Blog do Bruno Voloch

Ronaldinho ainda não pode ser tratado como coadjuvante

Bruno Voloch

Foi o jogo do ano.

Santos e Flamengo nos fizeram lembrar os bons tempos do futebol brasileiro. Futebol ofensivo, belas jogadas, craques em campo e placar elástico. O gol como prioridade. Seria tão bom que fosse sempre assim.

Quem poderia imaginar que após fazer 3 a 0 o Flamengo teria forças para reagir ?

Ninguem. Era hora de se fechar e evitar um vexame histórico.

Errado.

Ronaldinho estava em campo e jamais desistiu da partida. Foi assim desde o início do jogo. Mesmo com a derrota parcial, Ronaldinho já protagonizava as melhores jogadas pelo Flamengo e dava sinais de que não desistiria facilmente de ser o protagonista da noite.

E foi.

Ronaldinho deixou para desequilibrar diante do Santos, time da moda, diante de Neymar, craque da atualidade e diante de Muricy Ramalho, para muitos o treinador ideal para a seleção. Tudo isso na Vila Belmiro, casa de Pelé, ou seja, palco ideal.

No futebol normalmente é assim. Os jogadores diferenciados respondem quando são questionados e gostam, se agarram e fazem a diferença nos grandes clássicos.

Com Ronaldinho não foi diferente e nem poderia ser.

Ronaldinho venceu o duelo particular com Neymar. Jogou bola os 90 minutos e foi decisivo.

Agora artililheiro do campeonato, Ronaldinho sabe que depois de uma exibição de gala como essa, a torcida vai querer mais. Quase 6 meses depois de sua contratação, Ronaldinho finalmente desencantou. Já tinha tido lampejos, como na estreia diante do Avaí.

Se repetir o desempenho que teve diante do Santos, o Flamengo de Ronaldinho vira sério candidato ao título.

O ideal seria ter uma certa cautela, pois já vimos esse filme antes em outras equipes, mas sem o artista principal: Ronaldinho.

O jogador, eleito duas vezes o melhor do mundo, dificilmente alcançará essa façanha novamente. Dizem que Neymar pode sonhar com tal feito em breve. Não duvido.

O perigo é colocar Ronaldinho como mero coadjuvante numa festa de meninos.

  1. JOELFLA

    30/07/2011 10:45:54

    Com relação aos comentários de ZAGALLO, temos que ter paciência.Afinal o que se esperar de uma pessoa que está fora da MÍDIA e já passou dos 97 anos de idade ?Não vamos desprezar seus feitos no século passado pelo comentário que ele fez ao FUTEBOL do RONALDINHO.Até porque na minha humilde opinião, existe um pouco de verdade.Acho que se o RONALDINHO jogasse como TERCEIRO HOMEM, ele pegaria seus marcadores de FRENTE.Aí sim, iríamos ver um FUTEBOL bem próximo de seus tempos de GLORIA.O Junior, hoje comentarista da GLOBO, quando deixou de ser lateral para tornar-se meiocampista, EM FUNÇÃO DA IDADE, jogava mais do que esta molecada que estava aparecendo.RONALDINHO parado na esquerda e/oudireita, é presa quase FÁCIL para os marcadores.Não é porque a exibição contra o SANTOS foi satisfatória, que vamos esquecer que as noitadas vão continuar e em algumas partidas ele vai continuar se arrastando em campo, ou no mínimo, parado na esquerda para descansar da NOITADA.

  2. Sérgio

    28/07/2011 23:05:13

    Tem gente que vota no Maluf, tem gente que gosta de abricó e tem gente que acha que o vencedor da 2 ª divisão é campeão do país.Tem muito tonto no mundo!

  3. Sérgio

    28/07/2011 23:01:42

    O sport é depois do Nautico (Exacampeão pernambucano) e do Santa Cruz (maior torcida nos campos pernambucanos) o maior time de Pernambuco.O FLAMENGO é um dos grandes no MUNDO! Vai dormir pq só nos seus sonhos os nossos times jogam, e lá talvez o Bruno Mineiro seja melhor que o Ronaldinho e que o vencedor da 2ª divisão ache que é Campeão do Brasil!

  4. anderson

    28/07/2011 22:27:04

    O que ninguem comenta eh que para se ver um jogo nesse nivel se faz necessario que tenha um campo decente. Parabens ao campo da Vila Belmiro que pode poporcionar um futebol de toque no mesmo nivel que se ve na europa.

  5. Gabriel

    28/07/2011 19:52:23

    Ai amigo ... o site da fifa é : http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/index.htmlFlamengo6 Brazilian championships: 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009 A FIFA reconehce o flamengo HEXA entao ... procure se informar antes. Att

  6. Gabriel Marçal

    28/07/2011 19:24:20

    As criticas em relação ao Ronaldinho são muitas, e na maioria das vezes se fala que ele ja era e até zagalo falou isso. A exibição do Ronaldinho ontem serviu como um cala a boca para os críticos, ele é simplesmente um craque e mais do que nunca sua experiencia foi decisiva para que o resultado do jogo se invertesse. Então parem de criticar e deixa o homem trabalhar.

  7. edvaldo mauricio dos santos

    28/07/2011 12:12:49

    quando a galinha criar dentes e o ibis pior time do mundo for campeão brasileiro o fla mengo ai sim sera hexa, campeão 87 sport clube do recife

  8. Vladfla

    28/07/2011 11:56:52

    Esse campeonato tá com gostinho de nostalgia...Foi lindo, foi épico, foi Flamengo...

  9. Dorian

    28/07/2011 11:54:47

    Que diferença faz "Ronaldinho do Flamengo" ou "Flamengo de Ronaldinho"? Ora, falava-se muito em Flamengo de Zico, nos anos 80, e os torcedores jamais perderam tempo em ficar questionando isso. Todos nós torcedores conhecemos esse velho cliche "Time maior que o ídolo", e tal ou tal consideração é apenas figura de linguagem. E aí vai um dilema Tostines pra vc, André: O Fla está bem por causa do Ronaldinho ou o Ronaldinho está bem por causa do Fla? Em tempo: não sou muito entusiasmado com o Ronaldinho.AttDorian

  10. Walter torres

    28/07/2011 11:54:30

    Boa André Luiz , Saudações Rubro Negra !!!

  11. Fernando

    28/07/2011 11:54:14

    Putz mas tú é um mané mal educado hein. Deixa o blogueiro em paz.

  12. Edmilson Fidelis

    28/07/2011 11:34:07

    Porque "candidato" ao título?O América-MG é candidato ao título. O Havai é candidato ao título. O Atlético-GO é candidato ao título.Todos os 20 times são candidatos ao título!Porque o "medo" de dizer que determinado time é FAVORITO ao título?O Flamengo é um dos favoritos ao título.Qual o problema em dizer isto?

  13. edna gomes

    28/07/2011 11:16:40

    Agora a paulistada tem q nos engolir!!!!!!!!!!Nunca subestimem o Flamengo!Acharam q ia ser baba, vcs viram!Toooooooooma 5 sardinhas!!Flamengo é flamengo, o resto é resto!!

  14. Ananias Campos OIiveira

    28/07/2011 11:04:07

    Incrível espetáculo: Deve ser assim sempre o sabor do verdadeiro jogo. Sem hipocrisia, devamos analisar tudo que é dito e feito, confesso que não gosto de determinadas atitudes do Luxemburgo... Sô Flamenguista de coração, más esse técnico brinca com a sorte, deveria ter trocado o zagueiro Wellinton, David e o Leonardo Moura que me decepcionou, faz tempo que ele não joga a bola que sabe, no lugar destes citados eu colocaria: Gean_Z, Negueba e qualquer outro p/suprir o David. Quanto ao Muricy não fica por menos, deixar Elano? E quanto a Ganso? Os caras não jogaram nada! Cadê o técnico também?Nunca imaginei que o Muricy Ramalho fôsse passar batido nisso, acho que ele nem imaginou que o Santos não produziu com esses 2... Bola pra frente, todos cometemos erros. Parabéns a todos!

  15. LUIZ TADEU

    28/07/2011 10:57:48

    PESSOAS SENSATAS SEM INVEJAS SEM RABO PRESO E SEM INTERESSES COMERCIAIS E POLITICOS PODEM AVALIAR E MESMO APLAUDIR O RONALDINHO GAUCHO QUE SEMPRE FOI UM GRANDE JOGADOR SUJEITO A DIAS MELHORES OU PIORES COMO QUALQUER HUMANO A DIFERENÇA É QUE ELE TEM MAIS CRÉDITO DÉBITO.OUTRO QUE DISPENSA COMENTÁRIOS É O NEYMAR E VALE DIZER QUE ELE JA GANHOU UMA LIBERTADORES E TEM MUITO TEMPO PARA GANHAR MAIS.RESPEITO É BOM E QUALQUER PESSOA GOSTA.

  16. MarcusZulu

    28/07/2011 10:45:18

    NÃO !! São 5 (cinco) os títulos do "Flamengo". Veja no sites da CBF e FIFA.

  17. reynaldo

    28/07/2011 10:44:34

    Ontem o ronaldinho mostrou para a imprenssa e torcedores que um jogador fora deserie tem muito mais aptidões do que só fazer gols bonitos.ele marca, cobra faltas como ninguem,faz gols inteligentes e impõe respeito .quer mais? só tem uma coisanão serve para a seleção .piada né

  18. GERALDO ANTONIO AIRES

    28/07/2011 10:26:23

    Foi um jogaço e eu não gosto de julgar jogadores, mas Wellington e Angelin devem ser apenas opções de banco.E o tal Gustavo que foi contratado mas não aparece nem no banco, não sabemos o que aconteceu com ele.Foi um jogo limpo, sem maiores problemas, mas os dois times ainda vão evoluir muito.

  19. André Luiz

    28/07/2011 10:15:20

    Fala mal do Mengão agora!!!Seguinte, duas correções...O certo é "Ronaldinho do Flamengo" e não "Flamengo de Ronaldinho", o Time é maior que o ídolo, então respeito por favor.Outra coisa, o Mengão não precisa repeir o desempenho pra ser candidato ao título, sempre que inicia o campeonato ele é candidato, caso contrário não teria 06 títulos, concorda???Att.André

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso