Blog do Bruno Voloch

Superliga feminina começa com semifinalistas definidos. Pontuação é interessante, mas regulamento é burro e ultrapassado

Bruno Voloch

Será dada a largada na superliga feminina.

Muitos consideram a competição a melhor do mundo. Discordo. Fico ainda com o campeonato italiano.

12 times disputarão a competição nessa temporada.

Apenas 3 chegam com chances reais de título. Rio de Janeiro, Osasco e Vôlei Futuro.

Não necessariamente nessa ordem, mas duvido muito que um deles deixe de ser campeão.

O Rio estará forte no ataque com Sheilla, Mari e Natália. Fernanda Venturini é uma incógnita. Natália ainda deverá ficar de fora por um tempo e sem ela, jogará Regiane. O Rio tem um treinador competente que conhece os atalhos da superliga. As centrais são experientes e Fabi, em competições internas, é ainda útil.

Osasco entrará pressionado por causa da perda do paulista. Hooker, estrela norte-americana, é a grande atração do time. Nenhum time do país tem duas centrais tão competentes como Adenízia e Thaísa, mas as duas precisam ser regulares. Jaqueline é peça fundamental no esquema de Osasco e Tandara e Jú Costa devem brigar pela outra vaga de ponteira. Jú Costa tem mais bola, mas Tandara é uma ótima opção no banco. Camila Brait não foi bem nas finais do paulista, mas tem moral e bola para se recuperar. O maior desafio de Luizomar de Moura será fazer o time andar com Fabíola de levantadora.

O Vôlei Futuro é o menos pressionado dos três. Montou um time forte e se entrosado, dará trabalho. Paula e Garay são ponteiras tecnicamente fortes e se tiverem saúde para jogar a superliga inteira, será meio caminho andado. Walewska é intocável no meio e disparada a melhor em atividade no vôlei brasileiro. Andressa deve evoluir e pode ajudar, mas não dá para exigir muito dela. Acho que o Vôlei Futuro pode ter problemas na saída de rede. Joycinha e Fernanda Berti ainda estão abaixo do que podem render e sem uma oposta de força, fica complicado. Stacy Sykora deve ser usada contra s equipes pequenas, porque seria um risco alto e desnecessário usar a jogadora, sem estar 100%, diante de Osasco e Rio de Janeiro. Verê assume bem a função. As Anas, brigam em igualdade de condições pela posição de levantadora. Paulo Coco no banco é um trunfo interessante.

O Sesi corre por fora e briga para ficar entre os 4. Se chegar lá, pode até derrubar um dos 3 nas semifinais. O time tem jogadores experientes como Dani Lins, Elisângela, Sassá e Soninha. Talmo é uma boa aposta, mas nesse primeiro ano, é improvável que o Sesi possa brigar pelo título. Em tese não chegará na final.

Minas e São Bernardo formam como a quinta força do campeonato.

O Minas tem um time caseiro, bem montado com cubanas e uma boa levantadora. Pode beliscar uma vitória contra os grandes, mas se estiver entre os 4, será motivo de comemoração como se tivesse ganho o título. Não acredito.

São Bernardo é franco-atirador, mas os grandes não podem facilitar. É uma equipe perigosa e atuando em casa, sem responsabilidade, pode atrapalhar.

Mackenzie e Praia Clube, se tiverem regularidade, podem aprontar. Nesse caso, aumenta a briga pela quinto lugar. O Mackenzie conta com Priscila, Letícia e a habilidosa Gabi.  O Praia Clube terá Suelle, liberada inexplicavelmente pelo Rio de Janeiro.  

Pinheiros, São Caetano e Macaé são meros coadjuvantes. O Pinheiros, quem diria, virou pequeno de vez. Estar entre os 8 primeiros é o único objetivo da equipe. Lamentável para um clube de tantas tradições.

Será um campeonato arrastado, longo e cansativo. O regulamento que dá 1 ponto ao perdedor com o placar de 3 a 2, serve de motivação para os pequenos. A decisão em partida única, é burra e insensata. Impressionante como os patrocinadores perderam força na CBV. É inadmissível um jogo para decidir um torneio de quase 6 meses. Na Europa, é piada.

Com isso, emoção mesmo, o torcedor só vai poder ver a partir das semifinais quando estarão envolvidos Rio, Osasco, Vôlei Futuro e Sesi.

Diferente das superligas passadas, quando a decisão ( Osasco x Rio ) já era conhecida antes do campeonato começar, o Vôlei Futuro é o único que pode quebrar essa chata, porém merecida hegemonia de Rio e Osasco.

  1. marcos

    12/04/2012 02:07:26

    esse cara é sem noção a champions league é um torneio longo e as semifinais e finais decididas em um jogo respectivamente, Fabíola é uma otima levantadora sempre escolhida como melhor nas rodadas e a declaração que Fabi em competiçoes internas ainda é util... puts que cara sem noção do que fala.

  2. Rogerio

    28/03/2012 10:26:41

    Voloch, nada tá bom para você... Fernanda Venturini e Fofão nunca fora uma incógnita... Elas são perfeitas...

  3. kelven

    04/03/2012 18:15:58

    Mais porque será que o sesi perde para times pequeno? com essas jogadoras?

  4. Helton

    25/12/2011 23:04:58

    Suzana acho que não assistimos o mesmo campeonato mesmo!!!! Reeveja os três ultimos jogos do paulista, onde a Brait esta jogando!!!!!! Ela parecia uma oposta emprestada para a posição!!! kkkk

  5. Helton

    23/12/2011 14:55:55

    Como vocês podem falar do campeonato em um jogo!!! Mesmo velha a Fernanda Venturini continua sendo a melhor na sua posição na atualidade aqui no Brasil!!! Esse campeonato tem duração de 6 meses. Espera a Final para comentar sobre campeonato. A Soninha na seleção? Faz me rir!!!!!Ela tem um jogo bom entre 10, se alguma ponteira merece realmente ir para a seleção seria a Priscila Datoit.

  6. MARCO SERELEPE

    21/12/2011 09:46:03

    OOO BRUNO, TRANSMITO TODOS OS JOGOS DO VOLEI FUTURO, CONVIDO-O PARA OUVIR E CONVIDAR SEUS SEGUIDORES.......

  7. silvia

    18/12/2011 23:27:54

    Bruno, concordo! Em especial o Pinheiros q vem cometendo erros de julgamento desde ano passado. Hj conta com uma levantadora titular e uma segunda q atuou no Pauta ano passado, Carol. É filha de um auxiliar do clube e tal. O pauta perdeu tds jogos com ela jogando. Eles tinham a Liv como titular e acionavam a Carol( pq ela precisava aparecer na vitrine). Ta virando a casa da mãe Joana, é o tio, a esposa, o filho, a filha, a prima, e por aí vai desandando o volei brasileiro e o Pinheiros tbém! Atletas jovens e prontos precisam procurar mercado fora pq tecnicos querem alocar protegidos da base no profissional. Em raros casos, excepcionais até seria válido. Não tem meio termo, ou parentesco, ou dinossauros ou base, quem estiver no meio....busca saída em outro lugar!

  8. Fabio Silva

    13/12/2011 13:47:51

    Eu acho que o time do Minas tem tudo pra ser uma grande surpresa na competição. O time tem duas cubanas que fazem a diferença: Ramirez e Herrera. Além disso, tem várias jogadoras que fizeram bonito na seleção B durante a disputa da Yeltsin Cup.No ano passado e no ano retrasado, o Minas já deu trabalho. Acredito que volte a fazer um papel bonito nessa Superliga. Na minha opinião, se SESI e Rio de Janeiro não se cuidarem, o Minas vai ser um dos semifinalistas,No papel, os melhores times são Vôlei Futuro e Osasco. Espero que façam a final da Superliga pois foram as equipes que mais investiram.

  9. Fabio Silva

    13/12/2011 13:43:33

    A Globo não tem problema nenhum em falar o nome dos patrocinadores, basta que eles molhem a mão da emissora por isso. Vai ser mercenária assim na PQP, porque se não tivessem os patrocinadores, as jogadoras que fazem o público assistir aos eventos não estariam em quadra e a audiência despencaria, mas sempre é bom ter grana, ainda mais pra uma empresa endividada como a Globo, e é por isso que Sollys Nestlé se chama Osasco.

  10. Fabio Silva

    13/12/2011 13:35:43

    A Superliga começou e o time do Rio de Janeiro tem tudo pra ser a decepção. A Fernanda Venturini foi o ponto de desequilíbrio do time do Rio de Janeiro. A situação é tão constrangedora, que ela erra e a culpa é das atacantes. Ela dá dois toques, levanta pra ninguém, e a culpa é sempre da atacante.Com essa postura fica difícil pro time do Rio de Janeiro. É óbvio que o mal-estar está criado. Ninguém tem coragem de reclamar da esposa do dono do time e essa situação vai repercutir negativamente pro time do Rio de Janeiro.Outro detalhe importante, o time do Rio é o time das vovozonas: Venturini tem 41 anos, Fabi 31 anos, Valeskinha tem mais de 30 também. A Sheilla e a Mári tem quase 30. As únicas atletas jovens são Juciely e Natália, ou seja, pode faltar vigor físico, especialmente se a partida for pra um quinto set.A sorte do Rio foi não ter enfrentado o Vôlei Futuro, o Minas ou o time de Osasco na primeira rodada, pois seriam atropeladas. O time do Sesi tava bem irregular, e mesmo com um monte de ponteiras baixas, só na tática conseguiu segurar o time do Rio. Detalhe que no terceiro set, depois que o Unilever abriu 5 a 0, o Sesi fez 24 a 11, aí o Rio fez mais 6 pontos seguidos e o terceiro set acabou 25 a 22.

  11. adriana

    13/12/2011 12:53:19

    Temos que fazer uma campanha da volta da SONINHA na seleção!! Não importa se ela tá velha, é baixa, é gorda, enfim, tá jogando um bolão! Tá com vontade de jogar!! É isso que está faltando para as estelares do ZÉ ROBERTO!! Os jogos estão mostrando!!!! Nossas atletas da seleção não estão jogando nada!!! É necessária uma revolução geral agora!!! SONINHA NA SELEÇÃO!!!! Bora gente!!!

  12. Wudson Carvalho

    12/12/2011 21:03:48

    Bruno e sua eterna bajulação em cima de Dani Lins. Pra variar, falou mal da Fabíola. Exagerou feio em falar que a Walewska é a melhor meio do Brasil em ação né. Seus apenas 5 pontos ficam insignificantes perto dos 19 de Adenízia ou dos 15 de Thaísa. Mas torço mesmo é para que o Minas esfregue vitórias seguidas na sua cara, e ainda mais, que chegue as finais. Ver as cubanas gritando alto nessa SL vai ser demais.

  13. Bruno

    12/12/2011 14:23:01

    De fato o melhor campeonato feminino de vôlei é aquele que tem mais igualdade técnica entre os times , e na superliga italiana de vôlei , tudo pode acontecer.

  14. Jorge Volta redonda

    12/12/2011 13:55:42

    Olá Bruno tudo bem?Queria aproveita o começo dessa superliga e pedir pra voce falar um pouco de Volta Redonda, oque acontece aqui que tantos atletas de qualidade saem no meio da temporada, nessa temporada perdemos o Brasili, Clinty e agora saiu o Felipe Banderó(urso) Boatos ainda falam que ele teve q sair e pagar uma multa rescisoria de 10,000.00 sendo que nem contrato ele tinha. Gostaria que voce deve uma atençao pra isso, o que esta acontecendo com Volta redonda?

  15. Sandoval

    11/12/2011 17:04:42

    Bruno, vc é mal informado. O campeonato italiano masculino na ultima temporada foi disputado em final de apenas um jogo...

  16. Edvagner Gomes

    11/12/2011 01:17:14

    Soninha como sempre ARREBENTOU! Apesar de carioca ja estou torcendo pro SESI neste campeonato!

  17. Manu

    10/12/2011 18:13:02

    Tá certíssimo Adriano, o dono da coluna deveria ir comentar futebol.... que deve ser a especialidade dele, pq falar que alguém sai inexplicavelmente é um absurdo, parece que além de desconhecer o sistema de pontuação dos atletas, ele desconhece também o que move um atleta.... prezado Voloch, o que move um atleta é a paixão pelo esporte e não somente o dinheiro (que diga-se de passagem não é muito comparado ao futebol), ou seja, antes ganhar um salário e JOGAR do que estar num grande time e ficar treinando, sem oportunidades de entrar nos jogos.... isso move um atleta PAIXÃO pelo esporte e não dinheiro na conta....

  18. Rodrigo Nascimento

    10/12/2011 18:10:18

    Acabei de assistir Unilever 0 X 3 SESI. Venturini não chega inteira nos passes espirrados (que deverão ser constantes nessa SL), Regiane é uma piada, Mari e Sheilla foram pífias, e Bernardinho apenas assistiu a grande atuação das Diva Soninha!!!

  19. Manu

    10/12/2011 18:08:47

    Gente, MAKENSE é osso hein... pra ser entendedor de volei falta muito hein amigo....

  20. Emmanuelle

    10/12/2011 18:03:00

    Falar em hegemonia de Rio e Osasco é não dar crédito aos demais times, pra vc ver o Rio tomou de 3x0 do Sesi, mencionado pelo digníssimo colunista como "mero coadjuvante". Acredito que o trabalho do colunista não seja menosprezar as equipes que compõem a competição, acredito que sua função seja comentar o que acontece, e não "achar" coisas que só vc pensa.... Fica a dica: assista primeiro aos jogos antes de tecer comentários ridículos.... Cada equipe acredita que pode fazer sempre mais, senão não seria necessário um campeonato tão longo e desgastante para saber que é o melhor do país, era só perguntar ao ilustre dono dessa coluna.... Até mais...

  21. leite

    10/12/2011 17:30:45

    Realmente a superliga começou, e começou com derrota da enFerrujada Venturini vendo estrelas ( e olha que eram grandes: Sassá, Soninha, Marina, Stéphane, Gabi) de peso. E que peso! E isto que a Elisângela tá machucada. Porque senão o peso das meninas do Sesi seria ainda maior em cima do time do Rio. Ou seja, o Sesi pesou mais ainda a idade da enFerrujada Venturini. Quem sabe assim ela usa um salto menor para jogar a Superliga.

  22. Bruno BH

    10/12/2011 17:07:52

    Havia esquecido de perguntar pela Carol Albuquerque. Para qual time se transferiu? Tem chance na seleção ounela não quer?

  23. Fabiano

    10/12/2011 16:48:25

    Fala agora "mãe Dinah"... 3x0 do SESI em cima do Rio com Fernanda,Mari, Sheila e cia. Chocolate!!! Soninha, Sassá e Dani Lins jogaram muito bem. Mari mostra porque está sendo banco para a Sassá na seleção.

  24. Sara

    10/12/2011 12:20:25

    Não se esqueçam da Michelle líbero heim galera...qd recuperada vai acrescentar mt ao time do Sesi...

  25. Wallac Joony

    10/12/2011 12:16:43

    Voloch, muito me impressiona vc postar esse tipo de comentário de cunho discriminativo, ainda mais em se tratando de uma jogadora que merece todo o nosso respeito por tudo que ja fez no nosso volleyball... Acho q vc deveria filtrar melhor esses posts colocado aqui. Fica a dica.

  26. Wallac Joony

    10/12/2011 12:14:01

    kkkk mesmo, andré...

  27. Wallac Joony

    10/12/2011 12:12:39

    nao é nada pessoal meu caro Luiz, é que ela nao tem bola mesmo pra jogar... em q mundo vc esta q nao percebe isso?

  28. Obayashy

    10/12/2011 09:28:20

    Também acho o Jarbas péssimo.

  29. Tatiana

    10/12/2011 07:49:25

    Tadinha da Fabíola... ela corre tanto em quadra pra levantar as bolas que no final vai ter corrido uma maratona inteirinha... kkkkk... nunca vi correr tanto como as levantadoras do Osasco... ô passe ruim!

  30. Robson Santos

    10/12/2011 01:29:00

    Na verdade a CBV cede as exigências da Rede Globo que só passa o jogo final e proíbe de ser citados os nomes verdadeiros dos times por serem Empresas patrocinadoras... É graça a essas Empresas que o Vôlei brasileiro é referência, pois bacam as equipes e o mínimo possível seria a divulgação de seus nomes, até mesmo como incentivo a permaneceram patrocinando esse maravilhoso esporte!

  31. Robson Santos

    10/12/2011 01:25:21

    Na verdade a CBV se cala e cede ao interesses da R

  32. raquely

    10/12/2011 00:58:31

    se a natália ficar boa daquela canela, vai surpreender, pois como diria galvão bueno terá que jogar com a faca nos dentes, pois de boba não tem nada sabe que perdeu espaço com esse tempo parada e quer a titularidade nas olimpíadas, pode ser que demore uns dois jogos pra se entrosar mais depois que pegar o jeito vai ser cada braçada, pelo que vimos na final do carioca, so por milagre unilever leva essa taça, pode ser que esse milagre seja natália ja que na final do carioca não estava em quadra

  33. jairo

    10/12/2011 00:34:11

    eiii, mijando de rir com seu comentario, concordo em partes fabizinha virando mumia concordo, mais natália perneta tadinha, ate a propria iria rir se visse esse comentario.agora falando serio essa menina natália ja mostrou que tem atributos desde o mundial de 2010, se ela estiver em fase final mesmo de recuperação como a imprensa vem noticiando e ganhar ritmo de jogo, sei não hein, ela leva esse time nas costas facim facim, leva o titulo e ainda sai assoviando. vamos aguardar.p.s não pude deixar de comentar a danceteria da mari,kkkkkkkkkk vc é demais deveria criar um blog sobre volei, parabéns.

  34. TavinhoNATAL

    10/12/2011 00:12:15

    Se a Fabíola melhorar e acertarem o passe o Osasco na minha opinião se torna o melhor time, ainda mais com a monstra da Hooker que decola por cima dos mais altos bloqueios, sem dúvidas ela está entre as mais fortes atacantes pelo mundo á fora. O Osasco leva certa vantagem, por ser um longo um bom banco de reservas será muito importante. O Sesi poderia 'beliscar' se tivesse uma ponteira do nível da Hooker ou da Garay. O Vôlei Futuro ñ possui peças de reposição de qualidade e vai depender muito de boas atuações de Paula, Valewsca e Garay, O Unilever tem um banco jovem e inexperiente, mas Bernardo sempre guarda um trunfo na manga.

  35. lleo

    09/12/2011 20:26:27

    Manda o Luiziomar para o MTC, QUE EU ACEITO

  36. graça

    09/12/2011 19:48:05

    As OLIMPÍADAS são decididas em JOGO ÚNICO e é o MAIOR SUCESSO, todos querem ser campeões olímpicos com JOGO ÚNICO... Não vejo problema nenhum em a SUPERLIGA ser decidida em jogo ÚNICO. Ao contrário, deu tão certo a decisão em jogo ÚNICO que desde que foi implantada nunca mudou, a PARTIDA FINAL FICA MUITO MAIS EMOCIONANTE!!! Só acho que a partida final deveria se na CASA DA EQUIPE DE MELHOR CAMPEÃ: Em ARAÇATUBA se fosse o VOLEI FUTURO, em OSASCO se fosse o SOLYS, no RIO DE JANEIRO se fosse o UNILEVER, me BH se fosse o USIMINAS e em SAO PAULO se fosse o SESI e assim por diante! AMO FINAL UNICA!!!

  37. Douglas Henrique

    09/12/2011 19:44:25

    Bruno, você fica a favor de qualquer coisa que nao seja do Brasil... Não me surpreende gostar mais do campeonato italiano... vai morar lá e comentar por lá, pelo amor de deus...

  38. Rodrigo

    09/12/2011 19:00:11

    E triste ver um pais como o Brasil, que ja teve atuando pela selecao levantadores espetaculares como Jaqueline, Fernanda Venturini, Fofao, William, Mauricio e Ricardinho, jogando com levantadores abaixo da media nas duas selecoes. Definitivamente os atuais levantadores, tanto da equipe masculina quanto da feminina, sao ruins. Estou e com medo da Argentina em futuras competicoes, afinal o De Cecco e um levantador espetacular, e com certeza, ele vai ser o melhor do mundo, nao so como levantador, mas como jogador, da mesma maneira que o Ricardinho ja foi.

  39. rodrigo

    09/12/2011 18:54:46

    kkkkkkkkk

  40. Jesus Cristo

    09/12/2011 18:04:15

    Bruno, meu filho... não pegue no pé de pastora Josefa ou te mandarei um castigo que o deixará maneta dos dedos.Deixai a irmã Josefa jogando vôlei, porque assim pelo menos ela se ocupa e não enche o saco invocando meu nome. Todos na paz do senhor e força nas jacas da abençoada pastora Zefinha.

  41. Rodrigo

    09/12/2011 17:48:44

    A decisão em partida única é um absurdo. Superliga não é um campeonato de 2 ou 4 semanas. São 4 meses, não faz sentido ser decidido num unico jogo. Não tem nada a ver com Mundial e Olimpíada, gente. Esse dircurso de que "final única prepara as nossas jogadoras pra momentos decisivos" é historinha pra boi durmir... é conchavo da TV com a CBV e nada mais.

  42. Luiz Rio

    09/12/2011 17:15:12

    A perseguição à Fabíola é das coisas mais rídiculas que já vi. Deve ser algo pessoal muito sério. Da mesma forma, a perseguição à Fabi que foi a melhor líbero da última Copa do Mundo (não foi escolhida por algumas pessoas num sala de reunião, mas foi simplesmente o resultado da estatística feita a cada jogo sobre o percentual de acerto), e é um dos grandes nomes da história do nosso volei feminino. Achar ela antipática ou feia (eu acho as duas as coisas, por sinal), não tem absolutamente nenhuma relação com o que ela faz em quadra, que é muito!

  43. Marcos

    09/12/2011 16:57:19

    Concordo, sem técnico o MTC vai penar. O jogo do MTC vai ser marcado, bola alta pras cubanas e quando der, bola pra Natasha.Marcelo e o Jarbas realmente deveriam deixar o MTC. Está bom já neh..

  44. Corina

    09/12/2011 16:56:41

    Aassino embaixo luiziomar não foi capaz de fazer o time andar com 4 levantadoras que ja passaram pelo Clube, como se a culpada fosse a Fabíola, Voloch tá cacura

  45. Corina

    09/12/2011 16:54:52

    morta kkkkkkk concordo só pode kkk

  46. leonardo

    09/12/2011 16:41:27

    Esperooo Que O Osascoo Vença Ess Superliga,Esta Com Um Time Muitooo Forte,Vamos Ver Néh,So Não Querooo Rio Campeão

  47. Tirolipa

    09/12/2011 16:37:54

    Tenho minhas dúvidas se Gattaz já deu o que tinha que dar um dia ou nunca dará.

  48. roberto

    09/12/2011 16:26:14

    a gente pode ate discutir sobre a fabi , Camila Brait porem sinto uma total supremacia do volei carioca novamente , isso ninguem tem como contra argumentar os numeros e times estao ai

  49. Suzana P.

    09/12/2011 16:04:03

    Camila Brait foi mal nas finais do paulista????será q assistimos aos mesmos jogos???? Ela é sem duvida a melhor libero do país...

  50. Gamova

    09/12/2011 15:32:33

    Ai Beesha a senhora vai me desculpar mas: Suelle Dayse e Monique ,pode grudar as três que não da uma...#fato.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso