Blog do Bruno Voloch

Rio de Janeiro ‘comemora’ fracasso de Osasco no mundial de clubes; rivalidade chega às categorias de base da seleção

Bruno Voloch

Não é segredo para ninguém que Rio de Janeiro e Osasco são os maiores rivais do vôlei feminino brasileiro.

A história passa também por Bernardinho e José Roberto Guimarães. Único treinador no mundo campeão olímpico nas duas categorias, Zé Roberto venceu Bernardinho no confronto direto na edição da superliga de 2004/05.

Desde então, os dois nunca mais se enfrentaram e a rivalidade só aumentou.

O episódio envolvendo a levantadora Fernanda Venurini, convocada por Zé Roberto para Atenas 2004, serviu apenas para apimentar ainda mais a relação deles. Hoje, como é de conhecimento geral, Bernardinho e Zé Roberto não se cumprimentam e o relacionamento é péssimo entre as duas comissões técnicas. A CBV não interfere.

A decisão de Zé Roberto de participar do Pan-Americano com a seleção A, não foi bem recebida pelo Rio de Janeiro, pior que isso, foi encarada como provocação.

O time carioca iria representar o Brasil no mundial de clubes e desistiu de jogar a competição porque ficou sem as jogadoras da seleção. O Rio gastou dinheiro e montou a estrutura para a temporada pensando no título mundial.

Mari e Sheilla tiveram seus contratos renovados, Fernanda Venturini foi chamada de volta e Natália contratada. Ganhar a superliga, embora seja obrigação, virou segundo plano e o mundial era a prioridade. Seria a chance de conquistar um título inédito e 'abrir frente' em relação ao Osasco, que nunca conseguiu ganhar a competição. Seria.

Corajoso, Osasco 'tomou' a vaga do Rio no mundial e mesmo sem as jogadoras da seleção, jogou o campeonato. Fracassou e terminou apenas em terceiro lugar.

Ninguém nos bastidores do time do Rio de Janeiro esconde a felicidade pelo desempenho ruim do Osasco. A 'derrota' foi encarada como uma vitória carioca e internamente se comenta 'que foi feita justiça'.

A rivalidade não para por aí e chega também nas categorias de base da seleção feminina onde Osasco tem Luizomar de Moura e Maurício Thomas, dirigindo as seleções juvenil e infanto. Os dois profissionais trabalhavam juntos no clube paulista.

A CBV não deve alterar o planejamento e eles serão mantidos no cargo para as próximas competições. 

O curioso, é que gente de dentro da comissão técnica do Rio de Janeiro e que trabalha com Bernardinho, 'cava' faz tempo um espaço nas seleções de base. Mas não tem chance. O perfil não agrada e as jogadoras de base se identificam com Luizomar e Maurício Thomas.

Zé Roberto sempre foi sonho de consumo dos dirigentes de Osasco, mas o treinador renovou com o Fenerbahçe e só deve voltar ao vôlei brasileiro depois da olimpíada de Londres em 2012. Mesmo assim, Zé deve dar seguimento ao projeto de montar um novo time, provavelmente em Campinas ou Barueri.

  1. Marcio

    02/08/2012 00:30:47

    Acorda cara SP ta um lixo assim como a maior parte do nosso Brasil e deixa de ser prepotente e orgulhosa.

  2. Helena

    22/10/2011 14:59:50

    Boa tarde Bruno,Como escrevi no seu bog "esportivo", vc. não publicou, sobre a fracassada medalha de bronze que o time de Osasco ganhou, não quero escrever mais sobre isso, concordo com último (22-10), comentário feito pelo Sr. KIKO, isso só gera desconforto entre os internautas. Vc. é muito inteligente e competente na sua profissão, continue assim.Vamos aguardar o mundial, esperamos a classificação tanto do feminino como masculino.Até Londres.

  3. Diogo

    22/10/2011 13:37:52

    Eu ñ acho q foi fracasso nenhum conseguimos joghar de igual pra igual com grandes equipaes com a nossa equipe praticamente inteira reserva e ainda ganhamos de uma das principais ´´seleções`` do mundo q é a equipe do Chang.Eles deviam ficar quietos pois eles nem coragem tiveram de jogar o campeonato mundial.Quem é q fracassou mesmo?

  4. KIKO

    22/10/2011 00:10:06

    Acho que devemos parar de pensar em brigas, as meninas foram otima terceiro lugar que bom, e os dois treinadores deveriam se unir e não brigar, por isso que somos um pais desunido mesmo, para ganha tem que ter união, como faz o Estados Unidos, olha o proprio nome diz Unidos, está na hora de pensar em conceitos novos mesmo, por exemplo se todo mundo se unir e acabar com os impostos exagerados daria muito certo, imagina se unir os bons pensamentos, e boas amizades entre Vernardinho e José Roberto, quantos times eles podem montar bom para ser sempre o primeiro. Um pais se faz grande quando se une, e nos estamos muito longe dessa união, é para pensar.

  5. Andre

    21/10/2011 12:14:35

    OSASCO é freguês do RJ!

  6. Lauro

    20/10/2011 21:37:38

    Rio de Janeiro WINS !!!

  7. Marcio

    20/10/2011 18:09:32

    O Osasco se reforçou com a espetacular Destinee Hooker , acredito que a próxiima superliga seja mais nivelada. O Volei Futuro tá com um time muito bom, o São Bernardo tem a Nancy Carrilo e a Lia, o Minas com as 2 cubanas e o Rio de Janeiro tem o retorno da Fernanda Venturini e a Natalia de ponteira.

  8. dheisson

    20/10/2011 17:39:37

    Totalmente infeliz essa frase do Voloch: "Fracassou e terminou apenas em terceiro lugar." Como assim o terceiro lugar mundial para uma equipe B é fracasso??? Fala sério, comentário nem um pouco tendencioso né...

  9. MANUELA

    20/10/2011 16:42:31

    GENTE PELO AMOR DE DEUS .. VIVA SÃO PAULO.SOMO A CIDADE MAIS RICA DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA ...SE SÃO PAULO FOSSE UM PAIS O BRASIL ESTAVA F U D I D O ...VIVA SÃO PAULO ... A CIDADE NEW YORK DA AMERICA SO SUL.

  10. arthur

    20/10/2011 16:40:52

    O ZÉ ROBERTO É MUITO MELHOR DO QUE O BERNARDO, PROVA QUE O BERNARDO FRACASSOU NA SELEÇÃO FEMININA E O ZÉ FOI CAMPEÃO OLIMPICO NAS DUAS SELEÇÕES.. E O QUE VALE É OLIMPIADAS E PONTO FINAL.

  11. @alcidesxavier

    20/10/2011 16:25:55

    Dizer que o Osasco fracassou é demais, o prórpio Luizomar foi para o Mundial ciente que não teria condições reais para brigar pelo título, a intenção era trazer exeriência e rodagem para o grupo, inclusive paras juvenis Samara e Bia. Osasco honrou a camisa e mais que isso representou o Brasil com luta e determinação, coisa que o RJ não teve siquer a vontade de honrar seus compromissos, mesmo desfalcados.Sinceramente esse post seu é totalmente desnecessário, e só cria mais rivalidade entre torcedores de ambos os times. #Forçou...

  12. caed

    20/10/2011 15:34:00

    concordo com vc. e minas a unica coisa que é melhor do que o Rio e SP é no pão de queijo

  13. Nelson

    20/10/2011 01:19:51

    Vamos com calma aí, Voloch, por favor. Primeiro porque Rio e São Paulo são cidades brasileiras. E o seu texto acaba aumentando uma coisa que já encheu o saco - essa coisa de Rio x São Paulo.E o pior, inflama ainda mais essa história de ZRG versus Bernardinho. Eu, por mim, não estou nem aí se eles não se bicam. Acho até que essa "competição" acaba aumentando o empenho de cada um nos respectivos times e gera resultados para o Brasil.Mas não posso deixar de comentar que quando essa rivalidade extrapola o alcance das comissões técnicas das duas seleções, e entra na esfera dos brasileiros que gostam de vôlei, aí já é uma coisa muito prejudicial.Mudando de assunto, Osasco com suas atletas, comissão técnica e patrocinador mostraram que sabem o papel que lhes cabe. Se tem um campeonato mundial de vôlei inter-clubes, e cabe a presença de um time brasileiro, então é preciso ir, pelo valor, pelo amor ao esporte e pela oportunidade de imagem ao patrocinador. Ganhar ou não é circunstância de jogo, mas a imagem é disseminada.Não somos o primeiro no ranking mundial de vôlei? Tanto no masculino quanto no feminino? Não somos um país que consegue renovar suas seleções, que revela novos atletas? Não temos jogadoras que podem mostrar seu potencial, apesar de jovens?E falando de comissão técnica para seleções de base, por quê tirar Luizomar e M. Thomas se eles sempre trabalharam com competência? E mais ainda, revelam novos talentos nos clubes em que trabalham há anos.Veja, Voloch, escrevo isso na condição de alguém que não torce para Osasco. E também na condição de alguém que sempre defendeu que deveríamos levar ao Pan a Seleção B, não a Seleção A, por uma série de motivos que já postei aqui.Valeu Osasco! Valeu Sesi! Vcs podem não ter ganho o ouro, mas mostraram integridade e legitimidade com o esporte.

  14. Paulo

    19/10/2011 22:58:29

    Sou paulista e estou cansado de ver o RJ ganhando em tudo da gente!! O Brasil ultimamente só têm se resumido ao RJ, e no vôlei não é diferente. Cansei de ser vice!!

  15. IVAN

    19/10/2011 21:31:38

    Sou osasquense e torço demais para o volei de Osasco. O terceiro lugar no mundial não foi uma derrota, foi sim uma conquista. Só uma equipe participante do evento é que poderia conquistar esse "ÍNFIMO" 3º lugar; coisa que a equipe carioca não pode. Que inveja hein. Só falta agora, as (os) cariocas desdenharem da competição, tipo A RAPOSA E AS UVAS, RSRSRSRSRS........................

  16. Lilika

    19/10/2011 21:22:19

    Só digo uma coisa: PARABÉNS para o Osasco, representou muito bem nosso país, se tivesse o time completo teria trazido o título (só pra complementar o Unilever teria trazido o título se tivesse completo, mas não teve coragem de ir...)... e MUITO BEM FEITO para o Rio de Janeiro, meteram a banca, cantaram vitória antes do tempo, "roubaram" Natália do seu maior rival, trouxe a múmia da Venturini para não passar da pontuação limite, e mesmo assim, caiu por terra...talvez foi melhor assim (vejam o exemplo do SESI, pra vcs compararem a questão de time completo)...e pra quem perdeu por 3x2 para o campeão mundial (Rabita Baku) está de bom tamanho com o time pouco rodado e sem experiência que tinha nas mãos...Acho inútil essas desavenças e briguinhas, todas essas pessoas deveriam se preocupar em desenvolver melhor o esporte no país - acho que nem Bernardinho (e sua competente comissão) nem ninguém da CBV teriam tanta coragem juntos de fazer tudo o que Luizomar fez junto ao vôlei brasileiro (e claro ao Osasco): de não permitir que um clube tradicional de vôlei feche as portas por falta de apoio do patrocinador...

  17. José

    19/10/2011 20:53:07

    Lembre-se que em vários momentos a Mari saia no lugar da central para que a Waleskinha ficasse em quadra... será que vc assistiu a SL?

  18. Marcelo- Bahia

    19/10/2011 20:42:08

    Nossa, amei a frase do nosso comentarista: "Fracassou e terminou apenas em terceiro lugar"Para uma equipe que foi com um time reserva, cheia de jogadoras com vontade e muitas demonstrando personalidade apesar da pouca idade, dizer que isso é fracasso é patético. COnquistaram o Bronze! é uma conquista sim e nao fracasso.Parabens para as super jovens inexperientes reservas guerreiras do osasco, PARABENS pela superaçao!

  19. Grega

    19/10/2011 19:20:39

    Fracassos são as mentes doentias. Que falta de esportividade!!!. Rio de Janeiro, S.Paulo , pertencem ao mesmo País. As meninas do Osasco representaram muito bem o nosso País, mesmo com o time B. Parabéns ao Osasco pelo terceiro lugar.

  20. Argonauta

    19/10/2011 19:20:20

    Olha, poucas vezes concordo com as posições do Bruno Voloch, mas, pera lá, BAIRRISTA é coisa que nunca me pareceu. Vamos analisar...será que é certo uma empresa, seja qual for, parceira do Voley feminino ser privada de suas melçhores jogadoras no momento de disputar um campeonato de nível mundial, onde sua marce teria ampla exposição, para se privilegiar uma competição, queiramos ou não de segunda expressão...Ora me poupem, desse jeito corremos o risco de matar as "galinhas dos ovos de ouro"...Ah sim, e os resultados apresentados pelas categorias de base, estão a contento?!?!?

  21. Roger

    19/10/2011 19:15:30

    Imaginando o descontrolado do Helio Grinner comandando alguma seleção de base...Coitadas das meninas! Que Deus e a CBV as livrem! ;D

  22. jota

    19/10/2011 18:52:13

    Coisa de Zé povinho, essa rivalidade só existe na torcida, que por ser o pais do futebol se comporta como a torcida do mesmo, violenta agressiva e burra. A seleção é base dos dois times, e elas se dão muito bem, isso que importa. e é claro que o Zé não liberou as jogadoras para provocar o Bernardinho. Mas engraçado seria que o Osasco obrigasse a seleção a liberar as atletas, afinal eles tem esse direito, e fosse com o time completa, daí seria engraçado.

  23. joão

    19/10/2011 18:27:24

    depois vçs reclamam que tem muita jogadora boa desempregada e que as empresas ñ investem no volei.a preparação da sel bras feminina foi totalmente errada prova disso é a contusão da jaqueline.ele podia mesclar veteranas com juvenis pra da bagagem pras meninas e msm assim traríamos o ouro e liberar as jogadoras do clube que iam jogar o mundial(sendo sollys ou unilever).ganharia os patrocinadores,as jogadoras,os torcedores e o volei brasileiro.

  24. raffael

    19/10/2011 18:22:59

    Não vi fracasso algum nesse terceiro lugar do Osasco. Foram muito guerreiras e conseguiram fazer grandes jogos contra times considerados de ponta.

  25. Matuzalém

    19/10/2011 17:20:03

    Se for verdade é simplesmente patético profissionais que deveriam torcer pelo desenvolvimemto do esporte ficarem torcendo contra determinada equipe por desavenças mesquinhas ou até mesmo bairristas. Amanhã tais equipes simplesmente transferem a sede ou simplesmente terminam e como fica a "tal rivalidade"? As bandeiras serão um suco e um desodorante...

  26. Ernesto Basilio

    19/10/2011 17:18:36

    Concordo plenamente com você. Além disso, não entendo porque a medalha de bronze é encarada como fracasso. O time reserva do Osasco não tinha como ganhar dos grandes europeus, talvez, msm de fosse o time titular do Rio de janeiro o Brasil não conseguiria vencer o Mundial. O bronze foi uma vitória para um time mto jovem e sem experiência mundial, nada de fracasso. O Rio pode até tá feliz, mas por despeito, pois na realidade o Osasco fez um ótimo campeonato, inclusive fazendo um jogaço contra o Rabita Baku.

  27. ana

    19/10/2011 16:54:06

    OSASCO é BRONZE com muita HHOONNRRAA. O Rio sempre teve dor de cotovelo do SOLLYS. Quando o ZRG resolver contar a história do casal fernanda/ bernardinho voces irão ver quem tem razão. Osasco foi, com coragem ,que nunca faltou as jogadoras e seu técnico e além da experiencia internacional trouxe mais um TÍTULO para Osasco. Parabéns com brio e raça voces reprecentaram o BRASIL mais uma vez muito bem.Parabéns SOLLYS.

  28. Marco Aurélio

    19/10/2011 15:21:11

    Concordo. Só faltou dizer que o Oscasco não fracassou no Mundial, visto o plantel que tinha à disposição.

  29. REOL

    19/10/2011 15:15:23

    QUE BESTEIRA DO UNILEVER........É MELHOR UMA MEDALHA DE BRONZE DO QUE COVARDIA........FICARAM LAMBENDO A RAPADURA........COM INVEJA!!!!!!! PARABENS OSASCO.....SE O TIME ESTIVESSE COMPLETO COM CERTEZA TERIAM A MEDALHA DE OURO........

  30. givanildo

    19/10/2011 15:10:50

    o Sesi no masculino tava completo ganhou oq? nem o bronze teve o direito a receber mesma coisa pro Solys ou Unilever no feminino se ambos tivessem completos não iam ganhar o mundial e ponto. Viram o jogo da seleção contra a fraca cuba que sofrimento as cubanas so deram trabalho porq sabem sacar melhor que as brasileiras no mas não vi nada em cuba de extraordinario apenas os erros absurdos das brasileiras. pena que as americans não estão com seu time A queria ver a desculpa que o senhor Zé Roberto ia da no caso de mais uma derrota. Critica-se muito o futebol mas na seleção Dunga so não ganhou a copa do mundo mesmo assim foi mando embora coisa que não acontece com o volei os cars perdem varios campeonatos mais so porq uma vez na vida ganhou uma medalha de ouro e o outro ganhou duas os treinadores viram deuses do olimpo.

  31. Sokoloka

    19/10/2011 14:46:33

    O Rio de Janeiro JAMAIS ganharia o Mundial de clubes. Não acho que o Osasco fracassou, as jogadoras foram guerreiras e o 3° lugar foi muito digno. Ridículo é o Rio ganhar a Superliga e não ter coragem de dar as caras no mundial. O Osasco tb tem suas principais jogadoras na seleção. Pera lá, o Rio é que foi covarde.

  32. TavinhoNATAL

    19/10/2011 14:07:53

    Já cansei da forma retrógrada que comandam e a cada dia que passa so vejo erros de ambas as partes, não to nem ai pra clube A ou B o que me preocupa mesmo é uma zona de conforto que ambos têm dentro das respectivas seleções masculina e feminina. Espero que após o proximo ciclo olímpico eles deem "Adeus" de uma vez por todas as seleções, afinal as conquistas estão diretamente ligadas a tradição e o talento de nossos atletas...

  33. haus

    19/10/2011 14:01:14

    Como assim? Não é evidente o conceito de fracasso diante dessa situação umas vez que coragem é disputar um campeonato mundial de alto nível com jogadoras reservas e conseguir um terceiro lugar diante de times que foram com força máxima. Nessa situação vejo que essa frase encaixa-se bem: ´´Mais vale a lágrima da derrota, do que a vergonha de não ter lutado´´ e também estes apontamentos contidos no livro TRANSFORMANDO SUOR EM OURO, fracasso: alegria sem a sensação do dever cumprido (Bernardo, 2006) Sucesso: ´´ vitória não é mais importante do que a certeza de termos feito todo o esforço para conquistá-la (Bernardo,2006).Então tirem suas conclusões se a coragem do Sollys hoje é significado de fracasso ou vitória.

  34. junior

    19/10/2011 13:52:49

    SOU MINEIRO, E O RIO DE JANEIRO NUNCA VAI SER MELHOR EM NADA DO QUE OS PAULISTAS, O RIO DE JANEIRO SÓ É MELHOR DO QUE SÃO PAULO NA BANDIDAGEM!

  35. silviano

    19/10/2011 13:38:33

    FRACASSO? QUEM FRACASSOU FOI O RJ POR NÃO TER IDO...TIME DE SOBERBOS!!!!!!!!!!!!!!!! SABENDO QUE NEM NAS SEMI FINAIS CHEGARIAM TRATARAM LOGO DE DESISTIR!!!!!!!!!

  36. Akemi

    19/10/2011 13:21:34

    Gente, parem de recalque com o Ruimomar rs, ele foi prata no juvenil. O Brasil foi invicto no mundial, só perdeu na final para a Italia que tinha aquela girafa corcunda e a irmã da Bosetti, se as meninas não estivessem tão nervosas, elas ganhavam o ouro, mesmo pq já tinham vencido da Italia na fase de classificação por 3 x 1. O Ruimomar não é tão mal assim.E o Osasco foi bronze no mundial, Fracasso foi o Sesi com os titulares, Murilo e cia não ganharem nada, vergonha!!!.

  37. Anderson Ricardo Falvo

    19/10/2011 13:09:03

    Bom não vi fracasso nenhum do time do Sollys/Osasco elas fizeram até mais o que podiam...Foram demais as meninas principalmente a Samara com apenas 19 anos enfrentamos um time que tem Natasha Osmocrovic com quase 40 anos...Simplesmente brilhantes...Parabéns meninas!!!!Agora vamos falar realmente quem fracassou que com certeza foi a Unilever/Rio de Janeiro que pior não confiam nas atletas que tem sem ter as das seleção brasileira...Agora me fala Bernardinho teve ética profissional?Claro que não porque um time não é só formado de estrelas e sim de coragem,garra,determinação e acima de tudo a confiança do técnico em seu elenco coisa que o Bernardinho e a comissão técnica não tem sem as "estrelas" da seleção...Agora vem comemorar o "fracasso" do time do Sollys/Osasco desculpe meninas e comissão da Unilever/Rio de Janeiro vocês sim são o verdadeiro fracasso.... Deveriam e devem ter orgulho dessas meninas do Sollys/Osasco porque elas são guerreiras,determinadas e principalmente corajosas coisas que as do Rio de Janeiro tremeram na base...Então pensem bem que é o verdadeiro FRACASSO...Tenho certeza que mudarão de opinião!!!!

  38. Akemi

    19/10/2011 13:08:53

    Numa primeira leitura, chega a assustar o seu post, mas revendo com atenção, dá pra ver as verdades nas entrelinhas. Existe a rivalidade RJ/Osasco e respectivos staff e do Berna com o ZRG. Acho que a rivalidade vem antes ainda, qdo o ZRG treinava a Fofão no Pão de Açúcar/Colgate e já tinha um lance com a soberba Venturini.Bruno, arrasou!Porém, Achei meio exagerado que a campanha do Osasco tenha sido um "fracasso": pois o Osasco foi com base do juvenil, com Samara e cia, de rodadas, só tinha a Adê e Ivna, esta ainda muito jovem..E o ZRG falou na Recod que levou o time principal para dar entrosamento entre a Dani e a Fabiola com as atacantes. Acho que ele queria aproveitar ainda para por a Mari, que vem de contusão e a Jaque pra jogar. Se não tivesse acontecido o problema com a Jaque, seria a Naty, que operou a canela, ele queria fazer elas se entrosarema com a Pani e Fabiola. Vai aproveitar para observar quem será a levantadora titular na copa do Mundo e em Londres. Vai ser a ultima chance da Pani Lins..E se a Venturini arrasar na Superliga?

  39. Fernando Adilio

    19/10/2011 13:02:29

    O Unilever tbm não seria campeão...Assim como o SESI não foi campeão, assim como o Osasco também não seria campeão.Em se tratadno de Volei Femino, a única equipe que tem titulares e reservas de peso é o VF que tbm não é certeza que seria campeão

  40. Marcus Vinícius

    19/10/2011 12:54:12

    Realmente o 3o lugar foi um fracasso. Concordo com o Bruno nesse ponto. Está aí a diferença entre as comissões técnicas dos times em questão! A Unilever JAMAIS aceitaria ir sem suas principais jogadoras e o que o Sollys fez, foi dar um tiro no pé. O terceiro lugar para a Unilever não vale NADA, o que ela quer, é ser CAMPEÃ MUNDIAL!!! Não é possível que o Luizomar tenha pensado em levar o título com as jogadoras disponíveis. Espero que a Unilever invista na próxima temporada para o Mundial, pois ninguém tem dúvida de quem vai representar o Brasil lá! Ah, e o Sollys seria um time à altura da Unilever se não tivesse o técnico que tem...

  41. Amante do Volei Brasileiro

    19/10/2011 12:51:23

    É meu povo! É com pensamentos destes que o volei brasileiro só tem a perder! Enquanto isso times do Azerbaijão e Turquia estão crescendo cada vez mais! Vamos parar com essa picuínha barata e trabalhar em prol do volei brasileiro! Dúvido que se fosse um time dos Estados Unidos que tivesse perdido, outro rival americano ficaria vibrando! O que falta ao brasileiro é amar o Brasil!!! Ah! Espero que desta vez publiquem, por favor.....Viva o BRASIL!!!

  42. Jorge

    19/10/2011 12:46:49

    Não foi só o Zé q não liberou as jogadoras, q, no caso, incluem Jaque, Thaisa, Fabíola e Tandara, do Osasco, o técnico dos EUA fez o mesmo, e Osasco não pôde contar com a Hooker. O Sesi foi c time completo, e voltou sem medalha. O Osasco, pelo menos, foi com time reserva e trouxe o bronze. Seria muita audácia acreditar q poderia ganhar dos times europeus. Pelo menos, o patrocinador ficou feliz, q ficou seu produto brilhando sem pagar nada pela propaganda gratuita.

  43. Patrick

    19/10/2011 12:42:00

    Não ligue BV, ano que vêm a superliga masculina será nossa ...o RJX tá chegando paulistada invejosa.

  44. Uziel Rodrigues da Silva

    19/10/2011 12:39:26

    Meu Deus!!! Se o Ze Roberto é egoísta, então o casalzinho Berbardinho e Fernandinha são o que santos.Pelo amor de DEUS gente arrogância, prepotência, ignorância esses são apenas alguns pequenos adjetivos para definir esse casalzinho de "simpaticos seres humanos" chamados Berbardinho e Fernandinha .Pronto falei novamente.Abs,

  45. junior

    19/10/2011 12:36:22

    bom mesmo é o campeonato carioca de volei e basquete uma vergonha som tem 2 times profissionais o resto é semi amador .o bahiano de volei é bem melhor.

  46. Carlos (Recife)

    19/10/2011 12:27:59

    Se houve birra, foi do Bernardo. Com a atitude que ele teve talvez não tenha percebido que, na verdade, só menosprezou as jogadoras do seu próprio elenco, prováveis reservas de Mári, Sheilla e Natália. Caso ele perguntasse às demais jogadoras de seu time (incluindo as reservas) se elas queriam disputar o mundial de clubes mesmo desfalcadas das atletas da Seleção, acredito eu, elas não titubiariam em dizer que sim. Louvável foi a atitude do Sollys que, embora sem as atletas principais do time, quis disputar o campeonato e, ainda assim, saíu como a terceira melhor equipe da competição.

  47. Matuzalém

    19/10/2011 12:02:46

    Se for verdade é simplesmente patético, porque não foi Rio nem São Paulo que representaram o Brasil numa competição de nível mundial, foi o clube do BRASIL, independente de sua localização regional.O que é mais ridículo dessa rivalidade é que daqui a pouco os times acabam, trocam de nomes, até mesmo de cidade, e ninguém mais vai lembrar. A bandeira da Unilever é o desodorante e a do Sollys é um suco...

  48. Drezilia

    19/10/2011 11:49:27

    Grande coisa, Natalia ta machucada, Sheilla anda meio xinfrim há vários jogos e só a Mári, a despeito dos tocos, está bem. E tem Jucy, mas essa nem conta.

  49. Newcastle é nóis

    19/10/2011 11:48:27

    Só fala do Rio de Janeiro, Osasco e Vôlei Futuro. Tá também meio carioca esse post. Acho que tem outras equipes na Superliga.- ZÉ ROBERTO É O MAIOR TREINADOR DE VÔLEI DO BRASIL, MUITO MELHOR DO QUE O BERNARDINHO.

  50. JoséLio

    19/10/2011 11:46:06

    Juro que ainda não entendi,falta clareza e IMPARCIALIDADE...SOU UNILEVER,TOORCI PRO SOLLYS NO MUNDIAL E EM MOMENTO ALGUM A EQUIPE FRACASSOU,FORAM GUERREIRAS.cada dia que passa este blog se torna apenas uma arma de agressão contra o nosso volei.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso