Blog do Bruno Voloch

Derrota deve servir de lição para a seleção feminina encarar a realidade

Bruno Voloch

A seleção feminina ficou novamente com a medalha de prata no Grand Prix. Assim como em 2010, o título acbou nas mãos dos Estados Unidos.

Mas tudo indicava que o Brasil conquistaria o campeonato, até porque a seleção estava invicta jogando bem e motivada. Mesmo sem Mari e Paula Pequeno, a seleção conseguiu manter o nível com  Fernanda Garay e Natália. As duas não comprometeram.

É preciso porém ter cuidado ao analisar a campanha da seleção e não criar falsas expectativas.

O nível técnico do Grand Prix foi de fraco para regular, várias seleções pouparam jogadoras consideradas titulares, outras atletas ficaram de fora por causa de contusões e Itália e Estados Unidos mudaram suas relações a cada etapa da competição.

Itália e Estados Unidos só jogaram completos na última fase da competição. A Rússia não teve Sokolova e Kosheleva e o treinador Vladimir Kuzyutin deixou claro que o Grand Prix nunca foi prioridade. A própria seleção brasileira perdeu Mari e Paula na reta decisiva.

A Sérvia talvez tenha sido a grande surpresa do torneio. Medalha de bronze, a Sérvia teve em Jovana Brakocevic sua estrela principal e uma das jogadoras mais efetivas do Grand Prix.

Fora isso, Japão e China decepcionaram, a Tailândia mostrou alguma evolução e as demais seleções foram apenas coadjuvantes.

Baseado nesse panorama, apenas Brasil, Estados Unidos e como boa vontade, Itália e Rússia,  poderiam conquistar o título. Os Estados Unidos levaram. Preocupante passa a ser perder novamente para as norte-americanas numa decisão e curiosamente, ficar sem Mari e Paula de novo nos jogos finais.

Diante dessa situação precária de alguns adversários, ganhar o Grand Prix para muitos era obrigação. Não ganhamos. O título estava nas mãos, ainda mais que dois dias antes, tinhamos feito 3 a 1 nos Estados Unidos e dizem, com autoridade.

A seleção brasileira entrou em quadra para a decisão sem a concentração necessária e talvez com olhar de soberba. Não acredito em salto alto, mas a invencibilidade e a vitória em cima da Rússia, desfalcada, com terceiro set brilhante, podem ter mexido com a autoestima das brasileiras.

De qualquer maneira serve como aprendizado. Ninguém ganha nada de véspera.

 

 

 

 

  1. Rafael

    05/09/2011 09:57:06

    Os fãs da sheilla precisam PARAR de colocar a culpa na Dani Lins pelo PÉSSIMO rendimento da oposta da seleção!!!!!!!Dani não tem culpa de dona sheilla estar passando por problemas extra-quadra...NÃO é a Dani que expôs e continua expondo sua vida afetiva e emocional pelo twitter e facebook pra todo mundo ver e comentar... A sheilla fez uma escolha. Ela que aguente o rojão agora. Eu só lamento pela seleção. Cadê a união do grupo? Cadê o sangue nos olhos? desse jeito..adeus ouro olímpico...Esse tipo de jogadora tem que levar uma boa chamada da comissão técnica! Se preocupar c a CARREIRA dela e c nada mais...

  2. CARLOS GUSTAVO SOARES DA SILVA

    02/09/2011 10:30:29

    Quando liguei a televisão no dia 28/08/2011, não acreditei no que ví, público do voleibol nossa seleção e bem mas nova que essa dos usa, dani lins , fernanda garay,natália zilio nunca foram as olimpíadas, esse grupo da seleção americana e muito experiente, fora o que elas já jogaram juntas, algumas das nossas jogadoras e debutantes caso de tandara,o Brasil conquistou uma medalha, para mim foi o suficiente,CHINA, JAPÃO,RÚSSIA, ITÁLIA, que ficaram de fora, Brasil corrigir os erros que levou a derrota e pensar, em vitórias, esse grupo no passado com outras jogadoras já venceu barreiras muito maiores.

  3. Simals

    01/09/2011 21:43:20

    Bom como havia escrito, tudo tinha para ser campeão neste ano e ganhar na hora que tem que ganhar mesmo.Mas isto faz parte, tá muito bom ainda, melhor do que ficar lá atras ou seja caindo na tabela dos lideres.Parabéns de qualquer forma a todos da seleção tanto feminina como masculina.

  4. Gilberto

    01/09/2011 20:40:51

    Será que dá para ser competente, burro e teimoso ao mesmo tempo? Dá!Zé Roberto e Bernardinho são prova disso... Insistir em levantadores medianos compromete todo o trabalho técnico, que leva tempo para ser alcançado. O técnico americano deu um baile tático no masculino e no feminino contra o Brasil. Fica muito fácil marcar o poderoso ataque brasileiro quando se tem levantadores limitados tecnicamente, taticamente e intelectualmente... Dizer que o feminino estará completo com a presença de Paula Pequeno e Mari parece piada tendo também a Sassá no elenco... Seleção, Srs. Zé Roberto e Bernardinho, não seria como o próprio nome já diz, selecionar ente vários, os MELHORES, e não os da PANELA! A continuar deste jeito, logo logo perderemos esse 1º lugar no ranking...

  5. magno

    01/09/2011 20:09:25

    - A Jaqueline tem vaga no time, faz parte dos nossos planos. Ela precisava de um tempo para se recuperar. Não é porque ela ficou fora que vai sair dos planos. Mas acho que ela já superou. Ela está recuperando a forma – afirmou o treinador sobre a ponteira do Osasco, que ficou fora da equipe após engravidar e, em seguida, perder o bebê.HOOKER NO OSASCO ,AGORA ESTA COM UM TIME QUE SIM PODE BATER DE FRENTE COM O RIO DE IGUAL PRA IGUAL.COM UMA BOA LINHA DE PASSE,É LOGICO O RIO NAO TEM ESSA LINHA DE PASSE,SO COM A A FABIZINHA,RIO TEM BOA POTENCIA NO ATAQUE MAS PECA NO PASSE E NO FUNDO DE QUADRA GOOOOOOOOOOO SOLLYS/OSASCO E VOLEI FUTURO

  6. MeninoBionico

    01/09/2011 20:07:39

    o problema do Japão é o tecnico!Ele troca todo ano o seu time.Saori (1.85), que era a ultima e menorzinha, ficou sozinha....Ele conseguiu expulsar Kurihara (1.87cm), Ono (1.86), Ai Otomo (1,84) e fica com um monte de tampinhas, que nem são umas Takahashi da vida....

  7. MeninoBionico

    01/09/2011 20:04:47

    sim, os outros países ouviram essa declaração do Ary Graça e resolveram fazer algo de diferente, enquanto o ZRG fica nos seus bons drink!

  8. MeninoBionico

    01/09/2011 19:59:26

    bem , sobre a PP4, todo mundo sabe que ela joga em alto nível desde os 15 anos, quando ela ponteira dos leites Nestlé no século passado!!!!!então, a questão não é er velha, mas ter um corpo que é exigido ao máximo sempre!o Grand Prix é desgastante para atletas de alto nível que vivem de explosão o tempo todo.

  9. marcelo

    01/09/2011 19:16:09

    Enfim, uma luz no fim do tunel...parabéns, um comentário sábio, de alguém que sabe da luta do zé e das meninas de ouro do Brasil.

  10. magno

    01/09/2011 14:42:16

    enquanto tiver esses levantadores que jogam bem durante o torneio e chega na final que temque mostrar que joga bem pipoca na horas, no brasil so esta carente nesta posição tanto no masculino e no feminino de levantador(A) QUE ISSO E AINDA MAIS UM BOM BANCO E ALGUNS QUE DETESTAM A JAQUELINE FIQUEIM CIENTES QUE ELA ESTARA DE VOLTA ASSIM DISSE O ZRG . valeu bruno voloch

  11. REOL

    01/09/2011 10:59:28

    O BRASILEIRO DÁ VALOR SIM A MEDALHA DE PRATA COMO A SELEÇÃO B CONDEGUIU NA COPA YELTSIN,,,,,O QUE NÃO PODEMOS ADMITIR É JOGADORAS QUEBRADAS SAIR NA HORA FINAL DE UM CAOMPEONATO E JOGAR A BATATA QUENTE NA MÃO DE QUEM NÃO ESTAVA PREPARADA PSICOLOGICAMENTE PARA JOGAR UMA FINAL.......O BRASIL FOI DECLARADO PARA JOGAR NO GRUPO DA MORTE E AS BRILHANTES PAULA PQ E MARI QUE ESTAVAM AFINADAS EM SAQUAREMA DISPUTANDO TITULAR DE PONTEIRAS PASSADORAS LESIONARAM-SE MAIS UMA VEZ........AÍ TUDO ENTROU PELO RALO............POR QUE NÃO SE AGE COM MAIS CONCIÊNCIA E DEIXA QUEM TEM SAÚDE SAIR DO BRASIL COMO TITULAR.É A 2a VEZ QUE ISSO ACONTECE.........VAMOS INSISTIR NESSAS JOGADORAS QUE SE DIZEM E BRIGAM PARA SER TITULARES? AÍ VAI O RECADO,,,,,,,,,DOA EM QUEM DOER.......

  12. Paulo Henrique Gadelha

    01/09/2011 02:13:56

    RETIFICAÇÃO:O Brasil perdeu de 3X2 para os Estados Unidos na fase final do Grand Prix 2010 e não de 3X0.

  13. Paulo Henrique Gadelha

    31/08/2011 19:54:46

    Olá, prezado David.O Brasil perdeu sim para os Estados Unidos na fase final do Grand Prix de 2010.Na edição do ano passado, a fase final, realizada em Ningbo, na China, foi disputada em pontos corridos, na qual todas as seis seleções se enfrentaram.Na ocasião, o Brasil enfrentou, respectivamente, Japão (perdeu de 3X2); Polônia (ganhou de 3X0; Mari foi contundida); Estados Unidos (perdeu de 3X0; Paula Pequeno foi contundida); Itália (ganhou de 3X0); e China (ganhou de 3X0).Eu até lembro do último ponto da derrota do Brasil para os Estados Unidos: Sheilla foi bloqueada.Abraços!

  14. ////

    31/08/2011 13:19:56

    Essa história da seleção feminina do Brasil me lembrou da Caroline Wozniacki, tenista que é a nº 1 do mundo, mas é sempre criticada por chegar a essa posição sem ganhar nenhum Grand Slam (torneios mais importantes no tênis). Ela é a nº 1 do ranking mundial por ter sido a tenista mais regular no circuito, a que teve mais sequencia de vitórias, mas quando chega nos Grand Slams, acaba falhando. E estou vendo o mesmo com as meninas do Brasil, que apesar de estar sempre no pódio e ganhando vários jogos, as pessoas só lembram das derrotas. Quando vencem algum jogo, é só elogios, mas quando perdem uma final, só ficam falando mal e criticam duramente a seleção. É bom lembrar que o time ainda está em processo de evolução, e como em 2007, onde a seleção feminina teve um ano ruim, no ano seguinte conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olimpicos. Ou seja, nem tudo isso está sendo um fracasso, mas sim, como diz o Bruno Voloch, é uma lição que as meninas vão levar para os próximos campeonatos e quem sabe para os Jogos Olimpicos de 2012.

  15. WILSON

    31/08/2011 13:00:51

    É impressionante como nosso país não dá valor a vice campeonato, na década de 80 o Brasil no volley feminino era saco de pancadas em praticamente todos os torneios, hoje disputamos quase todas as finais de torneios, somos campeões olimpicos e ninguém perdoa, só sabe criticar. Torço muito para que a ponteira número do 1 país se recupere (MARI) com ela sim somos campeões, ela é fria, uma das melhores ponteiras do mundo e acredito que uma pessoa incrível, soube em todos estes anos receber as criticas e continuar am alto nível mesmo para os que torcem contra ela. Fernanda Garay fez um ótimo campeonato mas na partida final que é o que vale ficou devendo, duvido que a se MARI tivesse jogado e recebido o tanto de bolas que a Fernanda recebeu se não tinhamos ganho esta final.

  16. Gustavo Hofer

    31/08/2011 12:50:07

    Realidade a muito tempo.Seleção feminina amarga derrotas pq ninguém enxerga a necessidade de renovação.Renovar 2-3 jogadoras num grupo de 18 que treina até a inscrição oficial de 12 jogadores é pífio.

  17. REOL

    31/08/2011 10:11:43

    EXATAMENTE ISSO AUREO,CONCORDO COM VC......A PAULA PQ,MARI,JAQUELINE SÃO JOGADORAS CHEIAS DE LESÕES......E VÃO FICANDO NA FINAL DAS COMPETIÇÕES..........POR QUE NÃO TREINAR E LEVAR PRI DAIROT,IVNA,TANDARA,E OS JOVENS TALENTOS?,,ATÉ A NATÁLIA ESTAMOS REZANDO PARA QUE FIQUE EM FORMA.........NÃO É QUESTÃO DE IDADE E SIM DE QUALIDADE DE SAÚDE...........ABRE OS OLHOS ZÉ..........VAMOS FICAR NOVAMENTE NO 20 ou 3o E PRECISAMOS IR PARA OLIMPÍADAS.............QTO A DANI LINS NA MINHA OPINIÃO MERECEU O TÍTULO DE MELHOR LEVANTADORA.........ÓTIMA PERFORMANCE.PARABENS A DANI,THAISA E A REVELAÇÃO BRASILEIRA........FÉ GARAY............

  18. Eder

    30/08/2011 22:58:57

    Perdoe-o Senhor pois ele não sabe o q fala... Meu caro o q acontece é que ninguem vira o melhor do mundo da noite pro dia, a própria Gamova conseguiu isso aos 30 anos de idade... São excelentes jogadoras que ainda precisam de experiencia internacional. Até a toda poderosa Gamova com toda a sua experiencia caiu diante da pressão de uma semifinal... o que dizer da Garay que disputou seu primeiro Grand Prix com a seleção principal?!

  19. Eder

    30/08/2011 22:51:09

    Meu senhor quanto drama...pra que levar tudo a ferro e fogo? é inacreditavel... o Brasil fez uma ótima campanha, é inicio de preparação para os jogos olimpicos do ano que vem e o Brasil jogou DESFALCADO DAS SUAS 3 PRINCIPAIS PONTEIRAS!! Faltou experiencia para a seleção por parte da Dani e da Garay e ritmo de jogo pra Natalia na final, mas não é por isso que devemos desmerecer todo o trabalho que foi feito durante todo o campeonato... è só recuperar Mari e com a Jaqueline em forma tbm a seleção vai estar "tinindo" para os próximos campeonatos!! O lado bom da história é que vimos uma Dani Lins mais segura do que de costume e vimos tbm FERNANDA GARAY jogar como gente grande, mas são jogadoras que ainda precisam de bagagem e isso só o tempo resolve...

  20. Denise Ângela Mateus

    30/08/2011 21:58:25

    como muitos fiquei frustrada,pela perda do título pelas meninas do Brasil, mas acho muita insensatez, chamarem a meninas de pipoqueiras e o zé roberto de zé mane,como vi em muitos comentários. Acho que pedir para o zé ser anti-ético e entregar o jogo como fez o masculino é um absurdo. Não se pode comparar o time masculino com o feminino, pois apesar da teimosia do bernardinho, temos times da superliga para fazermos no minímo uma três seleções, mas ele insiste com a velha panela por pura conveniência. Voltando para a questão da seleção feminina, todos sabem que o investimento e menor e não se revelam tantos talentos como o masculino, juntando se a isso com raríssimas exceções, temos times montados somente para o obter títulos, e um campeonato exaustivo elaborado por uma certa emissora de tv que detem os direitos de trasmissão, mas não trasmite, relegando a somente a sua parceira privada. Desta maneira não cabe ao zé muita alternativa a não ser levar as meninas de sempre.

  21. Gustavo Chaves

    30/08/2011 21:43:30

    Vários fatores colaboraram para esse resultado. Mais ainda me impressiona a falta de qualidade técnica, precisão e incapacidade de jogar de Dani Lins. As olimpiadas de 2008 foi uma conquista do grupo, mas principalmente de fofão. As atletas aprenderam a jogar com um bloqueio desajustado pela velocidade, criatividade e precisão do levantamentos de fofão. sOMA-SE A ISSO A INEXPERIENCIA de Nathalia e Garay que insistiam em atacar para a diagonal quando era a BERG que estava na rede, cometeram erros infantis, que um bom time juvenil não comete. Não tiveram eficiencia no saque, no ataque, no bloqueio e queriam ganhar dos USA? COMO? Tudo bem que as americanas jogaram bem, mas estão longe de terem sido extraordinárias, põe essas atletas para assistirem as grandes decisões da década de 90, quando dava gosto ver a raça de FU, a potencia de HILMA, a frieza de MOSER, a criatividade sem limite de VENTURINE. Tinhamos à época uma atacante de meio com menos de 1,80 (IDA) que possuia raça e inteligencia, assim como velocidade de ataque. ESTá MAIS DO QUE NA HORA dessas garotas aprenderem que em partida final não se chora THAISA, não se entre sem agressividade, não se erra saque simples FABIANA, e que não faz sentido jogar com bolas altas quando se tem passe, função que GARAY exerceu com maestria.

  22. orozimbo simoes fontes junior

    30/08/2011 21:32:22

    Não achei oportuno seu comentário, dizia mesmo foi infeliz. Brasil, Russia, Estados Unidos sempre serão favoritos em qualquer circunstância, as outras meras coadjuvantes.Fomos infeliz ao entrar em quadra sem ter esquecido a vit´rioa sobre a eterna rival Russia na vépera, mas faz parte do ser humano e por pior ou melhor que somos não conseguimos digerir uma vitória ou derrota sem tristeza ou empolgamento s a seleção não consegui se desfazer do empolgamento, enquanto que as americans souberam lidar, mas foi um final feliz, não deixamos o pódio a quanto tempo?O pódio só o é com a medalha de ouro no pescoço?rsrsrsrsrsr, para quem penas assim.Parabéns MENINAS.

  23. Robert

    30/08/2011 21:12:12

    Gente... a seleção feminina tá ficando letrada.... já já vão entrar pra academia brasileira de letras.... O Voloch e o ZRG falam que a derrota serve de aprendizagem... nossa, tão aprendendo muito... estão recebendo muitas lições... e licões de primeira categoria.. adoram perder na final... "pipoca"...

  24. Name

    30/08/2011 20:52:38

    Para mim a derrota do Brasil se deveu a 3 fatores: a comissão técnica não se preparou à altura para enfrentar os EUA (como se preparou para as russas) "esquecendo" que os 3 a 0 de sexta feira estava "entalado" na garganta de todas as americanas; cansaço físico e mental pois não é brincadeira treinar e disputar 13 jogos, mesmo que alguns times não tenham exigido muito do Brasil mas o nível de concentração exigiu e finalmente, a seleção feminina está precisando urgentemente ter um acompanhamento psicológico pois o nível de ansiedade é imenso a ponto de, em alguns momentos, nossas jogadoras se comportarem como se fossem um time de juvenis e não de profissionais gabaritadas. Acredito que para a primeira e segunda semanas da competição, em que nossas adversárias não exigiram tanto do Basil, o técnico deveria ter jogado com as reservas ou com um time misto, a fim de poupar o que ele considera time principal, deixando-as para as partidas finais e decisivas. Enquanto isso, esse time principal ficaria treinando para adquirir conjunto e não estaria tão desconcentrado e cansado, quanto estava na final.Sei que, agora, não encontramos desculpas para mais um insucesso do volei feminino e também do volei nacional, que neste 2011, está "colecionando" fracassos" contudo as falhas servem para redirecionar nossas metas e objetivos futuros. Vamos esperar que, daqui para a frente, esses insucessos possam transformar-se em vitórias, sorrisos e muitas comemorações. Prá frente, volei brasileiro!!!

  25. maquiaveio

    30/08/2011 17:45:54

    Estava revendo o jogo brasil e rússia, aquela delícia. e tirei algumas conclusões:A dani lins é uma excelente levantadora, assim como a fabíola.A fabi é libero pacarai.A natália precisa treinar passe até dormindo, para continuar sendo, como gostaria de ver, titular.tandara "tudo de bom", que oposta!a thaissa tem que ficar esperta com rebote de bloqueio, para ser a melhor meio de rede do mundo.Fabiana Claudino, firme , grande atacante, embora goste da carol gataz.Fernanda Garay tem técnica, entusiasmo, eficiência, que compensam de sobra a sua altura, assim como o Giba, com a diferença de que ela é nova.Sheila já foi mais brilhante, mas ainda é a melhor.Nossa superliga está formando excelentes jogadoras.TÁ FALTANDO UMA MÁRCIA FÚ. QUEM É A MARCIA FÚ DESSE TIME?Saudade da Jaqueline.OBS.O zé roberto tem que ficar esperto com os EUA, além de ter o hugh maccuteon tem o Kirally que deixa o jogo catimbado e força o Brasil ao descontrole, só que o Brasil não é o mesmo inseguro de de decadas passadas, só será se quiser.

  26. Rodrigo

    30/08/2011 17:01:34

    Dani Lins pipoca....me calou a boca o campeonato inteiro...pra pipocar na final200x a Fabíola...Fernanda Garay me calo a boca tb...pra pipocar tb...e não adianta reclamar dos meios se não tiveram um ritmo de jogo durante a partida inteira....se a confiança dos meios vem através de bloqueios e ataques...se não tava recebendo bolas lógico q iriam estar menos pilhadas...são as 2 melhores meios do mundo...pra ter uma levantadora q não tem a capacidade de fazer o óbvio mas que deu certo em todos os jogos...volta fofão...saudade de jogadas na seleção feminina..com bola na mão são todas iguais mas inteligencia...e audácia...só a fofão...fabíola tem só q não tem a mesma técnica...adianta nada..ter as melhores atacantes do mundo se tem uma levantadora meia bocaDani Lins lixo

  27. Bruno Almeida

    30/08/2011 14:22:45

    Pelo visto vc não deve ter visto a final olímpica de 2008. Se não tenha o que dizer, fica calado

  28. Gustavo

    30/08/2011 13:54:58

    Eu concordo que em jogos menos importantes as ponteiras titulares MAri e Paula deveriam ter sido poupadas, já que sabe-se que as mesmas não estão mais no auge da forma física.Todas as outras seleções fazem isso, vide Itália, USA, Rússia, não é demérito nenhum.Ainda mais para o Brasil, que tem outras ponteiras que podem suprir Fernanda e Natália mostraram isso,poque não deixar as duas jogando o campeonato em jogos menos importantes e na hora do vamos ver colocar as titulares? nada mais justo, todas iam ter chances de atuar.Acho que a comissão técnica falhou nisso.E na final também o time estava péssimo, porque não trocou as jogadoras?....as meios?...a levantadora?....era o ultimo jogo ja estava perdendo de 2x0, não tinha mais nada a perder.José Roberto Guimarães falhou nisso.Abraços

  29. Eduardo

    30/08/2011 13:35:04

    Olha falar dizer que a Mari e a Paula não tem condições de jogar em alto nivel ou é brincadeira, ou voce não entende nada de volei.Acredito que voce entende mais de volei do que a comissão tecnica do Brasil.Gosto muito da Paula como pessoa e jogadora e é verdade que o voleibol dela já não é o mesmo de antes,porém ainda joga muito.Agora falar mal da Mari que ficou bastante tempo sem jogar,privando de exercicios como saltar que é difícil quando se pára por muito tempo voltar a saltar da mesma forma com a mesma força "nossa como voce entende de volei".Detalhe quando a Mari se lesionou no grand prix de 2010 ela era a maior pontuadora do brasil naquele jogo olha que era contra a Polônia.Na verdade vocês que costumam julgar a seleção e o tecnico não são torcedores do Brasil,são somente especuladores de opniões embalistas de outros meros desintendidos de uma opnião construtiva,somente são capazes de serem torcedores na hora da alegria,pois, quando vem a dificuldade logo se assemelham aos zombadores e caluniadores de esportes.O Brasil tem sim um grande time,pois, o grupo é forte e bom.Hoje o que falta é um entrosamento com as levantadoras as nossas atacantes e outra coisa tem muito time bom tb que pode sim em um jogo acirrado ganhar do Brasil.Gente jogo é jogo não se tem favoritos na teoria e na prática,nem sempre o melhor time ganhar,mas o que tiver mais focado e determinado leva.Quem não gostou da milha opnião pode responder estarei aguardando.

  30. eduardo

    30/08/2011 13:24:07

    será que no brasil não temos ponteiras com mais de 1,85m e ÓTIMAS DE PASSE E SAQUE?????????????????????????a fabi, já era. não passa segurança. vamos dar uma chance pra camila brait

  31. eduardo_mg

    30/08/2011 13:17:22

    o titulo ficou em boas maos. os eua jogaram muito e mereceram a vitoria.quanto ao brasil, uma ponteira irregular como a natalia nao merece ser titular. ela erra muito e seus passes sao desastrosos. é ponto para o adversario na certa. ela funcionaria mto melhor se fosse oposta, ja que a sheilla nao apresentou efetividade.compare os saques das ponteiras americanas com os saques das ponteiras brasileiras... vergonhoso não é mesmosou brasileiro e vou continuar a torcer SEMPRE. minha critica é meramente construtiva

  32. Thiago

    30/08/2011 12:47:16

    Assisti o jogo por um canal da tv à cabo. Apesar de não concordar muito com o comentarista, ele mesmo disse que a Dani Lins não estava fazendo um bom jogo. Gente, na minha opinião, a Dani não cometeu erros de levantamento, mas não fez uma boa distribuição. O passe não estava um desastre como muitos falam, então a culpa realmente é da distribuição de jogadas. Uma coisa que eu aprendi com esse técnico americano desde que ele comandava a seleção masculina é que, ele pode perder o jogo de ida, mas na volta ele já está preparado para o embate, com todos os dados necessários. Não adianta ter uma comissão técnica se não estudar bastante. Faltou esse comprometimento tático ao Zé e personalidade à Dani Lins. Outra coisa, é muito difícil uma levantadora reserva, fora de ritmo, entrar e definir uma partida. Tivemos vários jogos teoricamente fáceis onde poderíamos testar a Fabiola, e dar descanso à algumas jogadoras titulares e colocar as reservas em ritmo, mas por uma opção técnica o Zé preferiu manter as titulares. Deu no que deu. O EUA tem uma tradição de aplicar muita disciplina tática em seus esportes, com excessão do basquete, onde os talentos individuais falam mais alto. A seleção feminina de volei porém, aposta muito em seus talentos individuais. Contra os EUA isso dificilmente funciona.

  33. David

    30/08/2011 12:35:00

    Mas Bruno, o Brasil não perdeu para os Estados Unidos na edição do ano passado, que eu saiba a unica derrota do Brasil em 2010 foi contra o Japão e como o sistema de pontuação era diferente os Estados Unidos ficaram com o ouro, não tinha jogo de final, então acho que um pouco de pesquisa não faria mal quando vc for fazer alguma critica. Concordo que o Brasil entrou muito na soberba, mas ficou uma excelente lição pras meninas, cabe a nós torcer por que temos o melhor dos times e os Estaods Unidos já perdeu diversas vezes para nossa seleção. Tambem é fácil depois da derrota os tecnicos dizerem que o GranPrix não era prioridade, tenho certeza de que o Russo diria a mesma coisa caso tivesse perdido o mundial. Faça-me o favor viu.

  34. silvia

    30/08/2011 12:08:09

    Lamentável a derrota da seleção no GRAND PRIX, quando será que o José Roberto vai perceber que Dani Lins, não é, nunca foi e nunca será levantadora com nível para seleção, é só chegar nas finais e ela treme na base. Até sua reserva direta, Fabíola, joga muito melhor que ela......... Caramba!!!!!!!!!!!!! vamos acordar comissão técnica, afinal o Brasil tem levantadoras muito melhores que as que estão na seleção no momento..................

  35. Alan

    30/08/2011 11:24:23

    Correção: as brasileiras foram ao Grand Prix....desculpem...

  36. Alan

    30/08/2011 11:23:18

    Acho que a arbitragem também está favorecendo as outras seleções, principalmente contra o Brasil. Fato que no 1º set a arbitragem prejudicou o Brasil, e muito! Pra mim achei que as brasileiras foram ao Brasil para ganhar da RUSSIA! e foi o que fizeram! Estou feliz de ter visto a cara da GAMOVA e as outras também! Ganhar da Russia é sempre bom, e, contra as americanas, sabemos que temos condições de vencê-las. Eu acredito, que não foi um bom dia! Podem me detonar aqui, estou satisfeito com a seleção. Poxa, Mari e Paula fizeram falta! E é até bom que isso aconteça antes da copa do mundo e olimpíadas para o ZRG ver que os outros técnicos estudam de mais a seleção, e, saber, que sempre é bom deixar mudar a estratégia do jogo. Eu acredito que Priscila Daroit seria uma boa surpresa que poderia ser testada agora no PAN de Guadajara! Abraço Bruno!

  37. alan

    30/08/2011 11:22:34

    Concordo com vc e acho que a arbitragem também está favorecendo as outras seleções, principalmente contra o Brasil. Fato que no 1º set a arbitragem prejudicou o Brasil, e muito! Pra mim achei que as brasileiras foram ao Brasil para ganhar da RUSSIA! e foi o que fizeram! Estou feliz de ter visto a cara da GAMOVA e as outras também! Ganhar da Russia é sempre bom, e, contra as americanas, sabemos que temos condições de vencê-las. Eu acredito, que não foi um bom dia! Podem me detonar aqui, estou satisfeito com a seleção. Poxa, Mari e Paula fizeram falta! E é até bom que isso aconteça antes da copa do mundo e olimpíadas para o ZRG ver que os outros técnicos estudam de mais a seleção, e, saber, que sempre é bom deixar mudar a estratégia do jogo. Eu acredito que Priscila Daroit seria uma boa surpresa que poderia ser testada agora no PAN de Guadajara! Abraço Bruno!

  38. Diogo

    30/08/2011 10:42:22

    Brasil jogou muito feio na final. Só jogada nas pontas, quase não utillizou o meio. O ponto forte do Brasil durante o campeonato foram as centrais... e a Dani Lins me chega numa final, e não utiliza o meio. As jogadas nas pontas estavam óbvias p/ todo mundo.

  39. Débora

    30/08/2011 10:31:48

    Quem viu todo o Grand Prix viu uma seleção fenomenal, com um enorme potencial de superação, que simplesmente não pode ser punida por um jogo ruim, o que acontece!E novamente, como a cada derrota, críticas ao Zé, as jogadoras e o papo chato sobre renovação... Na nossa seleção temos o que há de melhor, isso é fato, com um equilíbrio entre novatas e experientes...O que pecamos foi na insistência nas bolas de meio pq estavam funcionando, e simplesmente deixamos a nossa principal jogadora de molho. Sheilla recebeu pouquíssimas bolas pra uma oposta, e obviamente isso tirou sua confiança!Quanto a Mari, Paula e Jaque, digam o que quiserem, mas são fundamentais. A falta que Jaque faz no fundo de quadra é gritante e Mari quando 100% ataca como poucas. Se existe um problema de relacionamento na seleção com certeza a comissão está cuidando disso, além do mais, jogadoras que há tanto se mantém no topo merecem crédito e confiança no seu profissionalismo. Parabéns meninas pela excelente campanha!

  40. Débora

    30/08/2011 10:30:29

    Mais uma vez os leigos vêm cornetar: "pipoqueiras, amarelonas"... O povinho que só sabe criticar!Quem viu todo o Grand Prix viu uma seleção fenomenal, com um enorme potencial de superação, que simplesmente não pode ser punida por um jogo ruim, o que acontece!E novamente, como a cada derrota, críticas ao Zé, as jogadoras e o papo chato sobre renovação... Na nossa seleção temos o que há de melhor, isso é fato, com um equilíbrio entre novatas e experientes...O que pecamos foi na insistência nas bolas de meio pq estavam funcionando, e simplesmente deixamos a nossa principal jogadora de molho. Sheilla recebeu pouquíssimas bolas pra uma oposta, e obviamente isso tirou sua confiança!Quanto a Mari, Paula e Jaque, digam o que quiserem, mas são fundamentais. A falta que Jaque faz no fundo de quadra é gritante e Mari quando 100% ataca como poucas. Se existe um problema de relacionamento na seleção com certeza a comissão está cuidando disso, além do mais, jogadoras que há tanto se mantém no topo merecem crédito e confiança no seu profissionalismo. Parabéns meninas pela excelente campanha!

  41. Acme

    30/08/2011 10:25:06

    Sempre postei aqui comentários de forma equilibrada, tentando analisar de forma neutra o desempenho da seleção de vôlei e individualmente de atletas também.Vejo que neste fórum predominam postagens mais contundentes, seja de crítica ácida ou de apoio apaixonado.Eu tenho como meta apontar o meio termo entre essas duas visões. E não critico quem seja mais contundente, porque acho necessário que haja posições diferentes.Agora, parece que análises que não sejam contundentes estão sendo descartadas neste blog. Esta é uma teoria que será comprovada, ou não, dependendo do que o moderador vai decidir sobre esta postagem.

  42. Marcio

    30/08/2011 10:10:31

    Menos, gente, menos.O Brasil foi vice-campeão!Temos que aprender a comemorar o 2º, 3º e 4º lugar.Afinal, o Brasil ficou como 2º melhor time do MUNDO, e não do bairro.

  43. Vinicius Galvao

    30/08/2011 10:07:55

    Infelizmente estou triste com a nossa seleção feminina de volei. Ao contrário do masculino que perdeu para a Rússia, jogando tudo o que podia. As meninas, entraram com SOBERBA. Até a Thaisa disse que não tinha pra ninguém. VERGONHA MENINAS, vocês são as melhores do mundo, mas, tem que JOGAR!!!! só isso! Fica dando moral pros EUA, agora nas Olimpíadas, colocou os EUA definitivamente com moral pra derrotá-las. Perigo a vista!

  44. lleo

    30/08/2011 10:04:11

    Eu queria tando dizer isso: O BEM FEITO PELA DERROTA DESSAS JOGADORAS MASCARADAS E DESSE TECNICO ZÉ BAIRRISTA.

  45. Felipe

    30/08/2011 09:54:59

    Já passou da hora do Brasil começar a apostar em ponteiras mais altas, acima de 1,90m, no mínimo. Paula, Natália, Mari, Jaqueline, Garay e cia são boas atletas para jogos em que o passe funciona ou que o time adversário não tem boas qualidades técnicas. Além do mais, nossos bloqueios de ponta são muito baixos.

  46. Mozart Santos Sales de Aguiar

    30/08/2011 09:45:02

    Tudo na vida tem seu tempo certo e em algumas vezes deve ser reconhecido pelo protagonista, no caso, o treinador Jose Roberto Guimarães. Ninguem em sã consciencia trata uma atleta do nivel da Thaisa e a faz voltar a quadra chorando e que tenham certeza deve ter mexido com a cabeça de algumas atletas senão todas. Portanto, amigos, é tempo de pensar no técnico. Não quero desmerecer seu nivel tecnico, como já foi demonstrado em todos esses anos mas, tudo tem seu tempo.

  47. g. e. vale

    30/08/2011 09:26:48

    CALMA GENTE, AGORA NADA PRESTA. ACONTECE QUE ELES SABEM QUE A CHANCE DO BRASIL CHEGAR A FINAL É DE 80 % PORISSO É O TIME MAIS ESTUDADO.O BRASIL TEM QUE PARAR DE QUERER GANHAR TODOS JOGOS. O QUE IMPORTA É A FINAL . EM 2010 OS EUA PERDEU 2 JOGOS NA FASE DE CLASSIFICAÇÃO ESTE ANO TAMBEM, ELES FOCARAM MAIS NA FINAL SENDO QUE AS SUAS PRINCIPAIS JOGADORAS TEM ACIMA DE 30 ANOS: BOWN DE 33 ANOS, LOGAN TOM DE 30 ANOS, DANIELLE SCOTT DE DE 38 ANOS E LINDSEY BERG DE 30 ANOS. E ESTÃO CHAMANDO PAULA PEQUENO DE VOVO COM APENAS 29 ANOS. ESQUECEMOS ATÉ QUE SOMOS CAMPEÕES OLIMPICO, COISA QUE NEM A RUSSIA OS EUA A ITALIA NÁO SÃO. ESTAMOS PENANDO AINDA UM POUCO POR NÃO TERMOS UMA LEVANTADORA EXPERIENTE, QUE SABE SAIR DE FERROLHO MONTADO. VAMOS JUNTAR TUDO , CORRIGIR PARA SERMOS BI CAMPEÃO OLIMPICO.

  48. zaul

    30/08/2011 09:24:37

    bom dia Bruno sou leitor assiduo do teu blog e admiro as tuas análises bem equilibradas das nossas seleções de volei tanto a feminina como tb a masculina.E assim como vc vê a participaçãõ das meninas no ultimo g.prix.Tambem não creio em salto alto como é comum no futebol, mas houve uma certa desconcentração e umas séries de erros que foram fundamentais....e que realmente sirvam de lições (mais uma)...grande abço e obrigado Bruno

  49. voleifan

    30/08/2011 09:03:48

    se foi garay que levou 2 bloqs diretos e nao virou tantas bolas, e se dani nao distribuiu bem as bolas, elas mereceram perder sim, como um time. volei e' conjunto.

  50. voleifan

    30/08/2011 09:02:07

    Isso serviu pra mostrar quem sao na realidade as titulares e quem nao merece a confianca do tecnico. As centrais ontem nao jogaram nada, e, com 2 opcoes no banco, ele nao colocou nenhuma - sintomatico. O passe nao funcionou e nao colocou muito Sassa - o ataque e bloq nao tava la essas coisas, entao poderia ter entrado sim. Sheilla sem inspiracao, nao colocou Tandara. PS: cuidado com o obaoba com Garay, me lembra renatinha, que tinha potencia mas no fim nao deu em nada. 2 bloqs no inicio da partida, bate muito pra baixo. tem futuro, mas olimpiada e' ano que vem, queremos medalha.PS2: queria eu ser pipoqueira com uma medalha de ouro no peito.o 24x19 ficou pra tras, era outra geracao. e, apesar de crucificada, a mari tem uma trajetoria muito boa pela selecao. infelizmente ela nao esteve no mundial, poderia sim ter ajudado o brasil, mas sao coisas do esporte.se o esporte fosse previsivel, nao acham que o tenis so precisaria de semifinais e finais.ou de um todos contra todos entre nadal, federer, djokovic e murray?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso