Blog do Bruno Voloch

Governo mantém política e expulsa Yoandry Díaz e Wilfredo León da seleção de Cuba

Bruno Voloch

Yoandry Díaz e Wilfredo León não jogam mais pela seleção de Cuba.

A decisão foi tomada pelos dirigentes da federação.

Díaz e León tinham planos de atuar no exterior e deixar o país. A atitude deixou os políticos cubanos indignados e a ordem foi expulsar os dois da seleção nacional.

Os atletas, assim como vários outros que optaram por esse caminho, terão que ficar dois anos sem jogar. Só depois desse período poderão voltar ao mercado e atual livremente sem compromisso com a federação cubana.

León é considerado uma das grandes revelações do vôlei mundial nos últimos tempos. Começou a jogar pela seleção nacional de cuba aos 14 anos de idade e aos 17 era capitão do time.

Yoandry Díaz era o levantador da seleção que foi vice-campeã mundial em 2010 na Itália.

 

 

  1. Marcos Monteiro

    29/04/2013 15:38:42

    Quanto custa formar um atleta desse nivel?Quem formou, investiu muito dinheiro,então tem direito de receber algo em troca?Ou só críticas e todo tipo de injuria?Os atletas brasileiros em sua maioria vivem de pires na mão,pedindo exatamente o que esses atletas cubanos tiveram:Investimento em formação.E o que dizer dos empresários que pegam esses atletas já formados, e sem investir um tostão,faturam alto nas costas deles?São perguntas que precisam ser respondidas.

  2. pitty

    29/04/2013 14:27:21

    Vc disse tudo e esse Wilson, se é formado em algo ou em alguma coisa e se foi em universidade pública deveria ir lá pra dentro do mato pagar o que obteve a custa da população, ganhando somente para se manter e se vestir, aí sim ele estaria radiante com o sistema...

  3. pitty

    29/04/2013 14:21:47

    Caro Wilson, o Brasil devia adotar o mesmo esquema de Cuba se tratando de educação, muito das vezes o filhinho da maioria da classe média e alta estudam em bons colégios particulares no nível médio, mas quando querem entrar em uma universidade optam por uma uma universidade pública tirando vaga de alguém que ralou e que estudou em escola pública.Para mim todo o cidadão que viesse a se graduar em Universidade Pública seria obrigado a pagar a dívida com a nação, deveriam ir lá para dentro da Amazônia exercer a profissão que recebeu e que a população pagou pra ele obter conhecimento, muito das vezes as pessoas de lá nunca fizeram uma consulta médica ou dentária, assim como tu que conheces Cuba eu conheço muito bem a parte da Amazônia Oriental lá é o "fim do mundo" muitos de lá, meu caro Wilson, nunca viu um médico, um dentista por aquelas bandas. Isso seria uma forma de se pagar o que o povo (o brasileiro pagou imposto) e deu de graça pra uma pessoa se graduar. Tu devias falar é das mazelas e o que poderia se fazer para melhorar certas coisas aqui no Brasil.

  4. Amanda

    29/04/2013 10:45:44

    Exato! Deixando as questões políticas de lado, acho um completo absurdo um país como o Brasil, potência emergente, sediar a copa e as olimpíadas e não investir no esporte. Não ter sido nem o segundo no quadro de medalhas nos Jogos do Pan-americano em Guadalajara (ficando 10 ouros atrás de Cuba). De ter que levar seus atletas de elite pra conseguir um lugar aceitável nesse quadro, quando os EUA e Canadá levam seus atletas com menos experiência em eventos internacionais.Não tiro o mérito da Cuba no esporte, seja lá como eles conseguem, ou vocês acham que a China, outra grande campeã em diversos esportes, a cobrança e condições são tão diferentes. Pelo menos se importam, enquanto aqui temos que ver um atleta ouro olímpico em Londres ameaçar competir por outro país para ter o mínimo de recursos para treinar.Também acho que se os jogadores querem melhores condições de vida e oportunidades de trabalho também tem todo o direito a correr atrás. O vitorioso vôlei brasileiro também não está atrás disso. Se não me engano as seleções de vôlei de praia da Geórgia nos jogos de Londres eram compostas por brasileiros.

  5. Marcos Monteiro

    29/04/2013 10:43:25

    Carlos,eu não sou defensor do regime cubano.Apenas sou alguem que não se deixa influenciar por meios de comunicação que tem lado.O regime cubano tem seus problemas,assim como o regime de dois partidos que governa os EUA.Todos tem vantagens para contar e sujeira para esconder debaixo do tapete.Agora,não vou formar minha opinião ouvindo somente um dos lados.Não seria uma atitude muito inteligente da minha parte,já que confirmaria algo que ja penso.Mais educação,mais conhecimento,mais informação.É o que defendo.

  6. Francisco

    29/04/2013 09:38:03

    também conheço Cuba e isso q vc disse é a maior papagaiada! O tal "privilégio" que os atletas tem é comer e papel higiênico, coisa q a população não consegue! estive recentemente num congresso de medicina e o que mais ouvi dos médicos "de ponta" é como conseguiriam ir para o Brasil!

  7. Sokoloka

    29/04/2013 09:28:02

    Esse sistema político filosófico cubano é barango e ultrapassado e quem perde com isso não é apenas a nação cubana e os seus respectivos atletas, mas como todo o cenário do voleibol nacional. Cuba está fadada ao fracasso, vide o desfiladeiro que se encadeou a seleção feminina pós Sydney. É uma pena, a FIVB deveria intervir nisso de alguma forma.

  8. Carlos Brasil

    29/04/2013 09:15:54

    Uma eleição onde os eleitores mal sabem ler (e quando lêem não são capazes de entender) e comprados por favores do governo (bolsas e mais bolsas...) não define necessariamente uma democracia. Ai você vai querer me fazer acreditar que a Venezuela e Equador também são democracias. Me ajuda né?!?!?!

  9. Solão

    29/04/2013 09:13:10

    Agora eu entendi. Similar ao que ocorreria aqui no "Brasil da Fantasia", se um profissional formado em uma universidade federal tivesse que retribuir à população todo o gasto com sua formação (sei de casos que até a moradia estudantil foi custeada pela população). Um médico se forma em uma universidade pública, depois cobra R$500 por consulta da própria população. Vc vai fazer uma cirurgia... R$ 6.000 a anestesia, cobrada à parte...! No "Brasil do Faz-de-conta" um profissional formado em instituição pública, que não dedicar parte do seu tempo devolvendo os custos da sua formação à população, na forma de trabalho, deveria ficar suspenso de excercer sua profissão por dois anos. Como em Cuba, a ilha da "Utopia".

  10. Carlos Brasil

    29/04/2013 09:03:50

    Só mais uma coisa, o investimento do estado contribui, mas o que faz deles superatletas é o dom especial de cada um. Prova disto é que saem do país e continuam sendo ídolos e exemplos de dedicação ao esporte em todos os lugares onde passam - vide os cubanos e cubanas que estão no Brasil.

  11. Carlos Brasil

    29/04/2013 08:59:05

    Não sei muito bem como funciona isto não, mas me lembro de uma jogadora que chegou aqui em Campinas completamente fora do peso e que passou 2 anos atrás do balcão de uma farmácia para sobreviver. Não sei em que ela estava ajudando às outras pessoas que passaram fome pra que ela tivesse um alimentação e atenção de saúde diferenciadas. Não seria mais democrático se todas as pessoas tivessem as mesmas possibilidades? O governo privilegia alguns em detrimento da maioria, para vender para os outros a idéia de que o sistema de governo da ilha é extremamente eficiente. Mas se fosse, não haveria tantos "desertores"como você diz em seu texto. E não haveria tanta miséria por lá também.Educação, saúde e oportunidades é direito de todos e dever do estado.

  12. Hamilton Mendes

    29/04/2013 08:57:53

    É camarada mas o Colega tem toda a razão. Vamos comparar Cuba com a África Central ou países como a Bolívia, Bangladesh onde (teoricamente) vigoram regimes Capitalistas e ver quem está pior (mortalidade infantil, nível educacional, etc). Ditadura por Ditadura a Síria e a China já deram mostram de serem piores e nunca sofreram sabotagem econômica por parte dos EUA e seu fiel séquito. Então vamos esquecer a parte política (já que somos todos neófitos no tema) e nos concentrar no esporte que é o propósito desse espaço.

  13. Hamilton Mendes

    29/04/2013 08:53:31

    Nem ouso criticar as razões que levam o Governo Cubano a adotar essa política (mas as explicações do Internauta Wilson são bastante elucidativas) até porque se há país que não tem moral para criticar a vizinhança um deles é o Brasil com o tamanho desse passivo social que temos. Mas pensando em termos de esporte nessas horas lamento não termos o pragmatismo dos EUA (outro país que não tem credibilidade para criticar quem quer que seja...) e rapidamente dar-mos a cidadania para o León, o convocar-mos para a Seleção e solucionarmos nossa carência de ponteiros de alto nível (que vem desde a era Giovanni-Tande).

  14. Danilo Martini Angeli

    29/04/2013 08:22:30

    Que burro da zero pra ele! Nos Estados Unidos o volei é amador o compeonato nacional é universitário, não existe clubes.

  15. Amanda Diva do Saque

    29/04/2013 08:22:19

    Me ligaram perguntando se eu era, na verdade, uma cubana fugida para o Brasil. Posso com isso?

  16. domingos

    29/04/2013 07:24:00

    Para todos aqueles que defendem esse modelo Cubano eu pergunto?Por quê não se mudam para Cuba?Se Cuba e tão boa assim porquê continuam no Brasil???????Ditadura e ditadura em qualquer lugar do mundo quem gosta dela que va para Cuba.Fala mal do Fidel ou do Raul lá para ver o que acontece? E isso que o Lula gostaria de fazer aqui no Brasil quem fala mal dele cadeia!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  17. Wandinha

    29/04/2013 05:46:33

    Nahh, aqui só quem teria cacife para bancar o Leon é o Sesi. Dinheiro (público) por lá não falta.

  18. Wandinha

    29/04/2013 05:44:49

    A Arábia Saudita, exemplo de democracia pelo mundo civilizado, acabou de deportar um modelo por ser, segundo a reportagem do UOL, muito bonito.

  19. Alexandre

    29/04/2013 01:00:58

    Piadaaa! kkkkkkkkkkkkkkkkk Vai disputar banco com a Claudinha!

  20. MVP do Blog

    29/04/2013 00:34:17

    Não, porque infelizmente está em português.

  21. wilson

    28/04/2013 23:50:02

    VCS QUE SÃO CONTRA CUBA DEVERIAM SE PERGUNTAR COMO ESTES ATLETAS NEGROS, NA SUA,MAIORIA , CHEGARAM AO TOPO EM TODAS AS MODADLIDADES ESPORTIVAS. VOU RESPONDER PORQUE JÁ ESTIVE LÁ, E TENHO CONHECIMENTO DA POLÍTICA ESPORTIVA DE CUBA. ESTES ATLETAS FORAM SELECIONADOS DESDE PEQUENOS, E TIVERAM PRIVILÉGIOS, DE ALIMENTAÇÃO , MEDICAMENTOS, TÉCNICOS, VIAGENS ETC. ENQUANTO O RESTANTE DA POPULAÇÃO SE SACRIFICA PARA QUE ELES POSSAM REPRESENTAR O PAIS. ASSIM, O QUE OCORRE COM ELES, NÃO CUIDAM DE RETRIBUIR PARA A POPULAÇÃO OS BENEFÍCIOS QUE RECEBERAM. SÃO NA VERDADE DESERTORES. FIDEL ASSIM SE EXPRESSOU A ESTE RESPEITO "É MUITA CIÊNCIA E POUCA CONSCIÊNCIA". PROCUREM VERIFICAR QUANTOS NEGROS NO BRASIL CHEGAM AO TOPO DE QUALQUER MODALIDADE ESPORTIVA, COM EXCESSÃO DO FUTEBOL ? A PROPÓSITO, A POPULAÇÃO DE HAVANA TEM MUITO MAIS BRANCOS DO QUE EM SALVADOR. MAS, LÁ, OS NEGROS DESDE PEQUENOS, TEM OS MESMOS DIREITOS A SAUDE , EDUCAÇÃO E ALIMENTAÇÃO. E POR ESTE MOTIVO ELES SUPERAM OS BRANCOS NOS ESPORTES QUE EXIGEM MUITA FORÇA FÍSICA. ENTENDERAM AGORA PORQUE ELES TEM QUE FICAR FORA DAS EQUIPES ESPORTIVAS POR DOIS ANOS? JUSTAMENTE PARA QUE POSSAM TRABALHAR EM ATIVIDADES DIVERSAS, AFIM DE AJUDAR AQUELES QUE DECIDEM PERMANECER PRATICANDO ESPORTES DE ALTO NÍVEL QUE ELES DECIDIRAM ABANDONAR.

  22. Cauê de Oliveira

    28/04/2013 23:29:36

    Pois é.

  23. Cauê de Oliveira

    28/04/2013 23:26:39

    Não quero defender político, mas a pessoa a que foi dada o cargo de presidente, estava tentando derrubar uma ditadura. A mesma (sem ideologias) que você quer criticar.

  24. Gustavo

    28/04/2013 23:23:51

    Concordo em partes com vc. Realmente Cuba teve uma geração bastante vitoriosa de atletas. Porém, quando o regime da ex-União Soviética acabou Cuba veio abaixo, e os resultados estão aí!

  25. Cauê de Oliveira

    28/04/2013 23:21:47

    E qual país é exemplo de democracia? TODOS os países têm história para contar.Fora os Direitos Humanos, que alguns países dizem que têm...mas só dizem.

  26. Cauê de Oliveira

    28/04/2013 23:13:55

    Pelo menos alguém que observa além.

  27. Paraisso

    28/04/2013 22:44:53

    Simples...Pq por lá é a única maneira de se ter alguma "regalia", ter um pouco mais de comida na mesa, poder viajar pelo mundo, então...treinam como animais p poder "melhorar"de vida...Já por aqui, além das regalias que voce tem, ainda pode escrever suas asneiras pela internet, sem ninguém proibir, até pq aqui tem internet que bem ou mal, funciona...

  28. Cesar

    28/04/2013 22:25:04

    Apenas uma pergunta : A finalidade de um regime de governo é produzir esportistas fantásticos ou qualidade de vida e desenvolvimento social e humano ?

  29. Carlos Agusto Carvalho

    28/04/2013 21:45:24

    Marcos Monteiro, a produção de tantos atletas, médicos, escritores, engenheiros, etc... contrasta com a decisão inadequada na relação entre cidadãos e governos.Estes atletas cumpriram sua parte, transformando o esporte cubano em uma das referências no mundo e sendo exemplo para os mais jovens.Fico triste pelos atletas serem tratados como pessoas antisociais, o que não é verdade, pois também são construtores das conquistas do povo cubano., Carlos.

  30. roberto

    28/04/2013 21:36:22

    Dá para traduzir?

  31. roberto

    28/04/2013 21:34:46

    Haiti o País mais pobre da América Central???????!!!! Dizimado por um terremoto!!!!!!!Só pode ser piada. Hehehehehhe

  32. Leão Bobo

    28/04/2013 21:34:08

    Benhein, como você é loira!!!! A capital do capitalismo investe no atleta desde a escola, põe pra viajar, compra todos os mimos e mima bastante e tudo mais e, ainda assim, quantos Leons eles produzem? E se a culpa fosse desse "comunismo-bicho-papão, então a inglaterra era uma potência do volei...E ainda, dizer que Dilminha paz e amor é "vermelha"... me poupe né?! Uma presidente que tem como vice um Michel Temer não é nem cor de rosa.... são bem azuis com estrelas brancas

  33. Puta

    28/04/2013 21:23:28

    Quanta égua ignorante que comenta aqui! Quanto aos jogadores cubanos, só uma palavra: lamentável!

  34. Willian

    28/04/2013 21:11:20

    Marcelo, é dever de todo governo dar a chance de uma criança praticar esportes... só o que não é correto um governo dizer que vc não pode jogar onde bem entender... nada que acontece em uma ditadura é bom... na boa... vc deve ser petista fervoroso...

  35. Akemi Mye

    28/04/2013 21:00:24

    Leon podia jogar no Brasil, joga muito!! Podia jogar no Cruzeiro com o Wallace! ;)

  36. Hugo

    28/04/2013 20:46:05

    Porque ela também deixou a seleção de Cuba.Se não me engano, ela está nesse período de geladeira, de 2 anos.

  37. caio vitor

    28/04/2013 20:44:49

    o rio de janeiro vai contratar facil joga muito

  38. Sergio Penedo

    28/04/2013 20:39:55

    Os fins não justificam os meios... essa sua declaração mostra claramente sua corrente política PTralha.

  39. Se Gamova casou eu tbm caso

    28/04/2013 20:31:05

    Pq a Carcaces não faz mais parte da sel. cubana...nem ela e nem a Sillié..

  40. Nene

    28/04/2013 20:29:09

    Como assim, "parece"?

  41. Carlos Dantas

    28/04/2013 20:23:12

    O fato do regime ter produzido o atleta, não lhe dá o direito de proibi-lo de atuar por um clube e fazer sua independencia financeira, creio que eles queriam continuar atuando pela selação cubana e por um clube qualquer, porem queiramos ou não esse lado ruim da ditadura o obsta de fazer tal coisa.

  42. LUKAS

    28/04/2013 20:13:51

    FORA CUBA!!!

  43. LUIZ GILBERTO

    28/04/2013 20:00:27

    Pelo amor de Deus rapaz, esta argumentação é furada. Não estamos discutindo aqui se Cuba é ou não capaz de produzir bons atletas, mas sim como trata estes atletas. Você até poderia argumentar que aqui sob certos aspectos os atletas em geral não são tratados muito melhores. Contudo, nenhum atleta tem seu direito de ir e vir cerceado. Liberdade é fundamental e parece que gente como você não entende isto.

  44. Petralha

    28/04/2013 19:52:16

    Prefiro ser petralha que ser admirador , amigo , de Reinaldo Azevedo. Isto sim dá nojo!

  45. Nasser Derzi Bou Khezam (Ivaiporã - PR)

    28/04/2013 17:29:25

    Se eu fosse o governo dos Estados Unidos eu daria asilo à Yoandry Díaz e à Wilfredo León!. Logo eles podem atuar na Liga Profissional Norte Americana de Vôlei Masculino!.

  46. Diva Fabíola (melhor levantadora da superliga)

    28/04/2013 17:18:21

    Para quem não sabe voltei para a seleção, Zé Roberto me ligou pedindo desculpas e disse para eu voltar. Vou colocar Pani Lins e Claudinha no banco.Bjosss da "Melhor Levantadora da Superliga"#Rumoa2016 #FofãoeVenturineNãoChegãoAosMeusPés#ATagÉGrandeMasONarizDaSheilaÉMaior

  47. Kamilla

    28/04/2013 16:53:40

    Então vai morar lá pra ver a maravilha que é. Boa sorte!

  48. lleobh

    28/04/2013 16:46:57

    Quero saber do Minas, não tem novidades? Toda ano e essa angustia para os amantes do volei do Minas.

  49. Lilika

    28/04/2013 16:30:25

    Como sempre teremos opiniões diferentes o que alias é até bom rs porém o mesmo governo que incentiva é o mesmo governo que não tem grana pra poder bancar os custos do pré olimpico pedindo ajuda pro mundo do vôlei,mesmo tendo.a.politica de sempre reter boa parte dos ganhos de todos lá...vc se imagina dirigindo um carro da década de 50 ou ter uma casa caindo.aos.pedaços não podendo ter outro carro ou outra casa por.imposições de seu governo por mais que vc tenha condições de ter? Complicado né...tudo o que acontece são as colheitas dos frutos do comunismo...se fosse tão boa aquela ilha muitos não estariam tentando fugir de la...então é de se pensar...

  50. João Bosco Monteiro

    28/04/2013 16:18:04

    Será que não existe dentro do mundo do vôlei uma instituição que possa acabar com essa punição (o direito ao trabalho) e abrir uma exceção para estes dois craque do vôlei bal. Estamos de braços abertos para, se á Dona Dilma deixar em transformá-los em brasileiros e quiça defender nosso País em competições internacionais mundo a fora.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso