Blog do Bruno Voloch

Brasil coleciona novo fracasso e cai na primeira fase do mundial infanto-juvenil masculino

Bruno Voloch

O quadro agora está completo e o alerta definitivamente ligado.

2011 termina para as categorias de base do vôlei brasileiro sem nenhum título conquistado. A última esperança, era a seleção infanto-juvenil masculina. Mas a decepção foi ainda maior.

O Brasil conseguiu a façanha de ser eliminado ainda na primeira fase no mundial da categoria jogado na Argentina. A seleção perdeu para a França por 3 sets a 2 e vai disputar o nono lugar. O Brasil sonhava com o heptacampeonato mundial.   

O histórico dos fracassos começou com a seleção juvenil feminina. As meninas chegaram perto e o Brasil foi vice-campeão do mundo perdendo a decisão para a Itália.

Mesmo jogando em casa, a seleção masculina juvenil conseguiu fazer pior. O time brasileiro caiu antes das semifinais e viu a Rússia comemorar o título no Rio de Janeiro.

A esperança ficou nas mãos da seleção infanto-juvenil feminina. A história porém se repetiu e após perder para o Japão, o Brasil ficou fora das semifinais e acabou a competição na sexta colocação. A Turquia ganhou o mundial.

Imbatíveis até então, as categorias de base sempre foram motivo de orgulho na CBV e serviam de modelo para os adversários. Hoje a realidade é diferente.

2011 foi o pior ano da história da categorias de base do vôlei nacional. A estrutura segue inalterada, mas algo de muito estranho deve estar acontecendo, afinal não dá para considerar normal perder 4 títulos mundias no mesma temporada.  

Se essas gerações, como garantem Bernardinho e José Roberto Guimarães, irão nos representar na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, é bom mudar a filosofia e os métodos de trabalho o mais rápido possível.

  1. Vivi Bianch

    24/08/2011 11:49:23

    concordo plenamente com você caio! essa cbv é podre! cheia de cacura uó!

  2. caio

    23/08/2011 20:05:28

    Fabio,em sp ainda existe essas ligas mas em minas nao existe nada,ha anos o numero de clubes federados diminuem a cada ano(sport juiz de fora,bom pastor juiz de fora,olimpic barbacena,ubá,muriaé,em bh;sparta,barroca,recreativo,ginástico,xv veranistas,existem varios outros no estado que me foge a memoria,tordos eles em algum momento formaram atletas de alto nivel.Qundo me refiro ao Sr Rizola e Sr Lerbach é porque os mesmos são responsaveis pelas seleções de base,exceto o Mauricio Thomas que tem talento,os outros todos fazem parte da patota,esse leonardo foi levantador de Lerbach em alguma dessas seleçoes juvenis e como técnico o maximo foi dirigir seleções cariocas(a federação carioca apodrece a cada dia nas mãos do Soto),porque essa galera carioca não faz nada pelo voleibol do Rio).Os presidentes de federações frequentemente são presenteados com viagens ao exterior como chefes de delegação,com isso ficam refens do Ari.o excelente centro de treinamento de Saquarema todo ano organiza o brasileiro master,mas nossos ex atletas que já elevaram tanto nosso voleibol ~sao obrigados a pagar taxas altissimas de inscrição e se quiserem se hospedar e alimentar no local,os preços são altissimos,enquanto isso,como já foi noticiado oSr Ari leva leva uma galera para se divertir no final do ano.Os indignados também deveriam pesquisar a grana que é ingetada pelo governo federal nesse projeto caça niquel chamado Viva Volei.Aos poucos se me permitirem irei relatando outros podres.

  3. Augusto Vitali

    23/08/2011 18:07:11

    A profissionalização tem aspectos positivos e aspectos negativos. E não é diferente no Volley. O positivo é que estamos com uma Liga Nacional muito mais forte, tanto masculina como feminina. Os mais velhos se lembram que na época da famosa geração de prata (Willian, Bernard, Montanaro, Xando, etc.) haviam duas equipes: Sulamerica e Pireli. DE vez em quando aparecia o Minas. Hoje nossa liga é forte, competitiva e de altíssimo nível.O lado ruim é que os patrocinadores buscam lucros a curto prazo e as equipes de base poderão gerar lucros (há um grande risco) a longo prazo. Então os recursos se direcionam às equipes principais e pouco se investe nas bases. Como o nosso modelo não é o americano de incentivo ao esporte nas escolas, a solução é a Confederação forçar as equipes principais a manterem equipes de base destinando um percentual das verbas de patrocínio. Esqueçam políticas públicas. Tudo o que o governo mete a mão não presta e vira bandalheira. A coisa tem que partir da Confederação. E quem tem que formar os atletas são os clubes. Ninguém quer patrocinar a Liga Juvenil porque que não dá audiência, então há que se forçar o investimento. Para disputar a Liga Principal, tem que disputar também as de base.

  4. Augusto Vitali

    23/08/2011 17:58:11

    Marcelo...Seu comentário é de uma infelicidade incrível e de uma burrice faraônica. O Técnico e seu filho ganahram quase tudo que disputaram. Por sinal o mTécnico vem ganhando quase tudo que disputa antes mesmo do filho dele ser juvenil. Porque será que não se pode ser bom se for filho do técnico? Exceto o Ricardinho, que é um desagregador e sem espírito de equipe, quem é melhor levantador que o "filho do técnico"? E que outro "filho do técnico" joga na seleção? Lamentável!!!!!!!!!

  5. Augusto Vitali

    23/08/2011 17:52:11

    MAs Vivi... não foram as seleçõs de base que até outro dia ganhavam tudo que disputavam? Que alimentaram as duas últimas gerações da seleção principal que também ganhou quase tudo que disputou (pelo menos a masculina). Será que estamos falando de outro país? Realmente este anos os resultados foram ruins, mas daí dizer que tudo este sempre errado é meio exagero, não acha?

  6. Luciano

    23/08/2011 17:03:01

    Concordo com você, mais ouvir do técnico que a base para 2012 em Londres já está montada é sem dúvidas desanimar pra estar em uma seleção. Assim, os contratos que aparecerem para cada um faser seu pé de meia fica mais a tona. O próprio João Paulo Bravo precisou sair do país em plena forma física e técnica pra ser lembrado pela seleção depois de anos e anos, o Chupita saiu do Banespa com 18 anos pra ir pra Itália e hj está de volta como novo bonzão. O Rapha precisou ser reconhecido na Europa pra ser o melhor e aí vai..

  7. Sylvia

    23/08/2011 16:17:52

    Realmente, as 4 seleções de base fracassaram (a juvenil fem +/-) e isso tem que disparar todos os alarmes da CBV! Lógico que os resultados que as equipes de base estão colhendo hoje é fruto de escolhas e decisões equivocadas tomadas lá atrás, não é definitivamente um fato isolado. Principalmente nas seleções juvenis onde o pior é que nada ou quase nada se revelou para a seleção brasileira adulta, de jogadores/as mais ou menos a fila engrossa a cada nova geração que a CBV diz revelar... Não é o fato de um técnico de base ser excelente que, como técnico de adulto, ele repita o mesmo sucesso, aliás a prática mostra que a maioria não se destaca tanto assim como técnico de equipes adultas da Super Liga. Mas também não quer dizer que por ser técnico de adulto eles (sim é o clube do Bolinha, mulher como técnica de voleibol adulto e de base é coisa muito rara) estejam capacitados para fazer um bom trabalho nas seleções de base. A prática também mostra o contrário, um técnico de adulto ensina basicamente tática de jogo e não necessariamente treinos técnicos direcionados as jogadoras/es infanto/juvenis, onde justamente ainda elas precisam de muita ajuda para evoluir no voleibol. Ao meu ver um bom técnico de voleibol de base, ou pelo menos os assistentes, tem que ter vivenciado a formação de base nos Clubes, com certeza estariam mais gabaritados para exercer a função nas equipes de base brasileiras. Gostaria de saber da CBV, sobre os atuais técnicos das 4 categorias, que experiência eles tem na formação de atletas desde o pré mirim até o infanto? Quais jogadoras/es esses mesmos técnicos ensinaram a jogar e trabalharam até uma categoria infanto que possam ser citadas como bons exemplo de jogadores de destaque no cenário atual do voleibol brasileiro? Algum deles ensinou, por exemplo, Thaísa, Natália, Mari, Sheilla, Brait, Fabi, Paula, Garay, etc a jogar?? Creio que não... e porque justamente os técnicos/as que revelaram de fato essas baitas jogadoras passam longe das seleções bras de base?? Sugiro aos técnicos de base que façam um documento e encaminhem para a CBV pedindo explicações e providências urgentes no sentido de mudar esse momento desfavorável que chegamos e reivindicando que os verdadeirostécnicos de base participem desse processo. Ou será que de fato aquilo lá é uma panela conforme outras mensagens já mencionam aqui nesse espaço? -

  8. Fernando Basilia

    23/08/2011 15:12:24

    Lamento somente por um tecnico , Mauriico Thomas, que nao teve chance de formar sua comissao tecnica e nao convocar jogadoras, foi colocado no lugar do Antonio Rizola, que ara o antigo treinador. Ele ajudou o Luizomar nas conquistas anteriores e no seu primeiro ano de tecnico, chegou com o time pronto, acredito que vai ter uma outra chance e tenho certeza que vai ser diferente. Boa sorte Mauricio Thomas, muito amigos do volei admiram seu trabalho e essa experiencia serve para vitorias futuras, ´pensa no Percy que esta a anos e perdeu na primeira fase. Sorte Brasil.

  9. Marco Aurélio

    23/08/2011 14:12:26

    Eu nunca vi tanta merd* escrita em um só comentário. Só queria te lembrar que todas as jogadoras da seleção feminina e todos os jogadores da seleção masculina tiveram passagem pelas seleções de base (infanto, juvenil ou as duas)."como os atletas e a comissão técnica da base é sempre sofrível". E sofrível é o seu português.

  10. Ivone

    23/08/2011 13:01:43

    'AS MOSCAS'?? o Peru, Turquia e argentina LOTARAM seus ginasios para prestigiar os mundias de base.. e somente o brasil, q teve o maracanazinho as moscas.. ISSO PQ SOMOS O PAIS DO VOLEIBOL NEH!! Uma divulgacao ridicula e pessoas como vc, q torcem pro fracasso do proprio pais.. creio q o maior publico do mundial juvenil masculino foi 400 pessoas num brasil e argentina SABADO A TARDE... Parabens!!

  11. washington

    23/08/2011 10:28:26

    Tomara!!!!Pelo menos assim, temos condições de lutar por um pódio.

  12. Mauro Mendes

    23/08/2011 04:57:43

    É,infelizmente 2011 é um ano para esquecermos,em relação ao desempenho de nossas seleções infanto e juvenil,masculina e feminina.Não concordo com o termo "fracasso",em relaçao a seleção juvenil fem,foi a decisao do titulo,perdeu para a Italia de quem já tinha ganho na 1ª fase, e melhorou sua posição em relação ao campeona to de 2009 quando ficou em 3º,continuamos no pódio.Já a infanto fem caiu do1º lugar em 2009 para um apagado 6º lugar,embora tendo a maior pontuadora do torneio,a Gabriela Guimarães,de1,75m de altura,e para contrariar ainda mais os que acham que a só a altura é o que faz a "excelencia" do atleta,tivemos a turca Cakiroglu de 1,79m,como a MVP do campeonato, assim como a italiana Bosseti,tb de 1,79 foi a MVP do mundial juvenil.Já no masculino a situação é realmente muito preocupante,pois no juvenil de 2 titulos consecutivos(2007/09),caímos para 5º, com um time muito inexpres sivo e no infanto no máximo repetiremos o 9º lugar obtido em 2009, o que aponta para mais um fracasso em 2013 no juvenil,pois deverá ser essa geração a nos representar .

  13. Carlos

    23/08/2011 02:41:04

    VERGONHA, fora pra essa máfia que tem na base da CBV, Perci e compania

  14. gleuson

    23/08/2011 00:01:48

    mesmo q se tivesse ganho tudo, e que tivessem apontado novos Raphas, ricardinhos, Sandros, Wallaces e etc., seremos representados em 2016 pela patota de queridinhos do tecnico ou pela panelinha do filho do tecnico....

  15. Anjos

    22/08/2011 23:54:58

    O Voleibol brasileiro sempre se orgulhou do seu trabalho de base. Infelizmente, nos últimos anos assistimos a uma cada vez maior diminuição do número de equipes que trabalham na formação de jogadores, especialmente, no interior do Brasil. Se hoje não há quantidade, dificilmente teremos qualidade. Não podemos culpar “brasileiros” que sempre defenderam com muito amor e dedicação o nosso voleibol. Talvez devêssemos oferecer sugestões de políticas públicas, que pudessem novamente incentivar o aparecimento de núcleos, e que intensificassem a formação de novos jogadores para servir aos clubes e as nossas seleções. Técnicos não fazem milagre!

  16. Vivi Bianch

    22/08/2011 23:08:13

    A CBV sempre mascarou a podridão que existe na instituiçao com títulos em cima de seleçoes fracas. Sempre foi levado para as competiçoes de base jogadores e jogadoras de baixa estatura longe do padrão internacional que nada vão render nas seleçoes adultas. Isso sempre foi um retrocesso que agora está nitido com o crescimento das demais seleçoes.Enquanto nao mudar a filosofia de trabalho destas seleçoes, colocando profissionais competentes para dirigi-las, o resultado sempre será essa chacota que foi esse ano. O que o povo acha que é uma beleza de instituição modelo, a CBV não passa é de uma bandalhera que visa interesses individuais ao invés de visar o crescimento do esporte. Essa instituição é comandada por cacuras caricatas que adoram aparecer, adoram uma mídia, se aproveitam de trabalhos competentes do passado que rendem frutos hoje e que essa corja está colhendo e dizendo que são frutos cultivados por eles.

  17. Priscila Assum Junqueira Franco

    22/08/2011 22:02:03

    Que se dane esses títulos irrelevantes da categoria de base que ninguém nem dá a mínima, basta olhar os ginásios às moscas nos 4 eventos! Aliás, como os atletas e a comissão técnica da base é sempre sofrível, pra nossa segurança é ÓTIMO que nossa gurizada não ganhe nada mesmo e fique pelo caminho, pois é capaz de promoverem essa gentalha pra categoria adulta; Em tempo: Nesse mundial infanto masculino que acontece na Argentina, se a dona da casa se fo#@% e não levar o título eu já me contento (rs).

  18. SOU EU

    22/08/2011 21:16:08

    QUE FALTA DE ASSUNTO. NUNCA VI TANDE, GIOVANE, MAURICIO GANHAREM TITULO NA BASE. E FORAM CAMPEOES OLIMPICOS.....

  19. Reinaldo Uzèda

    22/08/2011 20:32:39

    O pior de tudo e que nosso arquirivais argentinos estão com a bola toda nas categoria em pauta, principalmente masculino. Líder do rankig masculino infanto e juvenil da FIVB, vice mundial juvenil, bi campeão sulamericano infanto masculino, prata nos jogos da Juventude, Campeão do Jogos Sulamericano e com grandes possibilidades de ganha o mundial infanto masculino dentro de casa. Vamas aguenta isso ????

  20. @alcidesxavier

    22/08/2011 20:27:13

    Só não estou de acordo quando se trata da Seleção Juvenil FEminina, elas não são um fracasso chegar na final, jogando contra um Itália veloz e muito técnica, elas tiveram garra e muita dedicação neste ponto não podemos ver com maus olhos o vice-campeonato.

  21. torcedor

    22/08/2011 20:00:13

    Primeiro, vice-campeonato não é fracasso. A mídia, ou parte dela, contribui, e muito, para disseminar e enraizar a cultura de que a conquista de um vice-campeonato ou a conquista de uma medalha de prata ou bronze são fracassos. Um desserviço.Quanto às demais equipes, que sequer chegaram às semifinais, podemos considerar fracasso, haja vista a tradição do país na modalidade.Acho que CBV precisa de renovação...

  22. Marcelo

    22/08/2011 19:07:12

    Bom, fracasso ou nao, de que adianta tanto empenho das categorias de base se no final das contas é preciso ser filho do tecnico para ser titular.

  23. Udo

    22/08/2011 17:39:17

    Olá Bruno, parabens pelo blog, sou leitor assiduo e gosto muito da sua coragem de falar sobre todos assuntos deste esporte.Sobre o comenterio do Caio, acho que ele tem razão, alem disso estamos perdendo muito de nossos futuros atletas para o exterior.,O volei Brasileiro só vive de superliga,os clubes geradores da base estão completamente abandonados, pedrdendo seus atletas, aos 18 anos por alguns euros e outras moedas.O desenvolvimento do volei nos outros paises esta aumentendo, e ficaremos cada vez mais pra trás.Outro assunto polemico, são categorias de base masaculinas. Eu não tenho preconceito, mas a grande maioria dos pais tem em relação aos filhos jogarem com gays, nos mesmos times. E na base hoje existe equipes que com quase 100% de gays.Então de uma certa forma espanta aquele moleque que gosta de jogar, mas que o pai não deixa ele praticar mais o voleibol.É polemico, sem dúvida nenhuma , mas é hoje uma realidade no Brasil, nos outros paises eu não sei.Udo

  24. observador

    22/08/2011 17:11:38

    Resposta ao caio:Meu amigo falar do Marcos Lerbach ou do Percy ??? Vc não deve conhecer muito sobre a história do voleibol de base do Brasil. Esses 2 treinadores talvêz sejam os mais vitoriosos do mundo nas categorias de base, e o voleibol Brasileiro deve muito a eles!!!Num país onde até o Bernardinho é crucificado!!! é normal que o Lerbach e o Percy sejam criticados. Eles merecem é uma estátua la em Saquarema isso sim.

  25. Vinícius Crevilari

    22/08/2011 16:12:09

    Foi a pior apresentação da história das categorias de base em temporada de mundiais. Se pelo menos a seleção juvenil feminina foi vice-campeã mundial (o que eu discordo ter sido um resultado decepcionante, como diz o Bruno Voloch) e a masculina, que apesar do 5o lugar, era a mesma geração que havia ficado em 9o lugar no mundial infanto de 2009 (ou seja, era um resultado já esperado). As seleções infanto masculina e feminina conseguiram ir além. O 6o lugar no mundial infanto feminino, realizado na Turquia, foi o PIOR RESULTADO DA HISTÓRIA (em 1993, ficou em 5o). Além disso, a seleção masculina infanto, vai NO MÁXIMO, igualar o resultado de 2009, quando ficou em 9o lugar (o pior resultado da história, para esta categoria). Ou seja, a decepção pode ser ainda pior.Mas acredito que a CBV não seja a pior culpada dessa história toda. Basta lembrar que quem forma os atletas, na realidade, são os clubes, e os jogadores convocados ficam apenas alguns meses concentrados em Saquarema. Os resultados começaram a decair quando grandes equipes do voleibol brasileiro, que investiam forte na base, sairam de cena (caso de Finasa e Banespa) e/ou perderam patrocinadores fortes (caso de Minas, São Caetano e Pinheiros), isso faz com que a procura por novos talentos fique cada vez mais complicada.

  26. Guilherme

    22/08/2011 15:54:28

    vale a pena ver denovo:Guilherme Caliri disse:18 de Agosto de 2011 às 17:27Colegas, talvez estejamos no início de uma queda de títulos, muito barulho entre jogadores, comissão técnica e até CBV delegando poderes, sem idéias e coragem de modificar o cenário, atualmente o volei foi barrado também no cenário nacional, temos uma comissão eleita para freiar o volei, ausente nas TV´s só veiculado em canal fechado e olhem lá , barraram até o twitcam (trabalho do nosso amigo( marcelo) em Florianópolis pela CIMED), infelizmente deixou de ser o “2° esporte nacional”. E agora Jose? Por lógica temos que voltar a nossa liga e escolher jogadores que alí se destacam nas estatíscas e convocá-los para seleção!!!! Tão Simples!!!! e acabaríamos com o despotismo, coleguismo, os mais bonitinhos, mais riquinhos e outros inhos… Regra Geral só seria CHAMADO/ convocado os melhores nas estatísticas —- é para isso que serve a SUPER LIGA, o resto do pessoal CORRE ATRAS dos índeces, TODOS terão que se esforçar ao MÁXIMO. MUDANÇA JÁ e GERAL.

  27. God

    22/08/2011 15:39:48

    Existe uma máfia de incompetentes paneleiros atuando nas categorias de base do Brasil. Apoiados numa filosofia sanguessuga e ditadora, Hélcio, Lerbach, Percy e cia "arrancaram o couro" de uma enorme quantidade de atletas ao longo dos anos. Muitas gerações chegaram ao êxito unicamente pela capacidade e talento dos atletas. Bastava submetê-los a uma carga sobre-humana de treinamentos infundados para fatalmente sermos campeões. Agora que os outros países tb encontraram os seus talentos, sobressai a incompetência do trabalho. Nomes foram revelados, mas muuuitos outros se perderam nesse processo. As vitórias mascaravam o saldo real ... negativo!

  28. Ricci

    22/08/2011 15:05:52

    Boa Caio!Mas a pergunta eh.....porque ninguém se mexe para tirar o Ary de lá? Pq ninguém se mexe pra tirar o Renato pêra de sp? Eh tudo igual....

  29. tamica

    22/08/2011 15:02:05

    Só existe uma solução, Chama o Luiz Inácio Lula da Silva para ser O treinador .! Go Brasil ....................................!

  30. João da Silva

    22/08/2011 14:44:32

    Givanildo, Antes de escrever algo por favor se informe. A seleção infanto-juvenil feminina, é dirigida por Maurício Thomas, auxiliar de Luizomar Moura técnico do Sollys Osasco e técnico de inúmeras equipes da Superliga Feminina, entre elas, o Brusque Brasil Telecom. Por sua vez, o da Juvenil feminina é o Luizomar Moura, técnico do Sollys Osasco e só 2 vezes Campeão da Superliga Feminina. O técnico da infanto masculina chama-se Percy Onklen, que já dirigiu muitas equipes na superliga tanto masculina como feminina e pra fechar a seleção juvenil masculina é dirigida pelo Leonardo Carvalho, atual assistente técnico do RJX, novo time masculino do Rio de Janeiro e técnico do Volta Redonda na última Superliga masculina.Você queria que o Bernardinho dirigisse a infanto ou a juvenil masculina, ou o Zé Roberto dirigisse a infanto ou juvenil feminia.Por favor, né.João

  31. Marcio Marzola

    22/08/2011 14:12:40

    Esse Rizola inclusive é o mesmo que tempos atrás saia com atletas da base...Esse velho é um pilantra...

  32. Guilherme Gomes

    22/08/2011 13:57:09

    Pelos números apresentados pode ser a pior temporada para as categorias de base mas não creio que necessariamente sejam os representantes do BRASIL na nossa olimpiada-2016 e muito menos acredito que esses resultados impessam a evolução dos atletas.

  33. Sergio

    22/08/2011 13:07:35

    Como já havia postado anteriormente, 2011 é um ano a ser esquecido ou a ser lembrado e repensado. Lógico que muitas outras equipes evoluiram, mas a irregularidade das equipes de base é algo muito grave, para equipes que pleiteiam as primeiras posições. Vide o exemplo desses garotos que venceram um dos sets por 25 a 9 e perdem a partida... O que está acontecendo?????

  34. SABINO BH

    22/08/2011 12:40:19

    Realmente não chegarem nem nas semifinais com todo investimento, viagens à EUROPA (amistosos internacionais contra equipes fortes), sem contar tratamento VIP dispensado a essa garotada pode-se dizer que os frutos colhidos não faz jus ... Tem que podar a árvore para colher frutos melhores nos próximos torneios....

  35. NELSON

    22/08/2011 12:40:03

    CONCORDO COM QUASE TODO O TEXTO, PORÉM, CHAMAR DE FRACASSO UM VICE CAMPEONATO (feminino juvenil), É INACEITÁVEL PARA UM JORNALISTA COM TANTOS ANOS DE CARREIRA.

  36. krika Lual

    22/08/2011 12:31:07

    Quanto ao juvenil, todo mundo mais ou menos esperava um fracaço, embora no masculino a coisa tenha sido humilhante, pois esses atletas eram/sao limitados, tecnicamente fraquissimos e se achando a ultima bolacha do pacote. Agora na categoria infanto, realmente é de alarmar, pq todos estavam apostando nessa geraçao que prometia revelar novos talentos. Agora é bom parar e refletir sobre os acontecimentos e rever as causas desses desastres consecutivos. Isso so vem a provar que o volei brasileiro, chegou a um patamar de saturaçao e carece de inovaçao. Enquanto isso naçoes emergentes como Argentina, França, Turquia e Alemanha estao evoluindo a galopes.

  37. paulo

    22/08/2011 11:45:41

    Os atletas nao tem culpa, se nao foram capazes de conquistar os resultados.. mas quem escolhem-os para estar representando nosso pais?? os incompetentes da comissao tecnica que nao tem a capacidade de montar uma selecao competitiva para o nosso pais! Luizomar só pega time pronto e bom, e ainda consege perder, tanto na selecao quanto no sollys.. o percy tem um historico na selecao muito bom, merece respeito.. porem as geracoes anteriores eram muito fortes, ate eu seria tecnico daquelas selecoes imbativeis na base! Mauricio tomas esta iniciando como tecnico na base, merece outra oportunidade pelo que ja fez como tecnico na superliga. E esse leonardo carvalho, quem é, de onde surgiu, ja comandou alguma grande equipe? ou esta no cargo por ser mais um baba-ovo do bernardinho, ary graça e cia?? precisamos rever nossos treinadores, pois eh atraves deles que surgirao novos talentos! Acorda CBV!

  38. paulão do volei

    22/08/2011 11:38:05

    não dá seu Ari muda tudo!!!

  39. Botafogo

    22/08/2011 10:35:25

    A verdade é que ninguém quer jogar um esporte que não haja a possibilidade de chegar à seleção principal. E, hoje não existe essa possibilidade. Muito provavelmente já se passaram duas, três gerações com pouquíssimas renovações nos grupos adultos. Sim, porque, pelo que vemos hoje, o Giba jogará até os 45 anos e a Sassá até os 40, se continuar como atacante e até os 50 se virar líbero, como o JRG quer. No masculino, não vou nem falar sobre levantador. No meio, o Lucão foi uma renovação recente, meio na marra, mas Gustavo e Rodrigão estão aí, Senadores vitalícios, intocáveis. Agora o que me espanta mesmo é o tal do João Paulo Bravo na seleção. Só para mim é nítido que o cara está ali por algum motivo além do voleibol? Sei lá, valorização do passe? Passe de contrato com o clube turco onde ele joga, não passe, fundamento do vôlei. Murilo e Dante são os melhores mesmo, e como o Dante é meio preguiçoso, acaba sobrando uma vaga para o outro Senador, Giba. Aí me vem uma horda de bárbaros com esse papo de "serviços prestados". Tá certo, foram prestados mesmo, mas não se sustenta nada sem renovação. E, o insucesso das equipes de base deve ser porque os novos atletas acham impossível participar do Congresso do Bernardinho ou do tal do 'Ciclo Olímpico' do ZRG.

  40. Rose

    22/08/2011 09:54:14

    Uma coisa é certa alguns jogadores irão melhorar e muito e estarão na seleção adulta daqui alguns anos. Pois na seleção de hoje todos foram campeões nas seleções de base?

  41. Eduardo Pádua

    22/08/2011 09:40:15

    Denegrir estes profissionais é no mínimo deselegante e bastante inoportuno. Apesar dos resultados não satisfatórios nesses mundiais os profissionais citados não merecem ser responsabilizados pelo '' fracasso'' e acredito que os mais de 20 anos de dedicação e trabalho destes profissionais ajudaram ao voleibol Brasileiro a chegar aonde chegou. Esta ''patota'' merece respeito e credibilidade e tenho certeza que o Brasil continua muito bem representado em seu comando.

  42. Eduardo

    22/08/2011 09:27:06

    Concordo com praticamente tudo que foi escrito, mas acho que dizer que o Vice Campeonato da Seleção Juvenil Feminina foi um fracasso é exagero. A única derrota foi justamente na final e nem sempre se ganha tudo. Nos outros casos, realmente foi uma vergonha principalmente da forma que aconteceu. O Juvenil MAsculino não foi capaz de ganhar da Índia... O Infanto Feminino perdeu a classificação depois de uma derrota para o Japão que tinha perdido os outros 2 jogos.. O Infanto Masculino conseguiu perdeu um jogo depois de fazer 2 x 1 ganhando o 3o set por 25 x 9!!! Realmente uma vergonha!!

  43. washington

    22/08/2011 09:21:14

    Eu não falo mais nada! cansei de reclamar, essa juventude não quer mais saber de esporte, aliás, onde os famosos "olheiros" estão garimpando novos jogadores de volei?porque essa safra que tá chegando aí... socorro!!! todos medíocres!!!

  44. Fábio Vidal

    22/08/2011 09:00:26

    Concordo com o que o Caio disse...Nossas federações são comandadas por ditadores que não saem do poder em hipótese nenhuma...cobram rios de dinheiro para os clubes poderem jogar seu torneios...em São Paulo a maioria dos clubes migraram para o Torneio do Sindicato dos Clubes do Estado de São Paulo (SINDECLUBE) que além de muito mais barato não tem que pagar mensalidade de vinculação....porém ele não é reconhecido pela CBV e portanto quem joga nele não tem como participar de uma seleção Paulista e muito menos brasileira....em categorias femininas que na Federação competem 5 ou 6 equipes no SINDECLUBE competem 16 a 18 equipes...no masculino a diferença é maior ainda...na federação paulista praticamente não existem equipes que disputam os torneios...quando eu jogava nos anos 80 eram quase 20 equipes por torneio... as seleções estaduais são cargos para puxar um saco daqui e outro de lá...quando colocam um treinador de uma determinada equipe..70% dos atletas são de sua equipe...enfim desse jeito creio que em poucos anos seremos apenas uma equipe mediana de voelibol...infelizmente

  45. graca

    22/08/2011 08:55:43

    Galera nao ha' nada de anormal, essas selecoes aeh nao foram convocadas usando o criterio TALENTO e sim o criterio ALTURA. Portanto fiquem tranquilos porque existem muitos GIBAS e MURILOS que nao foram convocados,mas que estao por aeh jogando seu volei e fuuramente aparecarao na SUPERLIGA. O VOLEI do BRASIL sempre foi talento e nao altura: o q vcs preferem: UMA SELECAO DE GIBAS e MURILOS ou uma selecao de LEANDROS VISSOTOS?

  46. Givanildo

    22/08/2011 08:32:06

    Mis uma fez a culpa a da CBV e contrata tecnico da base e não técnico profissional pra comandar essas seleções infanto e juvenil seja no masculino ou feminio ta na hora de acabar com esse negocio de tecnico de base e sim contrar tecnico que atue na superliga.

  47. caio

    22/08/2011 08:16:00

    Enquanto essa patota de Lerbach e do Rizola estiverem na CBV não acho nem um pouco estranho essas derrotas.Antigamente ganhavamos com boas equipes,mas o nivel dos adversarios eram fraquissimos(principalmente o infanto),nós temos o absurdo de ter a anos um chefe de delegação que mal fala o portugues(Helcio Nunan,amigo do Ari e que ficou mais de 20 anos na federação mineira,hoje em Minas já existe outra ditadura).Eu digo que essas pessoas fazem parte da CBV TOUR.Enquanto isso os verdadeiros formadores de atletas e que não" babam ovo" dessa turma passam longe de saquarema.Só um lembrete Marquinhos e Perci sempre que tiveram boas equipes adultas na mão nunca conseguiram nada,Lerbach só chegou a CBV porque era na epoca técnico do Olimpico de BH.clube no qual Helcio Nunan tem forte ligação.As conquistas de nossa seleções mascaram o que tem de podre por tras da CBV.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso