Atuando na França, Clarisse, ex-Vôlei Futuro, desabafa e chama vôlei brasileiro de ‘bizarro’
Bruno Voloch
Enquanto a Unilever comemora o oitavo título brasileiro e RJX e Cruzeiro se preparam para decidir a superliga masculina, vários clubes ainda sofrem com a indefinição em relação ao futuro.
Vôlei Futuro, São Bernardo e Florianópolis só irão sobreviver se conseguirem parceiros. Caso contrário, portas fechadas. Aparentemente, caminho sem volta.
No feminino, o Minas, um dos mais tradicionais times do país, perdeu o patrocínio.
A realidade vivida pelos grandes, casos de Sesi, Sollys, Unilever e Campinas, contrasta com os chamados pequenos e várias jogadoras brasileiras espalhadas pelo mundo. A opção de jogar fora do país reflete o medo e a insegurança.
Clarisse Peixoto, de 25 anos, é apenas um dos exemplos. Aos 25 anos, a jogadora ficou desempregada quando o Vôlei Futuro encerrou as atividades. Clarisse se transferiu para o Pays d’Aix Venelles, da França.
Recebi a informação de que a jogadora, ex-Osasco, postou no facebook toda sua indignação com a atual situação do vôlei nacional. Clarisse, verdade seja dita, mostrou uma coragem poucas vezes vista no meio esportivo.
Não tenha dúvidas que os fatos serão devidamente apurados, Clarisse.
Reproduzo o que 'pensa' a jogadora via facebook:
“E tem um monte de jogadores fora do Brasil fazendo história no voleibol,se dedicando,trabalhando duro pra fazer o que ama,longe da família,do país,lutando por um espaço.E enquanto isso no Brasil um país tão grande e cheio de recursos , vivendo uma crise no esporte que é campeão olímpico. Como assim gente? Como o BRasil só tem 10 equipes femininas na superliga ?Bizarro!
Onde vamos parar ? Vai chegar um dia em que todos jogadores vão ter que sair do país? Não, isso não aconteceria ,os da seleção continuaram ganhando absurdos e rodando nos mesmos times,assim como os técnicos. Os novos talentos ficarão no banco como sempre,até o dia que se tornarem “velhos” e ai vão pro exterior ou para times menores e serão taxados de promessas que não deram certo, mas pera ai, não deram certo??como assim?? Não deram certo porque?falta de oportunidade ,talvez falta de confiança , que cá entre nós ,confiança e cumplicidade são duas palavras inexistentes na relação técnico e atleta. Logo no inicio de sua carreira você é rotulado, rótulos que pra tirar só morrendo e nascendo de novo! Ou você baba eles ou não serve,opnião você nunca pode ter e se tiver guarde pra você,expor seus pensamentos numa reunião de vestiário é pedir pra ir pra forca , ainda bem que estamos no século XXI ,senão fogueira nelas! Pois é,infelizmente é assim! E porque será que alguns jogadores “não dão certo” no Brasil mas arrebentam no exterior?? Gente, tem muito atleta bom jogando fora do Brasil. Vocês imaginam todos esses jogadores atuando no Brasil??ia ser realmente uma SUPERliga, sim SUPER,porque agora é só liga,a parte do super foi esquecida, agora é so liga dos mesmos técnicos ,mesmas atletas,mesma patifaria da CBV,das federações e por ai vai… Taxas absurdas,times que não se sustentam , atletas que não lutam pelo outro, tem atleta ai que tem poder pra ajudar a mudar muita coisa,mas a única vontade dele é aumentar seu próprio salário e o resto que se vire… Cada um por si sempre! Eu espero que nunca esse atleta jogue mal,tenha má fase,machuque gravemente,perca o prestigio e envelheça .
Brasil o país da hipocrisia , um país pra poucos!”
