Blog do Bruno Voloch

Por que novamente Rio e Osasco na decisão ?

Bruno Voloch

Me recordo que no início da superliga escrevi no blog:

Com os times que foram montados, a tendência é que Osasco e Rio de janeiro sejam finalistas novamente. Dificilmente vai dar zebra.

Pois é. De novembro pra cá nada mudou, quer dizer, de 2004 até abril de 2011, nada mudou.

Para muitos a superliga feminina está se tornando chata e repetitiva. Pode até ser, depende do ponto de vista. Concordo que ver toda temporada a mesma final é cansativo. O vôlei feminino precisa de novidades.

Mas o que fazer se Osasco e Rio sempre formam os melhores times ?

Nada.

E não é apenas questão financeira, até porque o Vôlei Futuro paga uma fortuna para as atletas de ponta e ficou fora da decsião. Na temporada passada o São Caetano formou um timaço e ?

Nada.

Planejamento, sabedoria na hora da escolha das atletas que formarão o elenco e credibilidade. Osasco e Rio têm essas virtudes e por isso são finalistas de novo.

Com tantos anos de estrada, Osasco e Rio devem ter deixado algum tipo de ensinamento. Não é possível.

É evidente que não se pode jamais tirar os méritos e a competência de Luizomar e Bernardinho. Quantos treinadores já ficaram pela estrada com time recheados de estrelas ?

Vários. William é o exemplo mais recente. Devo apenas ressaltar que William não é o único culpado pelo fracasso do Vôlei Futuro. Ele tem sua parcela de responsabilidade, afinal escolheu as jogadoras. Mas algumas dessas mesmas jogadoras não renderam o esperado. Simples.

Mas esse tema já foi abordado exaustivamente e fica sem espaço na hora da final.

Favorito ?

Sim. Embora o vôlei, assim como o futebol, não seja uma ciência muito exata, ainda mais tratando-se de Osasco e Rio, acho o Rio mais inteiro para a decisão.

Diria um leve favoritismo. Nos últimos jogos a equipe de Osasco está demorando para entrar no jogo e normalmente vai mal no primeiro set. O time até tem conseguido sed recuperar, mas numa decisão e contra o Rio, um ínicio ruim pode não ter volta.

O Rio é mais equilibrado que Osasco e erra menos. Mas num jogo só e em quadra neutra, esse leve favoritismo quase cai para a igualdade.

Osasco vai precisar ter Jaqueline ainda mais firme do que nos jogos contra o Vôlei Futuro. Sassá é outra que não pode se impressionar com a presença de Bernardinho do outro lado.

As centrais de Osasco são melhores do que as do Rio. Valeskinha e Juciely no entanto estão muito bem, principalmente Juciely, talvez a melhor bloqueadora das 4 na atualidade.

Sheilla recebe mais bolas do que Natália, mas tecnicamente não existe vantagem entre as duas. Digo isso, relacionado a importância de cada uma delas para suas respectivas equipes.

O Rio tem Mari em forma de novo e bem na reta final. Ela será fundamental.

Dani e Carol, na minha opinião, são as duas melhores levantadoras que temos. Equilíbrio também nesse caso. Dani quer se despedir com mais um título e Carol mostrar que tem capaciade para estar na seleção. E tem. O passe dos dois times terá que funcionar e aí …

Bem, complica para o Rio. Regiane é um desastre passando e Fabi defende mais do que passa. Bernardinho terá que rezar para que os saques de Osasco não sejam em cima de Regiane.      

Osasco tem a melhor linha de passe da superliga e se Camila fizer o time andar atrás, Carol faz andar na frente.

Não poderia esquecer da arbitragem que tem sido fraca e com muitos erros. Espero apenas que se não puder ajudar, também não atrapalhe o andamento da partida.

No mais é desejar boa sorte para os dois times e que o público, imagino só o medo da CBV, não seja dos piores. 

Usem a velha tática. Quem for chegando, vai sentando do lado oposto, para dar impressão de ginásio cheio …

  1. Ofertas de Oz

    05/05/2011 17:40:43

    Não perca!!! Esta chegando o maior site de compras coletivas da regiao Oeste. Cadastre-se é gratis e concorra a 1 Ipad Novinho. www.ofertasdeoz.com.br São ofertas só da sua regiao, Bares, moteis, estetica e muito mais acesse logo

  2. Camila

    02/05/2011 20:37:59

    Concordo com vc Daniel.Ela é espetacular,minha idolo,mas...A idade já está chegando,a potência e a condição física não será mais a mesma...E se ela errar num momemto decisivo,ja era.O povo todo aqui vai começar a odiar ela;

  3. Abrantes-csa

    30/04/2011 15:21:43

    Nunca, Pela torcida, No conviveo das jogadoras talvez isso seja possivél!

  4. volei fan

    30/04/2011 12:47:57

    O projeto tem de ser bem elaborado, pois nao adianta limitar o numero de jogadoras no clube e nao ter clubes com infraestrutura pra bancar os atletas, ainda mais porque no ano que vem tem olimpiada, depois mundial. acho que no futuro deveriam pensar em colocar o bernardinho como tecnico da selecao juvenil, pois talvez ele possa fazer uma jogadora promissora aparecer, como a natalia, ou a mari.deveriam ver as jogadoras que tem 7 pontos e, se os clubes pudessem, cada um teria apenas 1 jogadora. nesse caso eu tiraria as levantadoras da lista de pontos e criaria uma pontuacao especial, pra que se comece a ter pelo menos 7 clubes com uma selecionavel;e por assim vai; 2 com 6 pontos, 3 com 5, etc. ou entao que fizessem isso por posicao, pra nao corrermos risco de termos times com 3 centrais otimas, como o rio, onde carol gattaz acabou ficando de fora dos jogos. a) 1 de 7 pontos, 2 de 6, 3 de 5... oub) de uma lista especial de sei la 20 jogadoras, so 2 ponteiras ou 1 ponta e oposto; 1 meia , 1 levantadora, etc.acho que assim poderiam ter uns 5 clubes bons, mesmo que fossem 2 de SP, 2 do Rio,2 de Minas, os estaduais tbem melhorariam

  5. Volei fan

    30/04/2011 12:32:54

    natalia sobra?que filme vc est'a vendo? so potencia nao serve, o auge ve mais cedo e acaba rapido tbem.qdo tiver 27 vai dar so peteleco, me poupe, cade a renatinha, por exemplo?e amarelou sim. como a jaqueline. nem adianta falar que e' por causa da idade, ta cheio deatleta que sofre muito mais pressao com 15, 16 anos. vc ja acompanhou ginastica olimpica?

  6. voleifan

    30/04/2011 12:29:42

    Voleibol e' conjunto. o problema e' que a gamova tem 2, 02m fica dificil de para-la.aparecendo tantas centrais, bem que poderiam treinar uma delas pra ser de ponta.imaginem uma fabiana, que e' mais magra e rapida, atacar na ponta?e quem vc acha que e' melhor? natalia, jaqueline, sassa?

  7. voleifan

    30/04/2011 12:25:54

    A NAtalia tem mais forca que tecnica, quando ficar mais velha,vai ser mais marcada, perder potencia.quem decide, decide desde cedo. a mari, por exemplo passou direto praselecao adulta e e' uma das melhores jogadoras, mesmo depois da contusao.so forca nao quer dizer nada, veja a renatinha, era potente mesmo, mas...e a sheilla e' sim a melhor jogadora na atualidade.

  8. marcelo

    30/04/2011 11:35:56

    o rio vai detonar...3x0 sem chances para o osasco.

  9. rodrigo

    30/04/2011 11:32:53

    sao as melhores equipes do brasil, mas o rio e totalmente superior...vai ganhar por 3x0...

  10. Thamiris

    30/04/2011 02:30:12

    Gosto muito da Sheilla mas concordo com você Solange.É uma grandissima jogadora mais endeusar??¬¬

  11. Thamiris

    30/04/2011 02:10:56

    Não é da mesma posição,mas a Sokolova é outra com a mesma tecnica da Sheilla,joga facil,hora potencia,hora na mão de fora,outra na largadinha.Pra mim as duas tem a mesma tecnica!!!minha opinião.

  12. Juninho

    29/04/2011 23:01:30

    A Sheilla foi titular no Minas sim,em duas temporadas ainda por cima...

  13. OSA

    29/04/2011 22:55:38

    Palhaçada essa final ser no sabado, eu acompanhei todos os jogos do Sollys/Osasco na superliga e amanha eu não vou poder assistir pq tenho aula e prova não dá nem pra faltar, é ridiculo tirar a final feminina do domingo e passar pra sabado, mas tbm, amanha é dia de alegria de festa pois o Osasco vai ser Bicampeao da Superliga, os números dizem isso !!

  14. Peri

    29/04/2011 22:45:23

    O Pinheiros tem a levantadora titular da seleção, a Fabíola. Tem também o competente auxiliar técnico da seleção Paulo Côco, assim como a Nati Martins, que foi convocada e jogou na seleção no ano retrasado.

  15. Filipe

    29/04/2011 22:30:31

    ué solange a natália estava lá também e pq ela ñ virou as bolas tabém...

  16. Virginio

    29/04/2011 22:23:21

    Oi Afonso (RJ)Você esqueceu da PP4 (rs). O resto, como diz o Benjor é "tê tê tê rê tê, tê tê tê rê tê, tê tê tê rê tê, tê rêêêê".

  17. Vinícius Crevilari

    29/04/2011 21:43:40

    Se o masculino vai muito bem em levantadores (cinco foram pré-convocados pelo Bernardinho para a Liga Mundial), o feminino vai muito mal com as pouquíssimas opções. Dani Lins e Fabíola, duas jogadoras muitíssimo irregulares, Ana Tiemi reserva em seu clube e talvez Carol, experiente mas tão irregular quanto as duas primeiras.

  18. Flávia

    29/04/2011 21:21:19

    O time do Unilever será campeão, simples assim. Tem jogadoras excepcionais e acima de tudo tem técnico, sem falar que tem tradição, tem camisa. Go Rio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Fabio Carvalho

    29/04/2011 20:54:09

    Choveu no molhado. O Unilever tem o melhor tecnico do mundo e tem 5 jogadoras que fazem parte da seleção (a Valeskinha ja fez). O Osasco todas as jogadoras são de seleção(Carol também ja foi).No Pinheiros, quem é da seleção? Tem alguma campeã olimpica???No Volei Futuro... Andressa Picussa, Ana Cristina, Tandara nunca fizeram parte da seleção.No São Caetano no ano passado, trouxeram uma Regla Bell obesa, uma Suelen também obesa e um tecnico mediano que não conseguiu nada no Pinheiros neste ano. E você ainda queria ver uma final diferente...

  20. Rinaldo

    29/04/2011 20:54:08

    E a pose que ela faz para sacar estica um braço e outro ela fica com a munheca quebrada joga a bola para chão para dar 05 quiques e saca.. kkkkk

  21. deivid

    29/04/2011 20:46:48

    olha gente deixem de ser hipocritas a sheila no infanto e juvenil nao fez bosta nenhuma alias natalia foi a melhor mvp nas duas categorias outra coisa na idade de natalia sheila foi para italia e melhorou ja que no brasil nem titular do minas era ponto,portanto nao generalize a natalia quando tiver a idade da sheila sera bem superior porque alias alcance e maior so experiencia.

  22. Léo

    29/04/2011 20:37:58

    Diogo, eu também concordo com vc.Mas hoje é uma sacanagem ficarem comparando as duas.

  23. daniel

    29/04/2011 20:33:23

    COITADA DA SHEILAA..DAQUI UNS TEMPOOS,,JÁ VAI PASSAR A SER ODIADA,,POR MUITOSS.POR FAZER PARTE DA CUPULAA DO MARRENTINHO..DÁ DÓ...MAISS FAZER OQ NÉ.....

  24. daniel

    29/04/2011 20:29:14

    E PAULA PEQUENO NÉ!!!!!!

  25. jhonny

    29/04/2011 20:13:09

    afonso esqueceu a paula. sheila eh melhor q natalia. passe do rio eh um poko pior q do osasco. mas osasco nao tem um super passe assim. c continuar com o msm time vf sera mto forte prox superliga, sesi tb promete vir com td. eu torco pro osasco mas axo q o rio leva. mas voloch vc exagera qdo fala d rio e osasco. e adora falar mau d vf. e vamos convir q fernandinha e fabiola sao superiores a carol e dani. menos neh voloch. espero q o mineirinho lote senao culpa da cbv!

  26. Fernanda Mello

    29/04/2011 20:12:39

    Não vou ao jogo, porque tenho aula importante!

  27. Fernanda Mello

    29/04/2011 20:09:31

    Acho ridículo o jogo ser no sábado... Me explica se são em semanas diferentes, porque a final masculina é num domingo e a feminina não...Sábado tem aula e tem pessoas que trabalham, reduz ainda mais a chance de um bom público... Triste acontecer essas coisas... A CBV deveria não dar tanto valor pra globo... Monopólio é uma droga!

  28. MANÚ

    29/04/2011 20:01:46

    TEVE UM ONIBUS TOMBADO, E ISTO ATRAPALHOU POIS O V.F ESTVA NO PAREO PRA ESTA FINAL, APOSTEI NO V.F + O DESTINIO FOI INGRATO ATE UTI, TEVE NA SITUAÇAO LAMENTAVELMENTE. O RIO JA ERA CANDIDATO A UMA VAGA, RESTAVA BRIGA ENTRE OSASCO E V.F........ A BASE DA FINAL E A SELEÇAO BRASILEIRA ISTO EXPLICA POR QUE RIO X OSASCO !! POREM O V. F CORRIA POR FORA, VAMOS ESPERAR O SESI E NOVAS CONTRATAÇOES ENTRE OS OUTROS TIMES, GOSTARIA MUITO DE VER OUTRA REALIDADE NO ANO QUE VEM !!!

  29. Everton Goulart

    29/04/2011 19:56:13

    Prezado Bruno,Concordo com opiniões dos comentaristas aqui: Sheila é sim melhor que Natália, mais técnica, menos eufórica nas bolas.Se Regiane é tão prejudicial no passe por qual motivo Mari é quem faz rodízio com Fabi e não a número nove do Unilever? Não entendo seu ponto de vista. E sempre que possível voltarei a bater nesta tecla. Favoritismo não há. Mas o Rio aí sim tem a Mari que é mais alta que Sassá, porém no passe.... Pode ser o diferencial no ataque. Se o passe de Osasco estiver no ponto certo, o Rio irá sofrer com as meias de rede adversárias. Será um super jogo. O possível novo desmanche do Rio. O jeito é acordar cedo!!!Até mais.

  30. Abrantes-csa

    29/04/2011 19:50:04

    Pois eu me atrevo a dizer que ela e "perfeita " na sua posição pois sempre está,bem relacionada em fudamentos como Ataque ,Bloqueio,Saque e nessa temporada Desefa! Tudo que ela toca e perfeito ou melhor quando a bola toca nela ela é perfeita! Erra ela tb erra mais perdoamos pois ela e Humana.................

  31. Roberto

    29/04/2011 19:45:24

    Sinto muito meu caro, mas vai dar Rio, e não acho nada impossível ser por 3x0. Bernardo mais uma vez campeão. Não é acaso, é que ele é bom mesmo.

  32. Abrantes-csa

    29/04/2011 19:44:32

    Concordo com vc, As duas ultimas edições da competição,não tiveram o brilho de Mari e Sheilla uma pena,faltar a Fabizona !Mais Juciely cuido muito bem dessa ausência! Tb não Gostaria de fica sem o charme e agilidade da Jaqueline e Cia! As duas equipes era desde do inicio as que eu gostaria de torcer..........

  33. Abrantes-csa

    29/04/2011 19:34:39

    Até em relação a importancia a sua respectiva equipe,Sheilla e muito superior a Natalia! Pois antes da entrada da Mari a equipe titular Sheilla e Juciely carregaram o time nas costas! Natalia não conseguiria isso sem o Elenco de Campeãs Olimpicas! 100% Sheilla...................

  34. solange

    29/04/2011 19:28:49

    Ah se a sheilla fosse td isso a Gamova num teria ganho o Mundial, me poupem a Sheilla joga bem, mas dai a endeusar menos gente, bem menos

  35. nathan

    29/04/2011 19:08:52

    concordo com você Amanda não e nenhuma ´´Mari ``mais da pro gasto ela tem que se valoriza enquanto ta nova depois vai fica igual a caro gattaz coitada só no banco nem para saca entra apesar de gosta da Carol gattaz eu acho que ela deveria busca outro time para jogar.

  36. marcelo souza

    29/04/2011 19:07:21

    Por mim se o SOLLYS/OSASCO estiver na final pode ser a 1000 (milesima) consecutiva.

  37. nathan

    29/04/2011 19:03:58

    pelo o que foi visto no treino na minha opinião o unilever vai começa com Dani Lins,Mari, Sheila, Regiane, Carol Gattaz e Juciely. alternado o meio de rede com waleskinha.

  38. LEON

    29/04/2011 18:01:59

    tenho lido uns superlativos absolutos qnto à sheila. tanta "chiação" por ela ter sido posta em pé de igualdade com a naty!bem, a sheila que tem jogado no rio de janeiro, muito bem diga- se de passagem, é o auge. já a natália, bem jogou a ultima liga, ganhou a final e mesmo depois de fazer chover, ninguém era e é capaz de dizer que ela está no auge.conclusão: as duas jogando no seu maximo, a natalia sobra.talvez a grande diferença que deva ser destacada seja a regularidade da sheila.que fique bem claro, sou muito fã da sheila, mas digo que ela, mesmo jogando o que joga, depende de que o time jogue bem, não a acho tão decisiva, quanto a natalia pode ser pro osasco!!!vale destacar que a sheila jogou duas temporadas em são caetano e nao arrumou nada!!!na propria seleção, ela é decisiva, mas jamais carrega o piano sozinha e na hora da decisão, muitas vezes a sua regularidade vai pro ralo.

  39. Ismael

    29/04/2011 17:42:05

    Nessa hora não importa a técnica...apenas ganhar por isso não vou fazer comentários.Vamos OSASCOOOOOOOOO

  40. Afonso (RJ)

    29/04/2011 17:32:48

    Quote:"Sheilla recebe mais bolas do que Natália, mas tecnicamente não existe vantagem entre as duas. Digo isso, relacionado a importância de cada uma delas para suas respectivas equipes."Pelo que eu entendi, o Bruno está comparando as duas em relação à importância para suas respectivas equipes, e não especificamente uma em relação à outra.Mas, convenhamos, a frase realmente se presta a uma interpretação ambígua, o que justifica a "chiação da galera".De minha parte concordo plenamente com a grande maioria das opiniões dos que consideram a Sheilla incomparável e uma das maiores opostas de todos os tempos. A Natália ainda tem bastante para evoluir (e tem potencial para isso).Quanto à final Osasco x Rio, estarão presentes: (cito de cabeça)Sheilla, Mari, Regiane, Dani Lins, Fabizinha, Waleskinha, Carol Gattaz, Natália, Thaísa, Adenízia, Carol Albuquerque, Jaqueline, Sassá, Camila Brait e Ana Tiemi.Ausentes: Fabizona, Fabíola e Joycinha. O que vocês queriam? Num jogo (assim como o basquete, e tênis, por exemplo) onde as zebras são raríssimas, chegam à final os times com melhor elenco. Desde, é claro, que a comissão técnica não seja um desastre, o que não é o caso de nenhum dos dois times.Por isso eu reitero minha opinião que o sistema de rankeamento da CBV deveria ser revisto para impedir a concentração das grandes jogadoras em poucas equipes com maior poder aquisitivo.Tenho dito.

  41. lucas

    29/04/2011 17:27:18

    MAIS UMA VEZ,,,,,,,,,,,,,,,,BRUNO FRACO ,,,,,BRUNO FRACO,,,,BRUNO FRACO

  42. Lukas

    29/04/2011 17:24:00

    Pq?Poder.

  43. Diogo Marcio

    29/04/2011 17:18:48

    Não aguento ver a AMANDA ¬¬" foi contratada na temporada 2004/2005 é só entra p/ sacar. Só vai fica nessa ? pq o tecnico é o Bernadinho ?!. Deveria pensar alto, pois ser reserva não leva pra seleção. O que vão falar quando você deixar de jogar? -Esquenta banco que só entra pra sacar? #fato Faça sua história que ao menos seja dentro de quadra. Servi para outras meninas que estão no banco que serão a nossa próxima geração. Queremos ver o volei do BR, no pódio /o/

  44. flavio

    29/04/2011 17:17:49

    Não há jogadora do mundo que joga como a SHEILLA nesta posição. Ela é versátil, sabe atacar com velocidade ou com sutileza e sempre converte suas jogadas em ponto. Ela é simplesmente a melhor. Foi a única jogadora do Brasil que foi CONSTANTE em todo o campeonato mundial no Japão.Não sou torcedor da equipe UNILEVER RJ, contudo torço para ela, Sheilla, levantar este título e receber a medalha de ouro de campeã. Por mais que as russas, cubanas, chinesas e italianas atuem bem na posição, Sheila se sobressai diante de todas como a mais completa. Saca, ataca, bloqueia e defende muito bem...

  45. OSA

    29/04/2011 17:03:46

    O Osasco vai ser Bi Campeão da Superliga feminina amanhã os números dizem isso !

  46. william

    29/04/2011 17:00:22

    Quando li seu comentario sobre Sheilla corri para deixar um dizendo q eh um absurdo, porém vc ja ouviu tanto isso nesses comentaria ja escritos, q resolvi nao escrever nada... vou deixar ela mostrar a diferença tecnica amanhã no jogo... e outra coisa Bruno, vamos xutar fora, + nao tao longe assim neh... Não tem Gamova, nem sokolova, nem ninguem... Eh Sheilla sempre

  47. Diogo Marcio

    29/04/2011 16:54:19

    A Natalia tbm vai ser imcoparave, pois ela é nova, vai ter muito que aprender. Os atk delas possui grande potencias. Não querendo desmerecer a Sheila. Natália õ/°

  48. emanuella

    29/04/2011 16:51:45

    não vejo favoritos, o Rio tem um melhor ataque, mas Osasco tem uma passe muito melhor, a garantia é que será um jogão, como todos os ultimos foram. Eu não me importo com a final que se repete a 7 anos, os mais competentes chegaram a final, pior seria um time estar lá sem mérito.

  49. Sergio

    29/04/2011 16:50:02

    Sheila e Natalia são equivalentes? Aonde? Sheila é a jogadora masi espetacular que o Brasil já teve, só não me atrevo a dizer que ela é perfeita pq não joga passando enfim... com o talento que ela tem seria um desperdício delegar essa função. Sábado RIO 3 X 1 Time da Sukita.

  50. muciolo(recife)

    29/04/2011 16:49:12

    Nãaaaaaaaaaaaaao, Bruno!Seu comentário seria perfeito(embora respeite sua opinião) se não fosse a comparação ABSURDA entre a Sheila com a Nathália. Pela mãe da Santa!, Nunca mais repita o que escreveu. A nossa Sheila é incomparável. Não existe em nenhum outro país jogadora tão técnica como ela, mesmo quando não está nos seus melhores dias.A Nathália tem muito ainda a evoluir, porque é insegura quando o placar é adverso.No resto, concordo em tudo o que você disse. O Unilever já pode preparar as faixas de campeão, Porque foi uma das piores Super Ligas com apenas três times brigando para passar às quartas de finais e outros dois com reais chances de vencer a competição, justamente o Sollys e o Unilever. O Pinheiros jogou no seu limite e o Vôlei Futuro penou para ficar entre os quatro.Bem, para mim tanto faz ganhar um como o outro(torcia para o Pinheiros ir à final). Eis a receita para o Sollys tentar ganhar o jogo: Sacar na Regiane ou na Mari. Porque sem o passe na mão, a Dani Lins terá um trabalhão danado para colocar as ponteiras no ataque ou a nossa Sheila virar as bolas.Mas, sinceramente, não acredito que ocorra uma ZEBRA justamente no último jogo.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso