Blog do Bruno Voloch

Libertadores é possível

Bruno Voloch

7 pontos separam o Fluminense da zona de classificação para a libertadores.

Hoje o cenário poderia ser ainda melhor. Se tivesse aproveitado metade das chances que criou no clássico contra o Botafogo, o tricolor teria vencido até com relativa facilidade a partida e encerrado o incômodo jejum de vitórias em clássicos.

A diferença para o Atlético-PR cairia para 5 pontos e o Fluminense ganharia mais uma posição. Vitória e Santos são instáveis e vivem de altos e baixos.

A campanha do Fluminense no returno é muito boa. Se mantiver o aproveitamento conquistado nas últimas rodadas, o que era um sonho até dois meses atrás, pode sim virar realidade.

No fim de julho, o Fluminense estava na zona de rebaixamento após cair em Porto Alegre para o Grêmio e Abel deixava o clube com 5 derrotas seguidas.

Por essas e outras, não se pode deixar de enaltecer o trabalho de Vanderlei Luxemburgo. Sem contar com Fred, principal jogador do elenco, o treinador teve a coragem de barrar alguns medalhões que jogavam com o nome e investiu nos jogadores formados no clube. Ganhou a confiança dos dirigentes e moral com a torcida, desconfiada do que Luxemburgo faria no Fluminense.

O treinador raramente consegue repetir a equipe, seja por contusão ou questão disciplinar, mas deu padrão de jogo ao time. Inegável. O sistema defensivo talvez seja hoje o grande problema do Fluminense. Os zagueiros não são confiáveis e passam insegurança.

A classificação para a libertadores parece distante, mas já é possível sonhar, algo inimaginável meses atrás.

O jogo contra o Internacional, adversário direto, virou decisão para o Fluminense.