-
jose wellington brito
17/04/2013 18:12:19
Povo que sabe o que é bom!, ou seja , amantes do voleyball, diante dessas palavras postadas pela Clarisse, não se pode acrescentar absolutamente mais nada! Mais vale um adendo: Enquanto vivermos nesta cultura futebolística nojenta, a qual aliena essa massa brasileira e que nos rotula de "País do futebol" dificilmente haverá um maior investimento em qualquer outro esporte! Nada é mais vantajoso do que apoiar jogadorzinho de cabelo espetado, fanfarrões e beberrões cujo objetivo maior são os ganhos pessoais- nada contra até aí-; mas se os empresários olhassem com mais carinho pelos atletas do volley e basquete , principalmente, certamente manteríamos esta excelência que é, em nosso país, do esporte representado por aqueles, e alavancaríamos a modalidade representado por estes. Mas nada de times de futebol pátrocinando o volley, NÃO!! já imaginou aquele povo se digladiando dentro de um ginásio, soltando rojões! Não, não serve mesmo. O volley esta acima disto: é um esporte sublime, digno de se assistir! Viva o vôlei brasileiro!!!! Quiça tenhamos também outras hortências e paulas e janetes e martas e..........
-
Hamilton Mendes
16/04/2013 18:55:25
Pera aí Camarada, ocorre que Cuba é um país pequeno e de recursos sabidamente modesto (aliás é impressionante e digno de admiração os resultados no cenário esportivo internacional com tantas restrições) mas o Brasil e sua torcida não podem aceitar passivamente o cenário que nos querem impor. Porque o Brasil é um Paí RICO (embora com muita pobreza e injustiça, etc e tal). Ou se pode taxar de pobre um país com PIB superior a US$ 2 trilhões. Mas com tantas maracutaias, desvios, injustiças (afora o divórcio crônico entre Esporte e Educação) que imobilizam o esporte nacional por que esperar que no volei a história fosse ser diferente ...
-
Silvia
15/04/2013 13:53:14
Um desabafo pessoal e com endereço!!!Na vida tudo é politicagem , no volei não seria diferente.A politicagem no volei é a grana, quem investe alto vai sempre querer os melhores jogadores e não os bons...resultados rápidos...e não resultados a médio longo prazo!!!
-
Mônica
14/04/2013 13:19:44
Corajosa a moça, não? Parabéns pela atitude de se expor publicamente falando o que pensa.
-
Ademir
14/04/2013 11:45:37
Precisa dizer mais alguma coisa?
-
sal com pimenta
13/04/2013 20:01:40
simples assim... perfeita... palavras que valem ouro...
-
magna pereira saraiva
13/04/2013 10:40:22
Concordo com a Clarisse, Já pensei muito em nao acompanhar o volei por conta do atleta nao ter voz e tudo o que ela expos. Mas, gosto muito e vou deixando pra lá...... Nunca consegui aceitar a ëxpulsao do RICARDINHO. É lamentável que o esporte seja assim.
-
Diogo
11/04/2013 22:04:29
É Nina, concordo com você. O Cruzeiro vem mostrando que equipes que não possuem as "estrelas" também pode brilhar. Mas observe como os narradores do SportTv/Globo ficam altamente empolgados quando outros times estão pontuando contra Cruzeiro, Minas e outras equipes que são muito boas. Queria muuuuuuuito que o Minas tivesse vencido o Rio para que tivéssemos uma final mineira. E não, não sou mineiro, sou de Pernambuco. Mas isso, talvez, fosse um indicativo maior de que panelinha nem sempre dá certo. Infelizmente não deu.
-
Akemi Mye
11/04/2013 21:10:42
Não falou nenhuma mentira, O pior é a Globo, que compra os direitos de transmissão, não divulga os nomes dos patrocinadores, não passa os jogos e não deixa ninguém passar.
-
Lauro
11/04/2013 17:10:12
Acho que esse problema que ela relatou não é só brasileiro. Cuba tri campeã olímpica teve que mendigar para disputar o pré olímpico mundial no Japão! E o pior, que não se classificou!! Isso é sinal de que a modalidade vôlei não recebe o devido respeito que deveria!
-
Viva Vôlei
11/04/2013 16:04:27
Cala boca torcedorzinho mediocre...Alienado da peste... Torcedorzinho barato de osasco...Vai aprender o que é volei primeiro... Torcedorzinho da peste... Alienado ! Vc nem vive de Vôlei por isso que fala merda... Vai torcer para suas divas seu alienado... 10 times é pouco pra um volei tido como melho do mundo... E nem segunda divisão aqui tem.. Tem uma liga B que o Nível é fraquissimo onde a maioria dos atletas ganham no maximo mil reais e recebe só qdo tem etapa... O Volei no Brasil é fraco sim... Alienado da peste.
-
Luccas Vôlei
11/04/2013 15:33:28
Falou mais pura da verdade! O PAIS DO VÔLEI, MENDIGANDO PATROCÍNIO. Affffffff! Acho ridículo... Acorda brasil.
-
Carlos
11/04/2013 11:43:34
Quem precisa mudar são os dirigentes e os empresários. Como pode o melhor volei do mundo ficar mendigando patrocinio ? E a rede Globo, porque não faz no volei o que faz no futebol ? Infelizmente isso é o Brasil.
-
Volei/Verdade
11/04/2013 10:54:52
A liga francesa é forte? Sério?Qual time de lá brigou pelas finais europeias? Quais jogadoras são fortes?Acorda, companheiro(a)...
-
Pitoco
11/04/2013 08:06:24
Fabí vale 5 pontos, pontuação máxima para líberos!Sarah Pavan vale 7, mas se para a Unilever ela vale 0. Extrangeiras remanejadas para a superliga ou brasileiras repatriadas valem 0 para a equipe que a contratou. Pavan só valerá 7, de fato, caso vá para outra equipe aqui no Brasil na próxima temporada. Assim temos hoje na Unilever:Fofão - jogadora bonificada = 1 ponto (passou de 7 para 1 pela idade e tempo que já está fora da seleção)Valeskinha - jogadora bonificada = 1 ponto (passou de 6 para 1 pela idade e tempo que já está fora da seleção)Jucyeli = 6 pontosFabi = 5 pontosSarah Pavan = 7 pontos, mas se continuar no Rio, vale 0 para a Unilever.Logan Tom = 6 pontosGabi = 4 pontosNatália = 7 pontosFora as outras jogadoras reservas = nenhum com pontuação superior à 5 pontos.Logo, apenas a Natália conta como jogadora de pontuação 7 para a Unilever, sobrando lugar para mais 2 jogadoras com essa pontuação ainda, com ou sem Sarah Pavan e Logan Tom.
-
Nina
11/04/2013 01:07:42
Clarisse ta super certa. O volei brasileiro é complicado mesmo. Sabemos que os jogadores da seleçao, em sua maioria, sao bons mesmo e um time que tenha eles em sua composiçao tem características de campeao. Maaas está ai o Cruzeiro pra mostrar que nao é necessário ter os tops da seleçao pra montar um time consistente e vencedor.So que nessa teimosia, como disse Clarisse, muitos talentos levam tempo para serem reconhecidos e ai já estão velhos mesmo. Grandes clubes os contratampara ser banco de grandes estrelas e ai a oportunidade se vai.Mas com relaçao aos patrocínios... Vc gostaria de patrocinar um time de volei se a unica oportunidade de aparecer em televisao aberta é que seu time chegue nas quartas de final da competiçao? Não ter volei natv aberta prejudica imensamente os times. "Ah, mas Campinas chegou e ainda assim perdeu patrocínio" Só prova que isso não é suficiente.Atrair mais expectadores para o volei é essencial. E nao deveria ser difícil ja que percebemos que muita gente gosta da modalidade.Se a culpa é dos clubes que aceitam o regulamento, da CBV que se submete a Globo ou da própria Globo que impõe eu n sei, mas tem que mudar poxa.
-
Senserg
10/04/2013 23:57:38
Sei. Ontem mesmo, em entrevista, a Fofão lembrou que foi campeã num dia e no seguinte ficou desempregada porque o patrocinador pulou fora. Situação humilhante e vergonhosa, que se reflete nessa liga com mirrados dez clubes no país bicampeão olímpico. É a cara do nosso “capitalismo”, e ainda tem gente achando normal...
-
Justo
10/04/2013 11:34:49
Julgando? Vc está julgando ?Que comentário baixo, mas esperar oque de uma pessoa baixa como vc
-
Viva Volei
10/04/2013 10:40:45
Falar que a Clarisse se perdeu é de uma falta de ética tremenda. Que tinha futuro. Ela é uma realidade e jogar na França é curriculo sim. Quem dera a superliga fosse organizada como a da França, aonde jogam varios jogadores de varios países. Ainda bem que o tal Anderson Santana só acompanhou e não viveu de volei porque seria mais um pucha saco alienado. E o tal de VOLEI 100% pagando de entendido não passa de um simplérrimo torcedor que imagina saber os bastidores...
-
Mônica
10/04/2013 10:09:32
Linda sim queridinha....ela tem juventude, energia boa, altivez, talento e muitos outros adjetivos! Vc deve ser do tipo que só conhece a beleza do make!! Isso é comum em espíritos inferiores como você! Fui...cansei desse blog criaturas bizarras!!
-
carl
10/04/2013 09:38:27
há uma diferença entre assistir volei e entender volei!Se vc acompanha volei há mais de 32 anos já deveria pelo menos ter aprendido um pouquinho sobre o esporte!Totalmente sem nexo seu comentário assim omo tantos aqui que ao invés de se debruçarem sob esta reflexão ficam ai a julgar se a moça joga ou não pra ´poder falar isto!Isto não vem ao caso,poderia ter sido a jaqueline a dizer isto,mas não foi ela ,pq ela simplesmente não tem interesse nisto,pq pra ela tanto faz,pq ela já tem o emprego garantido e finalmente pq é uma atleta alienada que só pensa nela e em aparecer tv!So isso
-
marcio
10/04/2013 09:17:40
Impostos? O dinheiro de patrocínio vem justamente da isenção fiscal!!!!!
-
Ricardo
10/04/2013 08:55:07
Eu já conhecia, sempre acompanhei campeonato italiano!!!
-
Carlos Souza
10/04/2013 08:34:19
Clarisse não está falando nenhuma mentira, a realidade está ai prá quem quer enxergar sem ter rabo preso com ninguem. Nós somos o país da hipocrisia, o país dsa mentira, o país da fome e falta de moradia e tudo que ela falou é verdade; é uma vergonha o país campeão olimpico de volei só ter dez times na superliga por falta de patrocinio, o mesmo acontece com o futebol feminino, porque ? será preconceito ? será descaso dos dirigentes
-
Verdade seja dita
10/04/2013 05:31:23
A verdade é que essa moça tinha futuro quando jogava no Finasa. Aí, como outras, se perdeu nas facilidades das farras em SP na Bubu (boate GLS muito conhecida) e esqueceu de treinar mais. Outras, como Tandara se reencontraram e recuperaram seu lugar. Porque será? Aí a cidadã vá jogar na Fraça (poderíamos chamar de FRACA) e acha que porque se destacou lá merece mais. Liga francesa, que deve estar entre as piores da Europa.Bruno. Você nem deveria dar atenção a coisas desse tipo.
-
Carlos
10/04/2013 03:59:31
Ficar no banco eh Status? se for ela ja tinha quando jogava no Brasil...
-
Carlos
10/04/2013 03:48:59
Concordo plenamente, estou torcendo forte por isso tambem.
-
Carlos
10/04/2013 03:48:08
Pois eh, eu nunca amei!
-
Raul
10/04/2013 03:46:47
Passou da hora da cara de passarinho se aposentar, a Brait eh muito superior a ela em tudo.
-
Cro
10/04/2013 03:44:50
Ah meu anjo, nao compare a escoria da america latRina com paises de verdade... ainda mais se tratando de Brasil, precisa comer muito arroz com feijao e crescer para aparecer. O Brasil nao investe nos esportes, porque nao roubam para esta finalidade, mas sim para outras...
-
Jao chupa neca
10/04/2013 03:43:29
Volei eh chato? Quem eh futebol entao na salada de fruta, nao eh gata? por favor viu... cada merda que eu leio aqui...
-
She-ha
10/04/2013 03:42:21
Veja a gabizinha, ponto.Linda ja eh por sua conta.
-
Carlos
10/04/2013 03:40:26
Perae, como assim a economia do Brasil decair? Ainda tem como piorar essa merda? Pelo amor de Deus, seria melhor morrer, nem brinca com uma coisa dessas, ja ta fora da realidade a coisa aqui, nao nos rogue praga, pelo amor de Deus.
-
Carlos
10/04/2013 03:36:59
Por isso que é a porcaria que é... uma cultura tacanha e deficiente, precisa ser revista já tem tempo...
-
Carlos
10/04/2013 03:35:05
Engraçado... sujo falando de imundo, analfabético? nunca vi isso, eu já vi analfabeto. Além do mais, sido não é correto no verbo ser, o passado de ser não é sido, mas sim FOI. Neste caso, teria de mudar o tempo verbal. Uma vergonha, um dos poucos países que tem somente um idioma e ainda assim o povo caga.
-
Marco Aurélio
10/04/2013 02:05:48
Qualquer um tem direito de reclamar. A gente vive em uma democracia. Esqueceu?
-
sousa
10/04/2013 01:41:03
Vocês já perceberam que nunca ouvimos murmúrios e reclamações de jogadores contra técnicos quando estes estão em ascenção???? A Gabi reclama de algo???Vc leu em algum lugar Rosa Maria ou a Garay chorando pelos cantos??? Basta fazer a curva e ver a carreira indo pra vala que logo aparecem as queixas e os "desabafos". Acompanho a carreira da clarice a alguns anos, prá ser mais preciso a primeira vez que a vi jogar ela ainda era infanto. Tremenda promessa, muito forte, boa tecnicamente, sempre que nos enfrentamos em quadra era destaque a força do seu jogo... pois bem, o tempo passou, e infortunios a parte, não me parece que a moça tenha administrado bem sua carreira...e agora vem com essa de levantar bandeira de atleta???? Concordo com o Anderson Santana, França não é curriculum para ninguém, a não ser que seja a passeio...kkk. Conheci muitos técnicos que queriam realmente queimar numa fogueira suas atletas, sempre que essas sem o menor profissionalismo, trocavam a noite pelo dia e muitas coisas mais....Fecho meu comentário com a seguinte frase..."técnico não rasga nota de 100"..se não está entre as melhores é porque não tem capacidade de estar.
-
TavinhoNatal
10/04/2013 01:18:44
Se cada equipe só pode ter 3 atletas com 7 pontos, Bernardo jamais vai abrir mão de Fbí pra ficar com Sarah Pavan que soma 7 pontos, Sarah conquistou o Brasil mais infelizmente não vai jogar a superliga ano que vem por pura sacanagem.
-
Viva vôlei
10/04/2013 01:16:26
Clarisse tem razão no que disse.Muitos que criticam tem outra profissão e não entendem nada de vôlei, ficam se ofendendo por causa de jogadoras e jogadores que não dão a minima para torcedores. O Volei é uma merda, a superliga não é nem de perto a melhor do mundo. Torcedores iludidos defendem o vôlei sem saber os bastidores a realidade é outra. Falar que Clarisse é ruim é um absurdo, ruim e mal profissional e mal filho e mal marido e má esposa é quem fala que um atleta de alto rendimento é ruim. No vôlei aprendam torcedores fanaticos que nenhum jogado torce e nem dão a minima pra vcs. Vc inflam o égo já enorme das ditas estrelas. O Lorena tido como top no vôlei hj em dia não tinha mercado no vôlei brasileiro porque não fazia parte da panelinha e teve que se exilar na frança pra poder jogar. O lorena é ruhm por acaso? O mesmo aconteceu o Walace ex-oposto do sesi e com vários craques que não fizeram parte das panelinhas lideradas por Gibas. Rodrigãos,Murilos, Bernadinhos, Maris, Sheilas, Thaísas e os empresários de atletas que usam a influencia e a força que eles exercem sobre os clubes para deixar jogadores e jogadoras que os ameacem longe dos holofotes. É assim que funciona. Acordem pra vida torcedores fanáticos porque seus heróis não são tão heróis assim
-
Mônica
09/04/2013 23:43:18
Pra início de conversa Qi de ameba é vc sua anta!!!! Uma criatura que se identifica com um apelido ridículo desses...fica a incógnita..será homem, mulher ou hermafrodita?kkkkkkkkkkkkkkk...rindo muito....vc deve ser uma sumidade do meio do voleibol....se conseguiu algum dia catar algumas bolas em quadra foi muita coisa....e outra...deve ser torcedor do Osasco....kkkkk...ta nervosinha? faz um dia de spa querida e degusta um bom brut também....pelo seu nível...não deve saber o que é isso! Procura no google imbecíl de carteirinha!!!!
-
Danilo
09/04/2013 23:40:58
se passar da primeira fase né? Pq nem isso parece
-
Debora
09/04/2013 23:33:33
Está de parabéns perfeito o seu comentário.Realmente o que esse país precisa é investir também na educação. Nos países de primeiro mundo a educação vem em primeiro.
-
Paula Pic
09/04/2013 23:30:44
O que será que ela queria? Emprego público pra jogar volei? Bolsa atleta pro país inteiro? Eu vou querer jogar na praia, com tanta praia no Brasil é bizarro eu ter que trabalhar. No volei e´como em qq profissão, sobrevivem os melhores, ou os melhores ganham mais e o restante vai procurando se encaixar mais em baixo, mais em baixo, ...como ela fez, indo pra França. Dez times no Brasil tá muito bom e nossa superliga é de bom nível. SE não existem mais times é pq faltam patrocinadores, ou seja, a visibilidade do negocio não é suficiente para justificar o investimento. Questão de mercado.
-
crica
09/04/2013 23:20:21
Boa noiteNunca vi a Clarice jogar infelismente, mas ao invés de criticá-la devemos repensar no que ela disse.Tem fundamento?A me ver a CBV não está tão clara assim.E todos sabem que é umapanela.Abraços
-
Ale
09/04/2013 22:43:35
Acompanhar o Volei há 32 anos é uma coisa, viver do vôlei há 32 é outra coisa. Comentário típico de quem "acompanha" o vôlei; a Clarisse pode não ser a jogadora que vc queria, mas, está lá se dedicando, batalhando, talvez até mais que vc na sua vidinha!! Cala a sua boca!!!
-
camila fu
09/04/2013 22:42:49
Aí é que você se engana! Nunca se investiu tanto em marketing esportivo como hoje, vide Nike, Redbull; tudo com muito retorno para as marcas,óbvio. Além disso, o dinheiro investido vem do setor privado, então em vez de você chorar pelo "desperdício" do patrocínio aos clubes, sugiro que chore pelo desperdício de dinheiro público que sangra o Brasil todo santo dia.
-
O SÁBIO
09/04/2013 22:37:53
CARAMBA, A FOFÃO COM PONTUAÇÃO 01, TÁ DE SACANAGEM NÉ??? AGORA FICOU COMPROVADO QUE BERNARDINHO MANDA NESSA PORCARIA DE CBV MESMO.
-
camila fu
09/04/2013 22:35:36
kkkkkk, adorei o comentário cheio de veneno e concordo plenamente. Fica aí fia! Mas não é só bicha que comenta aqui não, eu sou mulherzinha.
-
Crispim BCN
09/04/2013 22:29:50
Na minha opinião Clarisse estar certa ao criticar nosso vólei, mas as atletas também que colocar no lugar dela, exemplos são básicos néh Samara, agora que ela se tocou, por que viu que a Ellen Braga arrasar no Ecp, Ivina deveria se outra a jogar em outro clube, Roberta tb, agora que faz essa atletas promessas são os técnicos da seleção de base, creio eu, só uma pergunta ? quantas atletas da seleção juvenil foram para o sollys no ultimos anos e não jogaram as tais promessas, e quantas já foram titulares no times médio e pequenos. Realmente dez time para nossa superliga, ou para nosso esporte que mais medalhas olímpicas trouxe para Brasil e uma quantidade inferior, todo mundo pode criticar a Clarisse por jogar na França, e dizer que la não existe voleibol, pega o calendário da Federação Francesa de Volei ou da espanhola, tem três eventos e muitos times, foram a serie A e B, alias aqui temos apenas a superliga, liga nacional para clubes pequenos néh, lá nesse países tem a liga divisão A e B, copa dos campeões e copa e a supercopa. Isso por que lá não tem vólei, alis tem grandes jogadoras que atua na França, Espanha, ok. Alias vc deveria ver mais a Clarisse jogando, ela da mais caldo do que algumas estrelinhas.
-
Renato Simões de Carvalho
09/04/2013 22:28:45
O Tim Vickery, jornalista inglês que conhece mais o Brasil que a maioria dos brasileiros, disse que nos falta um pouco de fé no coletivo. Queremos sempre levar a melhor individualmente, sem nos preocupar com o bem estar do todo para depois termos a satisfação pessoal. O vôlei, e o esporte brasileiro de um modo geral, é bem assim. Será que não seria o caso dos jogadores e jogadoras deixarem um pouquinho a vaidade de lado, e usarem a força que possuem atualmente para cobrar uma liga mais forte? Ou vão esperar acabar como o basquete, que já foi bi-campeão mundial, e hoje é um esporte quase esquecido no Brasil? É uma escolha que essa geração precisa fazer. E rápido.
Leia os termos de uso