Blog do Bruno Voloch

Marlon foi o bobo da corte e inocente útil dentro da seleção brasileira

Bruno Voloch

Curiosíssima a entrevista de Marlon concedida ao companheiro Luiz Paulo Montes, do UOl.

Marlon era o bobo da corte, chamado de inocente útil.

Foi usado quando necessário e descartado sem cerimônia.

O jogador porém não é vítima.

Marlon se submeteu a tudo e a todos desde 2009, portanto não pode e nem deve reclamar. 

Bernardinho agiu corretamente e pensou apenas no grupo.

Se Bruno é melhor, Marlon dança.

O desbafo de Marlon não faz sentido algum. Não agora.

É muito fácil detonar as pessoas após o fato consumado.

Marlon não teve postura e era um verdadeiro artista dentro da seleção. Caras e bocas, sorrisos e declarações positivas, quando no íntimo sabia que poderia ser descaratado a qualquer momento.

Lembro até hoje de uma foto postada por Gustavo, ex-jogador da seleção, outro feliz da vida, em que Marlon aparecia ironizando um possível crise.

Era tudo imaginação da imprensa como sempre. 

A verdade é que Marlon jamais teve coragem de dizer a verdade. Sentou em cima de uma situação confortável.

A relação com Bernardinho não era positiva ? 

Qual sentido então de ficar na seleção ?

Quer dizer que existem problemas dentro do grupo ?

Não acredito. Grande novidade. 

Marlon disse que não esperava nada de Bernardinho, mas talvez de alguém da comissão técnica. Quanto ilusão, caro Marlon.

Era óbvio que sobraria para você.

O próprio Marlon sabia que era a segunda opção, portanto não tinha escolha caso Ricardinho voltasse.

Bernardinho não é culpado. Marlon sim, não teve postura, coragem e resolveu 'gritar' quando foi conveniente. Tarde demais, que pena.

Maurício em 2004 foi bem mais esperto. Ouviu calado, suportou o quanto pode internamente e foi novamente campeão olímpico.

Marlon falou em hipocrisia, mas sempre vai existir. Bernardinho e Ricardinho são apenas os personagens do momento.

Essa lição Marlon não irá esquecer tão cedo. Ninguém foi mais artista do que ele.

  1. Katia Vitale

    16/05/2012 12:43:07

    Concordo totalmente com o Eduardo e o Jorge. Esse artigo chega a ser ofensivo para com um profissional sério e competente como o Marlon. Simplesmente desnecessário.

  2. João Danado

    16/05/2012 07:08:01

    Bruno,Acompanho pouco volei, li este post pelo prazer que tenho por grandes eventos e a proximidade da Olimpiada. Portanto não sei quem é melhor entre Marlon e Bruninho. Imagino que o Ricardinho seja melhor que os dois.Se o Marlon caiu por aspectos tecnicos, tough luck, a vida é dura. Agora o teu post tem um tom errado! Você culpa o Marlon por ficar puto, como se ele não tivesse direito de tal.Ora bolas, ele ficou no grupo o ciclo inteiro e agora que é a hora de comer o filé ele é cortado! É obvio que ele vai se sentir injustiçado!Se o Bernardo tivesse uma atitude mais correta e não confiasse no Marlon, não faria isso em cima da hora.Tecnicamente pode ter sido o melhor pro time. Mas a atitude do Bernardo e o teu post foram babacas.Abraços,

  3. Ivan

    15/05/2012 18:19:00

    Bruno melhor que Marlon????? Questionável isso não??? Em poucas palavras acho protecionismo, nepotismo da parte de Bernardinho, não quis deixar seu filhotinho de fora apenas isso, o Marlon é sim melhor que o Bruno. Tanto que em várias oportunidades ocupou a posição de titular da seleção. Infeliz esse seu post Sr. Bruno Voloch.

  4. milla

    15/05/2012 15:38:08

    sou totalmente a favor do esporte, amo vôlei, todos merece seu apoio profissional independente de parente ou não, se o Ricardinho mesmo dizendo que não participaria mas da selação de vôlei e voltou bom para nós que gostamos de esporte, em quanto briga de cachorro grande não dou pit pois eles sabe o que é melhor! meu papel é assistir o espetaculo que a seleção independente de quem joga ou não, sempre nos proporcionou se for para somar para a seleção bem vindo quem vier...todos na minha humilde opinião tem o seu valor, e se chegou ou passou por la foi merecido...beijos a todos e que venha mas medalhas...

  5. Botelho Pinto

    12/05/2012 13:56:08

    Alguém lá de dentro, certa vez, disse-me que o motivo de briga não foi a partilha das premiações e sim a partilha da grana que o Bernardinho tava embolsando com palestras em função do sucesso da equipe, afinal era grana decorrente do esforço coletivo.

  6. Mônica

    11/05/2012 19:37:03

    RICARDINHO E WILLIAM É MELHOR QUE BRUNO E MARLON. (2)

  7. Joi

    11/05/2012 15:19:45

    Marlon pode reclamar ... mas deve compreender que, apesar de 10 anos mais velho é menor do que Bruno. E este é o objetivo.

  8. Naty

    11/05/2012 15:17:51

    Quantas pessoas entendem pouco de vôlei ....Bruno é a única opção para o futuro da Seleção .Fato.

  9. LUIZ VERAZ

    11/05/2012 09:46:51

    RICARDINHO E WILLIAM É MELHOR QUE BRUNO E MARLON.

  10. Ailsonjr

    10/05/2012 23:42:13

    Amigos! O que mais me impressiona que nós os brasileiros não nos damos conta de que tanto na CBV quanto em qualquer outra comissão as nojeiras estão incluidas no pacote de bolso de dirigentes e ateletas. Se não assim porque ainda permanecem na seleção Murilo fudido com um ombro podre, e o que dizer de Giba velho, baixo e sem condição alguma de estar em sacuarema treinando ainda. O ainda mais o que dizer de Bruno no lugar de Raphael na seleção. Gente a corja é podre o sulficiente pra fazer isso com qualquer um. Marlon não tem talento o sulficiente pra estar em time algum, quanto mais na seleção. Acho melhor repensarmos nisso. Tem atleta como Rodirgão e Gustavo que já deu o que tinha que dar mais ainda me parecem com seridade. Agora suporta os listados pra ponta com tanta gente boa por ai querendo e sendo descartados por conta da panelinha de Bernadinho é demais. Perdi as esperanças!!!!

  11. Joao

    10/05/2012 15:19:43

    Bruno Voloch:Foi desnecessário o seu post.Pois você se colocou como o dono da verdade.Malon tem todo direito de reclamar. Até porque existiu nepotismo sim.Pois existiram outros levantadores na temporada em melhor fase que o B. Rezende (Filho do Técnico). Nossa, se o critério é técnico, um convocação por ser filho do Técniconão pode ser questionada eticamente?????????Existe o problema social do Brasil: o Patrimonialismo. O Bernardinho foi sim patrimonialista. Não era pra convocar o filho essa temporada na seleção! Era pra ter levado dois levantadores veteranos!!Mas, por outro lado, é o Técnico do time que assume a responsabilidade e, provavelmente, o Bernardinho justifica a convocação do Bruno como investimento na renovação da posição de levantador. Único motivo sensato que justifica a convocação do jovem. Portanto, teria sido melhor você (Voloch) ter apenas comentado que ele (Marlon) não estava entre os selecionáveis pelo voleibol demonstrado na temporada. Mas como a liberdade de opinião existe e estamos numa democracia....ALEA JACTA EST ( A sorte está lançada...) Ouro, prata, bronze...ou lona?

  12. Borboleta

    10/05/2012 14:41:14

    Eu vi, Aline, e respondi no lugar da sua resposta. Agradeço sua atenção comigo! Definitivamente, por esses motivos, Ricardo não é mau caráter, como eu já sabia. Eu tb AMO vôlei!! Dá-lhe Brasil!!!!

  13. alexandre

    10/05/2012 14:34:02

    Deprimente a postura do Sr. Bruno Voloch!!!!Se fosse tão sério estaria comentando os jogos pelo Sportv ou Rede Globo!!!!Até concordo que o Marlon tinha plena consciência que sairia do grupo com o retorno do Ricardinho.Agora metralhar o cara o chamando de "artista" é demais....Lixo do jornalismo esportivo!!!!

  14. deise

    10/05/2012 13:38:49

    o MAIOR LEVANTADOR DE TODOS OS TEMPOS,BLOQUEIA SIM,E DEFENDE MUITO BEM.SERÁ MUITO UTIL A SELEÇÃO.MARLON FEZ PAPEL DE IDIOTA.PQ NÃO SE IMPOS?E O WILLIAN NÃO É DA PANELA,ENTÃO.....

  15. Borboleta

    09/05/2012 23:31:29

    Aline, obrigada por responder minha pergunta. Era essa história que eu sabia tb, mais ou menos. Agora TENHO CONVICÇÃO DE QUE RICARDINHO NÃO É MAU CARÁTER! Bernardinho, caráter questionável. Qto ao Bruninho, acho que ele tem talento sim, embora realmente não seja o 2º melhor, porém Willian, Marcelinho e o próprio Marlon (que acho mto bons, estão "velhos") e acho justo sim investir em um levantador novo. Acho Bruninho MUITO melhor que Sandro.

  16. Paula

    09/05/2012 13:27:35

    Com a quantidade de besteira q ele escreve acha q ele conhece alguém lá dentro?!?!?!?! Só se for a cozinheira do CT de saquarema...até pq quem ele apoia hoje, critica amanhã. Vc vai ver q quando começar a liga ele vai falar do Ricardinho e sua visivel forma de bolinha....quase um Ronaldinho fenomeno rsrsrs

  17. deise

    09/05/2012 13:04:42

    ENTÃO O FUTURO DO VOLLEY EM NOSSO PAÍS ESTÁ ENTERRADO!

  18. humbas

    09/05/2012 11:48:22

    Apesar do "chororô" do Marlon (que é direito dele) o Ricardinho, o Bruninho e o William são melhores do que ele.

  19. Paula

    09/05/2012 11:41:44

    Gente me perdi e vim parar num blog da caras, só pode????? Bruno acho q vc deveria respeitar os jogadores e ter mais coerênica nos sues post pq seus favoritos mudam da água pro vinho. Será q se o Ricardinho se ferrar vc vai passar a falar dele?!?!?!? quem viver verá

  20. Paula

    09/05/2012 11:38:31

    Uma coisa a dizer: sorte q o pai do Messi não é tecnico da seleção da argentina senão seria acusado de nepotismo pq convenhamos Messi nunca jogou pela seleção o q joga no Barcelona. Fiquei surpresa agora...os problemas da seleção não eram a falta do Ricardinho????? Com ele medalha certa?!?!?!? Então pq tão questionando mais alguma coisa...já dando desculpas pra qq coisa...não entendo essas viúvas.

  21. marcelo soares

    09/05/2012 09:58:02

    Voloch, como você sabe que o Marlon estava a par de toda essa situação? Para dizer todas essas coisas, desqualificando o rapaz, você deve ter uma fonte muito forte dentro da seleção que te dá as informações. Ou não? Se o esquema lá dentro é tão "tenebroso" assim, escancara aí prá gente!

  22. Jorge Jr

    09/05/2012 09:36:27

    Caro Eduardo,Faço minhas as suas palavras. Inacreditavel os comentários. Eu ainda perco o meu tempo escasso em ler este blog.

  23. Jes

    09/05/2012 03:55:36

    Essa visão é muito limitada e cheia de preconceitos ,se Bruno não era o filho de Bernardinho jamais seria questionado porque é tão óbvio que ele é o futuro do Brasil na posição e que tinha que ir para Londres com alguém ao seu lado. Ponto.

  24. Eduardo Guimaraes

    08/05/2012 23:12:45

    Bruno,Extremamente grosseiro o seu comentário. Desnecessário. Não acredito que o papel de um jornalista sério seja o de atacar, desmerecer alguém. Você não precisa de um artigo vil como este para ser notícia. Muito menos nós, leitores de um site referência na web. E muito menos o Marlon, um jogador sério. Você está muito mais para o bobo da corte que ele. Aliás, você é igual àqueles cancioneiros de escárnio. Muita bobagem dita e pouca coisa que se aproveitasse.

  25. Aline Morotti

    08/05/2012 22:49:41

    Borboleta, respondi pra você a história do mau caratismo. E Voloch, polêmica, gerará no máximo 300 posts, revolta e a constatação da realidade, você não tem opinião definida, é fisiológica. Coerência é formadora de opinião, de seguidores em redes sociais, "compartilhamento" de artigos... coisa que está difícil de fazer. RESPEITE o Marlon, ele é um jogador que você muito já elogiou.

  26. Aline Morotti

    08/05/2012 22:18:00

    Borboleta, para exemplificar o meu desgosto com a pessoa que assina esse blog, e para iniciar a resposta sobre o seu comentário, eu gostaria de esclarecer algumas coisas sobre a fundamentação da minha opinião, somente minha, tá?1. Admiro profundamente o trabalho, temperamento e respeito a personalidade do Ricardinho, portanto, eu sou fã dele.2. Sou brasileira, adoro futebol, mas não acredito MESMO que o Brasil tem os melhores jogadores do mundo, ou seja, não sou uma fã "alienadamente" cega e apaixonada pela seleção brasileira e se não ganharmos uma medalha de ouro no futebol, não ficarei nada surpresa.3. Entretanto, AMO infinitamente mais o voleibol e tenho a mais absoluta certeza que o Brasil tem sim os melhores jogadores do mundo. SE mais uma vez, não ganharmos uma medalha de ouro, eu vou continuar pra sempre indignada com o Bernardinho, não com a seleção, porque ele tem os melhores do mundo para escolher.4. O Ricardinho não é mau caráter, na minha opinião. E se ele não é, o Bernardinho é. Se o Bernardinho não fosse mau caráter, o Ricardinho seria. Além de nepotismo (favorecer parentes e familiares) existe um despotismo (dirigir a seleção de maneira arbitrária, ao convocar jogadores que não estão em plena forma, em detrimento de termos os melhores). Diz a lenda que o mau caratismo do Ricardinho foi rotulado devido a um questionamento que ele fez, logo depois de vencer o campeonato mundial, sobre a divisão do prêmio. Ele era o cérebro do time, mas o nosso Brasil, incluo a mim, atribuíamos e idolatrávamos o trabalho do Bernardinho e fim. Perguntado pelo site da UOL em 2010: "Você não tinha autonomia para falar sobre premiação?Ricardinho: Eu era só o capitão. Eu dou risada dessas coisas. Parte financeira, imagina. Eu discuti premiação, como ia ser dividido, como não ia ser. E cada um dava a sua opinião. Eu dei a minha e parece que só pegaram a minha e falaram que eu ia pegar o dinheiro e dividir. Não tem cabimento isso." Ele questionou algo bastante interessante de se questionar hoje em dia. Apesar de uma boa equipe, apesar da altura média dessa equipe ser inferior a outras seleções de voleibol, apesar de um técnico maravilhoso e idolatrado, apesar de uma comissão técnica muito eficiente, quem é o "Neymar" de um time de volei? O técnico ou o levantador? O time ou o levantador? O técnico ou o time?. Aí ele manifestou uma opinião contrária à divisão do prêmio igualmente entre os jogadores e reparem bem, TODA a comissão técnica. Ele nem questionou que esse ou aquele jogador deveriam ganhar mais, ele só achava que o time, óbvio, deveria receber igual, mas não a comissão técnica. O mau caratismo dele , rotulado por aqueles admiradores cegos pelo Bernardinho, foi manifestar uma opinião. E por falar em Neymar, ele já DESRESPEITOU um técnico, quem foi que caiu? É CLARO que o Neymar, (Graças a Deus) continua no Santos. Voltando ao Ricardinho, que só deu uma opinião, que era ia de consenso com alguns outros jogadores, quem foi que caiu? E Voltando à outra pergunta. Quem é o responsável pela vitória de um time de volei? Quem é o cérebro? O técnico? A opinião pública escolheu o técnico, e o técnico não escolheu mais o melhor levantador e por coincidencia, escolheu o filho como levantador, que também NÃO é o segundo melhor levantador do Brasil ( se o filho fosse o segundo melhor levantador do Brasil, não seria nepotismo, como o filho não é (penso em Douglas, penso no Marcelinho (que não foi efetivo na seleção mas efetivo na Itália),Willian, cara (!) o Sandro, ele privilegiou descaradamente, como ainda hoje fez, o filho dele). Como a população escolheu o técnico e simplesmente demorou mais de QUATRO anos para questionar o fato do melhor levantador ter saído, adivinha? Nem um time, NEM um filho, NEM um técnico, NEM uma comissão, nos fizeram levar a medalha de ouro. Então, não é um time, não é um técnico que definem, decidem e fazem diferença num time de volei, né? Então, o cara que faz diferença tem direito de questionar pq o estatístico vai ganhar a mesma coisa que ele sendo, que ele raramente usa esse negócio de estatistica pq ele tem visão, sabe fintar, saber surpreender... é isso. Desculpa o testamento, mas é que me desanima mto essa escalação, me desanima ler essa falta de ética de chamar o Marlon de "Bobo da Corte", me desanima o Giba (eu amo o Giba, mas ele não está quebrado???) e me desanima ainda mais, saber que o Ricardinho não vai nem ter os melhores, ele é o Neymar, mas os gols do Neymar nao tem validade nenhuma se o Santos tivesse um goleiro frangueiro. O Ricardinho vai conseguir fazer milagre? A gente precisaria depender de milagres? O campeão da Superliga não ter tido titularidade nenhuma na seleção brasileira nas outras convocações é normal?

  27. CMA

    08/05/2012 20:41:33

    seria nada, os EUA estavam num ano milagroso, ganharam até da Russia quer era muito melhor que o Brasil. se Deus quizer o Brasil nem no pódio estará.

  28. Pedor

    08/05/2012 20:40:23

    só pelo carater já não deveria estar na seleção, fora que esta lento e fora de peso, nunca deveria ter voltado, absurdo de gente que vive de passado

  29. rodrigo

    08/05/2012 20:28:28

    Esse pais tudo passa por algumas pessoas fazerem o que querem e como na politica o esporte nao e diferente, concordo que Ricardinho e o melhor ....Mas Marlon alem de ser o segundo melhor e muito mais profissional que o Ricardinho, mas como isso nao esta em questao deixamos para la....Voloch como sempre falando besteira e um grande puxa saco de cadeirinha....Se fosse um profissional nao falaria estas besteiras, mas como ele proprio ja fez varios comentarios belissimos do Marlon agora mudou de ideia.Bom o que esperar isso e nosso pais BRASIL.

  30. Ja

    08/05/2012 19:18:22

    Marlon e Bruno tem jogado ambos como proprietários .Os melhores resultados foram com Bruno como titular. E isso é história recente.Então eu considero Marlon também um grande levantador e acho que ambos tiveram que ir às Olimpíadas porque o problema no Brasil NUNCA foram os levantadores.

  31. puz

    08/05/2012 19:05:38

    Este é um comentário sem muita lógica.As partidas são jogadas em 6, e apesar da Cimed foi eliminada antes da Superliga Bruno foi muito melhor do Marlon. Fato.Por isso falam as estatísticas , falam os jogos transmitidos pela televisão, e falam os prêmios de melhor jogador. A idade é importante e muito,Marlon já atingiu seu pico enquanto Bruno ainda pode melhorar muito.

  32. Borboleta

    08/05/2012 16:38:32

    De vez em qdo vem um aqui e fala do caráter do Ricardinho. Qdo pergunto, ninguém responde nada. Qdo falamos algo assim, sério, temos que ter uma explicação, então, por favor, FALEM LOGO O QUE RICARDINHO FEZ PARA SER CONSIDERADO MAU CARÁTER!

  33. cesar

    08/05/2012 16:34:05

    Acho a convocação do Bruno nepotismo de primeira linha sim, alegar o fato do bruno ser mais novo não faz sentido. Faz sentido sim convocar os melhores do momento e ai sem dúvida nenhuma entra o MARLON é facil só avaliar do resultado da superliga onde o Marlon teve resultados efetivos de ter levado a equipe dele para as semifinais e o time do Bruninho e o Floripa, sem comentários, não?

  34. Jose

    08/05/2012 12:15:54

    Que falta de respeito chamar um jogador profissional de BOBO DA CORTE.

  35. Borboleta

    08/05/2012 12:13:48

    É isso aí sr. Omelete! Gostei do seu exemplo! O importante é que Ricardinho voltou!!! Uhuuuu!!

  36. getulio

    08/05/2012 08:40:31

    Marlon tem que entender que Ricardinho é melhor que ele e Bruno é mais novo e faz parte do processo levar um experiente e um que possa se preparar para o proximo ciclo. parabens Professor. Os dirigentes pediram e o povo gostou.alquem tem que pagar.

  37. Nali

    08/05/2012 08:00:50

    Basta saber o mínimo de vôlei para saber que Bruno é melhor do que Marlon. E acima de tudo é melhor e é 10 anos mais jovem.

  38. Oberdan

    07/05/2012 22:49:35

    Marlon, um pouco melhor que razoável.Bruninho, do nível do Marlon, às vezes melhor, outras pior.Ricardinho: um dos maiores levantadores de todos os tempos, apesar de um caráter questionável (aliás tão questionável quanto o Bernardinho).

  39. Aline Morotti

    07/05/2012 22:17:01

    Faz mal pra minha alma ler a sua coluna. Você decididamente acredita que o Bruno é melhor? Graças a Deus o Marlon tem resultados efetivos de ter levado a equipe dele para as semifinais, ele nem desabafou direito. Uma pena notícias relacionadas ao vôlei virem de uma pessoa, você, tão parcialmente cega pelo despotismo do Bernardinho. Bruninho e o Floripa, sem comentários, não?

  40. WELLINGTON

    07/05/2012 21:47:29

    LEGAL TODA ESSA CONVERSA MAS, NA BOA SE O RICARDINHO TIVESSE NA OLIMPIADAS DE PEQUIM NO LUGAR DO MARCELINHO O BRASIL TERIA SIDO BICAMPEAO E AGORA LUTARIA PELO TRICAMPEONATO CONSECUTIVO! NEM OS PROPRIOS AMERICANOS ACREDITAVAM NA MEDALHA DE OURO, COM O RICARDINHO O BRASIL VOLTA A SER DIFERENCIADO!

  41. spião

    07/05/2012 19:30:50

    Mesmo papo furado do Dunga...Não levou Neymar e Ganso pois não participaram das eliminatórias...Grupo Fechado é retrógrado

  42. spião

    07/05/2012 19:27:28

    E o que o Zé fez com a Fabiana e a Fofão na Turquia....kkkkkkkk...parece que apenas Bernardinho tem interesses pessoais....

  43. LONDRES

    07/05/2012 19:04:39

    MARLON MEREÇE TODO NOSSO RESPEITO PELO QUE JÁ CONTRIBUIU PARA NOSSA QUERIDA SELEÇÃO BRASILEIRA DE VOLEY E EU PARTICULARMENTE SOU GRATA A ELE , MAS TRATA-SE DA SELEÇÃO MASCULINA DE VOLEY , NINGUEM TEM CADEIRA CATIVA , POR MAIS QUE PAREÇA TER , OS PONTEIROS QUE BERNARDINHO CHAMOU SÃO DE SUA INTEIRA CONFIANÇA E ELE SABE O QUE FAZ , MAIS DE UMA DÉCADA LEVANDO A SELEÇÃO AOS PÓDIOS , BERNARDINHO E ZE ROBERTO SÃO MARAVILHOSOS ...Mari amorzaumm recupera logo , te amamos e precisamos de seu jogo , elegância e força para chegar ao pódio em londres ...

  44. yzkarro

    07/05/2012 18:44:57

    Duas coisas ninguem discorda. O ricardinho joga mais que os outros levantadores e o Bruno Voloch é bem imparcial nos comentarios. So faltou ele criticar a Fabi nesse post e elogiar a Mari

  45. Pedor

    07/05/2012 18:30:29

    assim espero, que ele e o mal carater Ricardo Garcia morram abraçados.

  46. Sidão

    07/05/2012 18:20:57

    Dá o fiofó para ele...

  47. Aline

    07/05/2012 17:21:32

    Gente, mau caráter é com uPovo burro..Um pior que o outro!

  48. Marcos Maciel

    07/05/2012 17:13:17

    Concordo plenamente com vc Sr. Aluísio...

  49. Pedor

    07/05/2012 15:21:25

    isso mesmo, esse mal carater nunca deveria representar nosso pais numa competição tão importante, vergonha nacional.

  50. CMA

    07/05/2012 14:46:25

    como se o gorducho bloqueia alguma coisa, nem sai do chão de tão pesado, o bloqueio do Willian é tão ruim quando o do gorducho, só que o willian defende e levanta muito melhor que ele.Gorducho nem jogador de clube é, já que não ganha nada faz muito tempo

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso