Blog do Bruno Voloch

Brasil fracassa novamente na base e é eliminado do mundial infanto-juvenil

Bruno Voloch

Imbatível até pouco tempo, o Brasil segue colecionando fracassos nas divisões de base do vôlei.

Em 2011, a seleção juvenil feminina chegou perto do título, mas perdeu a decisão para a Itália. A masculina decepcionou. Caiu antes das semifinais e amargou em pleno Rio de Janeiro um quinto lugar. A Rússia foi campeã. 

Agora foi a vez da seleção infanto-juvenil. O Brasil, que dependia de uma vitória simples diante do Japão para seguir na luta pelo título, perdeu por 3 sets a 1 e foi eliminado do mundial da categoria. A competição está sendo jogada na Turquia.

A seleção infanto vai brigar pelo quinto lugar e vai enfrentar Alemanha, Argentina e a própria seleção japonesa. 

Polônia, Sérvia, China e Turquia estão nas semifinais.

  1. Tales

    20/08/2011 13:47:26

    Nada preocupante.Apenas as outras seleções que agora aprenderam a valorizar estes torneios de base.A CBV está no caminho certo, pois optou nesta seleçã infanto por jogadoras + altas pensando no futuro.Meios de + de 1,90m e pontas/opostos com + de 1,85m.Otimo!A Gabriela que é baixinha foi o destaque porque jogadoras baixas se desenvolvem + rápido, mas a geraçãoa é mais talentosa que a da Samara que foi campeã infanto e perdeu o juvenil.Esta seleção infanto vi longe.

  2. Klauss

    19/08/2011 16:33:24

    Não é possível que num país de quase 200 milhões de habitantes, não se consiga jogadoras mais altas.O Brasil é tecnicamente superior que os outros países e se com isso aliarmos altura , seremos imbatíveis.O que percebo é que o Brasil sofre demais quando joga contra times mais altos.A CBV precisa repensar as categorias de base e primar um pouco mais pela altura.

  3. tuliobr

    19/08/2011 15:48:43

    Creio que são tintas muito fortes clamar 'fracasso! Fracasso!' para estes resultados nas divisões de base. Por óbvio, não se ganha sempre. E nas divisões de base, mais importante que taças na estante é revelar novos valores e, se em um grupo de doze ou quatorze, três ou quatro se destacam para a categoria adulta, os técnicos da base já terão cumprido sua função. Porém não se devem ignorar os resultados: é preciso sempre que os técnicos se aprimorem e fiquem atentos ao que se faz no exterior, e desenvolvam também sempre novidades, sob pena de estagnarmos com um modelo que hoje é vencedor, mas que pode se tornar obsoleto. Estão aí as cubanas que não me deixam mentir.

  4. Shakira

    19/08/2011 13:37:31

    Agora pra completar a festa, só falta o mundial infanto masculino!

  5. Oziel

    19/08/2011 13:13:38

    Não é só o Brasil que faz trabalho de base. Nessa categoria várias seleções têm chances de ser campeã. Pare de criticar, porque enquanto estamos ganhando ninguém elogia, mas quando se perde todos criticam.

  6. Matheus

    19/08/2011 13:02:54

    A piada do dia !a Rússia nem se classificou nesse Mundial !!

  7. ROGERIO

    19/08/2011 10:00:37

    São só reflexos das atitudes dos cartolas, cartolagem que nos fez grande, hoje não sabem administrar o sucesso, CRIAMOS MOSTROS CAPITALISTAS no nosso volei, uma pena.

  8. JOSE ROBERO

    19/08/2011 09:44:38

    Oras se os técnicos são os culpados pela base fracassar eles todos são as chamadas "panelas" da cbv, veja ruimzomar de moura foi vice campeão e vai fracassar novamente no mundial de clubes do qatar ele é uma das "panelas" da cbv me ajuda ai oh, pior é o time do sollis/osasco ficar mantendo ele, meu deus até quando, faz me rir heim diretoria do sollis/osasco.

  9. washington

    19/08/2011 09:40:40

    quero esquecer este ano, com essas seleções de base e com esse técnicos medíocres!que venham logo os próximos campeonatos, desde que a cbv, se mexa né!

  10. GIVANILDO

    19/08/2011 08:12:18

    Mais uma vez imcompetencia do tecnico, pra atuar em qualker seleção seja a principal ou não tem que ser um técnico profissional que comande times da superliga e não tecnicos que comande seleção de base isso não pode acontecer, o Brasil vinha jogando bem com isso ele tira a confiança das atletas por não saber treina-las como adultas dae fica akela decepção nas meninas e qdo elas atuas diante de uma seleção forte perede o jogo porq o técnico não passa segurança pra elas.

  11. Jaspion

    19/08/2011 01:34:10

    A fase do Brasil de ganhar tudo e todos já passou. Agora quem dá as cartas é a Rússia!! O Brasil virou Osasco, só ganha segundo lugar.!

  12. deivid

    19/08/2011 00:50:13

    Realmente concordo que nossa libero do juvenil era péssima agora levantadora mesmo nível aliás a levantadora da China de 16 anos melhor que as duas e o Brasil perdeu para um time inferior que jogou 6 amistosos nesse ano e não perdeu nenhum então de qualquer maneira foi um jogo ruim e vice campeonato não é vergonha ficou claro que no juvenil um bloqueio ruim já que as meios não bloquearam nada naquele jogo e nesse mundial infanto ficou claro que nenhum time vence com apenas uma jogadora a Gabriela não ia ganhar sozinha obvio as outras tinham nível muito baixo mas acho que não devemos desmerecer um base que nos últimos 2 campeonatos mundias ganhou!

  13. sabino BH

    18/08/2011 23:42:08

    Resultado da estranha insistência que os técnico atuais não só das categorias de base , mas até mesmo nas equipes principais do tal " GRUPO FECHADO". As seleções juvenis tanto Masc. quanto Fem. estão para orgulho desses técnico juntos à quatro anos e o resultado ....! Prefiro não comentar ... Será que durante esses quatro anos com os torneios da 1ª e 2ª Divisão dos brasileiros de seleções estaduais não surgiu nenhum talento que não fosse do tal "GRUPINHO" Ou porque não dizer " PANELAÇO" ? Enquanto isso os amantes do bom voleibol têm que se contentar com esses atletas programados, que quando as jogadas não sai como o combinado ficam desorientados sem saber o que fazer com a maravilhosa e apaixonate bola de V O L E I B O L ....

  14. Henrique

    18/08/2011 23:27:01

    Isso me preocupa...

  15. Toni Neves

    18/08/2011 22:20:58

    Quanto à final do Mundial Juvenil Feminino, a vitória da Itália foi mais que justa, realmente era uma equipe superior a brasileira, principalmente nas posições de libero e levantadora e técnico é claro. Já em relação à seleção infanto pouco posso falar pois não assisti a nenhum dos jogos, não foi transmitido pela internet. A equipe jevenil masculina, me desculpem, mas eu conheço, no mínimo, uns 5 atletas melhores que qualquer um que fazia parte da equipe titular, mas o que me impressionou foi a apatia que eles demostraram em quadra, pareciam que poderiam vencer quando quisessem, muita soberba para atletas, melhor dizendo, para seres humanos tão jovens.

  16. Salamy Nashana

    18/08/2011 21:52:41

    Me amarrota que eu tô PASSADA!!! De novo fomos fu%#@ pelo último time do grupo JÁ DESCLASSIFICADO, dessa vez pras tampinhas japas, e no juvenil masculino pelos indianos.

  17. Sergio

    18/08/2011 21:49:29

    É, 2011 será um ano a ser esquecido pelo volei brasileiro, ou a ser lembrado e repensado, afinal algo está fora dos eixos...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso