Blog do Bruno Voloch

O falso ‘prestígio’ de Pelaipe e o verdadeiro desafio de Jorginho

Bruno Voloch

Jorginho foi o escolhido para assumir o Flamengo.

Com a negativa de Mano Menezes, Jorginho tem o perfil, leia-se, realidade financeira do clube.

O ex-lateral sabe o verdadeiro significado do Flamengo, viveu boa parte da carreira na Gávea e conhece a pressão de comandar o time de maior torcida do país.

Jorginho fez um bom trabalho no Figueirense em 2011 e só não chegou antes ao clube porque optou corretamente em cumprir seu contrato até o fim no Japão. Zinho, antigo homem forte do Flamengo, tentou a contratação de Jorginho antes de convidar Dorival Junior.

Aliás, pelo Kashima, Jorginho fez um trabalho apenas regular.

Os valores financeiros e as raízes rubro-negras foram determinantes e credenciaram o técnico.

O fato de ter sido auxiliar de Dunga na Copa do Mundo de 2010 'passou batido', assim como aquela seleção.

Paulo Pelaipe é que precisa se explicar. O dirigente assumiu dando a impressão de que o Flamengo passaria a viver novos tempos e gestão de responsabilidade.

Começou mal.

A verdade no futebol dura mesmo 24 horas.

Pelaipe jamais poderia ter prestigiado Dorival Junior e no dia seguinte o treinador aparecer demitido.

Essa história de contrato, redução salarial pode ser questionada, mas acho pouco provável que tenho sido o motivo da demissão. Na verdade, Pelaipe aproveitou a turbulência de resultados e na primeira chance que teve detonou Dorival.

Pelaipe agiu como todos os outros, inclusive seus antecessores. Lamentável.

Mas técnicos e dirigentes na verdade se merecem.

Alguns treinadores também simplesmente rasgam seus compromissos quando recebem uma proposta mais interessante financeiramente. Não são todos, com raríssimas exceções.

Jorginho chega com contrato até dezembro de 2014.

Se vai chegar até lá é difícil prever. Pelo histórico recente do Flamengo, a tendência é que não.

A torcida é que Pelaipe deixe de cumprir novamente com o que prometeu. O dirigente disse que o Flamengo só iria fazer novas contratações para o campeonato brasileiro.

A Taça Guanabara e o início da Taça Rio não devem ter sido suficientes para mostrar ao dirigente que o Flamengo está distante do ideal, tem carências e que Dorival era apenas uma peça ruim do processo.

  1. deni f lima

    19/03/2013 14:31:08

    Carlos, vc está falando como torcedor ou como pessoa que gosta de ser enganda? Diga-me aonde vc acha que vai o clube? Não existe perspectiva no futuro. No passado poderia ser que a parte olímpica pudesse co-existir com o futebol. Hoje não dá nenhuma e nem outra. O fechar as portas é necessário antes que a entidade se perca e a sua pequena história caia pelo ralo. Pense antes de sair falando sem embasamento. Para o seu entendimento, não só sou torcedor, mas também sou sócio família do clube. Por isso, tenho total consciência do que estou falando. Quer saber do buraco que não tem fim, associe-se na Gávea e verá o que estou colocando aqui.

  2. eduardo

    19/03/2013 13:14:03

    Do mesmo jeito que Zagallo, Telê e Parreira perderam

  3. Renê

    19/03/2013 11:28:01

    O Pelaipe esta certo, é uma vergonha um treinador ganhar 680mil, vamos da oportunidade de quem realmente conhece o flamengo e nada mais justo do que o Jorginho que sabe da responsabilidade que é vestir a camisa do falmengo como foi o Andrade então vamos confiar no Jorginhho, só fala do Dunga quem não entente de futebol que é o caso de muitos comentaristas que só sabe bajular treinadores que lhe dê atenção e o Dunga provou que é um Homem de carater muito obrigado Dunga.

  4. ANDRE

    19/03/2013 10:26:37

    IXXPORT TIME DE SEGUNDA DIVISÃO E QUE NADA REPRESENTA NO FUTEBOL BRASILEIRO,RESUMINDO : IXXPORT TIME INSETO QUE SE ESMAGA IGUAL A BARATA OU MOSQUITO !

  5. antonio

    19/03/2013 09:12:32

    2 divisão

  6. luis

    19/03/2013 06:27:46

    Concordo. O Flamengo tem um elenco medíocre... esta política do Bom e Barato não existe... o Bom custa Caro....

  7. luis

    19/03/2013 06:18:10

    Este Carlos Eduardo é um ENGANADOR, foi um tiro n água... Esta política desta Diretoria é kamikaze...Bom e Barato não existe...A realidade do amengo hoje é: um elenco MEDÍOCRE em técnico INEXPRESSIVO....

  8. luis

    19/03/2013 06:09:11

    Pelo menos esta Diretoria está sendo coerente: Um elenco MEDÍOCRE e um técnico INEXPRESSIVO....

  9. Luis

    19/03/2013 06:05:04

    É, a seleção do Dunga ganhou "tudo", ´SÓ perdeu o mais importante: A Copa...

  10. luis

    19/03/2013 06:02:33

    Perdeu o mais importante: A Copa do Mundo....

  11. José Culioni Filho

    19/03/2013 01:29:52

    Manda esse Pelaipe embora o famoso quem?. Engraçado hoje em dia no futebol profissional, qualq

  12. Klebson

    19/03/2013 00:36:46

    Parabéns mais uma vez para a diretoria do flamengo. Foi bom mesmo não traser esse mano. Agora só basta torce para o trabalho de joginho e bola pra frente...

  13. AlainMengão

    18/03/2013 23:50:55

    Tem q contratar realmente para o brasileiro e copa do Brasil e olhe lá se vai ganhar alguma coisa precisamos ser pacientes,concordo com meus colegas abaixo ótimo é a seleção atual dá show em todos jogos...principalmente contra seleções "grandes" mais como diria galvão bueno aos quato vento nenhum outro país tem 5 copas do mundo e isso me faz pensar "verdade mais tbm nenhum outro país ficou tão para trás como nós em relação a tática amor a camisa da seleção" é a seleção do dunga é q não prestava msm né???fala sério!!!!

  14. AlainMengão

    18/03/2013 23:45:39

    MEU DEUS, esse voloch tá de brincadeira,tá certo q pelaipe fez errado "ao bater a mão no peito e garantir dorival" mais fala sério fazer igual aos outros??poxa o dorival ganhava 600 paus!!!!meu q mundo é esse????entao voloch é normal o dorival ganhar 600 paus????mais uma coisa ele seria demitido de qualquer jeito so nao foi antes por causa da campanha surpreendente do time na taça guanabara amigo a nova diretoria não quer ninguem q pertence a antiga diretoria é algo muito valido e coerente aí junta a fome com a vontade de comer e tá feito,para terminar EU NEM VOU DURMI HJ pensando q o MENGÃO não irá ganhar esse campeonato carioca nós "só" temos 32...é realmente preocupante msm bem lembrado voloch!

  15. Braulio LIma

    18/03/2013 23:44:10

    concordo plenamente com voce, e pra ressaltar o dunga foi e é melhor do que todos que passaram depois dele inclusiveo felipão

  16. jobguim

    18/03/2013 23:38:28

    Eu apoio a ex-chapa azul, antes de ganhar qualquer coisa o Flamengo tem recuperar a credibilidade, o crédito, não acho a Patricia desonesta, mas de extrema imcompetencia e desconhecimento da potencia Flamengo, acho que Flamengo para ele era só a piscina e seu entorno, jamais deu a entender que conhecia a dimensão da marca Flamengo. Se entrincheirou na Gavea, se rodeu de incompetentes e neste escalão havia desonestos, que não servia ao clube, se servia dele, conselho fiscal formado por gente de carater duvidavel. O contrato do Dorival tem que ser investigado, é um crime, no mínimo uma irreponsabilidade no manejo dos recursos do clube.

  17. Jobguim

    18/03/2013 23:31:28

    Voloch, pelamordeDeus, não entre nesta pilha de terrorismo não, deixa isto pro pessoal do globo.com, a verdade é que o Dorival não tinha futuro com esta chapa que assumiu o Fla, era visível, quem conhece de Flamengo percebeu, apesar do apoio, paciencia da galera, um absurdo o contrato que ele tinha, uma vergonha pagar aquilo prá ele e sua comissão e atrasar o salário mínimo do faixineiro? q isto? e qual o currículo do Dorival? tirar o vasco da segundona? ah! tenha dó. A eliminação contra o Bota foi culpa dele, não que eu ache o time uma maravilha, longe disto mas entrar com um a menos (por o CE10 foi estrategia dele mesmo sabendo que o cara tá longe ser chamado pelo menos de "atleta" após 2 anos parado), tirar o Elias no intervalo foi uma tragédia e outras cagadas ao longo do turno encobertas pela pontuação que o time conseguiu, mais em função da fragilidade dos times.

  18. Fernando Duarte

    18/03/2013 23:03:52

    O Brasil é um país de vira-latas. O cara ganhou praticamente tudo, aplicamos várias goleadas nos hermanos, e o jogo que perdemos, jogamos muito no primeiro tempo e por uma falha do goleiro (que não tinha falhado antes...), acabamos perdendo um jogo que teríamos vencido 8 em 10 !!!Mas parece que os críticos preferem a era Mano, onde fomos chinelados por todo mundo, não ganhamos pn, mas ainda torcem o nariz para o Dunga.Isso tudo porque o cara expulsou a Globo e a Fátima Bernardes da concentração, mandou o Alex Escobar se catar, e proibiu a farra.Esse é o Brasil.

  19. Neimar Queiroz

    18/03/2013 22:40:48

    O Voloch, O Problema do Dorival, foi que ele ganhou aquele jogo com o Botafogo e pronto? pensou que no segundo jogo iria ser tudo igual! lêdo engano; Parabens para o Osvaldo que perdeu, mais tirou lição, o Dorival; dormiu nos louros da vitória e esqueceu de fazer planejamentos para o segundo, e o Osvaldo deu um nó no Esquema? do Dorival, ela é; Simplismente INCOMPETENTE, não merecia um terço do era pago a ele e foi a melhor opção para ele Rua, agora o Jorginho? Tremeu quando o Zinho o convidou e a melhor opção, Seria Louco Bielssa, depois Andrade, Jorginho não.

  20. Vinicius Marques

    18/03/2013 20:57:04

    Pelaipe tem toda a razão é preciso colocar ordem no GALINHEIRO, não adianta, ele vai levar aproximadamente um ano para acertar essa baderna que deixaram no Clube, esses IRRESPONSÁVEIS.....É isso aí PELAIPE vai fundo...

  21. JUVANI DONIZETE FARIA

    18/03/2013 20:55:44

    O NEGOCIO É BOM BONITO E BARATO,SE CADA JOGADOR DER O MELHOR DE SI O MENGÃO VAI DECOLAR LOGO LOGO!!!!!

  22. joselito

    18/03/2013 20:42:17

    a pior coisa que existe no brasil e o tal da imprensa que vive por interesses proprios imprensa virus do brasil

  23. Wisley Macedi

    18/03/2013 20:00:27

    Luiz Fernando, gostei, palavras de um homem sensato. Estou contigo contra essa imprensa desprovida de respeito e valores. A imprensa brasileira precisa aprender respeitar e valorizar as pessoas serias desse Brasil. Obrigado Dunga! Você é um campeão.

  24. roberto kleber

    18/03/2013 19:59:52

    boa ,muito boa amigo!!.essa e a verdadeira cara do brasil cospe no prato que come,o cara ganhou do melhor time da argentina com os reservas dos reservas da seleção.acho que ele foi demitido por ser muito conpetente.

  25. Paulo Cesar

    18/03/2013 19:47:57

    Joel boa noite. Por causa da multa . Agora a multa é mais compatível com o que o FLA pode pagar , para se livrar desse alto salário. ok. A ordem no momento para a torcida do FLA é o que justamente ela não tem PACIÊNCIA

  26. Zé do Boné

    18/03/2013 19:47:31

    SPORT - CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987!BUA!... BUA!...

  27. Avelino

    18/03/2013 19:46:14

    Concordo com o pessoal , o Dunga ganhou quase tudo , e não perdeu nenhum classico , agora o Mano protegido da Globo não ganhou nada , Felipão levou o palmeiras para a segundona . A midia (Globo-Galvao Bueno) fritarao o Dunga e todos esqueceram a Copa America e a Copa das Confederações, e não se esqueçam o Brasil se classificou com tres ou quatro ou 4 rodadas de antecedencia para a Copa do Mundo de 2010 se não me engano . E nos Tempos atuais o Dunga ja ganhou o titulo do 1 turno do Gaucho e ninguem fala nada..Relação do Jorginho acho estranho ele não citar o Dunga como grande tecnico !.

  28. Sérgio Timóteo

    18/03/2013 18:47:01

    Concordo com o pessoal acima.O Dunga em qualquer país seria considerado um dos heróis do esporte brasileiro.Além de tudo é um exemplo de superação pelas críticas de 1990.É um cara sério e um grande líder, MAS A IMPRENSA PAULISTA não o engole de jeito nenhum.Quanto a demissão do Dorival, não era p/ ser nem contratado.Com ele o Flamengo estava correndo sério risco de perder esta nova geração vencedora da Copa São Paulo.É mais um grande equívoco da Patrícia Amorim/Zinho e na minha opinião é técnico ideal p/ disputar a SEGUNDONA.E esse salário hein!!!!

  29. Gilson

    18/03/2013 18:41:17

    680 mil é muito dim dim pra qualquer Mourinho, Luxemburgo, Murici, felipão, etc... Será que ninguém enxerga que o Diretor de futebol tem entender e conhecer futebol dentro do campo além dos entraves burocráticos que exigem conhecimento? Estão querendo enganar quem? Na 1a. turbulência, tiram o deles da reta e demitem o treinador. Se os caras que comandam futebol não entenderem de futebol.pouco ou nada tem que se fazer. O zagueiro do Flamengo vê a bola sair numa cobrança de falta lá do meio campo e quase na lateral. Ele não acompanha o atacante como devia e o goleiro não sai do gol. o treinador é culpado. Parei com esses caras.

  30. Marcos

    18/03/2013 18:32:50

    João, esse povo ta com fome de informação pra vender, estão puto por que o pelaipe ta resolvendo as coisas sem vender fofoca. Um novo flamengo profissional é o que vejo, não se enquadra sai. 48 horas depois anuncia um novo tecnico.

  31. Jorge Carlos

    18/03/2013 18:06:58

    Concordo com vc João...Achei que o Voloch tá falando abobrinhas...SRNS

  32. Jorge Avelar

    18/03/2013 17:59:53

    Muito Bla Bla Bla, deixe que o tempo diga o que será do nosso Futuro. Outra coisa, confio nesta nova gestão e ponto final...

  33. Luiz Fernando

    18/03/2013 17:53:05

    Eu não entendo é que sempre que falam da seleção de Dunga, se coloca como um fiasco. Aquela seleção lutou por 3 títulos e conquistou 2 (Copa América e Copa das Confederações). E perdeu um jogo da Copa do Mundo contra a Holanda que foi a vice-campeã. Em qualquer outro país do mundo, Dunga continuaria o trabalho. Mas como Dunga não deu colher de chá pra imprensa, vcs ficam fritando tudo o que o cara fez. Coloque a mão na consciência!

  34. edu

    18/03/2013 17:48:36

    Eu apoiava o Dorival no trabalho dele, àquele jogo contra o Botafogo foi decidido naquele gol relampago. Mas depois que soube quanto Dorival ganhava, achei uma boa a demissão. E estranho o jeito que o pessoal fala da seleção de Dunga, ganhou tudo antes da Copa, venceu os jogos bem antes do da Holanda, fez um primeiro tempo muito melhor que a Holanda e por conta de um apagão no segundo tempo, julgam o trabalho do cara todo. A seleção pipoqueira de 98 e a zorra de 2006, foram bem piores e ninguem malha o Zagallo e Parreira como fazem com Dunga e Jorginho

  35. Rildo

    18/03/2013 17:44:11

    O Pelaipe ta Certo ,680mil pro Dorival é muito dinheiro pra um tecnico meio boca, e esses auxiliares dele 1,20mil hhahahaha é muito fora do normal, e os caras nao fiseram nada no FLA

  36. mauricio miranda

    18/03/2013 17:31:41

    Tá valendo desde agora. Dorival e Jorginho que se cuidem!

  37. Agha

    18/03/2013 17:30:44

    Qual o salário desse Pelaipe afinal? está dentro na nova realidade do Fla?

  38. Fabio

    18/03/2013 17:28:58

    Concordo plenamente VAMOS Q VAMOS MENGÃO

  39. avelino

    18/03/2013 17:26:54

    eu tou com essa diretoria do flamengo tenque dar uma limpeza no clube porque tava muito bacunçada mesmo,e os adiversarios tenque se preucupar com os timecos deles e não com o flamengo e enquanto isso as mulheres tom colocando chifre neles .kkkkkkkkkkkkk

  40. mauricio miranda

    18/03/2013 17:24:14

    Olá Flamenguistas de carteirinha! Primeiramente devem ter a humildade de reconhecer que o atual plantel do time está abaixo da média; pior fica se tratarmos de valores individuais. Não adianta ser o MAIOR se não tem o MELHOR. Jorginho, com todo respeito que merece, não suportará a pressão de uma torcida forte e exigente como a do FLAMENGO. Torcer e esperar para ver no que dá. Sorte e sucesso ao MENGO de tantas glórias. Sou Mineiro, Cruzeirense e DESPORTISTA.

  41. Domingos Cesar

    18/03/2013 17:23:58

    Este ano,não escapa da serie B

  42. Carlos L.

    18/03/2013 17:16:05

    Vç com estas palavras não é rubro-negro nem aqui nem na China ( engana outro)...e com o verdadeiro clube de origem ( e não se passando por rubro-negro< que em hipótese alguma escreveria tais coisas )

  43. Alex

    18/03/2013 17:13:42

    "porcauza ""prezidentes"

  44. Henrique

    18/03/2013 17:05:34

    Ah e se você gosta muito do Dorival Jr. , leva ele pra sua casa !

  45. Carlos Ramires

    18/03/2013 16:58:52

    Torcedor é apaixonado. Bastava o Flamengo ter ganho ou empatado uma única partida. Só uma. Contra o Botafogo e ser campeão da taça GB invicto, que muito do que eu li aqui sobre o técnico Dorival e sobre a fraqueza da equipe seria diferente. Paixão de torcedor.

  46. avelino

    18/03/2013 16:52:51

    flamengo ta nessa situação porcauza dos prezidentes anteriores q so endividarom o flamengo bando de ladrão e isso q eles são.

  47. joao

    18/03/2013 16:37:15

    Achar que o Pelaipe começou mal por não ter dito em rede nacional que no dia seguinte iria demitir o técnico é no mínimo, pessimismo. Achar que o dirigente deve anunciar aos quatro cantos os nomes e o dia em que vão chegar reforços é no mínimo, ingenuidade né? Quer torcer contra? vá em frente, mas não escreva materias como essa.

  48. Djair Borges

    18/03/2013 15:53:41

    O Dorival e técnico para tirar time da segunda divisão.R$600.000,00 era muito dinheiro para um técnico de segunda.A Diretoria esta correta.

  49. Fabiano-GO

    18/03/2013 15:28:14

    com esse "filhote" de Dunga vai ser difícil!

  50. Jurandir Justino dos Santos

    18/03/2013 15:22:22

    Esta nova diretoria do Flamengo está agindo corretamente.O próximo problema a ser resolvido é o do Ibson, que se não quizer reduzir o salário, temque procurar outro lugar que pague este valor exagerado p/ o pequeno futebol que etá jogando. Todo trabalho bem feito um dia vai apresentar resultado, o que não pode é um clube que nem o Flamengo, gastar tanto dinheiro para nada.Esses salários estão muito fora da realidabe brasileira, onde o mínimo éR$678,00.Estou com esta diretoria e não abro.Jurandir

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso