Blog do Bruno Voloch

Má campanha na superliga não desmotiva promessa do São Caetano: “Fui com a cara e a coragem”

Bruno Voloch

Penúltima colocação do campeonato com 8 pontos.

3 vitórias em jogos em 15 jogos. O time não vence desde o dia 24 quando derrotou o Pinheiros por 3 a 2.

Apesar da situação desconfortável, São Caetano ainda tem esperança de se classificar para os playoffs da superliga feminina. O time irá cruzar com Pinheiros, São Bernardo e Rio do Sul, equipes que ocupam oitava, nona e décima posições respectivamente. O jogo com o Rio do Sul acontece já nesta segunda, dia 13.

Equipe de tradição na história, São Caetano tem lutado para se manter na elite do vôlei nacional. O orçamento não passa dos R$ 15 mil por mês.

A aposta segue sendo nas categorias de base.

Isabela foi vice-campeã mundial com a seleção brasileira juvenil no Peru, em julho de 2011. Nayara e Rosamaria fazem parte da seleção infanto, mesmo caso da líbero Juliana. Isadora Rodrigues, ex- Osasco, é uma boa aposta.

Carla tem 1,97m, 21 anos e chama atenção por onde passa. A altura ajuda, mas Carla está ficando mesmo conhecida pelo vôlei que vem praticando. Carla, central, assumiu postura de jogadora adulta cedo e com personalidade, falou com o blog.

A atleta disse como e quando começou a carreira:

''Comecei na cidade de Arapongas, no Paraná. Recebi pouco tempo depois um convite para jogar no CRB de Alagoas. Fui com a cara e a coragem. Fiz um teste em São Caetano em 2006 e estou aqui até hoje. Passei rápido pelo Pinheiros em 2009''.

Carla jogou nas seleções de base em 2008:

''O Rizola me deu essa chance, mas infelizmente não fiquei até o fim, fui a última a ser cortada. Aprendi demais na seleção. Mas foi em São Caetano que realmente cresci no esporte. O Hairton me deu essa oportunidade de jogar uma superliga como titular e desde a temporada passada investe em mim. Fazemos exercícios extras todos os dias''.

Humilde, Carla diz não saber que está chamando a atenção de empresários.

''Não sei, sinceramente. Estou me sentindo muito bem com a chance de jogar como titular. Essa responsabilidade me faz crescer e estou dando o meu melhor''.

Carla considera Vivian e Isadora, suas melhores amigas. A central sonha um dia poder estar na seleção adulta. Quem sabe em 2016.

''Isso seria um sonho, mas quero também ajudar meu pais, ter um equilíbrio financeiro e ser muito feliz no esporte''.

Jogar em time grande não é tão simples assim. Carla termina mostrando ter grande personalidade. Perguntada sobre a possibilidade de existir 'panela' no vôlei, ela é direta:

''Sim. Existem atletas que são privilegiadas e protegidas por determinados treinadores. Mas isso rola também em outros esportes, porém não me afeta''.

 

  1. Eder

    15/02/2012 07:52:36

    kkkkkkkkkkk

  2. Farme de Amoedo

    14/02/2012 20:25:59

    Ou de michê, sacumé, torcedor do Unipobre...

  3. TremDoido

    14/02/2012 20:24:10

    Não se preocupe que o Bernardo não vai pegar uma jogadora tão crua, ele só pega as jogadoras prontas, dá uma afinada nos fundamentos e sai posando como se ele tivesse formado a atleta. Mas ele nunca foi capaz de formar atletas, sempre pegou atletas que já vinham se destacando em equipes menores.

  4. Cesar

    14/02/2012 11:53:16

    Legal a reportagem sobre o São Caetano, na prática o nosso Clube Itália, que é mantido pela confederação italiana e onde as jogadoras de potencial para seleção adulta desenvolvem seu potencial. Jogam, em geral, a Liga B italiana, mesmo sendo infanto/juvenis,para ganhar rodagem. A seleção juvenil italiana, que ganhou em 2011 do Brasil na final do Mundial Juvenil, praticamente as 6 titulares treinavam nesse Clube Itália. Pelo que soube esse Clube Itália banca todos os custos para manter as jogadoras e comissão técnica durante o ano, provavelmente captaram tb patrocinadores para ajudar.São Caetano acolheu em seu projeto SL mais modesto, boa parte dessas jogadoras infanto/juvenis e algumas adultas que ainda iriam estourar, e que não tinham Clubes de ponta para SL. Carla e Flávia são duas torres de muito futuro, tem que ter paciência afinal treinar e lapidar uma menina de 1,98m não é tão simples como uma menina esperta de 1,77m... Carla já chegou no São Caetano com 17 anos, nos campeonatos de base paulista não vinha se saindo bem, mas no ano passado no juvenil paulista foi evoluindo bastante. Este ano parece que ela amadureceu e superou problemas físicos e técnicos e está mostrando um voleibol de qualidade sim, com boas chances de chegar numa seleção B adulta.Não se deve comparar uma Giovanna com 30 anos, Jucy, 32, Valeskinha com 34 anos ou outras jogadoras com quase trinta anos com meninas de 18/20 anos, provavelmente na época que eram bem jovens essas meios não se destacavam tanto como agora. Há que ter paciência, é muito difícil uma jogadora se destacar com menos de 20 anos. No time do São Caetano ainda tem algumas boas promessas como a Rosamaria, Simone Scher, Juliana líbero, Nayara levantadora todas de 1994 vindas da seleção bras infanto e de Clubes que não jogam a SL, ou seja, 17/18 anos. Mas eles tem outras meninas, algumas grandes, que podem sim se destacar num futuro breve, e esse é o caminho na minha opinião, jogar muito, adquirir rodagem, experimentar jogos da SL, só assim se evoluiu.Mesmo com orçamento curto, 15 mil por mês, imaginem quanto não custa para o São Caetano manter uma menina como a Carla há quase 4 anos?? Moradia, escola de nível, ajuda de custo, alimentação, transporte, moradia de bom nível, plano de saúde, etc isso fica muito caro e os patrocinadores preferem investir em times de SL com resultados mais imediatos.

  5. Godoy

    14/02/2012 09:32:44

    Cara Nessa,Obrigado pelo seu retorno ao meu Post. Logo se ve que vc nao entendeu as palavras e tirou suas proprias conclusoes. O Sanca nao deixa a jogadora no ponto ideal. Exatamente por isso eu disse que ela deveria ser investida por uma equipe mais complete e que tenha condicoes o suficiente para desenvolver a atleta a nivel internacional. Nada contra o Sanca, mas 'e visivel as limitacoes de alguns talentos. Sua revolta deveria ser voltada a falta de interesse da prefeitura para com uma equipe de tanta tradicao porque dinheiro tem, tratasse de uma das cidades mais bem pagas em impostos do Brasil.Abracos e olho nas palavras,Godoy

  6. Nessa

    13/02/2012 16:04:57

    Fico revoltada ao ler um comentário desse!Quer dizer que o São Caetano, treina, acerta a passada, ensina a sacar, ajusta os fundamentos mais básicos e deixa a jogadora no ponto certo...A jogadora se destaca, ganha um certo status e por esse motivo deve ir para outro time!E o que o São Caetano investiu???Há dois anos o São Caetano passa por uma crise enorme sem patrocínio, mas mesmo assim vem lutando para se manter na liga e continuar formando jogadoras.O São Caetano tem que ter um meio de continuar revelando novos talentos e de ter um time que mescle essas meninas com jogadora mais experientes.Algo deve ser feito para ajudar esse time de tanta tradição para que seus revelados (único a jogas todas as superligas) deixem de ser usurpados.

  7. Godoy

    13/02/2012 08:06:00

    Valeu Bruno pelo post !Tomara mesmo que na proxima temporada a Carla e a Fernanda Davis vao para o Unilever para serem treinadas pelo Bernardo. Acredtio que depois dessa experiencia, elas serao sem duvidas indispensaveis para a nossa selecao.Gosto da Carla e de seu estilo de jogo, tem mais mesmo que chamar o jogo para ela e atacar sem do. 'E alta, da pra cravar em todas. Tem outra jogadora do Sanca que tem o mesmo tamanho, 1,98cm que tambem precisa jogar, treinar extra e ser titular.Obrigado Sanca por formar jogadores altas assim.Abraco a todos,Godoy

  8. Ge Steinbrecher

    13/02/2012 07:09:42

    Carla é uma ótima jogadora alem de ser uma simpatia em pessoa. Não me recordo o jogo mas ela bloqueava demais nessa Superliga. Ngm pasava pela muralha chamada Carla. As pessoas recamar de centrais de 1m80 mas Juciely é a seg melhor bloqueadora da superliga e ataca muito mais rapido e é mais eficiente,por exemplo,que Thaisa que não está fazendo nada.Próxima temporada Carla deve ser contratada por um clube de melhor qualidade financeira e técnica.

  9. Carlos Eduardo

    12/02/2012 21:02:13

    Giovana pode ser tudo, menos menina....Ela já tem pelo menos umas 10 superligas nas costas...

  10. Zezinho

    12/02/2012 16:50:56

    Chega de centrais de 1,80 porque nossas centrais com esta estatura estão jogando mais que as 1,90 Ex; Valeskinha Juciele Natalia,Giovana

  11. TavinhoNATAL

    12/02/2012 13:55:51

    Gosto muito do estilo de Carla, ela é veloz, agressiva no ataque, bloqueio e se destaca entre as grandonas novinhas do São Caetano. Legal saber que ela faz treinos extras e isso pode ser um dos motivos do seu sucesso certamente. Não entendo porque jogadoras muito altas no Brasil jogam apenas na posição de meio, com algumas poucas exceções que surgem do juvenil.

  12. Jose

    12/02/2012 13:31:16

    Não é facil jogar com um orçamento de r$ 15.000,00. Voces atletas e comissão tecnica do Sanca estão de parabens por manterem vivo o volei da cidade que tantas jogadoras se revelaram. Torço para que o time consiga se classificar.

  13. rodrigo

    12/02/2012 12:18:41

    completando. queria muito ver essa atleta carla na seleção um dia. e no masculino tambem, tem outros capazes

  14. rodrigo

    12/02/2012 12:16:49

    essas panelas são nojentas, asquerosas e todo mundo sabe que rola. principalmente nos 4 times de ponta dessa superliga que se acha a melhor do mundo. coitados. ta longe...... a vaidade e a podridão interior e querer fingir que sempre ta tudo bem fala mais alto. conheço gente do meio que ja me contou coisas horrorosas

  15. Felipe

    12/02/2012 11:29:44

    Pelo péssimo português, deve ter ido trabalhar de doméstica em toda a Europa...

  16. Márcyah FUtrikeyra

    12/02/2012 10:03:03

    _BASTA OBSERVAR O TIME MONTADO PELO ZRG NA TURQUIA QUE O CRITÉRIO É ALTURA....ELA SE DESTACOU NO ÚNICO JOGO QUE ASSISTI DO SANCA!!!!_SÓ ACHO QUE ZRG PODERIA REVER SEUS CONCEITOS DE ALTURA PARA AS LEVANTADORAS....TEMOS OUTRAS OPÇÕES COM MENOS DE 1,80 ..... SERÁ ZRG????? DÁ PRA SER? PODE TO BE???AFFFFFF!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  17. marcos monteiro

    12/02/2012 00:41:26

    Acho uma jogadora com perfil para decidir.No meio da rede ela sera sub-aproveitada.Deveriam ao menos tentar faze-la jogar na saida.

  18. luciano

    12/02/2012 00:14:28

    Ela já respondeu:" existe panela sim."...o vôlei brasileiro tem que agradecer a essas equipes"pequenas"que são as ÚNICAS a dar chances às nossas revelações.Além dela,existem várias meninas boas de bola que estão se destacando na SL,,como a Gaby no Mackenzie,as duas centrais do Praia Clube(Angélica e Giovana) e a Rosamaria que está no São Caetano tem tudo pra ser uma ótima jogadora.Ela e a Gaby foram quarta e maior pontuadora do último mundial infanto respectivamente.

  19. Rodrigo

    12/02/2012 00:04:27

    Defina "começei".

  20. Tobocloides

    11/02/2012 22:25:57

    Bruno, seu site está dando problemas para carregar, tem horas que só abrem os posts antigos, outra hora não carrega.

  21. sou unilever

    11/02/2012 22:13:59

    oi gente to de volta sabe depois de uma longa tenporada na europa eu voltei la eu passiei muito sabe conhci a alemanha o luga frio italia o volei dela é meia boca e por ultimo a frança la é muito bonito mais não tem lugar melhor que o rio de janeiro.mais essa mina tem que vim para o unilever gata vem logo nesse time ai voce não tem futuro a walesquinha ja vai aposentar então aqui é o seu lugar carlinha.chupa são caetano kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  22. Yuri

    11/02/2012 21:36:28

    Carla, uma grande promessa do voleibol brasileiro *-*Talvez deveria ser contratada por um time maior para lapidar melhor essa jogadora. Vejo ela em quadra e não parece ter 21 anos, tem muita personalidade mesmo! Ela é central e oposta, já jogou uma partida no são caetano pelo campeonato paulista como oposta, foi regular, bons ataques, mais não é tão boa na defesa... Só digo uma coisa, a seleção brasileira deveria estar convocando ela, pelo menos para os treinos para ir se acostumando... igual EUA, Sérvia, Rússia faz.

  23. Fabio Carvalho

    11/02/2012 21:26:16

    Seria uma boa investir nesta jogadora. Precisamos de jogadora assim: altas e fortes. Chega de meios de rede de 1,80

  24. Jose Roberto

    11/02/2012 20:28:44

    Muito interessante seu post. Parabéns!Vamos ficar de olho torcendo pelo sucesso dessa garota.

  25. Matheus

    11/02/2012 18:50:36

    Em vez de ser meio de rede poderia envestir na posição de oposta ou ponteira , de centrais o Brasil já está saturado,Imaginem uma oposta ou ponteira de 1,97 defendendo o Brasil ,alá Brakocevic e Mammadova ,iria ser incrível!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso