Blog do Bruno Voloch

Simplicidade e ousadia marcaram a conquista do vôlei masculino

Bruno Voloch

Foi indiscutível a superioridade da seleção brasileira durante o Pan-Americano.

5 jogos, 5 vitórias e apenas 3 sets perdidos. Bernardinho não mandou à Guadalajara o time B à toa. Sabia que mesmo com um time recheado de reservas, conquistar a competição. Aconteceu naturalmente.

Independente da fragilidade de adversários como Canadá, Porto Rico e os desfalques dos Estados Unidos e da Argentina, o Brasil, assim como no feminino, fez seu papel e cumpriu com dignidade a participação no Pan-Americano.

Cuba, diga-se de passagem, se arrastou na competição e chegou para lutar pela medalha de ouro com os jogadores desgastados fisicamente. Cuba venceu a maioria dos jogos no tie-break. Me arrisco a dizer que se o adversário fosse o México encontraríamos mais dificuldades.

Para a seleção masculina, que nos acostumou com vitórias e títulos, é sempre assim.

Ganhar, independente de atuar com time A ou B, é obrigação, perder, significa fracasso. Não deveria ser, mas o melhor time do mundo, ainda, paga esse preço. 

Pouca gente irá lembrar que jogamos contra o time completo de Cuba e do outro lado estava o time vice-campeão do mundo. Essa situação precisa ser valorizada. 

Seria injusto elogiar individualmente qualquer atleta diante da deficiência técnica dos adversários. Foi o Pan-Americano mais tranquilo dos últimos tempos e vencemos com sobra.

Na decisão, 'matamos' o jogo no primeiro set com 25/11, placar de pelada. Apesar de ganhar o segundo set, Cuba não foi páreo para o Brasil em nenhum momento da partida.

A seleção B, reforçada de Bruno e Gustavo e com gente rodada como Thiago Alves e Éder, fez bonito e nos deu novamente a satisfação de ver o Brasil finalmente no lugar mais alto do pódio, algo raro em 2011.

O Brasil venceu jogando simples, mas sem deixar de ser ousado quando se fez necessário.

  1. Ivan_Volei

    01/11/2011 15:22:44

    Não vai falar mal do Bruninho agora, Voloch? Mais uma vez ele mostrou mto liderança e capacidade. E mais uma vez mostrou como se ganha dos cubanos. Lógico, tivemos alguns desytaques individuais ótimos e que nos dão uma perspectiva de futuro ótima. Porém, Bruno de Rezende com 25 anos de idade, ganhou mais um título como capitão, calando a boca de seus críticos.

  2. Brasileiro com Orgulho

    01/11/2011 00:35:47

    Parabéns ao voleibol brasileiro, que sobrou nesse pan-americano, medalha de ouro na praia (masculino e feminino) e na quadra (masculino e feminino). Parabéns à seleção brasileira masculina de quadra, que atropelou Cuba e conquistou seu quarto título da competição. Jogou um grande voleibol, com lucidez, garra, e também simplicidade e ousadia como bem disse o Bruno Voloch. Impressionante como dá gosto de ver essa seleção jogar. Sou fã, respeito e admiro muito o trabalho do técnico Bernardinho, mas tomara que ele dê uma olhada com atenção nos dois Walace's e no Lipe, que vêm jogando uma barbaridade e até poderiam brigar por vagas no time A, inclusive no time que vai a Londres próximo ano. O Gustavo tem de voltar urgentemente à seleção principal, é um craque, gênio e mesmo com 36 anos continua jogando muita bola. Nenhum país do mundo revela tantos craques, talentos e valores individuais no voleibol do que Brasil e Rússia. O Brasil provou isso, com uma seleção B passou por cima dos adversários no Pan de Guadalajara. Parabéns, seleção de voleibol, o grande orgulho do esporte brasileiro.

  3. Jose

    31/10/2011 14:42:18

    Bruno, o campeonato paulista de volei feminino ja iniciou e não tem uma menção sua.

  4. Matuzalém

    31/10/2011 12:04:15

    A Rússia relacionou para a copa do mundo Iakovlev e Tethioukine, oposto e ponteiro que jogaram o mundial de 2002. 35 e 36 anos respectivamente. No europeu esse time jovem peidou para a Sérvia na semifinal, onde o destaque foi um tal de Miljkovic, um "juvenil" campeão olímpico de 2000 pela Iugoslávia. Ter um time mesclado entre juventude e experiência é fundamental. Loyd Ball também era "juvenil"...

  5. givanildo

    31/10/2011 09:47:22

    OS MELHORES CENTRAIS DA SELEÃO BRASILEIRA: ÈDER, SIDÃO E LUCÃO E O MELHOR SEGUNDO LEVANDOR É MURILO RADKE OS 2 WALLACES ESTÃO SOBRANDO NA POSIÇÃO DE OPOSTO, PORQ CONVOCAR JOÃO PAULO BRAVO QDO DEVERIA SER CONVOCADO JOÃO PAULO TAVERES ALEM DE 2,5 JOGO MELHOR QUE SEU CHARÁ QUE NÃO JOGA NADA. E PORQ NÃO CONVOCAR RENAN COM 2,16 DE ALTURA SE O TECNIUCO DE CUBA NÃO TEM MEDO DE CONCOVACAR JOGAR INESXPERINTE NO CASO DE LEON PORQ O BERNADINHO TEM ESSE MEDO MELHOR PERDER COM NOVATOS DOQ COM VETERANOS OS RUSSUS TABEM FIZERAM ISSO LEVARAM GAROROS PRA O MUNDIAL VIRAM OQ OS GAROTOS RUSSUS FIZERAM COM OS VETERANOS BRASILEIROS?

  6. marciopt20@hotmail.com

    31/10/2011 03:24:32

    GENTE QUERIA DA PARABÉNS OS ATLETAS DE CUBAS NÃO TIRANDO OS MÉRITOS DOS BRASILEIROS,EU MORO EM PORTUGAL CONHECER UM JOGADOR DE VOLEI AQUI QUE JOGA NO BENFICA, O KARA MIM CONTOU COISA ABSURDA QUE ESSE GOVERNO DE CUBA FAZ E MESMO ASSIM O PAÍS CONSEGUE FICAR EM SEGUNDO LUGAR NO QUADRO DE MEDALHAS, TUDO QUE TEM EM CUBA É TUDO DO GOVERNO NINGUÉM TEM NADA ESSES ATLETAS VIVE DE MIGALAS, E QUANDO SAI PARA JOGR EN OUTRO PAÍS AINDA TEM QUE PAGAR PARA O GOVERNO PORQUE SE NÃO ELES PERDE O DIREITO DE VISTIAR SUA FAMILIA, LA SO TEM INTERNET DUAS VEZES POR SEMANA E É CONTROLADO PELO GOVERNO AINDA.PARABÉNS ATLETAS CUBANOS VCS SÃO MESMO RASSUDOS, VCS TÊM TODOS DIREITOS DE QUERER FUGIR DESSE PAÍS DESSE PAÍS QUE PARA É UMA PRISSÃO E NÃO UM PAÍS MEUS PARABÉNS A TODOS VCS QUE MESMO SEM APOIO FAZ BONITO.

  7. Neto

    31/10/2011 01:36:08

    Somente a semifinal foi 3x2, na fase de classificação Cuba ganhou por 3x0. Ou seja, Cuba jogou duas vezes com o México, foi o que eu escrevi anteriormente.

  8. river

    30/10/2011 21:31:07

    Corrigindo: Cuba 3x2 México.

  9. Vic

    30/10/2011 21:29:11

    Fodas se Cuba estava quebrada e sem titulares do mundial. O Brasil também estava sem seus titulares e ferrou eles. Marrentos como sempre. Wallace jogou demais. Gustavo justificou sua volta e Bruninho foi muito bem. Realmente o Chupita lembra o Giba e deve ser seu substituto.Eu compreendo quem desligou e foi dormir. Que merda essa record. Eu achei que eles iam fazer uma transmissão de ponta para esnobar a globo e apenas reproduziram o que a globo sempre fez: usar o interesse do público para ter audiência. O que foi aquilo de começar o jogo à meia noite e vinte?

  10. Botafogo

    30/10/2011 17:29:52

    Só uma correção, Bruno. Você afirma que "Pouca gente irá lembrar que jogamos contra o time completo de Cuba e do outro lado estava o time vice-campeão do mundo." Na verdade, a seleção que foi vice ano passado contava com os excelentes Roberlandy Símon e Hidalgo Leal, afastados da seleção por causa do plano de fuga descoberto. Esses dois e mais o Hierrezuelo foram afastados, mas este voltou à seleção, com toda sua marra e talento. Senti falta do outro meio da seleção vice campeã, o Osmani Camejo, excelente jogador. Juntos o Simón e o Camejo desequilibravam. O mesmo não se pode falar desses dois pangarés que estão jogando de meio hoje pelo time de Cuba (que jogadores horríveis!). Os titulares da seleção cubana na ponta eram Leon e Leal, que não está nesse time. Assim, não é correto afirmar que o time cubano está completo e, por mais que seja o time vice-campeão mundial de 2010, esse time de Cuba definitivamente não é o time que chegou ao vice-campeonato.Sem tirar o mérito da vitória brasileira, esse time cubano não é o mesmo desde a confusão com o plano de fuga. Na minha opinião, aquele time, completo, ia dar muito trabalho.

  11. Isa

    30/10/2011 17:28:01

    Essa seleção fez bonito !!!Tem muita gente ai que merece estar na principal no lugar dos "intocaveis" que ja passaram da hora de sair de lá.E só um recadinho: Mario Jr: a hora que vc voltar ao Brasil, antes de ir jantar com a namorada, vê se guarda a medalha e a placa de melhor defesa em casa hein...

  12. Marcelo Pires

    30/10/2011 16:38:45

    O que mais impressiona nesta seleção é que o vôlei brasileiro não tem 12 atletas de ótimo nível não e sim 24, é um show essa seleção.

  13. L. T.

    30/10/2011 15:51:33

    "[...] e nos deu novamente a satisfação de ver o Brasil finalmente no lugar mais alto do pódio, algo raro em 2011."Pegou pesado, hein. Um vice-campeonato em meio a tantos títulos não deveria ser menosprezado assim.

  14. Neto

    30/10/2011 15:46:08

    Me permita discordar:1º Cuba só jogou um quinto set na fase de classificação (contra a Argentina), depois foram dois 3 x 0 (Venezuela e México). Lembrando que Cuba folgou nas quartas, assim como o Brasil, e depois fez uma semifinal dura com o México, onde ficou claro que estavam esnobando o adversário. Ainda mais porque já haviam ganho na classificação sem dificuldades;2º Não foi o pan mais tranquilo dos últimos tempos, pois no Rio 2007 a final foi contra o time B dos EUA, e o Brasil ganhou muito mais fácil;

  15. debygoiania

    30/10/2011 15:02:56

    Eu desliguei a tv de raiva, mas foi por causa desse horário horroroso do jogo.Culpa do maldito horário de verão brasileiro.

  16. Luiz

    30/10/2011 14:23:21

    Uma coisa: Que vergonha a federação cubana mandar todos aqueles jogadores contundidos. O Lavantador não parava de mancar, todos os outros jogadores com remendos nas pernas, nos braços, no joelho. Como este time vai para a copa do mundo assim?O Brasil nem precisou se esforçar muito. O time de Cuba estava baleado.Outra coisa:Por que os Wallaces estão tão arrogantes, fazendo carões, provocando os adiversários? Já subiu à cabeça?E para terminar:O que foi o Wallace (do Cruzeiro) olhando toda hora para a Bunda do Tiago Alves??? Ele ficava quase babando!!! Tem que se controlar em quadra, garoto!!!

  17. jean luc rosat

    30/10/2011 13:58:45

    Enquanto o Bruno (protegido eterno do Bernardinho) estiver jogando, o volei do Brasil irá ganhar tudo... Mesmo à distância o Bernardinho manda na seleção... Cuba estava completa ! Mas o Brasil é sempre Brasil ! Foi ótimo dar experiência a alguns bons valores (Walace "magrela", apesar de ser muito tímido... Lipe, jogador "estilo" Giba...Dor de cabeça à vista pro comandante !

  18. aNDHERcWB

    30/10/2011 13:55:01

    cade meu comentario????

  19. ig

    30/10/2011 13:29:17

    Os caras estão de parabéns, acho que a palavra para descrever a conquista é APLICAÇÃO, o Brasil prova que tem muito atleta bom por aí. A mesma aplicação que o volei 100% teve faltou no futebol e no basquete (o feminino foi RIDÍCULO ao não encarar a semi-final com profissionalismo, se ferrou e foi bem feito). O futebol dá pena ... enquanto a CBF for o covil do RT, Olimpíadas e Pan não serão valorizados, enquanto isso, a Argentina é bi-campeã olímpica no futebol. Não vale a pena dar a devida importância?

  20. Jefferson

    30/10/2011 13:14:39

    E para aqueles que criticaram o fato do Brasil não ter ido com o time principal, está aí a resposta. O Brasil tem muitos jogadores de qualidade. Não faz sentido levar o time principal em todas as competições. O time principal descansou e foi possível dar oportunidade para jogadores que também merecem porque também jogam muito!!!!

  21. Thiago

    30/10/2011 12:35:28

    Só pode ser louco pra fazer isso... rsrs... sem explicação... perdeu a chance de ver o Chupita (Lipe) e o Wallace(magrelo) jogarem muito... Bruninho tb foi muito bem... Vai pra Copa do Mundo confiante.

  22. Paulo

    30/10/2011 12:26:22

    Vamos deixar claro uma coisa... da sim para comparar os atletas... se os outros estavam a meia força, nós estavamos com o time B. O qque significa que temos muito para dar ainda... no volei só da Brasil, e graças a organização e empenho. Ok, temos alguns problemas de cartolagem começando a aparecer, mas ainda somos o primeiro mundo do Volei, pelo menos para o resto do mundo

  23. aNDHERcWB

    30/10/2011 12:16:29

    Foi "sim" indiscutível a superioridade brasileira na final, ontem. Deu gosto ver a seleção jogar. Azar de quem desligou a tv de "raiva" e foi dormir. Perdeu de ver a prepotência estampada na cara dos cubanos em especial do Leon (que ja nao pode mais ser tratado como garoto) e o show do Brasil. Acompanhei a todos os jogos de Cuba e apenas contra a Arg. e Mexico foram placares de 3x2 a favor e não a maioria ja que foram 5 jogos. Cuba era favorita ao titulo, principalmente depois do jogo eletrizante contra o Mexico na semi, onde enfrentaram aquele ginasio lotado torcendo contra e os sucessivos erros da arbitragem. Depois disso, achei que o Brasil, depois daqueles "apagoes" contra USA(time C) e ARG, não seria páreo contra Cuba. Estava errado, ainda bem, pois o Brasil fez sua melhor apresentação no campeonato e diante de Cuba. Impressionante o poderio ofensivo do Brasil. Saques e Ataques potentíssimos e numa sequencia incrível. Destaque absoluto de W. Souza e Gustavo, esse sim merece ocupar a vaga de Rodrigao com a max. urgência. Não me lembro de 25-11 em Cuba. Penso que assim como USA aprendeu a jogar contra o Brasil, o Brasil aprendeu a jogar contra Cuba e nao se intimida. Parabens ao grupo, "e que grupo". Reservaram todo o gás pra final. Ah! o nosso cubano Wallce SOuza no time A...Bom te-lo de volta Voloch.

  24. Adriano Reis

    30/10/2011 09:56:39

    Gustavo aos 36 retornou e jogou com muita classe e a responsabilidade de um experiente jogador.Achei que ele jogou muito concentrado sem estar tomado pela ansiedade típica dos mais novatos.

  25. Rawlins

    30/10/2011 08:19:15

    E dá para explicar o motivo de tanta raiva a ponto de desligar a TV?

  26. Paulo Saito

    30/10/2011 08:12:24

    Eu estava assistindo até o Brasil perder o 2º Set depois de ter ganho o primeiro com uma diferença enorme. Aí fiquei com raiva e desliguei a TV.

  27. pedro jr

    30/10/2011 07:52:56

    isso prova que com organização vai longe!!parabéns ao vólei brasileiro e seus dirigentes e ai vai uma lição de profissionalismo e comprometimento com o esporte nacional,pena que não posso dizer o mesmo com o futebol que seus dirigentes,pensam apenas no status e dinheiro pra si próprios...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso