Blog do Bruno Voloch

Uso do microfone mostra fragilidade e expõe árbitros ao ridículo na superliga

Bruno Voloch

A arbitragem no vôlei brasileiro está se desmoralizando.

O uso do microfone no primeiro árbitro durante os jogos transmitidos pela televisão está detonando a imagem da classe.

A 'tal inovação' do SPORTV vem expondo os árbitros ao ridículo e mostrando total falta de autoridade.

Jogadores e treinadores abusam das reclamações, xingamentos e o árbitro faz vista grossa. Nenhum deles escapa. Seja jogo masculino ou feminino.

Ser segundo árbitro é menos ruim e evita o constrangimento de ter a autoridade sendo contestada.

Aqueles que são escalados como segundo deveriam ter pelo menos coragem de dizer o que escutam do lado dos treinadores nas partidas. Mas falta atitude para todos eles. Uma pena. Não escapa ninguém.

Os fiscais também se livraram desse peso.

A arbitragem no Brasil fala demais, usa de política, dá papo para quem não deve, joga conversa fora com os capitães e no máximo manda recados.

Será que eles se iludem e acham que estão se impondo agindo assim ?

Ninguém se sente amedrontado. Nem jogadores, nem treinadores.

Os cartões são usados raramente.

Se fosse para seguir a regra, teríamos no mínimo 5 ou 6 cartões amarelos por jogo e 2 vermelhos. Isso com boa vontade.

Os atletas em quadra já sentiram que os árbitros são facilmente manipulados e pintam e bordam.

A malandragem de esfriar o jogo perguntando a posição em quadra é usada com freqência.

Filho da p… para um lado, seu mer.. para o outro, ou seja, tem de tudo. É gritante e inaceitável.

Os diálogos entre o primeiro árbitro e alguns jogadores são as vezes inacreditáves de tão absurdos. O segundo árbitro é chacota colado aos treinadores e faz papel de bobo sem autonomia alguma.

O que era para ser positivo, acabou sendo negativo e se virou contra os próprios árbitros.

Isso sem falar nos erros grotescos de bola fora, quando é dentro, bola tocando no bloqueio, marcada fora, e falta de critério em determinadas decisões.

O uso do microfone está servindo principalmente para mostrar a fragilidade, falta de comando, coragem, critério e personalidade da arbitragem brasileira.

  1. Paulo Coelho

    12/12/2012 11:01:37

    A questão também passa pelo seguinte problema: a panela que existe na arbitragem no volei... já tentei fazer curso de arbitragem para ser árbitro em SP e acreditem é impossível tornar-se árbitro em SP a não ser que tenha um padrinho, então é isso que esta acontecendo na arbitragem de maneira geral, só é árbitro quem faz parte da panela e consequentemente a qualidade da arbitragem é essa que estamos vendo... esta parecendo com a arbitragem do futebol...

  2. Leandro Alves

    10/12/2012 20:22:11

    Se fosse dar cartão a cada exaltamento de técnicos e jogadores o FUTEBOL já devia ter sido extinto. Os árbitro não estão se pondo ao ridículo, mas sim ignorando o desnecessário e seguindo a partida, isso é certo. Bom seria se ao invés de exibir 20 emissoras transmitirem os mesmo jogos, pudessem ter inteligencia e mente aberta pra transmitir algo diferente. Deveria ter uma matéria sobre isso.

  3. sou unilever

    10/12/2012 19:36:57

    Que lago que nada fio................essa tava mesmo no PANTANO DAS BEEE APOSENTADAS ai resolveu voltar.Por mim poderia ficar la mais 100 aanos....E pode para com esse ´Pláááah´so divas com Ludmila Anjos pooooooode ok.

  4. sou unilever

    10/12/2012 19:30:22

    Nunca a DIVA RÉGIS a RAINHA DO VOLEI brasileiro ia cometer um ato desses,ela é unica,sabe que tem que dar espaço para as outras tbm brilharEM como ela...E que vcs acham que são não sabem nada dos babados dos bastidores da UNILEVER pra sair falando merda...........................................................Vai cuidar da vida das osasquenses aquelas pessimas jogadoraS DE NIVEL SOCIAL 0 a esqueci elas não são famosas galaticas como as DIVAS DO UNILEVER..

  5. Bruno

    10/12/2012 17:07:57

    Os jogadores que mais "desrespeitam" os árbitros são os de seleção brasileira e adorados pela mídia, porém creio que o erro seja 50% da arbitragem e 50% dos jogadores, a unica coisa que precisa ser mudado e a maior segurança de si próprio do árbitro e maiores recursos, que sim são possíveis, na minha opinião, todo árbitro de vôlei deveria ter um televisor a sua frente com a lente de aumento no replay usado pelo Sportv, nem que a partida parasse por alguns SEGUNDOS assim a grosseria diminuiria e a competência aumentaria.

  6. DIVINÉÉÉÉÉSIMA RÉGIS

    10/12/2012 16:27:18

    LAGO DOS CISNES??? QUE NADA SUA MEGERA VC TAVA ERA NO LAMAÇAL ONDE O TITANIC AFUNDOU

  7. Suzana

    10/12/2012 14:02:59

    Verdade, coitado do Sandro que não fez nada e levou um cartão por incompetência do arbitro!

  8. Suzana

    10/12/2012 14:00:29

    Não gosto do microfone, não ajuda em nada!! Deixa os técnicos presos sem poder falar com seus jogadores!

  9. Fulgêncio Batista

    10/12/2012 13:06:11

    Pura verdade, é isto e mais algumas coisas que acontece.

  10. SPICE GIRLS

    10/12/2012 11:28:44

    No lago dos Cisnes! Pláááah

  11. Doni Lares

    10/12/2012 11:01:51

    Pra mim, o MICROFONE não é o culpado !!!a culpa é dos próprios árbitros que não tem PERSONALIDADE e são muito MEDROSOS.E A MAIORIA dos técnicos que são ARROGANTES demais.Tdos deveriam ser igual ao SPENCER LEE.

  12. DIVINÉÉÉÉSIMA REGIS

    10/12/2012 09:56:38

    spice que saudades !!!! em que lago vc estava nadando agora sua piranha mulambenta. lave a boca antes de falar de mim sua mocréia

  13. TITANIC 100 ANOS

    10/12/2012 09:55:03

    SPICE SPICE SPICE DO CÉU,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,EU TB FIQUEI SABENDO DE A REGIANE FEZ UMA MANDINGA PESADA PRA NATÁLIA, PRA GABIZINHA COMO VC TINHA DITO É VERDADE.......GENTE QUE MULHERZINHA BAIXA FALSA, INVEJOSA

  14. TITANIC 100 ANOS

    10/12/2012 09:13:59

    EU O TITANIC REI DOS MARES ACHO ESSE USO DE MICROFONES TANTO NOS ARBITROS COMO NA COMISSÃO TÉCNICA DURANTE OS TEMPOS TÉCNICOS UM ABSURDO, UMA ABERRAÇÃO UMA VEZ QUE OS TREINADORES NÃO TEM PRIVACIDADE PARA RELIZAREM SUAS JOGADAS. TUDO BEM QUE A TV DETÉM DOS DIREITOS MAS A CADA ANOS ELA ABUSA AINDA MAIS. PORQUE QUE A TV NÃO VOLTA A FAZER OS JOGOS DAS QUARTAS , DAS SEMIS EM MELHOR DE 5 JGOS E A FINAL EM MELHOR DE 3 COMO ERA ANTIGAMENTE???????? ISSO SIM SERIA UMA EVOLUÇÃO

  15. Fernando

    10/12/2012 08:58:48

    Inacio, concordo em partes com você. Claro e óbvio que o dinheiro comanda o esporte MUNDIAL !!! Porém dizer que ser muito educado no esporte não dá audiência também não é correto. Hoje o Federer é um dos grandes astros do esporte mundial e o cara além de educado é uma pessoa fantástica. Bom, nem preciso dizer que ele dá audiência de sobra em qualquer coisa que faz.

  16. Luiz

    10/12/2012 08:47:24

    Será que o erro é o microfone?

  17. Diego

    10/12/2012 08:29:22

    Bruno bom dia, concordo com algumas coisas que realmente colocou neste post, porém copiei esta parte do texto em que escreve :"Isso sem falar nos erros grotescos de bola fora, quando é dentro, bola tocando no bloqueio, marcada fora, e falta de critério em determinadas decisões."Cara errar é totalmente humano, principalmente no jogo do masculino que a velocidade é muito forte, e para acompanhar as vezes é muito dificil até com um bandeirinha na frente, então meu caro, estar em cima de uma cadeira apitando são para poucos, podemos melhorar? Sim com certeza, mais temos que saber que todos tem um limite, e errar acontece, coisas do esporte!!!

  18. SPICE GIRLS

    10/12/2012 01:03:05

    A ridicularização dos árbitros é feita pelos jogadores mal educados e pela própria falta de personalidade. Pq o Snadro teve que levar cartão por tabela, justamente pq Bruno mereceu? Aaaah, dá pra entender uns jogadores mandando-os tomarem no c*

  19. RMaia

    10/12/2012 00:08:56

    Realmente estranho! Ele se interessa mais em falar das atuações da Mari no campeonato turco, que nem passa nas TV´s daqui.....

  20. Roldão

    09/12/2012 23:40:56

    Fui dar uma olhada na tabela de classificação e me surpreendi com o RJX, o time fez cinco (5) jogos e ganhou dezesseis (16) sets, como pode, eu sei que ele está na frente do SADA/CRUZEIRO, na divisão de pontos a favor, mas não precisava esse furo só pra colocar ele na frente. Vamos parar de puxar o saco do Rio de Janeiro e olhar para Minas com outros olhos.

  21. Lafayete

    09/12/2012 22:57:31

    Assistam a um jogo da primeira divisao britanica ou espanhola (ja joguei em ambos campeonatos) e depois a gente conversa...Cheguei a levar cartao vermelho por comemorar um ponto na linha de fundo, de costas para a rede, gritando para o alto e de frente para a nossa torcida e mesmo assim o juiz insistia que eu estava provocando o time adversario.Num jogo contra um time de Londres, eu parei de contar os erros da arbitragem apos o OITAVO erro em menos de dois sets...

  22. Sérgio

    09/12/2012 22:01:11

    Bruno,Muito cuidado com esse assunto.A realidade que você na Superliga não é a mesma que ocorre em outras competições. Concordo que na Superliga é exagerado o que os jogadores e técnicos fazem com a arbitragem. Porém em outras competições (estaduais, municipais, ligas), a mesma arbitragem que nós vemos pela TV ouvindo e aceitando tudo, inverte tudo e age de forma extremamente arrogante com atletas e técnicos.E a gente se pergunta: por que na Superliga eles não agem assim?Então qual é a parcela de responsabilidade da arbitragem nessa história toda? Acho que a arbitragem deveria assumir o ônus por manter essa ambigüidade.

  23. joao

    09/12/2012 21:45:18

    Ola bruno !A muito tempo a arbitraem nao pode e nao deve fazer nada , alem dos patrocinadores ....os cartolas ligam para cbv e dizem esse arbitro e aquele arbitro nao quero que apite mais meus jogos ; entao eles nao sao mais escalados e quando atuam como devem sao punidos ...a puniçao nao ter escala pois alguem ligou na cbv e disse poucas e boas mas nao houvem e nunca vao a favor do arbitro ...a retaguarda que o arbitro tem é nenhuma...entao nao vai ser microfone ou msm os cartoes que vao fazer um arbitro otimo ou ruim ...mas sim apoio retaguarda na qual eles nao tem....muito pelo contrario ...

  24. Carlos

    09/12/2012 21:37:11

    Voleibol eh um esporte serio! Entretenimento? vai assistir zorra total entao... palhaca... eu sou torcedor de um bom voleibol... Voleibol eh esporte minha filha.

  25. phaguis

    09/12/2012 19:23:32

    Apitar um jogo do Murilo (sesi) deve ser muito dificil! É desanimador assitir um jogo destes!!! Ninguém merece. Na verdade a superliga masculina é muito complicada, o volei ficou para trás faz muito tempo, logo estamos como no futebol, uma lástima!!! O feminino não esta muito longe disso não, os times, Amil, Osasco e Unilever são os que mais interrompem as partidas, sejam pelos seus técnicos ou jogadoras... crítico néh!

  26. Vladimir

    09/12/2012 19:15:24

    É uma lástima as pessoas ficaem dizendo que a arbitragem de voleibol é ruim no Brasil, e achando que lá fora é que é bom. Eu poderia enumerar uma infinidade de equívocos célebres de árbitros internacionais não brasileiros, mas cito aqui apenas um, para lembrar os leitores: Fernanda Garay bate uma bola dentro da quadra a quase um metro da linha, no final eletrizante da partida entre Brasil e Rússia, nas últimas Olimpíadas. A arbitragem dá bola fora e quase muda a história por causa de um erro crasso. Isso acontece o tempo todo, porque o jogo é muito rápido e os árbitros são seres humanos. Uma análise séria mostraria que o nível da arbitragem no Brasil é um dos melhores do mundo. Outra coisa: vôlei é entretenimento, e abrir o microfone para os expectadores ouvirem foi ótimo, assim ficamos sabendo mais de perto como as coisas acontecem na quadra.

  27. Gustavo

    09/12/2012 18:52:43

    a SPORTV só fez isso pq o Zé já chegava no começo do jogo e proibia os microfones nos tempos técnicos, e os outros iam na onda, tava virando palhaçada, ano passado não era assim. E o microfone durante os tempos técnicos deixa a transmissão melhor tbm

  28. inacio schmidt

    09/12/2012 18:50:39

    Caro amigo! será que é realmente o "microfone " o causador da desmoralização dos árbitros? acorda, amigo. Acontece que, expulsão, cartão amarelo, vermelho, não dá ibope, arranha a imagem dos ídolos e acima de tudo afugenta os apaixonados pelo voleibol. Há tempos atrás, tive um professor de história que tinha uma visão muito clara sobre os mais diversos acontecimentos pelo planeta, sejam políticos, esportivos, etc.Ele dizia: quem manda é o PATROCINADOR. Está tão evidente, só não enxerga quem simplesmente olha para o lado oposto aos acontecimentos. Meu professor está certíssimo. Outro fato, existe por acaso, profissional mais grosseiro e mal-educado no mundo do voleibol que o BERNARDINHO? e quem se importa com isso? ele já virou patético, com suas caretas e carrancas... Acontece que ele tem patrocinio forte, e se garante acima do bem e do mal. Ser muito educado no esporte, não dá audiência. Viva o PATROCINADOR!!!!

  29. PP4

    09/12/2012 18:49:05

    Outro dia no jogo SESI X Vôlei Amil o árbitro chamou a Walewska pra pedir mais moderação nas reclamações de seu time. A jogadora virou pra ele e disse:"Tá, tá. Mas que elas estão certas, isso tá." Quer dizer: pra onde foi a autoridade do árbitro? Por isso concordo com este post do Bruno, acho que a utilização dos microfones intimidam por demais mesmo os árbitros. Quanto aos erros da arbitragem, isso acontece mesmo antes do uso do microfone. Me lembro da final do último Mundial onde a seleção foi prejudicada com uma bola da Sheilla que foi dentro no TIE-break que poderia ser 8 a 6 pro Brasil, virou 7 a 7. Aquilo foi uma vergonha tão grande que a FIVB depois se retratou escrevendo uma carta de desculpas para a CBV. Isso sem mencionar aquela bola da Fernanda Garay nas quartas de Londres contra a mesma Rússia. Erro que poderia ter mais uma vez nos prejudicado como fizeram no Mundial. Então acho que a arbitragem do voleibol precisa sim se impor mais, treinar, estudar mais. E outra coisa: vamos parar com a diplomacia escalando árbitros de países sem nenhuma tradição na modalidade pra apitar grandes partidas. Tá uma vergonha!

  30. Julio Pesquisa

    09/12/2012 18:29:59

    É mais uma super inovação no canal campeão. A super inovação da superliga. Mais uma bobagem que a nave mãe inventa. Temos até comentarista de arbitragem no volei. Ah, e o arbitro nunca erra.Ari Graça é o futuro Nuzman. Uma farsa, uma fraude politica que vai fazer o volei ter mundiais com 32, 48, 64 seleções em breve. Quando os patrocinadores são banidos dos nomes dos times e o principal logo em destaque em uma transmissão é o da SUPERLIGA, esperar o que?

  31. RMaia

    09/12/2012 18:25:59

    O que você prefere, ter a SPORTV pagando e transmitindo os jogos e dando a oportunidade aos clubes manterem a Scheila, Jaque, Murilo, Lorena, etc.. aqui no Brasil, ou que eles vão jogar no Azerbaijão em troca de um salário decente.

  32. GlobusDominus

    09/12/2012 18:25:10

    Dr. Ary, o senhor está vendo isso? Empresta alguns árbitros da FIVB a Superliga, enquanto os nossos vão fazer um curso em Lausanne!? Rs.... O Voleibol cresceu no Brasil, existem estrelas de fato nesse esporte, e com isso, muita soberba também!

  33. mamaisa

    09/12/2012 18:23:30

    QUEM PATROCINA OS JOGOS??? POR A CASO É VOCE? QUEM TRANSMITE OS JOGOS, POR ACASO É A SUA TV???? SE NAO FOSSE A SPORTV NÓS NÃO VIRIAMOS VOLEI AQUI NO BRASIL, POIS NINGUÉM SE PROPOE A DIVULGÁ-LO. NAO TENHO LIGAÇÃO ALGUMA COM SPORTV, OU OUTRA EMISSORA, MAS VEJA AS OLIMPIADAS QUE A RECORD TRANSMITIU:;........ NINGUEM VIU NADA, ELES NAO MEXERAM NA GRADE PARA TRANSMITIR QUALQUER JOGO. GRAÇAS A DEUS EU TENHO SPORTV, ESPN, E OUTRAS MAIS. ENGULA A SPORTV SENAO NÃO SE VÊ ESPORTE NO BRASIL.

  34. Tavinho Natal

    09/12/2012 16:55:43

    No jogo do Amil contra Sollys Osasco na final do paulista 2012, Zé Roberto detonou com o árbitro descontroladamente, me senti constrangido assistindo a cena... Concordo que a arbitragem brasileira deveria impor mais repeito e não se submeter dando vasão a conversinhas e xingamentos de jogadores ou técnicos, e acho q os técnicos se aproxima demais dos jogadores durante o jogo, acho q deveria ser proibido os técnicos levantarem durante o jogo com exceção durante o tempo técnico.

  35. andré L.

    09/12/2012 16:53:03

    arrasou, bruno! saudade desses seus posts.

  36. Rafael

    09/12/2012 16:35:07

    O Bruno está querendo transformar a arbitragem do vôlei na bizarrice q se transformou a do futebol!!! Seguindo essa teoria de rigor nos cartões, será dado poder extremo nas mãos dos juízes, tornando-os algumas vezes os donos e protagonistas dos jogos...

  37. Idelvan marques

    09/12/2012 15:25:53

    Queria saber por qual motivo o blogueiro não se manifestou para falar do jogo eletrizante entre unilver e praia clube? Será q ele nao assitiu o jogo?

  38. Bruno

    09/12/2012 14:12:44

    Fala a verdade... Alguém ainda aguenta o Bernardinho? (obs.: se eu estivesse apitando, teria aplicado cartões pra ele, com certeza... mas, por isso mesmo, eu nunca estaria apitando, né)

  39. Regine Flor Diva da Unilever 2013

    09/12/2012 13:50:10

    Sem contar nessa regra BESTA do Sportv em que o técnico só pode recusar o microfone UMA VEZ por jogo.SPORTV fazendo as regras da superliga.

  40. Sara "Pavor"

    09/12/2012 13:44:59

    Concordo Bruno, a arbitragem está sendo motivo de piada diante de toda esta exposição. Erros, falta de atitude, enfim, algo precisa ser feito por parte da CBV. O que são as frequentes reclamações do casal Endres? Pelo amor de Deus, todos os jogos eles dão pitis e mais pitis, só faltam subir na cadeira e enfiar a mão na cara dos arbitros. Tudo bem que não são os únicos, mas Murilo e Jaqueline se superam, tanto que no jogo Sollys x Volei Amil o narrador do Sportv disse que a Jaqueline havia dito um "monte" para o arbitro no final de um dos sets. Os técnicos nem preciso dizer nada, todos já sabem quais lideram a lista do "eu me acho".

  41. Claudio Castro

    09/12/2012 13:16:35

    Bom creio que de todo mal não deve ser, pois vai mostrar que a autoriade no jogo não é respeitada e que aqui ganha quem paga (pois se o arbitro for muito duro, com os queridinhos da CBV talvez nunca apitem novamente. Vergonha para os jogadores e técnicos pois mostram que nem sempre vence o melhor, mas os que ganham no apito, e não é culpa do arbitro e sim do sistema, se a CBV for inteligente vai usar isso a favor dos arbitros. que não são maioria.

  42. eropesce

    09/12/2012 12:54:00

    Vamos ver pelo lado bom, agora com as coisas mais claras (midrofone), quem sabe a CBV toma atitudes para moralizar as atitudes de nossos idolos/profissionais.Sou a favor da punição em quadra e até suspensões de jogos. O erro humano nos jogos é consequência de sermos humanos, o esporte está sempre em mutação, com algumas mudanças estas situações podem ser abreviadas e o espetáculo continuar sendo emocionante.

  43. jsa

    09/12/2012 12:49:12

    identificado o problema, agora é agilizar a solução, ou não querem?se acham que tudo deve continuar como está, que assim seja, vocês decidem.O QUE É QUE VOCÊS QUEREM, MANÉS?

  44. William Arjona

    09/12/2012 12:36:16

    Eu discordo, a liga aqui no Brasil é cheia de não me toque! Acabamos de disputar um mundial de clubes onde as encaradas e as comemorações exaltadas fazem parte do jogo, e todos aceitam isso numa boa. Só aqui no Brasil que uma olhada para o adversário já é motivo de conversa e advertência.Vamos deixar o jogo rolar! Todos ganham com isso. Os árbitros estão com muita autoridade.

  45. Afonso RJ

    09/12/2012 12:20:44

    Sempre fui contra colocar microfone no árbitro. Tolhe a liberdade e expõe desnecessariamente as suas decisões. Da mesma forma, acho um absurdo colocarem microfone no técnico nos pedidos de tempo. E quando a maioria deles começou a recusar sistematicamente o famigerado microfone, obrigaram-nos a aceitar a medida mediante contrato assinado.Inteligente tem sido o Zé Roberto, que põe o Paulo Coco para dizer um monte de abobrinhas no meio de um bolinho de jogadoras, atraindo o microfone, enquanto ele se afasta para dar as verdadeiras instruções a quem interessa. Teve um jogo que o microfone tentou segui-lo e ele apontou para o Paulo Coco dizendo: Aqui não. Lá, lá! Não é à toa que o cara tem três ouros olímpicos.

  46. debygoiania

    09/12/2012 11:36:41

    Bruno, quero lembrar do quão ridiculo está se tornando esse Murilo.O cara fica o jogo todo falando de acontecimentos de jogos passados. Vôlei que é bom , nada!Os brasileiros deveriam aprender com a arbitragem italiana. Lá não se vê esse lenga-lenga.Esses jogos amarrados da superliga estão ruins de se ver.É cartão e pronto!

  47. Rose

    09/12/2012 11:35:29

    Qual a surpresa/novidade? Estes comportamentos medrosos e "concordinos"sao a cara da imensa maioria dos brasileiros e esta presente tbm nas atuações profissionais. Coragem mesmo só no anonimato da internet e em mesa de botequim.O que esperar de um povo, claro com exceções , que mede a sua impotancia no mundo por quantidade de "amigos" em redes sociais? Um povo que não gosta de quem tem opnioes pois e preciso ter conteúdo pra debater idéias e pra ter conteúdo e preciso estudar ,dentre outras coisas , estudar da trabalho e trabalho cansa. Então e melhor concordar !!Abs

  48. alexandre mota

    09/12/2012 11:20:18

    sinceramente, se alguém ver benfício no uso do microfone nos árbitros que poste por favor,porque eu não vejo benefício nenhum para o telespectador.

  49. wagner

    09/12/2012 11:01:16

    Principalmente o bernardinho, que se acha a autoridade maxima do volley, bola fora na cara dele fica querendo dentro, neste ultimo jogo com o praia ele ofendeu a segunda arbrita varias vezes.

  50. renato tricolor

    09/12/2012 11:00:55

    Enquanto tivermos o reinado das organizações Globo no esporte nacional teremos que aturar todo tipo de desmando. Não existe nada pior que se submeter a mentalidade "global" do "tudo pela audiência", seja no esporte, seja na política ou em qq outra área. Pior que isso, só mesmo ter transmissões esportivas feitas pela Rede "IUDR" de televisão. Ou seja, estamos entre o "espeto" e a caldeira.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso