Blog do Bruno Voloch

Ricardo Berna falhou em campo, foi infeliz na ‘banana’ e deve desculpas ao torcedor

Bruno Voloch

Quem é Ricardo Berna ?

Um goleiro de nível razoável, que nunca de destacou na carreira e sempre foi reserva de luxo no Fluminense.

O ext-técnico do clube, Muricy Ramalho, bancou Berna, mas sempre fez questão de deixar claro que o Fluminense precisaria de um jogador mais qualificado para a posição.

A diretoria foi atrás de Diego Cavalieri.

Diego chegou com status e esqueceu da boa forma. Foi barrado justamente em pouco tempo.

Ricardo Berna, ganhou na bola a posição de Diego e assumiu a condição de titular do gol tricolor. Nunca foi unanimidade e provavelmente não será. Não será porque não é um goleiro confiável, mas talvez dos que estejam hoje no clube, seja o menos ruim.

Faz tempo que o Fluminense não tem um cara de confiança no gol.

O comportamente de Ricardo Berna após o jogo contra o Libertad foi ridículo. Berna falhou no gol dos paraguaios e nada mais natural do que receber vaias. 

Que tipo de comportamento ele esperava da torcida ?

Aplausos pelas falha ?

Menos, Ricardo Berna. Seu passado e muito menos o presente, não garantem essa condição de 'bancar' a torcida.

A reação após defender uma falta no fim do jogo foi impensada e certamente desagradou a todos que estavam no estádio.

Como assim dar uma ''banana' para a torcida ?

'Banana' sim, porque eu vi e estava no Engenhão trabalhando. A asessoria do Fluminense disse que Berna 'fez questão de mostrar que tem garra', por isso fez o gesto.

Mentira.

Isso é querer chamar de idiota quem estava no estádio e viu Berna de fato dar uma 'banana' para a torcida. Aliás, torcida essa que fez uma festa maravilhosa e tem todo o direito de aplaudir e vaiar quem desejar. 

Berna que se vire para explicar de outra maneira sua atitude infantil. Essa definitivamente não convenceu.

Se tem uma torcida que não merece esse tipo de tratamento, essa torcida é a do Fluminense.

  1. Vicente

    01/05/2011 22:34:28

    Porque meu comentário não foi publicado???Esse blog é realmente imparcial???

  2. Ricardo Dias

    01/05/2011 20:05:29

    Parabéns Bruno, por sua maneira "PROFISSIONAL' de postar sua visão destes fatos, com franqueza, imparcialidade e respeito. Algo bem diferente do que tenho observado em outros blogs, onde determinados indivíduos, com ânsia de atingir o maior número possível de acessos, esquece-se dos adjetivos acima citados e desrespeita aos bons "PROFISSIONAIS" e também ao público. Todo o sucesso em sua vida!

  3. Ricardo Dias

    01/05/2011 19:57:25

    Vaia é uma forma de criticar uma pessoa, que comete ou deixa de cometer determinada atitude e como tal, não deve e nem pode ser vista como ofensa. Se determinada pessoa sente-se insatisfeita com determinada "critica", pode e tem todo o direito de expressar sua insatisfação. O que não pode e nem deve, é ofender quem a critica. Aproveito para endossar as palavras do Olávo, posta aqui, as 15:33 h.

  4. Ricardo Dias

    01/05/2011 19:42:36

    Concordo com o Bruno Voloch em gênero, numero e grau e aproveito para criticar também as desculpas dadas pelo "treinador de goleiros" do Flu, onde ele alega que: _ "...A bola não era dele e por isso ele voltou do meio do caminho...!!!" Ora bolas... os esclarecimentos por si só, já configuram o "erro" cometido pelo Berna, ou não...????

  5. olavo

    01/05/2011 18:58:59

    BERNA,você tem defendido bem o gol do FLUMINENSE. Está em melhor forma do que o Rafael e do que o Diego.Isso não te dá o direito de ofender a torcida do FLUMINENSE dando banana…E se isso não é ofensa, por favor dê para sua mamãe, esposa, filhos.Você é empregado do clube e pago com recursos que provém das rendas, das receitas do clube.Você tem demonstrado falta de humildade para reconhecer erros. Aprenda com o Enderson que admitiu ter errado em escalar o Bob no lugar do Júlio Cesar.Largue a arrogância e seja humilde. Controle seu estado emocional e trabalhe mais para não cometer as falhas repetidas ultimamente,principalmente nas saidas do gol. Observe o erro e trabalhe para evitá-lo. Isso só é possível com humildade. Se você não admite o erro, para que melhorar???Não ofenda a torcida do FLUMINENSE.

  6. beto catdoso

    01/05/2011 15:25:15

    BETO CARDOSO COMENTA=Se o prefeito de uma cidade falha nós criticamos, se o presidente falha nós criticamos, porque o goleiro berna falha e nós não podemos criticar. Saber receber uma critica construtiva é uma honra para um vencedor, voce falhou berna, por favor seja mais humilde e faça dessa critica um incentivo para voce melhorar, nós confiamos em voce.

  7. Flávio

    01/05/2011 07:00:01

    Valeu Gentil. Quarta-feira tem outro jogão.

  8. Ricardo Alonso

    30/04/2011 23:17:22

    MEU DEEEEEEUS...Precisa de tanta dscussão p/ isso? ô.õgente... o berna falhô sim, e acredito que ele reconheça isso...mas e daí?...¬¬ele tá jogando bem, a torcida foi sim injusta com ele. Todo goleiro falha, até nas suas fases boas, o berna tá num desses momentos da carreira. Eu como tricolor e confio no berna no gol do fluminense, também concordo totalmente com ele em relação às vaias da torcida, que ralmente faz parecer que goleiro no fluminense não pode errar nunca.

  9. sandro henrique

    30/04/2011 22:39:02

    nao acho que tem que por mais lenha na fogueira ja temos muitos ploblemas emerson souza e berna e solucao ja fez muito por nos e se queremos respeito temos que respeitar nosso time e apoiar em todos os momentos

  10. olavo

    30/04/2011 15:33:29

    BERNA,você tem defendido bem o gol do FLUMINENSE. Está melhor do que o Rafael e do que o Diego.Isso não te dá o direito de ofender a torcida do FLUMINENSE dando banana…Se isso não é ofensa, por favor dê para sua mamãe, esposa, filhos.Você é empregado do clube e pago com recursos que provém das rendas, das receitas do clube.Você não tem humildade para reconhecer erros. Aprenda com o Enderson que admitiu ter errado em escalar o Bob no lugar do Júlio Cesar.Largue a arrogância e seja humilde. Controle seu estado emocional e trabalhe mais para não cometer as falhas repetidas ultimamente. Observe o erro e trabalhe para evitá-lo. Isso só é possível com humildade. Se você não admite o erro, para que melhorar???Não ofenda a torcida do FLUMINENSE.

  11. mauricio santana

    30/04/2011 12:05:29

    e isso mesmo cara esse bando de babacas nao sao tricolores mesmos, sao tudo alemao o verdadeiro tricolor apoia o time principalmente nesse momento dificil onde os verdadeiros tricolores aparecem, berna boa sorte voce e nosso titular se querem que nao tome gol contrate um empreiteira e facam um muro rsrsrsrsr

  12. mauricio santana

    30/04/2011 12:02:32

    falar e facil, vai vc jogar numa defesa ruim improvisada e com a pressao em cima por resultados, acha pouco entao cara fica quieto po

  13. Ygor

    30/04/2011 10:32:53

    CARA EU CONCORDO COM VC, DISSE TUDO!

  14. Ygor

    30/04/2011 10:26:40

    concordo com vc cara os urubus que se acham tricolores tem pelomenos que aprender a torcer por que somos a melhor, mais bonita e mais apaixonada de todo Brasil.Se continuar assim vamos entrar em crise total, o Berna não deve dar bola para esses rubro-negros.Até por que os jogadores tem que pensar que fez o dever de casa, agora é só tirar nota 10 no jogo de volta.Eu sei que é difícil acreditar mas quem está escrevendo é uma criança de 10 anos.VAMOS GANHAR E SER CAMPEÃO DA LIBERTADORES!

  15. Ygor

    30/04/2011 10:07:11

    Ricardo Berna falho sim quando saiu errado, mas não devemos critica ele tanto até por que o erro não foi só dele e sim da zagua toda, adimiro muito o que ele vem fazendo no flu.Ele é o melhor goleiro nos últimos 5 anos para o flu e acho sim ele é extremamente confiável no gol do flu, ele fez errado em sai do gol e fez errado também em da banana para a torcida.E se ouve alguma briga dele com o Fluminense pesso que ele não saía por que além dele ser meu ídolo mas também é um ótimo goleiro e eu quero que seja levado pela diretoria do fluminense como um fato isolado, por que se continuar assim nós seremos eliminados facíl, facíl na libertadores!, e enfrentaremos uma crise tremenda e será dificíl retomar, agora é só embalar no brasileiro e ir para cima de quaquer time para sermos campeão.Ricardo vc é foda nem prescisa de construir um muro vc sozinho é maior que a muralha da china!

  16. GENTIL

    30/04/2011 09:18:09

    FLÁVIO EU NÃO SOU TORCEDOR DO FLAMENGO NÁO MAS QUE O BERNA NÃO SABE SAIR DO GOL NÃO SABE, ELEM PODIA MUITO BEM GRITAR É MINHA E NÃO RECUAR SÓ AÍ O ATACANTE JÁ FICARIA COM MEDO DE DIVIDIR A BOLA COM ELE E TEM MAIS ELE SUBINDO COM AS MÃOS PARA CIMA FICA MUITO MAIS ALTO QUE QUALQUER ATACANTE, TEM GENTE QUE VÊ FUTEBOL COM CORAÇÃO E OUTROS COM OS OLHOS, O MELHOR GOLEIRO DOS TRÊS QUE TEMOS E O CAVALIERE MAS QUEM SAI MELHOR DO GOL É O RAFAEL, INFELIZMENTE NENHUM DELES FREQUENTOU A ESCOLINHA DO FLUMINENSE DOS MELHORES GOLEIROS DO BRASIL............UM ABRAÇO,GENTIL

  17. jose carlos de oliveira

    30/04/2011 04:15:13

    aão tres falhas do mesmo estilo ,um gol contra america ,gol do framengo e outro oltem

  18. Flávio

    30/04/2011 04:14:50

    O que voces acham que vão conseguir malhando o goleiro no meio de uma competição como a Libertadores. No final do ano passado o Berna foi importante na conquista do título. Temos que cobrar, mas no meio de um jogo não dá resultado.Temos que apoiar neste momento. Soluções não são tão fáceis como escrever comentários.

  19. Vando Carvalho

    30/04/2011 01:26:09

    Acho que falar é fácil,dificil é fazer.e não sei porquê sacrificam tanto o berna,só porquê ele não é um medalhão,não é uma promessa,pois é um goleiro já de idade avançada,acho que ele tem feito grandes atuações com a camisa do flu,a todo tempo eu vejo e ele se mostra um goleiro guerreiro,que vibra com o time,sangue quente.Domingo ele pegou 3 penais do fla,por não ter pego o quarto penâlty a torcida caiu em cima.e agora na libertadores,ontem,acho que ele não falhou,poderia ter feito grande defesa,dificilima,mas não falhou,falha foi a de cassilas no gol do messi.e ninguém fala nada

  20. olavo

    29/04/2011 23:48:26

    BERNA, você tem defendido bem o gol do FLUMINENSE. Está melhor do que o Rafael e do que o Diego.Isso não te dá o direito de ofender a torcida do FLUMINENSE dando banana...Se isso não é ofensa, por favor dê para sua mamãe, esposa, filhos.Você é empregado do clube e pago com recursos que provém das rendas, das receitas do clube.Você não tem humildade para reconhecer erros. Aprenda com o Enderson que admitiu ter errado em escalar o Bob no lugar do Júlio Cesar.Largue a arrogância e seja humilde. Controle seu estado emocional e trabalhe mais para não cometer as falhas repetidas ultimamente. Observe o erro e trabalhe para evitá-lo. Isso só é possível com humildade. Se você não admite o erro, para que melhorar???Não ofenda a torcida do FLUMINENSE.

  21. Zelitoflu

    29/04/2011 23:45:21

    Há muito tempo mesmo que não temos um goleiro confiável no gol do nosso Flusão.Vemos no gol do São Paulo por ex um grande goleiro, referencia não só para os goleiros do Brasil mas tbm para os jogadores de linha, pela sua dedicação ao clube que defende.Já que existe uma deficiencia, pq não ficar treinando para melhorar essa deficiência depois dos treinos? Será que ele pega ônibus lotado para voltar para casa depois do trabalho?ST.

  22. Benedito-Bigigi-

    29/04/2011 22:56:01

    Com grande respeito,venho comentar essa reacao do nosso grande goleiro tricolor...ja alguns jogos ele vem demonstrando saidas erradas de sua meta...principalmente indeciso!!!Berna vamos trabalhar mais nas saidas...sair na certa...desculpe-me...sera que vc nao tem um pouco de milpia...que dificulta a distancia real da bola...por favor,veja esse comentario como uma ajuda...que vc tenha muitas vitorias como foi o jogo passado.

  23. roberto lucio vieira de souza

    29/04/2011 22:43:44

    Depois de substituir os "in" competentes, Diego Cavalieri e FHC, e mostrar o seu valor com grandes defesas, se não fossem esta o Flu ja estaria eliminado a muito tempo, porque a muito tempo jogo um futebol burocrático e preguiçoso, No calor do jogo eu não daria uma banana não, daria um cacho ou até a ilha do bananal para quem estivesse a minha volta.

  24. Flávio

    29/04/2011 21:50:29

    É inacreditável tudo isso por causa do gol de ontem. Estão querendo é desestabilizar o time com tanta picuinha. Até na hora de ganhar tem que achar algo ou alguém para malhar. Voces na verdade são flamenguistas fingindo ser tricolores só para encher a paciência dos jogadores e verdadeiros TRICOLORES QUE ESTÃO COMEMORANDO MAIS UM TRIUNFO NA LIBERTADORES, E APOIANDO O TIME.BANDO DE URUBU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. celso

    29/04/2011 20:23:20

    Voloch,o Fluminense não tem um goleiro confiavel desde o saudoso Paulo Victor,ja faz tempo...

  26. MAX

    29/04/2011 19:11:12

    PO O GOLEIRO DO OLARIA TA AI, ALIAS JA OUVI UM ZUN-ZUM QUE O FLU TA QUERENDO ELE. BOTA OS DOIS AI NO BOLSO , E OUTRA COISA E HUMILDE, FALOU SEU BERNA.

  27. marcos antonio

    29/04/2011 18:13:27

    VAI ACABAR ENTREGANDO O OURO MAIS UMA VEZ PODE ESPERAR

  28. Marlon Ribeiro

    29/04/2011 18:04:41

    Fui goleiro profissional e ser golerio não é fácil o car erra mesmo as vezes . Agora a atitude de berna que esta quebrando. Pois tanto ele e o treinador não admitem que esteja errado, e na verdde falhou e eu ja falhei neste tipo de lance tambem, é questão de tempo de bola. O problema é que cada com que ele toma perde a confiança. Entoa só uma soluçao treinar a saida do gol até retomar a confianaça para o jogo.è isso torço por ele, e que fique mais humilde tambem

  29. Sérgio Ramos

    29/04/2011 18:00:15

    Pô Luciano não exagera,Paulo Victor...quando surgirá novamente um goleiro como ele,Berna não é nem a sombra dele.

  30. Átila

    29/04/2011 17:56:30

    Concordo Henrique,o gol que ele pegou contra o flamengo,faz parte do seu repertório de burrices,vá treinar Berna e mande banana pra sua familia seu moleque.

  31. elece

    29/04/2011 17:53:03

    Muito bem, Gilson. Também acho que quem deve ter o trabalho questionado é oVitor Hugo. A quanto tempo vemos nossos goleiros inseguros, mal preparados ? Já perdi a conta. Acho que desde o Kleber mão de quiabo não temos alguém de confiança. Todos que passaram pelo Flu nestes últimosanos demonstraminsegurança, pricipalmente nas saídas de bola. Será que treinam depois dos treinos ou são como os de linha, que não treinam cobranças de penaltis em vésperas de decisões ?

  32. Átila

    29/04/2011 17:51:16

    É isso ai Gentil,Berna deveria ficar na dele e assumir seu erro,está na hora desses mal educados respeitarem a torcida do flu.Quem não se emocionou com o mosaico feito por ela "guerreiros" Berna quer ficar fora desse time,não está feliz ? pede o chapéu meu amigo e fora,tchau,vai jogar aonde mesmo?

  33. Ruggeri

    29/04/2011 16:34:27

    Ruim demais

  34. jota Khanta

    29/04/2011 16:02:17

    Bons comentários. Concordo com todos. Apenas sugiro calma e insentivo ao goleiro. Afinal de contas, infelizmente, neste momento não temos um substituto, a não ser um muro na frente do gol. Por isso, galera vamos cobrar do Berna sim, respeito pela torcida, respeito pelo flusão, mas deixemos o cara tranquilo, depois a gente bota ele pra correr. Saudações tricolores

  35. ricardo

    29/04/2011 15:48:32

    Tenha certeza de que o FH está fazendo um belo trabalho no CEARÁ. Quero saber quem foi que mandou ele embora?

  36. Gilson

    29/04/2011 15:42:34

    Por que entra treinador, sai treinador no time e o arremedo de treinador de goleiros, VICTOR HUGO, continua trabalhando mal no FLU? Espero que Abel ao chegar acabe com esse círculo vicioso.

  37. Gilson

    29/04/2011 15:37:18

    O Fluminense tem os piores goleiros entre os times grandes e talvez de todo o Rio. São muito mal preparados por um arremedo de treinador de goleiro chamado VICTOR HUGO. Acredito que quando a bola vai em direção ao gol do Flu, esse arremedo de treinador de goleiro fecha os olhos para não ver. Só assim para dizer que Berna não vem cometendo falhas técnicas. FORA, VICTOR HUGO! EI, BERNA, não está satisfeito? Pede para ir embora! Tem vaga em que time grande?

  38. GENTIL

    29/04/2011 15:34:55

    BERNA VOCE AGARRA POUCO E PELA A IDADE QUE VOCE TEM, JÁ DEVERIA TER APRENDIDO A SAIR DO GOL, VOCE FALHOU MESMO, ASSUMA ESSA SUA DEFICIÊNCIA E TREINE MAIS SAÍDA DO GOL. O FLUMINENSE JÁ FOI ESCOLA DE GOLEIROS E COM CERTEZA VOCE NUNCA FEZ PARTE DELA.UM ABRAÇO....

  39. Rafael A Xavier

    29/04/2011 15:33:39

    Concordo plenamente com a reportagem. O Fluminense não tem goleiro faz muito tempo. O Ricardo não sabe sair para interceptar bola pelo alto e toma cada gol que faz a gente pensar que a qualquer momento o time vai perder e sair do campeonato.Sem goleiro, sem presidente e sem regularidade tática o milagre continua mesmo com a saida do Muricy, mas até quando?

  40. Otávio Manoel de Jesus (Brasília-DF)

    29/04/2011 15:23:27

    Baixe a bola BERNA, ao invés de ficar dando banana para a torcida que te banca, vá treinar saídas do gol e melhorar nos outros fundamentos. Lembre-se que até um dia desses você era um eterno reserva. Seja mais humilde e, no mínimo, peça desculpas por esse ato tão infeliz. E cuidado, o goleiraço do OLARIA está por perto.

  41. marflu

    29/04/2011 15:20:20

    SRS.PETER,TREINADOR O FLU INVESTIU NUM GRANDE GOLEIRO CAVALIERE E O SEU NOME ESTA NA HORA DE TESTA-LO DE VEZ. O CARA E FERA GANHA MUITO BEM E PRECISA MOSTRAR O SEU VALOR AGORA JA ESTA ADAPTADO AO FUTEBOL BRASILEIRO

  42. Luciano

    29/04/2011 15:13:10

    "Grande goleiro"? De onde você tirou isso? Tudo bem que o cara é esforçado, comprometido, etc... Mas para ser considerado "Grande goleiro" acho que falta bastante. Ou você acha ele no nível de um Paulo Víctor? É isso mesmo?

  43. Eduardo

    29/04/2011 14:45:16

    Esse Berna nada mais é que o MARIO JUNIOR do Voleibol...Fala MUITO e joga POUCO!!Mais humildade para os 2, por favor!!

  44. henrique miranda

    29/04/2011 14:25:39

    ERRAR É HUMANO CONTINUAR ERRANDO É BURRICE ESTE FOI O QUINTO GOL QUE O BERNA TOMOU DO MESMO JEITO.

  45. Ivo Samel

    29/04/2011 14:17:53

    O Berna é sim um grande goleiro. Sangue quente durante o jogo estava ainda com raiva da vaia que recebeu. A banana não foi para a torcida foi para aqueles que vaiaram.Eu nunca vaiei um jogador. Verdadeiro tricolor jamais não pode vaiar quem veste a camisa tricolor.Torcidor que vaia é burro, extremamente burro, porque prejudica o jogador, prejudica o time e não leva a nada.Parabéns Berna, Marquinho, Conca, Fred, Rafael e todos mais...Ivo Samel

  46. Luciano

    29/04/2011 14:07:02

    Mas se Cavalieri ganha bem e só serve pra reserva, melhor mandar embora e contratar um pelo mesmo valor para ser titular. Uma coisa é ter um Araújo como reserva de luxo que pode entrar por opção tática a qualquer momento outra coisa é ter um goleiro reserva de luxo, o que é incoerente, pois goleiro reserva quase não entra. Logo, tem grana sendo mal administrada. Ou manda embora o Cavalieri ou poe pra jogar. Segundo ponto: se mandaram o Belleti(bem pago) e o Emerson(bem pago) embora, tem mais grana sobrando pra contratar um ou quem sabe dois bons zagueiros. Mais grana mal administrada. Pelo menos tentem uma troca de Emerson com algum bom zagueiro( Toloi talvez). O Emerson não quer jogar mais no Flu mesmo. Que vá embora e que venha alguem que seja comprometido com o clube.

  47. Fernando França

    29/04/2011 14:05:52

    Errar é normal, mas quando o erro se perpetua alguma coisa está errada....Berna é um goleiro medíocre, mediano, sem humildade para reconhecer suas falhas e diante disso se descontrola emocionalmente e ofende sua torcida...Devia tomar o mesmo caminho do Emerson, Souza, etc......O Diego Cavalieri ficou um ano sem jogar no exterior e não tiveram paciência com ele e foi logo sacado por algumas falhas, tá na hora de voltar, ou vamos esperar o BERNA tomar o quinto, sexto, sétimo gol idêntico....Acorda FLUSÃO

  48. Luciano

    29/04/2011 14:00:16

    Concordo. Mas se Cavalieri ganha bem e só serve pra reserva, melhor mandar embora e contratar um pelo mesmo valor para ser titular. Uma coisa é ter um Araújo como reserva de luxo que pode entrar por opção tática a qualquer momento outra coisa é ter um goleiro reserva de luxo, o que é incoerente, pois goleiro reserva quase não entra. Logo, tem grana sendo mal administrada. Ou manda embora o Cavalieri ou poe pra jogar. Segundo ponto: se mandaram o Belleti(bem pago) e o Emerson(bem pago) embora, tem mais grana sobrando pra contratar um ou quem sabe dois bons zagueiros. Mais grana mal administrada. Pelo menos tentem uma troca de Emerson com algum bom zagueiro( Toloi talvez). O Emerson não quer jogar mais no Flu mesmo. Que vá embora e que venha alguem que seja comprometido com o clube.

  49. pedro 10

    29/04/2011 13:35:06

    Ramon Coelho parabens a sua resposta eu so o pedrin tricolor q tb apoia o berna plas defesas dos penalts mas ele realment n sab sair do gol mas tb nao precsisa critica-lo isso n é torcer!!!!!!!!!!

  50. Altair Pereira

    29/04/2011 13:30:15

    No Fluminense está tudo engraçado, os jogadores acham que tem o direito de falar o que quiser, só que eles esquecem que recebem bem para jogar, o Berna vez algumas defesas dificeis em alguns jogos,é acha que tem direito de ficar com raiva da torcida, trabalhe mais treine mais é saiba sair nas bolas cruzadas na área, Berna o Fluminense é maior de que vc, o Fluminense teve excelentes goleiros Castilho, Felix, Roberto, Renato, Wendel, Paulo Vitor entre outros que sempre foram humildes e otimo goleiros.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso