Blog do Bruno Voloch

Para vencer Cuba, é preciso ter o time completo; levantadores e opostos jogaram abaixo da média

Bruno Voloch

Aparantemente, os problemas de relacionamento não tiveram influência direta na segunda derrota do Brasil na Copa do Mundo. Mas só o tempo dirá.

O que ficou claro diante do bom time de Cuba, é que para vencer adversários de primeira linha, caso deles, todos precisar estar bem e não foi o caso.

Apesar do início instável, Giba foi disparado o jogador mais regular da seleção brasileira. Atuou com segurança, seriedade e levou a equipe nas costas no quarto set. Murilo sacou bem, foi eficiente no ataque, mas ficou devendo na rede. Cometeu um erro bisonho ao pisar na linha de saque no quinto set dando de graça um ponto para Cuba.

Sidão fez uma ótima partida e Lucão não comprometeu. A distância deles para Gustavo e Rodrigão é cada vez maior.

O drama dos levantadores também atinge o vôlei masculino.

Se no feminino é um sofrimento ver o revezamento entre Dani Lins e Fabíola, entre os homens não é diferente. Quando Cuba virou o jogo e venceu o terceiro set, estava na cara que sobraria para Marlon. Vissoto pagou a conta pelo saque na rede.

Vieram Bruno e Wallace para o jogo. A mudança deu certo muito em função dos cubanos não conhecerem o oposto brasileiro. Bruno fez o básico, arriscou pouco e ouviu atentamente o que Giba determinava em quadra.

No quinto set, Bruno e Wallace, começaram jogando, mas terminaram no banco. Sinal claro de que o time não andou, seja com Marlon e Vissoto ou Bruno e Wallace. Sinal de que falta um bom levantador, o que não é segredo para ninguém.

A linha de passe do Brasil também já viveu dias melhores. Era nítido o desconforto de Serginho com Bernardinho, mas os erros não podem ser atribuidos aos incidentes do jogo contra a Argentina. 

Por falar em erros, o ataque do Brasil errou demais. Curiosamente fizemos mais pontos do que Cuba, mas perdemos o jogo porque também erramos mais que eles.

Cuba ainda é uma incógnita. Tem um time jovem, corajoso e que é capaz de alternar jogos fantásticos com atuações pífias. Contra o Brasil, o time cubano não sentiu o primeiro set ruim e venceu com autoridade.

Hernandez e Leon foram os melhores e Bell virou bolas importantes nos momentos de decisão. O levantador Díaz, mantido em quadra os 5 sets, jogou simples. Díaz foi mais eficiente do que Marlon e Bruno e achou Théo para definir a vitória no tie-break.

  1. Sérgio Castro

    30/11/2011 20:49:42

    Cá pra nós... a gente poderia resumir em " já eram" ou "foram"...

  2. guto

    29/11/2011 20:31:28

    Eu prefiro o Ricardinho veio e e capenga, pelo menos com Ele o Brasil quase nao perdia... e FATO!!!!!, e se o Bruninho fosse tao bom como se comenta aqui o Brasil nao tava passando todo esse sufoco,nem vai se classificar esse ano,bem diferente das 3 Copas do Mundo passadas ne ???????

  3. Erick Allison

    29/11/2011 10:34:16

    Lendo posts e comentários anteriores, percebi que falta um tanto de discernimento aos leitores do blog.Comparar a seleção masculina ao fiasco da feminina?Dizer que Bernardinho não é um bom técnico e que favorece Bruninho?Pedir a saída de Serginho e a volta de Ricardinho?Insinuar que Giba não tem capacidade para jogar em 2012?Gente, pelo amor de Deus!O talento de Bruninho é inegável e indiscutível. Serginho é sim o melhor líbero do mundo, ainda. Giba, principalmente contra Cuba, mostrou que a idade e as várias contusões ao longo de sua carreira nem de longe prejudicaram seu desempenho. Basta para isso comparar a pontuação do mesmo com os outros atacantes, mais novos e mais altos.Quanto a Ricardinho, creio que se ele ainda tivesse alguma chance na seleção, os próprios jogadores pediriam sua volta. E não é pelo volêi que ele joga não, é pelo caráter dele mesmo.

  4. washington

    29/11/2011 09:55:45

    Que tristeza! mais uma derrota, desta vez para a Sérvia.É triste ver um time que tantas glórias nos deu, jogando assim, sem a menor motivação, todos de cara fechada, sisudos, cadê aquela alegria em defender o nosso país? o que houve? tristeza! muita tristeza!

  5. andre nunes

    29/11/2011 09:44:29

    Gente quando será que o Ricardinho volta.............afffffffff e na feminina então será que o Zé Roberto não ve que é só ele tirar a Dani Lins que o time joga............

  6. givaildo

    29/11/2011 09:31:29

    essa seleção tem que voltar ao brasil de cabeça baixa porq nunca vi seleão tão mediocre, alias 2 técnicos que não serve pra nada so pra fazer má escalação de jogadores, Zé Roberto e Bernadinho tem o mesmo nivel nas seleções ou seja baixo nóvel. Será que o blogueiro vai ter coragem de publicar esse comentário?

  7. Paula Gonçalves

    29/11/2011 08:59:03

    Casal 20 do volei brasileiro : JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro JAKEtoco e MURIerro

  8. Paulete

    29/11/2011 08:43:26

    Eu tenho sim acompanhado o Paulista de vôlei. O Volei Futuro do Ricardinho foi invicto todo o campeonato, perdendo apenas as semi-finais para o Sesi. O Ricardinho não joga sozinho. Se vc assisitiu mesmo os jogos, pôde notar que com o passe irregular, ficou dificil, mas mesmo assim, muitas vezes ele deixou os atacantes no bloqueio simples. Ele continua sim a ser O MAESTRO.

  9. Luis Fernando

    29/11/2011 08:31:49

    Caro Voloch,está mais do que na hora de reintegrarmos o Ricardinho, ele é muito melhor do qualquer levantador do atual time do Brasil, aliás, ainda é um dos melhores do mundo, ta faltando profissionalismo, Bernardinho e cia não são pagos para gostar de ninguém e sim pra jogarem vôlei e treinar, não precisam gostar do Ricardinho mas o Brasil não pode abriri mão dos melhores.

  10. Rosana Bighetti Platzeck

    29/11/2011 08:04:28

    Não sei se o Sr gostaria de ser técnico, talvez oposto, pois a sua realização é ser sempre contra. Parabéns, você desempenha muito bem...

  11. Marcelo Pires

    29/11/2011 06:01:21

    Eu não concordo com a maiorias dos comentários não. O Brasil jogou muito bem e o Giba nem se fala. Agora o Hernandes tirando o primeiro set estava inspiradíssimo e o Leon também. Qualquer um dos dois países poderiam ter vencido, pena que foi Cuba.

  12. Guto

    29/11/2011 02:34:34

    Eu quero que o Bernardinho permaneça na seleção ... quero ver ele levar a seleção ao tetra mundial, ou ser campeão olímpico no Brasil com Bruno levantando Théo ou Vissoto e Lucão e cia LTDA.A Rússia com um time super jovem, Cuba idem ... ganhar quando tinha Ricardinho, Giba e Nalbert segurando os passes e André Nascimento na sua melhor fase é bom demais!!!Bom mesmo, minha gente, é o Orlando Samuels Black Woods, que perde 3 jogadores importantes, sem recurso nenhum e vem e ganha do Brasil!!!VERGONHA!!!

  13. alberto

    28/11/2011 21:09:21

    O Canha junto com o Heller (nem vou citar o Ricardinho),sairam praticamente pela porta dos fundos, uma injustica tremenda!!!!!! a maioria fica defendendo o Bernardinho como se os meritos fossem somente Dele... e os jogadores q ralaram pra xuxu ali???? cade a gratidao do povo????simplismente se esqueceram do Heller e Canha!!!!!MUITO OBRIGADO: RICARDINHO, GIBA , GUSTAVO,HELLER,CANHA,DANTE,SERGINHO!!!!!!!!!!a melhor equipe de volei q ja vi jogar!!!!

  14. alberto

    28/11/2011 20:58:27

    Sem duvida: o resto e resto !!!!!!!!!!!!!!!como e triste ter de aturar esses jogadores medianos serem taxados de "Caques", ta loko... As selecoes de hoje sao os espelhos de seus respectivos levantadores(as): MEDIANOS

  15. Gustavo

    28/11/2011 20:29:50

    Vendo o vídeo do jogo agora no youtube....A minha opinião é que os levantadores não comprometeram o jogo, discordo do blogueiro, a situação na Seleção Feminina é infinitamente mais preocupante (Com Lins e Fabíola), Bruno definitivamente é melhor que Marlon, não sei pq pegam tanto no pé dele??..ahh sei sim!!!...pq ele é filho do técnico!!!!...besteira!!!...ele é a melhor opção no levantamento...até acho que poderia se dar uma chance para o rafa do trentino...mas no lugar do Marlon e não no lugar do Bruno...

  16. Fes

    28/11/2011 20:29:39

    Lembro que com a idade de Bruno o génio Ricardinho nunca ganhou nada de nada.

  17. Cecília

    28/11/2011 20:14:55

    VOLTAAAAAAAAAAAAAAAAA RICARDINHO MELHOR LEVANTADOR DO MUNDO ! (3)

  18. Evandro

    28/11/2011 20:00:58

    O Ricardinho ou até msm Rapha (Trentino) seriam mto melhor que Bruno e o Marlon.E Wallace (Sesi) precisa volta URGENTE que partida foi aquela ki ele fez nos dois jogos da semi-final do paulista.

  19. Claudio

    28/11/2011 19:38:20

    o volei é um jogo de tres toques, um toque por pessoa, não tem como segurar a bola e carregar como no futebol. O amadurecimento é lento e ninguém evolui ou conhece outro em um único torneio. É só lembrar como era o Ricardinho, o Giba no inicio e comparar com o auge. Quem conhece volei sabe que é assim que funciona.

  20. Malta

    28/11/2011 19:33:29

    Concordo, com vc. Intervenção urgente, nessa selação do Bernardinho!

  21. Adriano Barbosa

    28/11/2011 19:32:34

    Concordo plenamente contigo Tavinho, o Lipe foi ótimo no pan, acho ele melhor que Giba e João Paulo Bravo! O Éder é do nível do Lucão e Sidão, e melhor que Rodrigão e Gustavo!

  22. Loyo

    28/11/2011 19:30:07

    Não existe mais união, nessa seleção do Bernardinho...So o Lucão, e o Sidão não comprometem. O que pensa o "Bruninho, depois dos xingamentos brabos, que o Serginho, fez pro Bernardinho ." Não existe mais respeito entre os proprios jogadores... .Desandou....bernardinho e seus pupilos." A CBV, precisa interferir...o descaso do Murilo e do Sergfinho durante o jogo, ta visível, so os comentaristas do Sportv, não vêem: sejam profissionais honestos, e falem a verdade.

  23. Fernando

    28/11/2011 19:20:30

    Bom, se você não gosta dos comentários por que você os lê? Pior ainda, lê e perde tempo postando.... Um caso clássico de masoquismo ao meu ver.

  24. Ricardo

    28/11/2011 19:17:50

    Acho q não vimos o mesmo jogo senhor VOLOCH.Dizer que o GIBA teve um inicio instável?Foi o maior pontuador do primeiro set com 8 pontos - 6 de ataque e 2 de bloqueio.Das 7 bolas que atacou no primeiro set, virou 6 e teve um começo instável??Acho q está confundindo com a atuação do seu protegido VISSOTO que no primeiro set atacou 5 bolas pra virar 1...

  25. Stefanie A.

    28/11/2011 19:11:08

    é isso aew Marcelo... nesses pontos concordo contigoAgora mesmo walace jogando acima da media durante o PAN, espero que bernardinho não escale ele como titular amanha, uma vez que vissoto vem de um otimo campeonato italiano e esta em otima forma, mas de fato fez uma pessima partida hoje... só que não se pode esquecer dos outros jogos que ele foi decisivo... sem contar que quando os "queridinhos" dele erram messmo assim permanecem até o fim... O Vissoto é 2,12 de pancada decisiva para o Brasil...Ah! volta ricardinho e fernanda ......

  26. alvaro

    28/11/2011 19:04:32

    Essa equipe de Cuba é nova,não quero nem imaginar esse equipe mais experiente. Acho que temos que admitir que as outras equipes como Itália e Cuba evoluirão,mais o que mais me deixou intrigado foi que o fundamento em que Cuba é mais fraco (bloqueio) foi o que mais funcionou e deu problemas para o Brasil!!

  27. Adriano Barbosa

    28/11/2011 18:57:18

    Oi... O Maurício foi reserva do Ricardinho nas olimpíadas de Atenas (2004) e no mundial de 2002. Acho que vc se equivocou na sua colocação!Abraço!

  28. Anonimo

    28/11/2011 18:43:47

    ISSO AAAAAAI, concordo plenamente com voce em tudo! o brasil tem otimos levantadores e um otimo time, sem noçao ficar criticando por causa de uma derrota

  29. Anonimo

    28/11/2011 18:41:48

    Adorei seu comentario, muito melhor se ver os pontos positivos do que só ficar criticando. Parabens mesmo!

  30. Anonimo

    28/11/2011 18:39:46

    Por enquanto que o time ta ganhando ngm fala nada, quando perde, todo mundo quer vim criticar os jogadores. Eles podem ter jogado mal sim, mas isso nao significa que sao ruins. E falar que o Bernardinho colocou o Bruninho só por ser filho? Ridiculo isso!E o time "B" do Brasil tbm é muito bom, o fato do time "A" nao ter ganhado a partida hoje nao tem a ver por serem melhores ou piores. Ambos sao bons, mas o time principal tem mais experiencia e devem ter tido um bom motivo para nao fazer uma boa partida. Agora calem a boca e fazem melhor antes de criticar a seleção

  31. zeca

    28/11/2011 18:15:53

    Marlon e Bruninho não rendem o suficiente. e o Rapha está voando na liga italiana. Para não falar na volta do Ricardinho. O que acontece???

  32. Roberto

    28/11/2011 17:51:56

    q isso cara, comparar Bernardinho multi campeão com o Dunga...se liga meu

  33. João

    28/11/2011 17:47:22

    atacantes ruins, mas o adversario era fraco tbm...mesmo assim perdeu...então já era

  34. João

    28/11/2011 17:42:45

    concordo com vc...e temos q aguentar essas viuvas do Ricardinho aqui

  35. contato555

    28/11/2011 17:40:03

    Medíocre é você que não tem crítica.Pela colocação que vc fez tenho certeza de quem acompanha o volei de 4 em 4 anos. Assista os jogos e vc vai certificar do que estou falando. Estou falando de um cara lento, que desliga completamente do jogo e que acontece também com a Mari no feminino.Bom, mas isso é para quem saca é entende do voleibol.Não é seu caso. Ficou claro ou quer que desenhe?

  36. Carlos

    28/11/2011 17:38:03

    é isso aí cara...concordo com vc, parece q o reporter tem inveja...critica sem fundamento

  37. Dani

    28/11/2011 17:35:12

    Sim .. em seguida, abra o hospício ...

  38. João

    28/11/2011 17:33:46

    Ricardinho já era...

  39. Roberto

    28/11/2011 17:30:15

    perfeito seu comentário...além do mais para ser um bom atleta começa pelo caráter e ele quis ser maior q a seleção....o Bruninho é ótimo

  40. wlal oliveira

    28/11/2011 17:29:34

    VIVA CUBA, LA ISLA . ESTE TIME JOVEM CUBANO VAI DAR MUITO TRABALHO EM LONDRES. VIVA CUBA!!!

  41. Fes

    28/11/2011 17:27:57

    Atualmente, com a mesma idade, Bruno fez muito mais do que Ricardo...

  42. Roberto

    28/11/2011 17:25:29

    Viuvasssss do Ricardinho...

  43. Ali

    28/11/2011 17:24:30

    Lembro que com a idade de Bruno o génio Ricardinho nunca tinha ganho nada.

  44. Carlos

    28/11/2011 17:23:54

    vc tem memória curta...já esqueceu tudo q o Bernardinho conquistou

  45. Lucas

    28/11/2011 17:22:32

    Eu discordo ... Cuba nao tem jogado pior ... Cuba tem sido dizimado pelo jogo regular do Brasil liderada por Bruno.

  46. Ana

    28/11/2011 17:19:26

    Lembro que com a idade de Bruno o génio Ricardinho nunca tinha ganho nada.

  47. newton.carvalho

    28/11/2011 17:17:56

    Sim cara, gostaria do fundo do meu coração que isto de alguma forma fosse possível. Para voltarmos a sermos o time a ser batido o Bernardo, se continuar, deveria fazer uma senhora limpeza. Tirar todos os veteranos (Giba, Dante, Murilo, Serginho, Rodrigao(Principalmente)), mesmo que isto de alguma forma nos custe em termos de padrão de jogo, experiência. Precisamos de jogadores novos, motivados, com vontade de mostrar trabalho, com ambição. Caras como Thiago Alves, Wallace & CIa respeitam demais os veteranos, por isso são ofuscados.

  48. Paulo

    28/11/2011 17:15:39

    É incrível pensar que o Brasil tem que ganhar sempre. Nos comentários que leio, parece que foi o Brasil que perdeu e não Cuba que ganhou. Vamos ser realistas, Somos um país de analfabetos e corruptos, Já chegamos muito mais longe do que merecíamos. Vejam o quadro de medalhas do Panamericano. Um país pequeno, pobre como Cuba, deu uma lavada na gente.

  49. Mario

    28/11/2011 17:12:20

    Bruno estará de volta no próximo ano em Modena, onde ele é amado ao contrário Ricardinho ...

  50. Marlos

    28/11/2011 17:04:23

    Concordo plenamente contigo.Estes são levantadores o resto é resto.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso