Blog do Bruno Voloch

CBV mostra rigor, deixa política com Bernardinho de lado e adverte Unilever

Bruno Voloch

As críticas de Bernardinho não foram bem recebidas na CBV, Confederação Brasileira de Vôlei.

Após a derrota para o Mackenzie na abertura das quartas de final da superliga, terceiro resultado consecutivo negativo do time, o técnico da seleção masculina, disse que a arbitragem prejudicou o Rio agindo de maneira tendenciosa.

A CBV enviou comunicado ao clube alertando que Bernardinho estaria infringindo o regulamento.

A entidade está se baseando no anexo VIII, artigo 6, que diz:

DECLARAÇÕES PÚBLICAS COM CRÍTICAS DEPRECIATIVAS OU QUE DENIGRAM OS ÁRBITROS E DELEGADOS, A IMAGEM DA SUPERLIGA, DA CBV (ENTIDADE, DIRETORES

E FUNCIONÁRIOS), RESSALVADAS AQUELAS DE NATUREZA EXCLUSIVAMENTE TÉCNICA.

Sanção:              Advertência

Reincidência:     Multa no valor de R$ 1.000,00

Reincidência II:  Multa no valor de R$ 2.000,00

Bernardinho é técnico da seleção masculina desde 2001. O treinador tem muito pretígio na CBV e já conquistou inúmeras vezes a superliga.

Apesar da situação aparente ser confortável, os árbitros sofrem grande pressão. Companheiros de profissão de Bernardinho e rivais diretos, alegam que os árbitros protegem o técnico da Unilever pelo fato do mesmo dirigir a seleção.

No jogo contra o Mackenzie, o paulista, Jediel de Carvalho, deu cartão amarelo para Bernardinho no tie-break. O time foi punido com a perda de 1 ponto.

Unilever e Mackenize voltam a jogar no sábado no Rio de Janeiro. Se não vencer, termina o campeonato para o time carioca ainda nas quartas de final.

  1. waype

    20/03/2012 04:43:27

    Gycle

  2. jribes

    20/03/2012 00:17:16

    Voce diz 2 vezes que sua filha jogou volei 9 anos e não dá o nome.Pode ter razão, mas o Bernardinho extrapola o direito de ficar tenso a beira da quadra.Ele agride sim suas atletas de maneira grosseira. No jogo contra o SESI em SP ele xingou várias jogadoras e chamou em alto e bom som a Mari de filha da puta (desculpem, mas é preciso que fique claro a falta de controle desse cidadão), fora da roda de jogadoras. Foi uma agressão direta, fora de propósito. Ela estava na quadra voltando de um tempo pedido por ele. Ele a xingou e logo em seguida fez a sua substituição.No 5o. set ela ganhou o jogo para o Unilever, e tenho certeza, não foi por conta da agressão que sofreu.Ele como ídolo, multicampeão, ganhando dinheiro com propaganda de escolas e outros comerciais, tem que ter o mínimo de compostura que se exige de alguém que deve servir de exemplo.

  3. paulo

    18/03/2012 19:36:34

    o bernardinho e um bom tecnico e o trabalho dele a muito tempo na seleçao masculina e muito bom, mas ja vem demonstrando um desgaste esse lado agressivo dele fez com que ele nao fosse campeao olimpico no feminino pois a mulher reage diferente ele quer brigar com as meninas como se tivesse no masculino e so olhar para o tecnico dos EUA atual campeao olimpico e ver como ele trata trata as meninas orientanto com tranquilidade e dando confiança para as meninas mostrando que para ganhar nao precisa gritar ou chingar

  4. Aline

    17/03/2012 17:13:17

    Aline, repeito sua opinião, mas, qual a culpa que o Bernardo tem de ser casado com a lendária Fernanda Porto Venturini, se não for a melhor é uma das melhores do mundo na posição... Na realidade, esta é uma posição em que o Brasil hoje é carente (levantadora). Sobre brigar ou xingar, tem atletas que só reagem bem quando chegam junto, esporte de competição não tem nada a ver com saúde e tem que seer levado a serio. Minha filha jogou volei por 9 anos passando por todas as categorias de base e as meninas dão muito trabalho em todos os sentidos. Eu acompanhei de perto todo este universo do volei e te digo que é muito sujo e podre, você não sabe do terço a missa... Isto de xingar não é nada.

  5. Sérgio Mota

    17/03/2012 17:06:02

    Concordo com vc Inacio, no mundo corportativo é muito complicado este tipo de liderança, porém, no mundo esportivo, tem atletas que só funcionam na base dos gritos, se não ficar encima fazem corpo molé até para treinar. Minha filha jogou volei por 9 anos e digo para você, que via oque os tecnicos das categorias de base sofriam nas mãos das meninas que faziam corpo molé. Dava vontade entrar na quadra e dar um choque para ver se acordava. Abç

  6. Fabiano

    17/03/2012 16:46:01

    Todos os técnicos gritam, porque sempre o Bernardinho virá o bode espiatório?Acompanho volei desde 1992, tanto o vôlei masculino e feminino DEVEM muito a esse cara arrogante e prepotente que vocês falam, sempre consegue tirar o máximo dos jogadores mesmo não tendo os mais talentosos e isso é evidente, tanto que a Unilever sempre é dada como 3 força no aspecto individual e todo ano chega! Respeito a opinião de todos, mas o Bernardo é um dos maiores técnicos que vi em todos os esportes.

  7. paulo

    17/03/2012 16:15:17

    cesar, concordo que ele e o melhor tecnico do mundo no masculino porque no feminino e o ze roberto campeao olimpico no feminino e masculino

  8. Lázaro

    17/03/2012 11:41:39

    É o Bernardinho é mt arrogante,usa mt palavrão e pressiona mt a arbitragem.Têm-se que acabar com o topete dele que já tá dando cria... o Paulo Côco.Lembram do Paulo no Pinheiros...era totalmente diferente.Acho que é a convivência.

  9. Francisca

    17/03/2012 11:18:06

    Concordo plenamente ser o Bernardo um dos melhores técnicos do mundo, entretanto, isso não lhe dá o direito de agir da forma antiética que vem agindo em relação aos profissionais da arbitragem. Não lhe dá o direito também de querer passar por cima das pessoas como ele faz com sua prepotência, juntamente com sua esposa(excelente levantadora) outra prepotente também. Se julgam acima do bem e do mal. Para com isso....veja o técnico do Cruzeiro/lider, trabalha com serenidade e passa isso aos seus comandados. Stress não ganha jogo o Karpovinho, aliás Bernardinho.....

  10. Osvaldo

    17/03/2012 09:40:37

    O Bernardinho é um dos maiores técnicos de todos os tempos do vôlei mundial , se não, o maior de todos os tempos, mas nada justifica o comportamento agressivo dele, esse cara é um poço de arrogância e esta transformando um esporte pacífico em guerra de nervos, o jeito que ele fala com as suas jogadoras é deplorável, até o tranquilo Paulo Coco esta pegando e estilo Bernardinho de liderar, se esse cara pega na minha esposa ou em uma filha minha do jeito que ele pegou na Fe Garay o bicho iria pegar pro lado dele.Tudo bem que é um esporte que está sendo jogado em alto nível, mas o problema é que alguns técnicos não tem o mesmo nível emocional, e isso está visivelmente passando para as jogadora, se alguém não tomar uma atitude, daqui a pouco vamos ver nas quadras de vôlei as mesmas brigas e confusões do futebol, A CBV precisa agir urgente.

  11. douglas rosendo

    17/03/2012 09:32:24

    bernadinho e um vencedor o maior tecnico de voley que o brasil ja viu pena que nao exista outros bernados ai o brasil teria um papel de destaque em outros esportes bola pra frente campeao

  12. inacio schmidt

    17/03/2012 07:07:55

    Esse modelo de liderança aplicado por Bernardinho não pode ser praticado sistematicamente no mundo corporativo. Esse modelo, ao longo prazo, cria um estress antiproducente e de dificil recuperaçao. N

  13. Ricardo

    16/03/2012 18:46:57

    O pior é que esses caras (técnicos) são apresentados como professores, podem até ser. Mas com certeza não devem ser modelos de Educadores, e servir de exemplo até para outros técnicos.

  14. Pedro Eduardo

    16/03/2012 18:45:00

    O Bernardo não xingava tanto na Seleção Feminina, será que ele tinha medo de levar uns tapas da Márcia Fu, como ela fez com as cubanas? Ou Bernardinho temia que Ana Moser colocasse o dedo na cara dele exigindo respeito?

  15. alfredo

    16/03/2012 18:02:01

    Ele é mesmo o melhor, precisa ter humildade, ter respeito pelos adversarios, o time treinando por ele não é imbativel, tres vezes seguidas com derrota e a ultima por um time de juvenis,valente e HUMILDE, foi um jogão.Até um membro da comissão técnica numa parada técnica disse , " vamos jogar simples , com humildade ", não jogaram perderam para as juvenis do mackenzie.Sabado se entrar de novo de salto alto as veteranas vão perder feioporque as juvenis estão com as facas nos dedentes e HUMILDES.

  16. Gilmar

    16/03/2012 16:50:10

    Agora que entendi os tantos 2 toques da Venturin$. Mas bem faz ela. Tá fazendo seu pezinho de meia. Dá até prá mancar mais um pouquinho e ficar de vez no banco. Só assim escuta menos os palavrões do B.

  17. cesar de alencar oliveira

    16/03/2012 16:41:16

    BERNARDINHO: MELHOR TÉCNICO DE VOLEY DO MUNDO DE TODOS OS TEMPOS. E É BRASILEIRO. PONTO.

  18. Alysson

    16/03/2012 15:43:05

    Bem capaz...

  19. Aline

    16/03/2012 15:31:07

    O Bernardinho e alguns outros técnicos extrapolam o direito de comandar.Exemplos: No último jogo contra Osasco, ele xingou diversas vezes a Regina de burra. O técnico do Vôlei Futuro chegou a tocar fisicamente na Garay.Logo após o jogo do Rio, eu entrei no site da Unilever e fiz um email questionando: como é que uma empresa tão séria aceita a associar seu nome há esse tipo de atitude.É válido lembrar que todas que estão ali são profissionais e precisam de comandantes completos emocionalmente e tecnicamente.Nervoso faz parte desse tipo de competição e profissão, mas existem limites.Eu tenho nojo da equipe do Rio, tenho a impressão que é nepotismo

  20. Magnum

    16/03/2012 13:38:05

    Esse auê todo só pq é o Bernardo,o que tem de gente mal educada ou que mostra falta de educação em alguns momentos não estão no GIBI!a Paula Pequeno falou palavrões aos tubos direcionados as jogadoras da UNILEVER e ninguém sequer comentou nada...O paulo COCO deu uma sacudida daquelas na FE GARAY e ninguém neeeeeemmmm aí!e um monte de gente perde jogo com bola marcada errada pelo juiz e a CBV não pune ninguém.PELO AMOR DE DEUS!!!!!!

  21. Cássia

    16/03/2012 12:46:55

    Agora entendo o descontrole e irritação do Serginho, na seleção, defendendo o Murilo. Não que concorde com os palavrões alto e em bom tom para todos ouvirem, mas acredito que essa irritação com o Bernardinho está engasgado na garganta de vários jogadores. Deu para perceber com as meninas da Unilever, que não estão nada satisfeitas com o desempenho delas e do time. São excelente jogadoras, mas está mexendo com a sua autoestima, gerando insegurança. Culpa puramente técnica. E o Bernardinho com seu palavrões dá péssimo exemplo aos jogadores que se acham também no direito de toda hora ir reclamar com o juiz. Onde está a disciplina, infelizmente esse foi o exemplo deixado, ultimamente, pelo Bernardinho.

  22. Torcedor Unilever

    16/03/2012 12:25:00

    As meninas do Mack nem saíram das fraldas ainda, acha que vão ganhar do Uni? Amadoras...

  23. Luca

    16/03/2012 11:26:27

    É por isso que o Bernardinho anda até fazendo comercial na televisão. O cara dá IBOPE, hein... Até quem não gosta, deixa de falar de seu time e de seu técnico para falar dele. Sempre estão atrás dos melhores e dos mais competentes. É a vida...

  24. Cartão de credito da Marcela Constantino

    16/03/2012 11:01:29

    Gente, o mundo gira, a lusitana roda... hoje já é o segundo jogo contra o Mack.

  25. Paulo Carioca

    16/03/2012 10:43:25

    O Bernadinho foi campeão de tudo, é super-competente naquilo que faz, um vencedor emérito, é gentil, educado e atenciosao fora das quadras, MAS dentro delas vira um "cachoro-louco" - parece um doido que não tomou o remédio Gardenal do dia. Não dá para acreditar quando vemos (e ouvimos) o tratamento que ele dá ás suas jogadoras: nervoso ao extremo, agressivo, grosseiro e sempre na base do palavrão. Às vezes uma jogadora do Unilever se esborracha na quadra, tentando salvar uma bola e, se não consegue, ouve um sonoro "Filha da puta" por parte do técnico. Queria o quê em troca ?

  26. Travesseiro do interior do caixão da Witney Houston

    16/03/2012 10:28:18

    Com certeza o valor da multa é irrisória para o padrão de vida desse técnico. Mas o q é mais importante é o que está por trás, o q tudo isso representa. Colocar um freio na prepotência e falta de respeito com os profissionais q atuam no volei, o q ele ja deveria ter aprendido durante todos esses anos. Agora está escancarado pra todos o tipo de pessoa q ele é. Profissional extremamente vencedor, mas falta um pouquinho de lado humano; respeito é bom e todos nós gostamos. Não faça aos outros o q não gostaria q fizessem contigo.

  27. Cabelereira da Verê

    16/03/2012 09:49:49

    Jogadora do Uni é mulher de malandro, tá conformada. O Paulo Coco foi tentar dar uma de Bernardinho com a Garay e causou indignação em algumas torcedoras do VF. Tudo depende do meio onde está o time, o tipo de pessoa com que se convive.

  28. Gean Gefferson

    16/03/2012 09:45:32

    Saca na MARI, saca na MARI (Bra x Russi 2006)kkkkkk.....Sheila, Xoth eu já cansei de ver kkkkkJá manjou aquele corpinho virado pra diagonal e o ataque na paralela kkkkkkkk...Regiane, fecha a boooca kkkkkkk...Fabi, se aposenta pelo amor de DEUS kkkkkk...Valeskinha, se aposenta pelo amor de DEUS kkk...

  29. JOSE ROBERTO

    16/03/2012 09:37:50

    Acredito que o seu ciclo a frente da seleção masculina de volei já deve ter chegado ao fim depois das olimpiadas de Londres viu, chega de tanta panela, ele não é o único técnico de volei na pais, fora paneleiro vc se acha.

  30. Cesar

    16/03/2012 09:24:10

    Realmente, o bernardo já está saindo dos eixos, é tanto que todo mundo viu o episódio entre ele e Serginho na seleção. o Problema é que as mulheres são bem mais recatadas, queria ver se fosse a soninha, ela iria logo dizer umas boas pra ele. Ele não pode tratar as jogadoras dessa forma não. Vide exemplo da regiane, creditar a virada de um set, nas costas dela por que errou um saque, é totalmente inapropriado, fora bernardo, vai fazer um curso sobre relacionamente interpessoal.

  31. Lucas Albuquerque

    16/03/2012 09:03:31

    É bom isso...Bernardinho se acha dono do vôlei brasileiro.3 derrotas seguidas por 3x2, acho que nunca passou por isso no Unilever e não quer carregar a culpa.Mackenzie jogou a vida naquele jogo...Tava na hora já, é muita prepotência

  32. Márcyah FUtrikeyra

    16/03/2012 08:42:58

    _DEVERIA TER LEVADO DE 3 A 1 = D4.....AFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Eder

    16/03/2012 08:39:29

    Ahãm... Senta lá Cláudia. VC vai vir sempre aqui, pq infelizmente é o único comentarista de vôlei que ainda peita o todo poderoso Bernardinho é o Voloch.

  34. VERA LUCIA

    16/03/2012 08:32:17

    Gente a CBV só fez isso, pra mostrar que é uma entidade confiável, apostoque é tudo combinado com o Bernardinho, para que nós torcedores "bobos"acreditarmos que foi tomado uma atitude contra ele! Isso é uma panela.Não tem jeito não. Somos enganados todos os dias.Agora, será que oBernardo não quiz entregar esse jogo? Afinal isso já aconteceu antes.....Pensem nisso! Se foi isso, pode pedir para a Globo contratá-lo já!Novelas das 21,00 hs.

  35. Carlos Brasil

    16/03/2012 08:01:39

    E o pior é que as jogadoras estão assimilando este comportamento. É difícil vc ver uma jogadora que não fale meia dúzia de palavrões na comemoração de um ponto. E o canal que transmite ainda fala com admiração destas jogadoras, como vibrantes, como jogadoras que dão raça - jogar com raça deve significar pra eles falar palavrões, ser desrespeitosa com o time adversário e com o público que assiste.

  36. Nei

    16/03/2012 05:19:59

    Cara onde ouço essa rádio? Qual é a sintonia?

  37. Juliana Santos

    16/03/2012 04:08:54

    Finalmente a CBV tomou providências. Pensei que fossem deixar passar mais essa. Acho que isso serviu muito bem de punição pra um técnico com uma história grandiosa no vôlei como o Bernardinho, mas que de uns tempos pra cá, só vem queimando seu filme com suas histerias. Percebo que quando o Unilever joga, dá pra notar que as jogadoras ficam insatisfeitas não só pelo desempenho delas mesmas nas partidas, mas porque o descontrole do próprio técnico tem interferido nas atuações delas, vide a Mari, a Juciely e até a Sheilla em alguns jogos. O desconforto no tempo técnico é nítido, porque é só esporro e grosseria. Essa punição da CBV vai baixar a bola do Bernardinho, e espero que faça efeito e sirva de lição. Não é só porque ele é um técnico renomado que pode sair ofendendo jogadoras, gritando com árbitros... Bernardinho foi bom, hoje é só mais um. História no vôlei todos os técnicos têm, mas se com o tempo você começa a apagar toda esta história de forma arrogante e prepotente, a lembrança recente que todos terão será sempre a última, e não as do passado. É um caso a se pensar.

  38. Sil

    16/03/2012 01:02:55

    Desde o início da SL a Fernanda já havia dito que esta seria sua última competição. E tenho certeza que se não fosse o problema físico do joelho, ela jogaria mais uma Superliga.Portanto, nada apagará sua imagem talentosa. Nada.

  39. walter

    16/03/2012 00:51:41

    Saca na Mari e ele vai pagar muito mais que mil reais , duvidam ?Saca na Mari , Respeito é bom e se aprende em casa .Isso é volei e não uma carnificina de palavrões ..Parabéns CBV , que outras punições venham ...

  40. Sérgio dos Santos de Oliveira

    16/03/2012 00:28:40

    Finalmente, a CBV começa a mostrar a Bernardinho que há limites que precisam ser respeitados. O que está em questão não é competência técnica. É o respeito devido não só aos juízes, mas aos atletas e ao público. Quem lida com tensões aos gritos e com palavrões e ofensas está mostrando mais é que não sabe se controlar e o melhor que tem a fazer é procurar ajuda para tratar disso. O público quer ver um jogo bem disputado, se possível com alegria. Com tensões, sim, que são inevitáveis em competições, mas uma competição esportiva, com tudo o que o esporte pode ensinar, não uma guerra, nem muito menos um show de grosseria, palavrões e destempero.

  41. Ricardo Dias

    15/03/2012 23:49:44

    Eu quero vê amanhã na programação da BandNews FM, o Bruno Voloch criticar o Ronaldinho Gaucho, como ele faz sempre.

  42. Moara

    15/03/2012 22:57:30

    Adorei!!! Claro que a questão aqui não é o valor, vcs queriam qto, 10 mil reais??? Aí sim seria mto rigor. Bernardinho está tendo uma oportunidade da vida de aprender a ser humilde, que ele não é o melhor sempre, intocável, superior. Desejo que ele reflita sobre essas posturas deploráveis, arrogantes, que ele tem tido, e seja uma referência também de postura de atleta, saber perder, saber elogiar um time que joga melhor, coisa que seu filho Bruno sabe fazer. Acho que melhor do que mil reais seria ele pedir desculpas para o juiz, seria o máximo!!! rs...

  43. luiz narlu

    15/03/2012 22:46:54

    O cara perfeccionista do jeito que é, competente no grau maior q um tecnico ja poderia ter chegado, ta diante de um jogo nervoso, so poderia ter dito alguma coisa que nao caiu bem. Mas convenhamos q ele tem razão num ponto: todo mundo que ver o caixão do unilever. Seja por conta do brilho desse cara super prestigiado ou pelo fato de termos Fernanda no time, Sheila e companhia. Todos resolveram pegar no pé dele e do time. Por favor ja deu essa historia, vão agora pegar no pe d osasco, do volei futuro. To com vc Bernardinho e não abro. Vc é o cara do colei, assim cm é romario, pelé, zico.... do futebol. Vamos ganahr as duas partidas e irmos pras semi-finais. Bjs Fernanda, Sheila, Mari, Waleskinha vcs são show

  44. contato 555

    15/03/2012 22:40:08

    Coitado do Mackenzie.Mesmo jogando tudo que sabe não vai ganhar nunca. Imagina o Rio fora das semi!!! Não deixam jamais!

  45. adelson

    15/03/2012 22:31:55

    Eu torci muito pelo tecnico Bernanrdinho e sei que ele é um tecnico vitórioso, mais fica dificil assintir uma partida de volei com minha familia, pois a sala da minha casa, fica cheia de palavões, sendo até uma maneira disrespeitosa com as familia que junta sua familia, querem um lazer et endo que escultar as series de palavrões que somos obrigado a ouir diante da nossa esposa, filhos e netos, pelo um treinador tão bem sucedido e tão mal educado, e outra coisa pq ele só tem grito para as mulheres com os homens ele fica pianinho, mude sua condulta, e deixe as familias de bem! assistir o esporte que nos amamos.

  46. Leones

    15/03/2012 22:21:01

    Continua o mesmo IDIOTA E PREPOPENTE de sempre.

  47. Magno

    15/03/2012 21:59:52

    Gostei,o bernardinho tem que saber que o mundo nao da voltas so do lado dele,bem feito parabéns GABI e TAIS,e que vcs tirem logo o rio de janeiro da semifinal,pois se passar pra semi,o volei futuro vai massacrar o rio isso se o v futuro nao perder tambem pro praia clube................HERRERA na proxima temporada em OSASCO junto com HOOKER.GO OSASCO

  48. jose henrique

    15/03/2012 21:53:04

    adoraria ver o unilever cai nas quartas, esse bernardo é um insuportavél , se acha o melhor, estou torcendo para o osasco

  49. cachorro do Berna

    15/03/2012 21:33:49

    Au, au!

  50. Regis Diva mirim

    15/03/2012 21:33:19

    Sem dúvidas!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso