achar que o Brasil é o melhor pais do mundo porque tem muitos bons jogadores de futebol , que nunca tiveram acesso a uma boa Escola , uma universidade e sua familia não tinha dinheiro para nada e a unica saída para sua sobrevivencia foi tentar jogar bola .CUBA brigou pelo seu povo e hoje é um país pobre mas é um país de PRIMEIRO MUNDO nas questões Sociais. Só falta ter dinheiro .... o resto tá tudo pronto

  4. Sergio

    17/05/2011 14:45:15

    Concordo com vc Paulo , Cuba tem seus problemas internos , que com o tempo vão se resolvendo . Mas é um país que mesmo sendo muito pobre , e que sofre todo tipo de boicote financeiro dos paises mais desenvolvidos , consegue ter um nivel de educação publica , saúde , esporte e cultura invejavel .O Haiti é aquela pobreza porque durante o processo de independencia , foi obrigado a se submenter a pagamentos monstruosos aos paises dominadores , deixando feridas finaceiras até hoje incuraveis.Cuba fez sua Revolução e impôs suas condições aos paises ricos e até hoje não foi perdoado , causando ira e raiva principalmente dos EUA , que usavam Cuba como um bordel dos milionarios americanos .Avante Cuba , mostre sua força , sua auto estima , sua dignidade a duras penas . Não se submeta .Se o Brasil fosse mais macho e seu povo protesta mais , esta bagunça chamada Brasil iria acbar .

  5. Thiago

    17/05/2011 03:11:05

    é por isso que eles querem fugir. é melhor deixar o país do que ficar dois anos sem poder exercer sua profissão.

  6. Thiago

    17/05/2011 03:05:50

    como nesse blog diz, Calderon agora está na Suíça, e não na Rússia

  7. Thiago

    17/05/2011 00:59:44

    Rachel Sanchez e Ana Yílian Cleger

  8. Thiago

    17/05/2011 00:57:32

    Falta de liberdade!!!! isso é o que motiva os atletas cubanos a deixarem o país. até é permitido que um atleta atue fora, mas tem que ficar dois anos sem jogar, nem pela seleção ou por algum clube do país, e ficam de fora da seleção quando fazem isso. Kenia Carcases fez isso mas voltou para Cuba, Rosir Calderon, fe também e está jogando na Rússia. é uma pena que esses excelentes atletas passem por tal situação. logo Simón, que na minha opinião é a maior revelação dos jogadores de meio do mundo, Hierrezuelo e Leal também são dois atletas excelentesnão iria ser o primeiro torneiro fora de Rachel Snache e de Ana Cleg Yílian Cleger, elas jogam a algum tempo na seleção Cubana, e já disputaram torneios internacionais, o mundila do ano passado e o gran prix.é triste ver a lenda do voleibol Cubano, Raul Diago preso. vejo que ele não acha que Cuba seja um país democrático.

  9. Flávia

    16/05/2011 23:50:48

    É muito triste que isso ainda ocorra. Abaixo a esse regime político absurdo que ainda impera em Cuba.

  10. Ivanor

    16/05/2011 21:15:20

    Além de IDH, o que mais tem lá? Papel Higiênico sei que não, comida também não, ops (as prostitutas tem curso superior e cobram até um dólar em promoção se leva 3 por menos de um dolar).País que é bom tem de fechar as fronteiras para os outros não invadirem, e não o contrário.

  11. Cataploft

    16/05/2011 20:01:44

    1800? Não sabia que Fidel era tããão velho assim.

  12. Odeixo Caixa Alta

    16/05/2011 19:59:22

    Se não fosse o nojento regime cubano, esses atletas teriam virado bóias-frias ou enroladores de charutos. O regime não proíbe que os atletas joguem no exterior. O que eles querem mesmo é vantagens para se vender à federação italiana

  13. Khu Shai Xang

    16/05/2011 19:56:04

    Caixa alta, erros gramaticas... típico de analfabeto que vota no Bolsonaro ou no Maluf. Os clubes no "mundo livre" colocam multas rescisórias e os países como o Brasil proíbem que os atletas com menos de 23 anos vão jogar no exterior.Cuba não proíbe os seus atletas de jogar no exterior, desde que fiquem de recesso por dois anos e só então joguem por clubes do exterior.Esses jogadores que se casam com estrangeiras querem é pedir a cidadania de um outro país para não ter que passar pelos dois anos de recessos e possam ter vantangens, como propostas milionárias para se naturalizar e jogar por outros países.Se você investisse no treinamento de um funcionário, pagando cursos e faculdades e ele te abandonasse de uma hora para outra porque tem uma proposta mais vantajosa, também ficaria bravo né? Ah, desculpe... esqueci que o capitalismo não é papai noel e um empresário jamais vai pagar a faculdade para um funcionário.

  14. Afonso (RJ)

    16/05/2011 19:12:56

    Só para mostrar como o assunto é no mínimo polêmico:No Brasil há uma lei que diz que todo o estudante que for financiado pr uma bolsa de órgão público (CNPQ, FAPERJ, FAPESP, etc...) fica automaticamente impedido de fixar residência no exterior por um período mínimo de 2 anos. Justificativa: um mínimo de retorno para a sociedade que o financiou.Qualquer semelhança NÃO é mera coincidência.

  15. Rayporteirinha

    16/05/2011 18:29:25

    Ter condições e ter oportunidade são coisas diferentes. Quem não conhece algum atleta do topo que não veio de comunidades pobres? Não vale generalizar.

  16. Rayporteirinha

    16/05/2011 18:25:35

    Considerando informações prestadas pelas autoridades cubanas, no entanto, não é que se houve quando a divulgação da "qualidade de vida" parte de um cidadão cubano. Aqui mesmo no Brasil, anos luz em termos de (quase) democracia, temos dados oficias mascarando a realidade. Será que não dá para enxergar isso?

  17. Mário

    16/05/2011 17:56:58

    AQUI NO BRASIL TODOS OS JOVENS TALENTOS, INDEPENDENTE DE QUALQUER COISA, TEM CONDIÇÕES DE SE TORNAREM GRANDES ATLETAS????AINDA BEM QUE O BRASIL TEM UM SISTEMA JUSTO, ONDE TODOS TEM DIREITOS DE ACESSO A EDUCAÇÃO, AO TRABALHO, A SAÚDE, AO ESPORTE, A CULTURA. AINDA BEM QUE NÃO VIVEMOS NUM SISTEMA NOJENTO, ONDE UNS POUQUINHOS GANHAM MUITO E A MAIORIA VIVE NA MISÉRIA. ISTO É LIBERDADE. EXISTE LIBERDADE, ONDE SE RETEM O CONHECIMENTO E SE IMPOE A CULTURA DO MAIS FORTE OU DE QUEM TEM MAIS DINHEIRO???????????????????????????LIBERDADE SE RESUME AO DIREITO DE RECLAMAR??????SERÁ????????????????

  18. Mário

    16/05/2011 17:42:25

    LIBERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Palavra linda, no Brasil todos são livres??????É livre quem não tem direito a educação???? Quem não tem direito a saúde?????É livre quem tem de escolher entre "dois grupos" sempre os mesmos politicos pra votar, financiados pelos mesmos empresários???? Será?????É livre um país onde seus talentos não são incentivados????? Onde o ter é mais importante que o ser?????O mais interessante é defender a liberdade e citar a DITADURA MILITAR BRASILEIRA, como exemplo de defesa da LIBERDADE, para defender a liberdade vale suprimi-la???Ou a LIBERDADE so vale se for como o CAPITALISMO deseja??? Deve ser livre, desde que seja como o capital impõe. Vamos deixar de hipocrisia.A Revolução Cubana só foi possivel porque o "Governo do Batista" apoiada pelos EUA, que anteceu a Revolução, este governo se caracterizou pela corrupção e miséria, obs: exceção no sistema capitalista, tão justo, kkkkkk.Não se esqueça que este sistema cubano que vc tanto critica, sofre um embargo economico dos EUA, por mais de 50 anos e ainda se mantem de pé. Já pensou o nosso riquissimo Brasil 50 anos fechado??? com a maneira que é administrado hj???E finalizando realmente devemos lutar pela liberdade, vc tá vendo o que esta acontecendo no Brasil, para a Copa de Mundo e Olimpiadas??? Vai ser uma festa super democratica e se bobear a ilhota de Cuba ainda vai ficar na frente de muitos países democraticos, rsrs. Antes de criticarmos os cubanos deveriamos olhar nosso proprio país. LIBERDADE OU ALIENAÇÃO????????? TIRE SUAS CONCLUSÕES.

  19. alan

    16/05/2011 17:38:46

    EU SOU HNESTO EM DIZER Q ME DECEPCIONA VER COMO TEM GENTE Q PENSA Q FALAR BONITO E SINAL DE INTELIGENCIA PAULO, SEU MANE , PENSE NA SEGUINTE REALIDADE : VC UM ATLETA DE PONTA Q SE DESTACA E PODE GANHAR BEM COM SUA PROPRIA CAPACIDADE E VEM UM GOVERNO OPORTUNISTA Q QUER USAR DE SUAS HABILIDADES PARA GANHAR DINHEIRO Q SERA USADO PARA A SOCIEDADE E ALEM DE TUDO TE PRENDE AGRIDE E EXPOE QUANDO VC QUER BUSCAR ALGO MELHIR NA VIDA???????????SE TOCA CARA, EVOLUI, TIRA ESSA ARMADURA DE SR CULTURA E PARA PRA PENSAR EM ALGO DE VERDADE COMO O PROXIMO POR EXEMPLO, POIS AI COM MENOS GENTE COMO VC NO MUNDO ELE SERIA BEM MELHOR DESCULPE, TODOS TEM LIBERDADE DE EXPRESSAO, MAS USE DE MANEIRA COERENTE, E NAO PARA ESPALHAR ESSAS IDEIAS DE ~!@#$%^& .MAS EU TENHO UMA DUVIDA, CADE OS DIRREITOS HUMANOS ??????????? ///////////TODOS NAO TEM A LIBERDADE DE IR E VIR????????ACEITAMOS TANTOS BANDIDOS REFUGIADOS AQUI, VAMOS ACEITAR ATLETAS REFUGIADOS ENTAO POIS AI OS EXEMPLOS SERAM BEM MELHORABRAÇOX

  20. Leo

    16/05/2011 16:22:52

    Realmente, a ditadura lutou pelo direito... direito de ficar calado. O Brasil estagnou naquela época. Vai procurar o que fazer e para de falar besteira, seu burro!

  21. Louco

    16/05/2011 16:01:52

    Por que vc não muda pra lá, seu idiota!!!

  22. talles

    16/05/2011 15:42:50

    isso ja acontece, com um percentual maior creio que em torno de 70% do valor do salario do atleta que trabalha fora regularmente.... nao os fugitivos.... a tributaçao eh muito alta e ate hoje nao resolveu problema algum.... na verdade cuba da demonstraçoes claras que nao consegue mais se auto sustentar..... se é que um dia ja conseguiu!

  23. paulo

    16/05/2011 15:41:52

    O mais deprimente nesse forum é ver pessoas reclamando que em outro país tem "miséria". Essas pessoas não tem o trabalho de abrir a janela e olha a realidade do próprio país. Além disso, o país criticado, Cuba, tem o melhor IDH (qualidade de vida) da América Central

  24. fumi

    16/05/2011 15:33:07

    Paulo ,Vc acha que eles estão fugindo porque estão felizes em Cuba ? E ao contrário do que diz o dinheiro do contrato vai todo para a Federação Cubana ,se não todos os jogadores já estariam fora do país . Pergunte para Aguero como é a situação . Lá o Jornal Granma só serve para papel higiênico e o povo torce para não ter uma diarréia , pois não tem jornal que chegue...

  25. Lucas

    16/05/2011 15:28:33

    Não olhe para o seu vizinho para explicar a sandice da manutenção da tua miserabilidade por conta própria.

  26. Lucas

    16/05/2011 15:27:34

    Uma ditadura no Haiti, nos mesmos moldes de Cuba, não melhoraria o Haiti de hoje, continuaria a mesma coisa. A questão é cultural. Mas Cuba poderia ser melhor do que está, a ditadura não deixa as coisas andarem, as pessoas têm potencial, tem educacao, não são livres, são todos miseráveis.

  27. Celso Silva Jantorno

    16/05/2011 15:25:46

    Vc esta desinformado amigo. O governo não proibe ninguem de sair. O que não é permitido é usar o sistema para sair. Os atletas são - no governo cubano - representantes oficiais do país. Se eles querem sair, peguem suas coisas, paguem suas passagens e se vão.Simples assim.

  28. tadeu

    16/05/2011 15:23:08

    É uma pena , pois o time tem tudo para ser um potencial num futuro muito próximo, com certeza isso vai atrapalhar muito. Também é lamentavel o governo não permitir que os atletas saiam, acho que a seleção de Cuba iria crescer muito com isso. Quanto a ser ou não comunismo, acho besteira isso, deveriamos nos preocupar com nossos problemas, que são muito grandes.

  29. Lucas

    16/05/2011 15:22:43

    As conquistas sociais castristas dizem direito a todos continuarem sendo miseráveis (com exceções dos bens cuidados atletas de elite) e todos contnuarem sem liberdade de expressão e de movimento. Quem fugia era preso e fuzilado. O fuzilamento no paredón era a única liberdade que muitos eram forçosamente convidados a seguirem. Isso, sim, é sandice.

  30. Ana Paula

    16/05/2011 15:22:04

    É... mas têm que ficar parados por dois anos.

  31. Luiz

    16/05/2011 15:21:10

    Fico imaginando se Cuba não fosse uma ilha. Quantos habitantes teria hoje?Um pais que não respeita as liberdades individuais, que prende sem motivos, não bastasse os milhares de cubanos fuzilados durante a revolução.Esse era o tipo de governo sonhado pelos terroristas do Brasil combatidos pela ditadura militar. Se lá o governo fuzilou milhares e milhares de cubanos, imagimem quantos seriam aqui.!!..Fala-se em conquistas socias alcançadas pelo governo Cubano. É bom lembrar que depois que a Ex-União Soviética deixou de ajudar Cuba as coisas pioram e muito por lá. Tanto é verdade que o governo já fala em parceria com empresas da iniciativa privada e pretende demitir 500 mil(!!!!) cubanos das estatais.A maior conquista ainda está longe: A LIBERDADE.

  32. luciano

    16/05/2011 15:15:28

    Mas e agora,oque será desses jogadores?Vão deixá--los presos,não vão mais jogar na seleção,vixe,olha o tamanho da confusão!

  33. Lucas

    16/05/2011 15:11:17

    é só ir lá ver o quão miseráveis continuam sendo..

  34. Juliano

    16/05/2011 15:10:33

    Deve ser um prazer indescritivel morar em Cuba....

  35. Alfredo

    16/05/2011 15:09:24

    Uma meia duzia de atletas tem esse privilegio, exatamente tem para se fazerem propaganda do regime, porque não fosse assim, seriam cortadores de cana para sempre.E a outra grande parte que não é jogador ou esportista de elite está trabalhando exatamente como você diz, como cortador de cana e quase de graça, trabalhador escravo do próprio governo, e as mulheres sendo prostitutas dos turistas que lá vão para ver a ilha da fantasia, fazem isso para ter maior grana que o salário merreca que não dá para nada. Percebeu isso?Duvido que você morasse lá, duvido que você ficasse lá tres meses e percebesse a idiossincrasia falsa que existe lá. Uma ilha da fantasia, realmente.

  36. carlos henrique

    16/05/2011 15:02:49

    Para se evitar deserções é só o governo cubano estipular que 50% dos ganhos do atletas que estivessemfora dopaís deveriam ser investidos em categorias de base em Cua. Desta feita seriam resolvidos problemas como a parte financeira do atleta, investimento em categorias de base, renovação de atletas e a imagem de Cuba seria bem melhor em todo o mundo.

  37. debygoiania

    16/05/2011 15:01:22

    Amigos, a notícia já foi bem comentada pelos meus colegas.Então, não deixo de observar e imaginar que tipo de enlace Simon deve ter engedrado com a tal italiana.¿por qué Italia no puede resistir el encanto de los hombres del Caribe.Esses arranjos matrimoniais são de enojar,sinceramente.

  38. william

    16/05/2011 14:53:48

    Se lá é tão bom, muda para lá..tá de sacanagem!!

  39. Maristela Obayashi Cortez

    16/05/2011 14:52:10

    Ai, mandem esses cubanos para mim, eu cuidaria deles aqui na Fárme de Amuêdo, iria trata-los muito bem e apresentar para as minhas amigas Verna Lee e Fernanda Roitmannrini.

  40. LUIS CLAUDIO DE CARVALHO

    16/05/2011 14:37:19

    E LAMENTAVEL QUE ENCONTRAMOS BRASILEIROS A DEFENDER ESTE REGIME NOJENTO. COMO PODE UM ATLETA SER IMPEDIDO DE EXERCER O SEU TALENTO.NA VISÃO DESTES ESQUERDISTA LOUCOS O REGIME CUBANO AINDA ESTA CERTO, VA PARA CUBA VER SE VAI PODER FALAR O QUE FALA AQUI NO BRASIL.

  41. Alfredo

    16/05/2011 14:30:54

    Antes você quer dizer ... 1800 e lá vão pedradas??? Ou melhor, e lá vão paredón?A justificativa de manter um regime anacrônico é viver de desculpas de um passado que foi pior? Mas melhorou quanto? Quase nada, os ditadores gostam tanto de pobres que fizeram toda a população pobríssima, gastando as petecas que ganham, e pior, sem liberadade alguma. Quem fugia e voltava capturado era fuzilado. Que interessante a sua forma de pensar..

  42. Alfredo

    16/05/2011 14:28:08

    O que Cuba tem a ver com Haiti?Vai comparar uma pretensa ditadura no Brasil para dizer que se não fosse a ditadura aqui estaríamos piores que o Paraguai??Convenhamos, a comparação é forçada e ridícula.

  43. Fui a Cuba.

    16/05/2011 14:23:51

    O país é socialista. Burro!!!!

  44. Marcola-PCC

    16/05/2011 13:43:12

    Maldito comunismo! Aqui no capitalismo, eu transformaria toda essa gente em empreendedores.

  45. paulo

    16/05/2011 13:39:23

    Se não fosse o governo cubano esses atletas seriam mais um miserável em qualquer país da américa central: Guatemala, Honduras etc.O espertalhão quer que o governo cubano banque toda a educação e treinamento avançado, para se casar com uma italiana e jogar pela seleção da Itália. Além disso, os atletas cubanos recebem autorização para jogar em outros países depois de servirem por um tempo a seleção cubana.

  46. paulo

    16/05/2011 13:31:14

    Simples, é só o governo cubano parar de investir em esporte e mandar esses jogadores trabalharem como cidadãos normais. Esses jogadores querem que a sociedade pague pela formação deles, para depois se mandarem para ganhar milhões na Europa.

  47. Miichel

    16/05/2011 13:18:30

    Prefiro a pobreza do Haiti do q a "riqueza de cuba

  48. Ra-tim-bum!

    16/05/2011 13:14:27

    Deve ser porque os governos desses países não são considerados inimigos dos Estados Unidos e seus cidadãos são barrados pela imigração, não é mesmo?Vá ali na fronteira do México com os Estados Unidos e veja a cruel realidade desses paises "livres'...

  49. Eduardo Pereira

    16/05/2011 13:14:24

    GenteComo o pessoal fala tanta sandice ! De lado a lado ! Da extrema direita ( a maioria aqui ) até a esquerda radical !Uma coisa são as conquistas sociais da Revolução Cubana , que só alguns malucos de plantão , como alguns comentaristas desse post , não conseguem ( ou não querem ver ) ! É só olhar para os países vizinhos , e tantos na África , Ásia e tbém na A. do Sul !Outra coisa é o anacronismo da ditadura castrista com atitudes absurdas como essa de podar o direito de ir e vir de seus cidadãos , um ato inadmissível para qualquer humanista !

  50. caca

    16/05/2011 13:05:26

    Hai que endurecer, pero perder jugadores jamas!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso