Blog do Bruno Voloch

Destaque do São Caetano, Fernanda Tomé diz que vitória diante do Sesi não foi zebra; jogadora sonha com seleção brasileira

Bruno Voloch

''Não foi zebra. Trabalhamos tanto ou mais que os outros para vencer''.

Foi dessa maneira que Fernanda Tomé, um dos destaque do time de São Ceatano, resumiu a vitória por 3 a 0 alcançada na última rodada da superliga. Em casa, o São Caetano superou as expectativas e derrotou o Sesi, que estava invicto na competição.

São Caetano tem um investimento modesto. A folha salarial gira em torno de R$ 15 mil, ou seja, menos do que Dani Lins, estrela do Sesi, ganha por mês.

Fernanda começou a partida no banco, entrou no segundo set e não saiu mais. Fez a diferença. Marcou 11 pontos e terminou a partida como a maior pontuadora do time.

Aos 22 anos e com passagens por Osasco, Pinheiros e Mackenzie, Fernanda diz que tem prazer em jogar no São Caetano:

''Aqui me sinto em casa, trabalhar com o Haírton ( técnico ) é gratificante e vim por opção própria. Não penso em sair''.

Alta, 1.95m, Fernanda sabe que o Brasil precisa de ponteiras passadoras e sonha em jogar na seleção adulta:

''Sei da necessidade e da carência que temos e treino muito. Joguei nas seleções de base e claro que penso em seleção adulta''.

A jogadora não fala em mágoa, mas confessa que poderia ter aproveitado melhor as chances que teve no passado:

''Deveria ter acreditado mais no meu potencial. Não acho que tenha sido culpa de nenhum treinador, simplesmente não aconteceu. Não é fácil você sair de uma seleção juvenil e ir jogar num time adulto. A mudança é muito grande''.

Na conversa, Fernanda quebrou a timidez e falou rapidamente da vida pessoal.

Disse que se cuida muito fora de quadra, não dispensa blush e base nos jogos e abusa dos cremes após as partidas. Solteira, Fernanda avisa que os homens baixos dificilmente terão sucesso com ela. Humilde, ela avisa:

''A beleza externa nem conta tanto, vale muito mais o coração da pessoa''.

O São Caetano volta a jogar nesta segunda-feira em casa contra o Mackenzie. A partida acontecerá às 20h no Complexo Poliesportivo Lauro Gomes de Almeida.

  1. tercio

    01/03/2013 03:11:40

    Gostaria de saber, qual a impulsao da jogadora fernanda davis thome? E que site posso saber detalhes das jogadoras do brasil, bem como a impulsao e alcance delas. grato.aguardo!!!

  2. Átila Machado (Maceió/AL)

    26/12/2011 12:55:23

    A Tomé tem noção de bola e dos fundamentos do esporte, e isso é o suficiente para que haja a lapidação. Tem que evoluir. É dar um prazo de 02 (dois) anos a ela, com treinos táticos, técnicos e de leitura de jogo (extra-quadra) e então avaliar. Mas não se pode desprezar um talento físico desse. Como ganharemos o outro no Rio/16? Não me venham dizer que será com Sassá, Garay, Fernandinha, etc. Tem que CRESCER na estatura também . . .

  3. Ludimill

    20/12/2011 22:27:31

    É um absurdo uma jogador que nem a Dani lins, que nem joga isso tudo, ganhar mais so que todo grupo... eu considero a levantador do são caetano Melhor que ela( concertez é )... Torço pela Tomé, ela só precisa de condições de treino melhor e se tivesse um treino eficiente, seria melhor do que as atuais da selção brasileira,,, mas não é só ela, o time de são caetano tem muitas jogadoras que precisam ser obsevadas.

  4. Renato

    20/12/2011 22:01:03

    Fernanda Tomé é boa jogadora, mas tem q comer mta farinha ainda. Mas gostei de ver o Bruno comentando tb sobre jogadoras de times pequenos q têm potencial.

  5. Sokoloka

    20/12/2011 15:55:26

    Quem é a atual monga? Será que é a Joycinha? Acertei?

  6. Sokoloca

    20/12/2011 15:54:16

    Obrigado Britney, sempre procuro dar minha opinião, criticando e elogiando as jogadoras que estão fazendo por onde merecerem um lurgarizinho ao sol e se puder saber alguma coisa de bastidores melhor ainda....obrigado mesmo pelos elogios anteriores que vc me fez...rsrs

  7. Britney Spears

    20/12/2011 13:51:36

    Vcs duas são puro looshoo!

  8. nunes

    20/12/2011 10:22:06

    A Fernanda Garay, a altura que falta para ela sobra na Fernanda tomé, ou seja, se Fernanda tomé for bem treinada pode dar muito frutos do que fernanda Garay.Fernanda Garay é uma boa jogadora, mas não é como foi Ana Mozer, Márcia Fú, Denise por exemplo era baixa mas muito talentosa, dificilmente ficava em algum bloqueio.

  9. Sokoloka

    20/12/2011 09:32:58

    kkkk, não se preocupe, não quero tomar seu lugar, foi uma simples opinião....

  10. Perereca que mora no corrego Machadinho.

    20/12/2011 06:04:26

    Outra monga no VF? Dispenso!

  11. Márcyah FUtrikeyra

    19/12/2011 17:21:58

    AFF!!!!! SOKOLOKA, A FUTRIKEYRA AQUI SOU EU.....

  12. TavinhoNATAL

    19/12/2011 13:52:19

    Jovens jogadoras com quase 2 metros seriam lapidadas e tastadas em qualquer lugar do mundo, menos aqui no Brasil. Ñ se esqueçam que a Destinee Hooker (a nova Mireya) foi uma saltadora do atletismo e hj é uma das melhores atacantes do mundo. Essas meninas já sabem jogar so precisam de um treinamento intensivo para aperfeiçoarem o grande potencial que possuem.

  13. Sokoloka

    19/12/2011 12:31:07

    pelo que ouvi falar, além do cansaço, o que provocou a decadencia da Mari e Sheilla, principalmente a primeira, foi outro motivo, extra-quadra. Mas não tiro a razão do zé roberto, tem jogadoras ali que precisavam muito jogar, como a Paula e a Garay, que estao numa crescente. Além da Dani Lins que deve jogar até mesmo jogos de bairro pra ver se aperfeiçoa a mão, pq ta osso as jacas, mas enfim...

  14. Paulo Carioca

    19/12/2011 12:16:38

    Acho que deveríamos ter uma seleção B permanente, para colocar as revelações da Superliga e algumas reservas, para dar folga às titulares. Depois da maratona de torneios que inexplicavelmente o ZRG fez a seleção A jogar neste ano, um atrás do outro, cansando e enjoando de bola jogadoras como Sheilla e Mari - vem aí junto da Superliga, o Grand Prix numa época inoportuna e também junto da Olimpíada. É jogo demais. E olha que ainda teremos o classificatório para a Olimpíada no Brasil.

  15. Timbocufumo

    19/12/2011 11:42:34

    O merrrrhhhhmaum gremlin e a monguinha Brait que se cuidem, a libero do Sanca é promissora....

  16. Chocomilk

    19/12/2011 11:40:50

    Faz uns quatro anos que ouço dizer que a Fernanda Tomé é uma esperança para o futuro. É a promessa da promessa.

  17. matheus

    19/12/2011 11:40:38

    Oloco 1,95 m é muito bom isso !To torcendo por vc Fernanda , vc tem potencial !

  18. Sokoloka

    19/12/2011 10:44:01

    1,95m e 22 anos? Tomara que essa menina evolua rápido. Precisamos de ponteiras altas e boas de passe urgente! Essa superliga será a grande chance de jogadoras novas mostrarem talento para o próximo ciclo. Muita coisa tem que mudar na seleção feminina, caras novas urgente!!! Teremos vários jogos de afronte com essas juvenis ousadas, assim é que é bom. Que se cuidem os times grandes...

  19. Botafogo

    19/12/2011 10:39:58

    Sasha,É o tal do ciclo olímpico do treinador. Ele é tão cabeça dura que o ciclo olímpico é quase um dogma religioso. Depois de Londres, será a hora de essas meninas começarem a aparecer. Elas precisam aparecer agora nessa Super Liga para terem oportunidade depois de 2012. Eu acho que algumas jogadoras não devem nem podem continuar depois da Olimpíada: Fabizinha, Sassá, Adenízia, Paula Pequeno, Tandara. Deve-se ver se a Mari quer continuar ou não. O mesmo serve para a Sheila. As levantadoras devem ter uma novata alta e minimamente talentosa "fungando no cangote" delas, e a Dani e a Fabíola devem disputar e se revezar na titularidade, mas a reserva deve ser de uma novata, que precisa ser testada, precisa entrar e jogar contra grandes times, precisa tomar porrada de russas e cubanas, precisa aprender a ter paciência com japonesas e chinesas.Precisamos de um novo ciclo que dê chance a novas jogadoras de verdade, mas com a experiência da Fabizona, da Thaísa, da Natália (que já é uma veterena, apesar da idade), com a segurança que a Jaque dá ao time no passe e na defesa, com a garra de se sustentar no time que a Garay tem. Assisti a um jogo do São Caetano contra o Osasco e fiquei encantado com a Carla: jogadora altíssima, abusada, cheia de vontade, cheia de garra. Por que não né? A Fernanda Tomé jogou como titular nesse jogo que eu assisti, me chamou atenção, mas não encheu meus olhos como a Carla. Fato é que será preciso rever conceitos depois de Londres. E se existem jogadoras talentosas, altas e cheias de vontade por aí... por que não né? ; )

  20. godoy

    19/12/2011 10:03:36

    Boa tarde Bruno,Gostei muito do post. Gosto dessa jogadora e acredito muito no potencial dela.Alta, pega alto na bola, tem que ser trabalhada com mais precisao para decisoes.O Bernardo deveria sim trabalhar essa jogadora, juntamente com a Carla que tambem tem seus 1,98 e ja esta mostrando trabalho. O volei feminino tem que acreditar nessas jogadoras e O Ze tem que dar oportunidade para elas jogarem campeonatos renomatos. Lembram da Merculova da Russia, totalmente lentona mas que quando acionada na rede, fecha um paredao que ate mesmo Fabiana fica complicado de passar.Parabens Hairton pelo belo trabalho com essas jogadoras, continue acreditando no potencial das mesmas para que um dia, elas possam nos trazer varias alegrias.Abraco a todos

  21. graca

    19/12/2011 09:57:31

    Nao vejo futuro nenhum para FERNANDA TOME na selecao, ser ALTA nao basta!!! Tem que ser esperta, habilidosa, agil etc... RENAN de 2,17m do SAO BERNARDO e F.TOME' de 1,95m sao exemplos de jogadores gigantes, mas que nunca terao a habilidade de um MURILO ou GARAY... Entao fica dificil encarar uma selecao... Nandinha, acorda filha, se nao quiser namorar homem mais baixo vai ficar p/ TITIA, ja' ta' dificil homem no mercado, ainda mais com 1,95m p/ cima!

  22. MANÚ- EDUCAÇAO FISICA.

    19/12/2011 08:17:47

    CONCORDO COM VC, NAO ADIANTA TER ALTURA E NAO TER AGILIDDE, POTENCIAL....A GARAY E PEQUENA E NAO DEVE NADA PRA ELA COM ESTE TAMANHO TODO, O JOGO QUE EU ASSISTI DESTA GAROTA FIQUE DECEPCIONADO COM TANTO TAMANHO DESPERDIÇADO, FAÇO VOTOS QUE ELA MELHORE, POIS PRA SELEÇAO AINDA ESTA LONGE....

  23. torcedor do volei futuro

    19/12/2011 07:13:42

    Seria muito bom que viesse para o volei futuro.

  24. sasha

    19/12/2011 01:45:17

    Olha Bruno, essa peneira do voleibol feminino tem que acabar;acho que falta um pouco de melhor planejamento para aproveitar os varios potênciais que existem hoje, no Sâo Caetano, por exemplo : Carla( 1.97cm), Fernanda ( 1,94 cm), Flavia (1,98cm), e existem muitas outras jogadoras altas e novas, porque nao utilizar o Grand Prix, os torneios secundários para treinar, melhorar e aperfeiçoar as varias jogadoras que aí estâo? Mas nâo é só colocar e esquecer é aproveitar incentivar, outras levantadoras tb tem que ser testadas, essa panelinha tem que acabar, já ficou um jogo viciado, marcado, fácil...será que é tâo dificil? Será que as que sâo titulares hoje estâo num patamar tâo diferenciado assim? Sâo tâo intocáveis assim? O Nível técnico é assim tâo brutal? Com jogadoras baixas aonde a gente quer chegar? A fernanda foi uma ótima levantadora, mas falhava no bloqueio sempre e falha até hoje nâo chega; temos que reavaliar a estratégia de lançar jogadoras e nâo só isso, aproveitar o material que aí existe que nâo é pouco....

  25. Penápolis

    19/12/2011 01:30:28

    Sucesso para Fernanda, de Penápolis-SP para o mundo!

  26. Botafogo

    19/12/2011 00:33:03

    Tenho duas apostas para o futuro da seleção adulta nesse time do São Caetano: Carla e Fernanda Tomé. Anotem!

  27. Ninja Turtle

    19/12/2011 00:17:30

    Fernanda Tomé precisa é de uma acelerada, é lerdona demais. Se ela jogasse como uma Garay da vida, aí sim era uma jogadora em potencial para a seleção. Por enquanto, é só mais uma grandona lerda, como tantas que existem por ai.

  28. Prefeito de Penápolis

    19/12/2011 00:15:19

    Orgulho da cidade de Penápolis, junto com a Sabrina Sato.

  29. Monica

    19/12/2011 00:07:22

    É notável a evolução da Fernanda no passe, mas como atacante ainda precisa mostrar muito mais. Que bom que o São Caetano está jogando bem, diferente da superliga passada que começaram tomando porrada de todo mundo.

  30. Rodrigo

    18/12/2011 23:48:20

    A Tomé tem muito o que evoluir ainda. Ela só é meses mais nova que a Natália e joga bem menos bola. Ainda dá tempo, ela acabou de fazer 22! É o que o Brasil precisa! ponteira de 1,95 não vai se achar assim de uma hora pra outra

  31. Adampsycho

    18/12/2011 23:37:30

    já tenho um time novo pra torcer... hahahahaha. adoro juvenis ousadas e eu adorei ver o jogo de estreia delas contra o osasco.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso