Blog do Bruno Voloch

Sheilla e Thaísa se superam, Fabíola segue instável e Adenízia e Camila não podem ser banco

Bruno Voloch

Valeu pela vitória e pelos 3 pontos somados. Só.

A seleção feminina esteve longe de ser brilhante. A derrota no primeiro assustou os torcedores.

A maioria das jogadoras sentiu a falta de ritmo de jogo. Fato.

Fabíola foi muito mal no início do jogo e acertou a mão nos dois sets seguintes. No quarto set foi inconstante e irritante. O que foi aquela sequeência de bolas levantadas para Thaísa ?

Não é confiável. O drama está apenas começando.

Fabiana decepcionou. Não pode passar um jgo inteiro sem bloquear.

Adenízia não pode ser banco. Ótimo que tenha terminado o jogo como titular. Improvável que o técnico tire Fabiana do time titular, mas Adenízia não será reserva por muito tempo. Aposte.

Paula, que substituiu Fernanda Garay, errou alguns passes no começo. Foi segura no ataque. Depois saiu para a entrada de Mari. 

Não entendi a entrada de Mari. Se ela irá jogar como oposta, o que fez como ponteira ?

Thaísa e Sheilla, melhor jogadora da seleção, sacaram com inteligência e eficiência.

E Camila Brait, Zé Roberto ? Não entra ?

Essa precisa de ritmo como as demais, caso contrário será injustiçada na relação final.

A Alemanha foi um bom teste. Jogou  sem responsabilidade e exigiu do Brasil em determinadas situações de jogo.

Brinker e Fürts se destacaram. A levantadora é boa de bola. A líbero muito fraca.

  1. Mauro

    20/06/2012 18:59:31

    Vai ser a maior injustiça do mundo se o Zé Roberto levar a Fabi em vez da Camila. Está claro pra todo mundo que Camila é superior. Fabi nunca foi confiável no passe, ela agora está idosa e dura. Camila, jovem e elastica, toca em todas as bolas colocando-as em condições para levantamento, coisa que Fabi não faz mais, apenas impede a bola de cair, as vezes. Se não levar a Camila, não merece nem chegar as semifinais.

  2. victor

    20/06/2012 18:28:02

    Ambas tem que ir, Fabi por sua experiência e camila por seu jogo extraordinário, a fabi poderia ajudar ela nas olimpiadas

  3. kabuka

    18/06/2012 18:30:22

    Se sabes usar a ortografia perfeitamente, ótimo, bom pra você.Perfeição não busco mas algo parecido como a seleção de 2008.

  4. kabuka

    18/06/2012 18:24:46

    Então vamos rir juntos, do fiasco da seleção em Londres. A China começou a renovação visando mundial 2014 e Olimpíadas 2016, ninguém renova e já sai ganhando tudo.....aah vamos dar só uma risadinha agora, dos tocos da JaqueToco...kkkkkkkkkk

  5. Diogo Regis

    18/06/2012 10:03:12

    Desde a primeira semana do Grand Prix tenho reparado que o passe da seleção não está bom. Contra a Itália sofreram para passar um saque viagem de uma italiana. Contra os E.U.A a mesma coisa, sofreram para passar o saque da Tom. Os saques viagens eram bons? Sim. Mas também não precisa exagerar são saques fáceis de passar, os saques viagens cubanos são muito, mas MUITO mais potentes.Definitivamente do jeito que tá não dá, se dizem por aí que Jaqueline tá na seleção devido ao passe, então é bom ela treinar mais, se não tá conseguindo passar um saque da Tom, quão dirá na próxima semana contra Cuba. Com esse passe ruim não dá nem para discutir qual levantadora é a melhor, nesse momento quem menos têm culpa são as levantadoras, sinceramente está vergonhoso a linha de passe do Brasil.Os E.U.A são favoritos , estão em primeiro lugar no ranking mundial, e já estão com o time completo para as Olimpíadas... até aí beleza. Mas não dá p/ engolir a derrota para os E.U.A. Pelo menos não do jeito que foi. O Brasil com passe na mão (como jogou o primeiro set contra os E.U.A) é melhor mesmo o time não estando fechado. Tirando o passe, vamos aos pontos positivos, afinal o Brasil também mostrou pontos positivos nessas duas semanas do Grand Prix.•o saque viagem da Adenízia, ela deve treinar bastante esse saque, se ela chegar na Olimpíadas com esse saque será muito bom;•a bola dos três com Thaísa, seria bom que essa jogada fosse uma das opções das levantadoras , achei excelente jogada, de muita precisão;•o bloqueio está bom, não me lembro do Brasil mostrar tanta eficiência nesse fundamento;No mais é treinar MUITO passe, se o Brasil voltar a passar como na última Olimpíadas provavelmente ganhará o Grand Prix e também terá muita chances de levar o BI olímpico. Caso continue com esse passe sofrível não conseguirá nem ganhar de Cuba na próxima semana, aí sim elas vão ver o que é saque potente, e vão ver que o saque da Tom e o da atleta italiana (que não me lembro o nome) são realmente fáceis de passar.

  6. Sa

    17/06/2012 09:56:12

    Aline, acho que a gente fantasia um pouco e gostamos de teorias da conspiração.Ontem, no jogo contra a Itália, a tv cansou de mostrar o Zé Roberto espinafrando a Fabíola por erros de levantamento, de bloqueio e até de defesa.A questão é que das jogadoras decisivas, só a Sheila está bem como antes. A Jaqueline está bem, mas por diversos motivos nunca foi de fato decisiva. Para o resto falta ritmo, confiança e sobram problemas físicos. A comissão está tentando colocar todo mundo num nível aceitável e será na China que o negócio vai realmente esquentar. Não somos favoritos em nenhuma das duas grandes competições, mas também acho que não somos cachorros mortos.

  7. Sa

    17/06/2012 09:48:08

    Acho que o trabalho da comissão continua corretíssimo. Eles sabem quem está bem, quem está mal, quem precisa de ritmo, quem tem mais caixa pra enfrentar a pressão dos jogos olímpicos e continuam trabalhando para colocar as peças mais importantes em condições de contribuir em Londres.Não há abundância de material humano tão qualificado assim como no masculino e as duas seleções chegam numa descendente, não são favoritos, mas não podem ser descartados justamente por causa da experiência e inteligência das equipes.

  8. JUSTO

    17/06/2012 09:36:40

    Acredito que Zé Roberto deve dar mais oportunidades para Adenizia no lugar da Fabiana(central) e Camila no Fabi(líbero), Adenizia foi a melhor bloqueadora da primeira face e a camila 2ª melhor defesa, fico com raiva de ver o técnico brasileiro, colocando sempre essas jogadoras , que não estão rendendo como antes, sem falar que Fernanda Garay e Paula não podem ficar fora, sei que é um teste mas as olimpíadas estão ae, né?

  9. justo

    17/06/2012 09:34:55

    Comentario Referente ao jogo de 3x2 para Italia-Transmitido 17.06Acredito que Zé Roberto deve dar mais oportunidades para Adenizia no lugar da Fabiana(central) e Camila no Fabi(líbero), Adenizia foi a melhor bloqueadora da primeira face e a camila 2ª melhor defesa, fico com raiva de ver o técnico brasileiro, colocando sempre essas jogadoras, que não estão rendendo como antes, sem falar que Fernanda Garay e Paula não podem ficar fora, sei que é um teste mas as olimpíadas estão ae, né????

  10. Ana

    17/06/2012 03:47:01

    Que eu me lembro Dani foi irregular ano passado! E mesmo assim ganhou o título de melhor LEVANTADORA do Grand Prix 2011 e Pan. Quem foi bancar p ela foi Tieme que realmente não conseguiu se firmar na seleção e Dani ganhou espaço. O nível técnico entre Fabíola e Dani é bem equiparado, porém Dani se sai melhor pelo bom entrosamento com as centrais e justamente pela finta citada pela Debora, Sabe o que é que se leva em consideração para esse estado atual? O psicológico, coloquem-se um instante no lugar da Dani que é uma jogadora fantástica, mas com várias pessoas como alguns de vcs dizendo que a mesma é fraca e que X ou Y é melhor e que isso e aquilo, influência diretamente no rendimento da atleta sim! Deveríamos parar com essa mania absurda de menosprezar as boas jogadoras que temos. Não dou nem dois segundos e a Fernandinha fazer um mal jogo e vcs já estarem com apelido e esculhambando a mesma, afinal todos nós temos fases boas e ruins. Ou vão me dizer que vcs são fodásticos? A Mari estava ruim todo mundo tava esculachando, agora já voltou a ser diva. Antes do jogo de ontem Fabíola era titular incontestável, agora a habilidade da mesma já é questionável. O que dizer da Dani e da Mari nesse jogo Bra x Ita, hein? Espetaculares! E a Daroit, nosso futuro! As defesas e o levantamento da Dani, o saque da Daroit, e o ataque da Mari em um momento de grande pressão. Foram show! Aguardo que Dani agora tenha a oportunidade jogar um set inteiro como titular, coisa que o Zé ainda não realizou. E reforço em dizer que Fernandinha está realmente solta, claro, se for foi, não tem pressão nenhuma em cima dela, queria ver se ela estivesse com a mesma pressão que está a Fabíola e Dani, jogaria da mesma forma. Por isso prefiro nossas levantadores Fabíola e Dani em Londres! E parem de ressuscitar a Fofão e a Venturine, já tiveram a fase dela, agora são outras muito boas!!

  11. Carlos

    17/06/2012 03:18:23

    Olha, eu sou velhinho aqui nessa discussaum, jah vi Jackeline Silva, Rosa Garcia, Venturini, Ma Fang, Yang Xilan, Kumi Nakada, Irina Kirilova... E posso te garantir que essa tal de Fabiola naum tem nada parecido com nenhuma delas... Naum conheco nenhum time campeao (ou vice) olimpico que naum tenha dito uma levantadora excepcional...

  12. Carlos

    17/06/2012 03:11:46

    kkk... Eh isso aih... Fantastico... rsrsrsr...

  13. José

    17/06/2012 00:27:43

    A maior e pior injustiça dessa seleção será a Camila Brait ficar fora da olímpiada, já deu pra Fabi só o técnico não vê, aliás enxerga, mas não quer a líbero do Osasco. Com essa Fabí vamos parar nas quartas de final.

  14. Ricardo

    17/06/2012 00:09:32

    Concordo com você.

  15. renatinho

    16/06/2012 23:50:14

    Definitivamente não vimos os mesmos jogos então, porque para princípio de conversa no time da Itália que está no Grand Prix, só tem a Piccinini das titulares do time principal e ainda assim é um time que dá muito trabalho!! Quanto aos EUA, é um time com um aspecto tático espetacular, bloqueio defesa funcionam muito bem e a parte ofensiva só evolui. A central que está jogando agora no lugar da Bown, Harmotto, bloqueia muito e ataca bem e a Berg distribui as bolas com muita eficiencia e visão de jogo. Logan tTom com um fundo de quadra pra ninguem botar defeito, Hooker sem comentários e Larson e Akinrandewo só evoluem!! Para as Olímpiadas de Londres, EUA estará no Pódio com certeza, se Russia estiver com Sokolova também tem enormes chances, mais a Itália completa, com Costa Grande e cia. China briga com o Brasil pela quarta posição...acredito que dê China.

  16. Claudio

    16/06/2012 23:18:30

    Não vou nem emperor o Bruno colocar no blog, acabei de ver a vitoria apertada do Brasil sobre a fraca Italia, onde está a Fernandinha? O Zé entered inversão? Nossa como pode ser burro, a sort dele é que temos atacantes fazendo milagres, Agora falando de sujeira em casa... A gente vai deixar a Paula ir pro exterior e pagar peso de ouro pela Logan Tom? Uau os americanos são mesmo os reis do Marketing pois em mundo nenhum ela é mais jogadora do que a brasileira, mas a verdade é que qualquer mer... do USA é melhor do que os brasileiros por que eles entendem melhor de Marketing...Patético.

  17. rossana

    16/06/2012 22:42:31

    Tenho ate pena do Ze Roberto...nao tem opcao de levantadoras. Tanto a Fabiola qto Dani lins sao extremamente inconstantes e chega a ser irritante mesmo as "jacas" que saem fa mao das duas aaaaffff. Qto a Fernandinha, na mao pelo menos eh segura, mas com aquela altuta nao da ne?! Nao adianta, outra Fernanda Venturini nao vai existir.

  18. Rosa

    16/06/2012 22:37:38

    Zrg tem tolerância zero com Dani Lins, nem sei pq ele a convoca. Com Fabíola, sua paciência é eterna e morrerá com ela abraçado nas olimpíadas, igualmente morreu abraçado à ela no Mundial.......onde a mesma teve atuações pífias na semi e final.

  19. Rosa

    16/06/2012 22:13:48

    Tb pensei a mesma coisa, é sempre o mesmo filme.........Dani começou como titular na etapa da Polônia e foi sacado time, após um levantamento de frente pra rede, onde o Brasil pontuou. Saiu e não voltou mais, só na inversão. Fabíola, comete erros grotescos, foi imprecisa, fica enrvosa, numa jogada insisitiu trocentas vezes pelo meio com a Thaisa, onde culminou num ponto alemão. Porém, ela não é substituída e continua comprometendo o levantamento. Gostaria de perguntar ao ZRG, o pq desse privilégio dado a Fabíola??? Vai ver, frequentam a mesma igreja..........pq, não encontro outra resposta. Fabíola não passa de uma levantadora mediana, sempre que joga a superliga, não é titular absoluta do time que joga, muitas vezes divide o posto com a segunda levantadora..........nesses últimos anos, divide o levantamento com a Karine, que muitas vezes entra e dá conta do recado melhor que Fabíola. Uma jogadora pra ser levantadora titular sa SFVB, tem que ser titular absoluta no seu clube.

  20. Wudson Carvalho de Paula

    16/06/2012 21:29:44

    Aline Takaki, por favor, assista a muitos jogos de volei, da seleção e de todos os times possíveis, de todo o mundo... Por que seus comentários estão simplesmente fora da realidade... Ou então você é um desses defensores da Dani Ruins aqui no blog né...É perceptível o nível superior que a Fabíola tem sobre a Dani, e mesmo a Fernandinha, que acabou de chegar... E lembre-se que a Fernandinha foi chamada para a seleção desde 2.009,(ela é que nunca aceitou) ou seja, o Zé e sua comissão já estão de olho nela faz tempo... Não vejo absolutamente nada que leve a crer que ela e outras jogadoras só tem espaço na seleção por que estão no Campinas... (Aliás, somente a Fernandinha joga lá, por que já se sabe que Daroit e Natasha não serão utilizadas nessa olimpíada)... Então, poupe-nos dos seus comentários sem pé nem cabeça... Dani Ruins não é boa levantadora e pronto...

  21. Fubazova

    16/06/2012 20:14:07

    Jaqueline dona do time...kkkkkkAdorei, mas quem manda no time é a Fabizona e a Fabizinha...pq jogar daquele jeito e ainda ser titular...só mandando no time mesmo!Coragem...com esse time capaz de ficarmos em 4 na fase de grupos!

  22. Marco Aurélio

    16/06/2012 20:06:47

    Injusto dizer que a Fabíola "não é confiável" e que "o drama está só começando" é injusto perto do jogo ruim que todas as jogadoras fizeram.

  23. marcio

    16/06/2012 19:16:01

    quanta bobagem! a fabiola foi a menos culpada naquela piada. a fabizinha e a fabizona uma vergonha. mas e a sheilla??? deviam dedicar uma materia soh pra comentar a ausencia de nossa oposta diga-se de passagem desde a superliga. agora entendo pq da mari estar nas duas funcoes... eh puro receio d zrg de nao ter oposta pra por bola no chao. a paula e a jaque nao estao comprometendo. td q bem q a jaque em bolas alas eh aquilo, mas acho q a dela vai ser passar em duas com a libero ja q passa ano e nossas ponteiras nao aprendem a passar. e a proposito, duvido q o ZRG nao leve a sassa pra londres. DUVIDO.

  24. Marcio

    16/06/2012 19:10:44

    Mto sensato.

  25. fan da mari

    16/06/2012 18:52:17

    nao entendi pq a mari foi trocada de posição de novo ponteira - oposta - ponteira no jogo.apesas das poucas ações aquela bola de saida com aceleração foi sensacional

  26. andré L.

    16/06/2012 18:49:37

    critico muito a dani. mas a fabiola esteve ontem no mesmo nivel que a lins no 1o jogo do grand prix. o que aconteceu? a dani saiu e nao voltou mais. a fabiola ficou.a dani lins TODA A VIDA jogou sob pressao.no final, o ze roberto vai conseguir o que quer: fernandinha titular e que as outras duas se explodam.

  27. andré L.

    16/06/2012 18:42:21

    kkkkkk a análise é do jogo, pessoal. menos, bem menos.mas ontem vimos um show de horrores das 2 levantadoras. e hoje ainda tem a dani lins, rs

  28. Fábio R.

    16/06/2012 18:38:16

    Aprender com a renovação chinesa?? kkkkkkkkkkkÉ pra rir...Tirando o bronze na World Cup 2011 as chinesas passaram vergonha por 2 anos seguidos.Japão é o melhor time asiático do momento.O Brasil não precisa mudar quase nada.Só a líbero mesmo.Renovação total só em 2013.Time ideal pra Londres:Fabíola x FernandinhaSheilla x MariGaray x Jaqueline x Paula x SassáBrait

  29. victor

    16/06/2012 18:33:58

    Nossa mãe, como a Fabiana está lenta, está parecendo na final do pan 2007. parecia uma tartariga. E a Fabi com certeza vai para as olímpiadas, o zé fica meio com o pé atrás para levar a camilla por causa da experiência, que saco.

  30. SPICE GIRLS

    16/06/2012 18:22:58

    Achava que o "SOU GAYNILEVER" fosse o mais desentendido de volei, mas não. É VC! Fabizona não fez nenhum ponto de bloqueio e vc diz que ela foi melhor? Vai fazer crochê, que é melhor TAVINHA!

  31. SPICE GIRLS

    16/06/2012 18:20:33

    Um cabra que diz que Sarah Pavan é Croata, que Alemanhã disputou o pré-olimpico Mundial 2012 e que Jaque é a pior ponta-passadora do BRA sabe oq de volei? Ninguém ainda esqueceu dessas suas pérolas não, Tavinha!

  32. SPICE GIRLS

    16/06/2012 18:16:52

    Meu filho, vai no cartório trocar de nome. Depois volte aqui e comenta outra coisa pq de volei vc não entende NADINHA. Givaaa!!

  33. SPICE GIRLS

    16/06/2012 18:14:43

    kkkkkkkkk. Olha, acho que a Fabizinha vai voltar pra Fantástica Fábrica de Chocolate, do Willy Wonka. Lembra que ela era o Woopa Loopa, aqueles que cantavam! Mas pra líbero da tua seleção posso indicar a Verê, topas?

  34. VÓLESKINHADIVA24ANOS

    16/06/2012 18:12:06

    ESTÁ PROVADO, JAQUELINE SÓ SERVE PRA SER LÍBERO.ATACA MUITO BAIXO AJUDANDO O BLOQUEIO ADVERSÁRIO, MEDIANA NO PASSE O FUNDO DE QUADRA BOM SAQUE BOSTA PIOR QUE O DA PAULA.ZÉEEEEEEEEE ACORDA, BOTA AS MENINAS PRA SACAREM VIAGEM, PQ NÃO VAMOS DAR DIFICULDADE NO PASSE COM ESSE SAQUE LIXO DAS PONTEIRAS, AS UNICAS QUE SE SALVAM SÃO A THAISSA E A SHEILLA.

  35. JP

    16/06/2012 18:09:28

    É ISSO AI CONCORDO COM VOCE MARCELA!!! FALOU TUDO!

  36. VÓLESKINHADIVA24ANOS

    16/06/2012 18:05:22

    MAIS QUE BURRO,A BRAIT ATACANDO NA SAÍDA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, IA BOTAR AS BOLAS EM BAIXO DA REDE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  37. zé mané

    16/06/2012 17:59:39

    gente , a jaque é piada , pfvr

  38. sergio

    16/06/2012 17:58:27

    Tava tao mais legal ver os jogos quando a seleção era a que jogou em Lodz. Essa seleção panela com jaqueline e josefa de cristo é insuportável!Sério!Nao da pra aguentar essas atletas de cristo. Não da pra aguentar a Fabiana Presidente Sheilla Vice, Nao da pra aguentar Jaqueline Ministra Josefa! Thaísa sem porte de atleta.Essa seleção chata merece passar vergonha. Só assim pra ver se temos renovação

  39. dens

    16/06/2012 17:47:35

    Concordo !!!!!!!!! Falou tudo

  40. Denis

    16/06/2012 17:30:19

    Puxa,,, Politicagem, só pode ser,, onde Fabizona está melhor que AdeníziaOnde Fabizinha é melhor que BraiT ? Prefiro perder com renovação do que com a experiência que muitos alegam essas duas ter...Potítica.. só pode ser

  41. Juarez

    16/06/2012 17:20:05

    Woopa Loopa!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  42. A Diva Régis

    16/06/2012 17:02:53

    Queridinho , você quer quem de titular ? Venturini,Fofão ? ou melhor pani lins KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  43. A Diva Régis

    16/06/2012 17:01:36

    Isso que dá não me convocarem pra seleção, morto com quem acha que Jaqueline ahaza, essa ai não passou pelo bloqueio nem no 0x0 do primeiro set. Quero nem ver o como hooker passará por cima do bloqueio de Fabiana & Thaisa amanhã KKKKK .E ainda mais se adê ficar no banco xéeeeee.

  44. ajf

    16/06/2012 16:56:06

    gente ............ontem o Brasil ñfoi aquele de antes......mas pudera,né? as jogadoras estão sem ritmo,mas confesso q a jaque precisa melhorar no ataque pq no fundo de quadra e bloqueio ela está bem............a fabi ñ jogou bem ontem o zé tem q dar chance p camila tbm.........sheila teve seus altos e baixos....fabizona tbm n~jogou bem.............fabíola tbm ñ...........paula errou muito na recpção..........mas a melhor foi thaísa..........lembrando q torço p seleçao..............só qeremos o melhor.............e criticar sem ofender ñ custa nada , né pessoal?????????????

  45. Leonardo V.

    16/06/2012 16:26:12

    Está muito claro que essa formação que jogou contra a Alemanha não é a ideal. Time muito ruim e instável. Por que o ZRG insiste em mantêr essa formação que não tah fazendo frente?..n entendo! Assim,não passaremos das quartas de final nas Olimpíadas. Resultado esperado.

  46. Fernando

    16/06/2012 16:24:19

    Está muito nítido o que precisa ser mudado para se ter o time titular em Londres: catapultar pra bem longe a Jaqueline e colocar a Mari na posição em que foi campeã olímpica com LOUVOR. O Zé sabe o que faz: Sheilla vem numa crescente, bem como Paula. Fabiana e Thaisa intocáveis no meio e Adenízia como eterna terceirinha, já que seu poder de fogo é bem inferior ao das duas primeiras. Fabíblia já tem o aval do técnico como titular. Entre Fabi e Brait, pouco importa quem vai, apesar de achar a Brait melhor, mas só um pouquinho. Time titular em Londres: Mari x Paula, Sheilla x Fabíblia, Fabiana x Thaisa, Brait.l

  47. Carlos Brasil

    16/06/2012 16:24:13

    Realmente as bolas da Fabíola são chutadas. Ela chuta e quem quiser que vá pegar....kkkkkkkkkkkkk

  48. Fabiano Serabion

    16/06/2012 16:17:35

    Parabéns pelo comentário Botafogo. Achei que somente eu havia prestado atenção quando o JRG pediu a jogada de fundo com as centrais. Gostaria de ver mais vezes esta jogada e acho que pode ser um diferencial do Brasil nas olimpíadas de Londres. Como elas são altas o ataque seria poderoso...

  49. MEDO DA MARI TOMAR O MEU LUGAR

    16/06/2012 16:13:35

    Afffffff,meu deus eu como sempre recebendo toco, ai fiquei com medo da MARI tomar o meu lugar, já que eu estou na seleção por causa do meu bom fundo de quafra né? que aliás ontem não funcionou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  50. Nanda

    16/06/2012 16:13:10

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk...Todo mundo treme quando ver a Mari titular.Imagina nas Olimpíadas a Hooker dizendo:"Saca na Mari!!" kkkkkkkkkkkk.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso