Blog do Bruno Voloch

Não foi e não será mais como nos velhos tempos, mas Brasil e Cuba valeu o ingresso

Bruno Voloch

Finalmente um jogo de nível razoável no Pan-Americano.

O vôlei parte para as quartas de final e até então não tínhamos assistido um jogo sequer que valesse o ingresso. Não que esse Brasil e Cuba tenha sido o jogo dos sonhos, muito longe disso, mas mereceu algumas linhas do blog sobre a competição.

A seleção brasileira foi exigida nos 4 sets e precisou jogar, diferente da partida contra o Canadá, para vencer Cuba.

Paula Pequeno e Mari, tirando o segundo set, foram as melhores jogadoras do Brasil. Nossa seleção sofreu com o passe e o time cubano foi muito efetivo no saque, fundamento nosso que não funcionou em nenhum momento da partida.

Fomos melhores no bloqueio, mas Cuba deu um certo trabalho também na rede, mas do que o previsto. Fabiana, apesar do apagão no segundo set, teve ótimo aproveitamento no bloqueio, longe a melhor do Brasil em quadra.

Cuba me surpreendeu pela disposição tática e a regularidade de Palácios e Carcáces. Cuba errou demais e exatamente por isso não conseguiu levar o jogo para o quinto set.

Nem de longe o Brasil e Cuba de hoje lembra o grande clássico dos anos 90. Nossa seleção é muito superior em termos técnicos e não pode perder para Cuba. Aliás, não pode perder para Cuba e muito menos deixar de ganhar o pan-americano. Pelo que infelizmente vi até agora do time B para C dos Estados Unidos e de Cuba, a seleção tem tudo para apagar a decepcionante derrota e a frustraçao de 2007.

  1. Luiz

    20/10/2011 09:34:44

    Olha... Desejo tudo de bom pra Jaqueline, que ela tenha uma excelente recuperação, seleção está um pouco melhor agora.A galera aqui pega no pé, mas também com toda razão. As bolas que a Dani Lins tem levantado é de chorar. A Sheila não esteve bem na partida contra Cuba, mas o que era as bolas que ela recebia? Nem Sokolova consegue jogar recebendo jaca e bola baixa. Mari também não está finalizando bem, quem merece elogio tem sido a Paula. Não entendo porque a Garay não fica no lugar da Mari de titular, pois tem passe melhor, ataque melhor, e o bloqueio se não for melhor é igual.

  2. Mauricio

    19/10/2011 21:05:56

    Eu fico apavorado com as "jacas" da Pani Lins. Realmente fico irritado com essa levantadora, bolas baixas, bolas fora de tempo, bolas estranhas... Infelizmente Fofão, faz muita falta nessa seleção, que tinha tudo pra dar um coco nas cubanas. Mas sem levantadora não dá mesmo. ZRG, pelo amor de Gzuis, procure uma levantadora urgentemente ... a Copa do Mundo está aí e com a Dani Lins , infelizmente não dá. Até estava levando fé nela, mas essas ultimas apresentações tem me deixado atônito e sem graça de ver ela jogar. Fabizona acho que não fez mais que a obrigação, tinha que parar as cubanas de qualquer forma e mesmo assim Carcases e Santos ainda deram trabalho. Sheilla, infelizmente esteve apagada muito mais por conta das levantadas horrorosas de Pani Lins que por ela mesmo.Levantadoras do Brasil, uni vos, por favor!

  3. Andre

    19/10/2011 10:46:48

    Disse tudo Lauro! Encorporar o time campeão olímpico que e! As vezes ate me esqueco disso quando assisto aos jogos! Quanto a Sheilla, era bem mais efetiva antes do q agora q ta namorando aquele loirO lindo!

  4. Lauro

    19/10/2011 09:05:00

    O que se esperava era uma vitória tranquila do Brasil por 3 a 0 colocando o jovem time cubano no seu devido lugar, ou seja entre o 9º e 12º no mundial do Japão.O Brasil deveria ter a postura e autoridade de um time campeão olímpico, deveria botar medo nas adversárias, no entanto não vi nenhum medo nas cubanas, elas estavam bem descontraídas e acreditando que poderiam vencer o Brasil. É isso que falta na seleção do Brasil, incorporar a personalidade de um time campeão olímpico!

  5. Sokoloka

    19/10/2011 08:57:39

    Durante varias vezes nesse Pan eu percebi que a Sheilla simplesmente passava a bola de toque porque o levantamento nao dava pra bater...assim é dificil jogar contra EUA e os demais ne...talvez ganhemos da Argelia e do Quenia de 3-2 apertado desse jeito.

  6. Sokoloka

    19/10/2011 08:55:47

    Venturini é com i no final gata. E outra coisa, esqueçam essa mulher. Acabou. Ela teve todas as oportunidades e simplesmente não quis. Em Sydney 2000 ela poderia ter integrando a seleção, mas não o fez. Estava no auge da carreira ,entrosada com meio time e não foi. Problema é dela. A Fofão reinou absoluta com 1 bronze e 1 ouro na frente dela. Sorry!!!

  7. Sokoloka

    19/10/2011 08:53:04

    Ela é uma oportunista, isso sim! Ta aproveitando pra fazer uns contatos e abocanhar uma noitada com alguns dos nadadores...boba ela não tem nada. Daqui a pouco vai pedir pra dar uma conferida nas malas deles...eu heim...

  8. Sokoloka

    19/10/2011 08:25:30

    Isso mesmo, todo mundo amarela. A Mari amarelou em 2004, a própria Paula no Pan de 2007. E a Garay já estreou no Grand Prix desse ano, com muita responsabilidade e correspondeu além das expectativas...passou como nenhuma ponteira, e olha que no Japao o tecnico nao deixava ela na linha de passe. Muito boa a Garay, ela está no caminho certo. Na hora que as ponteiras amarelarem, ela será a segunda Sassá, ou seja, a jogadora que vai entrar para dar conta do recado.

  9. Akemi

    19/10/2011 02:13:17

    O problema continua sendo as Panis da Lins, qdo ela levanta bolas baixas pra Fabizona e Thaisa, e pior ainda qdo ela faz jogadinhas marcadas. Não entendo pq o ZRG não bota a Fabiola, que é muito mais arrojada e tem mais leitura de jogo que a Pani? A Lins, na final do Gran Prix jogou o óbvio, qdo as americanas, as mais aplicadas taticamente no mundo, tinham estudado todas as jogadas do Brasil e a Garay já não era o elemento surpresa, a Pani fazia o feijao com arroz e deu no que deu, um monte de toco. Teve tb a pani na Fabizona, jogou pra caramba no 4o. set mas nos outros 3 fez 2 pontos apenas. A final vai ser BRA X CUB e tomara que Sheilla e Fabizona voltem a jogar ... Pq os EUA estão com um timinho C onde a melhorzinha é a Barboza, imagina rs...

  10. Akemi

    19/10/2011 02:10:50

    Com a volta da Gyselle Silva e da Santos o time de Cuba deixou de ser vulnerável e inexperiente, e o time evoluiu e fortaleceu por causa delas. Adorei ver a Paula voltar com a raça de 2008, calando a boca de muitos, passando, defendendo e batendo com sangue nos olhos, ri muito quando ela gritou na cara da Cleger , devolvendo as provocações das cubanas que poucos viram mas ocorreu sim rs. Ar-ra-sou! Certo que com os torpedos de Carcaces e Santos ela não conseguiu passar em todas mas pelas estatísticas, ela foi melhor que a Fabi no passe (18 excelentes) e nas defesas (8 EXCELENTES). Só falta a ela ter mais esperteza pra explorar o bloqueio na mão de fora qdo não estiver em condições de bater, como fez a Mari, que foi muito inteligente e deu umas exploradas tipo a Del Core e a Ebata , pq não adianta querer cravar qdo vem aquelas jacas..

  11. nathalia

    19/10/2011 01:17:08

    olá!concordo com tudo que vc falou, mas só preciso fazer uma pequena correção: a SFV foi campeã olimpica em 2008 pequim.Um abraço

  12. Alex Heller

    18/10/2011 23:16:29

    Não aguento mais essa história de que o Barsil devia ir com time B ou juvenil!!! O Pan são as olimpiadas das américas e o Brasil faz certo de ir com a equipe principal!A nossa equipe (principalmente as levantadoras) precisam de rodagem e n enhum amistoso seria igual ao jogo de ontem com Cuba ou mesmo coma Rep. Dominicana.Deixa a equipe C para os Estados Unidos. Tomara que fiquem em 4º!Cuba, mesmo nos anos 90, sempre foi com a seleção princial e nunca ninguém se machuou por isso!!!!! Porque uma medalha sempre foi importante pra elas!

  13. Alex Heller

    18/10/2011 23:10:36

    CONCORDO COM TUDO!!!!!!!!!!!!A Record tem muito a aprender com a globo!!!! Espero que aprendam até as olimpiadas......E isso não vale só pro volei,,,os narradores da natação apresentam o vencedor de uma ma eliminatória como um record mundial!!! E o que é o Xuxa coimentando??? E a Virna que não acerta um concordância de número....Aquela torcida dos atletas na vila panamericana não dá!!!!! e eles ainda se orgulham do que estão fazendo, dizem que nunca niguém fez isso antes!!!!

  14. José

    18/10/2011 22:55:36

    Tem que melhorar logo, joguinho mais ou menos. Devemos lembrar que o primeiro jogo da copa do mundo é contra os EUA, se jogar aquilo que vimos contra Cuba, vai iniciar a copa com um toco. Até que rimou,kkkkk

  15. José

    18/10/2011 22:52:58

    Foi jogo disputado porque o Brasil não jogou o que deveria. O saque brasileiro é medonho, o que é aquilo da Paula, daquele jeito deveriam dar direto o ponto para o time adversário. E os contra ataques, não põe uma bola direto no chão, tem que ficar no pingue pongue e contar com os erros do adversário. A levantadora tem momentos muito bons e momentos de apagão. A reserva mais rí na quadra do que levanta, não entendo. O passe é sofrível, a Mari é fantástica, mas tem que fazer um intensivão de passe urgentemente, gente não entendo, treina, treina, treina e treina de novo e não melhora. Por favor, naturalizem a Carcaces e aí teremos uma jogadora que desse a pancada pra resolver o problema. Afinal, a gente precisa de uma Gamova, Bracosevic, Hooker, porque nossa Sheilão tá muito óbvia. Os MVPs desse ano que ela ganhou foi pelo nome e não pelo que jogou.Adoro a seleção, mas...

  16. anderson

    18/10/2011 22:40:48

    todos aqui estao criticando a record, relamente o locutor e a virna estao deixando a desejarmas se vc a globo com certeza nao ia transmitir esse jogo, e depois achei jogao e cuba me suprendeu pois achei que ia ser um 3 x 0 facil.e mari e paulo jogaram muito bem e este blogueiro so fala asneiras, falar mal deste pan.e parabenizo a record por ter comprado os direitos de transmissao e ter a coragem de mostras ao vivo, coisa que globo nao faria com certeza.e como o erros que se aprende e corrige as falhas..

  17. sandro

    18/10/2011 19:59:07

    PAULA foi disparado a MELHOR EM QUADRA: LÍDER NATA! Chama a responsabilidade para si e leva o time todo com ela na sua empolgação! O Brasil não deve sacar viagem não, pq os erros são muitos, muito mais vale o saque tático e aproveitar o potencial do BLOQUEIO, DEFESA e CONTRA-ATAQUE, do que dar pontos de graça sacando forçado! Paula parabéns pela excelente partida! Só queria ver a VENTURINI nessa seleção, seria um espetáculo!

  18. MANÚ- EDUCAÇAO FISICA.

    18/10/2011 19:55:38

    O ATAQUE DA MARI ESTA RESOLVENDO, AGORA O PASSE É MUITO SOFRIVEL ! A PAULA DEMONSTROU GARRA + NAO CONVENCE SOU + A GARAY, VAMOS ESPERAR A NATALIA, BEM RECUPERADA ELA PODE SER PONTEIRA TITULAR....A DANI JUDIA MUITO DAS ATGACANTES ! BOM VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER ! ACREDITO NO OURO ! AGORA FOI BACANA VER A RUIZ LA TORCENDO ELA FAZ FALTA A CUBA, APESARF QUE CUBA JOGOU MUITO ..CARCACES = CARRASCA..

  19. Rayporteirinha

    18/10/2011 19:24:55

    Caroi Bruno,O Grande Zé Roberto me desculpe a estratégia de saque. Simplesmente não dá para explicar o porque da insistência durante os quatro sets se não surtia efeito algum. Outro ponto: em que pese a antipatia que vc tem pela levantadora Fabíola, acho que ela acrescentaria muito no bloqueio e apesar de não ser muito precisa nos levantamentos mudaria completamente a cara do jogo. Abusaram de bolas na entrada quando a Dani estava no bloqueio. Outro fato comentado aqui foi a péssima distribuição: a Dani Lins conseguiu, como poucas, anular os potentes ataques das nossas centrais e da Sheilla. E eu que achava que ela estava evoluindo muito.

  20. Rayporteirinha

    18/10/2011 19:21:02

    Concordo com vc. A Record abusou do amadorismo. Achei que não ia ver o final do jogo, pois mostravam apenas a vila panamericana. Quanto ao comentário sobre o recurso da Dani Lins, isso foi realmente sofrível. Até quem está começando sabe que aquela bola seria o ÚNICO recurso da levantadora. Seria demais se ela tivesse levantado com uma das mãos para Sheila na saída/fundo.

  21. Gabriel

    18/10/2011 19:09:19

    Paula Pequeno perfeita na recepção e defesa!!Chamando o jogo pra sí!!!!A Mari precisa melhorar o passe pq no ataque tá top!!

  22. Sérgio Castro

    18/10/2011 18:03:21

    É isso aí Paulo. Saque-pancada no Brasil!!. O Brasil devolve saque-moleza!! Será que a seleção não sabe mais sacar?. O Zé quer, com o Pan, preparar o Brasil para o campeonato mundial. Olha, vai ter quer treinar muito... As meninas parecem que esqueceram como joga o vôlei... principalmente o saque. Se não tivermos um saque mais consistente e se não conseguirmos um nível técnico muito melhor do que estamos apresentando, ficaremo longe do pódio.

  23. CICINHO

    18/10/2011 17:47:02

    Pena é a transmissão da record, nessas horas é que damos valor ap globo,quem ta acostumado a acompanhar tudo ao vivo,agora tem que se contentar com mais de 1000 replays de ginastica ritmica e com uma camera nada a ver na vila panamericana que só entra pra atrapalhar rarissimos lances ao vivo que valem a pena acompanhar... uma lastima! será q nao teremos sportv em londres 2012? PELO AMOR DE DEUS!!!!!!! SPORTV JA

  24. Almiro Gomes

    18/10/2011 16:57:00

    Ainda com essa: Dani Lins não tá pronta! Fala sério! Com um passe horrivel ela fez verdadeiros milagres.A Mari e Paua Pequeno devem suas excelentes atuações a levantadora Dani Lins.O Brasil vai decidir o ouro contra os EUA.Força Brasil!

  25. Amante do Volei Brasileiro

    18/10/2011 16:33:03

    Pois é, foi isso que comentei logo abaixo. Concordo com vc, O Brasil está com um saque muito fraco! Até minha avó que jogou volei saque mais forte! A Tandara tem um saque potente e nada de sacar.... zé acorda!!!

  26. Eros

    18/10/2011 16:28:39

    Paula, Paula, Paula, Paula e Paula, não é a mais forte, não tem o ataque mais alto, mas é de longe a jogadora mais raçuda, a mais vibrante, emociona mesmo vê-la jogar, deveria ser a capitã da equipe, com todo respeito a Fabiana, mas a Paula chama a responsabilidade pra si, levou cinco bloqueios, levou sim, pois foi a mais exigida e a mais eficiente, sinceramente não gosto do Volleyball da Mari, e nem da sua postura em quadra, um pecado deixar a Garay no banco, e coloca-la na hora do pega-pra-capa, claro que entra insegura. Está na hora de dar uma oportunidade pra Daroit, jogadora e extremo potencial e muito futuro. Mari, Sassá e Jaqueline não fazem a menor falta a seleção, não adianta ter bom passe e defesa, porque passe e defesa excelente nenhuma delas tem, se não se tem poder de decisão no ataque, Vôlei se ganha na rede, a Rússia deixou isso bem claro nos mundiais de 2006 e 2010, parece que só o Zé roberto não vê isso...

  27. Marcio

    18/10/2011 16:15:47

    Paulo concordo com a Mari de oposta, as melhores partidas dela era como oposta.

  28. magno

    18/10/2011 16:08:32

    boa tarde,gosto muito da paula pequeno jogou muito,mas nao foi aquelas coisas nao pois pra quem vive criticando os tocos da jack a paula tambem nao fica pra tras nao pois um toco atras do outro ,bom a jack pode levar tocos mas a paula pequeno nao chega nem aos pe´s da jack na recepçao,e ainda tem gente que quer ver ela jogar contra RUSSIA vai levar a melhor dentro de quadra COM AUTOS TOCOS DAS RUSSAS,fica a dica...

  29. thalles

    18/10/2011 15:56:42

    concordo com vc,paula foi a melhor em quadra e dani lins ta muito mal nas bolas de meio e nas bolas de ponta ta sempre errando pra mari e paula...bem fraca essa levantadora

  30. Givanildo

    18/10/2011 15:09:51

    Péssima a trasmissão da Rede do Pastor Edir Macedokkkkkkkkk, sem falar nakela jornalista carente que fica pedindo abraços dos nadadores brasileiros isso é carencia ou ela ta kerendo tirar um caskinha, no futebol tem as marias chuteiras e no jornalismo tem oq como essa jornalista carente que nome se deve dá pra ela?

  31. givanildo

    18/10/2011 15:01:58

    Concordo com vc Paulo um saque forçado ajuda e muito uma seleção, coisa q o brasil não vem conseguindo com akele saque "tático" que não funciona deixa as adversarias descançadas preparadas para o contra-ataque é inconcebivel Zé Roberto não treinar o saque forçado com as meninas brasileiras elas não aguentam mais levar tanta pancada das adversarias por isso perdeu o grand prix por conta do saque muito facil pras adversarias defender nem a Mari que sacava bem hoje é um saque pra la de balaceado desse jeito as pretenções de um ouro olimpico vai por água abaixo. não troço pra que elas percam o ouro olimpico mais que melhore o saque Zé Roberto chame a Ana Moser ele vai ensinar diretinho como ter um saque forçado já que vc não sabe.

  32. Marcelo

    18/10/2011 14:58:39

    LÓGICO QUE A TANDARA ESTÁ ENGORADANDO, ELA TAMBÉM NEM JOGA!!!!ALÉM DE O ZÉ MELHORAR AS JOGADORAS NA SELEÇÃO, ELE SÓ ESTÁ PIORANDO!!!

  33. bruce

    18/10/2011 14:51:45

    Odeio o monopólio manipulador da Globo, mas tenho que reconhecer que as transmissões da Record, MEUUUUDEUS, só com muita fé.O que é aquele câmera inoportuna na vila panamericana mostrando só atleta pra lá de desconhecido. Pra que aquilo no final do último set. MUITO SEM NOÇÃO. Pior, só o narrador gritando e quase descendo pra dar uns pegas na Sheilla (o bicho se tá a perigo). rsVirna carismática como sempre, mas tem que diminuir o sotaque e tirar o ovo da boca pra falar (melhor que Leila que só fala de como era na época dela, como era os gritos do bernardinho, como eram os levantamento da sucurini, blá, blá. blá).JOGÃO! Cubanas com um força assustadora, cavando buracos na quadra. Como bloquear se atacam muita bola por cima. ASSUSTADORAMENTE FORTES, mas felizmente instáveis e inexperientes. Que continuem assim.Brasil irreconhecível. Fabiana parece que desistiu da Dani Lins, tá nitidamente desanimada. Dá pra entender mesmo, afinal, pra uma levantadora conseguir tirar do jogo a melhor meio de rede do mundo e de quebra anular a melhor oposta e melhor jogadora do planeta, tem que ser muito ruim. A DANI já teve o tempo pra se adaptar. Tenha dó, só jaca pra todo lado. BANCO NELA!!!Que bom ver Paula e Mari detonando. Craques de bola. SHOW! Legal ver a falta de paciência da Mari com as jacas da Dani Lins. JOGÃO!!!!

  34. RODRIGAO

    18/10/2011 14:37:11

    ALGUEM PODERIA ME DIZER O QUE ANDA ACONTECENDO COM A SHEILA???

  35. Rogério Reis

    18/10/2011 14:36:05

    Sem querer ser chato, e já sendo, só quero lembrar de um comentário que fiz aqui quando o José Roberto decidiu levar a equipe "A" para o Pan. Falei que o campeonato não tem nenhuma expressão, é ignorado por quase todos os grandes atletas e federações dos EUA e, principalmente, era um bobagem expor nossas atletas a um torneio cansativo, sem falar nos risco de contusões. Juro que não foi praga.

  36. Raas

    18/10/2011 14:31:23

    Exatamente, Vic! O que mais me impressionou no jofo foi a qualidade do time cubano. Logo, logo, esse time vai dar muito trabalho para ser batido.

  37. Caco

    18/10/2011 14:16:22

    Com Paula Pequeno e Mari o Brasil é bem mais forte. São jogadoras que crescem em jogos decisivos. A Garay e a Jaqueline são mais constantes e mais completas, mas nas finais ficam aquém do que se espera.

  38. Bruce

    18/10/2011 14:09:08

    CONCORDO PLENAMENTE!O saque flutuante pode até funcionar contra um ou outro time, mas muitas vezes é totalmente inefetivo com ontem!Deixa Mari, Sheilla, Fabíola e Thaisa no flutuante, pq sacam bem assim e coloca Paula, Fabiana, Tandara, Jaque, Natália e Garay pra enfiar a mão no viagem.Pra mim a FABIANA é a mais desperdiçada, daquele tamanhão e tão craque com um saque de amadora.

  39. Fred

    18/10/2011 13:53:23

    No meu entendimento, o principal problema do Brasil é a levantadora. Ainda não conseguiram achar alguém a altura da Fernanda Venturine. A fofão é espetacular, mas precisamos de levantadora de maior estatura. Esse time atual do Brasil com uma levantadora do nível da Fernanda, não tem time no mundo que vence.

  40. VF

    18/10/2011 13:46:52

    Ate que enfim um elogio a paula pequeno........ela jogou muito ontem.........ela e garay vão dar trabalho no VF esse ano....otimas ponteiras.........

  41. TavinhoNATAL

    18/10/2011 13:31:26

    Gostei muito da sua colocação pro jogo terrível de Dani Lins ou Pani Lins que inclusive deveria ter sido substituida no final do segundo set. Quanto a Tandara discordo se vc for prestar atenção cada pessoa tem um porte físico ou estrutura física diferente, ñ dá pra querer que uma jogadora de vôlei tenha porte de modelo a estrutura da Tandara assim como sua potência fisica se assemelha muito com a da Natália por exemplo, enfim ela está em forma sim, talvez vc esteja analizando-a por algum padão que ela ñ se encaixe.

  42. Fabio Costa

    18/10/2011 13:16:30

    Alerta vermelho ligado... Se jogar o que jogou ontem na Copa do Mundo vamos levar cipoada dos EUA, Sérvia... O Brasil só não perdeu o jogo porque Cuba errou demais. Esaa equipe cubana promete em 2016... Que força no ataque!!!

  43. eusei

    18/10/2011 13:09:49

    VicMelhor vc se atualizar nas regras:Empurrar de cima pra baixo, é e sempre foi condução, afinal isso é volei e não basqueteSe atualize

  44. Marcos

    18/10/2011 13:03:11

    O pior e a transmissão do jogo pela Record,alias o Pan inteiro. Nós criticamos sempre a Globo, mas tenho que quer honesto. QUE SAUDADE DA GLOBO.

  45. paulo

    18/10/2011 12:02:19

    A partida foi boa, a Fabiana ta devendo muito, a Dani não ta pronta, a Mari deveria voltar a ser oposta pois ela ta com muito medo de bater as bolas e gostaria da opnião dos meus colegas: - Vocês não acham que o brasil tinha que começar a sacar viajem forte? todo mundo manda pancada no brasil que não consegue segurar o passe, pq não fazemos o mesmo? Quantas vezes vi a Sheila sacando um torpedo quando jogava pelo minas, ela ficava um tempão no saque, temos que passar medo para as adversarias, e para termos um contra-ataque temos que sacar forte.

  46. Fabio

    18/10/2011 11:54:30

    Douglas, havia esquecido e vc foi taxativo. Sofrível a transmissão da record. O comentarista chegou ao cúmulo que dizer que a líbero estava sendo substituída pela central. E a Virna parece que tem uma bola de tênis na goela.

  47. Fabio

    18/10/2011 11:52:52

    Mais um Brasil e Cuba. Cuba não está morto e nunca estará, pois conta com o ataque mais potente do mundo. É um time físico. Imaginemos Cuba tecnicamente perfeita, seria imbatível, já que finaliza com primor. Foi quase isso que aconteceu na partida. Cuba jogou o tempo inteiro com passe na mão. E passe na mão não é vendaval, é pancada!!! Cuba perdeu pela inexperiência. É fato. O Brasil é melhor que qualquer equipe, desde que tudo funcione com refularidade, começando por um saque eficiente e um passe beirando a perfeição. Mas, o Brasil não sacou e não passou. Sem saque, sem passe e sem Sheila o Brasil é vulnerável, e muito! Digo sem Sheila, pois fico angustiado em ver a oposta sem conseguir render, pois só recebe bola ruim da levantadora. Sofrível a atuação da Dani Lins. Conseguiu auto-anular a maior jogadora do Brasil. A bola de fundo pela saída não existe. Não houve uma precisa sequer. Apenas funcionou a bola de fundo pelo meio, mas foi pouco utilizada. O time do Brasil é praticamente o mesmo de Pequim 2008, ao menos a base, pois apenas 02 peças foram trocadas, a central thaissa e a levantadora. Então por que o time não rende, pois a troca de central foi para melhor????? A levantadora não corresponde. Com a Dani Lins o time não vai ganhar Londres e vai cair na semi. ´Preocupou-se, ainda, a tática que o Zé não abre mão, a do saque tático, mesmo com Cuba passando na mão o tempo todo. Em momento algum forçamos o saque. Quem não lembra do Grand Prix, onde o Brasil foi presa fácil dos EUA???? Sem mudanças isso ocorrerá constantemente. Levantadora ruim por ruim prefiro a Carol Albuquerque que, ao menos é mais corajosa e veloz.

  48. Claudio

    18/10/2011 11:44:25

    Vc por sinal foi super parcial né...falar é facil, dificil é fazer/executar !!!

  49. José dirson

    18/10/2011 11:23:28

    Até quando o brasil vai contar com a mesma seleção???? este era um campeonato para se testar novos valores descansar as jogadoras experientes para estarem inteiras na copa do mundo como fez os EUA. a seleção de cuba está de parabéns é uma seleção super jovem está ganhando ritimo, quando o brasil renovar vai ser tarde demais me desculpe mas a paula já deu se as cubanas defendessem um pouco mais teriam ganho o jogo!!!

  50. Marcello Alvarez

    18/10/2011 11:13:40

    Caramba, que jogaço.Concordo com a força da renovação de Cuba. Acho que o 4 x 2 faz mal a elas, pois na hora H faz falta a existência de uma oposto que divida a responsabilidade com as espetaculares ponteiras.Mas,infelizmente, não dar pra ter esperanças em relação a esse time. O normal é que ele se esfacele aos poucos com essas meninas saindo da ilha pra ganhar a vida na Europa.O Brasil mostrou muito controle emocional, todas as jogadoras tendo saído com um saldo positivo da partida.Na minha opinião, a Dani precisa acertar a bola da Fabiana e também as bolas da saída de rede. A Sheilla consegui os ataques mais limpos quando a estava na entrada (o que é surreal tratando-se de uma oposto). Na saída, as bolas da Dani tem sido baixas e foras de tempo.As bolas de entrada da levantadora são muito boas e velozes, como também vejo evolução nas bolas de meio fundo.É impressão minha ou a Tandara está engordando tudo de novo?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso