Blog do Bruno Voloch

Italianos negam preconceito contra Jaline; presidente chama jogadora de ‘chocolate’ e ‘sem vergonha’

Bruno Voloch

A polêmica envolvendo Jaline continua rendendo na Itáia.

A reportagem do blog foi estampada no principal site de vôlei do país.

http://www.volleyball.it/notizie.asp?n=56314&l=0

De acordo com o site, após acusar o clube de maus tratos e preconceito, o presidente do Soverato, clube de vôlei da segunda divisão, Antonio Matozzo, se defendeu das acusações e desmentiu a jogadora.

A versão de Matozzo é diferente do que foi dito por Jaline:

''Nós nunca ameaçamos ou maltratamos a jogadora. Ela sempre teve tudo que pediu e inclusive mora em um apartamente nosso até hoje. A questão é que ela tem um problema no joelho que a impede de jogar. Ficou de fora do time e o exame de ressonância constatou a lesão grave no joelho''.

Matozzo explicou ainda a história de que teria exigido 30 pontos por jogo:

''Foi apenas uma brincadeira. Ela recebeu dinheiro adiantado da empresa, não devemos nada para a jogadora e quando ela me pediu 2 mil euros disse que só daria se ela fizesse 30 pontos por jogo. Foi apenas um estímulo para a Jaline''.

O presidente afirmou ainda que não usou de preconceito por causa da cor da jogadora.

''Eu sempre chamei a Jaline carinhosamente de chocolate''.

Por fim, Matozzo disse que faltou vergonha para a atleta:

''Ela mora no nosso apartamente, está ruim do joelho, recebeu dinhero e não joga. Ela procurou um advogado e quer processar o clube. Isso é falta de vergonha''.

 

  1. GILBERTO

    25/01/2013 19:39:45

    Aqueles brancos que se serviram do trabalho escravo no Brasil, não estão mais entre nós. Eu jamais usei do látego para chicotear um negro, portanto, não mereço receber nenhum castigo ou reprimenda pelo que outros fizeram. As publicações a respeito do escravagismo no Brasil que li, jamais fizeram qualquer alusão ao fato de que o senhor de escravos mandava chicotear seus cativos por prazer ou para ter a sensação de poder, mas porque no seu entendimento, ele não produzia o que dele se esperava. Evidentemente o problema não estava na pretensa preguiça do escravo, estava no fato de ser ele mantido nesta desumana condição.

  2. GILBERTO

    25/01/2013 19:13:15

    Apenas lembrando, conforme nos conta a história da humanidade, dezenas, ou centenas, de milhares de seres humanos brancos também foram vítimas do perverso escravismo. Em Roma Antiga viviam dezenas de milhares de brancos, oriundos de povos também europeus, vencidos em batalha, nesta humilhante e desumana condição. Afinal, quem eram os gladiadores? Eram homens livres? Não, eram escravos!

  3. GILBERTO

    25/01/2013 19:03:26

    Correto. Não existe Raça Humana, existe Espécie Humana. Mas como todos os integrantes da Espécie Humana não são fisicamente semelhantes em seus caracteres descritivos e/ou mensuráveis, dividiu-se a Espécie Humana em Sub-Espécies ou seja em raças, a saber : Sub-Espécie Caucasóide (Raça Branca), Sub-Espécie Mongolóiede (Raça Amarela) e Sub-Espécie Negrõide (Raça Negra). Portanto, raça é uma sub-espécie. Lembrando, raças puras não existem há séculos.

  4. Braver

    24/01/2013 21:12:32

    O fato é que alguns negros sao preconceituosos, nao se aceitam.Existem sim brancos preconceituosos, principalmente os de gerações mais antigas.Porém, eu acho que o cenário inverso hoje é mais verdadeiro.Qual branco, indio, ou oriental se enraiveçe e clama ter sido alvo de preconceito quando alguem diz "é aquele branquelo, é aquele japonêns"? Raros ou nenhum.Qual negro se enraiveçe quando alguem fala "aquele preto ali, aquele neguinho ali (uso esses termos pq raras pessoas sao formais a ponto de falar "aquele afro-descendente")? - Milhões.Voces já viram branco querer criar um canal de TV em que só brancos podem trabalhar e com programação voltada pra brancos? Não né. Mas se lembrarem bem, um negro já quis.Resumindo... negros, brancos, indios, orientais, europeus... somos todos iguais. Com raras exceções, o preconceito maior está na cabeça dos que se dizem alvo dele.

  5. Braver

    24/01/2013 21:02:28

    O preconceito está na cabeça dela.Se é como a reportagem fala, é excesso de "não me toques"Acontece que não sabemos quem diz a verdade... pois chamar alguem de chocolate carinhosamente 'não deveria ser considerado preconceito... imagina se uma namorada que voce chama de chocolate branco resolve te processar por racismo!

  6. José M.

    22/01/2013 13:38:19

    Falam de racismo!!A grande maioria dos negros ricos se casam com louras!!Isso é amor ou racismo??

  7. keshet

    20/01/2013 14:35:35

    Não existe RAÇA humana. Existe ESPÉCIE humana.

  8. wilfrid freddo

    20/01/2013 11:51:06

    Manoel Sampaio Correa, não ponha palavras na boca das pessoas. Elas (as palavras) podem revelar seu invejável conhecimento assim como mostrar, a quem não interessa, sua intoxicante ignorância.

  9. COMENTÁRIOS: COVARDES, SANGUINÁRIOS, ABUTRES, HIENAS....

    20/01/2013 09:51:39

    Comentem sobre o mensalão, arrecadação de dinheiro pelo PT para pagar as condenações de bandidos.Teçam comentários sangrentos e soberbos contra os políticos vigaristas e carniceiros da nação.Criem PROJETO contra os corruptos, inclusive do mensalão e não projeto para afundar quem vive apanhando.Os comentários acima, são medíocres e próprio de quem não tem o menor respeito pelo direito da moça.ENFIM: Falem com a mesma ARROGÂNCIA E PROPRIEDADE contra os BANDIDOS de COLARINHO BRANCO oU falta coragem?!…V. Sas., demonstram ser muito COVARDES e com espírito de Hiena, abutres…

  10. Manuel Sampaio Correa

    20/01/2013 09:45:11

    Querido Wilfrid Freddo, Você tenta de todo minimizar os males que o seu mestre fez. O Maracanã realmente seria lotado de nazistas, racistas, preconceituosos, intolerantes chefes de governo. Todos eles ainda não justificariam as atrocidades desse regime sanguinário e bárbaro que a humanidade foi obrigada a passar. Sou profundamente principalmente aos russos, americanos e ingleses, que, mesmos com tantas perdas humanas, conseguiram extirpar esse câncer histórico. Ditaduras desse tipo faz a humanidade retardar 1.000 anos (o tempo que ele achava que o seu pífio governo duraria!!!)

  11. wilfrid freddo

    20/01/2013 05:25:31

    Para ele, Hitler, nas labaredas do fogo do inferno, um refresco de consolo é saber que não está só. Pelo contrário, acompanhado de tantos sanguinários políticos assassinos que dá para fazer lotar um Maracanã daqueles antes das reformas, com mais duzentos mil chefes de governo. Na guerra, quem vence escreve a História como quer e como lhe convier. E, desde quando o vencedor é o 'mocinho'?

  12. Jose Carlos

    20/01/2013 02:17:21

    É isso aí, parabens pelo comentario. Isso a moçada não apoia.

  13. Mundo Jurídico

    20/01/2013 01:16:54

    Chocolate Branco! Agora vai lá entrar na Justiça, vai. Tente! rs...

  14. Manuel Sampaio Correa

    20/01/2013 00:48:46

    Ô Melão,O André Ribeiro errou não só no português, mas também na interpretação, denotando preconceito, intolerância e extrema ignorância da história. Você, por sua vez, deve estar atado no mesmo cabresto (de preferência, a um asno branco!). À medida que o tempo passa, vê-se claramente que é muito difícil construir um país em que se viva com liberdade, tolerância e progresso. Esse tipo de gente atrapalha e apodrece tudo. Recusam-se terminantemente a mudar a postura autoritária da nossa herança escravocrata de povo colonizado. Sempre quando vou para Londres, fico feliz em ver que é possível a convivência digna multirracial e multicultural. Existe uma vida rica além das muralhas do preconceito...

  15. O.PROFETA

    20/01/2013 00:25:27

    ACREDITEM...VAI CHEGAR UM DIA QUE EMPRESAS,CLUBES,MIDIAS,..NAO VÃO MAIS CONTRATAR NEGROS...PORQUE TUDO É RACISMO..E ESTE DIA ESTA CHEGANDO ESTAMOS PROXIMO...NÃO SOMOS CULPADOS PELO PASSADO...ISSO FAZ 120 ANOS...PRESCISAR PARA DE PAGAR INDENIZAÇÃO PELO PASSADO DE 120 ANOS...

  16. morogo

    20/01/2013 00:24:03

    qual é leon vc gostaria de ter esse bando te representando?

  17. Manuel Sampaio Correa

    20/01/2013 00:18:15

    Uma verdadeira palhaçada tudo isso: você não gostaria de tirar essas orelhas de burro que você realmente tem? Instrução e educação dói para adquirir mas faz um grande bem, principalmente aos seres humanos equilibrados e sem preconceitos!!! O macaquito aqui é você. E Está dito!...

  18. KKK

    20/01/2013 00:05:42

    Legal Brasil sem preconceito, falar em preconceito........................... porem nunca vi uma sentença de alguém no Brasil por racismo ou BO, sempre um delegado branco diz que foi injúria e não racismo..., existe e muito mais os branco gosta de disser que não existe preconceito, vejamos.., se um negro estar com uma roupa branca ele é chamado de pai de santo, porem se um branco esta de roupa branco ele é chamado de DR. mais continuamos a dizer que no Brasil não tem racista...

  19. O.PROFETA

    20/01/2013 00:04:24

    A GRANDE REALIDADE É....NAO PODE DIZER NADA CONTRA UM NEGRO QUE ELE JA VAI PARA O LADO DA DISCRIMINÇÃO,SEJA ELE O QUE FOR: BANCARIO,JOGADOR,MOTORISTA,ATOR,MODELO...SE VOCE FALAR QUE ELE FEZ ERRADO OU FOI MAL EM ALGUMA SITUAÇÃO ELE JA PENSA EM TIRAR PROVEITO DA SITUAÇÃO PARA SE AUTODESCRIMINAR E JA PENSA EM INDENIZAÇÃO...DEPOIS RECLAMAM QUE NÃO ESTÃO NA MIDIA...

  20. Mariamel

    19/01/2013 23:57:35

    Escravizar os vencidos de guerra é antiquissimo; na Africa não foi diferente. Ocorre que africanos lutavam entre si, em condições de igualdade, pela posse da terra, pelo poder tribal, etc. Mas quando a Europa precisou de mais braços para trabalhar em suas colonias, deu um golpe de mestre: começou a fornecer armas para fomentar as guerras africanas; neste caso, o pagamento das armas era feito mediante a entrega de prisioneiros de guerra. A imoralidade começou aí: para a Europa qq coisa era válida para conseguir seus objetivos. E essa prática se espalhou mundo afora e hoje, assombranosso dia. Alguém nega isso?

  21. David

    19/01/2013 23:50:47

    Que argumento de cego hein colega? Acho que vc devia nascer negro numa proxima vida e ver como são as coisas de verdade.

  22. Lilika

    19/01/2013 23:46:14

    Bom, chato falar isso e ver que isso ainda existe...mas uma profissional não ia ficar dando entrevista acusando assim de modo como foi, se não tivesse argumentos verdadeiros...aí tem coisa...e sobre a história dos preconceitos (neste caso o racial, que o blog focou) continuem assistindo bastante Zorra Total e Panico na TV, os preconceitos tbm estão lá, só que em forma pra que o povão dê risadas...

  23. Enio Duval

    19/01/2013 23:45:31

    Blá blá blá ..... Blá blá blá .... blá blá blá. E blá blá blá.

  24. deise

    19/01/2013 23:43:48

    concordo

  25. Verdugo

    19/01/2013 23:37:30

    Na Itália há preconceito contra a cor preta das pessoas ?Não digam !!!!Verdade ?????Eu nasci ontem !!!!

  26. Manuel Sampaio Correa

    19/01/2013 23:22:54

    Só uma perguntinha básica: você não gostaria de tirar essas orelhas de burro que você realmente tem? Instrução e educação dói para adquirir mas faz um grande bem, principalmente aos seres humanos equilibrados e sem preconceitos!!!

  27. leandro

    19/01/2013 23:17:23

    Uma respostinha básica pra vc.O fato de negros terem vendidos escravos em nada altera as injustiças e as consequências da escravidão. A questão é:1. Quem comprava os escravos?2. Uma vez abolida a escravatura, qual foi a política de inclusão dos escravos na sociedade que comprava escravos?Sua pergunta é muito rasa e simplista.

  28. paulo oliveira

    19/01/2013 23:15:50

    só existiu por causa disso???!!!! rsrsrsrsrsr simples assim kkkk

  29. ivanildo

    19/01/2013 23:11:55

    e melhor reformular a resposta ;quem comprava os homens na Africa para os escravizar?.

  30. MELLÃO 47

    19/01/2013 23:09:23

    Ô JORGE, O ANDRE RIBEIRO PODE TER ERRADO NO PORTUGUES MAS FOI NO CENTRO NEVRALGICO DA QUESTÃO E MUITO BEM. ERAM TRIBOS DE GUERREIROS QUE ATACAVAM TRIBOS DE SEMELHANTES E IRMÃOS E OS VENDIAM AOS ESCRAVAGISTAS.

  31. JOÃO ROBERTO

    19/01/2013 23:08:36

    quando se fala em escravidão a primeira coisa que vem na cabeça de quase todo mundo são os negros,mas se esquecem que existiu escravidão desde o começo do mundo,no egito antigo se escravizavam nações derrotadas em guerra e na africa eram negros escavizando negros,os indios também foram escravizados.escravidão não era só brancos escravizando negros.eram seres humanos escravizando seus semelhantes independendo de sua raça ou cor.

  32. Roberto Tadeu

    19/01/2013 23:07:23

    Quanta baboseira, para Deus somos todos iguais e ponto final.

  33. MELLÃO 47

    19/01/2013 23:06:27

    Andre parabens e muito bem lembrado. Eram tribos guerreiras que atacavam seus semelhantes e irmãos e os vendiam aos escravagistas. E olha que nos nem eramos projeto de gente e de nação.

  34. sidnei

    19/01/2013 23:04:44

    é racista sim ninguein deve chamar os outros de chocolate ou branquelo ou peru.isso é preconceito e racismo mascarado

  35. flavio santos

    19/01/2013 23:04:24

    racista.................... gente como vc tem q morre

  36. Rubens

    19/01/2013 22:59:34

    Rapaz... quantas conjecturas para se chegar a uma eventual Injúria Racial. Agara, falando francamente esse papinho barato de racismo já deu, tudo é racismo!!! Tá ficando chato!!!

  37. Silvia

    19/01/2013 22:54:03

    A partir do momento que retiraram do currículo escolar a matéria Ed. Moral e Cívica, certas criaturas ditas humanas , não tem a menor noção do que escreveram ....Ah, se os dedos pensassem!!!! Além do mais, liberdade de expressão é uma coisa, liberdade de ofensa é outra.Algumas considerações a fazer: qual clube iria expor ou admitir que é racista ao não contratar um atleta negro, no caso Jaline?? Nenhum. Só na cabeça de alguns que no afã , no prazer de externar o que há de pior dentro sí que acha ao contrário.Segundo: Qual companheira de time "sã" consciência , sairá em defesa da Jaline , sabendo que será punida, ser desligada do clube e não achar emprego em outro clube dentro da Itália??? Nenhuma.Terceiro:O atleta só é bom para o clube quando que rende e muito...ao contrário disso são situações iguais da Jaline e até piores...O problema talvez do incomodo de muitos, é que o negro não aceita mais ser chamado de certos apelidos "carinhosos" que muitos sempre acharam que não era mau algum....é, agora o incômodo mudou de lado!!!! hahahahahahahaha

  38. Pedro Costa

    19/01/2013 22:52:02

    Voloch (serias alemão ou descendente de ?): Postei dois comentários não publicados porque caso fossem muito te desmascariam, com seu sensacionalismo barato (acolhendo a estorinha sem vergonha da jogadora nascida neste país). Lembrando-me agora da última Olimpíada, em texto neste blog após jogo de voley entre Brasil e Italia,em que covardemente denominava a Italia de covarde, fiquei com a cereteza: ôoseu preconceito maior, Voloch, é contra os italianos.

  39. Gosh!

    19/01/2013 22:48:39

    Ah....que interessante...E isso faz do Hitler o quê mesmo..?Ainda continua sendo o maior assassino da história.

  40. A VERGONA DO MENSALÃO

    19/01/2013 22:47:21

    Por favor comentem sobre o mensalão, arrecadação de dinheiro pelo PT para pagar as condenações.Teçam comentários sangrentos e soberbos contra os políticos vigaristas e carniceiros da nação.Tenham a coragem de CRIAR PROJETO contra os corruptos, inclusive do mensalão e não projeto para afundar quem vive apanhando.Os comentários acima, são medíocres e próprio de quem não tem o menor respeito pelo direito da moça.ENFIM: Falem com a mesma ARROGÂNCIA E PROPRIEDADE contra os BANDIDOS de COLARINHO BRANCO oU falta coragem?!...V. Sas., demonstram ser muito COVARDES e com espírito de Hiena, abutres...

  41. Leon Antoniel

    19/01/2013 22:46:38

    Meu amigo, quanto mais conheço o ser humano mais admiro os cães.

  42. Leon Antoniel

    19/01/2013 22:43:32

    Falou a verdade!!!!!!!Cadê os negros brasileiros de destaque?Onde estão eles que nem para seus irmãos militam???Enquanto a senhora fala a verdade, os dodóizinhos ficam chorando, como esse cesar augusto.

  43. Leon Antoniel

    19/01/2013 22:40:36

    É ELE OU ELA???Falou a verdade!!!!!!!Cadê os negros brasileiros de destaque?Onde estão eles que nem para seus irmãos militam???Enquanto a senhora fala a verdade, os dodóizinhos ficam chorando, como esse davi nascimento e o tal de morogo.

  44. DR. CRÂNIO???

    19/01/2013 22:38:58

    O MUNDO CÃO, DR. CRÂNIO???

  45. Jorge

    19/01/2013 22:36:38

    "Quem vendiam". Além de ignorante, e burro mesmo!!! Kkkkkkkkk

  46. Antônio Lídio Gomes

    19/01/2013 22:34:30

    Taí! Um exemplo de um jovem negro, VENCEDOR, BATALHADOR E ACIMA DOS PRECONCEITOS.Parabéns a ele!

  47. Antônio Lídio Gomes

    19/01/2013 22:31:34

    Você esteve presente ao fato?Você testemunhou? Você viu o que de fato ocorreu, ou compra tudo que a imprensa mostra?Cuidado. O texto acima não é nenhuma evidência de que tudo isso é a verdade.Me pergunto de que maneira os comentaristas obtiveram tantas informações, e tem tanta certeza, o suficientes para concluir e condenar, através desta reportagem, de que a jogadora é uma vítima de preconceito, ou se realmente é malandra e aproveitadora.

  48. rafael velaskes

    19/01/2013 22:29:13

    Creio que ha um equivoco em sua afirmacao.A imprensa nos conta que, durante a edição de 1936 dos jogos olímpicos, realizada na Alemanha com o objetivo de demonstrar ao mundo a supremacia da raça ariana, o atleta americano Jesse Owens, de cor negra, ao conseguir 4 medalhas de ouro no atletismo, teria derrubado esse mito, e Hitler, por este motivo, se recusou a cumprimentá-lo e abandonou o estádio. Esta é uma das mentiras mais frágeis contadas no último século, já que houve uma ampla cobertura dos veículos de mídia da época, que, coincidentemente, nunca foram utilizados como fonte de consulta. O que ocorreu na época, foi bastante diferente da versão oficial, como poderão ver abaixo. No primeiro dia de competições, 02/08/1936, Hitler cumprimentou pessoalmente o atleta Hans Woellke, primeiro atleta alemão a receber a medalha olímpica de ouro desde 1896. Durante o resto do dia, Hitler cumprimentou e felicitou em uma sala VIP os outros atletas, alemães e não alemães. Esta notícia foi também publicada no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, no dia 05/08/1936, cujo texto foi "Hitler assistiu parte das provas no Estádio, fez-se apresentar aos vencedores das provas que acabara de assistir da Tribuna do Governo. Felicitou pessoalmente a Srta. Fleischer, da Alemanha, pela primeira vitória no arremesso de dardo. O Diretor de Esportes, Von Tschaumer Osten, apresentou também as Srtas. Krüger, da Alemanha, 2ª colocada e Knasniewska, da Polônia, 3ª colocada. Algum tempo depois os três finlandeses dos 10.000 metros, o alemão Woellke, 1º colocado no arremesso de peso, o finlandês Baerlunde, 2º colocado e o alemão Stoeck, 3º colocado, também foram apresentados a Hitler." Antes de se retirar do estádio, porém, o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), o Sr. Baillet-Latour, comunicou a Hitler de que ele havia quebrado o protocolo olímpico ao recepcionar e cumprimentar pessoalmente os vencedores das provas. Hitler pediu desculpas e afirmou que não mais o faria, até o fim dos jogos Olímpicos. Isso ocorreu no momento entrega da medalha ao atleta Cornélius Johnson, também americano, e não Jesse Owens. A partir deste momento até o fim dos jogos olímpicos, Hitler não cumprimentou mais nenhum atleta, tanto alemão, quanto não alemão. Os cumprimentos de Hitler no dia 02/08/1936 foram os únicos cumprimentos públicos de Hitler por ocasião das Olimpíadas. Este acontecimento foi amplamente divulgado inclusive pelo Sr. K. C. Duncan, Secretário Geral da Associação Olímpica Britânica, membro do COI. Apresentações na Alemanha: Concluída a Olimpíada, o governo alemão proporcionou a Jesse Owens e mais alguns atletas americanos uma exibição na cidade de Colônia. O descaso americano: Parece ironia, mas Jesse Owens, ao retornar aos EUA, não foi recebido com nenhuma honra, como é costume aos vencedores dos jogos olímpicos. Na verdade, o presidente americano na época, Franklin D. Roosevelt, estava envolvido na eleição e, preocupado com os votos dos estados do sul, cujo histórico de segregação racial e manifestações violentas de racismo é notório, se recusou a recebê-lo na Casa Branca. Não se sabe por que motivo também, o atleta Jesse Owens desistiu de sua carreira no atletismo e se tornou um regente de um grupo musical e nunca mais competiu. Pronunciamentos de Jesse Owens: Após a vitória dos 100 metros rasos, em 03/08/36, Jesse Owens falou que "é difícil imaginar como me sinto feliz. Pareceu-me de um momento para outro que, quando corria, possuía asas. Todo o estádio apresentava um aspecto tão festivo que me contagiei e foi com mais alegria que corri, parecendo que havia perdido o peso do meu corpo. O entusiasmo esportivo dos espectadores alemães me causou profunda impressão, especialmente a atitude cavalheiresca da assistência. Podem dizer a todos que agradecemos a hospitalidade germânica." (Jornal Correio do Povo, de 04/08/36). Na sua biografia, publicada nos EUA em 1970, Jesse Owens diz o seguinte: "Quando eu passei pelo Chanceler (Hitler), ele se levantou, acenou para mim e eu acenei de volta. Eu acho que os escritores mostraram má vontade ao criticar o homem da vez da Alemanha".

  49. andre ribeiro

    19/01/2013 22:28:23

    só uma perguntinha basica,para aqueles que acham que negros são injustiçados,que sofrem preconceito e lembram da epoca da escravidão,quem vendiam os escravos lá na Africa ?

  50. PPL

    19/01/2013 22:24:04

    Nunca tive um escravo, nunca chicoteei ninguém, pq tenho que ter vergonha de ser branco e não poder mostrar os erros de um outro branco, negro amarelo, pardo, etc.... Hoje os racista preconceituosos são os ditos minorias, em mais dois anos os brancos serão a minoria no Brasil. Não importa a raça, tem que cumprir com seus compromissos, e a jogadora não esta cumprindo com o dela.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso