Bernardinho e José Roberto Guimarães divergem sobre o Brasil no Pan-Americano
Bruno Voloch
O início dos jogos Pan-Americanos de Guadalajara se aproxima. O vôlei, modalidade com potencial de buscar duas medalhas de ouro na quadra, não estará 100%. Tudo por opção de seus comandantes.
Bernardinho e José Roberto Guimarães estão novamente em rota de colisão e divergem da maneira de pensar.
O técnico da seleção feminina, Zé Roberto, irá com força máxima para a competição. O treinador encara o Pan-Americano com muita seriedade e vê nos jogos a possibilidade de arrumar a seleção física e taticamente para a Copa do Mundo do Japão que começarará em 4 de novembro.
Zé Roberto não pensou nos clubes e desfalcou Osasco que irá representar o país no mundial a partir de dominngo no Qatar.
A seleção feminina ainda tentará ainda recuperar a medlaha de ouro. O Brasil foi derrotado no Pan de 2007 em pleno Rio de Janeiro por Cuba no tie-break, resultado que até hoje não foi bem digerido pela comissão técnica.
Os Estados Unidos não vão com a equipe titular. Cuba e República Dominicana estarão completos e em tese, deverão ser nossos maiores adversários.
Vale ressaltar que os Estados Unidos jogaram a Norceca e o Grand Prix com o time A. Hugh McCutcheon, técnico dos EUA, optou em descansar as titulares no período do Pan.
Bernardinho, técnico da seleção masculina, não está nem aí para o Pan-Americano. A competição foi deixada de lado e nem mesmo o treinador estará no México. Um de seus assistentes, o competente Rubinho, comandará um Brasil absolutamente desfigurado e imprevisível.
O levantador Bruno e o central Gustavo serão os únicos 'conhecidos' do grupo.
Bruno vai ao Pan-Americano para ganhar mais ritmo, confiança e talvez sem pressão, possa evoluir tecnicamente. Gustavo será observado de perto e testado em termos físicos. O central se contundiu ainda na Liga Mundial e não teve mais oportunidades.
Argentina e principalmente Cuba devem dar muito trabalho ao Brasil. As duas seleções encaram o Pan-Americano como preparação final para a Copa do Mundo e diferente de Bernardinho, devem atuar com os principais jogadores.
Bernardinho e Zé Roberto não se cumprimentam e os dois não escondem a antipatia que sentem um pelo outro.
A rixa começou com o epísódio envolvendo Fernanda Venturini na Olimpíada de Atenas em 2004. Na ocasião, a jogadora foi acusada de estar sendo orientada pelo marido, Bernardinho, e ao mesmo era dirigida por Zé Roberto.
Desde então, as portas na seleção se fecharam para Venturini.
-
Alex
30/10/2011 13:33:55
Que venha Londres,Record com força total
-
GISELDA
30/10/2011 12:24:59
Quem não se valoriza não merece ser reconhecido pelos outros, isso vale para o indivíduo, para um país e para o Continente Americano. Ser bom, é respeitar e fazer valer sua capacidade em qualquer lugar.
-
Marcos
30/10/2011 11:21:46
Acho que Bernardinho deveria ter ido...aliás, é o Brasil em jogo...amo o meu País...não nego sua competência à frente da seleçao nos úlimos anos..não concordo com a justificativa de preparar o time paro o mundial,pois o Zé Roberto não fez isso..Parabéns ao Zé Roberto pela Humildade, simplicidade, competência e patriotismo!! `` a palvavra convence..mas é o exemplo que arrasta ``
-
Fernando Rezende
27/10/2011 10:05:02
Quando será que este vínculo (ou paixão, ou ainda dependência) em relação a Globo vai ser negado pelos famosos ? Será que esta guerra entre emissoras pode até mesmo derrubar um ministro ?
-
Augusto
27/10/2011 01:02:06
Acredito que o Bernardinho não foi por causa da emissora que detém os direitos de transmissão...ou seja, não é a Globo. Ele tem interesses fora do voley, isto é, anunciantes que sempre apostam nele...e deve ter recebido uma pressãozinha pra não aparecer em outra emissora, já pensou ele sendo entrevistado pelos repórteres da Record...vamos lembrar o caso do Felipe Massa que tem exclusividade com a Globo e não atende as outras emissoras. enfim....$$$$$$$$$ o danado do dinheiro. Vamos imaginar que ao invés da Record, a Globo estivesse transmitindo os jogos, aí, estaria tudo mundo lá, a Ana Maria Braga iria fazer um programa ao vivo do México, mostrando as delícias da culinária mexicana, talvez, até convidaria o Cielo pra fazer uma comidinha ao vivo no Mais Você....risos, o Jo Soares iria fazer o programa no México, a Fátima Bernardes faria o Jornal Nacional ao vivo lá de Guadalajara, enfim....aquela papagaiada toda....e aí o Tadeu e a Patricia Poeta iriam transmitir ao vivo as emoções do Pan no Fantástico, e teríamos aquelas estatísticas massantes do tipo, números de horas que o Diego Hipólito usa o calção azul, quando foi a última vez que ele usou a camiseta amarela....aquelas estatísticas imbecis....e que eu acredito que alguém deve gostar muito....lembro que uma vez a irmã do Lacombe, entrevistada num programa pós jogo da seleção brasileira, ela comentou sobre isso, que não interessa quantos vezes o time brasileiro usou a camiseta azul, ou a meia amarela, ou que entrou de mãos dadas ou não, o importante e que o Brasil precisava focar que a única estatística que interessava era vencer a copa....se foi com camisa amarela, azul, ou pelado....isso não seria relevante....a única estatística que importa é o Brasil ser Hexa, e pra isso bastaria ganhar o campeonato.....enfim...ele não foi porque não pode ir...não deixaram....digo a Globo não quis que ele fosse....e ele não foi. Zé Roberto ~parabéns pelo título...pela medalha de ouro....sou seu fã. Discreto, competente, focado, não aparece mais do que o time e um grande vencedor....único problema seu é que vc não vai fazer propaganda de vendas de apartamentos na Barra da Tijuca, não vai aparecer nos anúncios do Banco do Brasil...da Petrobras...enfim....não vai ser convidado para participar do Programa do Jo Soares, não vai dar entrevista na Ana Maria Braga e nem nos programa Altas Horas. Nao vai participar de algum quadro da Zorra Total, não vai aparecer na telinha....mas vc não precisa dessas coisas pra brilhar, o que brilha são as medalhas no peito de suas comandadas, medalha de outro....parabéns!
-
moacir dos santos vieira
26/10/2011 23:36:09
em 2007 era importante ne so pq a globo nao esta transmitindo e nem falando dos jogos [que vergonha
-
Marcos Vilrich
26/10/2011 18:38:29
Engraçado né bernardinho... Em 2003 e 2007 o pan era importante... Agora em 2011 deixou de ser né... Porque será né? O que será que mudou né? Hahahahahaa
-
bill gates da silva
26/10/2011 18:30:40
Se a Globo fosse a emissora, o "bernardinho" já tava lá, com a seleção principal... Nojento isso...
-
Míriam
26/10/2011 09:03:06
Todos se esquecem de .que o Zé Roberto já foi técnico da seleção masculina e que foi um verdadeiro campeão .Sou fã de Bernardinho por sua garra.Prefiro acreditar que o fato de ele não ter ido ao pan 2011 é a demonstração de confiança em seu assessor e não descaso com uma competição tão importante,seria falta de ética profissional.
-
mauricio
13/10/2011 01:47:17
Nao sei para que endeusar Jose Roberto (dois ouros olimpicos). Pegou um time masculino PRONTO, com jovens atletas convocados pelo SOHN, treinados na sequencia pelo BEBETO DE FREITAS. Pegou o time renovado e montado. Nao descobriu ninguem, nao revelou ninguem. Pegou uma equipe feminina numa epoca em que todas as outras equipes estavam renovando-se, nao desmerecendo as meninas do Brasil.Faz-me rir...Que venha uma troca logo, por alguem que saiba liderar, que saiba falar o que a atleta tem que fazer, nao ficar falando apenas CALMA MENINAS, CALMA MENINAS, como aconteceu no 24X19 na semifinal olimpica que perdemos para a Russia.
-
guaraci eugenio martins jr
11/10/2011 22:19:15
Bernardinho é Bernardinho, um vencedor. Zé Roberto é Zé Roberto, um vencedor.Portanto tenhamos respeito com ambos: VENCEDORES!!!
-
Everton Novaes - Boquira -Bahia
11/10/2011 00:44:07
Bernadinho é muito prepotente, se acha um DEUS. Com jogadores de alto nível como os que ele tem em mãos fica fácil ganhar estes títulos todos. Imaginem vocês o melhor jogador de uma posição mundial (Ricradinho - Levandor) deixar de ser convocado por desentendimento com o técnico. Desculpem, mas, se fosse qualquer outro treinador no lugar do bernadinho o final da história não teria sido diferente, ganhariamos os mesmos tútulos que ganhamos e ganhariamos ainda o que os que deixamos de ganhar... Quanto a Zé Roberto Guimarães, acho que ele est´fa certo em priorizar o PAN levando suas melhores jogadoras, entretanto, acho que ele devria considerar o desfalque que ele fez ao OSASCO que está representando o Brasil e o continente sul-americano no mundial Inter Clubes. Aliás quem iria representar o país seria outro time a UNILEVER do Bernadinho que abriu mão de ir, pelo mesmo motivo (desfalcada de cinco jogadoras para a seleção). Acho que a CBV poderia interver priorizando o Mundial Inter Clubes. Resumindo acho que já está na hora de substituirmos os comandantes das seleções de volei (masculino e feminino) e eu sou capaz até de sugerir alguns nomes o Luizomar Moura é compententíssimo ele e o paulo Coco, merecem uma oportunidade. A era Bernadinho já foiiiii. Chega de briga com jogadores (Ricardinho, Giba, Marlon) fora o nepotismo. O Bruninho não merecia estar na seleção, ele é um bom jogador, mas, existem quatro ou cinco levantadores brasileiros melhores que ele...........
-
eustaquio
10/10/2011 21:13:31
são 2 treinadores bem arrogantes e se julgan DEUS
-
luis
09/10/2011 18:40:32
E bernadinho pensou se voce peder a copa do mundo, e o time b ganhar o pam , para e pensa!!!!!!!!!!!!!!!!!
-
almeida
09/10/2011 18:19:52
respeite nossas campeãs olimpicas, pois elas merecem todo o respeito e o volei feminino é o mais completo do mundo e esteve em todos os pódios nas competições que disputou. você é um besta e não valoriza nossas campeãs.
-
MARCELO
09/10/2011 16:53:31
BERNARDINHO É DESDENHOSO. SE ACHA O MELHOR E ATÉ FEZ MUITO PARA O VOLEI BRASILEIRO, MAS NÃO É UM DEUS. ELE JÁ FALOU QUE DEVE DEIXAR A FRENTE DA SELEÇÃO E DESEJO, SINCERAMENTE, QUE O FAÇA. ELE GOSTA DE INTRIGA.
-
fernando
08/10/2011 14:25:54
engraçado ninguem esquece os 24x19 poprem recentemente no grand prix semifinal o brasil perdia para a russia no terceiro set por 22x15 e viramos 25x 23 isso pode acontecer com todas as seleçoes pois nenhuma eh perfeita
-
mauricio
08/10/2011 14:21:19
opinioes e atitudes devem ser respeitadas estejam elas corretas ou nao portanto respeito as duas formas de agir tanto de bernardinho quanto do ze roberto somente acho um desrespeito alguns paises das americas considerarem o PAN AMERICANO uma competiçao sem expressao inacreditavel isso eh so pensar os campeoes serao campeoes de um CONTINENTE um enorme CONTINENTE quem acha isso pouco pra mim so pode estar fora de si porem como disse antes devemos respeitar
-
gerson
08/10/2011 12:54:31
Os dois técnicos são extraordinários e excelentes técnicos, qualquer seleção do mundo gostaria ter eles dirigindo sua seleção.Os dois tomaram decisões distintas com relação de levar os titulares de sua equipe.Vejo que o Zé Roberto tomou a decisão certa pois o time está quase fechado e busca um maior entrosamento das jogadoras.A seleção feminina inicia duas semanas antes das masculina a Copa do Mundo no Japão e terá jogos Pan americanos como preparatório, apesar da ausência das principais jogadoras americanas e poderá confrontar com a Argentina e R.Dominicana que vão estar no Japão.Quanto ao masculino eu acho que o Bernardinho ainda não tem um time completo e poderá testar alguns jogadores no pan e provavelmente estudará as seleções de Cuba e Argentina já que as mesmas não pouparão seus jogadores.Teoricamente vendo as seleções que estão classificadas na Copa do Mundo do Japão a masculina terá um caminho mais árduo para classificação mas acredito que as duas farão uma ótima campanha e obterão a classificação para Londres.
-
josé dirson
08/10/2011 10:46:48
Zé roberto, sem comentários. um paneleiro!!!! as jogadoras sempre as mesmas, não aproveita a oportunidade de testar novos talentos uma seleção velha com jogadoras baleadas, sempre lesionadas. tem mais que obrigação de ganhar o pan ainda mais com os eua disputanto sem força máxima, mesmo assim ainda pode perder pq ele é um técnico amarelão!!! vide 24X19 o último grand prix, e a última perda do pan em casa!! tem dois ouros por sorte do destino mais é um técnico fraco, não revela jogadora, pega o que já foi trabalhado nos clubes, comparação entre os dois não rola!! bernardinho é cem vezes melhor técnico, estrategista e formador de atletas!! zé roberto burro!!!!
-
SandrãoFLA
08/10/2011 10:45:43
Rapaz,EUA,RUSSIA,estão tão melhores q na fase final,o Brasil venceu os EUA, e fez jogo duro com a RUSSIA,perdendo de 3x2!!!Acho tudo no mesmo nível!!
-
Wellington
08/10/2011 10:43:47
Acho uma falta de valorização com o esporte que realmente trazem muitas alegrias, brasileiro é um povo medíocre, não valoriza os feitos, vide a seleção feminina, durante a década de 2000 esteve em todos os pódios, e pódios dos grande campeonatos.e temos hj o melhor conjunto coletivo do mundo, as seleções europeias depende muito de valores individuais, vejam a Holanda, Itália, Russia, entre outras. Zé Roberto é coerente e sempre será, Bernado é multi campeão, porém sua egocentricidade, nos dar nojo. e seus PITIS durante os jogos é patético, amo a seleção masculina outra seleção multicampeã. mas Bernado poderia ser menos patético. e o povo Brasileiro podia valorizar todos os pódios independente de ser campeão ou não. ah e tbm o povo precisa ser mais educados nas olimpíadas do Rio valorizar os atletas de outros paises. não a vaias. porque vale torce muuuuito pelo Brasil,e mais ainda respeitar os atletas de outros paises, porque o Pan no Rio07 o povo mostrou uma falta de educação deprimente..
-
José Tótora
08/10/2011 08:31:53
O Zé Roberto está muito certo, uma medalha de ouro é sempre bem vinda em qualquer modalidade, e o Zé tem duas olímpicas, não se esqueçam disso, o único técnico do mundo com 2 medalhas de ouro no vôlei masculino e no vôlei feminino, acho que é por isso que o Bernardinho não engole o Zé, que é o máximo mesmo... Educado, uma pessoa tranquila, equilibrado emocionalmente... enquanto o outro, quanta diferença...Mas de qualquer maneira amo o vôlei e torço muito qaundo o assunto é vôlei brasileiro.
-
Mario
08/10/2011 03:44:15
Ricardinho - Bruninho ... falta .... kkkkkkk .... essa história está se tornando patético!
-
Fubazova
08/10/2011 01:55:30
A Bernadete vai perder o Pan e a Copa do Mundo e vai flar q a culpa eh do calendario. Enqto as outras seleções estão vindo de um Europeu a nossa seleção vem de um sulamericano do doce. Coloca esse povo pra jogar!
-
Rio
07/10/2011 22:07:38
Tu tem é que agradecer a ele seu mané, porque se ele tivesse liberado as jogadoras da seleçao quem ia pro mundial era a Unilever e não esse time ai.
-
Taciturno
07/10/2011 20:27:48
Naquela época, o David Robinson ainda era um molecote do universitário, nem sobra do monte de músculos que fez história no Spurs. Basquete à parte, foi a partir daquilo ali que começou a supervalorização dos jogos Pan-americanos como se fossem grande coisa.
-
Carlos Dias
07/10/2011 18:35:16
Orgulho não sei de que. Uma seleção que tem o costume de amarelar nas decisões de títulos mais importantes?
-
TONY
07/10/2011 18:12:37
Amo o Vôlei Brasileiro, os dois treinadores são fora de série, os melhores, Mas o Zé Roberto é o CARA, ele sempre tem a melhor visão e a competência clara. Escala oa melhores e os melhores no tempo do masculino, por isso é campeão Olimpico no masculino e feminino. Ele tá certo na estrategia do PAN. Vamos para frente e ver quem tá com a razão.
-
Rodrigo
07/10/2011 18:09:34
Acorda, queridão. O Solly só vai pro Mundial pq a Unilever desistiu da vaga justamente por não poder contar com as jogadoras de seleção... OU SEJA, já sabia das condições impostas pelo Zé Roberto. Então Osasco não é vítima alguma. No mais, infelizmente, o Zé tá certo. O time do Brasil joga com velocidade, precisa de passe na mão e Dani e Fabiola precisam se entrosar mais e mais. É diferente do time russo, que é sempre bola alta pras pontas e fundo e qualquer levantadora serve.
-
Alex Heller
07/10/2011 16:29:05
Como o próprio Zé Roberto falou: as contusões acontecem també, e principalmente, nos treinos.
-
Alex Heller
07/10/2011 16:27:21
Nunca se consegue agradar a todos!!!Prentendo acompanhar todos os jogos da nossa seleção feminima no PAN (Mari, Sheila, Fabiana, Thaisa...sempre é bom vê-las em ação) e principalemnte com uma medalha de ouro no peito.....quanto a seleção masculina, acho que vou acompanhar o basquete!
-
carlos
07/10/2011 16:24:47
Pra esportes muito profissionalizados como basquete volley e futebol, tenis, o Pan Americano é perda de tempo, mas para outros esportes amadores é uma bom treinamento para evoluir.
-
Oscar Timão Eh oh
07/10/2011 16:19:02
Falou tudo.
-
Luiz Carlos De Souza
07/10/2011 16:08:16
Lamentável esse país do futebol,, vôlei, lidera, mas claro a senhora globo não tem os direitos do PAN, pois se tivesse Bernardinho iria, José Roberto.. espetacular, humilde o honesto a cima de tudo, um exemplo é que se ele não levou Fernanda venturi,, foi para não ser injusto com as demais jogadoras do ciclo daquela época... seleção feminina de vôlei orgulho de nosso país.....
-
Rogério Reis
07/10/2011 16:04:15
O Pan-americano só serve para enriquecer políticos corruptos, empreiteiras e dirigentes dos países organizadores.
-
susete melo
07/10/2011 15:56:57
Eu admiro a eficiência dos dois técnicos independente de suas divergências. Pois os dois são ótimos , levaram a sleleção brasileira de vôlei ao topo, isso é eficiência, independente de divergência. Amo assistir o vôlei, tanto o masculino quanto o feminino .
-
jose
07/10/2011 15:51:48
OLHA GENTE...ESSE ZEROBERTO!! RSSE REALMENTA UM ZERO... ME DA ESSE TIME NA MÃO QUE ELAS VÃO VOAR PRA CIMA QUE QQER TIME !!DA UMA OLHADA NA CONDIÇÃO FISICA QUE CONSEGUE SER ATINGIDA PELO MASCULINO E SITUÇÃO RIDICULA QUE ESSA MENINAS SE APRESENTAM!!E SO ISSO !!
-
Sokoloka
07/10/2011 15:46:58
Concordo, a prioridade é e sempre será a seleção. Ninguem mandou os referidos clubes serem egoístas e pegarem todas as jogadoras da seleção. Onus e bonus...simples assim.
-
Sokoloka
07/10/2011 15:44:40
Arrasou nos comentáros...o Brasil não é uma Brastemp no cenário esportivo mundial, mas nossos atletas se superam, tendo em vista as péssimas condições de apoio em determinadas categorias. Temos que valorizar o que temos e levar o que temos de melhor sim ao Pan. As meninas precisam ganhar experiencia. A Dani Lins, se vai ser titular em Londres tem que jogar tudo que ha pela frente: de Jimi, campeonatos de bairro ate a copa do mundo. Temos que acertar as bolas das centrais.
-
Sokoloka
07/10/2011 15:31:00
Comparação boba nada, eu to falando pq eu vivi muitos dramas com a seleção. Hoje em dia temos jogadoras que póem bola no chão. Antigamente vivíamos para pingar e explorar bloqueio porque todos os ataques voltavam. Brasil ganhou sim, seu primeiro bronze em cima da Russia, inclusive naquela ocasiao derrotou as mesmas russas e cubanas na fase de classificaçao por 3-0. Em 99-00 parava-se no paredão russo. Gosto do trabalho do Ze Roberto, nao gosto da Fernanda, prefiro a Fabíola titular, sempre fui mais Fofão, com todo orgulho, a levantadora que fez jus a essa medalha, nunca negou seleção tendo condições de estar lá, ao contrario da estrelíssima Fernanda Venturini que poderia ter ido a Sydney2000, tinha idade, foi campea da superliga e não o fez. Fofão merece toda as condecoraçoes possíveis. Quis pressionar em 2008 e não foi convocada, bem feito FV!
-
kiko
07/10/2011 15:23:19
O Bernardinho esta mandando o filhinho pro PAN porque sabe que o filhote não rende nada, e o Bernadinho esta deixando o melhor levantador do mundo que é o Ricardinho fora da seleção, por puro orgulho, porque, se o Brasil perder é porque o tiem era B se ganhar vão levantar a bola do filhote do bernardinho, ACORDA POVO, TA MAIS QUE NA CARA
-
Átila Machado (Maceió/AL)
07/10/2011 15:20:39
Concordo com o JRG, e o acho muito sensato, companheiro e cúmplice de seu selecionado.
-
leandro
07/10/2011 14:40:49
O pan só deveria ser levado a sério para as modalidades que são classificatórias para as olimpíadas de Londres, que não é o caso do volei.Portanto concordo com Bernardinho em levar uma seleção B(diga-se de passagem, ainda é de ótimo nível técnico em vista das demais) e não correr o risco de lesionar e cansar os jogadores principais.
-
augusto
07/10/2011 14:38:28
Aquela vitória em Indianápolis foi o começo do fim do basquete universitário americano, pois pela primeira vez os EUA perderam em casa, vale lembrar que nesta epoca jogadores da NBA não disputavam Olimpíadas, depois daquela derrota os EUA tiveram seguidas derrotas culminando na convocação do Dream Team para as olimpíadas de Barcelona com o intuito de recuperar a hegemonia no Basquete, então devemos sim considrerar aquela vitória um grande feito, pois naquele time americano estava David Robinson (O almirante) entre outros jogadores que viriam a disputar a NBA.
-
Eduardo
07/10/2011 14:38:22
Atual Olimpíco, Vice Muncial, Vice do Grand Prix (e recordista Grand Prix), Campeão Sulamericano, da Copa Panamericana... Bicho papão do Volei!!!
-
Eduardo
07/10/2011 14:32:56
Neto, a convocação para o Pan foi feita mês passado, após a convocação para o Sulamericado (classificatório para a Copa) e o Unilever desistiu de participar no fim da superliga (em Abril)... Antes mesmo de contratar a Natália e perder a Dani Lins e contratar a Venturini (que estaria no Mundial, caso eles não tivessem medo de participar) Tempo de sobra para se programar para a competição. De todo modo, ainda assim não tira o fato de terem medo de ir prá competição, pois o Sollys tem o mesmo problema e foi desfalcado mesmo prá competição... E, se vc tem memória curta, o campeonato mundial de clubes voltou o ano passado a ser realizado (a quarta edição depois de 16 anos que não era realizado - 1994) e o calendário contribuiu prá isso, pois o campeonato foi em dezembro, após o mundial do Japão em 29 de outubro e 14 de novembro. Ou seja, não tem nada de conspiratório, questão Bernadinho, etc pro Unilever não ter ido ao Mundial. Eles é que não quiseram.
-
L Daniel
07/10/2011 14:19:25
O Brasil é o atual campeão olímpico e vice campeão mundial... Onde está a ilusão do Zé Roberto?
-
Eduardo
07/10/2011 14:19:16
O Zé que está fazendo isso com o Sollys? E com o Unilever? E as demais jogadoras? E a preparação para a Copa do Mundo (pré-olímpico?) Ele tem que pensar na seleção, e não tem culpa dos clubes (Unilever e Sollys) serem a base da seleção com cinco, seis jogadoras convocáveis... alías, por isso que há anos só dá essas equipes no cenário nacional...
-
Eduardo
07/10/2011 14:14:54
Prá treinar, amigo. Prá treinar, dar ritmo de jogo, para testar, para dar experiência... tudo o que o foi comentado pelo Bruno acima.
Leia os termos de uso