Blog do Bruno Voloch

Fofão foi corajosa ao criticar a falta de liderança de Fabi; ex-levantadora deveria enxergar e não fugir da realidade

Bruno Voloch

Li atentamente a boa entrevista do companheiro, Luiz Paulo, com a ex-levantadora da seleção brasileira, Fofão.

Como gostam de dizer os treinadores na linguagem do vôlei, Fofão tinha de fato uma 'mão' invejável. Habilidosa, de boa leitura de jogo e ótimo caráter, talvez por isso, tenha sobrevivido tanto tempo no esporte.

Concordo com algumas colocações da ex-jogadora e discordo inteiramente de outras.

Não acho que hoje esteja faltando liderança na seleção brasileira, agora exigir que a líbero Fabi, desgastada e que já deveria ter dado espaço para Camila Brait, seja líder é querer demais.

Fabi tem serviços prestados, é uma boa jogadora de defesa e só. Liderança é questão de apditão, carisma, e Fabi passa longe.

Fofão está corretíssima quando diz que nas horas difícieis é preciso assumir a responsabilidade, mas nem todas dentro da seleção podem desempenhar esse papel.

Fofão estava acostumada e conviveu com uma geração espetacular de 1996 até 2000. Nessa geração, sobrava liderança e jogadoras com esse tipo de perfil.

Hoje a realidade é outra.

Sheilla pode não ter essa característica, mas é fundamental para a seleção, outro erro de Fofão.

Fofão insinuou que o falta liderança  para a seleção voltar a ser campeã. Se for assim, o problema está longe de ser resolvido. Mas sinceramente, não acho que esse seja o fator preponderante para os últimos fracassos.

Experiência não falta para as jogadoras titulares, perder uma decisão é algo natural, mas não pode se tornar rotina. É nítido que a seleção se sente pressionada quando está numa final. Foi assim recentemente no Grand Prix.

Sobre a aposentadoria, Fofão deveria repensar sua decisão e ficar de vez em casa.

Com 41 anos o corpo já não responde como deveria e o raciocínio é mais lento. Fofão só foi procurada de verdade por um time grande do Brasil. O Minas.

Mesmo assim, sem recursos e parceiros, o Minas deixou de lado o projeto para contar com Fofão.

O Rio preferiu Fernanda, o Sesi assinou com Dani Lins, Osasco não pensou em Fofão e trouxe Fabíola e o Vôlei Futuro quis Ana Tiemi. Essa é a mais pura realidade. Jogar no exterior é a única salvação para Fofão e mesmo assim em times de segunda linha, como o modesto San Severino da Itália.    

Dispensada pelo Fenerbahçe, Fofão não precisa ficar desesperada atrás de time. Deveria parar, antes que parem com ela. O desinteresse dos grandes times do país, já é uma resposta e reflexo do atual momento do vôlei nacional para Fofão.

Não admitir isso, é brigar com a realidade.

  1. Sil

    26/12/2011 12:39:14

    Quando o Bernardo assumiu a Seleção, em 1993, a Fernanda já era titular e eles só começaram a namorar em 1995. E mesmo com o Zé Roberto, a Fernanda continuou titular. A Fofão nunca conseguiu mandar a Fernanda para o banco.

  2. mary help

    28/09/2011 10:07:49

    FERNANDA VENTURINI A MELHOR? JESUS CRISTO ENTAO MINHA FILHA VC NAO NADA DE VOLEI. FERNANDA VENTURINI SEMPRE FOI A TITULAR PORQUE O TECNICO ERA O BERNARDINHO...ZE ROBERTO ASSUMIU E ELA ALEGOU QUE IRIA APOSENTAR MAS QUE VERDADE ,ELA NAO QUERIA COMER BANCO! PRA QUE TAH REINANDO, FICAR SEM TRONO JAMAIS...UMA VEZ QUE HUMILDADE EH UMA CARACTERISTICA QUE ELA NAO TEM...OU MELHOR NAO SE ENCONTRA NO DICIONARIO DELA...O BRUNO FILHO DO TRENERO TAH AI PARA PROVAR...FOFA!

  3. Adilson Lira

    27/09/2011 14:04:43

    Como é bom poder discordar e ainda por cima comentar a sua "reportagem" sobre a Fofão. Quem decidi o momento de parar é a atleta e não um comentarista de volei/ futebol que faz seus textos na mesa de um computador, dentro de uma sala gelada pelo ar-condicionado. Parcialidade no texto até entendo, a internet permite, mas opinar sobre a vida útil de uma atleta é demais, é um desrespeito para com ela que tanto serviu ao Brasil e com os seus fãs que queremos vê-la por muito tempo nas quadras. Opinar pode, ditar regras você ainda não é capaz. Abraço

  4. Marcelo

    27/09/2011 12:20:44

    Serginho não é nenhum garoto e continua sendo o grande jogador que é. Porquê a Fabizinha tem que ser crusificada ?

  5. EVERTON

    27/09/2011 08:38:52

    Felizmente descordo com o VOLOCH em muitas coisas. A nossa seleção está carente de uma verdadeira líder e infelizmente não temos maturidade suficiente para uma final, não porque nossas jogadoras são inexperientes, pelo contrário, por nossas meninas ter um emocional frágil e falta de gana. Saudades de uma seleção onde se tinha Márcia Fu, uma guerreira, Ana Moser e tantas outras que mostraram como se faz num tempo onde se tinha poucos recursos para esse determinado esporte.

  6. Givanildo

    26/09/2011 16:31:13

    DIFERENTE DA COMPANHEIRA LEILA COMENTARISTA DA GLOBO QUE SÓ VÊ MARILHAS NA SELEÇÃO FEMININA DE VOLEI FOFÃO TEVE CORAGEM DE CRITICAR JOGADORAS EXPERIENTES COM SHEILA FABI ENTRE OUTRAS PARECE ESTREANTES NÃO ASSUMEM A RESPONSABILIDADE EM QUADRA, UMA SELEÇÃO QUE NÃO VAI MUITO LONGE O PROPRIO YTREINADOR QDO COMANDAVA A SELEÇÃO MASCULINA SO GANHOU UMA MEDALHA DE OURO EM BARCELONA QDO FOI PRA OLIMPÍADA ODS ESTADOS UNIDOS NEM A DE BRONZE GANGOU, O MESMO DESTINO TERÁ A SELEÇÃO FEMININA QDO NÃO É A RUSSIA QUE DA LAPADA SÃO AS AMERICANAS. MUITO BEM FOFÃO CORNETA NESSAS PANELINHA. QUEM FAZ ELOGIOS AS SELEÇÕES SEJA A MACULINA QTO A FEMININA É PORQ NÃO ENTENDE DE VOLEI.

  7. Thiago

    26/09/2011 07:46:40

    ACHO QUE VC BRUNO ESTA COMPLETAMENTE ERRADO , FOFÃO É FOFÃO E NÃO TEM O QUE QUESTIONAR , FOI INFELIZ NO COMENTARIO AINDA MAIS SE TRATANDO DE UM IDOLO QUE O SEU TALENTO VAI ALÉM DE UM LEVANTAMENTO

  8. Michel Sanches

    25/09/2011 13:30:42

    Nossa....com tanta levantadora MEDIOCRE que o Brasil está tendo, deixar de contratar uma FOFÃO é desrespeitar o Vôlei....com certeza Fofão dá de 1000 a 0 nessas que estão aí, com o narizão empinado, e que se dizem melhores.....isso é reflexo de uma Nação que, com o passar dos anos, vai deixando os mais velhos pra traz, experiência no Brasil não conta.....veja no caso das Atrizes mais famosas do país,,,,deixadas de lado...volta sim Fofão e mostre a todos que você pode e ainda se quiser pode ser BI OLIMPICA.....

  9. MARCELO-PEDREIRA/SP

    25/09/2011 11:24:22

    TÁ DE BRINCADEIRA NÉ VOLOCH, TANTO NO FEMININO QTO NO MASCULINO A CARÊNCIA DE LEVANTADORES É ENORME, A DANI LINS E A FABÍOLA SEMPRE AMARELAM NAS DECISÕES, E PORQUE Ñ AS PRÓPRIAS PODEM SER LÍDERES? PQ SÃO COMUNS, NORMAIS E SIMPLES.TENHO CERTEZA DE Q NAS FINAIS DO MUNDIAL E GRAND PRIX SE AFOFÃO ESTIVE O RESULTADO SERIA OUTRO.PANELA VELHA É Q FAZ COMIDA BOA.

  10. Léo

    25/09/2011 10:26:37

    "A FOFÃO com uma mão levanta melhor que qualquer levantadora da atualidade" palavras de Zé Roberto para o Expresso do Esporte da Sportv na Turquia.E o Bruno vem falar de realidade hoje????Como assim seu Voloch....a realidade hj são levantadoras sem tecnicas apuradas, sem precisão e só com ALTURA??!!FOFÃO TEM AINDA MUITO A CONTRIBUIR.

  11. Pablo

    25/09/2011 02:35:03

    Meu, que comentário inteligente. Se você diz que não tinha ninguém melhor, como ela pode ser segunda? Lógica passa loooonge!PS: eu sei que se refere à Fernanda. Mas a Fernanda largou, e a Fofão virou titular com todo o mérito. Naquele momento, Fernanda aposentada, não havia ninguém melhor, ela era a primeira. E conseguiu o título máximo do vôlei feminino!

  12. Guilherme

    25/09/2011 01:44:16

    Não vejo problema nenhum quanto a isso, a Fabiana é uma grande jogadora.

  13. Silvinho

    24/09/2011 23:21:28

    Voloch, vc está equivocado ao dizer que só um clube a procurou e o grande problema de fofao é que ela tem pontuaçao máxima o que estoura a maioria das equipes em pontos. Ela foi procurada por vários clubes brasileiros, porém com essa pontuaçao ficou inviável sua contrataçao. Veja aí quantos pontos ela tem no ranqueamento....

  14. rafael

    24/09/2011 23:11:16

    Sheilla Alice que vá embora do Unilever!Os cariocas gostam da Marianne7!

  15. ana

    24/09/2011 20:30:03

    vc acha a fofão a melhor mas isso não quer dizer q os outros tem q achar tbm ... p mim a venturinni foi a melhor

  16. ana

    24/09/2011 20:27:38

    eu concordo plenamente com vc aquela geração mesmo não tendo ganhado um ouro olimpico p mim foi uma grande seleção ... infelizmente as pessoas só sabem criticar

  17. cc

    24/09/2011 19:41:22

    Meu cara nao resta duvida que a Mireya Luiz era uma das melhores do mundo, nao devemos fecha os olhos pra isso....uma das...mais, nao a melhor, meu, nao esqueça de ANA MOSER...era de encher os olhos de qualquer um assistir a um jogo do Brasil com ela...ainda vou mais alem a melhor atacante do BRASIL em todos os tempo, gosto muito do jogo da MARI, mais nao chega perto da ANINHA, guerreira, chama o o jogo pra ela, lembro daquela sena que nos orgulhou muito, ela na rede pedindo respeito com o dedo na cara da mireya

  18. nunes

    24/09/2011 18:51:56

    A verdade é o seguinte Fofão é uma ótima levantadora só não tem altura para os padrões atuais, Fernanda não se discuti o talento, este talendo a trouxe de novo para as quadras, temos algumas jogadoras jovens que estão se firmando como Ana Tieme,Roberto e outras.Nós expectadores queremos ver jogos grandes jogos e nada melhor do que ter em quadra estrelas como Fernanda, Carrilho, Waleska, Kátia(levantadora) enfim isso é excelente para nossa superliga.

  19. Paulo Queiroz

    24/09/2011 18:25:01

    Meu caro, quem deveria se aposentar era você. Chegou a essa idade e não aprendeu a comentar.

  20. X-man

    24/09/2011 16:54:53

    Sempre foi 2º, porém conseguiu o que a 1º nunca conseguiu: o ouro olímpico!!!!!!!!!!!!

  21. Stonne

    24/09/2011 16:29:16

    Bom a questao de ser segundo ou primeiro ...isso que torna uma equipe forte e faz o primeiro jogar mais pois sabe que no banco tem um concorrente de alto nivel ou se quer melhor,Concordo com Fofão,é preciso inovar,,,e Certamente Camila vai ajudar e muito...

  22. Val/PR

    24/09/2011 16:13:32

    Foi sempre a segunda, porem quando foi a primeira nunca deixou a desejar... sempre ajudou a nossa seleção e ela não precisa se preocupar se foi a primeira ou a segunda, pois os bons resultados de seu trabalho foram vistos em quadra ...

  23. Marcelo Pires

    24/09/2011 16:03:14

    Gente eu nunca vi uma entrevista repercutir tanto como está e sobra para que não merece. As críticas da Fofão foram para Fabí e Sheilla. Acredito que realmente nesta parte ela tem razão que falta liderança nesta seleção. Mas essa opinião é dela e a mesma minha que deve ser respeitada. O que mais me deixa triste e vocês virem criticar a maior seleção brasileira de todos os tempos e a segunda do mundo que representou o Brasil na olímpiadas de 1996. E meso assim perderam aquele jogo, pois, o juiz um banana deixou as cubanas provocarem e não fez nada.Porque se elas nao provocassem sabiam que não iam ganhar na bola. Então por favor respeitem aquela geração. E se possível ainda batam palmas, pois, elas merecem as doze daquele grupo.

  24. TavinhoNATAL

    24/09/2011 15:42:14

    Se ainda estivesse em seus o voleibol brasileiro após o título olimpico de 2008 talvéz seu melhor voleibol ainda fosse algo imprescindível, mas ela quis fazer seu pé de meia na europa chegando como a melhor do mundo e pedindo um alto valor já que estava em final de carreira, os altos salários dos campeonatos europeus é um bom pé de meia pra quem está dando adeus. Na europa ela ñ foi valorizada como deveria, ñ teve um treino de alto nível e decaiu tecnicamente, estando até agora sem clube por ñ ter apresentado nada do que se esperava amargando banco de reservas em várias partidas e inclusive ficando de fora em muitas outras. Foi uma ótima levantadora e pode ainda render algo em algum clube brasileiro já que o que temos por aki de levantadoras é lamentável. Na verdade ela já se aponsentou mesmo ainda atuando em clubes ela ñ tem mais a mesma garra de antes e deveria fazer sua última superliga competindo no clube em que começou. Ñ acho justo tbm ela ficar sem clube, e tendo que ficar sendo comentarista ao lado da péssima Leila que ñ deixa ninguem falar, isso ela ñ merece.

  25. Renata

    24/09/2011 15:23:23

    Ah, a Fofão tem que parar de jogar pq a "idade" já chegou.... mas a Fernanda pode voltar????? não entendi essa definição!!! A Fofão não parou de jogar em todos esses anos enquanto a Fernanda, depois de se cansar de ficar em casa, longe dos holofotes, resolveu aproveitar o fato de ser casada com o técnico da equipe para retornar, ocupando o lugar de outras atletas, mais jovens, que podem ser o futuro do voleibol brasileiro.Dizer que ela quer somar, ajudar a equipe com sua experiencia é louvável, acho que realmente tem muito a contribuir, pq não treinando/formando levantadoras??? fica a dica. Vamos ver se a "idade" não vai prejudicar a Fernanda tb, como vc diz que o faz com a Fofão.

  26. Paula

    24/09/2011 14:07:09

    Eu prefiro acreditar em Fofão que conviveu bastante com a Fabi.

  27. Marcos Oliveira

    24/09/2011 14:00:41

    Volts pra Seleção, Fofão!! Fofão tem razão em dizer que falta liderança na seleção. Ela foi jogadora e sabe muito bem do que fala. E ela também é melhor do Fernanda Venturini. Fofão foi campeã olímpica e Fernanda só foi campeã brasileira dez vez mais. Gente, acorda, Fofão foi a melhor levantadora do mundo.

  28. pedrinho

    24/09/2011 13:17:13

    absurdo? ela nao consegue ficar muito tempo sozinha, e faz a vida dela em torno da "pessoa" da vez, então depois de 5 anos atrás de uma pessoa, agora ela vai atrás da outra. passa o rodo geral.

  29. Fabio Knopp

    24/09/2011 12:29:41

    Eu não entendo muito de voley. mas uma coisa eu sei, a parte mais fraca no nosso time é a líbero. Ela falha demais quando fica nervosa, e o detalhe é que ela fica nervosa com frequência em partidas decisivas.

  30. Edu

    24/09/2011 12:19:25

    Quem é a Fofão para comentar...foi sempre a 2ª, so foi titular porque nao tinha ninguem melhor....kkkkk

  31. Rosildo Powerflower

    24/09/2011 10:54:46

    O FATO é que o Brasil só ganha alguma coisa importante com Mari e Paula juntas. Façam suas apostas #

  32. Diego

    24/09/2011 04:08:47

    Quem?

  33. Gremlin

    24/09/2011 03:22:57

    O problema da Fabi é que pelo vôleizinho que ela anda jogando, não tem moral para cobrar nada das colegas. E Fabizona é aquilo lá mesmo.

  34. Pomba bombardeira que mora no teto do Placido Rocha

    24/09/2011 03:21:55

    Se promovessem a Fofão à categoria master e tirassem os pontos dela e ela aceitasse receber um salário menor, garanto que ela teria vaga no SESI, no Sollys, no VF e no Minas. Mas a mulher tá na menopausa e quer ganhar salário de estrela de primeira grandeza do vôlei mundial, daí fica dificil. Ela poderia revezar com a Ana Tiemi no VF para a japa ir ganhando experiência e aprendendo,mas....

  35. Cyalis Viagrina

    24/09/2011 03:18:26

    A Fernanda não tá ganhando nem o trofeuzinho murcho do Bernardinho ultimamente...

  36. Boate Evolution

    24/09/2011 03:17:14

    A Mári não está metida em Araçatuba, está dando umas metidas em Araçatuba.

  37. Pomba bombardeira do teto do Placido Rocha

    24/09/2011 03:16:17

    A Fabiana não servia nem para liderar o Volei Futuro, que dirá a SFV? Quem deixa Ana Cristina se impor não merece ser capitã nem das escolinhas do Penápolis.

  38. Amarelusco Amarelante

    24/09/2011 03:13:48

    Havia um monte de mascaradas que se achavam estrelas, isso sim. Na hora que o pau comia, era uma disputa intensa para ver quem amarelava melhor: Fu Barraqueira, Moser Machuda, Fernanda Fala Asneira, Leila Atriz mexicana, Virna Tamborindeguy, Ida cara de sofrida (parecia uma jaque dos anos 90), Ana Paula "sou linda e gostosa " Cornelly: turminha marrenta que amarelava lindamente para as cubanas.

  39. Fancharia VF

    24/09/2011 03:08:17

    Mári jogando de oposta no VF na temporada 2012/2013. Sheilla Alice continuará jogando no Unilever.

  40. Titia Monique

    23/09/2011 23:56:16

    Ela ta mais q certa, por um pitelzinho daquele até eu me enfiava em araçatuba!!!Obs: Sheila é muito sonsa em todos os sentidos, se for pra esperar liderança dela é melhor sentar pra não cansar!

  41. Almiro Gomes

    23/09/2011 23:52:31

    A geração da decada de 90 só não foi campeã Mundial e Olimpica porque tinha simplesmente que vencer CUBA com a maior jogadora de Voley de todos os tempos:MIREYA "CRAVADA" LUIS!!!Vá no youtube e procurem videos dela atacando e me digam algun Jogador ataca como ela. Era tana cravada que mais parecia que não tinha rede.

  42. Eduardo

    23/09/2011 22:01:15

    No caso relacionado a Fabí, a Fofão tem total razão !! Faz um bom tempo que a líbero não corresponde ao seu papel, tem jogado mal os campeonatos e passado muitas vezes despercebido, quando aparece é por cometer erros infantis. FATO , Camila Brait já está pronta para assumir a posição.Quanto a discussão de achar uma líder dentro do time é ridiculo, líder é quem coloca a bola no chão na hora decisiva e não amarela, e por mais quieta dentro de quadra , a Mari é uma delas juntamente com a oposto , que a função lógica e colocar as bolas mais dificeis no chão.Obs : Jogar com a Dani Lins levantando também não é facil galera, ela é muito fraca !

  43. Ademar F. Mendes

    23/09/2011 21:27:59

    A partir da década de 90 o Brasil alcançou melhores resultdos no vôlei feminino. Penso que hj quando se perde uma final de 3X0 como aconteceu no Grand Prix para os EUA, alguma coisa de muito grave aconteceu. Perder faz parte do jogo, no entanto perder de 3 x0 é inadimissível e penso que Fofão tem lá suas rezões, faltou liderança, faltou equipe unida, faltou comando....

  44. toni guimaraes

    23/09/2011 21:01:48

    TAMBÉM DEPOIS DA QUEIMADA DE THAISA E LUIZOMAR QUEM NÃO TEM VONTADE DE DESAPARECER?DEPOIS QUE ELA LUTOU TANTO P/O VOLEI DO OSASCO NAO ACABAR, FOI TREMENDA FALTA DE RESPEITO COM NOSSA CANHOTINHA CAMPEÃ OLIMPCA.MAS TENHO CERTEZA SUPERLIGA ESTA ´/RIO E VOLEI FUTURO.PROXIMA SUPERLIGA THAISA E LUIZOMAR TEM QUE SAIR DO OSASCO.

  45. Artamonova

    23/09/2011 20:26:17

    Rússia 3 X 0 Bulgaria no europeu, Gamova fez 26pts!

  46. Guilherme

    23/09/2011 20:12:15

    Desculpe Bruno, mas alguns de seus comentários foram muito infelizes.Verdade, o raciocínio de uma jogadora de 41 anos já não é mais o mesmo, porém discordo que ela deva parar.Ela ainda joga muito vôlei, mostrou isso até mesmo no mundial de clubes do ano passado.E eu acho que a fofão está certa quando fala que falta liderança no time brasileiro.Isso pode ser visto nitidamente.As jogadoras ficam nervosas, pressionadas e não tem uma jogadora que dá um conforto a seleção.

  47. lleo

    23/09/2011 20:08:54

    quem me deras a fofão no MINAS.......... DIRETORIA INCOMPETENTE TIRA AS MAOS DO BOLSO

  48. Luiz

    23/09/2011 19:56:36

    Eu não sei não, mas estou com uma pulga atrás da orelha. Pois acho que o Zé vai se aproveitar de algumas situações para que a Mari volte a disputar vaga como oposta novamente. ESPEREM E VERÃO!!!

  49. Luiz

    23/09/2011 19:50:40

    Não tem nada de fã da Mari; mas sim fã da seleção brasileira de vôlei. O problema é que cansa esta mesma ladainha sobre a Mari - é sempre a mesma coisa!!! Tá na hora de criar alguma coisa diferente!!! Parece até que a gente acabou de conhecer a Mari. Ela é assim e pronto!!! Como eu falei, o que importa é saber que com ela fora da seleção, o time titular, o Brasil perdeu 95% das finais que disputou:Pan 2007 (ela perde a vaga de oposta titular para a Sheilla, e perdemos); Grand Prix 2007 (Ela é cortada da seleção, e o Brasil perde); Grand Prix 2010 (Mari se machuca, e o Brasil perde); Mundial 2010 (Mari fica de fora, e o Brasil perde); Grand Prix 2011 (Ela se machuca novamente, e o Brasil perde novamente).As únicas competição importante que o Brasil venceu sem a Mari foi o Grand Prix 2006... kkkkkkkkkkkkkkkkClaro que o Brasil já perdeu com a Mari em quadra, como as olimpiadas de 2004, o Mundial de 2006 e a Copa dos campeões de 2009. Mas, as vitórias com ela na seleção são maiores. Então, se ela não fala, não vibra, ou se é fria... não importa muito. VIREM O DISCO!!! ISTO É NOTÍCIA VELHA!!!

  50. Hercilio

    23/09/2011 19:34:07

    Nota-se incoerências nos comentários. Por acaso a FV é mais nova que a Fofão? Então porque listar as levantadoras que foram preferidas à nossa grande estrela após mencionar que ela deveria se aposentar pela idade. Seja mais profissional e menos passional...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso