Blog do Bruno Voloch

Seleção ‘quebra’ Cimed e Rio; Minas e São Bernardo crescem, mudam filosofia e apresentam resultados

Bruno Voloch

Faltando apenas duas rodadas para o encerramento do primeiro turno da superliga masculina, o campeonato apresenta surpresas e uma nova realidade.

Cimed e Rio de Janeiro, favoritos no papel, estão fracassando. A Cimed, de Bruninho, ocupa apenas a quinta colocação e o Rio, de Dante, amarga o sétimo lugar. Os dois clubes investiram pesado através de seus patrocinadores, mas o retorno não aconteceu. Pelo menos até agora.

Ambos sofrem com problemas de contusão em seus elencos. Giba segue de fora e se voltar, será somente nos playoffs. Gustavo é banco para Renato Felizardo. No Rio, Dante não segura as fortes dores no joelho e não consegue ter sequência. Chupita briga com o eterno problema na panturrilha e até o guerreiro Lucão está atuando na base do sacrifício.

O curioso é que boa parte dos jogadores citados esteve na seleção em 2011. Chupita menos, mas Giba, Gustavo, Lucão e Dante quase 100%. Não é mera coincidência, é realidade.

Os do Rio foram todos indicados por Bernardinho, padrinho do projeto.

Contar com os selecionáveis hoje em dia pode ser arriscado. O Sesi até pouco tempo sofreu sem Murilo e Rodrigão só treina, mas não joga. Lamentável.

O que temos no Brasil hoje em dia é quase uma seleção permanente e o reflexo cai diretamente na conta dos clubes.

O Minas esqueceu os jogadores da seleção e optou pela juventude, leia-se, saúde. Tudo bem que Marcelinho não é nenhum juvenil, mas não joga na seleção. O mesmo se aplica ao central Henrique e ao ponta Manius. Mas os 3 se dedicam somente ao Minas, exatamente onde mora a diferença. Isso sem falar na juventude e no tcheco Filip, que chegou e deu conta do recado.

Além do ótimo trabalho de Marcelo Franckowiak, o Minas foi corajoso e abriu mão das estrelas. Fez prevalecer o clube e escolheu em trabalhar com jogadores 'inteiros'.

O mesmo exemplo vale para o São Bernardo, do não menos competente, Rubinho. Time jovem, com jogadores da seleção juvenil e cheios de sáude.

O reflexo se vê em quadra e nos resultados. O Minas, após derrotar o Sada e Vôlei Futuro, ganhou do poderoso Sesi por 3 a 2 e São Bernardo, que havia batido o Rio por 3 a 1, derrubou Campinas no tie-break. O Minas é quarto colocado, São Bernardo ocupa a sexta posição.

A Cimed, jogando em casa, fracassou e chegou ao absurdo de perder para o Volta Redonda, penúltimo colocado, por 3 a 0.

No papel, Sesi, Vôlei Futuro e até o Sada/Cruzeiro, seguem favoritos e credenciados ao tíitulo. Pelo elenco que possuem e força política, Cimed e Rio podem dar a volta por cima no returno. A fase de palyoffs é diferente e tudo pode acontecer.

Mas não querer enxergar a realidade é fugir do óbvio e se iludir.

Os investidores querem retorno e estão no limite, os jogadores da seleção passaram desse limite e contratar atleta que é sistematicamente convocado, pode não ser tão interessante assim.

  1. josé dirson

    03/02/2012 17:39:12

    COMO SEMPRE O BLOGUEIRO DANDO UMA CUTUCADINHA NO BERNARDINHO ALIAS, PRA VARIAR, ENTRETANTO NUNCA FALA NADA DO SR . JOSÉ ROBERTO QUE ESGOTOU AS MENINAS DA SELEÇÃO ATÉ O OSSO SEM FALAR QUE LEVOU O TIME A PRA DISPUTAR AQUELE PAN RIDICULO E TOMAR PAU NA FINAL DO GRAND PRIX E AINDA POR CIMA NÃO CONQUISTAR A VAGA NA COPA DO MUNDO O ZRG SIM DEVERIA SER CITADO NO POST..

  2. FABIO ALVES

    21/01/2012 21:17:49

    ENTÃO GATA, SE VC DESCOBRIR, ME PASSE POR FAVOR... ABRAÇÃO.FÁBIO.fabio7019@hotmail.com

  3. Nina

    21/01/2012 18:27:08

    A saber que Giba ja veio machucado desde o final da superliga passada.O que acontece aqui, e que ja vi os próprios jogadores reclamarem é que o calendário é apertado DEMAIS. Quando eles terminarem a superliga terão dias de folga e ja estarão de volta para a seleção. NÃO SE VIVE DESSA FORMA.Não ha que se colocar a culpa na seleção... ta ai pra isso mesmo. Nos outros países os convocados também são sempre os mesmos e ninguem ta reclamando. Serápor que? Acho que o calendario deles é melhor planejado.Quer dizer agora que nao levaremos Murilo para a seleçao por que ele tem q jogar no clube... ou seria o contrário.CBV peloamor reveja isso ai. FAZ TEMPO que tecnicos e jogadores reclamam dessa formula de campeonato.

  4. Thais Pereira

    21/01/2012 09:29:14

    Meu DEUS!!! Mas não tem vergonha mesmo!!! Agora, o problema da Cimed e do Rio é culpa do Bernardinho. Me poupe!!! A seleção FEMININA não conseguiu uma das três vagas na Copa do Mundo é culpa de quem? Do Bernardinho? Ou do SEU AMIGO ZÉ ROBERTO? AH! O time do Bernardinho, inclusive, está sem uma importante contratação (a GRANDE contratação da temporada), a Natália. Mas ela ainda não jogou. Por quê?

  5. marcelo

    20/01/2012 23:30:41

    Eita, Cimed, como é doçe a vingança...o sonho acabou.

  6. Mozart

    20/01/2012 21:49:32

    Bom se vc for falar do clubes grandes do volei nacional, então o Minas será campeão todo ano. Pois é o maior de todos!!! O maior campeão de todos e o maior revelador de craques para a seleção!O volei nacional deve muito ao Minas e ao antigo Banespa/SP por esses títulos da seleção!A Cimed/SC estava seguindo o mesmo caminho do Minas e do Banespa, mas a partir do momento q entrou um patrocinador forte, desandou tudo! Já perderam o técnico e tbém perderão o Bruninho. Infelizmente, o Bernardinho tem q agir rápido na seleção, pois os jogadores do maior time de todos os tempos, não são mais os mesmos. E isso é normal, pois todos nós somos humanos e tbém ficamos velhos e desgastados! Já passou da hora de uma reformulação total na seleção, colocando os jogadores "novos". Ou será que vão esperar um tropeço nas olimpíadas de Londres para só depois enxergarem q a maioria não pode mais vestir a camisa da seleção! Acorda Bernardinho!!!! E acorda clubes com essa política de patrocinadores mandando em tudo!!!

  7. Sandra

    20/01/2012 09:48:13

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Amay

  8. Sokoloka

    20/01/2012 09:22:23

    Alguem poderia montar um blog e postar todo tipo de material nesse sentido. A informação deve ser divulgada, compartilhada, apreciada...estou aguardando uma luz no fim do tunel, um link, alguma coisa q satisfaça minha curiosidade....

  9. Sokoloka

    20/01/2012 09:19:26

    Ai desculpa, a Regis realmente é tao bonita quanto a Manon Flier, ai perdão, vou ajustar a lente dos meus oculos....além disso ela foi super assediada por vários clubes estrangeiros nessa temporada...fora isso, ela tem um passe tao bom quanto quanto a Y. Sano...e pra finalizar ela tem uma patada e impulsão muito superiores à da Mireya, inclusive entrou recentemente pro hall da fama da FIVB, estrelou campanhas da FIVB Heroes...ai meus miolos devem estar congelados mesmo. Ta tão frio aqui em Istambul que vc nao faz ideia...

  10. graca

    20/01/2012 08:14:45

    Para com isso... BERNARDINHO desgastou muito menos os jogadores do que o ZE ROBERTO, no PAN foi a seleção B... Além disso pouco importa os resultados desse primeiro turno, TODOS SABEM que a partir das OITAVAS-DE-FINAL que o CAMPEONATO vai mostrar quem realmente é grande, É SÓ esperar e ver que SESI, CIMED/SKY e RJX estarão BOMBANDO com suas estrelas da seleção!

  11. Fiscaltp2

    20/01/2012 01:08:35

    Não sei porque tanto alarde com a classificação da tabela. Também não vejo necessidade de usar termos tão pesados como "fracasso" ou "absurdo". Se ainda na primeira fase estas palavras são usadas, imaginem nos playoffs. E outra: aposto que se em todos os jogos desse o resultado "óbvio", estariam dizendo que o campeonato é chato.Quero concordar com o comentário anterior sobre as transmissões dos jogos. Uma rodada com jogos fantásticos, Minas x Sesi por exemplo, e nenhuma transmissão. É por isso que o vôlei no Brasil parece não ter futuro, e parece que só vale a pena ser jogador se for de seleção.Será que um dia seremos como na Europa, que tem a maioria das transmissões pela internet? A Champios League (esse sim o melhor vôlei do mundo) está toda no site do Laola1. A qualidade do vídeos é excelente, incluindo as transmissões ao vivo.Aliás, alguém está conseguindo assistir os vídeos no aplicativo do LAOLA1 no celular ? Vários jogos ao vivo, mas não consigo assistir, só no computador!

  12. Verna Lee

    20/01/2012 01:08:18

    Pelo amor de Deus meninas onde estão essas fotos?Tia Vernita troca por outras que só nos lá no Aryzão temos rsrsrs Aí como sou bandida!

  13. Verna Lee

    20/01/2012 01:04:03

    Sokoloka??? Vc é uma Sokoboba! Como vc gasta esses dedos inúteis para falar mau de Regis, nossa Mireia Ruiz nacional??? Puro poder, fama ,carinho e potência ! Vc não sabe de nada o frio siberiano congelou seus miolos moles(alias dizem que é miojo). Vai depilar russa peluda,antes de falar de de divina Regis. Regis é diva sim. E vc é ninguém. E não vou gastar o touch do meu Ipad com vc.

  14. Verna Lee

    20/01/2012 00:53:32

    Monas vcs são tão bobinhas ! Deixa a Voloch ,garotas, ela faz o papel dela causar polemica, irritação para vcs ficarem discutindo, acessando o blog, vendo anúncios ,então , quanto mais babadaria ela escrever , mais as monas vão responder e mais sucesso ela faz. Tolas!Voloch gata se joga no blog. Inflama tudo.

  15. Verna Lee

    20/01/2012 00:44:40

    A mais eles são uó!Fez a fama,deita na cama.

  16. Vic

    20/01/2012 00:05:02

    Kd meu post?

  17. MARCELA

    19/01/2012 23:38:10

    REGIS , MANDA DIZER QUERIDA EM QUE SITE VEJO AS FOTOS DE CHUPITA , DEVE TÁ O MÁXIMO ...

  18. cubana

    19/01/2012 23:30:41

    Regis amiga deixa de maldade e passa esse site pra nós....Ah gente outra coisa que não podia deixar passar em branco aki vcsi perceberam as pernas do Diogo do SESI que lindas....nossa lembre na hora do deus grego do Thiago Alves.

  19. Glauco Ferreira

    19/01/2012 21:11:33

    Vc precisa atualizar seu blog. A Unilever já líder e vc aqui falando coisas intrigantes. Recicle seus comentários.

  20. carlos Silva

    19/01/2012 19:11:37

    Bem, nas principais competições que tivemos, nesse ciclo olimpico nossos atletas estavam todo bichados, não lembro uma competição que alguem não estivesse machucado. Cabe aos senhores Clubes em pensar melhor na hora de fazer suas contrações. Quem sabe não seria melhor investir em novos atletas e deixar as grandes estrelas pra lá.......

  21. Emmanuelle

    19/01/2012 17:58:40

    Prezado Bruno, se quer comentar de volei, leia a respeito primeiro. O Minas está em 3º lugar na classificação e não em quarto como "Vossa Excelência" informou.... quem conhece de volei, sabe onde procurar notícias reais....

  22. gabriel

    19/01/2012 17:41:38

    concordo que contar com selecionavéis já não é mais tão boa opção , mas não devemos deixar de lembrar que entre os favoritos o Minas tem feito prevaleçer a sua história e tradição , assim entrando na lista junto a Sesi ,Volei Futuro e Cruzeiro como favorito ao titulo .

  23. Tadeu

    19/01/2012 17:38:25

    É o MInas? Não tem chance alguma? Não entendi as chances de cada um. A diferença entre o Minas e os outros e que são times de aluguel, vem e vão, o único que fazia o trabalho do Minas era o Banespa. Este ano os mineiros montaram um tima sem estrelas e com, na minha opinião, a revelação do compeonato, Lucarelli, no mais é esperar o decorrer do compeonato.

  24. Luiz

    19/01/2012 17:18:35

    Olha, eu temo muito pela extinção do projeto Vôlei Futuro. Não vou dizer porque, mas acho que a diretoria é amadora, e acabou conquistando a antipatia de todo mundo (times rivais, da CBV, da SPORT, e até mesmo dos árbitros). Acho que se o time continuar a ser perseguido assim, ele vai acabar fechando as portas. Uma pena, pois o clube tem estrutura melhor do que muito time de futebol.

  25. Luana

    19/01/2012 17:09:50

    Manda o site pra gente tbm ver ne ? POR FAVOR

  26. RégisDiva

    19/01/2012 16:58:00

    Então Gata !!!As Fotos foram postadas em um grupo fechado do Facebook,eu vi só no meu celular.è baffo viu, delicia !!ele não é muito bonito mesmo,mas outras coisas compensam e muito.uma Bee do grupo disse que o viu em Ipanema e ele está uma delicia.Me passa algum e-mail seu se caso eu achar.Bjos

  27. LC

    19/01/2012 16:45:50

    Mais uma do BV e sua campanha "abaixo a CBV", "abaixo Bernardinho", "abaixo Bruninho", "abaixo Rodrigão" e "abaixo seleção".A Cimed perdeu porque jogou mal, simples, assim como o time do Rio vem perdendo porque o levantador é um bom enganador e o oposto titular me lembra os Vissoto em seus melhores momentos: não resolve.O SESI e o Minas estão bem porque tem bons técnicos e os seus elencos mescla bem juventude e experiência e bons jogadores, coisa que o RJX não soube fazer, simplemente saiu contrantando nome e acabou por formar um belo time no papel que todos sabiam que neste primeiro momento viverá se brisas.

  28. MONTANHA

    19/01/2012 15:39:08

    NOSSA!!! O FELIPE CHUPITA É UM CHUPITAÇOOOO!!! QUE FOTOS SÃO AQUELAS, MINHA VIRGEM?

  29. Henrique

    19/01/2012 15:36:37

    A questão não é nem eles estarem na seleção ou não. Na minha opinião, isso é reflexo da idade...

  30. Vic

    19/01/2012 15:27:59

    Não há nenhum absurdo aí. A pergunta é: qual a política de cada um desses times? Enquanto Minas e São Bernardo (que com o patrocínio do Banespa já teve uma das peneiras mais cobiçadas do país) são formadores de talentos, os times empresas (Cimed/Sky, RJX, e eu incluo o Sesi) quer times fortes, com estrelas que divulguem seus nomes. Só que eles esquecem que estrelas servem à seleção do país. Resultado: vão sempre pegar os "restos", principalmente se considerarmos o ritmo no qual o Bernardinho treina os caras.O Minas trouxe o Anderson e nem por isso ele é titular. Tá brigando com o estrangeiro (que ontem jogou um bolão contra o Sesi) e com o Edinho (que tá machucado, mas é jovem e se recupera logo). A aposta na prata da casa tá funcionando (quem viu o Lucarelli ontem, sabe do que to falando). Concluindo: quem forma e lança atletas são os clubes e as empresas deveriam fazer parcerias com eles, pois teriam estrelas e jovens talentos (quem não lembra do tri campeão Telemig Celular Minas? Era Carlão, Giba e Heller, mas tinha também André Nascimento, Henrique e Ezinho, até então ilustres desconhecidos.) e não montar times independentes, que ficam esperando o caras se destacarem para contratá-los. Estão colhendo o que plantam, Sky que o diga.

  31. rodoberlei

    19/01/2012 14:47:07

    Quanto pederasta! Assim parece que volei é coisa de fruta...

  32. Rose

    19/01/2012 14:07:01

    O quê vc quiz dizer com "força política". Aguardo retorno!!

  33. Sergio Gomes

    19/01/2012 14:06:49

    Valoch. boa tarde!Muito me estranha você falar que os jogadores que servem a seleção estão desgastados nos seus clubes, o mesmo aconteceu com o volei feminino e você sequer opinou sobre isso. Vocẽ esqueceu de Sheila, Mary, Paula Pequeno, todas que foram convocadas e estiveram no mundial passaram por problemas e você sequer deu uma linha a respeito.Se a CBV (Bernardinho) chamam os melhores jogadores de volei do país, você reclama, se a CBV chamar jogadores abaixo do nível você reclama do mesmo jeito.Agora venhamos o que você tem contra o Bernardo, para ser jornalista tem que ser imparcial.Grato

  34. Henrique Silveira

    19/01/2012 12:52:46

    Seguem nrs importantes ....1ro turno Liga Feminina:Unilever - 11 jogos - 4 fora de casaSollys - 11 jogos - 6 fora de casaSesi - 11 jogos - 7 fora de casaVolei Futuro - 11 jogos - 6 fora de casaOu seja, resolva sua vida no 1ro turno e gerencie o 2ndo turno ... quem fez a tabela ?? O Bernardinho ??

  35. Sokoloka

    19/01/2012 11:51:59

    Me conta essa história de Chupita? Quem é esse? Pelado? Onde?Ai me explica gente, to por fora do volei masculino...

  36. Sokoloka

    19/01/2012 11:50:23

    Regis? Diva? A da Unilever? Ta brincando ne...acho q essa foi a piada de 2011 pra mim...eu me lembro que na final da ultima superliga alguem postou aki que a Regiane era uma diva....kkkkk....esse povo ta com o humor muito acido mesmo.

  37. cássio

    19/01/2012 11:49:51

    corrigindo, o Minas é terceiro e provavelmente terminará o primeiro turno ao menos na segunda colocação.

  38. THIAGO MEDEIROS

    19/01/2012 11:36:40

    OS TIMES TEM QUE COMEÇAR A INVESTIR NUM TIME MAS COM 2 PORQUE OS JOGADORES SO VIVEM CONTUNDIDOS...

  39. Lorena

    19/01/2012 11:35:50

    É difícil jogar ao lado de um levantador que não figura nem entre os dez melhores da competição e ter que virar as bolas de segurança. Até o levantador do UFJF está melhor... Mas tudo bem, ele manda quadrada e eu arredondo!

  40. claudio

    19/01/2012 11:10:40

    Ao invés de destacar o equilibrio da superliga, o "blogueiro" prefere destilar seu veneno. Não é atoa que não é respeitado no mundo do volei. Ora, são os atletas da seleção que dão o retorno de marketing e investimento, ou seja, estar na seleção faz diferença para o patrocinador. É muita intriga. Estive no ginasio do minas e vi um jogasso contra o Sesi,Murilo sendo bombardeado no saque e passando demais. E o Lucarelli?Esse é craque ja tão novo. Não some do jogo, passa a quadra inteira e põe a bola no chão. Ponteiro passador de potência(em falta no mercado). Ah, esqueci, aqui não se pode falar de coisas positivas para o volei brasileiro(que estã em que lugar mesno no ranking???)

  41. muciolo

    19/01/2012 10:56:45

    É o que fá time que só contrata "estrelas" decadentes, em fim de carreira e cheias de calo seco, bico-de-papagaio, espinhela caída,quebranto, fadiga, cansaço, burcite e outras mazelas...Contratem gente nova, senhores dirigentes! E invistam na base que o retorno de vitórias e conquistas virão a curto prazo.

  42. SandrãoFLA

    19/01/2012 10:30:49

    Engraçado q vc reclamou qndo o bernardinho não levou(e nem foi) ao pan o time titular.Lembro q nas entrelinhas vc criticou a atitude do téc,citando q o ZRG,na ocasião,levaria a seleção titurar.Agora vc vem dizer q a seleção quebra tais clubes,porém vc defendeu o time titular no pan.Imagina se o time titular tivesse ido ao pan???

  43. Leandro

    19/01/2012 10:28:58

    Realmente Bruno, estamos passando por um grande momento no volei nacional e também sofrendo conforme a matéria bem esclarecida. O que se faz necessário é cada vez mais as equipes investirem nas categorias de bases, como faz o projeto em Osasco e outros também que poderíamos citar como o próprio Volei Futuro. Mas isto é algo que requer tempo e tal qual no futebol a única saída para viabilizar os custos do esporte.

  44. marcosvix

    19/01/2012 10:26:16

    Bruno, cade os comentários sobre a oitava rodada da superliga feminina, o passeio da unilever diante do Usiminas e a quebra da invencibilidade do Volei Futuro pelo SESI´...

  45. Kaka

    19/01/2012 10:02:43

    Onde vc viu? Acho ele bme feio, mas ainda nao to dispensando ver homem pelado não! Achei um absurdo foi ontem. Autos jogos legai e a sportv não trasmitiu nemhum! Fora que muitas vezes tme jogos ótimos passando no mesmo horario em que eles transmitem um meia boca!

  46. EuamoVolei

    19/01/2012 09:53:35

    RégisDiva, que site encontro estas fotos do Chupita???

  47. JOSE ROBERTO

    19/01/2012 09:53:24

    Oras isso é muito simples de resolver viu, os clubes e patrocinadores deveriam começar a pensar em fazer um liga independente da CBV e ai sim as coisas mudariam viu, 1º o clubes terão prioridades e depois sim a seleção, chega de ficar arrebentado jogadores na seleção e os clubes que pagam seus salários e pegam só refugo heim, apesar que alguns ai citados não são nenhum jovenzinho né, fui.

  48. Valter

    19/01/2012 09:51:04

    O planejamento da seleção feminina foi muito mal feito. O Zé Roberto sacrificou as titulares no Pan e o time acabou decepcionando na Copa do Mundo. Além disso, várias jogadoras chegaram aos clubes muito desgastadas fisicamente e com lesões.A Sheilla, por exemplo, chegou com um problema no ombro e teve que ser poupada em vários jogos (no Top Volley mesmo, só jogou a última partida). Mesmo agora, já na segunda quinzena de janeiro, dá pra perceber que a Fernanda e a Roberta estão poupando um pouco a Sheilla e até a Mari, que chegaram "quebradas" da seleção.Falta de planejamento, é nisso que dá! Abre o olho, Zé Roberto!

  49. Matuzalém

    19/01/2012 09:50:28

    O problema é do calendário desumano que a FIVB impõe as seleções.E não afeta apenas o Brasil. Só exemplificando, o Dinamo Kazan, base da seleção Russa, tem jogado sem o central Volkov e com o Priddy (seleção Americana) e o Mickaylov se arrastando em quadra. O treinador russo disse que os jogadores estão esgotados fisica e mentalmente. Isso vale para brasileiros, russos, poloneses, italianos, etc. É necessário rever esse calendário urgente, ou carreiras brilhantes serão encurtadas.

  50. Gamova

    19/01/2012 09:43:22

    Nãoooo vi e queroo ver!!! Onde vc viuuu bee???tbm acho ele um gatooo

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso