Blog do Bruno Voloch

Julio Velasco, eleito melhor treinador do século XX, faz história no Irã e conquista título asiático

Bruno Voloch

Julio Velasco, eleito pela FIVB, um dos melhores treinador do século XX, segue fazendo história no vôlei mundial.

O técnico assumiu a seleção masculina do Irã em março de 2011. 7 meses depois, Velasco conquistou seu primeiro título dirigindo a seleção iraniana.

Na final do campeonato asiático, o Irã derrotou a China por 3 sets a 1 e ganhou de forma inédita a competição. O resultado classificou o Irã para jogar a copa do mundo do Japão em novembro.

A Coreia foi terceira colocada, a Austrália terminou em quarto e o Japão ficou apenas na quinta posição.

Reconhecido mundialmente melhor técnico do século XX ao lado do japonês, Yasutaka Matsudaira, e do norte-americano, Doug Beal, Velasco  fez muito sucesso nos anos 90 à frente da seleção da Itália. Os italianos ganharam 5 vezes a Liga Mundial, 3 vezes o europeu e a medalha de prata na olimpíada de Atlanta em 1996.

Velasco ainda treinou as seleções da República Tcheca e a Espanha entre 2008 e 2011. O contrato do treinador com a federação espanhola iria até 2012, mas sem verba, a Espanha abriu mão de Velasco em março de 2011.

  1. jose herbert de araujo

    25/11/2011 12:11:07

    Olha o Irã colhendo os frutos. Na copa do mundo do Japão eles já passaram por Sérvia(campeao europeu), Polônia(grande força e tradição do volei mundial), Japão(donos da casa) e ontem a brava e guerreira Argentina. Que sucesso!Magnífico. Estou fã do volei iraniano e dessa seleção. Ja sabia q em categorias de base eles ja sao bem fortes a nivel mundial, mas no adulto estao surgindo como uma futura força do volei universal. Juntou um excelente técnico com jogadores de bom nivel fisico e ávidos por jogar...e vencer. Espetacular.

  2. jose herbert de araujo

    25/11/2011 12:04:32

    Muito bem colocado. Brevemente teremos uma nova força no volei mundial, o Irã. Vejam so o q eles vêm fazendo na copa do mundo do Japão este ano:ja derrotaram o próprio Japão, Polônia, os campeões europeus, os Sérvios e ontem a Argentina. Para eles q sempre entravam nas competiçoes internacionais como figurantes, pra mim eles ja sao campeões da copa. Não q eles serão os campeoes, nao disse isso, tou dizendo q pelas vitórias q ja conseguiram, ja podem se considerar grandes campeos, pois todos sabem a potencia da Polonia, Servia, etc. Parabens Irã. Depois o Brasil, fiquei fã dessa seleçao. Vi o jogo deles contra a Polonia e realmente têm garra e sao persistentes, e jogam bonito.

  3. jose herbert de araujo

    25/11/2011 11:57:50

    É entendo seu comentário, mas a copa do mundo taí e vemos o Irã dando um show, batendo as seleções da Polônia, Argentina e até a Sérvia. É meu amigo, sinal da globalização. O mundo inteiro já joga um volei de alto nível. Méritos para o treinador mas principalmente para os jogadores q estao mostrando amor e garra, pois n tem historia no volei e nao estao nem aí para os grandoes. Parabens para o IRÃ

  4. Telescpectador da Rede Globo de Televisão

    03/10/2011 10:30:51

    Mais o miór treinadô do mundo num é o Bernardinho?

  5. Fernando

    02/10/2011 23:27:19

    É um grande treinador,sem duvida,e o Irã vem fazendo ótimas campanhas nos mundias infato e juvenil de voleibol,mas esse ano a Sérvia vai papar a copa do mundo de volei tanto no masculino quanto no feminino.

  6. Claudio

    02/10/2011 21:03:42

    Esses comentários são apenas retalhos. Na época de Xerxes, eram avantajados amadores contra profissionais de guerra. Hoje no esporte profissional, no volei, basquete, natação, atletismo; é lógico que o físico faz diferença sim. Todos treinam, todos se preparam, qualquer vantagem é muio bem aproveitada.

  7. Bruna Amore

    02/10/2011 19:02:57

    Ninguém questiona a capacidade de Velasco,mas dizer que ele foi eleito melhor treinador do Século XX sem nunca ter ganho Jogos Olímpicos......é uma distância enorme.O Zé Roberto ficou entre os 3 finalistas e quem ganhou foi o Japonês.

  8. Marcelo

    02/10/2011 00:38:14

    Boa Marco!!!O pessoal fica com uma ideia equivocada por causa do filme 300. As informações são tão mal interpretadas que teve gente dizendo que Esparta era um exemplo de democracia.Voltando ao Vôlei, o Velasco já provou há muito tempo que é um técnico que monta seleções e sugiro uma entrevista com ele, a fim de aprendermos algo com esse excelente técnico.

  9. Marco Aurélio

    01/10/2011 19:04:57

    Não, os persas não levaram uma coça dos gregos, não. Pra sua informação, a guerra entre persas e gregos (Guerras Médicas) durou mais de 40 anos e as pólis gregas sairam dessa guerra totalmente enfraquecidas, facilitando a conquista da Grécia pelos macedônios.E indo para o voleibol. o Irã tem um ótimo material humano e tem muita tradição nas categorias de base, figurando quase sempre entre os primeiros colocados nos mundias infanto e juvenil. Mas a falta de verba prejudicava uma melhor formação desses atletas quando subiam para a categoria adulta. Com mais investimentos e com a presença de Julio Velasco, podemos ter uma nova equipe marcando presença nas grandes competições do voleibol mundial.

  10. Afonso (RJ)

    01/10/2011 16:20:55

    Os persas do império que você se refere levaram foi uma verdadeira COÇA dos gregos quando tentaram conquistá-los. De nada adiantou o "físico avantajado". Está provado que desde esses tempos remotos o velho ditado: "tamanho não é documento". Que venham os persas...

  11. sandro

    01/10/2011 15:24:20

    Tudo que esse time do IRAN precisava era de um bom técnico, pois geneticamente eles tem um biotipo formidável: os iranianos desde a época do Colossal Império Persa de Xerxes(Assuero) são conhecidos pelo seu porte físico avantajado em batalha, lembram-se do gigante Imperador Persa que Rodrigo Santoro interpretou no cinema? O ponto forte das equipes do IRAN sempre foi o bloqueio, bastava alguem para organizá-lo taticamente como um time e chegou: VELASCO.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso