Blog do Bruno Voloch

Após 3 anos e inúmeras competições, seleção sofre e não encontra levantadora ideal

Bruno Voloch

O drama não é somente na seleção masculina com Bruno e Marlon.

A péssima campanha da seleção feminina na Copa do Mundo, deixou evidente que o Brasil ainda não tem uma levantadora, que dirá duas.

Repito o que disse anteriormente. É injusto jogar toda a responsabilidade do fracasso nas costas de Dani Lins e Fabíola.

Quem convoca e coloca para jogar é o treinador. Fora isso, com o passe atual da seleção e a líbero Fabi, fazendo hora extra, não tem levantadora que faça milagre.

3 anos e meio se passaram, quase um ciclo inteiro e não achamos a levantadora ideal.

É um entra e sai que não acaba mais e as mais prejudicas são as próprias envolvidas em questão.

Dani e Fabíola alternaram poucos momentos positivos e muita instabilidade. A verdade é que elas não conseguiram se firmar e não passam segurança para o time. É fato. Fugir disso é não querer encarar a realidade.

Zé Roberto pode ser teimoso, vaidoso, mas é inteligente. Sabe que jogar uma olimpíada com as duas, caso esteja lá, não poderá sonhar com algo de positivo.

A qualidade técnica delas é discutível.

Dani Lins pode não ser unanimidade e não é, acredito eu. Dani ao menos ganhou alguns campeonatos brasileiros e se credenciou para estar na seleção.

A atual levantadora do Sesi trabalhou anos com Bernardinho e por mais que exista um conflito entre os dois treinadores, Dani cresceu como atleta e ganhou bagagem. Certamente, ao lado de Bernardinho, Dani sofreu com pressão, mas colheu frutos também. É inegável que Bernardinho contribuiu para a evolução dela.

Fabíola tem boa vontade, é jogadora de grupo, ajuda nos treinos, mas não vinga. Jamais ganhou algum título de expressão no Brasil e lembro que foi convocada ainda em 2003 para a seleção. Entre idas e vindas, não se firmou. 8 anos se passaram, Fabíola não mudou e não vai mudar.

Dizem que é o que temos, mas não dá para engolir isso.

Se é o que temos, então o torcedor que se prepare para fortes emoções e desilusões.

Mas ainda existe tempo.

Zé sempre diz que precisam jogar as melhores, portanto, não é o caso de nenhuma das duas.

Fico vendo o bom e regular campeonato italiano que faz Fernandinha, por exemplo. Ela é baixa ?

Sim, mas Lo Bianco também é baixa. Levantadora precisa fazer o jogo andar e nenhum time ganha o jogo ou deixa de vencer por causa do bloqueio da levantadora.

Fernandinha é elogiada na Itália e não é valorizada no Brasil.

Ana Tiemi já teve chances e não aproveitou.

Por onde anda a campeã olímpica Carol Albuquerque ?

Ana Cristina, Priscilla, Rosane, Roberta, Flavinha são nomes que aparecem de cara.

O tempo é curto e são todas sem experiência ? Talvez, mas algo precisa ser feito.

Fofão é absurdo e seria como Zé Roberto detonasse Dani Lins e Fabíola de uma só vez e jogasse 3 anos e meio no ralo. Zé Roberto não faria isso e nem Fofão, penso eu. Mas do que jeito que as coisas andam, tudo pode acontecer.

Menos Fernanda Venturini, deixo o leitor tranquilo.

Fofão, diferente de Fernanda, não faz o tipo do vai e vem, abandona e volta. Fofão não.

Mas Fofão está fora de questão.

A carência na posição nunca foi tão evidente e só mesmo muita coerência, aliada a uma boa dose de coragem, para mudar esse panorama.

A bola está literalmente com José Roberto Guimarães. Ele pode salvar a seleção, começando pela posição de levantadora.

 

  1. Lilika

    27/11/2011 21:32:38

    Para Fernanda voltar, toda a comissão técnica terá de sair (ninguém se bica com a Venturini rsrsrs, pq será????)...talvez seja a solução??? Quem sabe, mas acho que a CBV pensará duas vezes antes de pensar em propor isso ao ZRG (de voltar a convocar a FV), pois perderá o treinador,e jogar tudo pro alto o que foi feito no fim de 2007, quando atingimos o fundo do poço kkkkkkkkkk, pra cá...então é complicado, se voltasse somente a competencia de Fernanda, poderíamos ficar tranquilos nessa posição, o problema é que, junto com a competencia, vem o comportamento kkkkkkkkkk

  2. robson

    25/11/2011 10:59:57

    Bom se é para falar de Fernanda Venturini vão faltar comentários, pois a melhor levantadora que o mundo já viu é capaz de trona essa seleçao extermamente desgastada numa potência olímpica, como verdadeiramente deve ser. Não vejo razoabilidade em levar duas levantadoras sem experiência, ou pelo menos sem comando para uma olimpíada, pois caso um fracasso seja confirmado quem perderá é o volei femininno brasileiro, que perderá muitos investimentos...Afinal no nosso país quem quer investir em um esporte que não tráz resultados?Se Fernanda é a solução para este time, então que seja, pois talento ela tem de sobra e provará isso mais uma vez durante a SUPERLIGA. A guardem...Por fim, se ela não tem uma medalha olímpica, azar é das olimpíadas, pois a capacidade de encarar estre esporte com tanta astúcia ela tem de sobra.CAMPANHA NACIONAL: VOLTA FERNANDA.

  3. Akemi

    25/11/2011 01:35:56

    Desculpe, mas não resisti (2+n).Não adianta crucificar nem Mari, que era a única viva naquele triste jogo, com apenas 21 anos e 37 pontos . E nem a Venturini, que optou por levantar para a Mari pq as outras estavam todas sumidas em quadra. Existem várias coisas que aconteceram naquele time que ninguém sabe ao certo, só as jogadoras e comissão.O Zé Roberto não vai chamar a Venturini pra jogar Londres 2012, NUNCA! Ninguém aqui ouviu falar das análises dos jogos femininos feitas pelo Bernardinho em Atenas né? E a "Fogueira das vaidades" das sumidas daquele jogo, as balzaquianas versus as new faces? A briga de EGOS, as meninas que não queriam fazer musculação pq o namorado não queria, os fuxicos de vestiário. Meu bem, trabalhar com mulher em esporte não é fácil, tá? É muito ego, muito ti-ti-ti, muita vaidade. .O ouro só aconteceu em Pequim pq aquele time era "fechado" e tinha o mesmo objetivo, TINHA COMPROMETIMENTO. E Venturini está descartada pq ela não é bem vinda e ponto, é fato..Eu acho que se não fossem os problemas de egos e coisas do passado, ela seria uma aposta excelente, já que a Fofão se recusa a voltar. Levantadora, é igual vinho, qto mais "experiente" (pra não dizer mais velha rs) é melhor.Mas enfim...

  4. Rodrigo Otávio

    20/11/2011 00:37:20

    Bruno Voloch, por onde anda Marcelle( irmã de Ana Paula) e esposa de André Heller? Ela é melhor levantadora que Dani Lins e Fabíola

  5. Lilika

    18/11/2011 22:38:13

    Querido Daniel, quando Voloch se refere nesse tom à Fernanda,não se refere ao seu talento nato, qualidade técnica enfim, suas qualidades amplamente já mostradas a todos nós durante anos, mas infelizmente, por mais que seja uma atleta que muitos admiram (inclusive eu em partes rs), tem um comportamento ético nenhum pouco compatível à sua "categoria"...muito mkt no meio, "mershan" mesmo (como diriam os meus amigos cariocas rs)...adora provocar um inferninho pra depois ficar com caras e bocas na imprensa, fazendo-se de vítima...caso vc não se lembre, ela sempre elogiou Mari antes de Athenas-2004, porém após Athenas foi a quem mais "crucificou" Mari...isso para lhe dizer alguns podres, existem coisas mais feias mesmo mas, para preservar a imagem da atleta, muitos assuntos ficam no "backstage"...O blog é do Voloch e ele como bom conhecedor do esporte, pode ser parcial, imparcial, puxar sardinha para quem ele quiser, whatever rs - se ele (e ou seus "acessores") não aceitasse ser discordado de suas opiniões, não iriam liberar espaços para o "comente aqui", fora o filtro para os comentários sem noção que sempre um(a) retardado(a) solta aqui rs...detalhe: respeito e muito a história de Fernanda (como eu disse eu a admiro) mas sua história é bem "manchada" pelo seu comportamento, ate digo que se não fosse por ele (o comportamento) todos nós estaríamos tirando o chapéu para ela...rs - espero não ter te ofendido, não é essa a minha intenção rs - bjs

  6. Daniel Chagas

    16/11/2011 13:50:46

    "Menos Fernanda Venturini, deixo o leitor tranquilo."Como sempre, generalista. E como muitas vezes, grosseiro.Não gosto da forma como escreve (estilo bem pobre para quem tem tantos anos de experiência como jornalista) e dicordo de muitas de suas opiniões. Mas nada disso impede que eu leia os seus posts, quando sobre voleibol.Acho, Bruno Voloch, que você tem que entender que o leitor do seu blog nem sempre o visita assiduamente porque pensa igual a você. Lhe dar com contrapontos e expor discordâncias é saudável e de grande direito.Portanto, saiba de uma coisa: muitos aqui respeitam a história da Fernanda Venturini e acham que o seu desdém em relação ao trabalho dessa jogadora é, no mínimo, desrespeitoso.Não crie frases que insinuem que Fernanda é uma jogadora qualquer. Pois não é. E todos sabem disso.A sua opinião pode, sim, ser a mesma da de algns de seus leitores. Mas não a de todos.

  7. Vendaval

    16/11/2011 12:41:05

    A solução é a volta da Fernanda Ven"TUTU", ou para muitos a SUCURINI!!! Ela é a The-BEST!! Vamos fazer campanha de Venturini! Acredito que pior não fica!

  8. NilSilva

    16/11/2011 11:26:56

    Concordo com Voloch que não temos uma unanimidade como levantadora, mas não é só isso. O momento não é bom, mas não precisava ser tão ruim. No volei moderno todos sabem que o saque é o primeiro ataque e no Brasil o saque é apenas para colocar a bola em jogo, ineficiente e contra o Japão ainda batiam o saque nas mãos da líbero, uma das melhores do mundo e isso são toques que devem vir do banco, da comissão, em cima de quem cobrar o saque. A japonesas e todas as outras seleções procuravam quem na hora do saque? A Maria, é claro, que nunca foi uma exímia passadora. A impressão que dava ao assitir os jogos era que as meninas tinham tomada alguma água com sonífero, pareciam umas baratas tontas em quadra, batendo cabeça. Já vimos do que essas meninas são capazes, mas me pergunto se foram convocadas as melhores jogadoras ou estamos cometendo o mesmo erro do masculino, que insiste com Marlon e Bruno ao invés de dar uma chance ao Rafael Oliveira, levantador do Trentino, tri campeão europeu e eleito, pelo menos duas vezes, o melhor do torneio.Talvez seja hora de mudanças além de um milagre para que essas meninas não se desastabilizem emocionalmente com a frequência e facilidade com que tem acontecido.

  9. cecília bueno

    16/11/2011 10:39:00

    Fernanda? a Venturini? Lembra quem era a levantadora daquela seleção que perdeu para a Rússia no set point???

  10. Daveiz

    16/11/2011 09:16:20

    É verdade, falaram da "amarelada" da Mari, mas esqueceram da sua importância no ouro olímpico.Esporte não são só vitórias. E os outros não têm direito de vencer? Já viram algum atleta 100%? Que não se estressa?Calma gente, temos time para fazer bom papel na Olimpíada, mas não somos invencíveis. O que estas meninas já fizeram pelo Brasil precisa ser reconhecido.

  11. givanildo

    16/11/2011 08:58:21

    PARABÉNS ADENIZIA, JUCIELY E ZÉ MANÉ GUIMARÃES COM SUAS DUAS MEDALHAS OLIMPICAS, ESTADO UNIDOS E ITALIA TREMIAM QDO VIAM VCS 02 CENTRAIS DE BAIXO NIVEL QUE NEM CONTRA O JAPÃO ATUARAM, DEIXARAM CARL GATAZ MAIS EXPERINTE NO BRASIL E LEVARAM ESSAS ODUAS AMADORAS INUTEIS, GRAÇS VÃO ASSISTIR OS JOGOS OLIMPICOS PELA TV É POR ISSO QUE NENHUMA SELEÇÃO EUROPÉIA CONTRATA NENHUM TECNICO BRASILEIRO ELES NÃO SABE TREINAR NINGUEM JA MADARAM ZÉ ROBERTO QUE ATUA NA ITALIA PRA TURQUIA TALVEZ PRA VER SE ELE FICA SOTERRADO NOS TERROTOS QUE SÃO FREQUENTES. MUDANÇA JA DE TECNICO A TREINADOR POR MIM NÃO SE SALVA UMA TODAS TEM A CARA DE DERROTADAS AGORA É PENSAR NAS OLIMPIADSA DE 2016 POIS 2012 JÁ ERA.

  12. marcus

    16/11/2011 08:35:05

    Bruno. Fernandinha que joga na A1 na Itália é o melhor nome para essa seleção. Zé Roberto tem que chama-la pois é agiu, e mais precisa... Fernandinha sim faria esse time jogar.

  13. Ricardo

    16/11/2011 07:31:16

    Vejo alguns comentário que ao mesmo tempo parece que estou lendo um almanaque de piada do Ari Toledo,São Críticas sem motivos contrutiveis.Primeiramente um bom entendedor de qualquer esporte tem que saber aceitar a má fase da equipe,obviamente que com os jogos Olímpicos batendo à porta ninguém quer ver o time decair.Mas então Vamos lá,O mal são as levantadoras segundo a matéria postada!!!De fato realmente ambas não conseguem manter um jogo firme e olha que acompanho sempre e é notável o baixo rendimento.Aí as pessoas ficam falando,por que Fernanda Venturini ,teve duas olímpiadas e não tem ouro,por que Fofão é campeã olímpica etc!!!Cuba é tri- campeã olímpica e oque isso influência?Nada,passado não garante ouro futuro,brasil precisa realmente renovar esta equipe e olha que temos ótimas ponteiras,centrais,opostas,"líberos"(Fabizinha ja deu oque tinha que dá).Mas pelo campeonato de Clube que a Brait fez sabe se Deus se não tremeria em ser titular.Mas se o Brasil não se garantir nesta copa do mundo,certamente não teremos volei feminino em Londres,por que com esta qualidade que a Seleção vem mostrando fica dificil mesmo ....Mas vamos Crêr..

  14. claudio

    16/11/2011 02:07:06

    FORA QUE A MARI QUE TEM 1,88M CONSEGUE LEVAR TOCO DA TAKESHITA QUE TEM 1,59M. REALMENTE A MARI TÁ JOGANDO O FINO.KKKKKKKK

  15. Maximiano Albuquerque

    15/11/2011 23:45:55

    O momento é de crise, mas devemos observar as últimas competições em que o Brasil disputou. Pan, Olimpíada, Mundial. Onde esteve sempre no pódio. Quanto a questão de volta de Fernanda, Fofão ou dar oportunidade a outras. É caso a se pensar. A copa do mundo apesar de ter expressão mundial, não se compara a uma Olimpíada. Então a comissão técnica deve arregaçar a manga. E encontrar a melhor solução pra seleção. Afinal merecemos o bicampeonato.

  16. Mauro Mendes

    15/11/2011 23:24:49

    Mudar agora faltando 8 meses para o inicio das Olimpiadas?as jogadoras agora irão para seus clubes disputar os campeonatos nacionais,superliga. Acho que não se deveria ter ficado preso ha apenas 2 opções,Fabiola e Dani Lins,no minimo, uma outra também deveria ter sido mais aproveitada. Soh agora estão falando da Fernandinha,que vem jogando um bolão na Italia, apenas não era lembrada por ter 1,73mt,a mesma altura da Fofão,da Lo Bianco,da Berg,todas excelentes levantadoras sem falar da Takeshita que é um fenomeno com seus 1,59mt.Precisamos de levantadoras talentosas não apenas levantadoras com mais de 1,80mt de altura.

  17. Ademar F. Mendes

    15/11/2011 23:14:03

    Chega de comentar, cansei...vou torcer para que ressurjam das cinzas...e que termine logo este tormento!

  18. Ivan Pedro

    15/11/2011 22:55:48

    Simples precisamos de Fofão e Fernanda de volta e ensinar para Mari a passar, pois os passes dela são um arraso, e a Fabiana acho que perdeu a vontade de jogar na seleção, vamos aproveitar mais a Adenisia ou em ultimo caso trazer Waleska de volta. Punto e basta.

  19. Mauro Mendes

    15/11/2011 22:55:09

    Deve ter sido numa entrevista exclusiva para o Cassio,pois apos ter saido da seleção a Fofão sempre declarou que não volta mais, mesmo depois de ter jogado com o Zé Roberto no Fenerbach daTurquia,ela saiu por cima,com a medalha de ouro olimpica,na hora certa pois sempre se lembrarão dela como a levantadora que conquistou o ouro olimpico e não como a levantadora que comandou o time na derrota historica por 3x2 contra a Russia naquelas fatidicas situações na Olimpiada de Atenas.

  20. Antonio inacio da silva

    15/11/2011 22:37:35

    Muito bem lembrado, pontuação como essa pra uma atacante brasileira é sonho,é irrealidade, e mesmo assim Mari levou a culpa da derrota !Acorda meu povo, chance para Dani lins e convoquem Fernandinha,na pior da hipóteses, uma levantadora de boa altura e moutra que ,ao menos , vem rendendo"na Itália ".

  21. Wilvio

    15/11/2011 21:45:11

    Realmente concordo com o Bruno, por onde anda a campeã olímpica Carol Alburquerque?

  22. @VanessaVidalll

    15/11/2011 21:23:16

    Como tem gente que ainda fala mal de Dani Lins? (eleita melhor levantadora) Onde muitas vezes salvou a seleção brasileira em momentos de muita aflição! Pra pessoas que estão falando bobagem só por que o time está numa fase não muito aproveitável. Precisa colocar a culpa na levantadora? Vocês já viram Dani Lins jogando como levantadora do SESI atualmente? Bom eu acho que não! Ela arrasa no jogo. Valeu Danielle Lins.

  23. reginaldo

    15/11/2011 21:14:54

    ze devia ter trocado o time,nao rendeu tira tem jogadoras no banco para quer?sheila,fabiana,mari e outras ja estao batidas,todos os time estudaram o nosso time,ze deveria tentar fazer o mesmo.

  24. Nelson

    15/11/2011 20:20:48

    Voloch, agora que reli seu post, vi uma frase lá sobre "entra e sai" de levantadoras que me pareceu ambíguo. Vc quer dizer entra Dani, sai Dani e entra Fabiola, e vice-versa, certo?Porque em termos de entra e sai em relação à convocação, não foi tanto assim, pois trabahamos com apenas 3 levantadoras nesse ciclo: Dani, Fabiola e Ana Tiemi.Sim, eu também acho que deviamos ter testado mais, pelo menos umas 4 levantadoras, mas agora será que dá tempo?Concordo que Bernardinho teve influência na evolução de Dani, e acho que no Sesi, com Talmo, ela pode melhorar ainda, pois acho que ele sabe trabalhar levantadores integrados ao time (vide Rodrigo no Montes Claros).E Fabíola, ao meu ver, vai jogar bem no Sollys Osasco. A linha de passe vai continuar boa, com Jaque e Brait, mais uma ponteira que poderá ser Tandara / Ju Costa / Ivna ?Meu único receio é sobre o desempenho de Dani e Fabiola quando na seleção, porque nos clubes elas entregam o que se espera delas. E elas são boas levantadoras, embora os comentários seus e de outros colegas aqui sejam mais críticos que os meus.E como testar Fernandinha, Ana Cristina, Priscilla, Rosane, Roberta, Flavinha, uma delas que seja, na seleção? Em qual campeonato?Ana Tiemi já foi testada e sabemos o que esperar dela. Ela tem pontos melhores e piores se comparada com Dani e Fabiola: Os pontos piores - É mais lenta que Dani e Fabiola, não consegue chegar de toque em passes B porque é mais alta e apresenta a mesma previsibilidade que Dani e Fabiola. Os pontos melhores - Tem mais estabilidade emocional que Dani e Fabiola, mostra melhor distribuição de bolas, saca com mais eficiência e chega no bloqueio em menor tempo devido à altura e envergadura.Ana Cristina tem habilidade e velocidade, tem bloqueio baixo mas compensa com tempo e marcação razoáveis. É meio marrenta, não sei se integra bem um grupo, mas tem talento. Tem boa distribuição de bola, mas parece ser um pouco "deixa comigo" até com o técnico.Roberta, essa gostaria de ver jogando mais, talvez em futuro breve. Não a vi jogando mais vezes e com frequencia.Priscila e Rosane, nunca as vi jogar, não posso comentar.Veja Voloch, trocar levantadora agora é queimar quem for sacada e botar uma pressão gigantesca sobre quem entrar. E Fofão e Fernanda V. não vão voltar mesmo, então uma troca agora pode fritar 4 levantadoras para sempre, sendo que eu ainda acho que não dá pra afirmar que Dani e Fabiola são as responsáveis 100% pelos problemas. A fase é ruim para todas as jogadoras.Muita calma, vamos preservar as jogadoras e planejar com cuidado essa superação da má fase.Força Brasil!

  25. torcedor do Brasil

    15/11/2011 19:34:20

    Falam da Mari que realmente nao anda bem. Aliás o time todo está desgastado, desmotivado, desorientado. Agora uma pergunta: alguem consegue explicar como a Fabiana se tornou a capitã? Se for pelo jogo não tem a minima condiçao. Nao joga nem na seleçao e nem nos times. Ma vontade é o que não lhe falta.

  26. Christine

    15/11/2011 19:26:45

    Até que enfim alguém que entende de voleibol e tem boa memória!Além de levantadas óbvias a Sra Fernanda, visilvelmente enciumada da "promessa" Mari colocou dois côcos para esta que, após 37 pontos ficou com a marca de "amarela"! Quem entende de vloei, joga ou jogou, sabe que se a levantadora quiser ela te coloca no topo ou te derruba, e eu sempre afirmo que a Fernanda que era amarela e quis, e quase conseguiu, derrubar a Mari. Que se não fosse excelente jogadora e com personalidade não conseguiria suportar todos esses anos de implicância do povão, implicância esta que, infelizmente perdura até hoje...Fernandinha conheço desde menina, jogou com minha irmã muitos anos foi para Itália pq aqui não a valorizavam pela estatura. Bem vejam a estatura da japonesa e da italiana...

  27. rodrigo

    15/11/2011 18:17:40

    o jeito é contratar uma levantadora estrangeira e naturaliz-la brasileira. não tem mais possibilidades. todas são péssimas

  28. Luciano

    15/11/2011 17:57:56

    Pessoal: Sejamos francos: essa seleçao nunca foi la essas coisas. O ouro em Pequim veio de uma série de fatores, como a presença da Fofão, por exemplo. Agora digam: quem vai ganhar alguma coisa com a Mari e a Fabi no passe e a Dani Lins e Fabíola levantando? O pior é que não tem quem passe. As que passam não atacam...O pior cego é aquele que não quer ver!!!Esse time não vai chegar a lugar nenhum. Vamos guardar força para os meninos, estes realmente têm chances.

  29. Bete

    15/11/2011 17:55:30

    A causa das instáveis atuações do volei feminino na minha opinião é tecnica/psicologica. Somente o tempo os jogos e a coerência da comissão tecncia poderão ajudar. Em um grande time todos devem se completar, e esse time perdeu grandes jogadoras, as contusões tambem atrapalham. Sem essa de Fernanda Garay, Natalia...; no lugar da Mari, são boas jogadoras, a Mari é o talento do time. Porisso sempre esperamos mais dela do que das outras, parece que o técnico também que basta ela errar duas, tres vezes ele a substitui e as outras erram a vontade principalmente a Sheila a Fabi...

  30. ECOS DO PASSADO

    15/11/2011 17:48:06

    É sério!!!...não ganhou nenhum título importante!!!...aconselho uma boa pesquisa porque sei que o comparativo para sua afirmação é a medalha de ouro em Pequim que ela não tem e a Fofão tem....mas vamos pensar o óbvio, enquanto a Fernanda jogou, em qualquer clube, na seleção, com qualquer treinador, sempre foi titular absoluta e a única brasileira considerada para ser a melhor do século... acho que ela faz falta sempre!

  31. ECOS DO PASSADO

    15/11/2011 17:44:29

    Desculpa, mas não resisti...sério! Não é possível comparar a Fernanda com outra levantadora do Brasil (do mundo já é difícil). Dani e Fabíola possuem méritos e torço por elas, mas craques aparecem aos poucos e de tempos em tempos. Amigo, em Atenas tinhamos um time com Sassá e Virna de ponta, Valesquinha e Walewska de meio e Mari na saída, jogando contra a Rússia. Mari tava voando e jogando muito, conseguindo passar pelo bloqueio russo...segundo seu raciocínio, a Fernanda devia voltar a dar bolas pra quem não estava virando...é isso! Não tem problema querer defender as jogadoras de hoje, mas vamos manter intocáveis as jogadoras que são até hoje lembradas como as melhores de todos os tempos...

  32. Nelson

    15/11/2011 17:12:13

    A má fase é uma coisa do esporte, e vamos superar isso. Eu continuo torcedor, embora às vezes fique meio chateado com o que acontece. Mas preciso reconhecer que as jogadoras me deram muita alegria antes, e se agora não está assim, é porque talvez seja melhor assim mesmo.Passar por dificuldades gera aprendizado. E para Londres podemos aprender se soubermos corrigir os problemas. A comissão técnica precisa refletir sobre o seu planejamento, e pode reverter o problema.Todas têm responsabilidade pela situação, não apenas as levantadoras. Acho que quem vai p/ Londres são elas mesmo, Dani e Fabiola. Porque se trocarmos agora, o que vai acontecer? Queimamos as que saem e colocamos um peso enorme sobre as que entram, e como elas vão lidar com essa pressão? É um risco de queimarmos quatro jogadoras em uma tacada só, sendo que o time todo está em fase ruim, não apenas as levantadoras.Vejam, não estou defendendo elas, estou apenas dizendo que precisamos ser equilibrados para criticar.Força Brasil ! Antes agora do que em Londres, porque tenho certeza que sairemos dessa situação.

  33. Nanda

    15/11/2011 16:58:06

    A seleção masculina.o Bruno está sobrando perto da Pani Lins e Fabiola,SOBRANDO.BRuno realmente é bom,está entrosado e sabe varias as jogadas.A seleção masculina não tem do que reclamar,já a feminina....Toda vez q vejo a Pani Lins titular,me dá um frio na espinha,já vejo a cara de PÂNICO da Sheilla sabendo que não vai receber bolas boas...Fabiola,tão criticada pelo blogueiro,é mais eficiente do que a sua musa PANI,que é medíocre.O Zé a chama pq não tem mais opções.O problema é entre Mari e Sheilla,que terminaram,nem s eolham mais e algumas jogadores compraram suas brigas e o grupos e dividiu.Mari está possessa pq foi triocada por um homem,isso deve doer muito para ela.Teve um louco q disse que a Pani Lins é a descendente da Fofão kkk,só louco!!! Nme a Fofão gosta da Pani,disse q prefere a fabiola,pois ela DIVERSIFICA AS JOGADAS,dá mais mobilidade,coisa que a Pani não consegue,ela é óbvia.

  34. Jose

    15/11/2011 16:55:56

    Quero retificar, eu escrevi que concordava com o Marcelo, mas era pra concordar com o Oscar Amaral.

  35. Sanro

    15/11/2011 15:20:55

    Concordo com o Marcelo Braga. Comentário perfeito. O Brasil pode não estar na sua melhor fase, mas ainda acredito que as coisas vão melhorar.

  36. helen

    15/11/2011 14:43:43

    o OSCAR AMARAL deve estar de piada onde ja seviu enaltecera MARI justamanete quando ela mais pecou POIS a culpa de perder pra RUSSIA em ATENAS E e consequentemente perder a OLIMPIADA foi ttalmente da MARI que sempre amarelava nos momentos decisivos alias ela ja deveria ter saido da seleçao naquela epoca mas esta ai ate hoje e hoje ainda eh pior pois ela nao so amarela nos momentos decisivos mas sim amarela no jogo todo vai ser pessima assim na sua casa vai MARI estamos fartos de vc suma da seleçao e se vc tiver brio tire essa tatuagem de pequim do seu braço pois vc nao merece fora fora fora fora

  37. SandrãoFLA

    15/11/2011 14:42:12

    Marcia,não gostar de alguém faz parte.Agora,injustiça é doze.Como vc diz q a venturini não ganhou nenhum título importante?Não ganhou a olimpíada,até então o maior título do Brasil,mas os demais título ela ganhou,ou quem vc acha q era a levantadora qndo o Brasil ganhou seu primeiro grand prix,à época o título mais importante do Brasil???

  38. Lilika

    15/11/2011 14:38:32

    ..Bom faz um tempinho que não posto aqui rsrsr...se o problema fosse só a função levantadora estaria mais fácil as coisas rsrs (se bem que 3 anos sem que ninguém tenha demonstrado confiança pra assumir a responsabilidade é muito tempo convenhamos) - temos jogadoras de qualidade ai (claro medidas proporções sem comparações à Fofão e Venturini) basta ter um olhar clínico um pouco mais apurado (Fernandinha, conforme o mesmo Voloch citou e ainda acho que a Tiemi tem chances sim), coisa que o ZRG tem e muito mas, não sei pq, não tem mostrado isso rs. Tivemos uma infelicidade de ver Natália sentindo as dores da cirurgia e Garay machucada, Jaqueline tbm...se Zé as tivessem à sua disposição talvez a história teria sido diferente nesse torneio, afinal podemos mudar as peças sem perder a qualidade de jogadas - fora que Nat pode ser oposto tbm dando um alivio pra Sheilla em algumas ocasiões; infelizmente Fabi tá devendo há um bom tempo, e Camilla deveria já assumir essa posição, até para a própria atleta ir se habituando mais com a equipe e adquirindo a responsabilidade que um dia Fabi tinha...Não culpo tanto as meios, afinal sem passe nas mãos não se faz jogadas rápidas com qualidade, pra fazer ponto de verdade (estou ansiosa pra ver a atuação da Fabiana no Fenerbahçe, e ver se minha constatação está realmente certa ou a jogadora já está caindo de produção)... É isso, somando-se um pouco de azar e algumas peças erradas das quais já poderíamos pensar em trocar na equipe, tem dado nos resultados que estamos acompanhando...ps...a Itália não deveria se gabar tanto assim de ter vencido o Brasil de 3x0, quando nossa seleção ganhou delas no Mundial ano passado, esse sim, foi um verdadeiro massacre rs (Aliás falando nisso: Costagrande e Picci ainda não se bicam?). Japão é perigoso, ninguém dá nada pra elas, mas no fim a Takeshita bota todo mundo pra trabalhar e deu no que deu (no GP2010 pastamos e perdemos delas, e mais por causa dessa derrota devido aos pontos perdemos o título para os EUA, e no Mundial lembrem-se que estávamos perdendo por 2x0 e por milagre, força de vontade e garra viramos..)...aliás força de vontade e garra tá faltando um pouco nessa seleção. Apesar de minha críticas, confio nessa seleção, espero que as coisas voltem aos seus eixos e ZRG volte a ser aquele cara de "olho clínico apurado" que ele sempre foi.

  39. Alex

    15/11/2011 13:48:55

    Oscar, concordo com você em relação ao jogo contra as russas. Fiquei com raiva da insistência da Fernanda e sua falta de criatividade ao levantar todas para a Mari. Mas, por outro lado, acho que ela é merecedora de crédito sim. N]ao me lembro de outra partida que a Venturini tenha ido tão mal e, para falar a verdade, pode colocar uma venda nos olhos e ir para quadra que é melhor do que as nossas duas levantadoras atuais. É só não colocar a Mari em quadra...

  40. victor

    15/11/2011 13:28:29

    É mentira a Fofão só fica dizendo que não quer voltar . Ela pode ser uma super levantadora , mais se ela voltar fica pior para o Brasil que não vai renovar nunca , eu não entendo as pessoas falam que tenque renovar , mais quando renovam ficam criticando a jogadora por falta de experiencia e mais .

  41. sts

    15/11/2011 13:09:32

    Concordo contigo. Acho que o maior problema hoje é o passe, principalmente a Mari. Excelente atacante mas péssima passadora e compromete todo o resto. Gosto muito do estilo da Fabíola, apesar de tantas críticas. Conserta muito passe ruim e quando pode inova em jogadas.

  42. sts

    15/11/2011 13:02:49

    Isso ai, torcedor tem que apoiar e reconhecer que o time passa por momentos de crise como acontece com qualquer relacionamento, imagina com tantas mulheres juntas. Acredito nelas.

  43. Marcia Fu

    15/11/2011 13:01:42

    VOLOCH DIVA!Mandou muito bem!

  44. Joaquim

    15/11/2011 13:01:09

    O mais interessante disso tudo é lembrar que o JRG foi um excelente levantador. E não podemos esquecer que nossa seleção feminina e seu técnico já escreveram uma estória de sucesso. Vamos deixar a vaidade de lado e as richas também. Tem que chamar para seleção quem está jogando bola, independente de idade. A transição foi muito mal feita ou melhor não ocorreu.

  45. sts

    15/11/2011 13:00:07

    Isso mesmo. Ela é uma excelente levantadora, inquestionável. Mas naquele que foi o pior vexame do volei brasileiro, lá estava ela errando e fazendo más escolhas. Se levantadora matasse tanto o time quanto propagam, a Rússia não ganharia nada.

  46. sts

    15/11/2011 12:56:07

    Tô contigo. As pessoas aqui estão analisando muito superficialmente. Nenhuma levantadora faz milagre sem passe. A Sheyla tá jogando pouco por receber poucas bolas. E a Mari, ótima atacante, não passa e compromete o desempenho geral. Ela como oposta se sairia bem, como foi descoberta no início de sua carreira. Já a Natália e Tandara são opostas que poderiam ser melhor aproveitadas como ponteiras. A Paula tem se saído regular no passe mas compensa com um efetivo ataque mas tem seus limites. A Jaque e Garay são completas. Essa situação vai passar, basta fazer as escolhas certas, porque talento temos de sobra.

  47. clara

    15/11/2011 12:43:06

    Para ter constância o time não pode mudar de levantadora toda hora, bem como sabemos que nosso time foi desfalcado de 2 principais jogadoras que faziam parte da recepeção e pensarmos no futuro e não atacando nossas jogadoras e comisão tecnica que já nos deu muitas alegrias.

  48. lleo

    15/11/2011 12:35:04

    com certeza as panelinhas desse tal de zé robreto são as mesmas........ rio são paulo bem feito.

  49. rafael pezott

    15/11/2011 12:29:24

    E uma pena ver a selecao desmoronando dessa maneira, mas e um fato normal e aconteceu e acontecera em qualquer selecao do Mundo quando se passa pelo processo de renovacao, mas ae que esta o erro do Brasil, tendo uma peca de renovacao como a Brait e deixar a Fabi jogando como se estivesse na praia d copacabana batendo um bolao como ela faz, nao da! Fabizinha, Dani Lins e Fabizona estao nesse conflito contra a Mari, super amigas de Sheilla elas ja deixaram claro que dividiram o grupo nesse problema pessoal das duas, certeza que a Mari esta fora das Olimpiadas, o Ze vai levar a Natalia, Jaque, Paula e Garay sua nova queridinha de porcelana, uma pena perder Mari assim depois de tudo que ela ja representou pra selecao brasileira! E sobre as levantadoras, achei q a Fabiola foi muito alem do esperado, com o passe do brasil ela ainda conseguiu jogar, melhor que a Dani que so joga com a Sheilla mesmo se ela errar 5 bolas seguidas! O Ze pecou nas pecas de renovacao e ja ta tarde pra trocar tudo pra Londres, vamos torcer!

  50. Bruno

    15/11/2011 12:21:37

    Pessoal essa seleção é show de bola. O nosso problema não é só com as levantadoras não, precisamos de uma jogadora rodada com experiência e tarimba de títulos que pode nos ajudar a superar essa fase ser capitã da equipe em Londres: ESSA JOGADORA É A WALEWSKA.MEU TIME EM LONDRES É O SEGUINTE:TITULARES:DANI LINS - LEVANTADORA GARAY - PONTEIRA NATÁLIA - PONTEIRA SHEILLA - OPOSTAWALEWSKA - MEIOTHAISA - MEIOFABI- LÍBERO RESERVAS:FABÍOLA - LEVANTADORAPAULA- PONTEIRA JACKELINE - PONTEIRAMARI - OPOSTA FABIANA - MEIO O MAIOR ERRO DA VIDA DA MARI FOI TER MUDADO DE POSIÇÃO E DEIXAR A SHEILLA APARECER COMO A MELHOR JOGADORA DA SELEÇÃO. MARI COMO OPOSTA É MUITO MELHOR JOGADORA É DECISIVA. WALEWSKA PODE NOS AJUDAR MUITO NA ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE INCLUSIVE NO FUNDO DE QUADRA LIBERANDO A NATÁLIA COMO PONTEIRA EXCLUSIVA NO ATAQUE. E TAMBÉM A FABIANA PRECISA DE UM TEMPO NO BANCO PRA ENTENDER QUE PODE RENDER MAIS NO ATAQUE E NO BLOQUEIO. TÁ JOGANDO SÓ COM NOME DEPOIS QUE FOI ELEITA CAPITÃ DO TIME.CONCORDAM COMIGO???

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso