Blog do Bruno Voloch

É tarde para a torcida reconhecer o erro, mas Joel Santana nunca foi o culpado. Botafogo é limitado e precisa ‘limpar’ o elenco

Bruno Voloch

3 semanas se passaram após a saída de Joel Santana e nada, rigorosamente nada mudou no Botafogo. Mudou sim, para pior.

Isso significa dizer que o Botafogo perdeu demais sem Joel e que o treinador não era e nunca foi o culpado pela má fase do time. A torcida errou ao pedir a cabeça de Joel após a derrota para o Vasco. Hoje a realidade é dura para o torcedor do Botafogo.

Joel sabia das limitações do Botafogo e por causa disso não abria mão da retranca. O esquema tão criticado por todos, deu certo durante mais de 1 ano e com ele o Botafogo ganhou o estadual e quase se classificou para a libertadores.

Joel não errou. Não faltou coragem ao ex-técnico do Botafogo, faltava time, como falta hoje para Caio Junior. Joel porém, armou com inteligência o Botafogo, deixando a zaga protegida com 3 volantes e Herrera e Loco Abreu na frente. Isso tudo sem nunca ter tido um '10', porque Lúcio Flávio e Renato Cajá nunca resolveram a questão. Se esforçavam, só isso.

E agora ?

Bem, agora o Botafogo encara de frente a dura e cruel realidade. O time é fraco e o torcedor precisa ter essa consciência.

Em menos de uma semana o Botafogo pode jogar pelo ralo um semestre inteiro. O time chegou ao ponto de depender de uma derrota do Olaria para se classificar na Taça Rio. Uma vergonha.

Na quarta que vem, pode sair da Copa do Brasil e terá assim perdido todo o semestre.

Melhor seria para o torcedor do Botafogo que o time nem conseguisse a vaga na Taça Rio. Do jeito que está jogando o Botafogo não tem nenhuma chance contra o Vasco, possível adversário.

Não dá para ver Alessandro na lateral do Botafogo. O prazo de validade dele expirou.

Difícil acreditar que João Felipe tenha sido disputado por Flamengo e Botafogo. Zagueiro fraco, sem personalidade e inseguro. Não tem futuro no Botafogo.

Marcelo Mattos está desmotivado e Everton jogando na posição errada. Ele não pode ser jamais o cara de criação do time. Everton é um bom ala pela esquerda e só.

Caio estava desesperado diante do Avaí. Escalou o Botafogo com 3 atacantes, mas não funcionou em nenhum momento. Caio, Herrera e Loco bateram cabeça a maior parte do tempo.

Caio fez péssimas alterações e piorou as cosias. Lucas, ele mesmo, virou o salvador da pátria no meio e o criador das jogadas para os atacantes. Situação desesperadora. Lucas é um lateral razoável, melhor que Alessandro e não pode ser o responsável pelas jogadas de criação. Jamais.

A entrada de Somália não alterou em nada o panorama caótico.

Somália não tem ambiente com a torcida e nem nome para jogar no Botafogo. A troca por Gilberto seria um presente para o Botafogo, mas Cuca não é louco de estragar o Cruzeiro.

Olhando o Botafogo diante do Avaí dava pena. E o banco ?

As opções como Fahel, Bruno Thiago, Somália, William, Lucas …

Definitivamente, Joel tinha razão.

Não tem como tornar o Botafogo agressivo sem ter um jogador dessa qualidade. Impossível. Caio não é mágico, mas o cenário para o treinador não é dos mais animadores.

Caio venceu dois jogos contra o Paraná que está para ser rebaixado no campeonato estadual. Disse tudo ?

O técnico deixa mensagens de otimismo, diz que o cenário vai mudar, mas não deve se iludir. Se o Botafogo mantiver esse elenco atual, Caio não terá vida longa e o Botafogo já é um forte candidato ao rebaixamento no brasileiro.

Não adianta Caio pedir para a torcida não vaiar alguns jogadores. Caio que me perdoe, mas com o que o torcerdor viu em campo contra o Avaí, não existia outra atitude que não fosse as vaias. Desculpe.

Aplaudir o que ?

Os 20 'brilhantes' primeiros minutos do time ?

Não. O torcedor errou ao tirar Joel do cargo, merece passar por isso, mas aplaudir é querer demais.   

A diretoria precisa agir, já.

5 reforços no mínimo. O time precisa de zagueiros de qualidade, laterais e 2 ou 3 caras de criação no meio. Sem isso, o sofrimento continuará.

Não é possível que as pessoas que dirigem o futebol do clube estejam satisfeitas. Não acredito.

O Botafogo precisa dar um basta em Alessandro, Fahel, Marcio Rosário, Azevedo, Mancha, João Felipe e Somália se realmente quiser ser respeitado novamente.

  1. Agenor Xavier

    18/04/2011 19:16:32

    Caro Bruno Volach:Concordo que o time é medíocre e que precisamos urgente de contratações especialmente no setor de criação, pois este time jogar dar desespero, nós torcedores merecemos mais respeito, ou seja merecemos respeito. Agora dizer que o Joel não tem culpa é um equívoco pois foi ele

  2. João Vitor

    18/04/2011 18:09:39

    O Botafogo pra começar tem que botar o Abreu (fica la paradao não faz nada que até o Crouch do Tottenham se move mais que ele), Fahel (manda pra casa do c***** porque ele não faz nada),João Filipi (não presta nem pra fazer medo), Marcio Azevedo (não acertou no Botafogo), Rodrigo Mancha (como é que contrata um rebaixado que só da problema) e Alessandro (Velho todo paradão) tudo pra fora.Também é bom fazer umas contratações porque dinheiro não falta: 3 Meio-campo (Roger, Marcinho e Alan Patrick), 2 Laterais (Diego Renan e Alex Sandro), 1 Zagueiro(Wallace), 1 Atacante(Fabio Junior).

  3. j.lourenço

    16/04/2011 11:06:52

    Bruno, concordo com vc em parte, que o Joel e retranqueiro todos já sabemos, que ele tem culpa, ele tem, foi ele que montou este time, Fael, Caio, Marcio Azevedo, Marcio Rosario, Alessandro, Everton e Somália, Mancha (que foi rebaixado com o Prudente) foi pedido dele! esta Diretoria tem que vir e Explicar o furo nas finanças do clube ( exercicio 2010), 60 milhoes de deficet, sem comprar ninguem, isto e caso de policia. Abraço. Botafogo sempre Botafogo!

  4. Rodrigo

    16/04/2011 00:56:48

    Joel só não é pior como treinador, do que este comentarista de volei quando quer comentar futebol!

  5. paulo psulceilandia df

    15/04/2011 23:56:59

    só pra corrigir o meu comentário aqui de baixo : somos grato no que ele fez no carioca ! beleza fui!!!

  6. paulo do p.sul ceilandia df

    15/04/2011 23:42:09

    comentário brilhante Voloch. más veja bem. somos grato ao joel eternamente pelo o que ele fez para nós ano passado. ele errou esse ano e feio, em montar a equipe. Fazendo apenas 4 contratações fraquissimas.só não deveria sair como saiu xingado vaiado como foi. isso é ingratidão e não apóio. más era hora dele sair sim. o resto o que vc comentou eu assino em baixo!

  7. anjos w

    15/04/2011 21:06:50

    JOEL!!!!! não tem culpa,e time mequetrefe,so se salva 3 jogadores, o resto e de time da terceira divisão e oi la !!

  8. Augusto de Oliveira

    15/04/2011 12:40:05

    O que é isso companheiro? Não diga isso! O Joel armou o time do Botafogo na maior retranca, o tempo todo, independente do elenco. Na época tínhamos o Jóbson (jogando muito); o Maicosuel e o Renato Cajá e o Joel cansou de entrar em campo com uma formação ridícula com três de terceiro zagueiro, mais o Fahel e o Leandro Guerreiro como volçantes, contra times que disputavam para não cair e até contra os reservas do Inter. Perdemos a classificação para a Libertadores desse ano por pura cavardia do retranca-mór. SAN

  9. Botafoguense sempre

    15/04/2011 10:07:13

    Vc viu o Flamengo jogar?

  10. Jose Airton

    15/04/2011 09:35:35

    Meu caro Bruno Veloch, Tenho certeza que você sabe que o Joel foi quem pediu pra sair. E sei tambem que voce sabe o motivo: insatisfação da torcida e de parte do elenco com relação ao esquema tático adotado pelo treindor. Não nos esqueçamos de que o Botafogo, no campeonato brasileiro do ano passado, tinha tudo pra ficar entre os tres primeiros colocados e assim ir para a Libertadores. O motivo todos os botafoguenses e a imprensa esportiva também sabe: problemas táticos especificamente no que chamamos de retranca. Falar que o Botafogo não tem time pra ganhar do Resende e etc e tal, é brincadeira! Temos sim elenco e se o amigo acha que não este foi montado pelo Joel, então ele sim, é responsável! E a quem temos que cobrar responsabilidades? Claro que é do treinador! Se ele aceitou jogadores sem o seu aval, diria que ele nao tem personalidade!

  11. FRANCISCO FAÇANHA

    15/04/2011 09:27:42

    QUE SAUDADE DE DISPUTAR UMA LIBERTADORES,NEM ME LEMBRO-MONTENEGRO JA-MONTENEGRO JA -MONTENEGRO JÁ-ISSO SIM PODE DAR MELHOR IBOPE,QUE DEUS NOS AJUDE CONTRA O AVAI,ESTAMOS APREENSIVOS. OBS PRIMEIRO COMENTARIO NESTE BLOG.

  12. FRANCISCO FAÇANHA

    15/04/2011 09:25:44

    QUE SAUDADE DE DISPUTAR UMA LIBERTADORES,NEM ME LEMBRO-MONTENEGRO JA-MONTENEGRO JA -MONTENEGRO JÁ-ISSO SIM PODE DAR MELHOR IBOPE,QUE DEUS NOS AJUDE CONTRA O AVAI,ESTAMOS APREENSIVOS.

  13. octayde

    15/04/2011 07:05:26

    Estou com Joel. Mesmo retranqueiro, foi campeão antecipado do carioca/2010 e ao sair, o Botafogo estava em primeiro lugar do grupo. Volta Joel! Volta e salva o Botafogo! Esse Caio Jr. não dá nem para ser técnico de pelada. So fala Besteira. Que passado tem ele para se sobrepor ao Joel Santana? VOLTA, JOEL! VOLTA E SALVA O BOTAFOGO!

  14. landulfo vieira da silva

    14/04/2011 21:31:18

    olha Voloch, gostei bastane do seu comentário, vc só disse a verdade, inclusive vou guardá-lo. gostaria de deixar aqui minha insatisfaçao com essa diretoria amadora, pois jogadores, se assim podemos chamarmos, Alexxandro, Márcio Rosado, Pael, Marcio cabeludo, Jão Filipo, Cai cai, Doido abreu (homem morto), Sormalia........Mande essa turma ir embora, senão voltaremos para a segundona, infelizmente!!!A torcida do fogão, tem mais 'é que vaiar, vaiar, e vaiar.............. Abs, torcida alvinegra!!!!

  15. edson

    14/04/2011 20:57:26

    ola amigo quero lhe informa, que o joel tem culpa sim ,o time q esta ai foi ele que montou certo ? ou não , se ele não quisesse o jogador ele tinha que vetar a compra cer to? por que ele não vetou esses crak´s que estão ai ?agora vem com essa que ele não e culpado ? a diretoria tem muita culpa tambem ela que contrata ese bando de gente ruim ,ao inves de de contratar 4 ou cinco cara ruim contrata dois bons .um abraço a torcida do meu botfogo nada esta perdido ainda ........................

  16. Roberto Costa

    14/04/2011 20:13:11

    Joel Santana, não foi demitido, pediu demissão, com a desculpa esfarrapada que estava sendo hostilizado pela torcida. ora, se isso fosse motivo Alessandro e Fahel há muito tempo já teriam saido. Botafogo tem um elenco fraco! não me diga ! descubriu o Brasil. Isso todo mundo sabe e ninguém questiona. O que questionávamos no Joel era um esquema excessivamente defensivo, jogasse contra o Flamengo, Vasco, Boavista ou Resende. Agora que o Botafogo necessita de no mínimo 06 reforços(reforços, não jogadores para compor elenco) isso está absolutamente claro.

  17. Botafoguense47anos

    14/04/2011 20:08:56

    Meu caro, se não tem jogador de meio campo, tem que improvisar com um lateral, um zagueiro, etc., com o que tiver!Se deixarem o Caio Jr., trousserem o Felipão, o Luxemburgo, o Tite, o Zagallo, o Parreira e mais alguns, deixar todos juntos prá treinar o nosso Botafogo, mesmo assim não vamos ter bons resultados. Procisamos de reforços. Jogadores bons, porque os que estão aí o caminho é a segunda divisão. É lamentável e lastimável.

  18. Botafoguense47anos

    14/04/2011 19:53:34

    Meu caro, se não tem jogador de meio campo, tem que improvisar com um lateral, um zagueiro, etc., com o que tiver!Se deixar o Caio Jr., trazer o Felipão, o Luxemburgo, o Tite, o Zagallo, o Parreira e mais alguns, deixar todos juntos prá treinar o nosso Botafogo, mesmo assim não vamos ter bons resultados. Procisamos de reforços. Jogadores bons, porque os que estão aí o caminho é a segunda divisão. É lamentável e lastimável.

  19. LCBALLARINY

    14/04/2011 19:36:51

    JOEL NÃO É CULPADO DO TIME DO BOTAFOGO SER FRACO.....TALVEZ A CULPA DELE É TER DADO AVAL PARA ALGUMAS DAS CONTRATAÇÕES EQUIVOCADAS QUE O CLUBE FEZ.....NA VERDADE, O BOTAFOGO ESTÁ NUMA FASE MUITO RUIM MESMO..NÃO SEI O QUE É O PIOR ?? SE O TIME DO BOTAFOGO.....SE A DIRETORIA DO BOTAFOGO OU .......SE É A TORCIDA DO BOTAFOGO, QUE NUNCA ESTÁ PRESENTE E OS QUE VÃO VAIAM O TIME DESDE OS PRIMEIROS MINUTOS DE JOGO......NA HORA DO JOGO, O PAPEL DE UMA TORCIDA É DE APOIO E INCENTIVO.....DEPOIS QUE O JOGO ACABA, AÍ SIM VALE PROTESTAR, PEDIR REFORÇOS, A CABEÇA DE MAUS DIRIGENTES ETC... !!!

  20. alcides carvalho

    14/04/2011 18:59:02

    VOCÊ SÓ ACERTOU NOS JOGADORES QUE PRECISAM SAIR. DISSE OS NOMES EXATOS E TAMBÉM ACERTOU NA NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES, PRINCIPALMENTE DE ZAGUEIROS. NO RESTO, VOCÊ DISSE BESTEIRA, POIS JOEL ERA HORRÍVEL, COM SEU ESQUEMA COVARDE E INOPERANTE. NÃO ACHO QUE ESSE CAIO JR. SEJA UM BOM TREINADOR, MAS ACHO QUE PODE MELHORAR O TIME SE DISPUSER DE MELHOR ZAGA E MEIO DE CAMPO. O PROBLEMA É QUE O BOTAFOGO SE ACOSTUMOU A SER UM TIME PEQUENO, CONTRATANDO JOGADORES INEXPRESSIVOS, RIDÍCULOS E SEM CRIATIVIDADE. A DIRETORIA É QUE ESTÁ ENTERRANDO O CLUBE. A TORCIDA ESTÁ CERTA EM VAIAR E É POR ISSO QUE SUMIU DOS ESTÁDIOS.

  21. francisco jose bastos reis

    14/04/2011 18:56:55

    É difícil de acreditar, mas a situação do Botafogo é péssima.Se João Saldanha estivesse vivo, com certeza diria que o Guarani de Sobral é melhor que o Botafogo.;A Diretoria incompetente agora, vai contratar um tal de Tiago Galhardo do Bangu.Desta forma a escalação do Botafogo fica parecendo mais a de duplas sertanejas.Só falta agora esse incompetente do Diretor de Futebol trazer Marcio pardalzinho.Aconselho a diretoria e o Presidente a contratarem também os Bicheiros do rio de Janeiro, já que os jogadores que estãio sendo contratados vem de Nova iguaçu, Bangu, Madureira.Pelo Amor de Deus, peçam para ir embora agora mesmo do Clube seus incompetentes.Fora Fael, Alexandro, Cortes, futuro Tiago Galhardo, Todos tem que perceber que essa diretoria e esse Presidente maluco estão afundando o Botafogo.Não sei porque, mas eles querem afunda o Botafogo.Vão para casa jogar Banco Imobiliario

  22. ANDRE LUIS

    14/04/2011 18:28:18

    O MEU QUERIDO SE O JOEL E ASSIM TUDO O QUE VOCE POIS AI ENTEO LEVA ELE PRA SUA CASA O RAPAZ NAO FALA BESTEIRA NAO SE VOCE NAO TEM NADA PRA ESCREVER ESCREVA UMA CARTA DE AMOR PRO JOEL O SEU PALHAÇO E OUTRA COISA QUE -SE VOCE FOSSE UM BOM PROFISSIONAL ESTARIA ENXERGANDO , FOI O PROPIO JOEL QUE MONTOU ESSE TIME QUE ESTA AI FOI O PROPIO JOEL QUE INDICOU TAIS CONTRATAÇOES , FOI ELE MESMO O RESPONSAVEL PELA ELIMINAÇAO PARA O FLAMENGO ,POIS SE O TIME DO FLAMENGO NAO TINHA LATERAL TAVA COM RONALDO ANGELIM IMPROVISADO AI MESMO E QUE ELE TERIA QUE COLOCAR O CAIO EM CIMA DO LATERAL IMPROVISADO AI SIM O BOTAFOGO SAIRIA COM PELO MENOS UNS 3OU 4 A 1 AGORA VOCE VEM DEFENDER O JOEL EU QUERO VER SE O TIME -SE CLASSIFICAR PRA PROXIMA FASE O VOCE VAI ESCREVER NO DIA SEGUINTE , O MEU AMIGO POSSO -LHE DAR UM CONSELHO PARA DE ESCREVER MERDA E VAI VENDER BALA NO TREM

  23. remilton

    14/04/2011 18:22:53

    Birner, acabo de ler no uol que o botafogo esta acertando com o Thiago Galhardo do bangu, acho que este menino da samba, como o cortez , vale a pena experimentar , vi varios jogo s do bangu e ele deu algumas desiquilibradas, tanto que notei ele logo, acho que vale a pena tentar. tchau valeu

  24. sergio martini

    14/04/2011 18:15:00

    VOLOCH !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! PARABÉNS , FALOU EXATAMENTE TUDO .... ALGUÉM POR FAVOR LEVE ESTE TEXTO, CRÍTICA A DIRETORIA DO BOTAFOGO.......

  25. MAURICIO

    14/04/2011 18:12:01

    Até que enfim falaram uma coisa consciente sobre a situação do Botafogo. Sou botafoguense fanático, mas infelizmente to tendo nojo de ver jogos do Botafogo. Como é que um time tem um estádio há 3 anos e não consegue ganhar de flamengo e vasco?Isso é vergonhoso!!!Trocar o Joel pelo Caio Jr, é trocar "seis por três", Caio Jr ta achando que ele pode mudar algo assim do nada.O Joel tinha humildade!!Não dá pra ver Alessandro, joão Filipe, Marcio Rosário, MARCIO AZEVEDO (DEUS ME LIVRE), R. Mancha, Fahel, Somália, Caio.... Todos esses não merecem vestir a camisa do Botafogo.Só quem se livra é o Jefferson, Antônio Carlos, Bruno Thiago, Bruno Cortês, Ewerton, El Loco e Herrera. Só!!!!!!!

  26. Maurício Roney Roriz Borges

    14/04/2011 17:45:30

    É isso, meia dúzia de sujeitos se intitulam formadores de opinião, induzindo a torcida a errar gravemente. Demitido o treinador anterior--injustamente--, o que temos agora? Imagino que devamos nos policiar melhor, evitando que esses sujeitos falem em nome da torcida do Botafogo de Futebol e Regatas.

  27. Andre

    14/04/2011 17:28:13

    Com certeza o Joel já não tinha mais clima para continuar e deveria sair, mas daí a ver alguma melhora com a chegada do Caior Jr. está demais...Com esse time não há outra alternativa a não ser conscientizar a todos (jogadores e torcida) que o time é mais fraco tecnicamente que a média da série A lutar para compensar isso na garra, dedicação, obdiência técnica e muita repetição de treinamento/jogadas. A seguir o exemplo do time horrível do Vasco que fez uma campanha muito boa com o Renato Gaucho no brasileirão em 2006.Não adianta se iludir ou esperar um milagre. Tem que se trabalhar com a realidade e sabendo de suas limitações.

  28. francisco jose bastos reis

    14/04/2011 17:16:12

    O maior problema do botafogo e que tem presidente e diretores imcompetentes.O clube mais parece asilo de jogadores velhos e hospital do SUS com jogadores alejados.A diretoria imcompetente acha que o alejado do Maicosoel vai tirar o alejado do clube de sua derradeira criseSou associado e exigo respeito.

  29. Ricardo Almeida

    14/04/2011 17:12:13

    Cara, respeito sua opinião mais oJoel Santana não dava mais para ficar no Botafogo. Não tinha autoridade pois não peitava adiretoria por reforços. Agradeço o título conquitado por ele em 2010 mais aceitou muitas panelas no elenco e nãosube se impor com relação ao Loco Abreu !!! O que estamos passando agora é fruto de uma administração populista e amiga. Temos um diretor de futebol que não entende de futebol.....Um presidente dentista que não sabe nadade adminstração no esporte onde não consegue patrocínios para o nosso Clube. Departamento médico ruim onde todos se contundem e demoram a voltar a jogar. A estrutura está toda errada e o nosso ilustre Presidente só vive viajando......Calma !! As eleições estão chegando e aesperança renasce !!!

  30. ANDRE

    14/04/2011 16:50:49

    De certa forma concordo com o texto, o botafogo é realmente um time muito fraco, sou torcedor do time, mas admito, é melhor não gan har do américa e correr o risco de tomar uma paulada do vasco, que não é grande time mas tá muito melhor que o botafogo. Sem bons reforços realmente vai ser um prato cheio para o rebaixamento no brasileiro.

  31. GILBERTO SIMÃO

    14/04/2011 16:46:00

    Brincadeira né... até respeito alguma coisa do Joel, mas esta claro que este time é fraco e ele ajudou a montar e o pior ajudou a esconder como é fraco com suas retrancas...CAio Jr estamos apostando em vc mas se começar a nos criticar vai cair do cavalo vc esta aqui a 5 jogos eu estou aqui a 29 anos então ousa calado e nos traga resultado e fora 70 % do time e me recuso a dizer nomes já estou de saco cheio.

  32. Marcelo Oliveira

    14/04/2011 16:39:18

    Bela análise. E muito apropriada. Eu só me sinto um pouco ofendido, por ser torcedor do Botafogo, sem no entanto ter jamais pensado em responsabilizar Joel Santana pelos fiascos do time. Caberia talvez diferenciar torcedores, não? Cobrar uma atitude da diretoria quanto às peças disponíveis e as que faltam à equipe me parece essencial também. Vamos lá "torcedores": aonde estão vocês?

  33. ricardo gonçalves

    14/04/2011 16:38:13

    Esta de parabéns o cronista em questão. O time é fraco e jogará mal com qualquer técnico e qualquer esquema tático. Reforços para ontem! Só devo acrescentar que no Botafogo aconteceu um fenômeno inédito: jogadores que jogavam razoavelmente bem, como Caio, Somália, Herrera e Loco Abreu, conseguiram regridir, ou seja, com o passar do tempo estão ficando piores. Coisas que só acontecem ao Botafogo...

  34. alberto rodriguez

    14/04/2011 16:32:53

    JOEL NÃO TEM CULPA, A DIRETORIA CONTRATOU SEM A ANUÊNCIA DO TREINADOR JOGADORES COMO SOMÁLIA, ROSARIO, AREVALO, JOÃO FELIPE, EVERTON ? FALA SÉRIO, O JOEL NOS AJUDOU MUITO E FOI UM DOS RESPONSÁVEIS PELO TÍTULO. MAS, TEVE 14 MESES PARA MONTAR UM TIME E SOMENTE CONTRATOU CABEÇA DE AREA, VOLANTES, VOLANTES....O PRAZO DE VALIDADE VENCEU COM A TORCIDA E É CLARO QUE TINHA UMA DIVISÃO NO ELENCO ENTRE ELE E O LOCO ABREU. ESSA É A VERDADE.

  35. Machado

    14/04/2011 16:16:50

    Acho estranho alguém dizer que o Joel não tem nada a ver com a situação atual do Botafogo. Não foi ele que indicou os reforços que queria no início da temporada? Não foi ele que disse que levava fé no Cajá para ser o armador da equipe? Não foi ele que adotou o Somália e reclamava que não podia escalar o Fahel e o Alessandro porque a torcida "não deixava"? Não era ele que se dizia o rei do Rio e "o Cara", "a Lenda"? Desculpe, mas não posso aplaudir um cara assim. É notório que o Joel não sabe construir elencos. Nenhum time que começou com ele a pré-temporada deu certo. Ele só sabe apagar incêndios, e isso ele faz muito bem, reconheço.A ausência de um 10 de verdade não passa impune a time algum. Não é por coincidência que a melhor partida do Botafogo esse ano (3 a 2 no Fluminense) foi a única em que tivemos um armador jogando bem (o Cajá jogou pra caramba!). Fora isso, mais nada. Lembremos que o Paraná está caindo pra segunda divisão estadual...Contratar é preciso, como contratar foi preciso no início do ano. Só que, agora, basta de jovens promissores. Não dá mais pra apostar. Se não for pra trazer jogador consagrado, de nível, que chegue e resolva, é melhor pegar os jogadores da base. Esses, pelo menos, vão correr pelo Botafogo e se matar em campo já que estão doidos por uma oportunidade pra entrar e mostrar serviço.

  36. Alexandre de Brito Araújo

    14/04/2011 16:13:21

    ISSO AÍ CONCORDO COM VC.

  37. francisco rocha

    14/04/2011 16:10:49

    por favor,jobson de volta

  38. lauro

    14/04/2011 16:10:15

    Concordo plenamente com o DiegoÉ impressionante como o Joel Santana, outrora técnico criticado pela imprensa nos anos 90, SE TORNO O TÉCNICO IMUNE A CRÍTICAS…OU SEJA, É IMPRESSIONANTE COMO O CORDÃO DOS PUXA-SACOS DO JOEL SANTANNA, COMO ESTE RAPAZ, DEFENDE O ARA ATÉ CONTRA O ÓBVIO…NA BOA… ALÉM DO ESTADUAL, QUE RESULTADO O CARA TEVE NO BOTAFOGO??? MEU CARO, ELE NÃO “QUASE” CLASSIFICOU O BOTAFOGO PARA A LIBERTADORES. Ele conseguiu tirar o Botafogo da zona da Libertadores, perdendo os últimos jogos, com a sua retranca retardada…E outra… Como asim com Joel tinha resultado??? Acorda. cara…Com ele, fomos eliminados da Copa do Brasil pelo Santa Cruz… Na 2ª rodada, time da Série D do Brasileiro… Esete ano, com ele, nos classificamos contra o Rive nos pênaltis…Pois então, como é que você pode cogitar dizer que, com ele, não estaríamos mal nas duas competições????Pelo amor de Deus, será que ninguém enxerga que ele fez o time ficar assim? Será que ninguém percebe que ele saiu quando viu que a coisa estava muito feia???Como já disse uma pessoa: “Jornalismo esportivo é uma praga msm!

  39. Diego

    14/04/2011 16:08:11

    A retranca de Joel, além do futebol feio, só mascarava os problemas do Botafogo. Joel era o Rei dos empates. E no Brasileirão, quem só empata é rebaixado. O Botafogo pode estar mal no momento, mas pelo menos está descobrindo seus problemas e poderá assim corrigi-los.Além disso, Joel não tinha mais clima pra permanecer. Não se dava bem com Loco, nem com Caio e nem com outros. Em qualquer lugar de trabalho, quando vc não se dá bem com seu chefe, vc não trabalha com esforço, fica de má vontade. Além disso o time não tomava gol, mas também não fazia. Só levava pressão o tempo todo. Pelo menos hoje o time corre atrás e tenta alguma coisa, mesmo sem ter qualidade de conseguir.Ficar trazendo o assunto Joel à tona o tempo todo não vai resolver nada. Estou satisfeito pela saída dele, e não me arrependo. Vejo melhora no time de Caio Jr. Toda mudança, a princípio, é rejeitada e sofre por causa das adaptações. Vamos ver no fim do ano o que você estará falando do Botafogo, e se ainda lembrará de Joel.há e nao se esqueçam que esse elenco é simplesmente monta pelo Joel!!! 7 ou 8 volantes!!! GRAÇAS A DEUS O JOEL SAIUUU!!!

  40. francisco rocha

    14/04/2011 16:07:49

    voloch realmente folou tudo,alessandro por favor saia,por favor alem de ruim é pé friomarcio rosario ,fael,e muitos outros tem que sair; e por favoooor traz o jobson de volta.

  41. Pedro Amorim

    14/04/2011 16:03:22

    Na verdade o Botafogo precisa de reforços, Mas eu acho que o Caio Júnior, gosta muito de invertar, tira um atacante e coloca um lateral, tira um lateral e ponhe um meia. Mas ainda não podemos falar nada do trabalho de Caio Júnior, apesar de não concordar com a escalação de ontem. Agora eu pergunto: Qual é o time do Brasil que tem uma defesa boa ? Nenhum. Se o Botafogo melhorar os laterais e o meio campo, terá um bom time.

  42. JORGE

    14/04/2011 15:58:36

    PERFEITO. DISSE TUDO

  43. Lasmar

    14/04/2011 15:57:50

    Descreveu nossa situação muito bem! O Joel é um dos melhores treinadores do Brasil. Acho que devemos pedir desculpas e pedir para ele voltar.....É lamentável ver este time jogar.....Parabéns pela matéria!!

  44. Luiz Magalhães

    14/04/2011 15:57:50

    Caro Voloch, voce disse tudo! O time é realmente fraco e o Joel tirou leite de pedra do elenco que o meu querido Botafigo tem. Tanto é verdade que o Caio, que arma seus times de forma ofensiva, não está tendo bons resultados, porque sem a retranca do Joel, a limitação do time fica evidente.O Botafogo vai tem que dispensar os mediocres e contratar pelo menos meio-time, se quiser ficar na 1ªdivisão.

  45. Ricardo Suruagy Motta

    14/04/2011 15:49:58

    Saudades de Nelson Rodrigues; João Saldanha; Oldemáro Toguinhó; hoje só restam o Calazans e o Juca Kfouri, o resto...

  46. Sid_RJ

    14/04/2011 15:49:43

    Diga isso por vc,não sei se vc é BOTAFOGUENSE mas eu sou e não estou nem um pouco arrependido com a saida da “LENDA”.Eu não esqueci q ele perdeu pro São Raimundo-PA ano passado. Não esqueci q perdemos pro Sta Cruz sendo eliminado na 2ª fase da CB 2010.Não esqueci q esse ano perdemos pro RIVER-SE de 1a0 e só se classificou nos penaltis contra esse mesmo RIVER-SE. Não esqueci q no ano passado ele tinha Maicosuel,Renato Caja,Lucio Flavio e Edno pra jogar na meia mas sempre escalava 3 zagueiros e 3 cabeças de areas.Não Esqueci que ele conseguiu empatar 17x em 38 jogos no BR do passado.Agora se criou na imprensa carioca o “JOELZISMO” ficam torcendo pro BFR tropeçar q é pra poder dizer “ta vendo a culpa não era dele,alias ele ja esta treinando algum time? Ué mas não diziam que a LENDA tinha trocentas propostas qnd saisse do BFR? To vendo.Ps:favor ignorar o outro comentario que foi mal escrito.

  47. Sid_RJ

    14/04/2011 15:46:21

    Diga isso por vc,não sei se vc é BOTAFOGUENSE mas eu sou e não estou nem um pouco arrependido com a saida da "LENDA".Eu não esqueci q ele perdeu pro São Raimundo-PA ano passado? Não esqueci q perdemos pro Sta Cruz sendo eliminado na 2ª fase da CB 2010? Não esqueci q esse ano perdemos pro RIVER-SE de 1a0 e só se classificou nos penaltis contra esse mesmo RIVER-SE? Não esqueci q no ano passado ele tinha Maicosuel,Renato Caja,Lucio Flavio e Edno pra jogar na meia mas sempre escalava 3 zagueiros e 3 cabeças de areas? Não Esqueci que ele conseguiu empatar 17x em 38 jogos no BR do passado? Agora se criou na imprensa carioca o “JOELZISMO” ficam torcendo pro BFR tropeçar q é pra poder dizer “ta vendo a culpa não era dele,alias ele ja esta treinando algum time? Ué mas não diziam que a LENDA tinha trocentas propostas qnd saisse do BFR? To vendo.

  48. santos

    14/04/2011 15:42:48

    Botafogo precisa de titulos e com esses jogadores não da. Temos que investir alto, em jogadores que estão no auge da carreira. Para com essa conversa de Ricardinho!!!!!, ele já deu o que tinha que dá. Hoje o botafogo tem 4 titulares( Jeferson, Antônio Cralos, Marcelo Matos e louco abreu, o restante podem ser bons reservas.viva o fogo!!!!!

  49. kadu

    14/04/2011 15:23:04

    osmar, você está mais do que certo, quem montou o time foi o Joel... ano passado deu certo mas para este ano precisava de mudanças, e elas não fomra feitas por vontade do próprio Joel.... além do mais, foi o mesmo que indicou várias decepções hoje no elenco do botafogo

  50. Marco Antônio

    14/04/2011 15:18:01

    O Joel teve sim sua parcela de culpa, pois ele deveria ter orientado corretamente as contratações da diretoria no início da temporada. Errou nas contratações do M. Azevedo , João Felipe, Fabrício, etc... e ainda por cima não cotrataram meias de qualidade. É uma avalanche de erros tanto da diretoria como da comisão técnica.Precisamos de contratações de qualidade urgentemente. Precisamos de um zagueiro, três meias, um atacante e laterais, mas tem que ser bons jogadores e não mais apostas, de apostas a base está cheia.Vamos lá diretoria, vamos as compras!!!!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso