Do lado do avesso
Bruno Voloch
Verona ( Itália ).
Era para ser 3 a 0.
Poderia ter virado um 3 a 2 para qualquer um dos lados.
Terminou 3 a 1.
Brasil e Rússia de fato é um jogo diferente.
Normalmente atípico e dessa vez não foi diferente.
A seleção brasileira teve em parte sua tarefa facilitada pela 'inovação' do técnico Marichev que preferiu 'poupar' Gamova e colocar sua estrela no banco.
Tudo bem que o desempenho de Gamova durante a partida acabaria em parte explicando a decisão dele, mas abrir mão da experiência e do talento da jogadora exatamente na hora em que a Rússia mais precisava e de início é algo realmente discutível.
Melhor para o Brasil.
O saque foi o fundamento que decidiu a primeira parcial a favor da seleção e que lá na frente decidiria também a partida, A irregularidade no fundamento 'matou' a Rússia.
O segundo set tinha o mesmo roteiro.
Tinha.
Até Gamova entrar em quadra e sacar. A rede brasileira empacou. Travou. A Rússia entrou no jogo, reagiu de maneira incrível saindo de um 10 a 2 e com Goncharova inspirada empatou o jogo.
O 'gênio' Marichev achou por bem voltar com Gamova para o banco. Sábia decisão.
A seleção reencontrou o ritmo do primeiro set e ganhou com relativa facilidade o terceiro set.
Relaxado e já classificado para a terceira fase com o ponto conquistado, o Brasil esteve irreconhecível no início do quarto set. O 'gênio' Marichev tinha optado por usar Gamova de início, mas foram Goncharova e principalmente Kosheleva que rodavam a maioria das bolas. Por sinal que jogadora espetacular essa Kosheleva.
Zé já havia tentado usar Natália e Tandara sem sucesso.
Decidiu então, com o set praticamente perdido, arriscar, como já fizera em sets anteriores, com Gabi no saque.
Eis que a mais jovem jogadora da seleção brasileira mudou a história da partida. O Brasil perdia por 20.11 e já se preparava para jogar o tie-break, algo natural naquele momento do jogo.
Gabi não deixou.
Gabi não errou.
A Rússia, com Gamova na rede, parou, extamente como o Brasill no segundo set.
Numa virada espetacular e curiosamente cada vez mais rotineira no feminino, a seleçao virou o jogo e fechou a partida exatamente como começou, ou seja, num erro de passe da Rússia.