Blog do Bruno Voloch

Sina de derrotas continua e vôlei brasileiro segue sem conquistas em 2011

Bruno Voloch

A seleção feminina carregava a esperança de que finalmente o vôlei brasileiro poderia comemorar o primeiro título em 2011.

O Brasil entrou em quadra como favorito diante dos Estados Unidos, mas não resistiu e caiu por 3 a 0. A seleção perdia uma invencibilidade de mais de 20 jogos no ano, de 13 partidas no Grand Prix e o título da competição.

Em 2011 o vôlei brasileiro vem colecionando derrotas e insucessos. O vôlei masculino fracassou e perdeu a decisão da Liga Mundial para a Rússia por 3 a 2.

Todas as categorias de base do Brasil seguiram o memo caminho. As seleções infanto-juvenil ficaram muito longe do pódio nos mundiais da categoria. O time juvenil feminino do Brasil se aproximou do título, mas bateu na trave e perdeu a final para a Itália.

Pouco depois, mesmo jogando em casa e com o apoio da torcida, a seleção masculina juvenil foi eliminada antes da semifinal e viu a Rússia conquistar o mundial dentro do Maracanãzinho.

O Brasil, pelo menos na última década, jamais teve um ano tão ruim em termos de resultados.

A seleções masculina e feminina adulta ainda vão ter no fim do ano a Copa do Mundo. A competição acontecerá no Japão e classificará os 3 primeiros colocados para os jogos olímpicos de Londres em 2012.

  1. justino

    28/07/2012 22:10:32

    as seleçoes de volei masculina e feminina,tem que colocar caras novas e tambem tirar zé roberto e o bernardinho que insistem em manter jogadores que nao tao jogando bem.e o banco de reserva porque zé roberto e bernardinho nao coloca eles prá jogar ?

  2. rodrigo

    31/08/2011 12:43:03

    opa. eu indiquei a fórmula que você pergunta, emu caro. "Chamar o Mestre dos Magos"kkkk

  3. Denise

    30/08/2011 23:29:59

    A derrota do brasil, foi mais fruto de cansaço, do terem pipocado, haja vista, que o Brasil, vem disputando o campeonato com praticamente o mesmo time. Se elas não vieram de de uma partida anterior exaustivo como a do mundial, elas tiveram o mesmos acidentes de percurso do ano passado as contusões inesperadas da Mari e Paula Pequeno, a falta de uma consistência de passe (jaqueline) e principalmente uma líder em quadra, para os momentos em o cansaço produz apagão mental. Apesar dos Estados Unidos terem levado o Bi no Grand prix , elas não são tudo isso, haja vista que quase perderam para o timeco da Itália. No cômpito geral o Brasil inteiro,é muito mais time do EUA, RUSSIA, ou qualquer outro time emergente, pois ainda é número 1 do ranking. A única equipe que participou de todas as finais e sempre com a melhor campanha. Em novembro, teremos a Copa do Mundo, competição que pode definir, ou embolar mais ainda o atual panorama do volei feminino.

  4. Guilherme Gomes

    30/08/2011 01:43:31

    ...Lembrando que a seleção feminina tem 8 titulos do GP, é a atual campeã olimpica tem tudo para ser BI em Londres e TRI jogando em casa igualando CUBA. Só precisamos ser mais otimistas.

  5. Guilherme Gomes

    30/08/2011 01:34:47

    A piada do dia! hahahaO BRASIL é lider no ranking da FIVB...No volêi de praia já temos por antecipação o titulo no masculino e para a consqista no feminino Juliana e Larissa só precisam de um 4º lugar na proxima etapa.Ganhamos os jogos militares, o recente torneio amistoso... no GRAND PRIX a seleção feminina não ficou com ouro pelo regulamento: o BRASIL ganhou 13 dos 14 jogos,perdeu apenas 6 sets na competição, e os EUA levou o ouro com 12 vitórias em 14 jogos e perdeu 10 sets!

  6. RKHIRATA

    30/08/2011 01:32:50

    CRISE,,,,,,,, VICE CAMPEAO NAO VALE NADA MAIS...... COMO ASSIM..... SOMOS VICE CAMPEAO........ ENTAO O NOSSO DIGAMOS FUTEBOL ''MELHOR DO MUNDO"" ESTARIA COMO NO FUNDO DO POSSO DE LAMA ENTAO, QUE NAO CONSEGUE NEM MARCAR UM GOL DE PENALTI..... O POVO PEQUENO ESSE NOSSO...

  7. rkhirata

    30/08/2011 01:29:01

    CRISE COMO ASSIM E O QUE DIZER DO FUTEBOL ENTAO COMO CRISE SE TOODS OS CAMPEONATOS O VOLEI CHEGA A FINAL...... EM TODAS AS CATEGORIAS...ESSE ANO SO NAO DEU PRA GANHAR, ALIAS NAO SE GANHA TUDO SEMPRE, QUEM VEM GANHANDO TUDO NOS ULTIMOS ANOS..... MAS NAO,, ESQUECE FACIL E QUANDO ACONTECE ALGO COMO UM VICE E SO PAULADA...... VAMOS REPENSAR E O FUTEBL NOSSO CADE AS VITORIAS,,, SUB,,,, JUVENIL INFANTIL ADULTO, OLIMPIADAS,,,,, OPSSS É QUE NAO SE GANHA DINHEIRO NESTES CASOS.....

  8. SABINO BH

    29/08/2011 22:52:20

    Vencer, vencer, vencer, assim deve ser na nossa vida. Infelizmente, no esporte principalmente em competições de alto nível não é sempre assim. Acostumamos comemorar títulos seguidos do nosso vôlei e como torcedores construímos a imagem de invencíveis o que não é REAL. Quem poderia imaginar países como Índia, Irã ganhar um set se quer do Brasil? Vice campeão mundial juvenil feminino é pouco? Vice campeão Grand Prix com apenas uma derrota é menosprezível? Quinto lugar mundial juvenil masculino onde o campeão realmente era superior (Rússia). Brasil está de parabéns e o vôlei mundial também....!

  9. José Bôsco

    29/08/2011 21:39:55

    É fácil falar mas quem está em quadra é que sabe a verdade de enfrentar uma final. Sabemos que as meninas tem potencial para ganhar de qualquer time do mundo, mas o que falta é trabalhar o emocional para não amarelar na hora H. Preparem-se pois a copa do mundo e londres vem aí!!!!

  10. Mauro Mendes

    29/08/2011 21:35:44

    A situação mais preocupante é a de nossos times infanto que obtiveram classificações muito abaixo do que se esperava deles,a seleção fem ficou em 6º lugar e a masc em 9º , o que é pior,repetindo a anterior que tinha sido a pior de todos os campeonatos da categoria.E vemos surgir novas forças tb nas categorias menores, a Sérvia com o título da sel infanto e o 3º da juvenil deve tirar da Argentina(5º/2º ,nas mesmas categorias) o 1º lugar do ranking masc menores, e juntamente com a Rússia(1º juv masc) formam 3 futuras forças.No fem juv temos a Alemanha,campeã em 2009,a Itália agora em 2011,tirando a hegemonia brasileira(2001/03/05/07) e a Turquia,campeã infanto 2011,quebrando a hegemonia China/Brasil,todas obtendo seu 1º título nas respectivas categorias, o que indica novas forças no cenário do volei mundial.Ainda bem que tivemos 4 gerações vitoriosas consecutivas no volei juv fem,o que nos da uma continuidade de ta lentos a surgir ainda por algum tempo.O masculino nos preocupa mais.

  11. Mauro Mendes

    29/08/2011 20:57:18

    A Dani Lins jogou tão mal assim,conforme sua visão, e foi eleita a melhor levantadora do campeonato,imagine o que jogaram as outras levantadoras???

  12. Luís

    29/08/2011 20:24:16

    Certamente muitos aqui estão mal acostumados com o primeiro lugar. De certo, foram sempre os primeiros na escola, nos campeonatos que disputaram e, portanto, conhecem bem a formula do sucesso ( do 1º lugar). Ser segundo ou terceiro, ou quarto, será sempre uma vergonha.... Eu, que sempre me esforcei para estar entre os primeiros e quase sempre consegui, embora nem sempre tenha sido o primeiro, sei o quanto é dificil alcançar, quiçá manter o topo durante muito tempo. Parabéns, meninas, continuem trabalhando duro, com humildade, que resultados melhores virão, assim como outros tropeços, infelizmente. Faz parte do processo evolutivo. Eu também fiquei chateado na hora, mas o segundo lugar não é pra qualquer um. Aos críticos ferrenhos da CBV, dos jogadores e técnicos em geral, ajudaria se, ao invés da crítica pura e simples, trouxessem junto uma solução ou a fórmula para o sucesso (ou do 1º lugar dependendo do ponto de vista). Com certeza seriam melhor aproveitados.

  13. rodrigo

    29/08/2011 20:11:41

    VAMOS CHAMAR O 'MESTRE DOS MAGOS". TALVEZ ELE RESOLVA TANTOS PROBLEMAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!....................................

  14. rodrigo

    29/08/2011 20:07:16

    olha cara. eu adoro a Mari e a Paula. Mas tenho que concordar que contusões demais é sinal de "mudanças", renovações e garantia de um time com qualidade. Não precisa ser sempre o campeão, mas pelo menos "ESTÁVEL"

  15. amaury couri

    29/08/2011 20:06:44

    Como somos mal agradecidos. Nunca se ganhou tanto em um esporte, aqui no Brasil, como ganhamos no volei, tanto na quadra quanto na areia. O trabalho feito é maravilhoso e, é normal que nem tôdas gerações sejam campeãs . As colocações, considerando-se as renovações feitas, continuam muito boas. Ou achavam que iriamos ganhar o resto da vida? Vejam o momento do futebol, onde houve um hiato de gerações com poucos jogadores de ponta. Para nós brasileiros, só serve primeiro lugar. Estamos sendo injustos com Bernadinho e José Roberto, dois dos melhores técnicos do mundo. Acredito que êles proprios saberão a hora de entregar o bastão para outros treinadores. Apontem no mundo, em que esporte um treinador conseguiu o que estes dois conseguiram. Com certeza, a maioria dos esportistas brasileiros estão satisfeitos com os resultados do volei nos ultimos dez anos. Lembrem-se, que categorias de base, tem como finalidade principal, aprimorar os jogadores e não só ganhar titulos.

  16. Eccles Timitri

    29/08/2011 19:11:03

    As derrotas em certo sentido vieram em 'boa hora'. Prova que ainda existem ajustes a serem feitos e o melhor momento para isso acontecer é agora. Também mostra que não somos invencíveis (prova esta para os próprios atletas), que para ganhar é necessário ralar mais. Ano que vem é Olimpíadas. Se tivermos de escolher entre perder agora ou perder 'mais tarde' é preferível que seja agora.Nós temos uma ótima seleção tanto no masculino, quanto no feminino. E se estas seleções não fossem boas o suficiente nem chegariam as finais. Vamos esperar e dar a chance a todos.

  17. Jonas

    29/08/2011 19:10:05

    O Brasil do volêi já era! Agora quem manda é a Rússia que voltou aos tempos da antiga URSS em que ganhava tudo de todos. As seleções masculina e feminina tem tido verdadeiras panes em finais. É uma lástima!

  18. Liz

    29/08/2011 18:06:46

    Na minha opinião, muitas pessoas falam sem olhar para os jogos .... Raphael e Marlon tocou em amistosos pior do que Bruno ....e Bruno em Itália tem sido mais apreciado por Raphael em 45 dias.Para mim, só falta objetividade.

  19. weny leal

    29/08/2011 17:54:47

    Olha, acho que Bernado precisa de uma mudança na seleção. Raphael é otimo levantador ,merece uma chance...Ele e Marlon na seleção. Bruno é como Dani lins, so joga com passe na mão e olhe la...

  20. meire

    29/08/2011 17:29:16

    Por favor Bernadinho, dê oportunidade para o Rafael jogar e mostrar o trabalho dele!!

  21. Augusto Vitali

    29/08/2011 17:27:43

    Ano passado o presidente da FIVB falou que alguém teria que fazer alguma coisa para que o Brasil parasse de ganhar tudo se não o Voley começaria a perder o interesse. Claro que ele disse isso brincando e sinceramente não vejo nenhuma conspiração contra o Brasil, ams parece que os outros países resolveram se esforçar mais. Além do que estamos passando por um período de renovações onde alguns novos ainda não são tão experientes (Vizoto, Lucão, Natália, Garay) e outros experientes, já não são tão novos (Giba, Dante, Gustavo, Serginho, Paula, Mari, Fabizinha, Fabizona). Temos tido performances fantástics nestes 10 anos mascada vez mais teremos que nos esforçar mais pois os adversários sempre querem nos vencer. Nós somos o time a ser batido. Aí a responsabilidade aumenta e os menos experientes sofrem, e a exigência também aumenta e os experientes também sofrem. Como diz o Bernardinho ( e o José Roberto não nega), trabalhar duro e treinar mais do que os outros. Ou sucumbir como Cuba.

  22. roberto

    29/08/2011 16:27:12

    creio que esta na hora do presidente fazer uma reformulacao em alguns setores administrativos no comando das selecoes.Paulo marcio esta a muito tempo na coordenacao, seus conceitos ja estao superados, elcio nunam vai fazer bodas de ouro na cordenacao das categorias de base, e os tecnicos entao, percy, luiz omar, rizola, marquinhos...esta na hora de reformulacao, profissionais com ideias novas, pois os tempos sao outtros...mudancas ja sr. presidente...

  23. Vic

    29/08/2011 15:51:40

    Priorizando ou não o GP, a atual campeã mundial ficou em 4º. Como vc mesmo disse no outro post, desfalques o Brasil também teve e chegou a final. Portanto, não acho que os outros times estão tão melhores que nós.O que eu não aguento é ler as bobagens de quem escreve aqui coisas, como críticas à Garay. A menina encarou as russas como se as conhecesse e não afinou em momento algum. E tem os entendidos que diz que ela é jogadora de clube. Faça-me o favor!

  24. Ricardo

    29/08/2011 15:26:24

    Meu caro,você esqueceu dos jogos militares.9.200 pessoas estavam no Maracanazinho pra assistir a Final e ver a vitória do Brasil sobre a China.

  25. Cristovão

    29/08/2011 15:05:39

    ´Tudo bem, pode ser coincidência, mas tantos resultados ruins siginficam sim que o modelo da CBV está ficando para trás, ultrapassado, os trabalhos feitos este ano com o voleibol nao deram os resultados esperados.Uma Confederação que não perbebe os problemas que os clubes estão enfrentando nas bases, com a falta de apoio e patrocínio, faz alguns anos, só iria mesmo desembocar nisso: um ano para se esquecer do voleibol bras, pelo menos até agora.Será que não vão vir mudanças nessa estrutura? Até agora não vi nada acontecer, tudo e todos continuma da mesma forma. Vão esperar o quê? O voleibol baixar a qualidade de vez??

  26. FLORIPA

    29/08/2011 14:42:17

    Mais uma vez a Dani Lins foi mau demais, Amarelou, Pipocou, não tem personalidade pra ser jogadora de Seleçao !Concerteza o povo de Araçatuba vai pedir Ricardinho na Seleçao Feminina de volei !

  27. Junior Duarte

    29/08/2011 14:09:25

    Eita o povo terrivel daqui.O Brasil esta no topo ainda.

  28. givanildo

    29/08/2011 13:50:09

    É EVIDENTE QUE O VOLEI BRASILEIRO ESTA EM CRISE POR CONTA DESSES TECNICOS QUE NÃO SABEM DA HORA DE PEDIR DEMISSSÃO GOSTAM DE COMER MOLE GANHAR GRANA ALTA SEM MERECER, SELEÇÃO INFANTO E JUVENIL TA EM CRISE AGORA A SELEÇÃO ADULTA SEJA NO MASCULINO OU FEMININO, UM PRESIDENTE DA CBV QUE NÃO ENTENDE NADA DE VOLEI ONDE QUEM MANDA SÃO OS TÉCNICOS A CRISE HOJE QUE PASSA O BASKETE O VOLEI VAI PASSAR TAMBEM SE NÃO HOUVER UMA MUDANÇA RADICAL NAS SELEÇÕES MASCULINA E FEMININA, FORA ARY GRAÇA, BERNADINHO E ZÉ MANÉ. QDO ZÉ ROBERTO PODIA TER POSTO AS RESERVAS CONTRA S RUSSAS PRA JOGAR PRA DA UM DESCANÇO AS TITULARES ELE NÃO O FEZ, O TECNICO AMERICANO ALÉM DE INTELIGENTE TINHA UM TIME FORTE QUE SACAVA BEM MELHOR QUE A NOSSA SELEÇÃO MASCULINA ZÉ ROBERTO TAVA SEM BANCO MEMSO ASSIM ELE INSISTIU EM NÃO POUPAR AS TITULARES ENTREGOU O JOGO ERA PREFERIVEL PEGAR AS SERVIAS NA FINAL DOQ AS AMERICANAS ,UM TECNICO QUE NÃO É OUSADO ZRG GARANTO QUE SE ELE FICAR A FRANTE DA SELEÇÃO ELE VAI CONVOCAR A MARI E A PAULA PROS JOGOS OLIMPICOS DAE QUE ELAS DESSA VEZ FICAM EM LONDRES NUM AZILO PRA IDOSAS TODA ARREMBTADA POR LESOES.

  29. Cláudio Alves

    29/08/2011 13:12:47

    Até aonde acompanhei a seleção feminina do Brasil, esse time já havia disputado a Copa Pan America e o Torneio Internacional. Havia vencido as 2 competições. Td bem que não foram grandes competições mas, o Brasil venceu e isso foi muito positivo. No Grand Prix, vi resurgirem em grande estilo Thaísa e Fabiana, vi a Fernanda Garay despontando e mostrando sua força, vi uma Dani mais equilibrada e melhor em guadra e tb uma Sheilla cada vez melhor. Acredito que logo logo, essa fase horrível de contusões e machucados de Mari e Paula, vai passar e segurá-las, vai ser muito complicado. Enfim, o Brasil ter perdido o 1º grande torneio do ano, não diminuem, pelo menos para, os resultados conquistados até então...

  30. rodrigo

    29/08/2011 11:12:16

    concordo com você, é bom ganhar, mas as seleções brasileiras estão muito na "zona de conforto", precisam EVOLUIR e deixar as vaidades de lado. Todos os componentes, não só os (as) atletas. E acho também que muitos atletas presicam ser renovados. Não dá pra ter seleções com atletas inconstantes o tempo todo principalmente na parte física.

  31. Junior

    29/08/2011 10:50:44

    Não reduza o vôlei brasileiro ao vôlei de quadra, pois o de praia está dando show!!!

  32. Fabi

    29/08/2011 10:28:30

    Nós não fazemos o drama usual ... você não pode sempre terminar em primeiro lugar!Bernardinho deve testar levantando novos .. estes são Rapha e Marlon (que jogou o amistoso mal)? ... ... é muito melhor Bruno! Que maçada sempre falar a platitudes habituais.

  33. anderson

    29/08/2011 10:00:13

    nossa que drama que vcs fazem, nao e sempre que vamos ganhar e depois chega ser chato ver o brasil ganhar todos os anos, tanto no feminino como no masculino e nao acho bom para o voleibol ter sempre os mesmo vencedores.sou a favor de haver novas mundanças e tb acho que temos que testar outros levantadores(a) na seleçoes, pois os atuais nao estap correspondendo e infelzmente eq. bernandinho for tecnico do masculino o bruninho estara la, so quero ver qd ele sair ai vamos ver realmente se ele e bom para ser convocado...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso