Blog do Bruno Voloch

CBV se cala, Josebel aceita, não se pronucia e árbitros abusam do direito de errar

Bruno Voloch

A idéia do Sportv, canal a cabo que transmite os jogos da superliga, é válida.

O primeiro árbitro usa um microfone. Em casa, o assinante pode entender um pouco do se passa dentro e quadra e como é a relação da arbitragem com o jogador.

Mas fica evidenciado a cada jogo a incrível falta de autoridade e deficiência de todos eles de maneira geral.

Dois jogos e ginásio lotado em Araçatuba.

Rivalidade no masculino, clima de decisão no feminino e a arbitragem errando como de hábito nos momentos decisivos.

Até quando ?

E aí CBV ?

Josebel Palmeirim, ex-árbitro e hoje responsável direto pelas escalas, não vai se pronunciar ?

Os clubes investem, gastam milhões e o que estamos assistindo é vergonhoso. Erros atrás de erros e a CBV simplesmente se cala.

Ninguém sabe os motivos.

O mineiro, Anderson Caçador, quase tira a merecida vitória do Vôlei Futuro diante do Rio. Só ele não viu que a bola de Fernanda Garay bateu no bloqueio de Sheilla no quinto set. Ponto dado ao Rio. Isso sem falar na incrível falta de autoridade e ameaças ridículas de que jogador, treinador ou equipe estão advertidos. Ninguém respeita.

Na preliminar o catarinense, Paulo Turci, aquele mesmo que teve que ler o regulamento da superliga em quadra, errou horrores. Irritou os dois times.

É inaceitável.

E aí, Josebel ?

Logo você, cara íntegro, de carreira marcante e irretocável, vai ficar em silêncio ?

Quem cala, consente.

  1. Victor Hugo Paraná

    13/03/2012 00:07:58

    mrjogos para sua informação JOSEBEL PALMERIM foi árbitro internacional e arbitrou todas as finais de campeonatos internacionais na qual esteve presente, desde que o Brasil não estivesse na mesma final.

  2. Toco na Regiane

    10/03/2012 10:16:30

    eu amei a vitória do Sollys Osasco sobre o Unilerver.

  3. Edson

    09/03/2012 23:28:00

    Não torço contra a Unilever, pelo contrário torço pelo vôlei brasileiro. Resolvi escrever só pra dizer que fiquei feliz com a derrota do time do Rio pro Sollys, especificamente porque o Voloch, que tem mania de depreciar várias equipes, postou duas vezes aqui que a Unilever seria a primeira colocada. Na primeira vez que ele fez tal previsão o primeiro turno mal havia acabado. Mais recentemente, ele classificou como "trágica" a perda da liderança pela equipe carioca. Quão equivocada e lamentável essa "premonição"!!!!

  4. JULIANO

    09/03/2012 20:15:51

    O PIOR DE TUDO ISSO E VER CARA DE PAU DE SINICA DA SHEILA.. SABENDO O ACONTECEUU E DEIXOU ROLAR.. AFF.. APESAR NÉ Q ATOA Q NAO ESTA JOGANDO NO TIME DO MARRENTINHO,, ESTA PEGANDO OS COSTUMES MESMO..

  5. alexandre de jesus coelho

    08/03/2012 21:41:33

    Voloch o Paulo Turci é paranaense e não catarinense e diga-se de passagem são dois excelentes arbitros(quem na vida já errou um pouco,veja vc errou o nome do arbitro )o que poderia deixa a federação catarinese de voleibol um tanto chateada.Qto a marcação do ponto (como do tenis ) a FIVB esta em estudos para este propósito

  6. mrjogos

    08/03/2012 19:40:12

    ESSE JOSEBEL PALMIRIM NÃO SERVE PARA COMANDAR ARBITRAGEM PORQUE SEMPRE FOI UM ÁRBITRO RUÍM E QUE ADORA SER O CENTRO DE POLÊMICAS.

  7. Fabiano Serabion

    08/03/2012 14:24:02

    Bruna, foi uma bola levantada para atrás da linha e ou Garay ou Joycinha (não me lembro bem) atacou com bloqueio simples e fez o ponto. Não será difícil vc achar já que a Tiene entrou pouco para jogar....

  8. Thiago

    08/03/2012 13:12:52

    Ficar calado diante da arbitragem medonha desta Superliga, é pedir pra ser avacalhado igual time asiático, que não reclama nunca, mesmo sendo roubado horrores. Quem não chora não mama. O nível da arbitragem no jogo foi desastroso e se as jogadoras do Volei Futuro aguentassem caladas, hj estariam com um belo 1X3 nas costas. O fato é que a arbitragem de um modo geral está péssima nesta SL, erros bobos. Algumas situações ou o arbitro não tem autoridade pra assumir a responsabilidade do ponto ou as vezes assume o erro por conta e risco. Esse parâmetro só vai mudar quando a SL adotar o desafio eletrônico, como já existe no tênis e que a confederação polonesa já adotou para sua liga. Não são os jogadores que estão desrespeitosos, o problema é a falta de paciência de todos com esses erros bestas da arbitragem da SL. Ninguém aguenta calado.

  9. Carlos Brasil

    08/03/2012 08:34:05

    Realmente parece que falta preparo, mas parece existir também muita pressão que acaba interferindo na atuação dos árbitros. O que estamos vendo é que os times que têm grande investimento estão sendo beneficiados nas marcações, na maioria das vezes. Acredito que a utilização da tecnologia seria importante, uma vez que ela está disponivel. Só não concordo quando você aborda a questão do salário. Não que eu ache que os árbitros não devam ter uma boa remuneração. Que eles busquem isto fora da quadras, se organizando, reivindicando, mas a partir do momento em que aceitam apitar um jogo devem fazê-lo com a maior imparcialidade possível.

  10. rick

    08/03/2012 08:27:35

    é verdade amigos,,,o vôley futuro peca por não ter um levantadora de peso,, responsabilidade, habilidade, a PP4,,Fê Garay e Walewska não podem fazer milagres,,,,sinceramente aquela joycinha minha gente?????? onde é que o vf tavav com a cabeça pra contratar aquela jogadora...ela só jogou razoavelmente bem no rio de janeiro pq no vf não t vendo nada

  11. Nei

    08/03/2012 02:11:31

    Sou completamente contra a conversa entre jogadores e árbitros, pois não se trata de um diálogo onde um dos interlocutores tem a razão e pode argumentar e depois o outro fala, etc. Como o árbitro tem sempre a razão, não vejo sentido nessas conversas com os capitães, sem falar do tom deles. Nunca admitiria que alguém falasse comigo daquela forma. Assim, acho que os jogadores não devem falar com os árbitros. E quanto ao uso da tecnologia, já estamos muito atrasados. Na transmissão da última Liga que aconteceu na Polônia, o próprio Sérgio Maurício muitas vezes falou que estava encantado com a transmissão polonesa porque em todos os lances eles utilizavam o recursos da câmeras para mostrar as jogadas duvidosas e ficava constatado que os erros dos árbitros eram muitos, me arrisco a dizer que uns 40%. E não acho que deva haver apenas desafios para as bolas, acho direito dos times e jogadores terem seus pontos computados de forma correta. Acho que o poder dos árbitros deve ser diminuído e que eles estejam ali apenas para conduzir a partida. Nos lances de dúvida ele deve sair de cena e a tecnologia deve ser inventada. Aliás, não sei por que isso não aconteceu ainda.

  12. Marcel Fleming

    08/03/2012 01:01:42

    E, pra completar, o comentarista de volei não tece nenhum comentário sobre o fato de o Cruzeiro-Sada, não paulista ou carioca, estar garantido como líder da primeira fase.Com isso, joga-se por terra toda a choradeira "volei-futurista" e paulista... (que vai desde a confluência dos astros até uma suposta teoria da conspiração...) de que o Cruzeiro é isso e aquilo, beneficiado por árbitros e homofóbico...Me poupem, meus caros. A imprensa cheia da grana é a de Sampa e Rio...Então, sejam homens e justos, please.

  13. Marcel Fleming

    08/03/2012 00:56:32

    P...., Voloch! Comentariozinho bairrista este seu.Agora só falta dizer que o Vôlei "polêmicas" Futuro é prejudicado. Pressão da imprensa paulista.Raciocina comigo, meu caro: cada jogo, são de 3 até 5 sets; cada set até o quarto são 25 pontos para o vencedor e, se houver o quinto, mais 15; total, são 115 pontos, potencialmente.É muito diferente de 1 gol. Roubar (ou influenciar, para usar um eufemismo) no vôlei, requer muita, mas muita habilidade.E supor que isso se reverta contra um time de São Paulo, que é o Estado da Grana...ah... "Garay", é muita teoria da conspiração pro meu gosto....Abraço.

  14. Joel

    07/03/2012 18:47:59

    Josebel, vc está parecendo a Jesebel ( na Bíblia a mulher com o diabo), mas não precisa pois vc sabe que modificar esta arbitragem de cartas marcadas, onde os clubes fazem reunião com árbitros (jantares informais) e federações em cada região. Onde decidem a máxima: ponto que não não prejudica o placar vai para o adversário, ponto decisivo é sempre da casa ou de quem as costas mais quentes na CBV. Ah, todo meio do volei conhece o bairrismo acirrado da arbitragem mineira, da pressão do Pera sobre a arbitragem paulista, sem esquecer o paranaense Turci que até já esteve afastado por uma ou duas ligas pois validou um ponto de bloqueio do levantador quando este estava infiltrando (kkkkkk). Os á rbitros tem boa técnica e quando erram acontosamente é por má fé.

  15. Peterson.

    07/03/2012 18:19:05

    Qual jogador que nunca errou uma bola? nesse próprio jogo tivemos vários erros dos jogadores, e técnicos na hora de colocar ou tirar um jogador. quantos saques foram errados? saque, que é o 1º fundamento do voleibol treinam muito pra não errar e ás vezes na hora q mais precisam, erram... Quantos levantamentos, passes, bloqueios? são muitos os erros durante o jogo. isso prova que todos estão passíveis a erros, TODO!!! Não podemos crucificar uma pessoa pelo seu erro. Somos humanos, e erramos. Pense nisso.

  16. Pedro Eduardo

    07/03/2012 16:51:59

    Quis dizer Mundial 2006

  17. Pedro Eduardo

    07/03/2012 16:51:13

    Não tenho certeza mas parece que apitou também as fatídicas partidas da semifinal de Atenas 2004 e da final do Mundial 2010

  18. Diego Marques

    07/03/2012 16:06:21

    Erros acontecem, mas os dessa superliga estão ultrapassando todos os limites.má preparação de alguns árbitros é visível, falta de autoridade, principalmente com técnicos dos times de maior expressão !!! isso não pode ficar assim...

  19. Wesley

    07/03/2012 14:07:10

    Esse é chefe de gangue contra o Brasil. Pode ter certeza. Se o Brasil for pra final em Londres ele vai tá lá tentando garfar...

  20. Bruna

    07/03/2012 13:38:13

    Eu sou ais a Cristiana e devo ter razão pq o Paulo daria um olho pra poder manter a Tieme de titular, ela é lenta sem atitude... fez bonto pq entrou 5 minutos e a bola veio boa...

  21. Bruna

    07/03/2012 13:36:03

    Qual? da um exemplo pra mim...

  22. Bruna

    07/03/2012 13:33:25

    Isso sem falar nos 4 pontos q ele DEU pro rio no 4º q quase fez com q a partida terminasse 3x1 pro Rio... bola mega dentro da Garay e ele deu fora..Bola bate fora na rede e volta pro rio ele da dentro...afff ele perguntou pro arbitro de linha... mas tava na cara dele.. como assim!

  23. Lauro

    07/03/2012 13:08:25

    E aquele coreano maldito que deu o título para a Rússia na final do campeonato mundial? acho que esse problema não acontece só no Brasil, a coisa ta feia!

  24. vf

    07/03/2012 13:04:13

    aquele bola da Garay foi brincadeira, eu q estava na torcida vi que bateu na mão da sheilla, imagina o arbitro q esta ali p isso....e ainda tem um bandeira p auxiliar e nada de acertar.....tem que melhorar muito

  25. Valter Diego

    07/03/2012 11:54:03

    Concordo plenamente com vc Sandra! Acho que essa seria a melhor opção.

  26. Fabiano Serabion

    07/03/2012 11:38:35

    Concordo com você Pedro Eduardo... Uma equipe como o volei futuro, com duas ponteiras como a Paula Pequeno e Fernanda Garay e ainda uma central como a Walewska, merecia uma levantadora melhor. Ana Cristina é uma levantadora limitada...que não sabe fintar o bloqueio. Errou infinitas bolas em contra ataque. Entre as duas sou muito mais a Tiene que entrou, bloqueou e levantou uma bola espetacular e voltou, infelizmente, pro banco. Somente com a garra da Fernanda Garay e Paula Pequeno que cresce nos momentos decisivos o Volei Futuro conseguiu a vitória. Se estivesse com uma levantadora melhor não teria sofrido tanto.

  27. Mario Juiz

    07/03/2012 11:36:09

    São dois árbitros e 4 bandeiras. Será que ninguém enxerga as coisas ? Sinceramente, os erros estão muito gritantes. Não são coisas pequenas. É necessário repensar mesmo a utilização de recursos eletrônicos.

  28. hajime sedaca

    07/03/2012 11:12:59

    Caro Voloch,A vida de árbitro nunca foi fácil. Eu sou árbitro internacional de baseball, com apenas 5 anos de carreira, mas já passei por boas e ruins. Fazemos isso por amor ao esporte (pelo menos no baseball), e acredito que o salário que recebe um árbitro de volei não é essas coisas. Eu acredito que ele não erra porque quer, e sim pela falta de preparo decorrente do amadorismo que rege os nossos esportes (exceção feita ao futebol, que tenho impressão ser muito melhor pago que outro esporte, mas as cagadas continuam, mesmo assim).Se fizermos analogia com nosso grande irmão, os árbitros ganham bem (10 mil dolares por mes) na Major League, mas mesmo assim ainda sujeitos a erros e acertos.Em resumo, não culpo o árbitro mas a falta de recursos para que ele se desenvolva e acredito que como o tenis deveria ser possível se fazer os desafios a decisão do árbitro (3 vezes num set seria um começo).Isso poderia ajudar bastante o esporte como um todo. No tenis é possível, no baseball é possível, porque não fazê-lo em todos os esportes, usar a tecnologia a favor de uma partida mais justa com menos erros...Abs

  29. Otavio Juarez Ribeiro

    07/03/2012 11:07:52

    Os árbitros deveriam estar melhor preparados.......quem sabe não importamos alguns árbitros nos jogos decisivos para termos total isenção?...A Superliga ser decidida em um único jogo qq erro do árbitro pode acabar com a luta de muitos meses dos jogadores e jogadoras. Fica a dica!!!

  30. Magnum

    07/03/2012 11:00:23

    Sou a Favor de qualquer recurso no qual faria o resultado do jogo o mais justo possível. Seja com chip na bola,ou até mesmo uma tv passando os relances com a SPORTV.

  31. Pedro Eduardo

    07/03/2012 10:57:56

    Sou Vôlei Futuro, mas a verdade seja dita essa Regiane é patética, ruim demais, nunca terá chance na seleção, reconheço que a Venturini é mágica, a Mari ataca muito, a Sheilla a maior oposta do planeta, o Bernardinho um técnico memorável e tudo mais, mas essa tal de Régis francamente......E falo do meu time também, o Vôlei Futuro não merece uma levantadora tão medíocre como a Ana Cristina e outra tão devagar como a Tiemi. Ontem venceu o UNILEVER mais pela garra de suas ponteiras q por qualquer outra coisa, a Walewska sofreu com as levantadas de colegial da Ana Cristina, e o pior é que ela jura e acredita que é uma levantadora excepcional. Um time tão grande, que conta com Paula Pequeno e quer ser campeão merecia uma levantadora melhorzinha.

  32. jose teixeira

    07/03/2012 10:55:10

    OLHA AI TEM UM PROBLEMA SERIA A DISCUTIR,O NIVEL NAO ESTABOM MESMO DA ARBITRAGEM,PRINCIPALMENTE OS ARBITROS DE OUTROS ESTADOS QUE NAO DE SAO PAULO,QUE QUER QUEIRAM OU NAO SAO OS MELHORES.MAS AI TEM UMA SITUAÇAO BRAVA ,OS CLUBES E PATROCINADORES PRECIONAM MUITYO A ARBITRAGEM,ELES QUEREM GANHAR A QUALQUER CUSTO E SEMPRE EM QUALQUER BOLA DUVIDOSA CAEM EM CIMA DO ARBITRO,TEM QUE VER ISTO TAMBEM,ABRÇOS

  33. CHAMA A GARAY PELO FUNDO

    07/03/2012 10:50:51

    A arbitragem quase "dá" a vitória ao Unilever/Rj. Erros grotescos, na frente do 1º árbitro. Eu gostaria mto de saber qm "apadrinha" no Senhor Bernardo Rezende na Rede Globo. O cara manda não pôr os microfones nele durante o tempo técnico e qnd vê um sobre sua cabeça chega a dar socos. Ontem qnd um assistente do FV PEDIU pra não pôr no Paulo Côco, os comentaristas quase o linxaram oralmente...

  34. Lurian

    07/03/2012 10:46:11

    E vc Bruno Voloch, não vai comentar a derrota do Unilever? rs

  35. Pedro Eduardo

    07/03/2012 10:45:59

    E ainda teve boatos de que o Vôlei Futuro Feminino tava na piorrrrrrr, se isto é tá na piorrrrrrrrr, o q é tá numa boa p......! O Unilever não é imbatível kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  36. SJAlves

    07/03/2012 10:45:11

    Valoch, excelente o seu comentário, já assisti vários jogos da equipe do Rio de Janeiro, é incrivel o favorecimento dos juizes em prol da equipe do técnico Bernardinho.

  37. Fernão

    07/03/2012 10:38:41

    O que mais me irrita em qualquer esporte são erros (propositais ou não) de arbitragem. Uma derrota do meu time sem influencia do juiz, doe, mas não da raiva. Mesmo em jogos que não envolvem meu time, fico, muitas vezes, irritado com a arbitragem. Quando isso acontece eu simplesmente mudo de canal e vou ver outra coisa.E se você for a fundo na questão, SEMPRE tem um time que é mais favorecido que outros. Tenho achado muito difícil acreditar no resultado limpo de um campeonato. Resultado: não da nenhuma vontade de assistir. Ontem eu mudei o canal e nem vi o resultado do jogo.

  38. JOSE ROBERTO

    07/03/2012 10:32:04

    Bom tudo isso é culpa dos próprios clubes e patrocinadores viu, se eles quiserem a superliga comandada pela CBF se acaba e eles criam uma liga muito melhor e com emprego para um monte de jogadores de bom nivel e ainda por cima esses erros grotescos que os arbitros erram na liga isso não vai acontecer viu, ACORDEM CLUBES E PATROCINADORES E CRIEM UMA LIGA INDEPENDENTE DA CBV.

  39. Sandra

    07/03/2012 10:13:19

    Já passou da hora de adotar o desafio da marcação, como no jogo de tênnis. Cada equipe poderia ter direito a 2 desafios por jogo. É um absurdo um jogo de vôlei ser decidido pelo árbitro. Todo o esforço do VFuturo quase foi em vão. Já houve erro de árbitro em decisão da Superliga, em jogos que são decididos nos detalhes e esse detalhe (erro do árbitro), a torcida e os jogadores dispensam!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso