Blog do Bruno Voloch

José Roberto Guimarães: ‘Não penso no individual. Trabalho pensando no grupo e no melhor para a seleção’

Bruno Voloch

O blog acaba de conversar com José Roberto Guimarães, técnico da seleção feminina.

Atencioso, como de hábito, o treinador evitou falar do passado. Disse que precisa se concentrar nos últimos dias de preparação para os jogos olímpicos e afirmou que o momento de cortar os atletas é o mais doloroso:

'Sinto muito mais do que as pessoas possam imaginar. Quem me conhece, sabe o que estou dizendo. Mas não posso pensar no individual, tenho que pensar sempre no coletivo e no melhor para a seleção brasileira. Será sempre assim. Fiz o que considero ideal para a seleção'.

Perguntado sobre a reação de algumas atletas, tristes com as recentes baixas, o técnico foi objetivo:

'Sou um cara de diálogo. Quem trabalha comigo vai entender. Se o atlela tem algum problema, basta me procurar. Simples.'

José Roberto Guimarães disse que a semana de treinamentos em Saquarema foi excelente e que o grupo está evoluindo. O treinador confirmou que vai esperar por Natália:

'Considero a Natália fundamental. Vamos fazer de tudo para que ela possa estar em condições de disputar a Olimpíada. Não abro mão dela'.

  1. caroline

    23/07/2012 19:37:48

    Eu achei totalmente absurdo o corte da Mari. ela estava progredindo no grand prix, e como a própria disse em entrevista, poderia ajudar. se o Zé Roberto realmente queria ajudá-la como falou aqui no vol, teria colocado Mari mais vezes em quadra para ganhar ritmo de jogo. assistir os jogos do gp e notava que a Mari ficava poucos minutos na quadra mesmo jogando bem. isso é injusto, enquanto a Sheilla jogando mal permanecia em quadra. nos jogos finais do gp, a oposto quase não entrava e quando entrava era só pra sacar como se não tivesse currículo vitorioso na seleção. o Zé Roberto errou e feio nesse corte e provavelmente a ausencia da oposto será sentida nas partidas mais complicadas quando se não tem uma atleta que entra num set que está a 24 a 20 para o adversário e marca 4 pontos seguidos e dar a vitória pra equipe. nenhuma jogadora tem um poderio de decisão como a Mari tem. espero que a oposto jogue nas olímpiadas de 2016 quando o técnico for outro, talvez Willian carvalho ou Luizomar de Moura sejam aptos para comandar a seleção em 2016 e quem sabe Mari esteja 100% fisicamente e psicologicamente para jogar. boa sorte Brasil.

  2. fabio

    22/07/2012 20:50:38

    Com relação a Mari ele esta certo, mas cortar a levantadora Faviola que foi campeã com o Osasco foi uma burrice total. Ele pode contar com a Dani Lins???

  3. SRL

    21/07/2012 16:30:38

    Concordo com você, o ZRG entrou na quadra sozinho e ganhou os dois campeonatos sozinho. Povo besta, pois o técnico é tão importante que nem medalha ele ganha.

  4. SRL

    21/07/2012 16:26:08

    O passado dela vai durar até o ZRG eo PC ( que odeia a Mari ) sair da seleção, ela não afundoua seleção e nem a carreira dela, ela pode ressurgir a hora que quiser já ZRG se perder a olimpiada já era mesmo.

  5. SRL

    21/07/2012 16:20:13

    Acabou, já posso rir da piada que você acabou de contar, se tiver medalha é mérito das meninas e não da comissão técnica. Boa sorte meninas.

  6. SRL

    21/07/2012 16:14:00

    Ela foi cortada nesse mesmo dia do treino com o juvenil, isso porque os garotos elogiaram o desempenho dela, P Cocô ouviu e não gostou e brigou com ele dizendo tipo assim , que ela deveria se colocar no lugar dela e obedecer o que a comissão técnica achava dela, ela não aceitou e PC exigiu que ZRG cortasse ela ou ele abandonaria a seleção, ZRG resolveu então cortar a jogadora e ficar com o jogador que resolverá tudo em Londres ( o mesmo descontrolado que quase deu uns safanões em Garay na SL ). Pena , mas manda quem pode obedece quem tem juízo e sangue de barata, pena mesmo é que a coitada da Sheilla é quem levou a culpa, sem ter nada a ver com isso. Foi até mesmo por isso que Mari rrsolveu dar aquela entrevista para deixar claro de quem era a culpa e poupar as companheiras desse desgaste.

  7. SRL

    21/07/2012 16:05:11

    Você sabe ler? 99% não aceita a decisão dessa mérdica de comissão técnica da seleção. Acho difícil o ouro vir infelizmente, ainda mais agora sem Mari e com a as meninas desestabilizadas emocionalmente, pois dizem que existia problemas de relacionamento com a Mari, não foi o que eu notei nos jogos em que assisti tanto ao vivo como pela televisão. Mari estava se dando bem tanto com Jaque assim como com Sheilla, isso é invensão da mídia e do Bruno Voloch para chamar atenção para o blog dele. A Mari disse que não irá assistir aos jogos, mas com certeza estará lá para torcer somente para as suas companheiras, pois ela sabe o tanto que essas meninas ralaram para estar lá. Torço por elas, mas sinto que sem a mari a seleção perde o brilho, pois para mim ( para mim ) ela é o emblema dessa seleção e fará muita falta com certeza.

  8. Ailsonjr

    20/07/2012 23:20:24

    Devo lembrar que houve uma época que jogadoras de vólei não se deram bem com o técnico e pediram dispensas da seleção. Isso vai se repetir?

  9. Flavia Cris

    20/07/2012 16:18:14

    Sempre fui fã de ZRG, pela pessoa que é e pelos títulos que a duras penas conquistou para nosso país, tão carente de grandes conquistas no meio do esporte e por isso me dói tanto vê-lo perdido e desanimado a frente de um grupo tão talentoso. Dizer que não pensa no individual com toda esta "forçação" de barra com a Natália, é no mínimo sinal de quem não se encontra mais. E o pior é que tudo isso acaba refletindo num grupo que não deve em nada aos EUA, Rússia,China ou seja lá quem for. Sinto muito pela Natália, um talento promissor que caiu numa tremenda roubada sendo exposta desta maneira como a salvação da lavoura. Em tempo: vamos analisar comentários de quem entende mesmo de vôlei e que está PREOCUPADO com o atual momento da seleção brasileira. Não de quem só está tentando aparecer e denegrir a imagem de nossas atletas consagradas que se esforçaram ao máximo para trazer conquistas importantes para nosso país.

  10. Marcilio Braga

    20/07/2012 13:08:26

    Gente, com certeza o corte da Mari foi feito com base na decisão de toda a comssião técnica. O Zé Roberto é um técnico experiente e um dos melhores do mundo. Com relação a Nathalia, acredito que ela já esteja em condições de jogo e o que Zé Roberto está nos reservando uma surpresa. Quero muito acreditar nisso! No mais vamos trocer pela nossa seleção. Energia positiva. Saudadções....

  11. sandra

    19/07/2012 21:55:32

    Realmente vc Paola vai ver o sofrimento da anã Fernandinha querendo bloquear a Gamova............KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  12. kaka

    19/07/2012 15:32:51

    a unica chance de medalha, tira urgente o ze pequeno guimarães e bota o BERNARDINHO para tomar conta das duas seleções.

  13. Juca

    19/07/2012 11:15:10

    acho q isso é ao contrario... 99% não gostaram do corte da Mari, vc faz parte do 1% que so sabe julgar...

  14. Bete

    19/07/2012 08:49:47

    Queria torcer muito por medalha para volei feminino. Mas com o JRG fazendo o que fez fica difícil. A seleção contínua com grandes jogadoras, más sem o diferencial Mari. Quando ele fala em grupo, só se o grupo resumir apenas nele. Está bem claro que sua decisão de cortar a Mari foi pessoais. É só verificarmos como ele se dirigia a Mari, nas pedidas de tempo; quando das poucas vezes que tinha oportunidade de jogar; talvez forçando-a a xinga-lo ou mesmo desmotiva-la e ficar tudo mais fácil para corta-la do. Como isso não aconteceu, porque ela percebeu sua intenção, deu no que deu: o povo que gosta e entende de vôlei caiu de pau. Caso fosse no futebol isso não aconteceria, pois, a pressão sobre ele seria muito mais forte.

  15. sandra

    19/07/2012 00:03:01

    Insano Cacciatori é exatamente o contrário........a saida da MARI esfacelou a seleção........vcs vão assistir tudo de camarote .....JAQUE TOCO,TANDARA AMARELANDO E NATÁLIA FORA DE FORMA......ENFIM O TECNICO É ZRG......FAZER O QUÊ ?

  16. SRL

    18/07/2012 02:45:21

    Imortalizada mesmo como a promessa que nunca vingou, depois de anos esperando e sendo promessa, é uma pena que o ZRG vai fazer isso com ela.

  17. SRL

    18/07/2012 02:39:46

    Ela não é indisciplinada o ZRG é que não aceita jogadoras que tenham opinião. Pena para nós, pois para ela que vai ganhar muito dinheiro na turquia não é pena nenhuma deixar o Brasil que não respeita a grande atleta que ela é. Ela vai se aposentar, ir morar no paraíso que é Jurêre e de quebra ter o seu grande amor, que parece que é o que ela mais deseja na vida.

  18. SRL

    18/07/2012 02:33:19

    Não resta nada então, pois só temos ponteiras maeia,meia,meia............... boca e você sabe das quais estou falando, muitas delas estão na seleção e são intocáveis, delas só se salva PP4 e Garay tirando Sheilla que não é ponteira.

  19. SRL

    18/07/2012 02:25:28

    Já posso rir da sua piada! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  20. SRL

    18/07/2012 02:22:55

    Mari a inválida ( como muitos idiotas dizem ) em um dos melhores times do mundo e ZRG o grande em um time de velhas em Campinas. Agora me digam quem está acabado, se perder a olimpiada estará fora da seleção, enquanto Mari se estiver recuperada poderá voltar a hora que quiser. Fato.

  21. jaque tocco

    18/07/2012 01:20:51

    acredito que mari é uma jogadora importantíssima para nossa seleção, porém uma olimpíada exige muito mais de um atleta; exige além de ótimas condições físicas, muita força de vontade, garra e determinação e na reunião desses quesitos, as outras atletas selecionadas saem na frente. sábia escolha de zé roberto; vale lembrar que não foi uma escolha individual, com certeza essa decisão foi discutida e analisada por toda comissão técnica. acredito sim no bi olímpico, o que falta na verdade para nossas meninas seria um pouco mais de equilíbrio emocional nos momentos decisivos, voleibol tem de sobra...

  22. pedro

    17/07/2012 23:38:21

    Realmente vc não entende de volei ! vc joga? ja jogou ? alto-nivel ? Mari é uma das melhores jogadoras do mundo . E não está em boa forma , mesmo assim continua melhor que varias , inclusive melhor que Jaqueline ! Está claro que muita gente não entende nada sobre volei mesmooooooooooo!

  23. sandra

    17/07/2012 16:42:07

    TUDO QUE VC FALOU ESTÁ CORRETO -ACREDITANDO EM UM MILAGRE-.ZÉ PERDEU O RUMO ,O QUE ELE VAI FAZER É SE RASGAR COMO O BERNARDO TEM FEITO .ACREDITEM ,.VCS VERÃO !!!!!!!!!!!

  24. David Lobão

    17/07/2012 16:34:13

    Aposenta Zé!

  25. Diogo Regis

    17/07/2012 15:35:55

    Como faço para ler a entrevista completa ? Estou na torcida pela equipe brasileira, claro. Mas como palpiteiro, não posso deixar de falar que não concordo de maneira alguma Jaqueline e Tandara. Mas é isso aê.... boa olimpíadas para toda a equipe!

  26. Cacciatori

    17/07/2012 15:22:53

    99% dos fãs do vôlei aprovaram a expulsão da Mari!!!Enquanto isso, o 1% choraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!! KkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkBrasil campeão olímpico 2012!!! Sem Mari, é claroooooooo!!!!

  27. Fernando Bastos

    17/07/2012 14:28:32

    Ele naum espera Natália só para o bem dela. Ele a espera pq a considera importante e fundamental para o grupo. Será que é tão difícil assim de entender?

  28. Rafa

    17/07/2012 14:13:55

    Ouvi dizer que a seleção está treinando com a seleção juvenil masculina e que inclusive Mari chegou a jogar uma partida contra eles e foi muito bem, chegando a bloqueá-los inclusive e que atacou muito bem também. O engraçado de tudo isso é que no dia seguinte ela foi cortada. Por que ela não foi mantida junto com as outras até o último momento como está sendo feito com a Natália, já que a intenção era ajudá-la? Com certeza nessas duas semanas de treinamento ela iria crescer muito físico e tecnicamente.

  29. Shiu

    17/07/2012 11:49:55

    Se ela fosse inválida não estaria no Fenerbahce, um dos melhores times do mundo.

  30. Acreditando ainda em um milagre

    17/07/2012 11:44:10

    Seria muito mais fácil o Zé Roberto sentar com a Mari e acertar as diferenças como fizeram em 2008 do que simplesmente cortá-la. Ela tem mais condições de ajudar do que a Natália, só não foi muito aproveitada no grand prix, pois quando jogou, jogou bem. A atitude do treinador foi no mínimo estranha com ela, para a imprensa falava que queria ajudá-la mas não era o que víamos nos jogos. Os dois são adultos, é só deixar as vaidades de lado, e pensar no coletivo de verdade, não da boca pra fora. Esse corte foi muito mais por motivos pessoais do que qualquer outra coisa, e ao contrário do que todos dizem, acredito que o problema é entre ele e a Mari, não tem nada a ver com Sheilla. Para o bem da seleção, vamos parar com infantilidade e resolver essas questões.

  31. Naty

    17/07/2012 11:07:03

    Ela seria um bom reforço para Rio do Sul ou Macaé...Uma jogadora mediana em clubes pequenos...tudo a ver!

  32. Rodrigo Fiuza

    17/07/2012 09:22:24

    Mari aposentada da seleção por invalidez. O fato do ano.

  33. Flavio

    17/07/2012 08:07:38

    Fale por vc e não pelo Brasil!!! Dizer que Mari nunca foi atleta de alto nível é piada!!!

  34. Maria José

    16/07/2012 22:29:02

    Quantos técnicos!!!!. Torçam pelo Brasil, isto sim. Deixem em seus comentários positividade. Vamos Brasil. Felicidades para todos os atletas, das várias modalidades que estarão em Londres e pela Comissão Técnica.

  35. Galvão

    16/07/2012 20:38:56

    Acho que um pouco de respeito e consideração as jogadoras da seleção é bom, ate pouco tempo eram as melhores, agora porque não tivemos bons resultados deixarao de ser as melhores. O Zé Roberto é um excelente tecnico e sabe arma qualquer time, vai saber colocar o Brasil em forma nas olimpiadas e lutar por medalha. Mari é uma excelente atacante só nao esta em boa forma tecnica e psicologica, ela vai dar a volta por cima e 2016 vai brilhar no Rio 2012. Acredito no Brasil e muita gente vai rever seus comentarios.

  36. victor

    16/07/2012 18:18:46

    Só fala merda. Mari é uma das melhores atacantes, no passe ela realmente não está boa. Mas veja se em pequim ela estava irregular no passe, só nos seus sonhos. Mari vai brilhar no voleibol turco, disputada por vários times estrangeiros e você é um nada. Pois se prepare, porque a nova geração do brasil não é meia boca, na verdade não é nada.

  37. victor

    16/07/2012 18:11:54

    KKKKKKK só pode ser piada? mari não tem nível de seleção? ai você exagerou, uma jogadora que se enquadra entre as melhores do mundo não ter nível de seleção? kkkkkkkkk mari é uma das melhores, apenas não vive um momento bom, passa por dificuldades infelizmente. Eu acho que sem a mari o brasil perde muito, coragem, experiência. Mari foi umas da que levantou o voleibol do brasil em 2004, tão jovem e já se enquadrando entre as melhores, sem dúvidas foi uma das jogadoras mais importantes da década, no nosso país e no mundo inteiro. Na minha opinião, a Mari é uma grande atleta, mas ela não é esforçada e você disse que ela é esforçada oque é mentira.

  38. Éverton Costa

    16/07/2012 17:58:12

    Não pensa no individual? Se querer levar a Natália a todo o custo e esperar por ela até o último dia não é pensar no individual, o que é?

  39. Paola

    16/07/2012 17:11:56

    Estou contando os dias para Londres, mesmo se o Brasil não conseguir eu queria pelo menos ver o sofrimento de Gamova pela perda de mais um ouro, adoro ver Gamova chorando!!!

  40. Paola

    16/07/2012 17:08:03

    Gamova e a poderosa Rússia campeã mundial de 2006 favorita ao ouro em Pequim voltaram para casa com o rabo entre as pernas, sem medalha, assim como Itália e Cuba, seleções que todos diziam que eram cotadas a final olímpica...e o Brasil por baixo, como o time que nunca chegou a final olímpica, totalmente desacreditado chegou lá!! Brasil ouro Pequim 2008!! acredito perfeitamente no nosso sucesso em Londres!!

  41. Hermann

    16/07/2012 15:30:57

    Ei gostei da lembrança o Leites Nestlé na epoca que Denise jogou por lá era um time de primeira com Karen Rodrigues, Daniele Scotty, Tara Cross, Denise, Virna, Andreia Marras e Ricarda. Saudades dessa geração

  42. Borboleta verde amarela

    16/07/2012 15:06:18

    julia, como vc é ingênua! O Bernardinho já fez muito pior com seus atletas, definitivamente não é exemplo de ética. E quanto a Mari, realmente o Zé nem precisava falar aquilo, era tão óbvio que ela precisa e precisa de ajuda...Só os fãs da Mari parecem que não enxergam. Povo fanático!

  43. Borboleta verde amarela

    16/07/2012 15:02:04

    Então quer dizer que ser 2º lugar numa competição não vale de nada??? Minha filha, reveja seus conceitos! Vc sabe qtas seleções existem??? Eu acho um ótimo indício, estamos chegando lá!!! Os EUA, time brilhante, foi vice na olimpíada de Pequim...

  44. Borboleta verde amarela

    16/07/2012 14:59:09

    Apoiado, Paulo! Concordo e dá-lhe BRASIL!!!!

  45. ***

    16/07/2012 13:23:35

    Ah sim Hugo, e a natália foi a maior pontuadora em uma final e além disso tem título do Grand Prix, panamericano, brasileiro, torneios internacionais...

  46. Paulo Vieira

    16/07/2012 13:01:05

    Cara, você entende de volei como eu entendo de aeronaves...Dizer que Mari nunca foi atleta de nível, é no mínimo, a opinião de alguém que pasta, ao invés de almoçar.

  47. ***

    16/07/2012 12:44:31

    Querido, liberdade de expressão, Vc conhece? Toda unanimidade é burra, ignorante é vc!

  48. Hugo - RJ

    16/07/2012 11:34:28

    O Brasil inteiro apoiou a decisão do Zé de cortar a Mari, pois ela sempre foi o ponto fraco do time. É uma jogadora bonita e esforçada, mas nunca foi atleta do nível de uma seleção brasileira. Sem a Mari, nossa seleção terá muito mais chances de ganhar a Olimpíada.A Natália, sim, é uma atleta de seleção e tem tudo para brilhar em Londres. Boa sorte, Nati! O Brasil inteiro está torcendo por você, pela Jaque, pelo Zé e pela nossa seleção!

  49. Vinicius Galvao

    16/07/2012 07:52:24

    Poveco ignorante. Passai por baixo do meu desprezo. Não sabem nem escrever e querem dar pitacos na escalação.. Se soubessem tanto, estariam aí, na pobreza de seu lar falando mal dos verdadeiros campeões.. Bando de ignorantes.

  50. Daniel Lins

    16/07/2012 00:48:01

    Procure se instruir e tente elaborar perguntas ao menos razoáveis. O blog agradece!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso