Blog do Bruno Voloch

Bernardinho agiu corretamente poupando os titulares; perder dois sets é que não estava no script

Bruno Voloch

O risco foi calculado.

Antes que possam criticar a atuação ruim da seleção contra a China, devo dizer que Bernardinho fez certo ao poupar quase todos os titulares para enfrentar os chineses.

O blog chegou a antecipar a decisão do treinador após a excelente vitória diante da Rússia.

É visível o desgaste físico de alguns jogadores como Giba e Vissoto. O torneio é longo, cansativo e é coerente o revezamento de atletas durante a competição.

11 jogos em 15 dias é uma maratona absurda, esse porém é outro tema para ser discutido.

Nenhuam seleção consegue hoje em dia conquistar um torneio de alto nível como a Copa do Mundo com apenas 6 jogadores e o líbero. Um bom banco decide e muitas vezes muda o resultado de uma partida.

Por essas e outras citei a importância de jogadores como Gustavo, Théo e João Paulo ganharam tirmo de jogo. O jogo contra a China era o ideal.

Confesso que em nenhum momento achei que a seleção estive ameaçada de perder o jogo. Mesmo no tie-break, foi muita clara a nossa superioridade.

A questão foi ter deixado o jogo ir até o quinto set.

A China não tem bola para ganhar dois sets do Brasil, mas ganhou. A China não pode bloquear mais que o Brasil. Bloqueou. Com o devido respeito, mesmo com 80% do time reserva, não dá para levar sufoco da China.

O saque e o bom rendimento de Murilo, melhor em quadra, livraram a seleção de um vexame.

O ponto perdido pode até fazer falta no futuro, não em termos de classificação e sim de título. Vamos aguardar.

 

  1. maria neide

    03/12/2011 15:32:17

    Senhora Nazare, por favor respeite o atleta Theo....nao seja ridicula e olhe bem para o historico desse atleta. Se nao puder elogiar, pelo menos tenha descencia nas suas palavras. Olhe no espelho pra vc ve a figura ridicula que vai aparecer la.

  2. PALINHA

    26/11/2011 23:05:14

    O BERNADINHO SABE DE TUDO, POUPOU TITULARES E AINDA DEU RITMO PARA OS CARAS, PORQUE AGORA VAI PRECISAR DE TODOS ELES. CERTO QUE PERDEU DOIS SETES, POREM EU QUERO VER A SELAÇAO QUE NAO FISER ISSO SE ESTARÁ INTEIRINHA, AGORA QUE A COBRA VAI FUMAR. ATÉ ONDE EU SEI SOBRE O VOLEI EU FARIA A MESMA COISA. AGORA ESSES CARRAS DE PAUS FICA FALANDO ABOBRINHAS JA METENDO O PAU NO BERNADO.SO ACHO QUE OS JOGADORE DEVERIA FAZER SEUS PAPEIS COM MAIS CARINHO. E CONCORDO COM O "MARITHÉO, É UMA MERDA.

  3. NACI DA SILVA OLIVEIRA

    26/11/2011 22:51:07

    EU FARIA COMO O BERNADINHO MESMO SABENDO QUE IRIA PERDER DOIS SETE. EU QUERO VER A SELEÇAO QUE USAR TODOS OS SEUS TITULARES SE ESTAO INTERINHA DAQUI PARA FRENTE, AGORA QUE VAI ESQUENTAR A COISA.

  4. marcelo

    26/11/2011 20:10:49

    ESSA SELEÇÃO DO BERNRDINHO É COMPLETAMENTE INCONFIÁVEL. NUNCA SE SABE SE VAI JOGAR BEM OU NÃO. UM DIA É O GIBA E O MURILO. OUTRO É O VISSOTO E TÉO. SEMPRE TEM ALGUÉM PÉSSIMO NO JOGO. BOA MESMO ERA A SELEÇÃO DO PAN. SEGURA EM TODOS OS FUNDAMENTOS.

  5. vinicius

    26/11/2011 15:05:36

    no começo parecia certo oq o Bernadinho Fez Mas Jaaa q Não estava dando certo pq ele não mudo os jogadores !Bernadinho sendo bajulado de + por isso ele acha q pode fazer oq q ..e acaba sempreee acabando com a seleção.....

  6. Fabiano Serabion

    26/11/2011 14:48:54

    Mas quando se perde somente porque pretendeu poupar titulares, achando que mesmo assim ganharia fácil, não é nada normal. Normal seria entrar os titulares e conforme o desenrolar do jogo ir trocando pelos reservas. E garantir desse modo os 3 pontos. Do que adiantou fazermos o belíssimo jogo contra a Rússia com o placar de 3x0, para depois darmos de graça a vantagem conseguida. Me desculpe mas o Bernardinho errou!!

  7. jacksandro

    26/11/2011 14:44:53

    o Bernadinho errou vai pro inferno, se os caras não dão conta de jogar e tem que ser poupados, vai ser poupados na lá no raio que o parta,, se não dão conta de jogar, vai pra praça jogar dama,,,quantos atletas queriam estar lá e se deixar joga dia e noite...tomara que o Brasil não classifique, dai sim, os puxa-saco do Bernandinho quero só ver o que vai falar....

  8. Cleide

    26/11/2011 11:29:52

    Concordo que tem descansar jogadores, mas num campeonato que vale alem do titulo vaga na olimpiada o nivel dos jogadores deve ser o mesmo, será que não temos?

  9. gerson

    26/11/2011 10:11:07

    Agora estamos na metade do campeonato e vejo 4 times favoritos as vagas olímpicas(Brasil,Rússia,Polônia e Itália).E seleções que correm atrás e podem atrapalhar:Argentina que faz uma campanha regular,Cuba que não pode contar com Simon e Leal mas é um time forte,Sérvia um gigante adormecido,que perdeu na estréia para Argentina e moralmente não se encontrou ainda.USA que não vem fazendo um bom campeonato,possui um elenco limitado e os titulares principalmente Priddy não vem bem e a surpresa do campeonato o Irã que tem como técnico J.Velasco e nos últimos anos suas seleções de base sempre de um bom desempenho.Nestes 6 jogos que restam o Brasil tem que jogar como fosse C.Brasileiro Futebol que cada rodada é decisiva e vamos encarar um clássico contra Argentina e jogando em casa (Hamamatsu) onde há maior concentração de brasileiros,talvez tenhamos grande apoio da comunidade.Boa Sorte Brasil!!!

  10. William Soares

    26/11/2011 03:20:01

    "A princípio, a decisão foi acertada, mas ninguém esperava uma China tão bem contra o Brasil. Mas dos males, o menor, não perdemos, continuamos na briga pelo título, pois nossos adversários diretos ainda tem jogos complicados pela frente. O Brasil de Bernardinho tem um histórico maravilhoso, quando o assunto é recuperação ou superação dentro de competições como esta. Uma outra coisa a ser destacada por este nobre leitor: não nos percamos comparando as nossas duas seleções ou nossos dois treinadores. Creio que os momentos que cada uma delas vive são diferentes. A meu ver, a feminina passa por um momento de transição (bem complicado por sinal, por não revelar tantos bons valores como a dos homens), e apesar de ser campeã olímpica, não a vejo como melhor; e a masculina já vem bem resolvida, com relação à sua renovação, a mais tempo. Somos campeões mundiais, vice olímpicos e líderes do ranking da FIVB, portanto estão todos os outros à nossa caça."

  11. Luciano

    25/11/2011 23:30:29

    Quando o time não está rendendo, seja ele com ou sem os reservas ( deluxo, pois na seleção estão os melhores não é, então amigo..) o técnico deve tomar providências e e ver que não pode arrastar por muito tempo, pois quando perceber já era. Foi o que aconteceu neste jogo Brasil e China, omissão do técnico e quando ele realmente resolveu passar pelo seu orgulho colocou Wallace que pra mim é excelente para ser titular e Lucão que deu conta do recado, poderia até ter colocado Giba que com certeza daria outra cara ao Brasil. Enfim, pagou o preço por ser teimoso. Ah, em relação a descanso, pelo que sei teremos um dia de descansoaté o jogo contra a Argentina, portanto isso não é desculpa. Isso significa 3X # na Argentina né, creio que terá que ser assim pra justificar.

  12. Rodrigo

    25/11/2011 23:06:44

    graca. este Givanildo é um imbecil q não sabe diferenciar bola de Voley de bola de Rugby, torce sempre contra o Brasil ele deve ser Argentino.

  13. Giovanna

    25/11/2011 22:52:22

    Ele podia ter popupado um ou outro, mas poupou quase o time inteiro...e isso mesmo vendo a dificuldade que o time reserva estava para lidar com a China. Não fez certo nem errado, pra falar a verdade. Acho que ninguem imaginaria que mesmo o time reserva do Brasil ia suar tanto pra ganhar da China. Mas a China entrou em quadra pra fazer o seu melhor, e o Brasil entrou em quadra achando que o jogo seria fácil, facil o suficiente pra entrar e quadra com um time B. Mas que é vergonhoso, é! Ganhar de 3x0 da Russia e ir pro tie break com a CHINA??? Lanterninha da Copa do Mundo? E por causa disso perder um ponto? Poxa...Bem que o Bernardinho podia ter começado com um time mais 'caprichado', e quando visse que os jogadores iam ganhando confiança, ia tirando os titulares e colocando os bancos. Que sirva de lição pelo menos, pra que eles não entrem em quadra com Cuba, Sérvia entre outros com a mesma displiscencia de hoje! O jogo contra Argentina no domingo vai ser duro, assim como com a Polonia e o Irã...eles podem ganhar de 3x0 como fizeram com a temida Russia, ou entrar pra brincar e ir pro tie break! E se aproveitarem mais os meios de rede ao invés de continuar com a previsibilidade em cima dos opostos como andam fazendo, vai ser melhor ainda...

  14. sergio

    25/11/2011 21:02:58

    Coitado do Bruninho... porque sera q ficam metendo o pau nele???? deve ser inveja por Ele ser taum bunitinho,kkkkkkk

  15. José Delgado

    25/11/2011 20:31:02

    Acho que Bernadinho não fez certo e nem errado. É uma seleção e quem está ali deve dá o máximo de si. Hj todos os times querem a cabeça do nosso BRASIL. Eu mesmo, quando vejo que meu time é inferior jogo o dobro para mostrar que posso vencer. Mas o Brasil é Brasil, aqui ou no Japão e temos "bons" reservas...

  16. gerson

    25/11/2011 18:14:56

    Achei que o Bernardinho se equivocou em poupar alguns jogadores logo de início.Alguns jogadores não estavam com rítmo de jogo e isto dificultou o primeiro set.Seria interessante ele ter mesclado o time ou entrado com os jogadores que vinham atuando e trocando conforme o andamento do jogo.No quarto set demorou demais para trocar alguns jogadores que cairam de rendimento e isto custou o set.Num campeonato de pontos corridos ganhar de 3x2 de adversários teoricamente mais fraco pode alterar a pontuação na tabela.Agora é jogar bem e ganhar jogo a jogo e focar em cada adversário pois ainda estamos entre os três .Boa sorte

  17. Cesar Azevedo

    25/11/2011 17:19:58

    Realmente dar um descanso para os titulares parecia uma solução óbvia, mas por que eles não voltaram para o quarto set, que era estratégico para confirmar 3 pontos?Será que o apagão dos times e técnicos de volei da seleção brasileira (M e F) no Japão é decorrente da radiação de Fukushima ou excesso de cobre no salmão? Essa nem Freud explica.

  18. victor

    25/11/2011 16:56:29

    Se fosse a seleção feminina o Voloch estava metendo o pau , esculachando as meninas .

  19. Sérgio Castro

    25/11/2011 16:15:04

    Concordo contigo companheiro!!! Além do que se o Brasil faz 11 partidas em 14/15 dias, e estão cansadinhos, as outras seleções também o farão. Portanto a galera tem que gritar: burrruuuuuuuuuu ( é com "u" mesmo)

  20. Maria Nazareth da Silva

    25/11/2011 16:09:20

    Com um "Marithéo" em quadra, quando a Seleção Brasileira vai ganhar de 3x0 da China? Nunca!!! A mesma coisa aconteceu com a Seleção Brasileira feminina com a "Maricota" em quadra, 3x2 entre Brasil e Coréia.O BR está igual ao JRG, a "Maricota" nos levou ao "vexame" e o BR está fazendo a mesma coisa.Caramba, o "Marithéo" nem sequer pediu para sair...Eu acho se continuar assim as duas Seleções M e F irão assistir a Olimpíadas pela TV.

  21. Edson

    25/11/2011 15:55:27

    Discordo mais uma vez do Sr.Voloch, quem quer ganhar título tem que entrar com força máxima, esse time não se deu ao luxo de disputar o pan.Qual o motivo desse cansaço todo?

  22. givanildo

    25/11/2011 15:21:05

    foi tão certeira a decisão dele q o brasil agora está em terceiro lugar imagina só se ganhar d argentina por 3x2 qual vai ser a posição dessa seleção de veteranos? tem que botar os veios pra dormir senão a vaca vai pro brejo.

  23. Thiago

    25/11/2011 15:16:34

    O Theo me lembra a Joycinha do VF... Não por ser excepcional, mas por ter uma baita sorte ao lado. Ele dá sorte de usar o bloqueio ou rodar entre os braços do bloqueador que foi lesado, mas fora isso não é nada demais. Ela a mesma coisa. Dar sorte e rodar algumas bolas em alguns jogos não dá o direito de ser uma peça incontestável na seleção. Acho que quando estava só ele e o Vissotto na seleção, ele se sentia confortável, pois era só esperar o bonecão de olinda dar uma de lesado e ele prontamente seria o substituto. Mas a coisa mudou. Agora tem um oposto que é incontestavelmente melhor que eles dois, o Wallace Souza. Com o Vissoto fora nessa partida, poderia ser a chance de mostrar que ele, Theo é um reserva de luxo(?) pra posição. Mas a sombra dessa nova promessa, a meu ver contribuiu muito pra essa atuação péssima dele. Ele sabe que o outro é melhor, diferenciado, roda bola lisa e ele é mais um entre muitos, nada incomum. E outra, colocar o Wallace como titular no 5 set junto com outros titulares já mostra que o Theo já não pode pensar numa situação cativa no banco, pois tem outro que o substitui, e muito bem!!

  24. Daniel

    25/11/2011 15:06:42

    O Bernardinho, depois de velho, está ficando burro? Desde quando colocar os reservas pra jogar, menosprezando o adversário, é uma boa idéia?. É muita arrogância. Tudo bem que é preciso testar os reservas, mas eu, que não entendo nada de volei, jamais faria essa besteira. Entrasse com o time titular e, após obter uma boa vantagem, aí sim iria colocando os reservas um a um. Essa magra vitória vai custar caro, talvez comprometa até o título. Isso é pura vaidade. E, como diz o vulgo, a vaidade é o pecado preferido do demônio. Não encontro um adjetivo melhor do que “burro!”

  25. Roger

    25/11/2011 14:24:20

    Numa competição dessas, não tem que poupar ninguém. Se deixar pra garantir a vaga na classificatória da América do Sul não será tããão fácil assim, pois é apenas uma vaga e a Argentina está com um time muito forte, sem contar com a Venezuela, que sempre pode aprontar, apesar de não ter um time tão forte hoje... Imagina ter que ir para a repescagem mundial, que dá apenas 3 vagas?!

  26. Akemi

    25/11/2011 14:15:40

    Ps.: correção: menosprezar. rsrs.

  27. Nelson

    25/11/2011 13:23:37

    Graca o falador de besteira do site, você é tio do Bruninho?

  28. mario jr

    25/11/2011 13:22:27

    concordo o Bernardinho tem vacilado demais não tá fazendo substituições qdo necessario mesmo q a vaca esteja indo pro brejo o Theo é gde jogador mas ele ja ta ficando conhecido então não sera tanta mamata como antes qdo ninguem o marcava e se ele não tava bem teria de ter colocado o reserva no caso o Wallace e não demorar tb pra fazer a troca pois depois q a vaca ta no brejo fica impossivel o Bernardinho precisa colocar isso na cabeça se um jogador qq q seja ele não estiver bem no dia tem q tentar com o reserva mesmo q não de resultado mas ao menos tentar pois ele é o unico q pode fazer isso

  29. Nelson

    25/11/2011 13:21:39

    Graca vc já jogou vôlei? já entrou em alguma quadra pelo menos? Pois mano joguei na época do Willian e sei o que estou falando o Bruninho é inconstante ao mesmo tempo que pode fazer uma joga-daça pode fazer uma cagada e mais não tem moral para peitar o Bernadinho como fazia o Ricardinho que dentro de quadra decidia o jogo

  30. Daniel

    25/11/2011 13:16:59

    Foi o pior jogo das gerações Bernardinho. O próprio técnico e sua comissão erraram feio durante a partida. Ficou claro o despreparo para o jogo e a demora nas substituições. Os jogadores foram apáticos e o Brasil, patético. João Paulo Bravo, numa atuação bizarra, foi o pior dos piores.

  31. Suzana

    25/11/2011 13:07:45

    Eu me pergunto se a permanencia em jogo do João Paulo Bravo foi pelas qualidades técnicas (que ainda não vi) ou pela teimosia do Bernardinho para não dar o braço a torcer de ter levado um jogador abaixo da média qdo tinha melhores ponteiros aqui no Brasil...

  32. mario jr

    25/11/2011 13:05:47

    Bruno mais uma vez parabens ao contrario do q estava fazendo agora seus comentarios estão simples e objetivo ate pensei q tivesse algo contra o campeonissimo Bernardinho se bem q na minha opinião apesar de eu ser um admirador dele ele tem vacilado muito como nesse jogo contra a China com certeza esse pto fara falta para quem quer ser campeão desta Copa acho q como este campeonato ta rolando muitas surpresas acontecendo ele deveria ter se precavido poupando os titulares no 2o ou 30 sets se tudo tivesse correndo bem e não ter poupado logo de cara mesmo porque eles terão mais um dia de folga então não havia tanta necessidade assim de poupar a não ser pelo risco de perder jogadores por contusão mas isso ninguem pode prever mais uma vez o Br menosprezou o adversario se parar por aqui ainda estará de bom tamanho mas tudo pode acontecer o Br pode perder de Polonia Cuba Argentina Servia Irã e perder ptos tb pro Japão por isso é preciso atitude de time campeão ate o ultimo jogo agora com certeza a Russia vai faturar esse titulo pois depende só de si já o Br precisara torcer por tropeços da Russia o q não devera acontecer a Polonia ta na liderança mas tem q jogar contra o Br e o Br tem condições de obter os 3 ptos ja a Russia dificilmente perdera mais ptos por isso o titulo ta mais pra Russia do q pra qq outro time ah e de olho na Italia tb ao Br cabe não bobear mais não perder mais nenhum pto o q será dificil

  33. ROBERTO

    25/11/2011 12:47:54

    SE A GENTE PENSAR BEM O TITULO DE CAMPEÃO DESSA COPA POUCO IMPORTA, O IMPORTANTE É FICAR ENTRE OS 3 PRIMEIROS E GARANTIR VAGA PRA LONDRES 2012. AFINAL A SELEÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS NEM FICOU ENTRE AS 3 CLASSIFICADAS NA OUTRA COPA DO MUNDO DE 2007 E NO ENTANTO ACABARAM SE TORNANDO CAMPEÃO OLIMPICO BATENDO O BRASIL NA FINAL.

  34. BETO

    25/11/2011 12:46:06

    E TEM MAIS: O TÍTULO DE CAMPEÃO DA COPA DO MUNDO POUCO IMPORTA, O IMPORTANTE É FICAR ENTRE OS 3 E GARANTIR VAGA PARA A OLIMPIADA 2012. AFINAL CABE LEMBRAR QUE A SELEÇÃO AMERICANA NEM FICOU ENTRE AS 3 CLASSIFICADAS NA COPA DO MUNDO DE 2007 E NO ENTANTO ACABOU SE SAGRANDO CAMPEA OLIMPICA EM 2008 BATENDO O BRASIL NA FINAL.

  35. BETO

    25/11/2011 12:43:23

    PRA MIM RUSSIA E BRASIL NÃO VÃO PERDER PRA MAIS NINGUÉM, VÃO DERROTAR TODO MUNDO E AS DUAS VÃO DECIDIR O TITULO NA BASE DO SALDO DE SET.

  36. BETO

    25/11/2011 12:40:32

    Vou explicar meu comentário anterior: Tanto a Russia quanto a Polonia que estão na liderança da Copa do Mundo vão ter que se enfrentar em jogo direto, portanto, uma das duas vai ficar com 2 derrotas, isso é certo. A Italia e a Polonia também vao ter que se enfrentar em jogo direto, portanto uma das duas também vai acumular mais uma derrota. Assim sendo, basta apenas que o Brasil não perca nenhum jogo, não importa de por 3x0, 3x1 ou 3x2, o importante é não perder nenhum jogo que o título é nosso.

  37. Doni lares

    25/11/2011 12:37:32

    Gente, acho super certo colocar os reservas para jogar !!Mas bernardinho está insistindo mto c o théo na minha opnião. Não que ele seja um jogador ruim, mas acho que está na hora de dar mais ritmo de jogo para Wallace... também acho que o thiago alves deveria estar no lugar do J.P !!Não podemos esquecer também, que o campeonato está mto disputado !!!mas confio na seleção, Se Deus quiser tdo vai dar certo !!!

  38. BETO

    25/11/2011 12:32:54

    Eu acho que o Bernardinho foi correto em escalar os reservas para esse jogo. O problema que ocorreu é que mesmo os reservas nao estavam concentrados no jogo e menosprezaram sim a china como adversária. Agora não adianta chorar o leite derramado. Agora é não vacilar mais, entrar com o mesmo espírito que entrou contra a Russia e ganhar todos os jogos. Quanto a Polonia, vou arriscar um palpite e todo mundo vai achar que eu estou doido. PRA MIM A POLONIA NEM VAI SE CLASSIFICAR ENTRE OS 3 NO FINAL DA COPA. Sabem porque? A Polonia vai fazer 4 jogos na semana que vem: Itália, Brasil, Estados Unidos e Russia, ou seja, vai pegar só pedreira, uma atras da atra e eu acho que a Polonia vai perder da Russia, do Brasil e da Italia e vai acabar sendo desclassificada com 4 derrotas. VEJAM TODOS E DEPOIS ME CONTEM SE EU ACERTEI OU NÃO.

  39. Bernardo

    25/11/2011 12:19:44

    Que isso você é louco??? O mais legal do Volei é essa emoção dos pontos subindo, o jogo não acabando, as táticas sendo mudadas... Mudar isso não vale mesmo a transmissão em canal aberto que na maioria das vezes é de baixíssimo nível quanto aos comentaristas! Fora a injustiça que seria cometida com o time que saca 1º!!! Totalmente fora de cogitação essa mudança aí!!!

  40. sandro

    25/11/2011 12:15:43

    exatamente por nao ser uma competicao facil, nao se deve perder dois sets para a equipe que nao ganhou set de ninguem.como voce mesmo disse luis viana o irã esta ai,quem nos garante que iremos ganhar do irã por 3x0, quem nos garante que nao perderemos mais nenhum set, quem nos garante que venceremos todos os jogos.

  41. sandro

    25/11/2011 12:10:13

    concordo com voce ribeiro, esse joao paulo e muito ruuuuuuiiiiiimmmm,nao tem potencia no ataque,nao tem bom pase, nao tem bom saque, nao bloqueia,nos temos aqui no brasil uns dez ponteiros melhor que ele, inclusive o lipe que para mim deveria esta no japao,e o eder tambem porque rodrigao e gustavo ja eram,que teimosia do bernardo , acorda bernardo.

  42. Elisangela

    25/11/2011 12:09:44

    Não entendo pq. João Paulo Bravo está na seleção, acho ele muito fraco, nunca o vi jogar em clubes, só sei que p/ a seleção Brasileira ele definitivamente não serve ! Outra tremenda injustica, levar Rodrigão que há tempos não joga mais nada e deixar o Eder de Fora.

  43. sandro

    25/11/2011 12:03:23

    cecilia meu bem, ele nao esta bem desde 2009, me diga quando ele vai esta bem?

  44. akemi

    25/11/2011 12:02:50

    O Vissotto teve problemas estomacais e não foi relacionado. Estava assistindo o jogo do lado do Dante com o pessoal da estatística e da comissão. Foi falado isso durante a partida, tem gente que nem assistiu o jogo. Quanta besteira a gente lê por aqui rs..E o nanico carequinha dos EUA, o Priddy tá afundando o time. No quarto set os EUA estavam ganhando de 12 a 9 , e ele levando toco atrás de toco, errando horrores fez a Italia virar e fechar em 3x1. Esse levantador dos EUA é muito previsível. O Savani joga igual a anã Del Core , só manda na mão de fora do block, mas pontua, uma jogada muito feia, mas eficiente.

  45. sandro

    25/11/2011 12:01:29

    graca, meu filho voce realmente nao viu o mesmo jogo que nós, dizer que o bruno foi um dos melhores em quadra, voce esta de brincadeira. bolas espetadas na rede, bolas baixas, assim nao tem ponteira que resista, eles nao reclamam porque ele e filho do treinador, eles tem emdo de perder a bouquinha.

  46. Matuzalém

    25/11/2011 12:01:08

    Deixa ver se entendi direito: o Brasil viaja de vôo fretado de uma sede para outra para chegar primeiro e dimimuir o desgaste, isso dito pelo Marlon, ganha da Russia numa bela partida em apenas 3 sets, embora facilitada pelo alto numero de erros cometidos pela mesma, e contra a China, adversário teoricamente mais fácil, poupa os titulares com a desculpa de desgaste... pra mim menosprezou a China e pagou caro. Esse pontinho pode fazer muita falta.

  47. Akemi

    25/11/2011 11:42:14

    O Bernardinho acertou em poupar e errou quando NO QUARTO SET alguns jogadores estavam totalmente fora de jogo e não substituiu. O Theo levando tocos atrás de toco devia ser substituído pelo Wallace, já que o Vissoto não foi relacionado. o Gustavo e o Rodrigão não pegaram nada no block, fizeram míseros 2 pontos cada no jogo inteiro, contra um time fraco como a China. Nem com o juiz errando horrores para o Brasil, o time não conseguia buscar. Se tivesse trocado o Lucão ou o Sidão por um dos centrais e tirado o Theo quando estava 10 a 10, o Brasil teria vencido por 3x1 e feito 3 pontos. O oposto Ping Chen fez 21 pontos de ataque e ninguém conseguiu pegá-lo no block . Por que não trocar os centrais? O Brasil monosprezou a China, não deve nem ter estudado suas jogadas pq o block e defesa não conseguiram marcar os ataques. Bernardinho vacilou e perdeu a chance de estar isolado em primeiro lugar. O resultado tá aí: terceiro lugar atrás de Polonia e Russia..E o Irã (bronze no juvenil), treinado pelo Julio Velasco , ganhou da Polonia e Argentina. Não tem jogo fácil em Copa do Mundo. Não dá pra monosprezar.

  48. sonia/pr

    25/11/2011 11:28:30

    Me diz uma coisa... a comissão técnica serve pra que?? eles não estudaram o time chinês??Entrar com time reserva td bem, mas se a coisa ficou ruim, era imprescindível a volta dos titulares, o q não poderia ter acontecido é levar o jogo pro tie break, brincadeira viu...

  49. MARCOLOV

    25/11/2011 11:21:35

    Bernardinho esteve certo em descansar os jogadores principais. São muitos jogos em que o físico é exigido ao extremo. Todas as seleções estão fazendo suas contas, é assim desde o início. A classificação é o objetivo,o título é consequência.

  50. Jefferson

    25/11/2011 10:46:51

    Apesar de considerar o Walace um grande jogador, para as Olimpíadas concordo em manter Theo e Vissoto na posição de oposto. Mas não levaria Gustavo, Rodrigão e João Paulo Bravo. No lugar deste eu colocaria o Chupita e como terceira opção no meio de rede eu levaria o Éder.Depois de ver o Ricardinho jogar e perceber que ele não está com essa bola toda, acho que o Bruno deve ser mantido. O Marlon é sem dúvida nosso melhor levantador.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso