Blog do Bruno Voloch

Walewska é raridade e exemplo a ser seguido no esporte

Bruno Voloch

O comportamento me chama atenção não é de hoje.

Jogadora extremamente profissional, serena, responsável e com inúmeras qualidades.

Acompanho a carreira de Walewska, central do Amil/Campinas, desde os tempos de Minas por volta do fim da década de 90.

Ganhou status e fama com a camisa do extinto Rexona em Curitiba. Sob comando de Bernardinho cresceu tecnicamente, evoluiu em vários fundamentos e acabou merecidamente na seleção brasileira.

Titular absoluta na era José Roberto Guimarães desde 2003, Wal foi premiada com o ouro olímpico em Pequim 2008.

Diferente de algumas companheiras de profissão, que foram e voltaram, optou em deixar de jogar pela seleção e se dedicar aos familiares. Walewska foi convidada diversas oportunidades, mas rejeitou o pedido de Zé Roberto. O último deles ainda em 2011.

Passou pela Itália, Espanha e Rússia e cumpriu religiosamente os contratos estipulados.

Deixou saudades por Perugia, Murcia, Odintsovo.

É uma das líderes do Campinas.

Walewska não faz questão de estar na mídia e raramente frequenta as redes sociais. Não é regra, mas são poucos aqueles que não se perdem pelo caminho.

Apesar das opções, o que difere Wal de boa parte das jogadoras é vôlei que apresenta dentro de quadra, o exemplo de profissionalismo e discernimento nas palavras, impedem Walewska de não chamar atenção.

Ex-companheiras de seleção e profissão não tiveram a mesma sorte. Algumas delas foram obrigadas a 'inovar'.e não poupam esforços para ganhar destaque. A bola fica em segundo plano.

Walewska é exceção nos tempos atuais.

Suas entrevistas são sempre inteligentes.

Personalidade forte, raridade com as palavras e bom senso.

Walewska, 33 anos, é um exemplo a ser seguido. Dentro e fora de quadra.

  1. Thait

    20/01/2013 14:59:51

    E essa indireta Voloch.... Wal é a melhor central que o Brasil teve da década de 2000, hoje está divido entre Fabizona ou Thaísa. Mas a Thaisa tem mais forca pela frente e a Fabizona pela china atras. A Wal e completaaaa

  2. Matheus Vinícius

    20/01/2013 14:59:12

    Até que fim vc escreve uma coisa boa hein Bruno,milagre vc naum falar mal dela!

  3. robox

    20/01/2013 14:58:23

    nada contra a walewsca...ótima jogadora... mas daí a achar que um perfil de jogadora é o modus operandi para outras vai uma grande distancia....ademais... nao sei se estatisticamente estou errado...mas é dificil ela por uma bola no chão direto. cada 1 é 1... um traço de personalidade não pode ser padrão para outro. e como sempre o blogueiro sempre atrás de excessões...de defeitos...de negatividades... acho seu blog um tanto quanto negativo...só procura coisas ruins... busca revelar o pior... faz campanhas contra... enfim.... não sei porque leio... talvez..para me indignar..ou então talçvez tenha um traço mosoquista na minha personalidade...kkkk

  4. Puta

    20/01/2013 14:43:06

    Walewska era péssima sacadora! Odiava quando ela ía para o saque; era bola fora na certa! Várias foram as vezes em que, na Seleção, Zé Roberto pedia para que ela desse margem de segurança. Inútil! Mas já melhorou consideravelmente. Com o tempo melhorou seu fundo de quadra, de modo a atuar junto da líbero, que substituía jogadora de outra posição que não a de meio. Concordo que ela é uma boa referência, mas vez ou outra parece se esconder das responsabilidades dentro de quadra, fica dispersa. É metida a gostosa e acredito que seuauge tenha acontecido na Itália, quando jogava pelo Perugia e tinha como companheiras Fofão, Gioli, Aguero e Francia! Timaço, aquele. Depois foi campeã pelo Múrcia da Espanha com Jaqueline (que estava contundida na última partida daquele campeonato) e Fofão, com quem formou uma ótima dupla. E na Rússia teve em Paula Pequeno sua companheira de clube, quando atuou pelo Odintsovo, além das insuportáveis russas. No Olimpo brasileiro, creio estar entre as 5 melhores centrais de que dispõe o nosso voleibol.

  5. Bruno Aldalberto

    20/01/2013 14:38:58

    Claro que ela nao aparece tanto, afinal é feia. Se fosse padrao de beleza a midia recairia sobre ela. COmo ela é feia, melhor ser um exemplo de atleta e nada mais.

  6. Nazaranha Tedesco

    20/01/2013 14:18:50

    a walewska joga muito!! quem não se lembra dela em pequim 2008? na verdade aquela seleção de 2008 foi a verdadeira Dream Team! ao contrario da pseudo-Dream Team americana em 2012excelente central, mas ainda não encaixou no bloqueio nessa superliga............ amei quando gongou o bernardinho na SL passada! "fala demaaaais" kkkkkkk

  7. WALLACE

    20/01/2013 14:13:13

    Não entendi o posto do blogueiro. A Waleswka é amiga do blogueiro tb

  8. Evaah Sabattinny

    20/01/2013 14:12:53

    Não tenho essa impressão dela, vi certo ar de arrogância em entrevista sobre o Volei Futuro, já jogou melhor os dois últimos jogos errou a última bola não vi experiência nenhuma nessa hora! Bola sobrando pra ela sem bloqueio e ela da tapinha? Até Zé Roberto não gostou. Muito exagerado este post Bruno, mas respeito!

  9. Thait

    20/01/2013 14:08:51

    E essa indireta Voloch.... Wal é a melhor central que o Brasil teve da década de 2000, hoje está divido entre Fabizona ou Thaísa

  10. Robson Santos

    20/01/2013 14:06:04

    Outro exemplo é Valeskinha! As duas são craques! Cada uma ao seu estilo! Wal e Val! rs

  11. claudio04

    20/01/2013 14:04:51

    Ótima central sim, mas Thaísa é a central mais forte que temos na atualidade...Walewska é boa no bloqueio, Thaísa é quase perfeita em todos os fundamentos. Vejamos:Saque:Thaísa: Entre os 3 melhores saques das ultimas 3 superligasWalewska: Não sabe sacar. Sempre erra, ou simplesmente passa a bola para o adversário.Bloqueio: Thaísa: Paredão...impõe respeito.Walewska: Já foi melhor...hoje é medianaAtaque:Thaísa: Ataca a mais de 3 metros do chãoWlaewska: Só sabe atacar chinaÉ parece que a melhor é Thaísa mesmo tá Gigiu...rsrsrrss

  12. andré L.

    20/01/2013 13:36:44

    eterna parasita!

  13. Diego

    20/01/2013 13:32:38

    Como não lembrar DELA e Elisângela no pan americano de 97 diante daqueles 2 jogos dramáticos contra a gigante cuba.... O histórico dela é mt vitorioso, como bem o Voloch cria de Bernardinho..... engraçado né a gente escuta durante anos que a atleta foi cria de Bernardinho e continua fazendo sucesso, porém não é o mesmo quando falamos de cria do Zé Roberto..... !!!!!!!

  14. só que

    20/01/2013 13:20:54

    Gosto MUITO dela, mas cada um segue o seu próprio caminho. Se não existisse o tipo de jogador problema - Mari, Ricardinho, Giba, Adriano, Ronaldinho Gaunho - de dê você viveria? Seu blog ainda existiria se você só falasse dos bonsinhos e comportados? Agora toca no nome da Mari ou do Ricardinho pra ver se isto aqui não bomba geral.

  15. Fernandes

    20/01/2013 13:20:36

    Sem dúvida a melhor central do Brasil. É uma pena não ter uma jogadora do nível dela vestindo a camisa da seleção brasileira. Enxergou o momento certo de deixar a seleção, foi atrás dos seus sonhos e desejos familiares. No exterior jogou um bolão, nao se iludiu pela fama. Uma das poucas profissionais no esporte hoje em dia.

  16. Gigiu

    20/01/2013 13:01:06

    Se ainda estivesse na seleção seria titular. Thiasa e Fabiana são muito boas acho até que temos na nossa seleção as melhores na posição, porém Walewsca ainda é melhor!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso