Blog do Bruno Voloch

“Não é fácil entrar na seleção brasileira”, diz Fernanda Garay, campeã olímpica em Londres

Bruno Voloch

Ela não faz questão de aparecer. Foi sempre assim. Se chama atenção, é pelo vôlei apresentado dentro de quadra. A medalha de Ouro na Olimpíada de Londres não mudou no jeito der e a maneira de agir de Fernanda Garay.

Gaúcha, 26 anos, Garay aproveitou uma brecha no treino para conversar com a gente. A humildade, diante do que temos visto no mundo do esporte, impressiona.

Garay, logo de cara, não esconde que a família é prioridade em sua vida:

''Minha família é a base de tudo. Vivo dentro da realidade e não tenho ilusões. Eu sei o quanto lutei para construir o que tenho e ganhar meu espaço. Tenho irmãos, ajudo meus pais até hoje e falo diariamente com eles. Por tudo que fizeram por mim em vida, tenho por obrigação ajudá-los enquanto puder. É o mínimo''.

A atacante do Osasco surpreende e diz que pensou em abandonar o esporte quando tinha 14 anos:

''Para mim nunca foi fácil, jamais. Comecei aos 11 anos no Sogipa em Porto Alegre. Pensei em desistir aos 14 anos quando ainda jogava na seleção gáucha. Um dos meus primeiros treinadores, Osmar Pohl, ainda no Sogipa, foi um dos meus maiores incentivadores. Se não fosse ele, nada disso teria acontecido''.

A passagem pelo Japão foi proveitosa como experiência de vida, segundo Garay. Ela diz ter aprendido bastante e crescido profissionalmente. A atleta atuou em 2010 pela NEC.

Em Setembro de 2010 foi convocada para substituir Mari na seleção brasileira para a disputa do campeonato mundial no Japão. Não saiu mais do grupo e ganhou a confiança da comissão técnica:

''Não é fácil entrar na seleção. A concorrência é grande. Sei que aproveitei minha oportunidade quando algumas meninas estavam contundidas, mas são contingências do esporte, sinto muito. Não penso tão cedo em me aposentar. Agora é a minha hora de curtir e viajar de executiva''.

Garay começou os jogos de Londres no banco, barrou Paula Pequeno e terminou como titular.

Diferente do que se possa imaginar, participar da Olimpíada do Rio em 2016 é o objetivo da jogadora:

''Óbvio que sim. Vou me empenhar ao máximo para jogar outra olimpíada. Vou estar com 30 anos e se a comissão técnica achar que tenho capacidade, estarei à disposição. Sou muito nova ainda e estou inteira fisicamente''.

Garay elogia a superliga e lembra de detalhes importantes que não permitem considerar a competição a melhor do mudo:

''Nós temos uma ótima superliga, mas não sei dizer se é o melhor campeonato do mundo. A gente não pode achar que é normal algumas jogadoras de alto nível estarem desempregadas''.

  1. ticiano

    08/12/2012 16:55:41

    na minha opinião uma grande jogadora é quando o time mais precisa dela chama a responsa pra si.... Sheilla e Jaqueline..... Garay ótima ponteira.... agora as pessoas vem falar o que não sabem.... ñ tem visão de nada... falam de atenas.... Mari ñ teve culpa alguma nem Fernanda veturini.... o time errou... e pronto.

  2. PP4

    07/12/2012 00:59:40

    Se a verdade dói em vocês, aí eu só posso lamentar a falta de visão.

  3. PP4

    07/12/2012 00:51:07

    Não ia responder porque ao contrário de algumas pessoas e do próprio blogueiro respeito a opinião de todos. Mas sou obrigada quando as pessoas não entendem o que quis dizer. Não foi uma crítica a atleta Fe Garay, pois ao contrário de alguns, não esqueço o que as atletas já fizeram pela seleção. A minha crítica foi em cima do primeiro parágrafo do Bruno quando ele dá uma alfinetada nas jogadoras que peitaram o zé roberto (COM RAZÃO). E Borboleta, vi sim o jogo da Rússia e TENHO O DVD da partida. E posso afirmar que Garay foi de grande ajuda sim, mas não tem a mesma estrela de uma jogadora como a Sheilla, que brilhou no jogo mais importante da seleção no ano. Sem Sheilla não iríamos para a final. É FATO. Poucas jogadoras tem a mesma estrela e personalidade que ela teve e mesmo assim, ainda é criticada maldosamente pelo blogueiro e por um grupo de ingratos. É disso que tratou a minha avaliação, e não de quem foi ou não foi melhor ou pior. Em suma, nada contra a atleta Garay, mas o que me irrita tanto quanto os posts maldosos do Bruno é as pessoas nem lerem direito o que a gente escreveu e sair esculachando. Não ligo que me respondam, desde que entendam primeiro o que estão lendo. É minha última resposta a quem me responde em meus comentários, pois já desisti de tentar me fazer entender. Cadê a interpretação de texto gente? Eu aprendi lá na quarta série. E vocês?

  4. anderson

    06/12/2012 22:42:42

    concordo a mary ja era

  5. Borboleta verde amarela

    05/12/2012 17:02:41

    Filha, a Garay é simplesmente uma das melhores jogadoras do Brasil na atualidade, ACORDA!! Queria ver se com PP4 o Brasil ganhava...No jogo contra a Rússia (será que vc viu?) a Sheilla tirou 5 match-points com ajuda dos saques e ataques da Garay que tb brilhou naquele jogo...Na grande final quem brilhou foi Jaque, Garay e Dani Lins principalmente, pq as meninas, TODAS AS TITULARES foram mto bem, junto com o Zé maravilhoso! Nossa seleção é uma grande equipe! E a Mari já era...

  6. Graça

    05/12/2012 15:35:07

    Não vi em lugar nenhum alguma declaração da Garay a respeito dos cortes ou do treinador, você viu? Posta o llink.Não falar nada não é sinal de discordância nem concordância, apenas de quem sabe que para quebrar a panela sem ter griffe tem que ter muita bola e poucas palavras! E abaixar a cabeça? Ela abaixa mesmo, quando desce a mão em cima das americanas russas tailandesas koreanas italianas...

  7. PP4

    05/12/2012 11:14:16

    É Fe Garay é incontestável mesmo, né? Ainda mais porque se trata do tipo de atleta que o blogueiro adora. Uma vaquinha de presépio que abaixa as cabeças para as burradas do treinador e se conforma com cortes sem noção e em perder de 3 a 0 para a Coréia. Fe Garay não aparece porque sabe exatamente o seu lugar. Só causa quem tem personalidade o suficiente pra se garantir. Mari, Sheilla, Fabí e Fabiana. Quatro monstros sagrados da nossa seleção que participaram DIRETAMENTE dos títulos olímpicos do Brasil e agora são massacradas porque tem personalidade neste país que não aceita a verdade. Garay e TODAS elas (né Jaqueline?) sabem exatamente a quem DEVEM o título olímpico. As mesmas covardes, como a Sheilla que tirou 5 Match-points da Rússia. É FATO.

  8. Fernando Pereira

    05/12/2012 00:56:17

    Fernanda Garay , vc é diva melhor atacante vc é Jaqueline sem vcs o volei no teria nada sheilinha também oposta muito forte vc merecer ganhar esse ouro vc jogar muito , linha do passe tudo vc é uma jogadora completa sou seu fã. Fernanda Garay ......... the best .

  9. Eder

    04/12/2012 23:35:49

    qnta inveja... queima senhor

  10. Eder

    04/12/2012 23:34:20

    aff... vai ficar urubuzando a menina... inveja

  11. luciano

    04/12/2012 22:55:47

    Ela pode simplesmente não machucar............ah,a Mari é chinelinho,esquece!

  12. karina

    04/12/2012 22:47:26

    Fe Garay foi importantíssima em Londres principalmente no jogo contra a Russia, que pra mim foi a final adiantada. Os saques da Garay desmontaram a recepção da Sokolova. kkkkkk Fe Garay é uma grande jogadora, passa confiança, e também é humilde, por isso cada dia a admiro mais.

  13. Moura Brasil

    04/12/2012 19:26:01

    Fe Garay, apesar de ter sido sempre nos numeros melhor jogadora das superligas que participou sempre perdeu os premios da CBV para jogadoras com mais "Griffe", a mesma coisa na seleção. Para o treinador e para o blogueiro, sempre foi baixa(apesar de atacar mais alto que todas as demais atletas da posição...como comparação Sheila ataca a 3,02m e a Garay 3,08m) e jogadora de seleção "B". Ela se convocou, sempre sendo muito contestada interna e externamente e provou em quadra com humildade que merecia sua vaguinha. Ouso dizer que sem ela não teriamos esse ouro, pois nossas atacantes e levantadora brilharam graças aos passes precisos dela e no ataque foi a jogadora mais concistente...além de contagiar as companheiras com sua alegria e garra!Acredito que para esse ciclo ela vai ter que ralar mais até que para londres pois se depender de prestigio junto ao treinador esta lascada! rsrsrs...Parabéns para esta estrela pela humildade pelo voleibol e principalmente pelo caráter inabalavel!

  14. sou unilever

    04/12/2012 19:18:12

    Nilson quem é vc para falar da idola musa superior do RIO vai te catar homen nem conhece ela e fala merda em relação as outras eu assino em baixo.

  15. Giovanni

    04/12/2012 19:04:47

    Uma das maiores revelações do voleibol brasileiro espetacular.Assim como Dani Lins. Muitos criticam nossa levantadora porém a super Venturini não conseguiu passar pela Russia na semi final em 2004 sem contar com a semi final de 96 contra as cubanas.Fofão deixou a desejar na semi final em 2000 em Sidney,Na final do mundial em 2006, e no pan em 2007.Fabíola titular na final do mundial de 2010 perdeu pra Russas.Coma Dani ganhamos o gran prix 2009, o pan 2011 e o bicampeonato olímpico em Londres.DANI LINS e FERNADA GARAY uma dupla de muitas conquistas.

  16. Alcivando Barreto - PI

    04/12/2012 18:48:56

    Em resumo: UM EXEMPLO! Como pessoa, como atleta, guerreira, raçuda, potente no ataque, precisa na defesa e, acima de tudo, tem valores: humilde, solidária com a família. Você é tudo e merece todo sucesso, como atleta e como pessoa. Virei seu fã desde que a vi jogar pela primeira vez na seleção. Parabéns, Fernanda!

  17. Venturini The Best

    04/12/2012 18:40:33

    Deve ser eu: Fernanda Venturini!!! Hehehehehehe .. brincadeiras a parte, não sei de quem a Garay se refere em jogadoras de alto nivel estar desempregada, mais com certeza é atualmente uma das melhores jogadoras de ponta do Brasil e do mundo também, porém, estar no Rio em 2016, vai depender muito, pois o nivel com certeza será outro e a Fê é baixa para os padrões mundiais, sei q em Londres isso não significou nada. Amo Venturini, adoraria ela no Campinas tombando o Osasco.

  18. Mf

    04/12/2012 17:39:08

    Tantos elogios....Quero ver quando ela se lesionar seriamente e por isso não puder se manter em boa fase...Aí veremos quão boa jogadora ela é para os que a elogiam hoje. Foi assim com a Paula, com a Mari e tantas outras. Que tanto fizeram pelo país mas que, por causa da lesões, não puderam se manter em boa fase e hoje são humilhadas, atacacadas e desacreditadas pela mídia e pelos supostos entendidos de volei.Queria ver quem seria a Garay se a Paula e a Mari não tivessem se lesionado.Essa perseguição é ridícula e sem fundamento!

  19. nathalia

    04/12/2012 17:29:00

    A Garay foi sem dúvida uma das peças que vem ajudando a SFV na falta de opções e por causa das contusões. Mas precisa urgentemente aprimorar sua técnica porque se ficar sempre atacando de olho fechado e pra baixo pode resultar em toco.

  20. Robertorj69

    04/12/2012 15:42:35

    E além de tudo teve q ver toda a sua geração juvenil ter chances na seleção principal(a capenga infeliz da Regiane,a pomba-lesa da Ana Tiemi,a cubana de araque da Adenízia)...assistir a Regiane em quadra e estar jogando bem nos clubes(Minas TC,Pinheiros,Volei Futuro,NEC)e não ter a chance de mostrar o seu valor é de dar dor no coração!ZRG demorou muuuuuuiiitooooooo pra dar a ela uma chance!!

  21. Previsão

    04/12/2012 15:09:28

    Liga não, Garay. Você vai ser peça descartável, assim como foi a Érica, a Raquel, a Fernanda Ventirini, a Renatinha, a Elisangela, a Mari. Seu dia de chorar vai chegar também, é só esperar.

  22. Tavinho Natal

    04/12/2012 14:52:00

    Espero sinceramente que as jogadoras da nossa seleção não migrem por aquela linha "barraqueira" adotada por Fabí, que não deixa de ser uma grande atleta. Neslihan Darnel e Sheilla grandes exemplos de melhores do mundo e mais elegantes também. Gosto da postura de Fernanda Garay e acho ela também elegante. Acredito que ela tem potencial de evoluir mais se voltar a jogar fora do Brasil, tendo maior reconhecimento financeiro e profissional que merece. Acho bom que as jogadoras da seleção e outras talentosas que queiram evoluir ou ganhar mais visibilidade passem uma temporada fora, tipo nos campeonatos do Azerbaijão, Turquia, Rússia, Polônia, Japão. A temporada de Fê Garay no Japão foi determinante para o seu crescimento assim como a própria reconhece, e assim como ela outras deveriam se espelhar nesse exemplo. Vejo um futuro brilhante para Garay, Natália, Pri Daroit se quiserem sair do país e jogar os melhores campeonatos do mundo. Ana Tiemi acabou de chegar e já ganhou confiança vai avoluir bastante. Jú Costa, Joycinha estão fazendo sua parte e se destacando em alto nível entre times que são verdadeiras constelações e com seus campeonatos incríveis.

  23. Braga

    04/12/2012 14:49:09

    Admiro Fe Garay desde o que jogava no pinheiro, pela suas cortada ela monta na bola, e tem um estilo de pula maravilhoso, Garay você ainda vai nos propocionar muitas alegrias........sucessos Fe Garay.

  24. Raffael

    04/12/2012 14:48:05

    Carol Gattaz está, e muitas outras tiveram que sair do Brasil em busca de ligas emergentes mundo afora e estão passando um bocado fora do Brasil. Se fosse a melhor liga do mundo teriamos mais clubes que atletas e ainda teriamos de trazer mais estrangeiras...só um pequeno comparativo, ano passado eram 12 times na Superliga Feminina, esse ano são 10. Se fizer as contas, são 30 atletas a mais desempregados...

  25. Doni Lares

    04/12/2012 14:23:14

    JOGA MTO !!! uma jogadora de 1,80 fazer estragos em times de "Girafas", não é tão fácil de se ver...Além disso, sabe passar, defender, sacar ( néh, Sokolova ???) e atacar é claro .Dizem que a jaque é completa (adoro a jaque) , mas p mim Fê Garay é mais completa que ela, Principalmente no ataque, Jaque toma toco demais pra uma ponteira de 1,86 ...

  26. Lauro

    04/12/2012 14:20:57

    Gosto muito da Garay!! uma jogadora forte, corajosa e que impõe respeito nas adversárias, o Brasil com Garay é muito forte, ela tem um futuro brilhante na seleção!!

  27. ticiano

    04/12/2012 13:23:38

    esse povo tem é inveja da jauqeline... chama-a de jaquetoco.. ela é completa... e quando a seleção mais precisou ela estava lá... jogou muito contra Rússia, Japão e EUA.. onde foi a maior pontuadora da final olimpica... agora quem critica, acredito q nem sabe o que é esporte.... é pra rir uma postagem dessa.

  28. Anderson

    04/12/2012 12:51:26

    Garay promete ser daqui pra frente o que PP4 foi de 2005 a 2008 na seleção, uma ponteira que define mais no ataque que a própria oposta, e que ainda tem um otimo fundo de quadra.Desejo muita sorte pra ela, também admiro seu jeito humilde e raçudo.

  29. FELIPE

    04/12/2012 12:32:26

    "Diferente do que se possa imaginar, participar da Olimpíada do Rio em 2016 é o objetivo da jogadora"TEM JOGADORA QUE QUANDO DIZ ISSO, TEM BLOGUEIRO QUE DIZ QUE ELA ESTÁ SE AUTO-CONVOCANDO

  30. diego

    04/12/2012 12:15:04

    Garay foi inportantissima em londres,paula nao estava bem,natalia um fiasco,jaque so acordou pra vida na final.uma jogadora baixa como ela fez milagre no jogo contra russia,percebesse que ela e humilde mesmo e e completamente distante da midia.5 Voloch e bem melhor fala de coisa boa do que ta com ironias com uns e outros.ne?????

  31. Ricardo

    04/12/2012 11:55:56

    O senso de pertencimento foi assombroso nesta entrevista, ao falar da família me chama atenção de alguém com certeza deve ter lutado muito, para chegar aonde está, ainda mais vindo do Sul!!!

  32. Nazaranha Tedesco

    04/12/2012 11:49:50

    Garay é uma das melhores jogadoras da Seleção!! desde o Mundial de 2010 ela só brilha!jogadora de fibra e vibração, além de ser super simpatica com todos..... EXEMPLO PRA MUITA GENTE

  33. alexandre mota

    04/12/2012 11:45:47

    FÊ GARAY está jogando o fino do volleibol, merece todos os nossos elogios e tomara que continue assim. Agora ficar lembrando a todo momento do "cala boca", está ficando chato e só mostra que quem não gostou é porque a carapuça serviu.

  34. Sokoloka

    04/12/2012 11:17:08

    Belo comentário...parabéns! Assino embaixo!

  35. Breno

    04/12/2012 11:09:34

    Garay realmente merece todos os elogios. Como disseram, não acho que seja aquela jogadora fantástica, mas ela faz a diferença no time por conta de sua agressividade. Foi muito importante na fase classificatória, talvez a mais importante, para que, depois, as estrelas pudessem aparecer.No jogo da Rússia, todos só falam de Sheilla. Claro que o que ela fez naquele 5º set foi histórico, mas sejamos sinceros, seria questão de tempo pra Rússia fechar aquele jogo, já que tava sempre com o match point, se não fosse os benditos saques da Garay, que nos proporcionaram o ponto da virada, de erro de recepção ,e outra recepção ruim, que impossibilitou ataque russo e nos deu a chance de matar o jogo no primeiro match point.

  36. manú

    04/12/2012 11:06:50

    me lembro antes das olimpiadas, eu disse que seria injusto nao leva-la pra londres, que ela faria diferença . me responderam : baixinha, jogadora de clube....fiquei irritado coma resposta mais nao respondi, ela respondeu por mim e pelo ouro brasileiro se destacando ! valeu garay vc foi um orgulho, espero que vc permaneça por muitos anos na seleçao e cada vez melhor !!!

  37. bsb

    04/12/2012 10:52:56

    Que jogadora de alto nível está desempregada? Não entendi.Boa jogadora, deverá estar no grand prix junto com a tandara, daroit, gabi, natalia. Boas ponteiras.

  38. Yane Alves

    04/12/2012 10:42:00

    Show Garay ! *-*Lembro perfeitamente quando ela surgiu na jovem equipe do Minas uns 4 , 5 anos atrás . O time era recheado de jovens promessas do voleibol nacional , entre elas a oposta Joycinha . Dps se destacou na eqipe do Pinheiros e logo em seguida numa temporada brilhante no Japão . Sendo assim , teve oportunidade na SFV e conquistou o seu espaço (: Exemplo de atleta , determinada e objetiva . Espero poder ter a chance de vê-la brilhando por mt anos com a nossa amarelinha .\O) \O) \O) \O)

  39. LONDRES 2012

    04/12/2012 10:33:34

    Fernanda garay já é nossa diva , a oportunidade chegou e ela como guereira que é pegou e não soltou mais , espero vê-la em londres com nathalia , thaisa , gabi e quem sabe até carla do são caetano, parabéns fê , vc é um exemplo de atleta de alto nível .....

  40. Mauricio

    04/12/2012 10:08:29

    To nem ligando se ela é humilde ou não. Como admirador do vôlei, sei que a Garay é o tipo de jogadora que faz mais diferença pela raça que pela técnica. Ela joga sempre forte, na pancada. Quando não vira, dá trabalho pra defesa. Não foi decisiva como a Sheilla, nem é craque como algumas por aí, mas ela contribui demaaais pra qualquer equipe. Lembro quando ela foi destaque pelo Pinheiros em 2010 e poucos acreditavam que ela daria certo na seleção. Ta aí, provou pra todos.

  41. nilson

    04/12/2012 10:03:15

    Ela é um exemplo a ser seguido, jogadora humilde (né Paula Pequeno), simples (né arrogante Fabizinha), essencial (né Tangorda), mais joga do que tem fama (né Jaquetoco); é isso que espero no volei brasileiro que as novas gerações se espelhem em Garay, Thaissa, Fabizona, Sheila, Dani Lins e até a Fabíola (quando foi cortada, apesar de não aceitar e ninguém no lugar dela não entenderia decidiu ficar quieta), Camila Brait (que apesar de jogar muuuuuuuuuuuuuito mais que a mala) não se deixa abalar...Enfim... parabéns Fernanda Garay, não só no volei, mas vc é uma referência a persistência, humildade e profissionalismo...

  42. Maria

    04/12/2012 09:57:05

    Garay é uma "grande" jogadora, e me parece "gente grande" também como pessoa...maior prova disso, como disse Bob Walker, não mandou ´ninguém "calar a boca"...tomara que ela não mude nunca, que continue cada vez jogando mais, e sendo sempre humilde...só tenho medo que ela se contagie com "algumas" jogadoras do Osasco, e se torne "arrogante"...tomara que não....Bruno, muito bom o seu post, vamos incentivar e falar bem de nossas jogadoras...não ficar "detonando" as que a gente não gosta....

  43. Sokoloka

    04/12/2012 09:55:16

    Foi fundamental para Fe Garay a temporada 2009-2010 no Pinheiros, ao lado da Fabíola, tão criticada aqui no blog. Naquele ano, ambas fizeram uma superliga maravilhosa, obtendo um excelente resultado, Fe Garay foi uma das maiores pontuadoras e atacantes. Sem dúvida uma menina humilde, bom caráter, corajosa, raçuda, essa sim, representa a fibra da mulher brasileira. Se como a propria PP4 disse que poderia ter sido melhor aproveitada em Londres, nós estariamos peridos e nem nos classificaríamos. Devemos grande parte desse ouro a Garay, que brilhou em todos os jogos, ao contrario de Estreline, que fez uma final espetacular, mas deixou a desejar em alguns momentinhos.

  44. Britney Spears

    04/12/2012 09:53:54

    GARAY EH DEEEWA! Entrou na seleção na humildade, mostrou seu talento e agora eh titular absoluta! Demorou pra entrar na seleção, pois há vários anos vinha sendo considerada melhor ataque e pontuadora da superliga... Furou a panela e se destacou... Garay forever and ever...

  45. Sergio

    04/12/2012 09:35:00

    Parabéns a ela que fez muito bem o seu papel e muito melhor pela que se diz mal aproveitada pelo técnico ( que por sinal ela e outra que quer jogar pela Alemanha e já vai tarde estão afundando o time turco ).

  46. o geraldino

    04/12/2012 09:09:52

    Devemos muuuuuittto a Fê Garay pela nossa classificação sofridíssima contra a Rússia nas quartas de final em Londres. Com aqueles ataques potentes, ela conseguia virar todas e, junto com as meninas, conseguiu salvar 6 match points e aproveitar 1 chance de fechar aquele jogo que culminou com o ataque da nossa meio de rede Fabiana.Obrigado Fê pela alegria que vc e a seleção nos proporcionou em Londres com o ouro olímpico!

  47. Bob Walker

    04/12/2012 08:53:04

    Fernanda Garay conseguiu fazer a transição de "jogadora novidade" para uma jogadora extremamente consistente. Na minha opinião, hoje ela é essencial na seleção porque é muito constante e se pode confiar nela.Ela também parece ser gente boa. Nas Olimpíadas, em vez de mandar os outros calarem a boca, ela preferiu pedir desculpas por não poder comparecer na formatura do irmão.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso