Blog do Bruno Voloch

Problema do Flamengo vai muito além da iminente demissão de Joel Santana

Bruno Voloch

Joel Santana sobrevive.

Até quando, ninguém sabe.

É absolutamente lamentável a atitude da diretoria do Flamengo.

Evidente que a demissão do treinador é apenas questão de tempo.

O clube tem todo o direito de dispensar qualquer profissional. Basta apenas estar em dia com suas obrigações e pronto. Pode não ser o caso em termos financeiros, uma vez que a multa rescisória de Joel é alta, algo em torno de R$ 3 milhões.

Joel Santana não é o único responsável pela má fase do time. Lógico que o treinador tem sua parcela de responsabilidade, mas o mundo não pode cair na cabeça de Joel. É injusto.

O técnico pode não ser unanimidade, mas tem uma bela história no futebol do Rio de Janeiro e deveria ser respeitado pelo passado de vitórias.

Mas respeito não parace ser o forte dos homens que dirigem o futebol do Flamengo. Respeito não existe no futebol.

Zinho parece devidamente deslocado. Sabe que a saída de Joel é questão de tempo e 'cozinha' a situação.

Se Joel tivesse dignidade, pediria demissão hoje. Aliás, ontem. Ninguém suporta tamanha falta de consideração e profissionalismo.

Joel não precisa do Flamengo e vice-versa.

Se o casamento acabou, não é mais fácil buscar a separação ?

Patrícia Amorim está fora, de licença. Faz sentido.

Nomes são comentados e treinadores oferecidos ao Flamengo dia e noite.

A questão é muito simples. O Flamengo evita ou prefere não enxergar o óbvio.

O problema vai muito além do treinador.

Quantos já passaram pelo clube recentemente e não solucionaram a crise ?

O time não é confiável, o elenco é fraco e faltam peças de reposição.

Se a diretoria não entender dessa forma, não terá técnico no mundo que poderá dar jeito no Flamengo.

E a culpa é do Joel …

  1. leleco

    01/07/2012 18:12:08

    se essa bagunça continua . so a torcida não comparece no estadios. não ir ninguem.

  2. luiz maciel de souza

    30/06/2012 07:23:35

    porguer que tiretoria do Famenco so sabe culpar o treinado , porquer eles nao olham para os propios diretores que estam sem saber o que faser numa empresa tam grande como o mais guerido do Brazil, nao guerem trabalhar deixa quem guer....................

  3. Marcelo Braga

    29/06/2012 15:19:06

    O problema não está na beira do campo. Nunca esteve. Ele está dentro de campo com jogadores com problemas seríssimos de deficiência técnica, falta de talento, gente que está há anos na Gávea já acostumada e fora de campo com uma diretoria de patífes e pessoas que não tem um pingo de caráter. Podem dizer o que quiser do Luxemburgo, mas o que fizeram com ele é indigno. E pelo visto farão o mesmo com o Joel. Nosso grande Galinho que o diga em matéria de ser humilhado ali.

  4. André

    29/06/2012 10:49:08

    FORA PATRÍCIA!!!!!!!!!!

  5. Marcos Fontes

    29/06/2012 08:04:04

    O que começa mal termina mal, não era para ter demitido o Luxemburgo, o Flamengo treinava na praia em tempo integral por um bom tempo com Luxa o time estava voando, sem contar a melhora dos juniores, do CT. foi uma covardia o que fizeram. Com Joel o Fla só faz rachões e não treina nada, é só você ver o jogos, não há uma tática definida nem jogadas ensaiadas. Quanto a diretoria é um jogo de politicagem que tem ali dentro e é muito forte, e a mídia atrapalha mais do que ajuda. Esperamos melhoras a longo prazo porque agora tá complicado.

  6. Alex L

    29/06/2012 05:49:17

    Apoiado.....mídia tendenciosa...perdeeeeee..!!!

  7. Jorge Assis

    28/06/2012 20:29:58

    TODOS NÓS SABEMOS Q QD O TIME NÃO ESTÁ BEM INDEPENDENTE DE JOGADORES SOBRA PARA O TREINADOR O Q NÃO ACEITO SÃO ESSAS MULTAS RESCISÓRIAS ABSURDAS QD TODOS SABEM Q É ASSIM Q FUNCIONA NO FUTEBOL, O TIME NÃO VAI BEM SOBRA PARA O TÉCNICO, NORMAL HOJE EM DIA, TANTO Q O LEÃO FOI DEMITIDO DO SÃO PAULO, ELE NÃO SERÁ O PRIMEIRO NEM O JOEL.

  8. Mauro de Carvalho

    28/06/2012 20:15:41

    Voloch, sabias são suas palavras. se bem me lembro, 2009 FLA campeão, tecnico: Andrade, depois veio o Rogerio sob alegação que o Andrade era fraco, depois veio fulano e bertano veio o Luxa pra acertar, sai Luxa que não era bom e vem Joel que era o tal, agora querem a cabeça do Joel porque ele não é bom. Caramba deu um nó na minha cabeça. Será que vão chamar o Zagalo pra conserta o meu Mengão e depois dispensar sob alegação que ele já esta utrapassado. Pow pessoal da imprensa, nos ajudem a tirar as vendas dos olhos dos dirigentes do Flamengo para que eles assistam mais noticias vejam que os torcedores não engole mais essas ladainhas que o problema esta no tecnico e não entre esta cupula dentro do flamengo.

  9. GERALDO AGUIAR

    28/06/2012 18:59:35

    TENS RAZÃO VOLOCH O JOEL SNATANA TEM UMA BELA HISTORIA NO FUTEBOL CARIOCA POIS FORA DELE NÃO TEM HISTORIA NENHUMA.QUANTOS TÍTULOS NACIONAIS O JOEL TEM?PORQUE ELE FOI DISPENSADO DA SELEÇÃO DA AFRICA DO SUL?.CONCORDO QUE A CULPA NÃO SEJA SÓ DELE PELAS ELIMINAÇÕES NA LIBERTADORES E CAMPEONATO CARIOCA,MAS SERÁ QUE NÃO DÁ PARA VER QUE ALEM DO TIME DO FLAMENGO SER FRAQUISSIMO O SENHOR JOEL NÃO TEM NENHUM ESQUEMA TATICO,O TIME NÃO TEM NENHUM PADRÃO DE JOGO.RESPEITO SIM MAS ATURAR TREINADOR ULTRAPASSADO É UM POUCO DEMAIS.FORA JOEL E UM MONTE DE JOGADORES MEDIOCRES ISSO SEM CONTAR COM FORA PATRICIA AMORIM PRESIDENTE AMADORA

  10. João do Rio

    28/06/2012 18:32:04

    Dunga? Vê se o Dunga é besta de ir para o Flabunda. Digo isso, porque o clube está sendo chefiado por um bando de bundões. A Patricia usou o Flamengo para fazer política e se deu mal, porque nenhum flamenguista de verdade vai votar nela nem pra porteiro de Zona. Vou trabalhar contra ela dia e noite para ver essa "coisa" fora da vida do Flamengo e do Rio de Janeiro. Porcalhona. Só podia ser do PSDB...

  11. valdir pires filho

    28/06/2012 18:10:16

    Eu gostaria de entrar em campo por somente 15minutos no proximo jogo entre Flamengo e Atletico Mg somente para rachar este debil mental do R10 em dois ele nunca mais iria jogar futebol.Eu faria isso pra mostrar a esse debil mental que com o Flamengo nao se brinca.

  12. luiz

    28/06/2012 17:56:01

    O JOEL NÃO ESTA NEM UM POUCO PREOCUPADO, POIS JÁ ESTÁ RICO, E COM A RESCISÃO SE QUISER NEM TRABALHA MAIS. O FLAMENGO NA ATUAL CIRCUNSTANCIA, DEVERIA ERA FAZER IGUAL AO VASCO, USAR QUALQUER UM DOS TECNICOS DOS TIMES DE BASE E IR TOCANDO O BARCO SÓ PRA NÃO CAIR PRA SEGUNDONA, O RESTO É LUCRO. PS PATRICIA AMORIM SE SE CANDIDATAR ACHO QUE ATÉ VASCAINO GANHARÁ DELA PARA PRESIDENTE DO MENGO!

  13. Auto Retrato

    28/06/2012 17:49:28

    SANGRA MENGUIN.....

  14. Izarari Silva

    28/06/2012 17:43:18

    No momento financeiro do flamengo, o melhor seria colocar o Renato Abreu como tecnico.

  15. Benito Evans

    28/06/2012 16:57:11

    Não volte, Patrícia!

  16. gilberto silva

    28/06/2012 16:23:49

    A multa segundo li várias vezes é em torno de R$ 1.400.000,00Agora Bruno vejo vc apenas criticar a FLA , qdo acho que o jornalista tem que ser imparcial. Não vejo fazer isto com outros clubes Sujestões benéficas não partem de você, infelizmente

  17. Waldecy Morais

    28/06/2012 16:18:50

    Pô! calma que com certeza ainda vem coisa pior, dessa diretoriazinha incompetente pode-se esperar sempre merda. quer vê como vão contratar um mais fraco que o Joel.

  18. Ivan Zeferino da silva

    28/06/2012 16:05:44

    Sou Flamenguista e acho que o eu sentimento é o da maioria dos torcedores do clube, não aguentamos mais tanta falta de ética e profissionalismo por parte das pessoas que diregem o clube, passem a respeitar os profissionais que trabalham no clube e principalmente os torcedores que são a razão de existir do time, deixem de ser hipócritas e por favor alguém com moral e que tenha princípios tome frente do comando do clube, ou muitos torcedores deixaram de torcer. "CHEGA DESSA BAGUNÇA".

  19. Fabrício

    28/06/2012 16:01:46

    A culpa é do Joel, sim. E de outros mais. O Flamengo está em crise em razão da postura incompetente da diretoria, que manteve Ronaldinho Gaúcho por mais tempo que deveria e que deu muitos poderes ao Luxemburgo. Ambos estavam errados. E contratar Joel - um técnico que NÃO tem uma "história de vitórias", como defende o blog - foi mais um erro. Zinho é o único que parece ter um pouco de sensatez neste mundo de picaretas da Gávea. E sabe por que, Voloch, você NÃO "pediria demissão se fosse o Joel", Voloch? Porque a multa é de 3 milhões...

  20. Francisco Lima

    28/06/2012 15:50:57

    Concordo plenamente. Vale salientar, ainda, o passado de vitórias e conquistas de Joel no próprio Flamengo. O problema não é Joel Santana quem para mim é um dos melhores. O grande problema é, e sempre foi, a administração do Clube. Comungo com uma opinião de Andrés Sanches quando falou que no Flamengo todo mundo manda e ninguém sabe quem manda. É desenroso para essa torcida maravilhosa ter que conviver com um amadorismo desses. O mundo não pode cair em cima de jogadores e treinador, apesar de terem sua parcela de responabilidade. mas, repito, para mim o maior culpado é a administração amadora. E temo muito que num futuro muito próximo o Flamengo seja rebaixado por consequencia de tamanhos amadorismo e irresponsabilidade.

  21. Za Xavier

    28/06/2012 15:45:37

    Perfeito.

  22. artantiquamusic

    28/06/2012 15:30:01

    cara vc só pode estar bebado ou dopadão para escrever tanta asneira, falar bem do R 0.1 e do alvim é tar muito doidão, volta pro internato rapaz!

  23. Gilberto Ribeiro Valente

    28/06/2012 14:44:43

    A saida do Wanderley e a contratação do Joel.Foi mais uma lambança dessa diretoria omissa e incompetente.Fora todos.deixem o FLAMENGO bando de chacais!

  24. Carlos Alexandre

    28/06/2012 13:42:33

    Fora Patricia Amorim... e se ñ podemos ter o Zico presidente, por conta dos "maletas" que tem o "poder do voto" dentro do FLA... que venha Márcio Braga!!!pelo menos conhece do negocio, pois essa diretoria ñ entende nadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

  25. Elizamar

    28/06/2012 13:23:08

    a diretoria do fla ta culpa o tecnico mais todos tem culpa

  26. Mussi Abdo Annuza

    28/06/2012 12:25:14

    Na verdade caríssimo Bruno, o problema nao é somente do Flamengo, mas, sim do futebol brasileiro e de todo o mundo no geral. Para tal constataçao, basta ver as prisões efetuadas na Itália e noutros países da Europa, de jogadores, técnicos e dirigentes envolvidos em fabricar resultados de jogos para favorecer apostadores profissionais; Comprovadamenbte, o futebol em todo o mundo hoje é uma grande lavanderia, com a única finalidade de lavar dinheiro sujo. Os salários atíssimos de jogadores médios, comuns, é uma prova disso. É inconcebível pagar-se a um Ronaldino Gaúcho, R$1.300.000,00 , para o joguinho furreca que vem apresentando desde que foi "ripado" no exterior. No final das contas, o nosso futebol como um todo é um verdadeiro "rachuncha" entre dirigentes, técnicos e procuradores de jogadores. Prova disso foi a fuga estratégica do Sr Teixeira para local ignorado e nao sabido. O resultado de tudo isso, é o atual nível baixíssimo do futebol brasileiro. Desse jeito a copa de 2014 certamente será um grande vexame em todos os sentidos, pois a "seleção" que está sendo armada para disputar a copa é uma vergonha, calcada em jogadores de baixo nível técnico, onde até o cai-cai do Neymar é tido como o "novo Pelé. Como diria o Boris, "isso é uma vergonha".

  27. Za Xavier

    28/06/2012 12:19:08

    Publique minha tréplica. Esse eu sabia que seria publicado.

  28. Za Xavier

    28/06/2012 12:17:35

    Galera, acabei de enviar um tréplica onde critico a definição de dignidade empregada pelo Bruno, pois está equivocada. Além de tecer outros comentários. Não utilizei de expressões baixas nem desrespeitosas. Só não concordei com o ponto de vista o Bruno. Resultado. Não publicou meu comentário. Acredito porque em sua réplica, ele tenta um jogo emocional infundado, utilizando Zico e R. Gaucho como fundamentação. Entretanto as situações são totalmente distintas. Noosssaaa, vou ser bloqueado novamente. E dizem que são a favor da liberdade.

  29. dec1955

    28/06/2012 12:08:45

    a INEGÁVEL vocação da gestão da Patrícia Amorim para o INSUCESSO é INDISCUTÍVEL...tudo o que poderia fazer de errado, ela fez, faz e ainda vai fazer...o Joel é apenas mais um erro....o cara só não é mais ultrapassado do que o Antonio Lopes...mas merece respeito...como qq um...a ética da Patrícia é ética de político..."relativa"...então é rezar para chegar logo dezembro...antes que ela acabe com o clube...

  30. Za Xavier

    28/06/2012 12:06:00

    Concordo.

  31. Mauricio

    28/06/2012 11:56:20

    sou torcedor do MENGAO eh estou com vc e verdade tem muitas coisas erradas la, tem que paga os caras en dia ai vai tudo bem

  32. França

    28/06/2012 11:34:10

    Uma diretoria inteligente e acima de tudo honesta, jamais poderia contratar um técnico que estivesse empregado ou que exigisse multa rescisória quando fosse dispensado.Se ele der certo no Flamengo mas quiser sair p/ ganhar mais, "bom" p/ ele.Caso não dê certo, que sempre é o mais provável, manda embora.Coloca-se no máximo uma multa p/ ambos os lados sobre o salário de 60 dias.Para mim, estas multas irreais tem mão grande. Tipo meio a meio.

  33. Jean Lazarides

    28/06/2012 11:32:44

    Discordo totalmente da coluna. O FLAMENGO é usado pela imprensa de forma superlativa em tudo. Quantos treinadores já caíram em tantos clubes!? Há pouco, foi o Leão no SP.Colocar uma situação como exclusiva do Flamengo é muito na cara. Peraí! O que o clube está fazendo diferente do que todos fazem no futebol? Aliás, o Joel fez o mesmo quando lhe foi conveniente, por exemplo, ao deixar o Flamengo no meio de uma competição para ir para a África do Sul.De longevidade de treinadores, o Flamengo está é com crédito. Luxemburgo ficou 1,4 ano. Está acima da média dos padrões brasileiros.

  34. Quadro Negro

    28/06/2012 11:24:13

    A MULTA DO JOEL É MOLE, É SÓ CADA TORCEDOR DEPOSITAR R$0,10, IGUAL AOS TIJOLINHOS.... SANGRA MENGUIN

  35. vicente

    28/06/2012 11:22:44

    muito ruim o posicionamento e falta de conhecimento a respeito do assunto!...

  36. Claudio Rebello

    28/06/2012 11:19:09

    O TIME É MUITO FRACO O FLAMENGO NÃO TEM ELENCO PARA DISPUTAR ESTE CAMPEONATO, NÃO TEM ZAGUEIRO OS 2 TITULARES E OS RESERVAS SÃO MUITO RUIM, O LATERAL ESQUERDO TAL DE MAGAL É PÉSSIMO NÃO SEI PQ DISPENSARAM O JUNIOR CESAR, ESSE RESERVA WELLINGTON TBEM NÃO PRESTA, NEGOCIARAM O MAIOR ROUBADOR DE BOLAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO NOS ULTIMOS 5 ANOS O WILLIAN, NÃO SEI PQ TBEM.INFELIZMENTE HJ O QUE ANDA JOGANDO NO MENGÃO É LOVE, LEONARDO MOURA, PAULO VICTOR (MAS PREFIRO O FELIPE), IBSON, RENATO, ACHO QUE É SÓ.NÓS FLAMENGUISTA TEMOS QUE ACORDAR PARA A REALIDADE NÃO TEMOS TIME... IREMOS SÓ CUMPRIR TABELA, SÓ NÃO VAMOS CAIR PQ TEM TIMES PIORES QUE O NOSSO. INFELIZMENTE HJ É A SITUAÇÃO DO MENGÃO.FORA CAPITÃO LÉO. VOLTA ZICO.

  37. Carlos G. C.

    28/06/2012 11:14:40

    Que o Joel, atualmente, é um verdadeiro paspa lhão não há a menos dúvida. Superado, desatualizado, estilo paizão que não mais funciona e etc. No entanto com o atual elenco no qual Wellington, Airton, Renato Abreu e Muralha, apenas prá citar alguns, são peças chaves podem contatatar até o Guardiola que não nos livra da segundona.

  38. Tracking

    28/06/2012 11:07:46

    Dignidade significa: Sair de perto de pessoas canalhas, que desprezam o próximo e depois quando essa pessoa vai embora, ainda transfere a culpapara a pessoa que não quis continuar "apanhando" porque ela sabe que merece uma vida melhor, mais digna, junto a pessoas dignas.Foi assim com o glorioso ZICO e com RONALDINHO GAÚCHO.Ninguem sem caráter falam mais deles. Eles estão bem. Que bom.E essa diretoria do Flamengo, "BARRAQUEIRA" agora está destruindo a imagem de Joel Santana, negociando substituto pela imprensa. Rídiculo.As vezes sair pelos fundos é melhor do que ficar em telhado vidro trincado.

  39. Carlos

    28/06/2012 10:55:16

    Triste .Essa é a pior administração do Clube de todos os tempos . Covarde e irresponsável. Chega , a mídia tem que ajudar a mandar essa gente embora nas próximas eleições.Viva o Flamengo , fora com essa trupe . Prf . Carlos Dimas

  40. Rodrigo Marques

    28/06/2012 10:55:14

    Esse é outro reportér que adora ver o inferno no Flamengo pra dá Ibope, pros artigos dele. Esse jornalista que se diz de futebol, mais só entende de vôley não deve saber que futebol é resultado, e Joel não deu resultado, padrão de jogo ou qualquer coisa que possa abona-lo como um treinador de ponta. É esse o motivo da demissão desse retranqueiro. Qual clube no mundo fala pro treinador; " Olha, vou demitir vc na semana que vem". Aí no Flamengo tem que ser diferente.

  41. jailson sousa

    28/06/2012 10:43:48

    Joel e fraco demostrou desde que assumiu o flamengo não ganha um titulo de expressão faz anos deveria ja se aposentar porque os esquemas taticos dele ta ultrapassado e muito retranqueiro não observa muito os jogadores acha que o time so joga bem enchendo de volantes ele tem que ter o bom senso e pedir pra sair se vinher outro resultado negativo mas cade nem isso tem eu acho sei que o flamengo n tem um elenco bom mais Joel como tecnico e horrivel nunca definiu um time exato desde o começo fora Joel

  42. Warley

    28/06/2012 10:38:39

    Só vou dizer uma única opinião: O Joel teve 28 dias para treinar o time, em 2 periodos, e o time nada evoluiu. 15 dias de preparação fisica e o time parece morto em campo, e vc diz que a culpa não é do Joel???

  43. Za Xavier

    28/06/2012 10:33:18

    Seu texto está tão bagunçado quanto o Flamengo. Ao mesmo tempo que você critica a diretoria, por falta de ética, respeito ou coiss do gênero; afirma que o Joel não tem dignidade. Quem não tem dignidade é respeitado por alguém? Claramente você fez um texto para jogar no ar, sem objetivo algum.

  44. adilson soares de assumpção

    28/06/2012 10:31:51

    porque que toda vez que o time estar mal se despede o tecmico, parece que é tecmico que estar en campo jogando, sera se a comição tecmica ja pensou misto, parese que os atletas jogam destraido em campo, treima pouco ou devem treimar mas para jogar com atemção em campo errão passe de 1o metros parece brincadeira de criança, desculpe pelo meu desabafo, sou fla de coração gosto de ver um bom jogo não uma palhaçada en campo, aproveitando para dizer porque não contratar jogadores do norte e nordeste e sul do nosso pais tenhe muito atletas de raça pelo time. mas so achção de contratar atletas en fim de carrera.

  45. Za Xavier

    28/06/2012 10:25:10

    Cris, o problema não é ela ser mulher. Nós não elegemos para presidente da república uma mulher? O problema é o que a P.A está deixando de fazer, que é cuidar da principal fonte de receita do clube, e que possibilita ela executar todas as obras que você menciona. Se tirarmos o futebol do clube, sobra o que? Ela pode fazer tudo e mais um pouco, mas se não cuidar do time de futebol, se não cobrar que o futebol ande bem, ninguém se lembrará que o Diego Hipólito é atleta do Flamengo, que o Cielo, José Aldo, que o basquete vai bem, que na canoagem idem. Enfim, o Flamengo é conhecido mundialmente, graças ao Futebol vitorioso que tivemos, e nesse momento, é o futebol quem está em crise, por isso, merece toda a atenção da presidência.

  46. samuel

    28/06/2012 10:23:44

    eu acho que vc tem memoria fraca, ou vc se esqueceu que joel teve quase um mes para treinar esse time para brasileiro enche o time de volante não tem padrão tatico não da chance pros novos e sempre com renato e airton no meio dois jogadores lentos quando tem muralha e botinelli e sobre o passado de joel tem que respeitar mas fora do comando do Flamengo o Mengão não e museu pra viver de passado!!!

  47. Rogério

    28/06/2012 10:20:20

    O profissional de qualquer ramo pode ter um histórico excelente, porém se atualmente não produz, a empresa tem o direito de mandar ele embora. O que importa é a produção atual. Repeitar o histórico dele nada tem haver com a demissão. Por isso que é bem remunerado.

  48. Sandro Coury

    28/06/2012 10:10:55

    Estou contigo e não abro...

  49. rafael soares

    28/06/2012 10:04:48

    eraldo se for pra diretoria trazer nomes desconhecidos e que nao jogam nada, esse é o momento de apostar nesse garoto vitinho, ele é rapido e tem mesmas caracteristicas do herrera precisamos de jogador veloz

  50. Cris

    28/06/2012 09:55:20

    Concordo, ele simplesmente envergonha a NAÇÃO.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso