Duas certezas, duas dúvidas
Bruno Voloch
8 times, 8 jogos no mínimo e duas certezas:
Osasco e Campinas serão semifinalistas da superliga.
A campanha de Osasco é espetacular. 100% de aproveitamento e uma superioridade inquestionável pelo menos nos números. O adversário nas oitavas de final não poderia ser melhor. O penetra Brasília não oferecerá resistência. É vaga certa.
Campinas terá pela frente São Caetano. Time muito bem treinado por Hairton Cabral e grande revelação do campeonato. O sétimo lugar na fase de classificação foi surpreendente. São Caetano com orçamento infinitamente inferior ao de Brasília e Barueri, eliminado, atingiu o objetivo inicial e não resistirá.
Se Osasco e Campinas são certos, o mesmo não se pode dizer de Rio, Sesi, Praia Clube e Pinheiros.
No confronto entre Sesi e Praia Clube, o favoritismo em tese é do Sesi, atual campeão sul-americano. O time fez dois turnos completamente distintos, subiu muito de produção após a inesperada vitória contra Osasco e ganhou confiança. Fabiana atravessa ótima fase. Mas o Sesi ainda é uma grande incógnita. Ivna tem sido uma gratíssima surpresa.
O Praia segue irregular, inconstante e Spencer Lee não conseguiu encontrar a escalação ideal. A equipe anda sem confiança, mas tem bons valores individuais que podem decidir o duelo contra o Sesi.
O Rio deu sorte. O Pinheiros da temporada passada era mais forte, mais resistente e difícil de ser batido. A tradição deixa o Rio como leve vantagem. O Rio irá mesmo de Roberta e sofre demais com problemas na recepção, onde nem Fabi tem dado jeito, uma vez que não pode passar a quadra toda. O Rio, assim como o Praia, perdeu a confiança, característica marcante nos últimos anos. As ponteiras oscilam demais e Sarah Pavan não é nem sombra da jogadora de 2012/13.
O Pinheiros não fica atrás. Arrancou bem, mas não convenceu. O time de Wagão depende demais de Andreia. Quando ela não joga, a coisa dificilmente anda. O Pinheiros não costuma se entregar fácil, já teve mais volume de jogo e andou deixando escapar sets inesperados para os pequenos.
Na teoria, Sesi e Rio passariam. Na prática, Praia e Pinheiros são azarões.
Certeza mesmo é a presença de Osasco e Campinas. Nesse caso, não tem erro.