Blog do Bruno Voloch

Europa, estrangeiras e baixa procura deixam campeãs olímpicas no mercado

Bruno Voloch

O cenário definitivamente mudou.

Paula Pequeno, Mari, Sassá, Fernandinha, Elisângela e Carol Gattaz são apenas alguns exemplos.

Cada leitor que passar pelo blog certamente irá lembrar de mais um nome.

Fato é que o mercado não é mais o mesmo e os grandes clubes priorizam as estrangeiras. Jogadoras campeãs olímpicas e consagradas não representam prioridade e muitas delas são deixadas de lado O ranking, estipulado pela CBV e com aval dos clubes e treinadores, colabora e agrava o quadro.

Paula saiu do Fenerbahçe e se ofereceu para jogar pelo Praia Clube e Unilever. Até agora as tentativas foram frustradas. Paula aproveitou, fez uma artroscopia no joelho esquerdo, mas segue sem clube.

Mari idem. Mas o caso da jogadora é diferente. Mari foi obrigada a operar o joelho e só deve retornar no fim do ano. Algumas equipes se interessam em ajudar e abrir portas para a jogadora, mas são cautelosos quanto a recuperação da atleta e assinar contrato. Minas e Rio estão entre eles.

O rendimento abaixo da média fecha as portas no exterior. O mercado aqui inflaciona com pedidas absurdas e exorbitantes, fora da realidade.

No Brasil, Sassá e Elisângela foram dispensadas por Talmo no Sesi.

Sassá, excelente passadora, pode jogar até de líbero.

Carol Gattaz briga por seu espaço.

Na contramão, Ana Maria, Clarisse e Elisangela Paulino fazem sucesso no exterior.

O mesmo vale quando abri o texto. Cada leitor que passar pelo blog certamente irá lembrar de mais um nome.

Cansadas da eterna insegurança no mercado nacional, elas foram em busca de valorização profissional. Conseguiram.

Elisangela foi campeã com o Hisamitsu no Japão.

A talentosa e promissora Clarisse, ex-Osasco e Vôlei Futuro, alcançou o reconhecimento sonhado e merecido no Pays d'Aix Venelles Volleyball. A levantadora Ana Maria atua pelo mesmo time.

Ana Tiemi, Joycinha, Érika e Fofinha, todas ex-seleção, brilham também no continente europeu.

Maior pontuadora da história da superliga, Érika está na Polônia defendendo as cores do Atom Sopot da Polônia. O time está na final do campeonato nacional.

Joycinha atuou pelo Fakel, da Rússia. Hoje tem proposta para jogar na Coreia na próxima temporada e foi sondada pelo Sesi.

Eterna reserva no Brasil, Ana Tiemi renovou com o Bursa, da Turquia.

Kristin Richards foi contratada por Campinas, Herrera fica no Praia e Vasileva pode partir, assim como Ramirez, Logan e Sarah Pavan.

Só deveria sobreviver quem tem efetivamente talento, mas muitas vezes a politica e os serviços prestados falam mais alto.

O cenário definitivamente mudou.

 

 

 

 

 

  1. única MVP diva brasileira na área

    22/04/2013 16:29:46

    o voloch nao cansa de me criticar neh, estou voltando galera, aguardem que na proxima superliga estarei brilhando novamente e levando meu time a final!!!não pensem que já estou acabada, pq sempre dei a volta por cima quando ninguem esperava, nao preciso provar nada pra ninguem, SOU A UNICA BRASILEIRA MVP DE UMA OLIMPIADA!!! bjo no ombro pra quem tem inveja do meu talento!!!

  2. NELSON JR.

    22/04/2013 14:23:17

    Quem acompanhou de perto a campanha do SESI na Superliga feminina deve concordar com o Talmo quando ele dispensou Elizangela e Sassá. Ambas foram muito irregulares ao longo da temporada, principalmente Sassá que tem um bom passe e nada mais, no primeiro joga da semi-final contra a Unilever ela fez apenas 4 pontos, só como exemplo.

  3. Pear

    22/04/2013 14:21:37

    Não sei se vcs viram, mas dias desses o jornal de esportes da Record mtrou o ginásio no qual o Zenetti treina. Meu Deus! O ginásio em que bato pelada de volei duas vezes por semana, dá de mil no que ele treina ginástica. Não sei como esses caras ainda conseguem superar russos, americanos, chineses...

  4. TITANIC 100 ANOS

    22/04/2013 10:48:24

    PESSOAL E A RAMIREZ DANDO SOPA POR AI,,,ALGUM TIME VAI CONTRATÁ-LA^?????

  5. Maria

    22/04/2013 08:43:21

    Comentario perfeito da "Torcida Unilever"!!!!!!!

  6. Denys Rocco

    21/04/2013 23:33:07

    Vamo combinar que a Carol Gattaz já foi há muito tempo né? rs...Ela já tá no time da Ida de comentarista da Globo! Nem se ela pagar pra um time, ela joga mais...ou só se o Macaé Sports ou o Mackenzie voltarem a jogar! rs....Agora a Elisângela, não sei o pq o Talmo a dispensou, vamos ver quem eles vão colocar no lugar dela...Ela pela idade que tem ainda joga muito, e é definidora...Se não fosse por ela e pela Tandara o Sesi não teria nem chego aos Playoffs.Quanto à PP4...eu tbm gosto muuuuuito dela, mas acho que pra ela voltar a ter prestigio, precisa voltar o que jogou em 2008! Ela só tem 31 anos, ainda dá pra jogar muuuuuito voleibol em alto nível...se ela focar, consegue! Não sei o que aconteceu com ela e com a Mari...uma pena mesmo! Gosto muuito das duas! =/

  7. ANTONIO

    21/04/2013 22:46:15

    VAMOS TRAZER TODAS JOGADORAS DO BRASIL DE VOLTA E FAZER UM BELO CAMPEONATO DE LIGA DE VÔLEI 2013/2014.SOMENTE RIO E OSASCO TIVERAM REALMENTE TIMES PARA FINAL.NESTE ANO TEM QUE SER DIFERENTE,TER MAIS PATROCÍNIOS PARA AJUDAR OS CLUBES FINANCEIRAMENTE,MAS MEU OSASCO TEM QUE CONTINUAR COM A SHEILA.

  8. rox

    21/04/2013 21:47:23

    kkkkkkkkkkkkk

  9. rox

    21/04/2013 21:45:37

    Pear, falou tudo, brasil, um país de roubos!

  10. rox

    21/04/2013 21:28:30

    Eita!!! Arrasou!!!!!!!!

  11. Ricky

    21/04/2013 18:54:02

    Que comentário mais desnecessário neh? Isso me cheira a recalque, mesmo não tendo o grau de escolaridade que você deve desejar, ele tem muitos milhões a mais q vc!...e nesse caso, dinheiro fala mais alto.....

  12. LEONARDO

    21/04/2013 09:32:43

    Podia ao menos terminar o 1º grau que nem a 8ª ela concluiu...Esse é o perfil do Bernardinho...escolaridade, além de qualidade!

  13. Henri

    20/04/2013 21:45:25

    Bem, acredito que se o Unilever contrasse Jaqueline, Ramirez e uma central estrageira, além de continua com Fofão, Jucieli, Gabi e Fabi, terá grande chance de ser novamente campeão!!!

  14. Henri

    20/04/2013 15:52:42

    Concordo plenamente com você! A vida é feita de ciclos, para tudo tem seu tempo, acho que esses jogadoras: Paula Pequeno, Mari, Sassá, Fernandinha, Elisângela e Carol Gattaz, teem que rever seus valores, pois todas estão no fim da carreira. Veja a Paula, pensa que só gritando e xigando vai ganhar jogo, não ganha!

  15. jhonny

    20/04/2013 14:05:13

    eh a unilever troxe a Tom por ela ser tudo isso, e o que ela fez???? nada. recuperou a nati q estava mal e o que ela fez????? tudo.o msm com fofao.

  16. Ray Porteirinha

    20/04/2013 12:50:33

    Percebe-se que faz parte da soberba também não querer jogar em time pequeno. Ficam todas amontoadas em 2 ou 3 clubes e acabam sem aproveitamento nenhum, perdendo ritmo e visibilidade.

  17. Ray Porteirinha

    20/04/2013 12:48:13

    São pontos de vista. Para mim ela só pediu para ser contratada...

  18. billy

    20/04/2013 11:34:20

    Então as estatísticas do CBV e da FIVB estão erradas...voce deveria repassar pra eles a suas "estatísticas"!Mesmo ausente das SL estes anos,a erica coimbra,ainda é a maior pontuadora da SL ,isso que é o mais incrível!Creio se a Herrera não estivesse machucado iria se tornar a maior pontuadora,pq não todo dia que ao final de um jogo se tem 27 ..28 ´pontos numa única partida!

  19. TavinhoNatal

    20/04/2013 11:10:06

    Concordo plenamente...comentário digno!

  20. LEAL

    20/04/2013 10:57:13

    È isso aí Thiago, os atletas de volei hoje vive na famosa "fogueira das vaidades",o pensamento que os rege é o seguinte:Se posso atuar em um time de maior visibilidade,mesmo sendo reserva, ganhando o mesmo que ganharia em um clube menor,pq iria ser titular em time de menor investimento,com um elenco bom,mas com pouca mídia??Paula pequeno atualmente não ta jogando tanto a ponto de ser titular no unilever ou mesmo no sollys,certamente seria banco lá!Na verdade se o técnico do unilever fosse outro ela teria o mesmo discurso de:"a vontade de atuar com Bernardinho:“Ele é um exemplo de profissional.Eu o admiro muito e tendo em vista todos os títulos em sua carreira,não há dúvidas sobre a sua competência e eficiência.Poderia aprender muitas coisas com ele!”-aproveitei as palavras postadas por alguém acima.O discurso seria o mesmo,acho que o que muda ai é o time e não o técnico,se bernadinho fosse tecnico do pinheiros,não creio que ela diria isto!Cabe aos pequenos correr mesmo atras de atletas la foram que estejam mais interessadasem jogar do que aparecer,ainda mais quando não tem apresentado um volei dígno de exigências

  21. TORCIDA UNILEVER

    20/04/2013 02:14:40

    Paula realizou uma Twitcam para seus fãs e anunciou mais que DIRETAMENTE a vontade de atuar com Bernardinho:“Ele é um exemplo de profissional.Eu o admiro muito e tendo em vista todos os títulos em sua carreira,não há dúvidas sobre a sua competência e eficiência.Poderia aprender muitas coisas com ele!”Paula sempre se destacou por sua personalidade forte,objetividade e determinação,ela não é mulher de meias palavras,não manda indiretas pois é avessa à rodeios.Além disso,mesmo sendo a única mulher brasileira a conquistar o título de MVP na história das Olimpíadas,ela tem a humildade suficiente para admitir que ainda tem muito a aprender com Bernardinho.Fora que Paula é uma líder nata,vibrante,raçuda,sempre dá o sangue pelo time e cresce em momentos decisivos,amarelar não faz parte do vocabulário dela. Seja no ataque ou na defesa,Paula dá o máximo de si e puxa o time com ela motivando as demais jogadoras,mesmo contundida Paula nunca deu o braço a torcer,ajuda o time como pode,seja no ataque ou na defesa.Esse perfil de jogadora é a cara da UNILEVER: jogadoras que priorizam o jogo coletivo,que jogam para o time,que mesmo na reserva,quando entram é pra somar, caso de Amanda e Diva Régis por exemplo,que sempre entram e dão conta do recado,com altíssimo espírito de equipe.Paula foi sempre muito querida por onde passou,muita simpática e atenciosa com as companheiras de clube e o público, não à toa tem uma legião de fãs no Brasil e no exterior.Por esse perfil de Paula, que nós da TORCIDA UNILEVER a elegemos como a nossa mais nova DIVA, simplesmente porque ela tem todos os pré-requisitos de uma DIVA.Só para lembrar a importância de ser uma MVP OLÍMPICA vamos listar as SUPER-ATLETAS que conseguiram esse honorífico título em cada OLIMPÍADA:Seoul,1988:a peruana Cecilia TaitBarcelona,1992:a japonesa Motoko ObayashiAtlanta,1996:a holandesa Cintha BoersmaSidney,2000:a croata Barbara JelićAtenas,2004:a chinesa Feng KunPequim,2008:a nossa brasileiríssima PAULA PEQUENO.Londres,2012:a coreana Kim Yeon-KoungTodas essas MVP's OLÍMPICAS foram atletas diferenciadas,com atuações acima da média em suas respectivas Olimpíadas.Até por isso nós da torcida UNILEVER estamos aguardando ansiosamente a vinda da nossa MVP OLÍMPICA.

  22. Thiago

    20/04/2013 00:59:50

    Infelizmente existe uma soberba enorme em algumas jogadores da seleção que não aceitam ganhar um pouco menos mas permanecer no Brasil...por isso todo ano tem algumas que vão pro exterior e depois voltam zeradas no ranking. Será que PP4 não acha mais interessante pra carreira e pro volei dela jogar pelo Praia Clube onde sera estrela e talvez recuperar o bom volei que tem?!Algumas jogadoras deveriam mesmo repensar seus salarios e pensar o que elas estão alcançando na carreira.... mas aí vão dizer que tem que aproveitar as ofertas vantajosas pois o volei é um esporte de carreira curta e etc.... até qdo vão achar times dispostos a pagar muito e levar pouco?!?!

  23. Arthur

    20/04/2013 00:30:23

    Eu discordo em partes. Acho sim que o mercado brasileiro muitas vezes deixa a desejar com as nossas jogadoras sim, vide Carol Gattaz. Fofinha, Joycinha e Érika fizeram boas e constantes temporadas lá fora. Quanto as outras, realmente não vejo essas valorização. Clarisse e Ana Maria jogam em um time com orçamento baixíssimo em uma das ligas europeias menos disputadas. Não dá pra comprar o nível com a Superliga (lá existe apenas um grande time - RC Cannes -, enquanto aqui temos pelo menos 4 bons times). Quanto a Paula, uma das minhas jogadoras preferidas, a não-valorização se dá por conta do seu baixo rendimento nas últimas temporadas. Ela foi MVP olímpica há 5 anos e seu jogo decaiu muito de lá pra cá, dessa forma muitos times não querem investir em uma jogadora muito cara que pode não render o esperado. Elisângela e Mari idem, mas a situação da última é, de certa forma, amenizada pelas recentes lesões. Já Elisângela Paulino não é isso tudo aí não. O Hisamtisu Springs foi campeão, mas seus grandes destaques foram a excelente líbero e uma ponteira bem esperta. Resumindo: a questão da valorização se dá pela bola que a jogadora apresenta no momento atual. Os times não podem e não devem viver do passado das jogadoras ou contar com essas atletas que são eternas promessas. Mas, sim, deve haver uma maior valorização nas nossas brazucas.

  24. bsb

    19/04/2013 23:51:06

    Então vc prefere a Carla a Thais e a Taisinha?

  25. Luisa

    19/04/2013 21:28:03

    Mari já falou em entrevista, que só vai assinar com algum clube quando o seu contrato com o Fenerbahçe acabar. E também, ela está decidindo entre a praia e a quadra. Tomara que fique na quadra mesmo e quando voltar, volte em alto nível! Torço demais por ela!!

  26. LUKAS

    19/04/2013 20:51:45

    BEM, O Q TEMOS Q ENTENDER É Q, PAULA MARI SASSÁ ELISANGELA ENTRE OUTRAS JA NÃO ESTÃO MAIS NO AUGE DE SUA FORMA FISICA, E CLARO ISSO TBM ACARRETA NO VALOR DO SALARIAL DO ATLETA. NENHUM CLUB VAI KERER PAGAR UM PREÇO ALTO POR UM ATLETA Q NÃO RENDE MAIS COMO 10 ANOS ATRAS! TEM EXPERIENCIA? SIM, MAS ISSO NÃO É NADA QDO PRECISA DE DECIDIR, QDO SE PRECISA DELA NO PASSE NA DEFESA ATAQUE BLOQUEIO! ELAS QUEREM JOGAR EM TIMES GRANDES E NAO ESTAO EM CONDIÇÕES FISICAS, EM TIME PEQUENO PEDEM VALORES ALTO E ELES NAO TEM $ PRA ISSO! ENTAO O NEGOCIO É BUSCAR OPORTUNIDADES FORA DO BRASIL.

  27. Olga Potachova

    19/04/2013 20:41:22

    Adoro a teuto-russa-brasileira Mari, ela tem a passada igual a da Lyuba e da Godina na hora do ataque. Espero que os clube brasileiros ajudem a recuperar essa grande atleta russa.

  28. Chupetinha

    19/04/2013 20:25:12

    Concordo Titanic, a Sassá por exemplo seria um boa opção de líbero para o Amil/Campinas, porque a Michelle é ótima como líbero, mas ela não segura até o final da Superliga, o físico dela é frágil, se jogou 6 jogos pelo Sesi foi muito.#Sassádelíberojá... Também acho que pode ser no Praia, já que eles estão fazendo cú doce pra Arlene (que diga-se de passagem, jogou horrores nessa Superliga) e também seria um boa opção para o Amil/Campinas.

  29. Cesar

    19/04/2013 19:49:19

    Cara, o Voloch é bom, mas entro aqui mais pra ler os comentários de Diva Régis. Você tem um blog? Quero acompanhar.... muito bom... bom humor sempre!

  30. jribes

    19/04/2013 17:27:44

    Não é por nada não, mas a Sassá de libero é brincadeira de voces. Neste ano no Sesi, com a contusão da Michele ela jogou um periodo de libero. Ela não tem mobilidade, não é rápida o suficiente e deu a nítida impressão que não estava confortável na posição. A posição de libero precisa de atletas com sangue nos olhos (vide Fabi, Michele Daldegan, Camila, a Juliana (juvenil) que apareceu no Sesi este ano), coisa que a Sassá já teve. Hoje ela compõe qualquer desses times como atacante que sempre foi, e não necessáriamente como titular, que tem uma molecada dando show de bola por ai em times menos votados.

  31. Mauricio

    19/04/2013 17:12:05

    Na verdade a maior pontuadora da superliga é a Elisângela. Ser maior pontuadora da superliga com 739493 edições disputadas é mole, também. É muito bonito olhando o histórico.

  32. GAMOVÃO

    19/04/2013 17:11:02

    Temos que ter clareza de uma coisa: no esporte de alto rendimento "a fila anda mais rápido" do que em outras carreiras. No Direito, ao londo de anos, décadas, você pode ganhar uma experiência e salários cada vez maiores. No esporte é ao contrário: chegou nos 35, 32, 30...não vai dar para competir com as 24, 27...... As jogadoras mencionadas e outras tantas têm que cair na real e aceitar salários mais baixos e jogar em clubes "menores". O volley que a Paula Pequeno joga atualmente a credencia para estar emuma super equipe? Por que ela desprezou o Banana Boat? A Sassá consegue atacar de forma efetiva (essa história de "ponteira passadora","otimo fundo de quadra" etc. é ridícula, pois ponteira é para atacar tambem)? O que dizer da Carol Gattaz? Muito gente boa, mas depois do corte de 2008 nunca mais foi a mesma. Mesmo a Mari tem que voltar a mostrar serviço antes de fazer grandes exigências. Acho que essas jogadoras têm o ego muito inflado e têm mais é que aceitar que o sucesso não é para sempre..

  33. Bits

    19/04/2013 16:28:02

    A Èrica não pontuou nesta penúltimo jogo,mas a liga polonesa não se resume em apenas um jogo,nos demais ela teve boa pontuação.Não entendo o pq desta mania que os brasileiros tem de registrar apenas o fato negativo e se esquece do positivo.O cara pode usado 98% fazendo coisas positivas e 2% negativas,mas o que o brasileiro guarda é justamente os 2 %!Hoje entendo pq o volei não muda e está fadado ao fracasso no Brasil,pq as pessoas pensam pequeno se apegam sempre no pré-julgamento ou até mesmo na desvirtualização da realidade!

  34. Ventu-Há

    19/04/2013 16:23:42

    Alto nível marcando 5 pontos em um jogo de 5 sets, menos.

  35. LEAL

    19/04/2013 16:12:13

    Rsss vc já viu a "casinha" da Érica em um "insignificante" condomínio na "pobre"cidade de lagoa santa/MG?Aliás mesma "cidadizinha" que ronaldinho gaúcho tem sua "humilde residência" rs!! Só lembrando a seleção de cuba daquela época que o brasil não passou tinha também as "piores" jogadoras do mundo,uma tal de regla torres("fraquíssimaaa"),uma tal de regla bell outra "péssima" jogadora ..e a "pior" de todas uma tal mireya luis..,esta última quase não conseguiu grandes medalhas apenas:4 ouros em jogos olímpicos;2 ouros e 1 prata em campeonato mundial4 ouros em copa do mundo e mais pelo menos 10 ouros em outros campeonatos e o mais interessante de tudo jogou entre 1992 e 2000..ou seja ganhou "pouca " coisa em 8 anos como profissional!Deve ser por isto que o brasil não conseguiu vencer esta equipe de cuba!Assim como está atual seleção também não venceria esta equipe,já pegaram uma cuba já fraca!

  36. ABNER

    19/04/2013 15:54:46

    Continuo com a mesma indagação de sempre:será que as "campeãs olímpicas desempregadas" aceitariam jogar em times de menor investimento?Paula pequeno quando perguntada sobre jogar no praia disse que foi sondada e etc,PORÈM sua vontade é jogar no sollys.Mari já disse no programa de tv recente que quer ficar no rio..logo conclui-se que??seria o unilever!O problema é o de sempre..atletas do volei hoje são quase celebridades globais,estão mais preocupadas em se produzir pra aparecer na tv e mídoa do que jogar!Então nada melhor que jogar numa equipe que vá proporcioná-la tudo isto,no pensamento delas qual seria a vantagem em jogar no praia clube em termos de marketing?se não podem estar na mídia?prefrem com este mesmo valor salarial ficar encostada no banco,pq mesmo no banco têm mais chances de estar " em voga",de estarem nas campanhas publicitarias dos grande patrocinadores.

  37. lucas

    19/04/2013 15:34:57

    Uma coisa não tem nada a ver com outra!Sendo a liga forte ou não em nada influenciará a técnica da jogadora.Se ela é uma grande jogadora assim será jogando na europa,na turquia,na china ou no quintal de casa!Se for uma jogadora mediana,pode jogar junto com as melhores do mundo que continuará sendo a mesma jogadora mediana em qq situação!Aqui temos uma Miniliga,apenas dois times,sollys e unilever,ou seja uma liga fraca ,pelo menos no feminino,e nem por as jogadoras de alto nível deixam de ser alto nível pq jogam nesta superliga fraca.A jaqueline por exemplo jogará em alto nível pra onde for ,é algo inerente a condição dela como jogadora e independe do nível da competição!O mesmo a fabÌ e tantas outras!Agora falar que as jogadoras citadas pelo post não devem ser referência pq jogam em ligas menores..ai já é falta de conhecimento!

  38. TITANIC 101 ANOS

    19/04/2013 15:27:30

    CORRIGINDDO: GRANDE MEIO DE REDE

  39. Debora

    19/04/2013 15:26:46

    Adoro a Paula jogadora de muita vibração, tomará que a unilever contrate ela.

  40. csa

    19/04/2013 15:25:48

    Espero que fique no Brasil mesmo pois ela tem muito talento basta alguém que trabalhei outros fundamentos !Pq o ataque dela e lindoooo! Tb gosto da simplicidade dela com pessoa!

  41. Debora

    19/04/2013 15:24:09

    Concordo ela é uma ótima jogadora, se não fosse esses problemas de contusão, já estaria em quadra voando.

  42. Ventu-Há

    19/04/2013 15:16:08

    Marianne Steinbrecker é diva, mesmo manca continua disputida por 5 cincos clubes.

  43. Kleiton

    19/04/2013 15:01:09

    Dentre tantas coisas que não consigo entender no volei é: como deixaram a Èrika sair do país..a maior pontuadora da SL até hoje, como bem disse o blogueiro, e continua jogando em alto nível lá fora ainda demoram pra fazer uma boa proposta pra ela.Ela já disse que quer voltar pro brasil várias vezes,ate mesmo antes de ir pra polônia!Agora o praia clube chama a elisângela pra jogar lá,só podem ta de brincadeira,preferível ter chamado a lia,que joga muito mais que ela!IPor isto digo;é mto ruim pro atleta mais técnico jogar numa equipe ruim,numa equipe sem qualidade,pq ele não sobressai e acaba se prejudicando!A Claudinha mesmo tando no péssimo time do mtc montado nesta sl,sobressaiu,a neneca foi outra e por isto pode ir pro sollys ou sesi,pq ainda não assinou com ninguém e ta sendo sondada pelos dois,a lia joga muito ,mas não conseguiu sobressair pq o time era complicado,tirando a claudinha!

  44. TavinhoNatal

    19/04/2013 14:35:46

    Discordo totalmente! Você faz um típico comentário de quem não entende nada de voleibol, Olha só... A Mari pode se recuperar em qualquer time que oferecer um bom nível técnico, de treinos e que tenha uma boa equipe, comissão técnica e médicos, coisa que só Unilever e Sollys têm essa infraestrutura. O que seria de uma jogadora de ponta sem passe? Érika, Paula, Jaque, Sassá, etc... São jogadoras que seguram o passe dos times e liberam outra ponteira que geralmente pontuam mais, a ponteira que tem melhor passe se apresenta mais pra fazê-lo, mas isso claro depende muito da estratégia do time adversário como por exemplo: Final Osasco e Rio, o Rio sacou o tempo todo na Garay que term pior passe, e com isso atrasaria seu deslocamento pro ataque por no caso ela tem melhor ataque. Jamais iriam sacar na Jaque, porque o passe sairia redondinho e a levantadora poderia trabalhar com bolas mortais mais facilmente para Thaisa e Fê Garay.

  45. TavinhoNatal

    19/04/2013 14:19:51

    Ainda não apareceu uma que barre a Mari, ela é a melhor! Inclusive quando rompeu os ligamentos do joelho pelo Fernerbahçe, ela era titular e estava em ótima forma. Acho muito triste ver as jogadoras citadas no blog sem clube, pois elas ainda são as melhores do nosso país. Não sou de acordo com Sassá virar líbero pois ela saca muito bem e se vira bem no ataque também. Fico pensando quem seria a outra jogadora que Voloch não quis citar, mas acho que se trata de Jaqueline.

  46. Nazaranha Tedesco

    19/04/2013 14:12:39

    e quanto a nossa amada idolatrada diva das divas Marianne Steinbrecher?????????

  47. TITANIC 101 ANOS

    19/04/2013 13:41:52

    GENTE, VOLTANDO A FALAR NA SASSÁ, ELA PODERIA MUDAR DE FUNÇAO E SER LÍBERO. LEMBREMOS QUE A ARLENE FOI UMA GRANDEEIO DE REDE NOS TEMPOS EM QUE O FLAMEGO DERROTOU O VASCO NAQUELE JOGO INESQUECIVEL E HOJE ELE É UM EXCELENTE LIBERO.

  48. domingos

    19/04/2013 12:51:48

    Paula Pequeno minha musa vem pro Rio já!!!!Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  49. Régis Brandão

    19/04/2013 12:25:41

    Complicado td isso, as jogadoras infelizmente não são valorizadas aq e acabam saindo mesmo mais quem sabe voltam pelo menos uma boa parte e sobre a Sassá eh complicado falar sobre ela, ela sempre foi uma otima atleta sempre efetiva no fundo de quadra e regular na rede, sobre ela virar libero não axo estar desmerecendo ela, tivemos muitas atletas que fizeram a mesma escolha e deu super certo, como a Arlene que mesmo baixa jogava muito como MEIO DE REDE pelo flamengo e arrebentava no bloque, e fez uma boa escolha indo pra função de libero jogando em otimos times e mesmo pela Seleção e ganhou ate como melhor libero na superliga pelo extinto BCN/ Osasco heim 2001 e a Ricarda Tbm era uma otima atacante e na minha opnião foi a melhor libero entre todas.

  50. carlos renato

    19/04/2013 12:20:38

    no caso de paula pequeno , não tem time por estar em baixa tecnicamente se tivesse jogando aquele volei que jogou até 2008, teria portas abertas para jogar em qualquer lugar do mundo, o mesmo da mari,as demais da seleção a idade ja ta chegando precisam melhorar a parte fisica e em quesito de altos salários não dá mais , carol gattaz quando teve uma oportunidade de jogar em 2 clubes bons brasileiros teve lesões grave onde ficou quase toda liga no banco, deveria ter acertados valores menores melhorar a parte fisica para depois mostrar em quadra quanto tava valendo.Clarisse joga uma liga tecnicamente fraca que é a francesa,elisangela no Hisamitsu era reserva de sua equipe, Erika regular como sempre porém a liga feminina da polônia também é fraca,e Ana tiemi buscando espaço internacional , ta tendo a cabeça fria para ganhar rodagem, rejeitando jogar em outras equipes melhores, para poder assim se firmar como levantadora.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso