Bruno sai do banco e vira herói por um jogo; Bernardinho tinha a solução e não sabia
Bruno Voloch
A vitória dramática diante da Polônia nos deixa algumas constatações.
Não somos mais tão superiores aos adversários como no passado e considerados 'imbatíveis'. A diferença caiu e muito.
O vôlei do Brasil talvez não seja mais o melhor do mundo e alguns jogadores estão jogando bem abaixo do que podem.
Só a comissão técnica poderia explicar as razões e sinceramente não creio que Bernardinho e cia admitam isso publicamente. Mas é fato e os recentes resultados provam a dura realidade..
O Brasil deve confirmar a vaga diante do Japão, vai deixar a Copa do Mundo cheio de interrogações e saíremos de uma competição ainda sem ter um levantador confiável.
Fica nítido a cada competição que Marlon e Bruno não são confiáveis, se revezam e estão inseguros com tantas mudanças e cobranças.
Bruno ajudou contra Polônia, entrou bem e mudou o astral da seleção. Isso foi óbvio. Mas é duro depender da alegria e dos bloqueios de Bruno para vencer e alterar o panorama de um jogo. O entra e sai, que me lembra Dani Lins e Fabíola, não chega a ser nenhuma novidade e Marlon cansou de 'mudar partidas' e deixar Bruno no banco.
Verdade seja dita:
Bruno Rezende contagiou os companheiros, pulou, vibrou, incentivou e até bola jogou a partir do terceiro set.
Incrível, mas até quando ?
Bernardinho tinha a solução em casa e não sabia. Como pode ?
Se Bruno estava com esse astral todo deveria ter entrado antes e começado a Copa do Mundo como titular.
O treinador preferiu Marlon e o japa, como é carinhosamente chamado pelo grupo, parece não ter vingado. Mas não é culpa do japa e sim do entra e sai na posição.
No fundo, acho que nem Bernardinho sabe que é o titular e o melhor para a seleção.
Você por exemplo, saberia dizer quem começará o jogo contra o Japão ?
Evidente que não e a claro que seguimos com um 'buraco' na posição.
Os altos e baixos e a instabilidade de alguns jogadores continuam, caso específico de Giba. Dessa vez, foi ele o sacrificado. Dante entrou no segundo set e não saiu mais. Fez 8 pontos no jogo inteiro, mesma pontuação de Giba enquanto esteve em quadra, ou seja, Dante não fez a diferença como muitos imaginam.
Quem fez a diferança foi Leandro Vissoto. Nosso oposto brilhou e se não estivesse inspirado, o Brasil teria perdido o jogo. Nem a 'contagiante' alegria de Bruno resolveria.
O bloqueio da seleção foi mais eficiente nos 5 sets. Fizemos o dobro de pontos, 14 contra 7, mas sofremos para deter o fortíssimo Bartman.
Esse Brasil 'imprevisível', vence Rússia e Polônia, os únicos garantidos classificados antecipadamente, perde para Itália, Cuba, Sérvia e sofre para bater a fraca China.
Ironias à parte, de atual bicampeão, o Brasil terá que se contentar no máximo com a terceira posição, pior classificação na Copa do Mundo, desde que Bernardinho assumiu a seleção.
-
kamylla ednezer
02/01/2012 18:21:38
vc está certo o bruninho é o melhor levantador do mundo
-
Lino
10/12/2011 20:43:29
Não. ... Eu acho que Sandro é melhor do que Marlon .. mas Bruno é melhor que o Sandro ...
-
Lino
10/12/2011 20:39:57
Não. ... Eu acho que é melhor do que Marlon Sandro .. mas Bruno é melhor que o Sandro ...
-
silvio marques
09/12/2011 22:45:32
Eh incrivel como Bernadinho simplesmente ignora o levantador Sandro do Sesi, uma grande injustiça, jah que ele estah em plena forma e faz parte do timaço do Sesi junto com os convocados Murilo e Wallace, esquecendo do entrosamento do trio. Sandro eh muito melhor do que Bruno e Marlon !!!!!!
-
Joel
07/12/2011 17:09:14
Bernardinho... Você não deve deixar o Ricardinho de fora da Seleção Brasileira de Voleibol . É o melhor levantador do Brasil e quem sabe do mundo. Deixa de pirraça moço convoca o Ricardinho na próxima. Olha bem você está dizendo que estou sendo repetitivo,é o meu primeiro cometário sobre a não convocação do Ricardinho. Pode ter sido outro Joel.
-
Joel
07/12/2011 17:04:01
Bernardinho... Você não deve deixar o Ricardinho de fora da Seleção Brasileira de Voleibol . É o melhor levantador do Brasil e quem sabe do mundo. Deixa de pirraça moço convoca o Ricardinho na próxima.
-
VOLTARICARDINHO
05/12/2011 18:27:16
RIDICULO NÃO AMIGO TUDO OQUE ESCREVI SÃO FATOS , É SÓ PESQUISAR NÃO É OPINIÃO, SÃO FATOS E OS FATOS NÃO MENTEM.
-
VOLTARICARDINHO
05/12/2011 17:55:32
O BRASIL Ñ É IMBATÍVEL, APENAS ERA NA ÉPOCA EM QUE RICARDINHO LIDERAVA O GRUPO, OQUE NINGUÉM FALA É QUE O RICARDO SAÍU DO GRUPO ÚNICAMENTE POR Ñ QUERER DIVIDIR O PREMIO QUE HAVIA GANHO NA LIGA MUNDIAL COMO O MELHOR JOGADOR DO PLANETA , COISA QUE NEM O BRUNO NEM NENHUM OUTRO LEVANTADOR FOI CAPÁZ DE CONSEGUIR , É INQUESTIONÁVEL QUE O RICARDINHO É O MELHOR LEVANTADOR QUE TEMOS , O PRÓPRIO BERNARDO FALOU EM ENTREVISTA QUE RICARDINHO É MELHOR QUE O BRUNO,E OLHA QUE ELE É NEPOTISTA, NÃO QUE O BRUNO SEJA UM LEVANTADOR RUIM MAIS É APENAS O TERCEIRO OU QUARTO LEVANTADOR QUE TEMOS, AGORA O PUXASAQUISMO QUE O ESPORTV TEM COM OS RESENDES SE DEVE ÚNICO E SOMENTE PELO FATO DE BERNADO RESIDIR, DIRIGIR E MORA NO RIO DE JANEIRO ISTO É OBVIO , ENTÃO ELES TENTAM FORJAR QUE O BRUNO É UM ÓTIMO LEVANTADOR , COISA QUE Ñ É NEM DE LONGE , AGORA QUERER MEDIR O RICARDINHO POR TÍTULOS É BOBAGEM , POIS SE ELE Ñ TEM TÍTULO DE SUPER LIGA ELE TEM DE OLIMPIADA ,LIGA MUNDIAL , CAMPEONATO MUNDIAL PANAMERICANO ETC ETC ETC, INCLUSIVE DE MELHOR JOGADOR DO MUNDO EM VOTAÇÃO QUASE QUE UNANIME PELOS TÉCNICOS DE TODO O MUNDO , AFINAL RICARDINHO É UM G?ENIO DO ESPORTE E SERIA TITULAR ABSOLUTO EM QUALQUER TIME DO MUNDO QUEM ENTENDE DE VOLEI SABE DISTO , O PRÓPIO BERNADO SABE DISTO , E DEVE SER ESTE UM DOS MOTIVOS QUE IMPEDE SUA CONVOCAÇÃO POIS DESTA FORMA COMO O BRUNO IRIA JOGAR? POIS O RICARDINHO É CANHOTO ATACA COMO ATACANTE AS BOLAS DE SEGUNDA SACA COMO POUCOS TANTO FORTE CONO FLUTUANTE BLOQUEIA MUITO BEM POIS É MAIS ALTO ,MAIS TÉCNICO E TEM MAIS IMPULSÃO QUE QUALQUER OUTRO LEVANTADOR DO BRASIL , DEFENDE MUITO E PRINCIPALMENTE LEVANTE COM UMA VELOCIDADE E PRECISÃO FAZENDO FINTAS INCRÍVEIS QUE DEIXAM OS ATACANTES ABSOLUTAMENTE SOZINHOS É UM PRAZER E UMA AULA O VER JOGAR NÃO É A TOA QUE FOI ELEITO MELHOR DO MUNDO , FATO RARO PARA UM LEVANTADOR E O BRUNO ??????? NÃO FOI À TOA QUE FOI COM ELE QUE PERDEMOS A OLIMPIADA O MUNDIAL O PANAMERICANO NO RIO A COPA DO MUNDO ENTRE TANTOS OUTROS TÍTULOS AFINAL COM RICARDINHO O BRASIL DE FATO ERA IMBATÍVEL SEM ELE COMEÇAMOS A PERDER ESEM ELE IREMOS PERDER CADA VEZ MAIS INFELIZMENTE., ENTÃO QUANDO ALGUÉM VIR FALAR AQUI MAL OU DO COMENTERISTA DO BLOG OU DE ALGUÉM QUE ENTENDE DE FATO DE VOLEI QUE JOGOU E SABE EXATAMENTE CADA POSIÇÃO COMO EU COMO EX ATLETA DESTE ESPORTE VÁ ESTUDAR LER PARA PODER FALAR ,POIS COMO VOLTO A DIZER O PRÓPRIO BERNARDO QUE DE FATO ENTENDE E MUITO DO ESPORTE , EMBORA SEJA NEPOTISTA , ELE PRÓPRIO AFIRMOU QUE O RICARDINHO É MELHOR QUE O BRUNO.
-
fabiao...
05/12/2011 17:37:44
engraçado, meu comentario colocou alguns questionamentos pro Voloch e tambem nao foi publicado.quanta democracia, hein!? depois fala q o tecnico da seleçao eh autoritario e coisas semelhantes...depois dessa vai continuar sentando a lenha no bernardinho, C-A-R-A-P-A-L-I-D-A???
-
Victor Hugo Parana
05/12/2011 16:55:28
..quem escreveu tal idiotice, não deve ter assistido as semi-finais do campeonato paulista de voleibol..
-
Mario
05/12/2011 10:31:50
Comentário ridículo ...Ricardo é atualmente o pior de Bruno .....e Bruno sem dúvida que pode crescer muito!
-
Vitor
05/12/2011 09:45:01
Exercício de matemática:2011 é o décimo primeiro ano dessa conta. Entre 2001 e 2010, os dez anos considerados, foram 2 derrotas.
-
VOLTARICARDINHO
05/12/2011 02:08:12
O BRASIL Ñ É IMBATÍVEL, APENAS ERA NA ÉPOCA EM QUE RICARDINHO LIDERAVA O GRUPO, OQUE NINGUÉM FALA É QUE O RICARDO SAÍU DO GRUPO ÚNICAMENTE POR Ñ QUERER DIVIDIR O PREMIO QUE HAVIA GANHO NA LIGA MUNDIAL COMO O MELHOR JOGADOR DO PLANETA , COISA QUE NEM O BRUNO NEM NENHUM OUTRO LEVANTADOR FOI CAPÁZ DE CONSEGUIR , É INQUESTIONÁVEL QUE O RICARDINHO É O MELHOR LEVANTADOR QUE TEMOS , O PRÓPRIO BERNARDO FALOU EM ENTREVISTA QUE RICARDINHO É MELHOR QUE O BRUNO,E OLHA QUE ELE É NEPOTISTA, NÃO QUE O BRUNO SEJA UM LEVANTADOR RUIM MAIS É APENAS O TERCEIRO OU QUARTO LEVANTADOR QUE TEMOS, AGORA O PUXASAQUISMO QUE O ESPORTV TEM COM OS RESENDES SE DEVE ÚNICO E SOMENTE PELO FATO DE BERNADO RESIDIR, DIRIGIR E MORA NO RIO DE JANEIRO ISTO É OBVIO , ENTÃO ELES TENTAM FORJAR QUE O BRUNO É UM ÓTIMO LEVANTADOR , COISA QUE Ñ É NEM DE LONGE , AGORA QUERER MEDIR O RICARDINHO POR TÍTULOS É BOBAGEM , POIS SE ELE Ñ TEM TÍTULO DE SUPER LIGA ELE TEM DE OLIMPIADA ,LIGA MUNDIAL , CAMPEONATO MUNDIAL PANAMERICANO ETC ETC ETC, INCLUSIVE DE MELHOR JOGADOR DO MUNDO EM VOTAÇÃO QUASE QUE UNANIME PELOS TÉCNICOS DE TODO O MUNDO , AFINAL RICARDINHO É UM G?ENIO DO ESPORTE E SERIA TITULAR ABSOLUTO EM QUALQUER TIME DO MUNDO QUEM ENTENDE DE VOLEI SABE DISTO , O PRÓPIO BERNADO SABE DISTO , E DEVE SER ESTE UM DOS MOTIVOS QUE IMPEDE SUA CONVOCAÇÃO POIS DESTA FORMA COMO O BRUNO IRIA JOGAR? POIS O RICARDINHO É CANHOTO ATACA COMO ATACANTE AS BOLAS DE SEGUNDA SACA COMO POUCOS TANTO FORTE CONO FLUTUANTE BLOQUEIA MUITO BEM POIS É MAIS ALTO ,MAIS TÉCNICO E TEM MAIS IMPULSÃO QUE QUALQUER OUTRO LEVANTADOR DO BRASIL , DEFENDE MUITO E PRINCIPALMENTE LEVANTE COM UMA VELOCIDADE E PRECISÃO FAZENDO FINTAS INCRÍVEIS QUE DEIXAM OS ATACANTES ABSOLUTAMENTE SOZINHOS É UM PRAZER E UMA AULA O VER JOGAR NÃO É A TOA QUE FOI ELEITO MELHOR DO MUNDO , FATO RARO PARA UM LEVANTADOR E O BRUNO ??????? NÃO FOI À TOA QUE FOI COM ELE QUE PERDEMOS A OLIMPIADA O MUNDIAL O PANAMERICANO NO RIO A COPA DO MUNDO ENTRE TANTOS OUTROS TÍTULOS AFINAL COM RICARDINHO O BRASIL DE FATO ERA IMBATÍVEL SEM ELE COMEÇAMOS A PERDER ESEM ELE IREMOS PERDER CADA VEZ MAIS INFELIZMENTE., ENTÃO QUANDO ALGUÉM VIR FALAR AQUI MAL OU DO COMENTERISTA DO BLOG OU DE ALGUÉM QUE ENTENDE DE FATO DE VOLEI QUE JOGOU E SABE EXATAMENTE CADA POSIÇÃO COMO EU COMO EX ATLETA DESTE ESPORTE VÁ ESTUDAR LER PARA PODER FALAR ,POIS COMO VOLTO A DIZER O PRÓPRIO BERNARDO QUE DE FATO ENTENDE E MUITO DO ESPORTE , EMBORA SEJA NEPOTISTA , ELE PRÓPRIO AFIRMOU QUE O RICARDINHO É MELHOR QUE O BRUNO.
-
Luiz
05/12/2011 00:21:56
semre Brasil
-
Alessandro
04/12/2011 16:33:13
O mais interessante não foi o fato de a SPORTV ter enxergado o bom desempenho do Bruno contra a Polônia. Creio que a maioria dos telespectadores enxergou isso, assim como a comissão de votação de melhor jogador em quadra.
-
Alessandro
04/12/2011 16:21:30
De 2001 a 2011 são 10 ou 11 anos de competição? Sabemos que se incluirmos 2011 a proporção de derrotas aumenta de 1:5 para 3:11, mas de fato em um intervalo de 10 anos o Brasil perdeu 02 vezes a liga mundial.
-
Lu
04/12/2011 16:14:16
Grande Vitor Gonçalves!
-
E. Junior
04/12/2011 14:47:37
Exercício para a mente ou para quem sabe consultar o google, quem ganhou a liga em 2011? Há, foi a Rússia.
-
Mineira
04/12/2011 14:29:06
Ninguém é Deus, ninguém é perfeito e ninguém é imbatível. As pessoas são, no máximo, competentes. E Bernardinho chegou a esse status. É competente mas, como é normal e humano, sujeito a falhar, claro! O certo é que ele sabe muito bem quem é quem, na equipe.. Ele só não tem como saber se, em determinado dia, esse ou aquele jogador terá o rendimento esperado. menos que o esperado ou melhor que o esperado. Só em jogo pode-se ver isso. E foi o que aconteceu. Existem substitutos justamente para acudir essas situações, previstas/imprevistas. O que mais merece Bernardinho são elogios por ter sabido fazer a troca certa, em momento oportuno. No mais, é lembrar que a Seleção Brasileira, por si, é uma escola e é nela que os estrangeiros se espelharam para ter crescido, também. E quando a perfeição estiver quase atingida por muitas equipes, daí, sim, é que nascem diversas modificações de regras, fazendo, desse modo, o esporte ser um desafio e. cada vez mais, interessante e competitivo.
-
Eliza
04/12/2011 13:03:17
Bom. A pergunta tem uma resposta tao obvia ,é claro que ele fica trocando essa posiçao pra justamente encontrar uma boa sequencia de um, é o que todo tecnico de verdade faz dá oportunidade pra todos , e voce caro Bruno Voloch tá de brincadeira né , pedi pra sair essa sua picuinha com a família Rezende nao tá com nada , vc pode falar mal e criticar pois isso é apenas dor de cotovelo , e suas ironias nao passam de tristeza por vc naum chegar no nível que eles chegaram , ou seja amargurado e recalcado é o seu sobrenome.. lalala
-
Alex
04/12/2011 12:02:52
Excelente comentário, Junior! Feira é um bom lugar!
-
Alex
04/12/2011 12:01:03
Boa, Maria! O Ricardinho, nos campeonatos no Brasil e na Itália, não ganhou nem campeonato de peteca.
-
Rodrigo
04/12/2011 12:00:29
e tu deve ser Deus para afirmar que com Ricardinho iriamos ganhar dos Americanos em ótima fase
-
Alex
04/12/2011 11:59:10
Boa, Rodrigo! Mostra educação para esses caras, torcedores de peteca!
-
Alex
04/12/2011 11:58:23
Excelente comentário, Vitor! Muito sensato, pois reiterou o orgulho que temos dessa fantástica seleção masculina de vôlei. Não esquenta para os invejosos. Abs!
-
Alex
04/12/2011 11:55:13
Boa, Fabi! O Bruno Voloch tem um rancor violento da família Rezende. Isso é fato. Eu quero saber o teor, pois não dá para entender tamanha perseguição. Eu tenho, até hoje, todas as mensagens salvas que ele publicou, incluindo aqueles reputadas ofensivas que ele deixou publicar. Continue tentando mandar, pois todos queremos saber. Uma hora o sistema de moderação e de bloqueio do Bruno Voloch falha. Abs!
-
Rodrigo
04/12/2011 11:53:02
calma Ricardete. Paixão por homem fica mal.
-
Rodrigo
04/12/2011 11:48:09
e tu volta pra escola pra ver se aprende boas maneiras, o cara falou tudo e tu só mostrou a tua falta de educação. Deve ser mais uma Ricardete.
-
Fabiano
04/12/2011 11:43:44
Sem Noção!! Pá!!!!!!!!!
-
Maria
04/12/2011 11:40:06
Já que vc é tão Expert devia ser o treinador
-
Paulo
04/12/2011 11:39:04
Eu confirmo ... kkkkkk .... queridos Bruno no campeonato italiano foi definitivamente ganhou o confronto com Rafael e é sete anos mais jovem!
-
Maria
04/12/2011 11:38:41
Com Bruno sendo levantador o Brasil foi tri então ele será sim o levantador merecidamente Marlon e bom sim mas baixo
-
Maria
04/12/2011 11:37:13
Se Ricardinho é melhor deveria ganhar a liga , mas não o melhor é Bruno e atraz vem outro novo jogador Murilo levantador , o resto balela
-
Jenifer
04/12/2011 11:35:10
Nao adianta Bruno.....vc vai ter q ser mto melhor do que isso e torcer mto mais pro Brasil ir mal...nao está conseguindo....só vc no mundo inteiro nao sabe q nenhuma seleção, em esperto algum, é eternamente imbatível....pensei q vc fosse mais esperto....
-
Mauro Mendes
04/12/2011 11:17:49
Consulte o site da FIVB e verá que desde 2001,inicio da "era Bernardinho" a frente da seleção masc de volei o Brasil perdeu em 2002 em Belo Horizonte a final da Liga Mundial para a Rússia e em 2008 no Rio de Janeiro ficou em 4º lugar,sendo esta a única competição internacional que o Brasil ficou fora do pódio sob o comando do Bernardinho.Então esta corretissimo a afirmação do Vitor,o Brasil não ganhou a Liga Mundial em 2 vezes em que foi disputada no Brasil,2002 e 2008,tendo conquistado em 1993 em São Paulo sob o comando do José Roberto Guimarães.
-
Fabi
04/12/2011 11:10:30
Sr Bruno apagou meu comentario como eu ja esperava,a verdade doi,mas os torcedores deveriam saber a verdade,pq será que vc odeia tanto a familia Resende??????Conta pra todos o que eu contei e vc apagou......mesmo vc apagando esse comentario novamente,agora vc sabe que tem muita gente que conhece o pq desse seu rancor idiota.
-
Victor Hugo Parana
04/12/2011 11:03:55
..como escreve besteira o autor deste blog. Como o técnico não sabia?? Por que fez a substituição de um jogador pelo outro?? Foi um acaso vc pode estar pensando, mas se fosse o acaso, o técnico teria feito apenas a inversão do 5X1. Porém o técnico trocou simplesmente um levantador pelo outro, para mudar o perfil do jogo. Mas tem uma máxima que explica a conduta do autor deste blog: "HÁ DUAS MANEIRAS DE APARECER, UMA FAZENDO E OUTRA CRITICANDO. QUEM SABE FAZ, QUEM NÃO SABE, CRITICA!" O autor deste blog devia aprender bater palmas...
-
Luiz Antonio
04/12/2011 11:03:52
Eu acho que estamos com a síndrome do futebol aqui. Achamos que seremos para sempre os melhores do mundo e exigimos que nossa seleção sempre ganhe todas as competições e ainda se possível todos os jogos disputados. Não cabe em nosso pensamento a possibilidade de outras seleções evoluírem e nos ultrapassarem. Nada no mundo é eterno e todos têm altos e baixos. Isso faz parte do aprendizado e acho saudável.
-
Panref
04/12/2011 11:00:58
Feliz comentário. A vida não é feita apenas de vitórias, embora o Brasileiro em geral, talvez por causa de parte da imprensa que apenas cobra resultados positivos, creia que apenas a vitória ou o primeiro lugar é que servem. Nos últimos 20 anos, essa turma do vôlei aproveitou bem o terreno preparado pelo grupo dos anos 80, levando o vôlei Brasileiro às alturas. Cumpriu bem sua missão. Parabéns a essa turma fantástica!!!!
-
E. Junior
04/12/2011 10:51:06
Tá explicado porque vc não era escolhido para jogar volei. Consulta o google direito e você verá que o Brasil perdeu mais de duas ligas e outra coisa o Brasil é tri mundial. Todos valorizam as glórias do passado, mas a discussão é o futuro. Se o elenco esta preparado para as grandes seleções do mundo. Volta para o google e aprenda mais.
-
E. Junior
04/12/2011 10:46:17
O problema não é a relação entre pai e filho e sim o favorecimento. O Brasil tem levantadores mais experiêntes e melhores tecnicamentes nesse momento e não são privilegiados. Seleção deveria ser para os melhores e não é isso que acontece.
-
E. Junior
04/12/2011 10:43:18
KKKKK, essa piada é mesmo muito engraçada. Bruno melhor que Sandro e Raphael. KKKKK
-
Panref
04/12/2011 10:34:44
Nenhuma seleção será eternamente campeã. Cada uma tem o seu tempo. EUA, Cuba, Itália já tiveram a sua fase. O Brasil também. Essa turma de craques está chegando ao seu final! O gás, a motivação estão chegando ao fim. É hora de renovar, dar chance aos novos. É a lei da vida! Vamos agradecer e saudar esses grandes Campeões, que proporcionaram tantas vitórias e alegrias ao povo e ao vôlei do Brasil. Campeões, vocês merecem uma aposentadoria tranquila. O Brasil deve muito a vocês, queiram os críticos incompetentes ou não, isto é uma realidade!
-
Rozz
04/12/2011 10:32:26
Sim, leu. E repito: ele é o melhor levantador do mundo, hoje. Prestenção ;)
-
Vitor Gonçalves
04/12/2011 10:22:28
Olá, Bruno! Eu não sabia como mandar este texto de outro jeito, então estou pondo-o nos comentários.absNunca Joguei VôleiNunca joguei vôlei. Na escola, considerava o jogo coletivo mais difícil entre os lecionados, pois a bola paradinha no chão não estava em jogo, era preciso estar sempre alerta e pessoas do meu porte físico não eram as mais aptas. Porém, passei grande parte de meus 25 anos assistindo as seleções masculina e feminina de vôlei em grandes competições.Tudo começou em 1992, com ainda 6 anos de idade, assisti à glória máxima de uma geração de ouro em Barcelona. Aqueles jogadores se tornaram tão heróis para mim quanto viriam a se tornar os campeões da Copa do Mundo de futebol dois anos depois. Tande, Giovanni, Maurício. Eram guerreiros.Passei a década de 1990 inteira vendo o homens Brasil sofrerem nas competições masculinas, batalhas históricas contra Itália, Rússia e Cuba. Enquanto isso, via gerações de grandes jogadoras sucumbirem em Olimpíadas. O país sempre chegava como um dos favoritos e acontecia algum desastre. Injustamente, alguns até gostavam de dizer que nossas mulheres não jogavam tão bem assim. Que engodo.Eu sempre me perguntava: “quando o Bernardinho vai treinar a seleção masculina? Tá na hora!” E o dia chegou recheado de glórias. Um novo ouro e uma prata nas Olimpíadas, duas Copas do Mundo no bolso e até o antigo recorde italiano de 8 títulos da Liga, que há 10 anos atrás pareciam imbatíveis, viram um trator brasileiro passar por cima. Curiosamente, só perdemos duas ligas em dez anos (contas as derrotas é mais fácil) e ambas no Brasil.A Copa do Mundo de vôlei masculino deste ano se encerrou com vitória russa e, para muita gente desavisada, com uma seleção brasileira em crise profunda. Li matérias criticando os jogadores, informando que o clima interno não era um mar de rosas, destacando alguns egos amargos. A verdade é que somos severos demais com nossos ídolos e, por causa deles, exigentes demais.Torci nas últimas madrugadas por vitórias da seleção – que vieram com muita luta – e parabenizo-os pela classificação para as Olimpíadas. Para alguns pode parecer apenas o óbvio que a melhor seleção do vôlei mundial se classifique, mas quem é esportista sabe que a vitória, por mais que pareça simples aos olhos dos outros, reserva muitos desafios ao longo da caminhada. Vale ressaltar que a derrota também é importante, pois nos lembra que somos humanos e precisamos nos esforçar cada dia mais.Boa sorte aos nossos guerreiros ano que vem em Londres!Vitor GonçalvesBlogueiro
-
Luiz Claudio
04/12/2011 10:15:36
Simples assim é reconhecer o talento do Bruno, que tem que ser o titular, só no Brasil ocorre esse papo de favorecimento por ser filho do técnico...e não adianta ganhar vários titulos e chegar sempre no pódio...o negocio é falar da relação entre o técnico e o filho...vira o disco
-
Paulo
04/12/2011 09:55:48
Bruno não tinha jogado mal, mesmo contra a China! A culpa não foi sua ... mas os atacantes!.Raphael e Sandro são mais de 30 e não são melhores que Bruno.
-
Hercules Gusmão
04/12/2011 09:35:51
Quero parabenizar os comentários pertinentes do Carlão, hoje em dia não existe melhor comentarista do que ele. Pelo de ter sido jogador, os comentários são pertinentes e bem colocados. Os outros comentaristas deixam sempre muito claro as suas preferências e torcem declaradamente durante as partidas, inclusive deflagrando comentários não muito positivos. Isso é muito claro no feminino por exemplo em relação a atuação da jogadora Paula Pequeno, mas voltando ao masculino, Parabéns ao grupo. Imaginar é diferente de saber como é estar lá. Tenho certeza de que todo o esforço será feito para a melhor participação do Brasil nas Olimpíadas de Londres. Esse Mundial serviu para que a Comissão Técnica possa preparar nossa equipe para trazer o título. O dever do torcedor é estar positivo sempre e enviar mensagens agradáveis. Mostrar preferência por um atleta ou outro não ajuda. O importante é mostrar que todos eles tem supra importância. A Comissão Técnica sabe trabalhar muitíssimo bem e com certeza com comentários positivos podemos incentivá-los a melhorar mais e mais. Minha sugestão para os amigos que aqui deixam seus comentários é essa, VAMOS SEMPRE INCENTIVAR OS RAPAZES. Todos são extremamente importantes. Quanto aos outros comentaristas, tenham cuidado com as suas preferências, é muito desagradável ouvi-los torcer somente para um atleta ou outro, se vocês fossem melhor do que o técnico estariam no lugar dele.
-
Mario
04/12/2011 09:33:29
Bruno tem muito talento!!! As estatísticas dos treinos mostram um melhor aproveitamento de Marlon!
-
Hercules Gusmão
04/12/2011 09:23:49
Parabéns pelo comentário. Tendo sido atleta, fica mais fácil enxergar. Bruninho provavelmente será o levantador principal, mas tudo tem seu tempo. Indiscutivelmente Marlon está mais preparado. O que não suporto são os comentaristas do SPORTTV inaltecendo os feitos de Bruninho. Existem as oportunidades que faz parecer que o levantador é melhor do que o outro, mas isso depende muito da performace do grupo. Se não exister passe, fica muito difícil um bom levantador aparecer. No momento MARLON é o cara. Bruninho compõe muito bem a inversão. Evidentemente Bernardinho não está a frente da Seleção a toa. Ele tem na cabeça todo o mecanismo psicológico de todos os jogadores. Estar na posição dele é difícil, pois ele também precisa estar com o psicológico bom para dirigir. Como todo SER HUMANO, existem dias que por melhor que o atleta seja, não rende, e é o Bernardinho que está ali para ter o feeling e substituir. Que se apresente entáo alguém que seja melhor que ele, coisa que está difícil de acontecer no momento.
Leia os termos de uso